Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?
+33
Rogério Barbosa
CG
Amagomes
NESCAU
carimbass
G. Kanazawa
afonsodecampos
Cayo Castro
Edu Fettermann
leandrosf89
Esequiel Bass
ct.colela
Cantão
Moshe Bar Elohim
dudamir
Binão
luiztebet
Die
DUDUBASS
jiroumaru
joabi
GANSO
Carlos Cmz
edumerino
CaQuinhO
Tarcísio Caetano
fheliojr
Boss2K
bodhan
Claudio
brucce
SHIP ROOM ESTUDIO
allexcosta
37 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Qual sotaque mais te irrita?
Re: Qual sotaque ou jeito de falar mais te irrita?
Cid escreveu:Só se for Potiguar do interior'ou que estudou em Recife hehe...CaQuinhO escreveu:Cid escreveu:Não é sotaque mas o Pernambucano faz uma conjugação de verbo que não existe e quase todos falam assim tipo:
Tu comesse?
Tu falasse?
Tu viesse?
Tu cantasse?
To tocasse?
Potiguares e paraibanos também falam assim...
Rapaz eu morei 2 anos em Natal e continuo indo lá uma vez por mês quase e não lembro de ninguém de Natal falar assim...
Rapaz... por aqui, acredito eu, quase todo mundo fala assim.
NeyBass escreveu:no nordeste (minha esposa é de Natal), acho estranho falar alguma coisa referente a hora. Ex. o certo acho que seria assim:
"Vou para o trabalho ás 07:00 h". aí eles dizem:
"Vou para o trabalho DE 07:00 h"
ou
"Cheguei em casa às 00:00 h (meia noite)" eles dizem (pelo menos a grande maioria que conheci)
"Cheguei em casa de 12:00h da noite".
A mesma coisa, uma grande parte fala assim por aqui, incluindo eu.
YellowBoy- Membro
A maioria fala "de 6:00 h". Temos muitos sotáques diferentes dentro do nosso estado, divergindo entre capital, interior, agreste e sertão, mais não acho que o nordestino tem o sotáque mais carregado, só tem os seus caracteristicos.
Rogério Barbosa- Membro
Cid escreveu:Só se for Potiguar do interior'ou que estudou em Recife hehe...CaQuinhO escreveu:Cid escreveu:Não é sotaque mas o Pernambucano faz uma conjugação de verbo que não existe e quase todos falam assim tipo:
Tu comesse?
Tu falasse?
Tu viesse?
Tu cantasse?
To tocasse?
Potiguares e paraibanos também falam assim...
Rapaz eu morei 2 anos em Natal e continuo indo lá uma vez por mês quase e não lembro de ninguém de Natal falar assim...
Pow Cid.
Eu sou Natalense nascido e criado, cara. Será que eu não sei disso?
Eu falo assim, e meus amigos também.
"Fosse na casa de fulado?"
"Viesse pra cá como?!"
"Tocasse ontem? Foi legal?"
CaQuinhO- Membro
^ Aqui pelas bandas de recife também se fala assim, mas vez ou outra você ouve o TU antes.
YellowBoy- Membro
YellowBoy escreveu:^ Aqui pelas bandas de recife também se fala assim, mas vez ou outra você ouve o TU antes.
Aqui também rola um "Tu" de vez em quando.
Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...
Fala o "v" com som de "erre".
Exemplo:
"Ri um filme ontem massa... Rê de Ringança..."
"Eu num rô pr'essa festa não... Num rái dar ninguém lá..."
CaQuinhO- Membro
^ KKKKKKKKKK, não me lembro de ter ouvido isso pelo lado de cá.
YellowBoy- Membro
CaQuinhO escreveu:Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...
É a influência árabe...
^ Nailed it, allex.
É bem por aí... Que agonia que me dá ver alguns conterrâneos meus falando assim...
É bem por aí... Que agonia que me dá ver alguns conterrâneos meus falando assim...
CaQuinhO- Membro
^ Sinceramente, eu acho muito legal. Inclusive essa música que postei é um dos meus forrós-vanerões favoritos.
Na Bahia volta e meia se ouve esse R no lugar do V, frases como "Rumbora imbora" ou "ramo nessa" são relativamente comuns.
Na Bahia volta e meia se ouve esse R no lugar do V, frases como "Rumbora imbora" ou "ramo nessa" são relativamente comuns.
Me dá a sensação que tou conversando com Mução. rsrsrs...
PS: Arruma a malaê é massa... Mução é massa... acho que isso combina com algo cômico. Mas no dia-a-dia é muito estranho rsrsrs....
PS: Arruma a malaê é massa... Mução é massa... acho que isso combina com algo cômico. Mas no dia-a-dia é muito estranho rsrsrs....
CaQuinhO- Membro
DIALETOS DO BRASIL
1. Caipira - interior do estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul (Sul, Sudeste e Centro-Oeste)
2. Dialeto nordestino do norte - dialeto falado no norte da Região Nordeste, mais precisamente no Maranhão e Piauí, com influência do dialeto nortista.
3. Dialeto nordestino do sul/Baiano - dialeto falado no sul da Região Nordeste, mais precisamente na Bahia, com influência do dialeto mineiro.
4. Fluminense (ouvir) - Estado do Rio de Janeiro (capital e regiões litorânea e serrana) (Sudeste)
5. Gaúcho - Rio Grande do Sul, com alguma influência do castelhano, como dizer "bueno", "griz", "cucharra" e "entonces" (Sul).
6. Mineiro - Minas Gerais (Sudeste)
7. Dialeto nordestino do centro - dialeto falado no centro da Região Nordeste, mais precisamente nos estados de Alagoas e Sergipe e interior do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As cidades de Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza apresentam um dialeto misturado (ouvir), forte influência dos dialetos paulistano, fluminense, sulista e naturalmente nordestino, devido migrantes recentes do Sudeste e Sul e nordestinos que voltam de São Paulo e Rio de Janeiro.
8. Nortista - estados da bacia do Amazonas - (o interior e Manaus têm falares próprios)
9. Paulistano - cidade de São Paulo e proximidades
10. Sertanejo - Estados de Goiás e Mato Grosso. Se assemelha aos dialectos mineiro e caipira.
11. Sulista - Estados do Paraná e Santa Catarina. Este dialeto sofre inúmeras variações de pronúncia de acordo com a área geográfica, sendo influenciado pela pronúncia de São Paulo e Rio Grande do Sul com influências eslavas no Paraná e em algumas regiões de Santa Catarina, e na maioria das regiões deste estado influências portuguesas e gaúchas. Há pequena influência nas áreas de colonização alemã com sotaque.
----x----x----
Gírias Cearenses (não é sotaque!)
"Butar buneco!" - Se divertir!
"Diabéisso?" - O que é isso?
"Deixe de arrudei!" - Pare de enrolar!
"É bem pixototim!" - É bem pequeno!
"Ele é chei do leriado!" - Ele é conversador!
"Ele é muito estribado!" - Ele é muito rico!
"Ele é môco!" - Ele é surdo!
"Ela pelejou quissó!" - Ela tentou bastante!
"Ele só quer ser as pregas!" - Ele quer ser muita coisa!
"Isso é miolo de pote!" - Isso é besteira!
"No rumo da venta!" - Em frente!
"O caba é morto dentro das calça!" - Ele é preguiçoso!
"O bicho é lesado!" - Ele é lento!
"Peço penico!" - Eu desisto!
"Rai te lascar!" - Vá para o inferno!
"Rebole no mato!" - Jogue fora!
"Rumbora, negada!" - Vamos embora pessoal!
"Se avexe não!" - Não se preocupe! (Take it easy!)
"Só o mi!" - Muito bom!
"Só andam encangado!" - Só andam juntos!
"Tá fumando numa quenga!" - Tá com muita raiva!
----x----x----
Autora:
MARIA CELESTE B.S.P. - Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2002).
Atualmente é professora titular da E.E.F.M. Presidente Geisel (Juazeiro do Norte - CE).
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
1. Caipira - interior do estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul (Sul, Sudeste e Centro-Oeste)
2. Dialeto nordestino do norte - dialeto falado no norte da Região Nordeste, mais precisamente no Maranhão e Piauí, com influência do dialeto nortista.
3. Dialeto nordestino do sul/Baiano - dialeto falado no sul da Região Nordeste, mais precisamente na Bahia, com influência do dialeto mineiro.
4. Fluminense (ouvir) - Estado do Rio de Janeiro (capital e regiões litorânea e serrana) (Sudeste)
5. Gaúcho - Rio Grande do Sul, com alguma influência do castelhano, como dizer "bueno", "griz", "cucharra" e "entonces" (Sul).
6. Mineiro - Minas Gerais (Sudeste)
7. Dialeto nordestino do centro - dialeto falado no centro da Região Nordeste, mais precisamente nos estados de Alagoas e Sergipe e interior do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As cidades de Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza apresentam um dialeto misturado (ouvir), forte influência dos dialetos paulistano, fluminense, sulista e naturalmente nordestino, devido migrantes recentes do Sudeste e Sul e nordestinos que voltam de São Paulo e Rio de Janeiro.
8. Nortista - estados da bacia do Amazonas - (o interior e Manaus têm falares próprios)
9. Paulistano - cidade de São Paulo e proximidades
10. Sertanejo - Estados de Goiás e Mato Grosso. Se assemelha aos dialectos mineiro e caipira.
11. Sulista - Estados do Paraná e Santa Catarina. Este dialeto sofre inúmeras variações de pronúncia de acordo com a área geográfica, sendo influenciado pela pronúncia de São Paulo e Rio Grande do Sul com influências eslavas no Paraná e em algumas regiões de Santa Catarina, e na maioria das regiões deste estado influências portuguesas e gaúchas. Há pequena influência nas áreas de colonização alemã com sotaque.
----x----x----
Gírias Cearenses (não é sotaque!)
"Butar buneco!" - Se divertir!
"Diabéisso?" - O que é isso?
"Deixe de arrudei!" - Pare de enrolar!
"É bem pixototim!" - É bem pequeno!
"Ele é chei do leriado!" - Ele é conversador!
"Ele é muito estribado!" - Ele é muito rico!
"Ele é môco!" - Ele é surdo!
"Ela pelejou quissó!" - Ela tentou bastante!
"Ele só quer ser as pregas!" - Ele quer ser muita coisa!
"Isso é miolo de pote!" - Isso é besteira!
"No rumo da venta!" - Em frente!
"O caba é morto dentro das calça!" - Ele é preguiçoso!
"O bicho é lesado!" - Ele é lento!
"Peço penico!" - Eu desisto!
"Rai te lascar!" - Vá para o inferno!
"Rebole no mato!" - Jogue fora!
"Rumbora, negada!" - Vamos embora pessoal!
"Se avexe não!" - Não se preocupe! (Take it easy!)
"Só o mi!" - Muito bom!
"Só andam encangado!" - Só andam juntos!
"Tá fumando numa quenga!" - Tá com muita raiva!
----x----x----
Autora:
MARIA CELESTE B.S.P. - Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2002).
Atualmente é professora titular da E.E.F.M. Presidente Geisel (Juazeiro do Norte - CE).
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Boss2K- Membro
Quem aqui acertar o que quer dizer "galado" (e em que contextos se usa) em Natal/RN ganha uma bala de iogurte. rsrs...
CaQuinhO- Membro
Cearense fala assim direto.... ramo pra casa.CaQuinhO escreveu:YellowBoy escreveu:^ Aqui pelas bandas de recife também se fala assim, mas vez ou outra você ouve o TU antes.
Aqui também rola um "Tu" de vez em quando.
Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...
Exemplo:
"Ri um filme ontem massa... Rê de Ringança..."
"Eu num rô pr'essa festa não... Num rái dar ninguém lá..."
Cid- Moderador
É um xingamento, que pode também ser uma forma de cumprimento entre amigos ou pessoas mais chegadas.CaQuinhO escreveu:Quem aqui acertar o que quer dizer "galado" (e em que contextos se usa) em Natal/RN ganha uma bala de iogurte. rsrs...
tipo: Diga aí "GALADO" como vai?
ou seja: Diga aí "filha da p...", ou "via...", como vai?
NeyBass- Membro
^ Pode passar seu CEP para que eu provindecie o envio da bala de iogurte? rsrs...!
Isso mesmo.
Isso mesmo.
CaQuinhO- Membro
CaQuinhO escreveu:^ Pode passar seu CEP para que eu provindecie o envio da bala de iogurte? rsrs...!
Isso mesmo.
hehehe...meus cunhados falam muito isso.
manda pelo JEDEX (mistura de jegue + sedex), pq não posso esperar muito...rsrsrs
NeyBass- Membro
Isso pode ser bem observado numa música intitulada A Rural de um cantor chamado Neo Pinel.allexcosta escreveu:CaQuinhO escreveu:Tem uma variação de sotaque natalense do qual eu simplesmente tenho asco. É o sotaque forrozeiro...
É a influência árabe...
Rogério Barbosa- Membro
ramo rê o má, cid?
Rogério Barbosa escreveu:Isso pode ser bem observado numa música intitulada A Rural de um cantor chamado Neo Pinel.
Não clicasse no vídeo, homi?
Que mico É que ontem eu tava em um setor com bloquei para youtube, ai não aparece.allexcosta escreveu:Rogério Barbosa escreveu:Isso pode ser bem observado numa música intitulada A Rural de um cantor chamado Neo Pinel.
Não clicasse no vídeo, homi?
Rogério Barbosa- Membro
Agora recomendo aos amigos sulistas que estiverem a passeio em Pernambuco, na praia de Boa viagem que num rrá lá nadá!...
Rogério Barbosa- Membro
Página 3 de 3 • 1, 2, 3