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Ajuda com timbre em 800rb

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Mensagem por Marck Ter Dez 25, 2012 9:02 pm

Olá galera! Seguinte,estou com uma gigante dúvida. Estou correndo atrás de um timbre igual ao do "Duff Mckagan" do Guns N' Roses e do "Chris Squiere" do Yes.

Possuo em GALLIEN KREUEGER 800RB(Cabeçote que o Duff usou no Guns N' Roses) ligado em 2 Staners. Cada uma com 1 falante de 15 e um de 12. E de baixo,tenho um Fender Squier Jazz Bass Vintage Modified Marcus Miller 77.
Ah,sem esquecer que eu uso uma Zoom B2,só simulando o BassMan da Fender,que ele me aproxima ainda mais do timbre que eu desejo.

Muita gente me disse,que o timbre vinha mais do baixo. Porém o Matt Freeman do Rancid tem um Squier Pracision,o Duff tem um Jazz Special e o Crish Squire tem um Rickenbacker. Ambos conseguem o timbre igual. Reparei que todos usavam Gallien. E como um velho amigo me disse,70% do som vem do Amp. Muita gente acredita e muita gente discorda dessa frase.

Eu não sei,estou numa cilada difícil. Vocês tem ideia do que eu devo fazer? Será que alguma coisa de Eq? Não sei,posso estar falando uma besteira absurda,mas tenho a impressão que as cordas do baixo do Duff são mais frouxas que o normal. Mesmo afinadas na devida nota,elas parecem mais frouxas. Não compreendo. Só sei que dão um som de "lata" interessante.

Resumindo:
O Timbre que eu estou procurando é bem visível no início dessa música:
https://www.youtube.com/watch?v=BKz2U4fvA4U

E nessa,a partir de 0:44
https://www.youtube.com/watch?v=-Tdu4uKSZ3M

Alguém pode me ajudar?
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Mensagem por CG Ter Dez 25, 2012 9:05 pm

Pergunta básica você está tocando no pizicatto?

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Mensagem por Marck Ter Dez 25, 2012 9:11 pm

não.. Pra esse timbre vou de palhetada mesmo. Para timbres mais gordos e graves,eu vou de pizzicato.
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Mensagem por CG Ter Dez 25, 2012 9:20 pm

Muito desse timbre vem da pegada do ser que está tocando e alguns ajustes efeitos em estúdio durante a mixagem e masterização, só para você sentir a diferença, a mesma roundabout ao vivo:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Xql99I1VSdI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O GK dá um som mais limpo, esses sons que você mostrou tem um "ardido" a mais e por isso me parecem Ampegs ou Fender.

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Mensagem por Marck Ter Dez 25, 2012 11:51 pm

Ampeg geralmente não traz um som mais gordo? grave,cheio,ou coisa do tipo. Sei la,não sei se é coincidência,mas todo mundo que eu vejo que usa ampeg,tem o timbre gravão mesmo.. e os que usam gallien costumam ter esse timbre mais espetado,que eu quero. Ou algo proximo disso
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Mensagem por CG Ter Dez 25, 2012 11:58 pm

Marck escreveu:Ampeg geralmente não traz um som mais gordo? grave,cheio,ou coisa do tipo. Sei la,não sei se é coincidência,mas todo mundo que eu vejo que usa ampeg,tem o timbre gravão mesmo.. e os que usam gallien costumam ter esse timbre mais espetado,que eu quero. Ou algo proximo disso

Tudo está na mão de quem regula o ampli... IMHO o Gallien vem com um som limpo e pronto, o Ampeg é mais dificil de regular e é mais rock'n'roll, vai do gravão até aquele médio ardido da Rondabout (o Ric ajuda muito nisso).

Mas o mais importante é a sua pegada.

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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 12:03 am

E Até o timbre do vídeo ao vivo,ta do jeito que eu quero.. meio raspado,meio que trastejando. sei la o que é.. sei que é minha meta.. e ta f*** de alcançar,pq eu to meio perdido..
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Mensagem por CG Qua Dez 26, 2012 12:14 am

Eu acho que com um fender rumble, um ampeg SVT, um ashdown ou um Peavey você consegue esses timbres facil facil.

Convém esperar os experts em GK par te dar uma opinião.

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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 12:21 am

Beeleza. Mas po,brigadão!
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Mensagem por allexcosta Qua Dez 26, 2012 1:36 am

Dedo e corda.

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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 2:27 pm

Dedo?

Cordas eu to usando Dean Markley BlueStrings. Mas já ta na hora de trocar Já. Eu geralmente uso ROTOSOUND. Alguma recomendação?
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Mensagem por Rico Qua Dez 26, 2012 3:06 pm

Eu acho que você tá meio perdido no tipo de som que você quer. Das bandas que você citou, eu só gosto (aliás, eu gosto prá cacete!!!!!) do Yes. Não acho o som destes baixistas parecidos em nada. Além do mais, o Squire usa Marshall e Ampeg, além de caixas 8x10 e 4x12, e um set de efeitos gigantesco. Estes amps comportam-se em altos volumes, de forma COMPLETAMENTE diferente de um GK. Talvez você deva tentar bons simuladores ligados junto ao teu amp. Além do mais, tem a técnica de palhetada do cara também. Se você reparar bem, o cara não é daqueles que estupram as cordas quando toca.
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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 5:10 pm

É verdade. Po,o timbre do Squire e do Duff não são parecido no aspécto desse som de "lata" não? O Meu baixo ligado em flat,naturalmente ja tende pra esse som. Meio "trastejado",meio médio agudo. Por incrível que pareça,mesmo sendo Jazz Bass,não tem nada de muito ,grave nele. Mesmo tocando de pizzicato. O Negócio é o brilho e esse roncado que ta difícil de achar.

Mas até pra gravar,são altos volumes?
To começando a ter uma ligeira impressão de que tem um drive baixinho. Ou então é o amp dele que não ta aguentando.


Última edição por Marck em Qua Dez 26, 2012 5:13 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por zanforlin Qua Dez 26, 2012 5:12 pm

Cara, tenho um fender jazz bass e um amp marshall basstate B65. COnsigo um timbre parecido com isso tocando com palheta mais perto da ponte, como o cris squire faz...

não é exatamente igual porque o timbrão do rickenbacker é único, mas fica bem parecido. Acho que não tem nada a ver com o amp assim não. O Rb800 é bem legal...

Ah, tenta tirar um pouco do grave... esses baixos não tem aquele gravão não


Abraços
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Mensagem por zanforlin Qua Dez 26, 2012 5:14 pm

Não são tão parecidos assim não..

O rick parece ter mais médio, mas os 2 tem um som brilhante e agressivo por causa do ataque da palheta.

Tenta corda nova com palheta, tocando mais perto da ponte. Não tem erro...


Detalhe: Baixo pra que? Na música do velvet, entra a guitarra tão alto que o baixo passa a ser um mero detalhe... banda de guitarrista é f***...
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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 5:16 pm

Poxa zanforlin. Da pra você gravar com uma câmera aí não? Só pra eu ter uma ideia? Grava aí pra gente ver po! Se puder,é claro..
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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 5:19 pm

banda de guitarrista é f***

kkkkk verdade.

Tenta corda nova com palheta, tocando mais perto da ponte. Não tem erro...

é pois é. A Corda nova da um brilho sem igual. O Problema é que ele acaba em 4 dias no máximo...

Ja me falaram que no caso do timbre do Duff pode ser o Split do Precision,que meu baixo não tem.
O baixo do Duff possui um split no braço. e um Jazz Na ponte. Será que pode ser isso? Peguei meu jazz e tentei deixar ele como se só tivesse o cap do braço,como os precisions normais. O Som ficou BEM roncado. Muito legal e bem próximo. Mas sem brilho. E Por ser cap de Jazz e Não split(acredito eu),ainda faltou alguma coisinha além do brilho.
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Mensagem por allexcosta Qua Dez 26, 2012 5:52 pm

O jeito de tocar tem muito a ver.

Corda de aço, ação baixa, EQ correta e um pouco de drive. Esse é o tipo de timbre que sozinho no quarto é feião, mas com banda às vezes funciona. É preciso experimentar mesmo. Não há segredo, qualquer um desses baixos mais comuns é capaz de soar assim.

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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 6:55 pm

Aléx,tem ideia de como seria mais ou menos a EQ correta? Eu usei o Jazz Bass no Gallien com bastante médio agudo. Chegou perto,mas tava irritando. Ta arregaçando o ouvido. tava desconfortável. Tem alguma sugestão?
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Mensagem por Eduardo Tob Qua Dez 26, 2012 8:20 pm

Cara eu posso estar falando bobagem mas tem muito de pegada nessa parada aí. o som estaladão do Velvet eu vejo muito no Anthrax tb e é muito dedo cara, cordas baixas, menos médios e descendo a marreta nos dedos, de vez em quando vai dar umas trastejadas que podem chegar nesse som. Eu não manjo de Yes mas curto muito esse som e acho que alí tem mais medios e saturação natural de amps + rick. Tb acho que os dois sons são completamente diferentes, outra pegada.

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Mensagem por Marck Qua Dez 26, 2012 8:57 pm

Ai galera.. deem uma olhada no tímbre que eu consigo.
http://soundcloud.com/r16_rock/r16-no-brilho-do-seu-olhar-1

Isso aí é gravação.
Ainda não tinha o Gallien.
Gravei com dois sinais.
Um indo da pedaleira direto pro Pc e outro do meu Meteoro Nitrous CB150 microfonado com um Shure SM58.
Toquei com palheta. Acho que consegui chegar bem próximo do esperado. Mas ainda falta alguma coisa. Comprei o Gallien e o timbre continua igual. Nem piorou nem melhorou. E essa duvida de o que falta ainda bate na minha cabeça.

Eduardo,brigadão cara. Acho que a pegada tem a ver sim. Mas então,da uma escutada no audio ai que eu vou mandar. Dedo não me deixou tão próximo quanto a palheta. Da uma olhada aí.

Ah! to gravando 25hrs por dia com a banda. Pode ser que eu esteja ficando maluco,e o meu timbre não esteja nada perto do Matt Fremann,do Squire ou do Duff.. No primeiro verso e em "1,59" o tímbre fica bem visível. Digam aí!

Ah! aproveitem e digam o que acharam da banda tb. Very Happy

http://soundcloud.com/r16_rock/r16-no-brilho-do-seu-olhar-1
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Mensagem por zanforlin Qua Dez 26, 2012 9:36 pm

Cara, você já tentou ligar seu amp em outra caixa melhor? os falantes do staner não são dos melhores...

às vezes pode dar uma ajudada!
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Mensagem por allexcosta Qua Dez 26, 2012 9:46 pm

Marck escreveu:Aléx,tem ideia de como seria mais ou menos a EQ correta? Eu usei o Jazz Bass no Gallien com bastante médio agudo. Chegou perto,mas tava irritando. Ta arregaçando o ouvido. tava desconfortável. Tem alguma sugestão?

Se os caras dessas bandas tocarem no seu quarto você vai ter vontade de matá-los. É irritante mesmo.

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Mensagem por zanforlin Qua Dez 26, 2012 9:49 pm

^ Se você reparar, não tem muito grave no som deles... o som não é redondo hehe, mas na mix fica show Smile
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Mensagem por Eduardo Tob Qua Dez 26, 2012 11:42 pm

Po brother, ouvi o som, achei bacana sim e na minha opinião, não sei se pelo estilo, ficou bem proximo do Rancid... eu achei bacana a gravação e o timbre do baixo. Mas tem duas coisas:

1 - esse timbre pra mim tem nada a ver nem com o Velvet nem com o Yes
e
2 - cara, o timbre não precisa ser parecido com esses dois! Está bem legal na gravação, acho que está de acordo com o que a musica pede! Se vc meter um timbre a lá Chris Squire na musica da sua banda iria matar o lance, na minha opinião. Acho bacana em casa vc brincar com timbres para achar um legal, mas não necessariamente pra ficar igual aos caras, dentro da sua influência manda ver no seu timbre mesmo! Achei que vc teve bons resultados nessa gravação que mandou e seu equipo está ok, pelo menos pra mim... abraço

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Mensagem por CG Qua Dez 26, 2012 11:53 pm

Mark, já pensou em procurar o seu timbre?

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Mensagem por Marck Qui Dez 27, 2012 12:04 am

Se você reparar, não tem muito grave no som deles... o som não é redondo hehe, mas na mix fica show
Se os caras dessas bandas tocarem no seu quarto você vai ter vontade de matá-los. É irritante mesmo.
Hm! Boa fiz uns links aqui na memória. Uma vez eu baixei as trilhas de Bohemian Rapsody do queen.. o som do baixo tava horrível.. mas quando juntava tudo ficava legal.. Parece que um instrumento completa o outro quando junta. A Guitarra ficava legal sem médio e com bastante grave. Com peso. Mas quando juntava embolada tudo.

Mas nesse caso,como eu vou planejar meu som? se eu nunca sei o humor do cara do P.A que vai fazer a mix ao vivo?

ficou bem próximo do Rancid...
Sim,sim me amarro no timbre do Matt também. Na minha cabeça,Squire,Duff e Matt Fremann tinham o timbre parecido. kkk

vc teve bons resultados nessa gravação que mandou e seu equipo está ok, pelo menos pra mim

Po brigado cara,fico Feliz.

Mark, já pensou em procurar o seu timbre?
Então,estou numa encruzilhada. O Timbre que EU quero,é algo entre o Duff e o Squire. Não é exatamente o do Duff ou o do Squire. A minha ideia,era chegar nos dois para que assim conseguisse chegar no meio. O meu ideal.
O Problema é que o meu ideal não é tão versátil.

Tocando aqui,eu tava vendo outro fator. Esse tímbre que eu quero,com som de lata,é muito bom. Mas não da pra usar em toda música. Em rock,beleza. Fiz o que o alex falou,deixei meu cubo equalizado com o médio agudo do jeito que eu queria,irritante,mas quando juntou a galera ficou muito bom.

Mas aí,na hora do ensaio veio uma música lenta. Que pedia um timbre gordo e com grave profundo. Para essa mudança eu uso os equalizadores da Pedaleira. Deixo o amp na equalização de lata,e quando quero som gordo,corrijo tudo apertando o Mid contour do amp e mudando a pedaleira para um patch que corrige as frequências que eu não quero. Porém,meu pedal esta regulado para corrigir as frequências de acordo com a EQ que ta no Amp. No caso de um show. Dificilmente a minha correção vai bater com que o cara fez na mesa. E ai? o que eu faço? O que vocês acham? É inviável essa mudança de timbre?
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Mensagem por allexcosta Qui Dez 27, 2012 2:03 am

Microfona o amp e pede pra o técnico deixar o mais flat possível, mas se você começar a mandar sinal muito diferente ele vai se irritar e limar seu baixo.

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Mensagem por Eduardo Tob Qui Dez 27, 2012 8:22 am

Então! Sobre como fazer com o cara da mesa eu não sei pois geralmente onde toco só os vocais vão para a mesa... mas eu acho que versatilidade é legal mas não é algo imprescindível. Se vc tem uma banda e tem o seu som está tudo ok! O Geddy Lee tem o som dele na banda dele e o Rush soa maravilhoso assim mas ele não poderia tocar aquele timbre em qualquer situação. Quem precisa de muita versatilidade são musicos que tocam em bandas "de baile" com muitos estilos diferentes e tal. Como músico é otimo alguem ser versátil mas para escolher um timbre específico para uma banda específica acho legal manter uma certa maneira, acho que dá identidade ao som. Só pra ficar claro, não sou contra ser versátil, só acho que se vc achar o seu timbre e encaixá-lo na banda não precisa se preocupar muito com isso.

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Mensagem por zanforlin Qui Dez 27, 2012 9:02 am

Cara, tente usar o som do baixo ligado direto no amp e passando por um DI pra ir pra mesa ou pela saída balanceada do amp...

Tente usar o som sem a pedaleira... Essa zoom B2 pode estar mascarando/matando o timbre do seu baixo.

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Mensagem por Marck Qui Dez 27, 2012 5:08 pm

Beleza,vou fazer isso tudo aí que vocês recomendaram.. Qualquer coisa eu gravo posto aqui zanforlin,o baixo direto..
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Mensagem por Marck Qui Dez 27, 2012 9:47 pm

Ah galera,só mais uma coisinha. Acabei de comprar o gallien estou com dúvidas com algumas coisas. O Boost,é só um aumento de volume?

Outra dúvida. To usando duas caixas. Uma ligada no Hi-Output. (com 100w) e outra ligada em UMA das duas saídas de Low Out. O Manual diz que o Low out libera 300w (em 4ohms). Ligando uma caixa(de 8ohms) só no low out,eu to com 150 ou com 300 no low? (Obs: CrossOver desligado)

As caixas que eu to usando são IGUAIS. O Hi-out é separada só para usar com caixas que já dão mais agudo? Ou a própria saída por sí só ja libera sinal agudo? Eu liguei uma em cada um,e depois as duas no Low. Notei que as duas no low,o sinal ficou mais fechado. O Que pode se dá por terem duas caixas de 8ohms ligadas numa saida de 300w,quando antes estava 1 em "300" e outra em 100" ou pelo fato de que mesmo com o crossover desativado frequências agudas são direcionadas ao Hi e Graves ao Low
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