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Mensagem por Wyk.3 Sex Mar 22, 2013 11:16 pm

Rick Charles escreveu:Sobre o som mais precision, isso é relativo, pois cada um tira um som diferente de um baixo.
James Jamerson por exemplo, tocava com um precision, e tirava um som bem precision, o Steve Harris toca com um precision, tira um som bem precision, mas em nada lembra o estilo do Jamerson

Sim, muito importante isso que você disse, afinal, timbre não tem padrão absoluto, sei que ele pode variar de acordo com muitas variantes (redundante, não?), mas quando disse som "mais precision" me referia à questão do captador P mesmo, que acredito eu, tenha mais "cara" de Precision do que o captador J. Falei besteira?

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Mensagem por galegonobaixo Sáb Mar 23, 2013 1:38 am

^
Jamais!Está certíssimo.

O captador precision é bem único dentro os modelos de captador em geral.

Ele é um split coil, basicamente, um captador single dividido ao meio, com um a fiação em serie, "humbucker-zando-o.

Tem mais graves e agudos mais "redondos" do que um single coil.

Mas não chega a ter um ganho muito alto e nem graves "exagerados", pois tem pouca "fiação" comparada ao humbuckers "comuns" (tipo music man)

Além do mais ele está em uma posição privilegiada(na minha opnião), nem tão perto do braço que perda definição e ganhe "ultra-graves",nem perto da ponte que perda a "ternura" dos seus agudos...

Ah! Precision...
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Mar 23, 2013 9:55 am

galegonobaixo escreveu:Ah! Precision...
hyper :doidao:

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Mensagem por afonsodecampos Sáb Mar 23, 2013 3:04 pm

^
Ah! Precision...

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Mensagem por GeTorres Sáb Mar 23, 2013 3:33 pm

afonsodecampos escreveu:^
Ah! Precision...

3!

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Mensagem por Wyk.3 Sáb Mar 23, 2013 6:10 pm

Cliquei no link e vi aquele 51' lindão e meio veio uma pergunta na mente: Lá em 1951 quando Leo Fender presenteou os baixistas e o mundo com essa obra de arte que é o Precision Bass, será que a maioria dos baixistas acharam uma obra de arte, esteticamente falando?

NMHO, o tio Fender foi um cara muito visionário e os designes dele expressam beleza dignas de obras de arte, esculturas lindíssimas... E como será que os baixistas da época enxergaram os shapes dos instrumentos dele?

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Mensagem por galegonobaixo Sáb Mar 23, 2013 6:57 pm

Ih cara, isso é bem discutível.

Leo 7ender era fã de country e deu de presente varios precision51 para essa galera...
Eles não curtiram nada o "troço" e muitos desses foram simplesmente jogados fora.

Já a galera mais "revoltada", do que viria a ser o rock, gostou e foi onde o instrumento realmente ganhou espaço.
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Mensagem por Wyk.3 Sáb Mar 23, 2013 7:04 pm

Então Precision sempre foi a preferência dos pedreiros? que legal!
Será então que o gosto musical tem ligação direta com a visão que a gente tem sobre instrumentos? Isso claro, esquecendo a questão da influência de baixistas do gênero musical favorito da pessoal.

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Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Mar 24, 2013 2:57 pm

Minha atual GAS - Precision "Geddy Lee":
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Mensagem por Wyk.3 Dom Mar 24, 2013 4:18 pm

Minhas Gas atual (uma delas):

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Mensagem por galegonobaixo Seg Mar 25, 2013 12:32 am

Wyk.3 escreveu:Então Precision sempre foi a preferência dos pedreiros? que legal!
Será então que o gosto musical tem ligação direta com a visão que a gente tem sobre instrumentos? Isso claro, esquecendo a questão da influência de baixistas do gênero musical favorito da pessoal.


Hum...Interessante ponto.

Ao meu ver se alguém gosta de um estilo de música que privilegie uma certa sonoridade, o instrumento condizente será mais quisto.
Pensarmos no caso do lançamento do Precision bass, os baixista de country provalvelmente estavam satisfeitos com o que tinham.

Já os baixistas do futuro rock provalvelmente eram mais receptivos por serem mais jovens, querendo uma sonoridade própria e desafiar valores pré estabelecidos.
Um novo instrumento musical veio bem a calhar no caso deles.
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Mensagem por Wyk.3 Seg Mar 25, 2013 1:32 am

galegonobaixo escreveu:
Wyk.3 escreveu:Então Precision sempre foi a preferência dos pedreiros? que legal!
Será então que o gosto musical tem ligação direta com a visão que a gente tem sobre instrumentos? Isso claro, esquecendo a questão da influência de baixistas do gênero musical favorito da pessoal.

Ao meu ver se alguém gosta de um estilo de música que privilegie uma certa sonoridade, o instrumento condizente será mais quisto.

Mas eu não acho que tem muito dessa coisa de "instrumento condizente", menos ainda se tratando de uma época onde o Rock ainda tava pra acontecer de fato.

E eu falava mesmo a respeito das estéticas dos baixos Fender em relação ao gosto dos pedreiros, e não da sonoridade...

Mas entendi seu ponto de vista! up

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Mensagem por Rick Charles Seg Mar 25, 2013 7:54 am

afonsodecampos escreveu:^
Ah! Precision...

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Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Mar 26, 2013 7:29 am

Outra GAS terrível!!!
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Mas com afinação B-E-A-D e ferragens pretas hyper

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Mensagem por Rick Charles Ter Mar 26, 2013 4:48 pm



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Mensagem por GeTorres Ter Mar 26, 2013 5:52 pm

Só de 'réiva' vou postar um velho conhecido aqui do forum!

<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/tFZQGycfQs8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


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Mensagem por GeTorres Ter Mar 26, 2013 6:12 pm

Estava eu vadiando na net, quando passeando inocentemente pelo YT encontrei isto:

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/WecGhLyjOto" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/qbpL6ZNdTtU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Só espero que o Subgrave não passe por aqui, se ele ver os vídeos é capaz de ter um surto!!! What a Face


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Mensagem por warZ Ter Mar 26, 2013 8:41 pm

Wyk.3 escreveu:Minhas Gas atual (uma delas):

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Tenho pensado muito ultimamente nesta cofiguração de caps: Humbucker + Precision

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Mensagem por JAZZigo Ter Mar 26, 2013 9:20 pm

^
Tenho essa configuração de captadores em 2 dos meus baixos e gosto muito. Esta abaixo é a do meu velho samurai:

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Mensagem por GeTorres Ter Mar 26, 2013 9:43 pm

/\ Isso também anda mexendo com meu imaginário...

Tenho um Giannini Sonic, daqueles comum cap inclinado perto da ponte. Comprei uma régua de roxinho para uma escala nova e estou muito tentado a colocar humb + P com pré amp.

Só ainda estou com a cruel dúvida entre mandar rebobinar um humb de baixo que tenho na malagoli ou comprar um novo.

O Precision será um quarter tone da Malagoli.

Ideias eu tenho muitas, o que eu não tenho são 'pilas'!

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Mensagem por Rick Charles Ter Mar 26, 2013 10:00 pm

GeTorres escreveu:
Ideias eu tenho muitas, o que eu não tenho são 'pilas'!

Vish, isso eu tenho de sobra.
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Mensagem por Wyk.3 Qua Mar 27, 2013 12:13 am

Vontade de "rancar" o J do meu Cab 16 e colocar um captador de MM no lugar, mas tava olhando um tópico do Colela falando sobre os espaçamentos de captadores e para colocar um MM com o mesmo espaçamento do Original, pra ter um som mais próximo, daria um pouco mais de trabalho porque acho que não caberia no espaço entre o escudo a ponte.

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Mensagem por GeTorres Qua Mar 27, 2013 11:52 am

Rick Charles escreveu:
GeTorres escreveu:
Ideias eu tenho muitas, o que eu não tenho são 'pilas'!

Vish, isso eu tenho de sobra.

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito

Ideias eu sei que você também tem de sobra, mas "Pilas"? Pilas não....


Pilas = money, grana, bufunfa, capim, cobre, dindin, cascalho, dilmas, patacas, R$ ou US$ cyclops

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Mensagem por Rick Charles Qua Mar 27, 2013 11:55 am

GeTorres escreveu:
Ideias eu sei que você também tem de sobra, mas "Pilas"? Pilas não....


Pilas = money, grana, bufunfa, capim, cobre, dindin, cascalho, dilmas, patacas, R$ ou US$ cyclops

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Mensagem por GeTorres Qua Mar 27, 2013 11:59 am

Wyk.3 escreveu:Vontade de "rancar" o J do meu Cab 16 e colocar um captador de MM no lugar, mas tava olhando um tópico do Colela falando sobre os espaçamentos de captadores e para colocar um MM com o mesmo espaçamento do Original, pra ter um som mais próximo, daria um pouco mais de trabalho porque acho que não caberia no espaço entre o escudo a ponte.

Como diria o profeta "St Colela, na bíblia do bass no Capítulo 33 versículo terceiro, em que preconiza que: Somente prés com timbre fiel entrarão no reino do groove" O espaçamento entre o traste 12 e a 1ª bobina do MM é de 33,3 cm ou 333mm"

Verifique e veja o que pode ser feito!

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Mensagem por warZ Qua Mar 27, 2013 12:25 pm

Wyk.3 escreveu:Vontade de "rancar" o J do meu Cab 16 e colocar um captador de MM no lugar, mas tava olhando um tópico do Colela falando sobre os espaçamentos de captadores e para colocar um MM com o mesmo espaçamento do Original, pra ter um som mais próximo, daria um pouco mais de trabalho porque acho que não caberia no espaço entre o escudo a ponte.

Pensei nisso, mas é muita produção e os riscos somados aos custos não compensam. Estudo com carinho a possibilidade de adquirir um Sterling SUB 2012, ampliando o menu de timbres a minha disposição, ou quem sabe colocar um P nele.

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Mensagem por Wyk.3 Qua Mar 27, 2013 5:08 pm

GeTorres escreveu:
Wyk.3 escreveu:Vontade de "rancar" o J do meu Cab 16 e colocar um captador de MM no lugar, mas tava olhando um tópico do Colela falando sobre os espaçamentos de captadores e para colocar um MM com o mesmo espaçamento do Original, pra ter um som mais próximo, daria um pouco mais de trabalho porque acho que não caberia no espaço entre o escudo a ponte.

Como diria o profeta "St Colela, na bíblia do bass no Capítulo 33 versículo terceiro, em que preconiza que: Somente prés com timbre fiel entrarão no reino do groove" O espaçamento entre o traste 12 e a 1ª bobina do MM é de 33,3 cm ou 333mm"

Verifique e veja o que pode ser feito!

Já verifiquei isso, até dá pra fazer sim, mas o MM ficaria com menos de 1mm de distância do P e isso já afeta inclusive o escudo. Não é impedimento, mas vamos ver...

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Mensagem por Wyk.3 Qua Mar 27, 2013 5:15 pm

warZ escreveu:
Wyk.3 escreveu:Vontade de "rancar" o J do meu Cab 16 e colocar um captador de MM no lugar, mas tava olhando um tópico do Colela falando sobre os espaçamentos de captadores e para colocar um MM com o mesmo espaçamento do Original, pra ter um som mais próximo, daria um pouco mais de trabalho porque acho que não caberia no espaço entre o escudo a ponte.

Pensei nisso, mas é muita produção e os riscos somados aos custos não compensam. Estudo com carinho a possibilidade de adquirir um Sterling SUB 2012, ampliando o menu de timbres a minha disposição, ou quem sabe colocar um P nele.

Essa questão de "muita produção" pra mim não faz diferença porque não penso em me desfazer desse baixo e não me importo em quanto vou gastar pra deixar como eu quero, porque mesmo que não dê certo ou não me agrade, pelo menos fiz o que eu queria fazer. Não poupo recursos pra fazer o que eu quero, tudo na vida é na base de teste e erro/acerto, e mesmo que o timbre não me agrade mesmo tendo o mesmo espaçamento dos StingRays originais, que é o que quero agora, Pelo menos eu vou ter algum timbre de ponte, ou seja, não vou ter perda nenhuma, o som vai mudar, se ficar igual, dá no mesmo porque não gosto do som atual do meu captador da ponte, se por outro lado eu conseguir o êxito, então obviamente é lucro. Não gosto do som atual que tiro do captador da ponte, e acho que pior do que tá não fica.

Ter dois baixos também seria interessante, considero essa possibilidade mais por causa da aparência do StingRay mesmo, mas ter um Precision com captador de MM também, seria mais prático e mais viável.

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Mensagem por warZ Qui Mar 28, 2013 6:36 pm

Legal! Agora é impressionante como o cap da ponte mata o som do P. E não tem jeito, pois troquei os dois pelos malagoli que melhorou demais o som do precision, que de fato não era ruim. Se colocar mais de 50% do single o split fica uma droga, se tira, o som irado. Uso o single apenas para dar uma realçada no slap.

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Mensagem por Wyk.3 Qui Mar 28, 2013 6:42 pm

^ Até agora, a única aplicação que achei pro J que me agrade, é quando o pastor começa o momento de intercessão e a gente do instrumental fica tocando a música baixinho pra dar o clima, aí eu abaixo o P todo, aumento o J só um pouco e tiro o Tone todo também. Aí fica um J bem warm que fica um som que eu acho interessante pra fazer no baixo a parte que seria cantada.

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Mensagem por Kobaia Qui Mar 28, 2013 6:52 pm

warZ escreveu:Legal! Agora é impressionante como o cap da ponte mata o som do P.

^ Fala warZ! Td bem? Cara, será q aquelas chaves tipo switch/seletoras de captador não contornariam essa situação?
Já li relatos assim sobre baixos tipo PJ, aqui no fórum e lembro que alguns falaram sobre essa chave como solução, mas nunca escutei/conferi o resultado pra poder opinar.


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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Mar 28, 2013 7:02 pm

^ Já li comentários falando isso mesmo, Kobaia. Falam, que é a melhor solução.

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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 28, 2013 7:03 pm

^
É recomendável sim. Nos meus 2 baixos P/MM (o Vantage é um ex-P/J) têm toggle switch para isolar e combinar os captadores, além da mini-toggle para combinação das bobinas dos dual coil.

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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Abr 04, 2013 9:31 am

Para os fãs:
http://bassmusicianmagazine.com/2013/04/seymour-duncan-announces-steve-harris-spb-4-steve-harris-signature-bass-pickup/

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Mensagem por Rick Charles Qui Abr 04, 2013 9:35 am

Confesso que fiquei muito tentado a ter um SPB4
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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Abr 04, 2013 10:23 am

Rick Charles escreveu:Confesso que fiquei muito tentado a ter um SPB4
Quando eu li a matéria, você e o Craftsman vieram à minha lembrança, na hora.

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Mensagem por Rick Charles Qui Abr 04, 2013 10:45 am

Tarcísio Caetano escreveu:
Rick Charles escreveu:Confesso que fiquei muito tentado a ter um SPB4
Quando eu li a matéria, você e o Craftsman vieram à minha lembrança, na hora.

No ebay ta por 80 doletas, em breve terei um dinheirinho extra e um desses ou um SPB3 pode chegar aqui em casa.
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Mensagem por galegonobaixo Qui Abr 04, 2013 12:58 pm

warZ escreveu:Legal! Agora é impressionante como o cap da ponte mata o som do P. E não tem jeito, pois troquei os dois pelos malagoli que melhorou demais o som do precision, que de fato não era ruim. Se colocar mais de 50% do single o split fica uma droga, se tira, o som irado. Uso o single apenas para dar uma realçada no slap.

Além da chave seletora coloque uma de série /paralelo entre os captadores...
Para minha humilde pessoa, fez toda a diferença...
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Mensagem por Wyk.3 Qui Abr 04, 2013 11:07 pm

Alguém poderia me dizer como poderia colocar uma chave tipo Les Paul e tirar um dos knobs de volume? Ficaria um Master Tone, a chave e um Master Volume. Como é o esquema para isso?

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Mensagem por GeTorres Sex Abr 05, 2013 10:19 am

Wyk.3 escreveu:Alguém poderia me dizer como poderia colocar uma chave tipo Les Paul e tirar um dos knobs de volume? Ficaria um Master Tone, a chave e um Master Volume. Como é o esquema para isso?

A configuração do baixo que você quer fazer isso é 3 pots? v/v/t? Certo? Certo! Então...

Há dois jeitos de fazer isso, mas me responda antes:

Os potenciômetros estão em placa de controle ou na madeira?
Você quer V/V/T/3 way ou V/T/3 way?

>Se eu fosse você perguntava isso no clube luthieria amadora.... notme
https://www.contrabaixobr.com/t4335p300-clube-da-luthieria-amadora-administrado-pelo-getorres
>...e pedia carteirinha depois!



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Mensagem por edumoraes Sex Abr 05, 2013 10:44 pm

Pessoal, chegou o escudo tortoise, mas instalei ele sem parafusar só para ver como fica, mesmo porque alguns furos não bateram e eu não vou furar o corpo, então vou passar esse escudo pra frente, a minha dúvida é a seguinte, não sei ainda se gostei tanto assim com escudo tortoise ou se gostei mais com o branco perolado mesmo, se fosse mudar pro tortoise eu ia preferir comprar uma placa e mandar cortar e furar igualzinho o branco que está com a furação certinha, que acharam?


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Mensagem por Felp_Bass Sex Abr 05, 2013 10:51 pm

Branco fico mais bacana !

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Abr 05, 2013 10:53 pm

Branco com tortoise é o que há, em minha opinião e gosto.

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Mensagem por edumoraes Sex Abr 05, 2013 11:03 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Branco com tortoise é o que há, em minha opinião e gosto.

Eu sempre babei com branco com tortoise quando via nas fotos, mas não sei pessoalmente me decepcionou um pouco, e olha que o escudo que veio tem um acabamento nota 10, já o escudo branco perolado nas fotos não tem o mesmo efeito que dá olhando pessoalmente, onde fica bem mais bonito que nas fotos.
Gozado que antes desse baixo eu estava com um Jazz Bass Classic Vibe que é branco com escudo tortoise, e pessoalmente era lindo, talvez pelo escudo do Jazz ser menorzinho que do precision, sei lá...

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Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 05, 2013 11:29 pm

Talvez este Tortoise não esteja ajudando. Nesta foto a receita é perfeita.
https://www.contrabaixobr.com/viewimage.forum?u=https://2img.net/r/ihimizer/img708/9089/fendercustomshop59.jpg

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Mensagem por edumoraes Sex Abr 05, 2013 11:51 pm

afonsodecampos escreveu:Talvez este Tortoise não esteja ajudando. Nesta foto a receita é perfeita.
https://www.contrabaixobr.com/viewimage.forum?u=https://2img.net/r/ihimizer/img708/9089/fendercustomshop59.jpg

pois é, talvez seja isso, o tortoise que combina mais com o branco é o com tonalidade mais para o marrom, esse meu é um meio termo entre o red tortoise e o marrom. Mas de qualquer forma não vou ficar com esse devido a furação que não bate 100%.

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Mensagem por GeTorres Sáb Abr 06, 2013 8:49 am

Voto no marrom!

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Mensagem por J.Adalberto Sáb Abr 06, 2013 8:56 am

Tortoise êh clássico podo fender deveria vir com eles!

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Mensagem por Rick Charles Qua Abr 10, 2013 7:31 am

Tortoise, ou então se possível, um de aluminio anodizado ou um espelhado.
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Mensagem por afonsodecampos Qua Abr 10, 2013 8:16 am

^ O de alumínio anodizado é bem interessante mas com o tempo (breve tempo) fica sem vida, morno (opinião pessoal). Tava interessado em comprar este e pra experimentar coloquei um vinil adesivo imitando este tratamento, achei genial mas depois de um mês desisti da ideia.

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