Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Começar a dar aulas particulares

+8
fheliojr
MNacarato
WALLY
afonsodecampos
Fernando Zadá
Vazquez
allexcosta
Rodrigolack
12 participantes

Ir para baixo

Começar a dar aulas particulares Empty Começar a dar aulas particulares

Mensagem por Rodrigolack Seg Mar 11, 2013 2:16 pm

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Amigos, preciso de uma força dos mais experientes para um caso que estou vivendo no momento.
Comecei a tocar ainda na minha pré-adolescência mas fiquei 10 anos longe da música. Hoje, devido a um trauma passado acabei desenvolnvendo depressão e síndrome do pânico. Estou fazendo o devido tratamento e durante uma sessão de terapia falei com minha psicóloca sobre a música e ela me orientou a voltar a tocar como atividade terapêutica. No início do ano começamos a falar em dar mais um passo, dando um objetivo à música além de ficar apenas trancado no quarto estudando. Como ainda não me sinto pronto pra encarar a noite, gigs, banda e tudo mais (a síndrome ainda é forte) uma saída seria começar a dar aulas particulares.

Bem, comecei a pensar a respeito e com isso veio uma auto avaliação do meu conhecimento musical e até onde este nível de conhecimento me torna realmente apto. Tenho bons conhecimentos de teoria, escalas, modos, acordes, tríades, tétrades e etc e tenho uma técnica regular (pelo menos ela não me impede de executar o que seleciono de repertório), porém, meu calcanhar de aquiles é a leitura, tenho bastante dificuldade com ela mas estou seguro de partir pra cima e vencer esse obstáculo, eu conheço as figuras, seu significado a posição das notas e tudo mais, mas quando preciso ler e executar ou transcrever dá branco por falta de prática.

Gostaria da ajuda de vocês no seguinte: Quanto a começar a dar aulas, o que seria preciso? Imagino que ainda não consiga dar aulas avançadas, mas começar com iniciantes pra ir pegando o jeito. Aos que dão aulas, o que seria o conhecimento mínimo necessário? Lembrando que por diversas razões, sou autodidata, por isso a minha dúvida.

Com relação à leitura (partitura) estou pensando em fazer aulas, logo, vale à pena investir em aulas exclusivamente de leitura?

Desculpem se já existe algum tópico sobre o assunto, mas utilizei a busca e não encontrei nada.

Abraços!
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Começar a dar aulas particulares Empty Re: Começar a dar aulas particulares

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2013 2:20 pm

Seguir um livro é o mais simples e comum. Finalize a aula com alguma música que o aluno gosta.

Administrador

Mensagem por Vazquez Seg Mar 11, 2013 3:54 pm

Dar aula é mais fácil que tocar na noite cara ? Me fala porque ?

Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2013 3:57 pm

Vazquez escreveu:Dar aula é mais fácil que tocar na noite cara ? Me fala porque ?

Quem sabe, faz, quem não sabe, ensina... (Antigo ditado Egípcio)

Administrador

Mensagem por Rodrigolack Seg Mar 11, 2013 4:14 pm

Vazquez escreveu:Dar aula é mais fácil que tocar na noite cara ? Me fala porque ?

Estou me recuperando/tratando de sídrome do pânico e faz parte do tratamento ir por etapas, mas é claro que quero voltar aos palcos!

allexcosta escreveu:Quem sabe, faz, quem não sabe, ensina... (Antigo ditado Egípcio)

Sad Poxa, me senti mal agora!
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2013 4:25 pm

^ Desculpa parceiro. É só um ditado bobo... Nada a ver...

Administrador

Mensagem por Rodrigolack Seg Mar 11, 2013 4:56 pm

allexcosta escreveu:^ Desculpa parceiro. É só um ditado bobo... Nada a ver...

De boa, sem problemas up

À propósito, você recomendou seguir um livro, tem alguma recomendação?
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 11, 2013 6:46 pm

Eu vou ser sincerissimo contigo mas é apenas uma opinião pessoal não me leve a mal nem leve muito ao pé da letra.
Dar aulas deveria ser uma atividade pra músico mais experiente. Não só no sentido de tocar mas no sentido de ter uma visão de pedagogia e de analisar o aluno e poder achar um caminho adequado para o aprendizado dele.
Infelizmente muita gente resolve dar aula como bico e acho que a atividade de dar aula exige uma certa responsabilidade com o aluno que muita gente não tem.
Por isso acaba valendo o ditado do Allex que na prática faz todo o sentido.
Já tive professores excelentes músicos aqui na minha escola inclusive caras que tinham de tempo com o contrabaixo o mesmo que tenho de vida e por incrível que pareça depois que dei aula pra substituir o aluno me pediu pra mudar e ter aula comigo... não aconteceu só uma vez o que é pior.
Tocar bem não capacita ninguém a dar uma aula mas deveria ser pré requisito.
Tem muito professor que não toca bem mas tem uma didática boa para os outros e sabe como mostrar o caminho. Eu particularmente acho importante ter alguma noção de pedagogia e de metodologia.

Para estudar leitura não precisa necessariamente professor.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2013 7:12 pm

Rodrigolack escreveu:À propósito, você recomendou seguir um livro, tem alguma recomendação?

Dá uma olhada no Dan Dean e no Contrabaixo Para Leigos.

Quanto à leitura, se você não sabe bem é melhor já explicar no anúncio que as aulas não incluem partitura. Se você dividir a aula entre coisas chatas como escalinhas e músicas que o boneco quer tocar ele sempre estará feliz e evoluirá rápido. Quando você achar que não tem mais o que ensinar seja sincero e fale pra ele procurar um professor mais avançado.

Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 11, 2013 7:50 pm

Recomendo o método do Ed Friedland e se puder descole um chamado Bass for kids que inclusive pode te ajudar na leitura.

http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=380761256352EW9LKD

http://www.amazon.com/Bass-For-Kids-Leonard-Method/dp/1423498488/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1363042187&sr=8-1&keywords=bass+for+kids
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por afonsodecampos Seg Mar 11, 2013 8:02 pm

Fernando Zadá escreveu:Já tive professores excelentes músicos aqui na minha escola inclusive caras que tinham de tempo com o contrabaixo o mesmo que tenho de vida e por incrível que pareça depois que dei aula pra substituir o aluno me pediu pra mudar e ter aula comigo... não aconteceu só uma vez o que é pior.
Tem muito professor que não toca bem mas tem uma didática boa para os outros e sabe como mostrar o caminho. Eu particularmente acho importante ter alguma noção de pedagogia e de metodologia.

^ Sabias palavras!
facepalm

afonsodecampos
Membro

Mensagem por WALLY Seg Mar 11, 2013 9:32 pm

afonsodecampos escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Já tive professores excelentes músicos aqui na minha escola inclusive caras que tinham de tempo com o contrabaixo o mesmo que tenho de vida e por incrível que pareça depois que dei aula pra substituir o aluno me pediu pra mudar e ter aula comigo... não aconteceu só uma vez o que é pior.

^ Sabias palavras!
facepalm

Olha, eu concordo, mas admito que esse é um tópico muito complicado de ser avaliado.!!
Posso citar aqui exemplos de minha vivência, tenho um amigo que desenha DEMAIS, desenha muito mesmo, daqueles que você senta na frente dele e em 10 minutos um desenho foto realistico da sua caraça está pronto.! Ele dá aulas..... e não tem formação academica nenhuma... e é 100% auto didata.!! Fiz faculdade de Arquitetura (a anos atras) e muitos de meus colegas pegaram aulas de "Perspectiva" com esse amigo meu.! Todos adoraram.!
Certa vez quis aprender GAITA, e procurei um maravilhoso Gaitista aqui de Niterói, o cara não sabe nem onde fica o DÓ nem o RÉ na Gaita ensina no estilo "3 Soprado, 4 Aspirado" e com muito Feeling, e dá aulas a anos...!!!
Então, RodrigoLack, vá em frente cara, e seja cinsero com seus Alunos, dizendo que você será um professor para INICIANTES à INTERMEDIÁRIO.!
Acho super válida essa sua iniciativa..!!
Boa Sorte.!!!

Membro

http://tiagobezerra.com.br

Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 12, 2013 7:09 am

Acho que você não entendeu bem meu texto.
Não é necessário estudo formal para isso algumas pessoas tem facilidade outras não. Aprendi muito pouco na faculdade e por uma questão muito particular desde o começo curti dar aulas e me dediquei a isso. Na primeira escola que dei aulas e onde fui aluno inclusive era o professor mais requisitado cheguei a ter períodos que dava cerca de 50 aulas particulares por semana. Só depois fui me aprofundar mais em como ensinar mas desde o inicio tinha uma certa desenvoltura e didática pensava e conversava muito sobre isso além de que tinha acompanhamento do meu professor me orientando e ajudando em dúvidas.
O que me deixa meio abismado as vezes é que todo mundo acha que pra dar aulas pra iniciantes basta saber um pouco mais que o tal iniciante mas a responsabilidade de quem dá aulas pra quem começa do zero é bem grande. Sua motivação ou a forma como vai passar conhecimento pode ser determinante para definir a relação que esse iniciante vai ter com a música se será algo saudável ou não.
Um bom autodidata pode ser um bom professor basta fazer isso com responsabilidade e não como uma forma de bico por falta de gigs.
Se dar aulas for o que sobrou acho bacana que faça isso com vontade e respeito só isso.
Educar sem responsabilidade e cuidado, além de dedicação, é uma boa forma de estragar seus alunos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por MNacarato Ter Mar 12, 2013 8:57 am

Um livro muito bom pra leitura além dos indicados é o Note reading studies for bass de Arnold Evans.

Quanto as aula acho que você deve partir pra cima sim, tendo em mente que aparecerá alunos dos mais diversos tipos, cada aluno é uma aula diferente, cada um busca algo diferente. Tenha também bastante livros tanto pra pesquisa quanto para usar nas aulas.

Realmente a responsabilidade sobre o aluno é sua, tenha um bom jogo de cintura e não tente mudar o estilo do aluno para aquele que você acha que é o melhor estilo musical, o que podemos fazer é mostrar aos poucos que a musica vai além do que ele aprecia.
MNacarato
MNacarato
Membro

Mensagem por Rodrigolack Ter Mar 12, 2013 9:03 am

Bem, com relação ao autodidatismo, bem ou mal o autodidata estudou, só não teve uma educação formal. Longe de mim discutir se uma maneira é melhor que a outra, inclusive sou a favor de ter um professor, estudei sozinho por outras razões e "por opção" não foi uma delas.

É aí que entra a minha dúvida porque quem teve aulas formais e quer dar aulas sai na frente pelo fato de ter um modelo a seguir, no meu caso falta este modelo e por isso busquei ajuda no forum.

Concordo com o Zada, eu sempre dei muito valor aos meus professores e acho que quem se predispõe a ensinar deve ter como pré-requisito um senso de autocrítica muito alto. Deve saber até onde sua capacidade de ensinar pode ir e até onde isso é benéfico para o aluno. Acho que só o fato de abrir um tópico desse mostra o quanto me preocupo com isso e jamais me colocarei a disposição de ensinar se não tiver certeza de que essa atividade será benéfica tanto para o aluno quanto para mim.

Acho que saber ensinar independe de se ter tido uma educação formal ou não, até porque didática e pedagogia são ciências e por mais que se domine qualquer assunto, conhecer essas duas anteriores é fundamental para elevar a qualidade do que se ensina.

Bem, posto isso, gostaria de agradecer a todos que estão me ajudando com incentivo, críticas e orientações, tudo que está escrito aqui está sendo considerado e avaliado, obrigado!

Em tempo, eu tenho o método do Dan Dean e acho muito bom, o para leigos eu li aqui mesmo no forum ótimas críticas mas ainda não o encontrei para comprar. Os que o Zada recomendou ainda não conheço, vou procurar saber mais.

Abraços!

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 12, 2013 10:16 am

Bacana.
O Bass for kids no final tem um certificado que você esta apto a seguir no outro que indiquei.
É bem básico e vale ter ele por ai como referência.
Acho que seguindo os dois sua leitura com certeza vai avançar um pouco já de cara.
Aquele que fiz resenha um tempo atrás também é indicado para quem quer melhorar na leitura.

https://www.contrabaixobr.com/t26019-review-essential-elements-2000-electric-bass-book-1
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por WALLY Ter Mar 12, 2013 11:53 am

Fernando Zadá escreveu:(...)...O que me deixa meio abismado as vezes é que todo mundo acha que pra dar aulas pra iniciantes basta saber um pouco mais que o tal iniciante mas a responsabilidade de quem dá aulas pra quem começa do zero é bem grande. Sua motivação ou a forma como vai passar conhecimento pode ser determinante para definir a relação que esse iniciante vai ter com a música se será algo saudável ou não....(...)

Sim... Concordo plenamente, você disse tudo nesta sua colocação.!
A Base do ensino é o mais importante para qualquer tipo de aprendizado, a responsabilidade é enorme... Se a base do ensino for ruim, ou "errada", para se corrigir esse erro depois de anos é MUITO mais difício...!!!

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 12, 2013 12:55 pm

Isso quando o cara não abandona de vez uma possível relação saudável com a música e vira só ouvinte!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Rodrigolack Qui Mar 14, 2013 11:41 am

Pessoal,
muito obrigado pelas dicas. Em princípio, vou basear as aulas nos métodos do Dan Dean e no compêndio do Aníbal Garcia e já estou montando o plano de aulas. Quando conseguir comprar os livros que o Zada recomendou vou adicionando os conceitos para enriquecer as aulas.

Agora vem uma dúvida sobre um ponto um pouco delicado que muitos não gostam de falar mas se alguém puder me dar uma orientação agradeço. Valores. Quanto cobrar pelas aulas? Existe alguma tabela de hora/aula para servir como base? É feeling somente, como vocês fazem?

Obrigado.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 14, 2013 11:48 am

Isso é o mais complicado. Sugiro fazer uma pesquisa de mercado ai na sua região. Aqui tem variações absurdas de cara cobrar 120 por mês pra ir na casa do cara a gente que cobra 100 reais a aula no seu local.
Tem mercado pra todos e cada um oferece um valor agregado.
Óbvio que a aula do primeiro não vai ter a mesma qualidade que do último.
Não se avalie por baixo e tenha em conta que custo e valor são coisas diferentes.
Daqui onde estou pra SP que fica 20km de distância a mudança de valor já e grande.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Rodrigolack Qui Mar 21, 2013 2:56 pm

Olá pessoal, venho aqui novamente pedir o auxílio de vocês.
Definida a bibliografia que vai ser utilizada, comecei a montar a ementa de aula, vou colocar aqui os tópicos e gostaria da opinião de vocês.

1. Básico
1.1. Conceito básico de música, ritmo, harmonia e melodia
1.2. Apresentação do instrumento e identificação das partes do mesmo
1.3. Postura
1.4. Notas musicais
1.5. Acidentes
1.6. Afinação
1.7. Identificação das notas no braço do instrumento (1ª, 2ª e 3ª regiões)
1.8. Exercícios de digitação (alongamento e aprimoramento)
1.9. Notação musical (cifras)
1.10. Pulsação (identificar a pulsação da música e uso do metrônomo)
1.11. Músicas fáceis para o aluno ir pegando a manha
2. Intermediário
2.1. Conceito de intervalos
2.2. Escala maior natural
2.3. Escala menor natural
2.4. Acordes e arppegios
2.5. Tríades
2.6. Tétrades
2.7. Campo harmônico e modos
2.8. Escalas menores (harmônica e melódica)
2.9. Escalas pentatônicas
3. Introdução às Técnicas
3.1. Pizzicato
3.2. Palheta
3.3. Slap
3.4. Tapping
3.5. Hammer on e Pull off
3.6. Cromatismos
3.7. Criação de grooves
4. Avançado
4.1. Encaminho o aluno a uma escola ou professor mais qualificado

O que vocês acham? É um bom roteiro? Falta alguma coisa?

Outra dúvida que estou é em relação ao tópico 3, não sei se essa seria a posição mais correta.

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Membro

Mensagem por fheliojr Qui Mar 21, 2013 4:10 pm

as materias do topico 2 nao deveriam ser do modulo basico?

Membro

Mensagem por Lucas94 Qui Mar 21, 2013 4:16 pm

Também acho que o tópico dois deveriar estar incluido no básico, não que toda escola ou professor faça dessa maneira, mas aonde eu estudo, esses assuntos são para os alunos de nível básico/iniciante.

Lucas94
Membro

Mensagem por Rodrigolack Qui Mar 21, 2013 4:20 pm

Ok, obrigado pelas dicas, então, subindo os itens do nível 2 para o 1, o 3 seria o intermediário? Ou acrescentaria mais algumas coisas?

Membro

Mensagem por silvanoandrade Qui Mar 21, 2013 6:30 pm

Estudando

Membro

Mensagem por allexcosta Qui Mar 21, 2013 6:40 pm

Achei muita coisa...

Eu faria assim:

- Escalas e acordes
- Treino de ouvido
- Cifras
- Tocar músicas
- Frases

Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 21, 2013 7:40 pm

Também achei.
O principal problema do professor iniciante é não deixar o aluno se divertir tocando e encher a cabeça dele com teorias.
Mixe um pouco de explicação com bastante exemplo para tocar.
O ideal da teoria é o cara aprender sem sacar que esta aprende um troço chato pacas.
Cara se puder trabalha o cara sentir pulso dividir o pulso em 2 se possível em 4, em 3 (blues, shuffle) e depois explica que isso é leitura de ritmo!! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por WALLY Qui Mar 21, 2013 7:41 pm

Também voto por uma coisa mais "Compacta"....:

- Exercícios para os dedos (o Famoso 1-2-3-4)...
- Escalas e Formação de Acordes...
- Acompanhamento de Cifras...
- Músicas Simples...
- Frases e Licks...
- Blues... (12 Bar Blues)
- Criação de Grooves...
- Modos Gregos...
- Improvisação...

E sempre falando da teoria dentro de cada aula.!!

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 21, 2013 7:49 pm

^
Não modos gregos nãooooooooooooooooooo!! Rssssssssssssssssssssssssssss
Modos gregos pra iniciantes não tem utilidade nenhuma!!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Lucas94 Qui Mar 21, 2013 7:55 pm

Fiz aula de teoria com um tecladista da minha cidade. E em certa ocasião perguntei o que era os modos gregos que eu ouvia alguns músicos citarem, ele respondeu pra mim: "Sinceramente nem me lembro mais, estudei isso há muito tempo e nunca usei durante minha carreira de músico". Laughing

Lucas94
Membro

Mensagem por Rodrigolack Sex Mar 22, 2013 9:36 am

Ok pessoal, acho que me empolguei facepalm

Pelo que entendi, meu roteiro acabou ficando muito extenso e rígido. Vou dar uma enxugada e deixá-lo mais livre, focando em tocar e ir explicando a aplicação da teoria dentro das músicas à medida que o aluno for evoluindo.

Valeu mesmo pessoal!

Membro

Mensagem por J.Adalberto Sex Mar 22, 2013 9:55 am

Fernando Zadá escreveu:^

Os Modos Gregos nao tem utilidade nem na Grécia kkkk

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 22, 2013 10:31 am

^Ops.
Calma lá!!

Utilidade tem e muita....
Eu uso bastante mas penso neles quando necessário e não para improvisar em qualquer coisa tonal como muitos gostam de ensinar.
Só não acho necessário ensinar pra um iniciante....
Por favor não generalizem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por WALLY Sex Mar 22, 2013 10:35 am

J.Adalberto escreveu:

Os Modos Gregos nao tem utilidade nem na Grécia kkkk

^ Não... Isso que eu sugeri seria "Todo o Curso", repare que Modos Gregos seriam no final do Curso, o aluno já não seria mais TÃO iniciante....!!

Poxa,,, olha como é interessante, ecada um tem uma "técnica" de estudos diferente... Estudar os Modos pra mim é a melhor maneira de me Localizar no Braço.... Foi estudando Modos que consegui "Mapear" o Braço do Baixo.!!
Fiquei surpreso com a reação do Zadá, heheheheheh...!!!!

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 22, 2013 10:37 am

è que acho absolutamente desnecessário pra um aluno aprender antes de entender e aplicar a escala maior e a menor corretamente.
Tem gente que tem mania de ensinar de cara sem contextualizar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Rodrigolack Sex Mar 22, 2013 10:49 am

Eu sinceramente pouco fiz uso dos modos gregos, como o Wally disse, usei mais para mapear as notas no braço e hoje uso como variações de digitação de estalas pra aprimorar a pegada e velocidade. Um outro uso que faço é a nomenclatura para relacionar algumas escalas.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 22, 2013 10:56 am

Para tocar outside, temas modais, ou dar outro colorido ao seu improviso os modos ou conhecer as possibilidades que eles oferecem ajuda muito.
Penso neles como opções e muito pouco pelos nomes mas sim pelas sonoridades e alterações em relação as escalas maior e menor.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por WALLY Sex Mar 22, 2013 12:08 pm

Mas mais uma vez, Pessoal, essa foi uma sugestão para o CURSO TODO, quanto tempo duraria esse Curso.? Pois reparem que eu coloquei "ESCALAS e ACORDE", como segundo tópico a ser debatido, e "MODOS" como penúltimo, ou seja, temos aí alguns MESES entre um assunto e outro.!!
Ou seja, a idéia é que quando o aluno estiver no tópico MODOS, ele já tenha as escalas MAOIR e MENOR (Dominante, e demais) dominadas.
Eu, sinceramente, acho que os MODOS são uma "Mão na Roda", e não podem ficar de fora em qualquer tipo de curso sobre música...
Mas é aquilo, cada um tem sua maneira de estudo.!!

Membro

Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2013 12:13 pm

Modos gregos têm utilidade pra quem quer improvisar na linguagem do jazz.

Eu considero uma linguagem avançada e não se aplica ao programa. Talvez uma apostila só pra dizer que deu. Pra ser bem sincero, 99% dos músicos que a gente vê tocando por aí não sabe aplicar esses modos.

As escalas do dia a dia são: Maior, menor, penta, blues, diminuta e sétima dominante (que é a mixolídia). Fora isso estudar fraseados e licks consagrados adiciona muito mais a um músico iniciante/médio que modos gregos.

Administrador

Mensagem por WALLY Sex Mar 22, 2013 12:47 pm

^Sabe o que é engraçado.... Ler as mensagens do Tio Alex, e depois imediatamente olhar para o Avatar dele, hehehehehe, parece que estamos num video chat e ele DISSE o que você acabou de ler.!

Última edição por WALLY em Sex Mar 22, 2013 12:48 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : *Daqui a um tempo, essa mensagem não fará sentido algum... Pois o avatar já será outro....)

Membro

Mensagem por Rodrigolack Sex Mar 22, 2013 12:56 pm

Rapaz, esse olhar sedutor do avatar do tio Allex me hipnotiza weed

Com relação ao cronograma, vou adaptá-lo baseado no que foi dito aqui e focar mais em exemplos, licks e etc.

Membro

Mensagem por Renato Leite Sex Mar 22, 2013 3:23 pm

Essa divisão de basico intermediario e avançado é muito perigosa porque pode criar um curso desinteressante.
Eu prefiro usar uma metodologia espiral, passando por todos os assuntos e depois aprofundando em cada um deles. Voce ensina escala em uma aula, e na outra slap, depois ensina leitura ritmica etc. Sem esperar acabar o assunto para ir para outro. Tem que tomar muito cuidado, para as informações não ficaram vagar e jogadas. Então você deve voltar àquele assunto explicado anteriormente. Revisando
Renato Leite
Renato Leite
Membro

https://http:www.renatoleitebass.com

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 22, 2013 3:41 pm

Também penso de forma parecida até porque os assuntos tem diferentes níveis de compreensão, aplicação e utilização.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Rodrigolack Sex Mar 22, 2013 3:43 pm

Bem, não sei se tem um nome específico mas eu gosto muito de uma metodologia de ensino, digamos, de trás pra frente. Ao invés de ir do princípio teórico até chegar em exemplos finais de aplicação, dar o resultado final e voltar detalhando onde a parte teórica vai se aplicando.

É um método muito utilizado em escolas de idiomas, onde o aluno primeiro ouve/vê um diálogo e depois o professor volta e vai explicando o vocabulário e a gramática aplicados naquela prática.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 22, 2013 3:48 pm

Opa! Me corrigindo ou me explicando melhor:
o mesmo assunto tem diferentes níveis de compreensão, aplicação e utilização.

Esse é um caminho Rodrigo que funciona bem para alguns casos e assuntos.
Por mais que formate uma metodologia excelente tente observar que as pessoas tem diferentes facilidades e aptidões. Uns gravam fácil lendo, outros só ouvindo, outro entendem mecanicamente de forma muito rápida.... tente observar onde cada aluno tem mais facilidade e use isso a favor dele e procure aos poucos preencher as lacunas onde é mais fraco e mostrar outros caminhos para ele achar qual compreende melhor.
Cada aluno vai ser um aprendizado pra você e pra ele e depois você vai detectando mais rapidamente os perfis mais comuns e consegue se organizar melhor para atender bem a todos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por fheliojr Sex Mar 22, 2013 5:33 pm

Fernando Zadá escreveu:Também achei.
O principal problema do professor iniciante é não deixar o aluno se divertir tocando e encher a cabeça dele com teorias.
Mixe um pouco de explicação com bastante exemplo para tocar.
O ideal da teoria é o cara aprender sem sacar que esta aprende um troço chato pacas.

Cara se puder trabalha o cara sentir pulso dividir o pulso em 2 se possível em 4, em 3 (blues, shuffle) e depois explica que isso é leitura de ritmo!! Rsss

Renato Leite escreveu:Essa divisão de basico intermediario e avançado é muito perigosa porque pode criar um curso desinteressante.
Eu prefiro usar uma metodologia espiral, passando por todos os assuntos e depois aprofundando em cada um deles. Voce ensina escala em uma aula, e na outra slap, depois ensina leitura ritmica etc. Sem esperar acabar o assunto para ir para outro. Tem que tomar muito cuidado, para as informações não ficaram vagar e jogadas. Então você deve voltar àquele assunto explicado anteriormente. Revisando

o melhor professor q jah tive usava esta metodologia, ao menos, comigo. no inicio, eu ficava um pouco disperso, mas, com o tempo, percebi q tava entendendo muito as teorias envolvidas nos assuntos tratados.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por WALLY Seg Mar 25, 2013 6:29 pm

Eu ainda acho MODOS um assunto muito interessante, lógico que não para iniciantes, mas para ser um dos últimos assuntos a ser abordados no curso...
Veja aqui um belíssimo exemplo de aula sobre modos, do nosso amigo Renato Leite..:

https://www.contrabaixobr.com/t27016-aula-2-modos

Abraços.!

Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo