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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 12:13 pm

Olá, pessoal, tudo bom?

Eu sou guitarrista e frequentador do fórum Guitarras e Guitarristas. É meu primeiro tópico aqui, espero estar de acordo com as regras do fórum.

Eu vim até aqui porque preciso de uma consultoria dos camaradas baixistas. Eis o pepino: eu faço minhas próprias guitarras, mas meu pai (que não toca) me pediu para fazer-lhe um baixo de quatro cordas. Fiquei em dúvida se esse tópico deveria estar na seção de luthieria, mas por fim entendi que o meu problema não é "como fazer o baixo", mas sim como fazer um baixo para ser usado por baixistas (a opinião de quem toca é fundamental), então trouxe para cá.

Peço também à moderação que releve o meu nick estranho, mas decidi usar o mesmo que uso lá. O nick é brincadeira mas eu levo a sério o fórum.

Primeiro pedi ajuda na comunidade dos guitarristas, mas logo vi que o mais sensato seria perguntar para quem usa o contrabaixo! hehe

Vou transcrever aqui o tópico original de lá (em azul), e deixar o link dele também.

Seguinte, moçada. Enquanto minhas guitarras estão em fase final de construção, e eu não pretendo construir mais nenhuma pra mim por agora, recebi um pedido.

Meu pai, que não toca nada, me pediu para fazer um Contrabaixo.

O problema é: eu não entendo picas de contrabaixo. Ponte... captador... humbucker, ativo ou single coil... diferenças entre contrabaixos em termos de som... Head reto ou angulado... qual soa mais assim e qual soa mais assado... comprimento ideal da escala... madeiras...

A única coisa definida é que será de 4 cordas, a pedido do velho. Não me pergunte porque ele decidiu isso, nem ele sabe.

Eu quero dicas aqui e quero que o pessoal poste vídeos se puder, pra me escolar um pouco no assunto.

Inclusive o shape ou detalhes estéticos.

Para shape do corpo eu pensei em algo como o Jaguar Bass:

Peço ajuda aos baixistas! Pmtonline-squier-st77691-31

Ou o Ampeg:

Peço ajuda aos baixistas! Arm99004047

(Baixo em shape de les paul, ou SG, eu acho meio fora de questão... não tem cara de contrabaixo e eu estou saturado de ver les paul na minha frente heheh)

****

A idéia que tive até agora era fazer um Jaguar Bass (o shape), sem pickguard (porque deve ser um porre de encontrar a desse), em freijó linheiro (como minha #001 Strato) cor natural, e escala em pau ferro. Eu presumo que um baixo se beneficie muito de madeiras que primam pela definição das notas, e evite que as frequencias graves soem mortas.

Como o velho dificilmente vai virar um Les Claypool, não vou nem cogitar botar tremolo. heheh


Postado originalmente aqui: Guitarras e Guitarristas

Como eu não entendo nada de contrabaixo (esse tem mais midrange, aquele tem mais dinamica, o outro é bom pra slap...), agradeço imensamente quem tiver a disposição de me explicar sobre contrabaixos, se tiver exemplos de vídeos, melhor ainda!

Obrigado!


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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 12:16 pm

Uma coisa que noto como guitarrista é que o comprimento da escala tem uma influência extraordinária no timbre. Por menor que seja a diferença, produz diferenças marcantes que são indissociáveis das características do instrumento (uma strato ou uma les paul).

Vejo que existem baixos com escala de 34", 35", e até mesmo minúsculos de 30".

Assim como nas guitarras que faço, eu gostaria de ter o máximo de conforto (meu pai é iniciante, né) sacrificando o mínimo de dinâmica (sabemos pelas guitarras que quanto mais longa a escala, mais definidas são as notas
graves e mais aberto o midrange).

Como os camaradas percebem essas diferenças no contrabaixo?

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Mensagem por Boss2K Sex Abr 05, 2013 2:06 pm

Vê se ajuda ...

https://sites.google.com/site/guitarplanscollection/pdf-files/fender-ish

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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 2:36 pm

Ajuda sim. Vai agregar pra minha coleção de projetos.

O problema não é exatamente construir, ou projetar, essa parte para mim é bastante simples já.

O diícil está sendo escolher os componentes e elementos do instrumento, porque eu não entendo de contrabaixos. Imagine um pianista indo comprar uma guitarra e se deparando com vários tipo de captação, pontes, etc... o dilema é esse.

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Mensagem por José Carlos Sex Abr 05, 2013 2:39 pm

Boa tarde amigo! Só uma pergunta: porquê "Van_Zefuden"? scratch

é uma mensagem subliminar? rsrsrsrs
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Mensagem por carimbass Sex Abr 05, 2013 2:49 pm

Troll...

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Mensagem por Gomba Sex Abr 05, 2013 3:02 pm

Rapaz, nesses tres sites vc vai encontrar material de hardware e elétrica pro contra-baixo.

http://www.stewmac.com/
http://www.warmoth.com/
http://www.bestbassgear.com/

A gente tem alguns colegas luthiers no forum, acredito que eles poderão te ajudar a escolher os melhores acessórios.
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Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 05, 2013 3:08 pm

Aqui tem uma lista de projetos, alguns bem ricos em detalhes e discussões técnicas.
https://www.contrabaixobr.com/t16421-projetos-customizados-dos-usuarios-do-forum

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Mensagem por rassan Sex Abr 05, 2013 3:10 pm

Van_Zefuden escreveu:Ajuda sim. Vai agregar pra minha coleção de projetos.

O problema não é exatamente construir, ou projetar, essa parte para mim é bastante simples já.

O diícil está sendo escolher os componentes e elementos do instrumento, porque eu não entendo de contrabaixos. Imagine um pianista indo comprar uma guitarra e se deparando com vários tipo de captação, pontes, etc... o dilema é esse.

Amigo Van_Zefuden (veja que não coloquei virgula, senão pderia começar uma briga... kkkk)

Acredito que como é um pedido específico, seria interessante dar uma sondada no gosto do seu pai, talvez levar ele numas lojas de instrumentos, pelo menos pra olhar ou mostrar algumas fotos do Google, etc.

Segundo ponto, depende bastante do quanto você está disposto a investir no projeto... Você pode gastar de $10 a $10.000... A sua imaginação é o limite! Tenta estipular um teto... Madeiras, Ferragens, Captadores (Seguindo o modelo Jaguar, um Precision e um Jazz Bass), Circuito e Cordas. Estou entendendo e levando em consideração que a mão-de-obra, acabamento e pintura serão todos feitos por você. Ainda assim, depois de pronto, talvez seja legal levar num luthier mais experiente em contrabaixos para as regulagens, mas, não é nenhum bicho de 7 cabeças e aqui mesmo no forum tem alguns tutoriais.

Com essa faixa de investimento em mente, acredito que o pessoal possa te orientar melhor.
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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 3:44 pm

@José Carlos:

hehehe porque é engraçado.

@carimbass:

Ah não cara... troll não...

****

@Geral:

Eu acho que estou com dificuldades de expor o intuito do tópico. Eu tenho os projetos, fornecedores de material e custo não é problema.

Eu não conheço é a funcionalidade de um contrabaixo, do ponto de vista do músico (não do luthier, eu sou luthier amador e limito minha função a atender a exigência do instrumento).

Vou dar exemplos específicos:

Existem pontes mais apropriadas pra determinados estilos de música, ou uma hardtail de qualidade atende qualquer expectativa?

Single Coils de baixo são barulhentos como de guitarra? O som é fraco? Humbuckers de baixo tendem a abafar agudos ou perder dinâmica? Alguma sugestão de combinação de tipos de captador (P Bass splitado, single de jazzbass, ou ativos...)?

Alguém tem experiência com baixos de escala curta? Preferem as escalas longas estilo Fender? Notam diferença?

O que conta pro conforto e ergonomia num baixo?

Qual modelo vocês acham melhor em sonoridade e tocabilidade?

A única coisa que sabemos é que o estilo de som do velho é pra country, country rock, blues, e alguma coisa de rock antigo mas ele não curte pauleira.

Eu posso fazer o baixo com virtualmente qualquer shape e combinação de captadores e hardware, adaptando o projeto. Então a idéia não é copiar um baixo que já existe, mas ter a possibilidade de combinar elementos de vários instrumentos. Se fosse numa guitarra seria como pegar um corpo de strato, usar uma ponte de jazzmaster e por dois humbuckers - essa liberdade eu tenho porque eu mesmo vou construir, mas sem saber o que enfiar no baixo, eu fico perdido.


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Mensagem por Boss2K Sex Abr 05, 2013 3:55 pm

Eu acho que seu tópico deveria estar na seção de luthieria. Há muitos luthiers e entusiastas neste fórum, e muitos deles só frequentam aquela seção.

Tópico movido.

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Mensagem por Gomba Sex Abr 05, 2013 3:58 pm

Então, uma ponte básica tipo fender já dá pro gasto. Tem gente que diz que monorail é melhor, tem gente que diz que pontes mais maçiças encorpam mais o som. Nunca percebi isso.

O que mais muda o som do baixo é a escala, o tipo de captador que você vai usar e o posicionamento dos captadores.

"Single Coils de baixo são barulhentos como de guitarra?"
Sim, são.
"Humbuckers de baixo tendem a abafar agudos ou perder dinâmica? "
Não acho. Um dos melhores sons de contrabaixo na minha opiniao é o dos music man, que normalmente tem somente um humbucker.
"O que conta pro conforto e ergonomia num baixo?"
baixo peso, ausência de neckdive, contour body, braço fino com shape em D
"Qual modelo vocês acham melhor em sonoridade e tocabilidade?"
Sonoridade os musicman. Tocabilidade os cort e os lakland.
"A única coisa que sabemos é que o estilo de som do velho é pra country, country rock, blues, e alguma coisa de rock antigo mas ele não curte pauleira. "
Um precision seria muito bom, mas quaquer baixo atenderia seu pai.
"Alguém tem experiência com baixos de escala curta? Preferem as escalas longas estilo Fender? Notam diferença?"
Eu prefiro escala 34"

Aqui no fórum tem muuuuuuuuuuuuuuuito material que pode te ajudar, principalmente nos subforuns de luthieria e 'pickups e eletronica'. Recomendo passar algum tempo lendo alguns dos tópicos daqui. Os que tem a contribuição do ct.colela são especialmente bons porque o cara é especialista em mecânica e elétrica de contra-baixo e já postou muito material como posicionamento de captadores (que é o segredo do bom som de um contrabaixo), diagramas de circuitos etc.
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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 4:04 pm

Valeu Comba, é exatamente esse o espírito do tópico.

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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 4:07 pm

Boss2K escreveu:Eu acho que seu tópico deveria estar na seção de luthieria. Há muitos luthiers e entusiastas neste fórum, e muitos deles só frequentam aquela seção.

Tópico movido.

Dura lex, sed lex.

Eu pus aqui porque não tenho dúvidas específicas (ainda) sobre construção. As dúvidas eram mais sobre o uso do contrabaixo. Eu até pensei em, na hora de construir, fazer um tópico de construção na sessão de lutieria, para aí então tirar dúvidas técnicas com os entusiastas da construção. Num primeiro momento me havia ocorrido apenas de sondar os usuários para saber suas preferências e o tipo de resultado que esperam de seus instrumentos.


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Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 05, 2013 4:09 pm

Complementando o que o Gomba falou, segue o link de um tópico do Colela sobre posicionamento de captadores, muito interessante.
https://www.contrabaixobr.com/t19075-posicionamento-de-captadores

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Mensagem por rassan Sex Abr 05, 2013 4:24 pm

Gomba escreveu:Então, uma ponte básica tipo fender já dá pro gasto. Tem gente que diz que monorail é melhor, tem gente que diz que pontes mais maçiças encorpam mais o som. Nunca percebi isso.

O que mais muda o som do baixo é a escala, o tipo de captador que você vai usar e o posicionamento dos captadores.

"Single Coils de baixo são barulhentos como de guitarra?"
Sim, são.
"Humbuckers de baixo tendem a abafar agudos ou perder dinâmica? "
Não acho. Um dos melhores sons de contrabaixo na minha opiniao é o dos music man, que normalmente tem somente um humbucker.
"O que conta pro conforto e ergonomia num baixo?"
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Sonoridade os musicman. Tocabilidade os cort e os lakland.
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Um precision seria muito bom, mas quaquer baixo atenderia seu pai.
"Alguém tem experiência com baixos de escala curta? Preferem as escalas longas estilo Fender? Notam diferença?"
Eu prefiro escala 34"

Aqui no fórum tem muuuuuuuuuuuuuuuito material que pode te ajudar, principalmente nos subforuns de luthieria e 'pickups e eletronica'. Recomendo passar algum tempo lendo alguns dos tópicos daqui. Os que tem a contribuição do ct.colela são especialmente bons porque o cara é especialista em mecânica e elétrica de contra-baixo e já postou muito material como posicionamento de captadores (que é o segredo do bom som de um contrabaixo), diagramas de circuitos etc.

Amigo,
Concordo com as respostas do Gomba, com exceção da sonoridade, que eu prefiro a dos Jazz Bass. Lakland, Fender, S.Martyn são meus preferidos. A combinação de captadores Jazz Bass no braço e Musicman na ponte também é bem interessante. Tocabilidade além dos citados, eu incluiria os SX e Fender, contando com o próprio Fender Jaguar, que certamente vai atender seu pai, nos estilos citados.
Falando nos estilos, eu iria de Jaguar ou Precision sem dúvidas. São os monstros sagrados desses estilos, principalmente o Precision.
Tudo isso é gosto pessoal e se cada um for responder, vc vai ver todo o tipo de respostas aqui.
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Mensagem por Vazquez Sex Abr 05, 2013 4:35 pm

Pra sacar a diferença entre alguns modelos clássicos..


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Mensagem por allexcosta Sex Abr 05, 2013 4:38 pm

Van_Zefuden escreveu:Peço também à moderação que releve o meu nick estranho

Infelizmente não será possível. Temos um histórico de proibir nicks potencialmente ofensivos e tentamos usar o mesmo critério com todos. Por favor escolha um novo nick e avise aqui ou por MP.

Grato.

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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 5:05 pm

allexcosta escreveu:
Van_Zefuden escreveu:Peço também à moderação que releve o meu nick estranho

Infelizmente não será possível. Temos um histórico de proibir nicks potencialmente ofensivos e tentamos usar o mesmo critério com todos. Por favor escolha um novo nick e avise aqui ou por MP.

Grato.

Ainda bem que não é meu sobrenome então, boss. Já imaginou, ter que tirar ele por causa de um trocadilho? hehehe

O problema é que eu me chamo Jorge Botelho Pinto.

Estou providenciando.

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Mensagem por allexcosta Sex Abr 05, 2013 5:18 pm

^ Obrigado. Trocado.

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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 5:18 pm

De agora em diante, Van Zefuden virou Mr Stone.

Só pros camaradas saberem.

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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 5:53 pm

afonsodecampos escreveu:Complementando o que o Gomba falou, segue o link de um tópico do Colela sobre posicionamento de captadores, muito interessante.
https://www.contrabaixobr.com/t19075-posicionamento-de-captadores

Preciosidade, obrigado amigo!

***

Eu tenho dois amigos baixistas, uma menina e um cara. A menina tem um Washburn e eu lembro que ela disse que queria comprar um P Bass, e me disse que o som era mais direto (midrange) e vintage que o Jazz Bass, mas que o JB tinha um som mais sofisticado e versátil. Ela usava captação ativa no Washburn dela e falava muito bem.

Já o meu camarada baixista me falou que teve um estilo Stingray, e o que ele disse é que era um baixo de sons mais agudos.

Quando vejo bandas tocando com o Fire Hawk por exemplo, vejo que ele tem um timbre bem pesadão (parece ser filosofia da Gibson) eu noto que são quase sempre baixistas que tocam de palheta e mais em cima do riff (Stefan Olsdal do Placebo e o cara do Kings of Leon me ocorrem), e eu realmente não lembro de alguém usando técnicas ritmicas mais sofisticadas com esses baixos. Não entendo se é porque não são bons pra isso ou se é porque apenas não é o estilo dos caras e é tudo coincidência.

O shape do Jaguar Bass é muito legal, acho que o velho vai aprovar, mas salvo engano ele é um baixo de escala bem curta, não? 30 polegadas eu acho? Não entra no que chamam de "piccolo bass"? Com guitarras, escalas curtas normalmente significam menos harmônicos ("overtones") e menos dinâmica, mas mais punch e médios. Não sei se a lógica se aplica a baixos também.

****

Para madeiras estou pensando em usar Freijó no corpo, porque é bonito e já fiz boas guitarras com ele, e pau ferro na escala, porque em guitarras dá um som mais definido. O Braço eu posso fazer em tauari branco com longarinas de ipê, mas ainda não cheguei nessa parte, digamos, da engenharia do braço do baixo.

Esse aqui é o freijó que pretendo usar (não esse mas da mesma tora):

Peço ajuda aos baixistas! Strato%2520Freij%25C3%25B3%2520%25281%2529

Aqui uma fase da construção da guitarra que fiz com essa prancha. Reparem como o corte radial (raro) dela deu veios bonitos no topo e formou anéis nas laterais:


Peço ajuda aos baixistas! Strato%2520Freij%25C3%25B3%2520%252858%2529



Esse corte de madeira praticamente implora por uma acabamento natural ou translucido. Smile

Aqui o tópico de construção dessa minha primeira guitarra, caso alguém curte ver. Ainda está em progressão, e tem outras que comecei depois mas estão mais adiantadas, mas indo pra reta final. Eu construo devagar. E faço muita coisa ao mesmo tempo. hehe

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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 6:08 pm

Achei animal o timbre desse cara:

https://www.youtube.com/watch?v=jxZukx-Drw0

Os caps dele ali são uma mistura de J bass na ponte e P bass no meio, não?

***

Uma dúvida aqui, não vejo muitas seletoras de captador em baixos ao contrario de guitarras. Suponho que haja um pot de volume pra cada então, não?

Não seria conveniente pro baixista que usa dois caps ter uma seletora (tipo lespa), mesmo tendo um volume pra cada cap, pra controlar o blend deles, mas alternar timbres com mais praticidade do que levando a mão no knob?

(Se bem que baixista usa menos palheta e a mão costuma estar mais livre pra essas regulagens mesmo durante uma música. Posso estar falando bobagem)

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Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 05, 2013 6:24 pm

Muito bacana o tópico sobre a construção da guitarra, por aqui acontece algo parecido naquele link que postei na mensagem anterior.

Seguindo a linha de sugestões de estudos aqui vão alguns links bem interessantes sobre "madeira".
https://www.contrabaixobr.com/t7860-dicas-sobre-madeiras
https://www.contrabaixobr.com/t2485-descricao-de-madeiras
https://www.contrabaixobr.com/t16764-pesquisa-defende-que-a-madeira-nao-influencia-o-timbre-das-guitarras

Estes tópicos tem participação de luthiers do Fórum.

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Mensagem por Giuliano Sex Abr 05, 2013 6:51 pm

Mr_Stone escreveu:Achei animal o timbre desse cara:

https://www.youtube.com/watch?v=jxZukx-Drw0

Os caps dele ali são uma mistura de J bass na ponte e P bass no meio, não?



Sim, são os famosos "PJ" (precision + jazz). Com essa combinação é possível ter o peso e graves do precision com alguma versatilidade do "jazz". Eu particularmente gosto e ainda quero ter um baixo com essa configuração mas provavelmente você vai descobrir logo logo que aqui nada é unânime.


Uma dúvida aqui, não vejo muitas seletoras de captador em baixos ao contrario de guitarras. Suponho que haja um pot de volume pra cada então, não?
Não seria conveniente pro baixista que usa dois caps ter uma seletora (tipo lespa), mesmo tendo um volume pra cada cap, pra controlar o blend deles, mas alternar timbres com mais praticidade do que levando a mão no knob?
(Se bem que baixista usa menos palheta e a mão costuma estar mais livre pra essas regulagens mesmo durante uma música. Posso estar falando bobagem)

Interessante essa pergunta mas é a perspectiva de um guitarrista. Como você mesmo observou, poucos baixos tem essa chave seletora e talvez por isso, os baixistas não sintam falta dela.
O Jazz Bass por exemplo, tem um volume para cada captador e um contole de tone apenas. Isso é o mais comum mas não é regra. Seria interessante você colocar as suas ideias independente do que é "comum", até por que uma chave seletora não seria uma má ideia do ponto de vista prático, a menos que você encontre alguma dificuldade na instalação/ligação.

Mantenha-nos informado, é sempre bom acompanhar esse processo de construção e parabéns pela guitarra!
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Mensagem por Mr_Stone Sex Abr 05, 2013 7:04 pm

@Giuliano

Baseado puramente em preconceitos (heheh) eu estou propenso a fazer um "PJ". Poderia botar uma seletora tipo Lespa, que é só sentar um peteleco (ao invés da de Strato/Tele que precisa agarrar) pra alternar, e na posição central usa os dois.

Estou pensando também em fazer sem pickguard ou control plate, com os controles direto na madeira. Isso me dá mais flexibilidade pra por exemplo, fazer a cavidade eletronica do tamanho que quiser, e acomodar quantos potenciometros desejar.

Dá por ex pra fazer um PJ com seletora de LP e 4 knobs (dois volumes individuais e um tone pra cada volume).

Uma coisa que eu gosto de fazer e já fiz numa strato minha, é botar um "air coil", uma bobina de captador sem imã ou polos, com bobinagem reversa aos outros captadores, de modo a cancelar ruído. Com uma chavinha ela pode ser acionada ou virar true bypass. Nesse caso, quando o ruído dos singles incomoda, se aciona ela com mínimo impacto (porém sensível) no timbre.

Numa strato minha eu fiz isso, e sei que o guitarrista alemão Thomas Blug também faz - acionamos o air coil pra ter hum cancelling em situações de alto ganho, e desacionamos para cleans. Talvez isso tenha utilidade num baixo também. Consigo um camarada que faz a bobina pra mim, se precisar.

Smile

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Mensagem por Boss2K Sex Abr 05, 2013 8:08 pm

O meu Fender JB Special (apesar de JB no nome, é PJ), tinha uma chave com 3 posições;

1 - Captador J
2 - Ambos
3 - Captador P

Peço ajuda aos baixistas! DSC00376aa

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Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Abr 06, 2013 11:08 am

O meu Snake que está reformando tem uma chave seletora também, acho bacana essa ideia.
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Mensagem por flauius Sáb Abr 06, 2013 1:06 pm

O shape do Jaguar Bass é muito legal, acho que o velho vai aprovar, mas salvo engano ele é um baixo de escala bem curta, não? 30 polegadas eu acho?

Existem jaguares de 34" também. Depende da edição. A Squier tem os dois. De Fender mesmo, acho que os Modern Player e Deluxe são 34.


Não entra no que chamam de "piccolo bass"?

Piccolo é uma oitava acima. As cordas é que têm responsabilidade pelo nome e não o tamanho da escala. Embora escalas menores parecem mais interessante por razões óbvias.

Uma dúvida aqui, não vejo muitas seletoras de captador em baixos ao contrario de guitarras. Suponho que haja um pot de volume pra cada então, não?

São menos comuns, mas como já apresentaram, existem vários que têm esta chaves.

Não seria conveniente pro baixista que usa dois caps ter uma seletora (tipo lespa), mesmo tendo um volume pra cada cap, pra controlar o blend deles, mas alternar timbres com mais praticidade do que levando a mão no knob?

Muitos baixos usam knobs específicos para blends. Particularmente, acho a opção mais interessante.
Não sei, mas creio que baixistas têm menos necessidades de trocas rápidas entre captadores do que os guitarristas. Também não acho que três décimos de segundo a mais façam toda esta diferença.

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Mensagem por Zubrycky Sáb Abr 06, 2013 2:21 pm

O Yamaha BB 424 também tem uma chave seletora para os captadores.

Penso que esta é uma ótima idéia que deveria ser usada com mais frequência pelos fabricantes de contrabaixo.

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Mensagem por flauius Sáb Abr 06, 2013 2:42 pm

^
E se o cara quiser quiser 70% ponte e 30% braço?

Eu acho chave seletora redundância. Tenho um Estwood Airline aqui que nunca vi tanto botão para pouca coisa:

Seletor de captadores (três posições)
Volume e tone de cada captador (2x2)
Volume master.

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Mensagem por Mr_Stone Sáb Abr 06, 2013 2:48 pm

@flaius

Você diz:

Piccolo é uma oitava acima. As cordas é que têm responsabilidade pelo nome e não o tamanho da escala. Embora escalas menores parecem mais interessante por razões óbvias.

Perdão, camarada, mas quais seriam essas razões óbvias?

Você também diz:

E se o cara quiser quiser 70% ponte e 30% braço?

Eu acho chave seletora redundância.


Aí seria usando a posição central da seletora, e reduzindo os volumes de cada captador na proporção que mencionaste, ou outra. Porque do mesmo modo que com dois volumes independentes e sem seletoras, quando simultâneos, eles ficam ligados em paralelo, o mesmo se dá com a seletora na posição central. Guitarristas que usam Les Pauls estão acostumados a fazer isso. Smile

(impossível eu deixar minha mente de guitarrista de lado né hehe)

É impressão minha ou o guitarrista tende a modular seu timbre com diferentes opções de ganho nos captadores e acesso a mais ou menos "corte" (para riffs e solos) enquanto o baixista tende a se amparar mais em EQs para modular seu timbre?


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Mensagem por Mr_Stone Sáb Abr 06, 2013 2:51 pm

Uma idéia que me ocorreu foi usar dois tones, mas ao invés de serem um filtro de passa-baixa (corte de agudos) para cada captador isolado, fazer algo semelhante ao sistema PTB da G&L:

- Um tone é um sistema de passa-baixa (corta agudos) para os dois captadores;
- Outro tone é um sistema de passa-alta (corta graves) para os dois captadores.

Essa seria a opção mais "vintage", a moderna seria um EQ ativo com caps passivos, opção que eu creio que seja mais popular entre os baixistas, correto?

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Mensagem por flauius Sáb Abr 06, 2013 3:07 pm

Mr_Stone escreveu:@flaius

Você diz:

Piccolo é uma oitava acima. As cordas é que têm responsabilidade pelo nome e não o tamanho da escala. Embora escalas menores parecem mais interessante por razões óbvias.

Perdão, camarada, mas quais seriam essas razões óbvias?

A mesma pelas quais um piano vai diminuindo o comprimento das cordas conforme se vai ficando agudo. O mesmo raciocínio dos fanneds.
Quando se quer um contrabaixo com graves bem encorpados, aumenta a escala, 35, 36...
Para fugir de cordas, xilofones, tambores etc também funcionam assim.

Não sei te dar explicações do fenômeno físico detalhadamente, no entanto...

Mr_Stone escreveu:
Você também diz:

E se o cara quiser quiser 70% ponte e 30% braço?

Eu acho chave seletora redundância.


Aí seria usando a posição central da seletora, e reduzindo os volumes de cada captador na proporção que mencionaste, ou outra. Porque do mesmo modo que com dois volumes independentes e sem seletoras, quando simultâneos, eles ficam ligados em paralelo, o mesmo se dá com a seletora na posição central. Guitarristas que usam Les Pauls estão acostumados a fazer isso. Smile

(impossível eu deixar minha mente de guitarrista de lado né hehe)

Sim... Eu me referia ao BB614 que o Zubryck comentou antes do meu post. Ele só tem seletora, master e tone... Existem vários outros assim, como existem vários outros com volumes independentes.
Ali foi só opinião, eu ainda prefiro o master + blend.

Mr_Stone escreveu:
É impressão minha ou o guitarrista tende a modular seu timbre com diferentes opções de ganho nos captadores e acesso a mais ou menos "corte" (para riffs e solos) enquanto o baixista tende a se amparar mais em EQs para modular seu timbre?


Isso eu já acho pessoal... não tem muita regra. Até porque, tem muito baixo com só um captador que faz bastante sucesso.
Talvez o que esteja por trás é mais questão de necessidade mesmo. Se pensar em uma banda, muitas das vezes o baixista pode configurar o set e tocar a gig inteira do mesmo jeito. Possivelmente, o guitarrista não faria o mesmo. Ou, pelo menos, estatisticamente, os guitarrista fariam estas mudanças com muito mais frequência.

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Mensagem por flauius Sáb Abr 06, 2013 3:13 pm

Mr_Stone escreveu:Uma idéia que me ocorreu foi usar dois tones, mas ao invés de serem um filtro de passa-baixa (corte de agudos) para cada captador isolado, fazer algo semelhante ao sistema PTB da G&L:

- Um tone é um sistema de passa-baixa (corta agudos) para os dois captadores;
- Outro tone é um sistema de passa-alta (corta graves) para os dois captadores.

Essa seria a opção mais "vintage", a moderna seria um EQ ativo com caps passivos, opção que eu creio que seja mais popular entre os baixistas, correto?

O Jazz Bass Special que apareceu aí atrás faz isso (com um tone só).
Usa aquele sistema TBX da Fender, que guitarristas conehcem bem, onde um lado corta agudo e do outro corta graves.

Poucos dias atrás troquei um Peavey T40 que tem um sistema muito interessante de eletrônica passiva.

São dois captadores humbckers que viram singles. Os controles são:

Seletora de posição de captadores
volume e tone para ponte
volume e tone para braço
Seletora de fase quando os dois captadores estão ligados.

O grande lance do baixo é que os controles de tone, além de atuar como tone de humbuckers de 1-7, após o 8 ele transforma o humbucker em single. Isso gera um monte de combinação entre os captadores bem interessante.

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Mensagem por Mr_Stone Seg Abr 08, 2013 12:07 am

Tem itens de eletrônica interessantes. Eu normalmente tento fazer as coisas eu mesmo, e também para fazer"o máximo com o mínimo".

Recentemente dei uma chance a um circuito ativo da Artec, para minha guitarra, e comecei a ver com bons olhos esse artigo que os baixistas já usam a tempos, mas que guitarristas não se preocupam em conhecer.


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Mensagem por Pedroswaldo Seg Abr 08, 2013 11:38 am

Olha, como o espírito da coisa é um contrabaixo para um iniciante, para tocar blues country e rock clássico, vou contra um dos corolários do Fórum (o de não sugerir modelos; sabe como é, o que é bom para mim pode não ser bom para voce - ou seu pai) e vou sugerir o clássico P-bass.

Acho que é o baixo mais "plug-and-play" que existe e com um som agradável e clássico. Combina muito bem com o estilo de som que seu velho gosta.

E como ele vai começar a aprender, é menos coisa para preocupar (menos botão para rodar, hehehehehehe)....

Parabéns pelo trabalho. Mande fotos para a gente ir acompanhando.

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Mensagem por Mr_Stone Seg Abr 08, 2013 6:33 pm

@Pedro

Na realidade eu gosto dessa abordagem, de dar um conselho específico por mais que pessoal. Eu sou exatamente dessa maneira quando dou conselhos.

Já toquei numa imitação de P Bass da Yamaha e curti bastante.

***

Uma dúvida geral aqui: e em relação à escolha de trastes?

Entre guitarristas é quase um consenso: jumbo.

Em baixos, me lembro de ter visto desde trastes mais altinhos a trastes que eram praticamente palitos.

Qual e a preferência geral nesse aspecto? Trastes mais altos melhoram a definição das notas e o conforto, como acontece com a guitarra?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 08, 2013 6:58 pm

Mr_Stone escreveu:@Pedro

Na realidade eu gosto dessa abordagem, de dar um conselho específico por mais que pessoal. Eu sou exatamente dessa maneira quando dou conselhos.

Já toquei numa imitação de P Bass da Yamaha e curti bastante.

***

Uma dúvida geral aqui: e em relação à escolha de trastes?

Entre guitarristas é quase um consenso: jumbo.

Em baixos, me lembro de ter visto desde trastes mais altinhos a trastes que eram praticamente palitos.

Qual e a preferência geral nesse aspecto? Trastes mais altos melhoram a definição das notas e o conforto, como acontece com a guitarra?

Essas afirmações não procedem.
Trastes "jumbo" apresentam problemas de afinação quando mais desgastados e deixam o som das cordas excessivamente metálico.
No 2º Encontro do Fórum aqui no RJ, eu e os grandes luthiers Jacimário e Samuel Martins analisamos exatamenta ao contrário, ou seja: Quanto mais finos os trastes, mais "acuidade" na afinação e mais "natural" o timbre. Não é à toa que, ao analisar um baixo feito pelo Jacimário (M Laghus), pude constatar a excelencia do braço e do trabalho de trastejamento, como nunca ví igual em instrumentos de marcas consagradas e muito mais caras!
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Mensagem por afonsodecampos Seg Abr 08, 2013 7:03 pm

Copiando post de outro tópico:

allexcosta escreveu:Peço ajuda aos baixistas! FW6150

O 6150 eh o jumbo, o 6130 eh o meio-jumbo. Como vc ve existem outros tipos e outros materiais. O Jumbo te dah uma sensacao meio-escalopada e dura mais, alem do som bastante metalico, por menor interacao entre a corda e a madeira. O meio-jumbo tem uma entonacao melhor, pois deforma menos a corda quando pressionada. Dura menos e permite maior interacao entre madeira e corda.
Os "ss" sao feitos de aco e proporcionam um som bem agudo e cortante, alem de uma sensacao "escorregadia", boa pra "bends"; duram bem mais. O 61GD eh de cobre. Os trastes Warwick sao da mesma liga metalica q faz sino de igreja e cartucho de bala de fuzil, e sao fundamentais no "Som Warwick".

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Mensagem por Mr_Stone Ter Abr 09, 2013 1:50 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mr_Stone escreveu:@Pedro

Na realidade eu gosto dessa abordagem, de dar um conselho específico por mais que pessoal. Eu sou exatamente dessa maneira quando dou conselhos.

Já toquei numa imitação de P Bass da Yamaha e curti bastante.

***

Uma dúvida geral aqui: e em relação à escolha de trastes?

Entre guitarristas é quase um consenso: jumbo.

Em baixos, me lembro de ter visto desde trastes mais altinhos a trastes que eram praticamente palitos.

Qual e a preferência geral nesse aspecto? Trastes mais altos melhoram a definição das notas e o conforto, como acontece com a guitarra?

Essas afirmações não procedem.
Trastes "jumbo" apresentam problemas de afinação quando mais desgastados e deixam o som das cordas excessivamente metálico.
No 2º Encontro do Fórum aqui no RJ, eu e os grandes luthiers Jacimário e Samuel Martins analisamos exatamenta ao contrário, ou seja: Quanto mais finos os trastes, mais "acuidade" na afinação e mais "natural" o timbre. Não é à toa que, ao analisar um baixo feito pelo Jacimário (M Laghus), pude constatar a excelencia do braço e do trabalho de trastejamento, como nunca ví igual em instrumentos de marcas consagradas e muito mais caras!



O que o camarada está chamando de "som metálico" deve ser o mesmo que eu estou chamando de "maior definição das notas", que por sua vez é o que os gringos chamam de "tight". Um bom som de guitarra para mim tem uma característica de "piano" = uma ataque rápido e "overtones" (não sei o equilvanete em portugues) ressonantes. Pense em Jeff Buckley tocando "Hallelujah" ou qualquer outra do album Grace.

Já tive guitarras com trastes fininhos. O som é mais "de madeira" de fato, o ataque mais lento, e tende a soar mais velado. Tem quem goste. Eu não gosto. Pus jumbões nela e passei a gostar da guitarra.

Quanto ao problema de desafinar ao usar jumbo, me parece semelhante ao de instrumentos escalopados. Mas tem um porém: isso só ocorre se o gaudério enfiar a mão na corda até ela tocar a escala, deformando entre dois trastes jumbo. Mas esse não é o perfil de quem toca com jumbos ou escalopadas: quem os prefere tende a ter um toque leve e não pressiona a corda até tocar a escala.

É importante entender que nada disso afeta sustain ou transferência de vibração para o braço. Independente do tamanho do traste o ponto de ancoragem (extremidade) continua sendo o traste, e independente de seu tamanho, ele é "cravado" na escala. A diferença que vejo é toda de conforto e de ataque (e a questão de afinação só vejo como aplicável se houve uma pressão muito grande na corda ao ponto de alterar o pitch da nota). Quanto a diferenças sonoras relativas ao material do traste eu nunca tive a oportunidade de comparar.

Isso é, com guitarra. Com baixo eu não sei se o mesmo se aplica, daí a pergunta.


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