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Problemas no desenvolvimento de um projeto

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Mensagem por patrickqueres Qua Ago 19, 2009 10:21 am

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Mensagem por Thales_Sr Qua Ago 19, 2009 11:09 am

kkkkkkkkkkkkkk
perfeito!!!

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 19, 2009 11:11 am

Bem, o problema realmente começa na explicação do cliente, correto?

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Mensagem por Renato Qua Ago 19, 2009 12:48 pm

allexcosta escreveu:Bem, o problema realmente começa na explicação do cliente, correto?
[2]
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Mensagem por Eduardo Chaves Qua Ago 19, 2009 2:12 pm

hehehe!

Excelente allex... o problema ta no cliente!!! hehehe! Pronto...
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Mensagem por Rdg Bass Qua Ago 19, 2009 2:14 pm

KKKKKKKKKKK

E por fim a culpa é do estagiário.

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Mensagem por Claudio Qua Ago 19, 2009 2:57 pm

allexcosta escreveu:Bem, o problema realmente começa na explicação do cliente, correto?

Sim, é exatamente isso que as consultorias dizem no final dos projetos. Pelas várias experiências que tive com consultores como Accenture, Price, Sun e etc... no final das contas, tudo saiu errado por que o cliente não soube se expressar... isso é quase um padrão para justificativa de projetos que naufragam!

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 19, 2009 6:50 pm

ClaudioBass escreveu:Sim, é exatamente isso que as consultorias dizem no final dos projetos. Pelas várias experiências que tive com consultores como Accenture, Price, Sun e etc... no final das contas, tudo saiu errado por que o cliente não soube se expressar... isso é quase um padrão para justificativa de projetos que naufragam!

Bem, na Accenture, Price e Sun eu não sei, mas no quadrinho acima o primeiro errado é o cliente que queria um pneu numa corda e disse que queria 3 pedaços de madeira em 2 cordas... Ou não?

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Mensagem por jiroumaru Qua Ago 19, 2009 8:18 pm

allexcosta escreveu:
ClaudioBass escreveu:Sim, é exatamente isso que as consultorias dizem no final dos projetos. Pelas várias experiências que tive com consultores como Accenture, Price, Sun e etc... no final das contas, tudo saiu errado por que o cliente não soube se expressar... isso é quase um padrão para justificativa de projetos que naufragam!

Bem, na Accenture, Price e Sun eu não sei, mas no quadrinho acima o primeiro errado é o cliente que queria um pneu numa corda e disse que queria 3 pedaços de madeira em 2 cordas... Ou não?

Sim Allex, o cliente também é uma peça errada no problema, mas repare que quase todas os outros quadros são coisas feitas pelo contratado. A moral da história é que antes de tentar construir algo, é uma boa idéia gastar mais tempo entendendo o que o cliente quer.

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 19, 2009 8:32 pm

jiroumaru escreveu:Sim Allex, o cliente também é uma peça errada no problema, mas repare que quase todas os outros quadros são coisas feitas pelo contratado. A moral da história é que antes de tentar construir algo, é uma boa idéia gastar mais tempo entendendo o que o cliente quer.

Na palavra "competência" está incluído isso também: Interpretação correta do desejo de quem está pagando por um serviço. Quando o cliente contrata gente incompetente pra um serviço, pode esperar tudo. Em geral, você leva aquilo que pagou. Além disso, todos devem se proteger por contratos bem definidos. Quando o cliente já procura o preço mais barato, não se preocupa com uma consultoria profissional, não quer gastar com advogados e outros profissionais abalizados o resultado em geral é ruim e não há muito o que se fazer além de lamentar.

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Mensagem por jiroumaru Qua Ago 19, 2009 9:20 pm

allexcosta escreveu:
Na palavra "competência" está incluído isso também: Interpretação correta do desejo de quem está pagando por um serviço. Quando o cliente contrata gente incompetente pra um serviço, pode esperar tudo. Em geral, você leva aquilo que pagou. Além disso, todos devem se proteger por contratos bem definidos. Quando o cliente já procura o preço mais barato, não se preocupa com uma consultoria profissional, não quer gastar com advogados e outros profissionais abalizados o resultado em geral é ruim e não há muito o que se fazer além de lamentar.

Concordo, porém existem muitos casos aonde os profissionais são competentes e mesmo assim projetos fracassam, da mesma maneira que equipes nada especiais conseguem ter sucesso.
Outra coisa, você escreveu: "interpretação correta". Como se interpreta corretamente uma informação errada?

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Mensagem por Binão Qua Ago 19, 2009 9:34 pm

Bom... A experiencia me mostrou que a famosa frase "o cliente não sabe o que quer" está completamente equivocada. O cliente sabe exatamente o que quer, o que talvez ele não saiba é como pedir e como alcançar o abjetivo.
Ai é que entra o profissional bem preparado.

Projetos que não acabam ou normalmente não trazem resultados para o cliente, são aqueles em que profissionais imcompetentes estão alocados (tanto da parte do cliente como da parte da consultoria)
Há... e tem outra... acontece muitos casos de empresas que não gostam de investir o valor justo para se ter bons profissionais, então dá nisto. projetos fracassados.

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Mensagem por Maurício_Expressão Qua Ago 19, 2009 9:51 pm

A grande sacada é perceber o que o cliente quer (o que o mercado precisa) e lançar esse produto/serviço.
Quando a empresa acerta no produto/serviço não há erro.
O erro é ter o produto que o cliente (mercado) não quer.

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Mensagem por Claudio Qua Ago 19, 2009 10:16 pm

Quando eu entrei pra empresa em que trabalho hoje, passei 90 dias com a cara enfiada num mundo de normas técnicas e books sobre a indústria e o negócio com o qual eu ia trabalhar. Mais de 6 meses depois eu já estava començando a entender um pouquinho desse universo, algo em torno de 5% e com 1 ano de empresa eu ainda tinha que recorrer aos Engenheiros especialistas pra compreender determinados processos.

Após esse 1 ano a gerência decidiu contratar uma consultoria pra nos ajudar a montar o projeto que a empresa necessitava. Tive uma reunião de duas horas com 3 consultores da Xing-Ling-Consulting, expliquei a eles todas as nossas necessidades, e ao final da reunião eu fiz aquela clássica e proposital pergunta: "Os senhores entenderam tudo?"

Sabe qual foi a resposta? "Sim, compreendemos tudo, sabemos exatamente o que fazer e iremos lhes ajudar da melhor forma".

No mesmo dia tive uma reunião com os gerentes e coordenadores da minha área de atuação, e pedi a eles pra pelo amor de Deus não cairem na besteira de contratar a Xing-Ling-Consulting... pois pra mim soou como piada grosseira eles me dizerem que compreenderam tudo e já sabiam o que fazer.... eles compreenderam em 2 horas aquilo que se leva mais de 1 ano estudando... até os gerentes riram!

Conclusão: Para interpretar de forma certa uma informação errada, é preciso conhecer o negócio, viver o dia-a-dia do cliente, consultar especialistas, ter a humildade necessária para fazer as perguntas e absorver as respostas. Essa é a forma correta de se identificar as reais necessidades de um cliente. O problema é que 99,99% das consultorias tendem sempre a *achar* que eles já sabem o que o cliente quer!


Última edição por ClaudioBass em Qui Ago 20, 2009 7:32 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por jiroumaru Qua Ago 19, 2009 10:51 pm

ClaudioBass escreveu:
Conclusão: Para interpretar de forma certa uma informação errada, é preciso conhecer o negócio, viver o dia-a-dia do cliente, consultar especialistas, ter a humildade necessária para fazer as perguntas e absorver as respostas. Essa é a forma correta de se identificar as reais necessidades de um cliente. O problema é que 99,99% das consultorias tendem sempre a *achar* que eles já sabem o que o cliente quer!

Eu não podia ter expressado melhor. Felizmente nessa situação você pode alertar e uma pessoa escutou o que você tinha para dizer.
Uma coisa que acontece freqüentemente é o cliente aceitar o menor preço... aí esquece esse tempo de aprendizado...
Eu estou num projeto que foi uma dureza convencer o cliente de que a gente precisava periodicamente tirar dúvidas e consultá-lo que só a documentação não era o suficiente. Só a partir daí é que vários problemas começaram a aparecer para serem resolvidos...

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