Pedais & Design
+31
rodolphoal
Boss2K
AAlvares
B3ck1m2n
José Carlos
Aionius
Bosclima
Gabriel Luiz Carli
filipenses
bruno.be
Kennynp
Mauricio Luiz Bertola
matheusdmm
ct.colela
Rafa_el
Raissa
DigoPJBass
caionew
GusVCD
danielferreiradz
djmmaster
siodoni
JAZZigo
Psycho Killer
dudamir
fheliojr
jgs
afonsodecampos
Fernando Zadá
allexcosta
leonardo.buggy
35 participantes
Página 3 de 6
Página 3 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: Pedais & Design
Ah! Podemos fazer algumas enquetes no fórum. Tipo:
1. Qual a cor de um Fuzz?
2. Qual tipo de knob você mais gosta?
3. Qual o tipo de knob é mais fácil de achar?
4. Qual o melhor pedal de Fuzz?
Essas informações, mesmo que aparentemente soltas, norteiam o projeto e revelam muito sobre o imaginário dos baixistas ligado a esse tipo clássico de distorção. Elas também ajudam a tomar decisões práticas sobre a escolha e o postrior acesso aos componentes que vamos empregar no projeto.
Se os moderadores daqui toparem podemos botar no ar algumas dessas enquetes e a partir das respostas posso começar o trabalho com mais segurança de propor algo que o pessoal curta e realmente consiga usar.
É isso. Abs,
1. Qual a cor de um Fuzz?
2. Qual tipo de knob você mais gosta?
3. Qual o tipo de knob é mais fácil de achar?
4. Qual o melhor pedal de Fuzz?
Essas informações, mesmo que aparentemente soltas, norteiam o projeto e revelam muito sobre o imaginário dos baixistas ligado a esse tipo clássico de distorção. Elas também ajudam a tomar decisões práticas sobre a escolha e o postrior acesso aos componentes que vamos empregar no projeto.
Se os moderadores daqui toparem podemos botar no ar algumas dessas enquetes e a partir das respostas posso começar o trabalho com mais segurança de propor algo que o pessoal curta e realmente consiga usar.
É isso. Abs,
O Bertola existe sim Leonardo, ele faz parte do Fórum, participa ativamente ajudando a galera em muitos tópicos de dúvidas e afins, esta semana foi criado pela moderação um tópico exclusivo Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola.
Como você deve ter visto no Projeto do Fuzz, não existe determinação para uso de caixas para este pedal, isso fica a cargo de quem está construindo mas podemos "escolher" uma padrão, facilmente encontrada no mercado para você se basear.
Quanto a mobilização, seria legal a galera opinar, acho que tem tudo pra ficar bem bacana.
Como você deve ter visto no Projeto do Fuzz, não existe determinação para uso de caixas para este pedal, isso fica a cargo de quem está construindo mas podemos "escolher" uma padrão, facilmente encontrada no mercado para você se basear.
Quanto a mobilização, seria legal a galera opinar, acho que tem tudo pra ficar bem bacana.
Pronto afonsodecampos,
Entrei em contato com o 'pai da criança'! Agora é só esperar.
Entrei em contato com o 'pai da criança'! Agora é só esperar.
Beleza Leonardo, fico feliz por ter topado, este projeto merece, é só dar uma fuçada no Google pra ver quanta gente já fez de seu próprio punho o Fuzz, seguindo a risca os estudos do Bertola.
Pessoal,
Quando "bolei" os meus projetos, O SuperFuzz (que é apenas uma versão modificada do FuzzFace), e principalmente o MiniFuzz, eu NÃO pensei de forma alguma em design (embora imaginasse o pedalzinho em uma caixinha do tipo MXR).
Isso por se tratar de um projeto de caráter educacional, sem fins lucrativos. Ele também não foi pensado para contrabaixo, mas sim para guitarra. Para se usar no baixo, eu julgo necessárias algumas alterações (como a adição de um potenciômetro de ajuste da distorção).
O próprio circuito pode ser construído "ponto-à-ponto", em placa pré-perfurada ou através do processo de corrosão (o design dessa placa foi feito por um cara, em outro fórum).
O meu MiniFuzz + (modificado para contrabaixo e com o pot de controle da distorção), que compõe minha pedaleira, foi construído em uma Patola PB108 com a base (tampa inferior) de ferro. Eu mesmo pintei as letras e usei knobs comuns comprados em loja de eletrônica.
Quando "bolei" os meus projetos, O SuperFuzz (que é apenas uma versão modificada do FuzzFace), e principalmente o MiniFuzz, eu NÃO pensei de forma alguma em design (embora imaginasse o pedalzinho em uma caixinha do tipo MXR).
Isso por se tratar de um projeto de caráter educacional, sem fins lucrativos. Ele também não foi pensado para contrabaixo, mas sim para guitarra. Para se usar no baixo, eu julgo necessárias algumas alterações (como a adição de um potenciômetro de ajuste da distorção).
O próprio circuito pode ser construído "ponto-à-ponto", em placa pré-perfurada ou através do processo de corrosão (o design dessa placa foi feito por um cara, em outro fórum).
O meu MiniFuzz + (modificado para contrabaixo e com o pot de controle da distorção), que compõe minha pedaleira, foi construído em uma Patola PB108 com a base (tampa inferior) de ferro. Eu mesmo pintei as letras e usei knobs comuns comprados em loja de eletrônica.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Desculpa eu me "enfiar" na conversa, mas, eu também to montando um pedal...Trata-se de um Fuzz baseado nos Russian Big Muff...Gostei das dicas de Design do Leonardo até porque, eu quero deixar ele legal pra botar na minha pedalboard... eu comprei uma caixinha de alumínio fundido pelo ebay e os componentes (no Brasil mesmo) estão a caminho, hoje chegou a chave 3pdt, se pá, Leonardo depois poderia dar umas ideias do design...hehe... to pensando num nome pro cara, Anomaly Fuzz, Big Noise, Fist Fuzz, NoFuzz, Troll Fuzz, Just Fuzz, Loud FUZZ, sei lá!! haha
ps. Parabéns pelos trabalhos...Abraços!
Kennynp- Membro
oi Kennynp,Kennynp escreveu:Desculpa eu me "enfiar" na conversa, mas, eu também to montando um pedal...Trata-se de um Fuzz baseado nos Russian Big Muff...Gostei das dicas de Design do Leonardo até porque, eu quero deixar ele legal pra botar na minha pedalboard... eu comprei uma caixinha de alumínio fundido pelo ebay e os componentes (no Brasil mesmo) estão a caminho, hoje chegou a chave 3pdt, se pá, Leonardo depois poderia dar umas ideias do design...hehe... to pensando num nome pro cara, Anomaly Fuzz, Big Noise, Fist Fuzz, NoFuzz, Troll Fuzz, Just Fuzz, Loud FUZZ, sei lá!! haha
legal sua iniciativa. faz o seguinte, desenvolve algo vc mesmo e posta aqui neste topico que terei o maior prazer em fazer um review de seu pedal, ok? obrigado pelo incentivo. abs,
oi Mauricio Luiz Bertola,Mauricio Luiz Bertola escreveu:Pessoal,
excelente que vc se juntou a nos! vc poderia postar aqui uma foto do seu MiniFuzz +? Isto ajudaria bastante nosso exercicio na busca por uma boa sugestao de design para os colegas que estao se aventurando na construcao de seus proprios equipamentos. valeu,
ah! galera, vou ver se consigo realizar uma enquete sobre os knobs para comecarmos os trabalhos, ok? abs e vamos nos falando,
No momento eu não tenho nenhuma foto dele. Assim que tirar, eu posto...
Oi galera,
Já começamos nosso projeto, votem nas enquetes:
https://www.contrabaixobr.com/t29067-cores-de-fuzz
https://www.contrabaixobr.com/t29091-knobs-para-pedais
Abs,
Já começamos nosso projeto, votem nas enquetes:
https://www.contrabaixobr.com/t29067-cores-de-fuzz
https://www.contrabaixobr.com/t29091-knobs-para-pedais
Abs,
danielferreiradz- Membro
Iniciando o projeto Design Fuzz Bertola
Olha aí galera,
O que temos para começar o porjeto do layout para o Fuzz do Bertola é o seguinte: O fuzz mais legal eleito pelos colegas é o Big Muff, o knob mais bacana é o tipo Fulltone e a cor ideal para um fuzz é o vermelho. Assim, vamos começar a trabalhar com essas informações, ok? Mando notícias ainda esta semana. Abs,
O que temos para começar o porjeto do layout para o Fuzz do Bertola é o seguinte: O fuzz mais legal eleito pelos colegas é o Big Muff, o knob mais bacana é o tipo Fulltone e a cor ideal para um fuzz é o vermelho. Assim, vamos começar a trabalhar com essas informações, ok? Mando notícias ainda esta semana. Abs,
Última edição por leonardo.buggy em Qui Abr 28, 2016 9:20 am, editado 1 vez(es)
leonardo, vc ja tem em mente o nome do fuzz do bertola?
fheliojr- Membro
B-fuzz ficaria legal, e já que o circuito é pequeno poderia ser tipo um mini pedal (mooer)
djmmaster- Membro
Fala fheliojr,fheliojr escreveu:leonardo, vc ja tem em mente o nome do fuzz do bertola?
Cara pensei em manter o nome Fuzz do Bertola... Não é assim que nos referimos ao pedal? Acho que fica mais fácil e amigável. Mas, se a galera quiser propor algo pode ser. Afinal, somos nós quem vamos usar o pedal, não é mesmo? Abs,
Oi djmmaster,djmmaster escreveu:B-fuzz ficaria legal, e já que o circuito é pequeno poderia ser tipo um mini pedal (mooer)
Bacana a idéia. Podemos fazer duas versões, uma numa caixa 1590A/1090NS, e outra numa 1590B (maior porém, mais comum e fácil de achar). A lata de sardinha também não precisa ser descartada Quem sabe numa terceira versão usamos um console coqueiro com molho de tomate? Abs,
acho legal uma versão peq, eu tenho alguns pedais grandes e ocupam muito espaço
djmmaster- Membro
B-fuzzafonsodecampos escreveu:Bertola Fuzz!
?
BeeFuzz (com uma abelhinha como símbolo)
FuzzTola
fheliojr- Membro
^ No material PDF do Bertola está: Bertolla's Mini Fuzz e Bertolla's Super Fuzz.
Se ele não se procunciar acho que vai ter que rolar outra enquete, rs.
Se ele não se procunciar acho que vai ter que rolar outra enquete, rs.
afonsodecampos- Membro
^ pronto! nao vi este pdf, mas acho q estes nomes sao muito validos.
fheliojr- Membro
Pois é, você pode baixar o PDF completo, aqui o embrião:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=mfuzzbertola
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=mfuzzbertola
afonsodecampos- Membro
Quase que fica com meu sobrenome hein!!!fheliojr escreveu:
B-fuzz
BeeFuzz (com uma abelhinha como símbolo)
FuzzTola
BeFuzz
bruno.be- Membro
^ quase um signature, hein?!
fheliojr- Membro
hahahahaha ja pensou...fheliojr escreveu:^ quase um signature, hein?!
bruno.be- Membro
FUZZ do BERTOLA!
Oi galera,
Depois de um 'longo inverno' ausente voltei para o Natal! Desculpem, fiquei um bom tempo me dedicando a eletrônica e em breve posto uma novidade bem legal! Mas, por hora, segue o que prometi sem mais delongas: o layout do Fuzz do Bertola!
Trabalhei com o que nossa pequena pesquisa nos forneceu. Explorei uma tipografia do Construtivismo Russo e mandei ver no tributo ao Big Muff. Está próximo ao design dos Nano da Electro-Harmonix mas, tem sua personalidade própria.
Usei uma uma caixa 125B neste projeto mas, posso finalizá-lo também para uma 1590B sem problemas. O jack para alimentação de 9Volts pode ser retirado sem problemas e o projeto ainda pode ser adaptado para dois knobs. Caso vocês aprovem coloco todas as possibilidades online em arquivos devidamente finalizados em vetor em .pdf.
Eu ainda posso tentar uma coisa mais legal, colocar em arquivo de fonte digital, esquema ttf ou .otf que pode ser usado em qualquer sistema operacional sem problemas e todos poderiam imprimir suas artes com qualidade até no Word, sem precisar de Corel, Illustrator ou Photoshop. O que acham?
Mandem seus comentários, se for aprovado mando ver! Abraços a todos,
Depois de um 'longo inverno' ausente voltei para o Natal! Desculpem, fiquei um bom tempo me dedicando a eletrônica e em breve posto uma novidade bem legal! Mas, por hora, segue o que prometi sem mais delongas: o layout do Fuzz do Bertola!
Trabalhei com o que nossa pequena pesquisa nos forneceu. Explorei uma tipografia do Construtivismo Russo e mandei ver no tributo ao Big Muff. Está próximo ao design dos Nano da Electro-Harmonix mas, tem sua personalidade própria.
Usei uma uma caixa 125B neste projeto mas, posso finalizá-lo também para uma 1590B sem problemas. O jack para alimentação de 9Volts pode ser retirado sem problemas e o projeto ainda pode ser adaptado para dois knobs. Caso vocês aprovem coloco todas as possibilidades online em arquivos devidamente finalizados em vetor em .pdf.
Eu ainda posso tentar uma coisa mais legal, colocar em arquivo de fonte digital, esquema ttf ou .otf que pode ser usado em qualquer sistema operacional sem problemas e todos poderiam imprimir suas artes com qualidade até no Word, sem precisar de Corel, Illustrator ou Photoshop. O que acham?
Mandem seus comentários, se for aprovado mando ver! Abraços a todos,
Última edição por leonardo.buggy em Qui Abr 28, 2016 9:29 am, editado 1 vez(es)
Leonardo, ficou lindo demais o seu trabalho, parabéns e obrigado pelo esforço e competência. Agora o projeto do Bertola ficou ainda mais interessante.
Concordo com suas proposições sobre o esquema TTF e também para o layout diferente de dois knobs.
Genial
Concordo com suas proposições sobre o esquema TTF e também para o layout diferente de dois knobs.
Genial
afonsodecampos- Membro
Wow! Nota 10, hein!?
Parabéns!!!
Parabéns!!!
filipenses- Membro
Caraca, que trampo massa em Leonardo! parabéns, muito top mesmo!
Gabriel Luiz Carli- Membro
Massa galera, obrigado pelo apoio! Já estou finalizando o arquivo de fonte, preparando o post explicativo do uso dela e separando espaço no servidor para colocar o arquivo no ar. Em breve mando notícias. Abraços a todos.
Dingbat Fuzz do Bertola
Oi povo,
Finalmente ficou pronto! O Dingbat Fuzz do Bertola do jeito que afonsodecampos pediu. Arquivo de fonte feito, testado e disponibilizado no seguinte endereço:
http://www.tiposdoacaso.com.br/wordpress/?p=844
Lá vocês poderão encontrar um pequeno tutorial que explica como usar a fonte e, é claro, um link para baixa-la. Testem e mandem suas sugestões, críticas, etc. Ah! Seria muito legal se pudesse postar aqui seus resultados, ou seja imagens dos pedais finalizados com este layout. Eu mesmo já estou me animando a fazer um
Espero que todos aproveitem bastante. Novamente agradeço aos que participaram das pesquisas que tornaram possível este projeto e ao 'pai da criança', nosso colega Mauricio Luiz Bertola.
Última edição por leonardo.buggy em Qui Abr 28, 2016 9:33 am, editado 2 vez(es)
Ficou muito bom, mas vc poderia utilizar os nomes dos projetos: MiniFuzz ou MiniFuzz +
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ficou muito bom, mas vc poderia utilizar os nomes dos projetos: MiniFuzz ou MiniFuzz +
Ok Maurício Luiz Bertola,
Vou providenciar um Upgrade da Fonte. Troco a palavra Fuzz por MiniFuzz no projeto de um pot e MiniFuzz+ no projeto de dois pots?
Abraços,
ajustes no projeto
Oi galera,
Seguem ajustes que podem ser feitos na fonte conforme solicitado pelo colega Bertola.
Para dar destaque a palavra 'mini' tive de subir as indicações de 'level' e 'gain' na versão +.
E ai, aprovado? Posso implementar na fonte? Mandem suas opiniões. Abraços,
Ah! Alguém já usou a fonte mesmo sem esses ajustes? Conseguiram imprimir com sucesso?
Seguem ajustes que podem ser feitos na fonte conforme solicitado pelo colega Bertola.
Para dar destaque a palavra 'mini' tive de subir as indicações de 'level' e 'gain' na versão +.
E ai, aprovado? Posso implementar na fonte? Mandem suas opiniões. Abraços,
Ah! Alguém já usou a fonte mesmo sem esses ajustes? Conseguiram imprimir com sucesso?
Última edição por leonardo.buggy em Qui Abr 28, 2016 9:35 am, editado 1 vez(es)
fheliojr escreveu:^eu gostei, leonardo!
Legal fheliojr!
Vamos aguardar o Bertola e os demais colegas também se manifestarem. Valeu! Abs,
Leonardo, a palavra MINI poderia ficar centralizado em relação ao knob LEVEL? Não sei ao certo mas percebi uma sensação de desequilíbrio do jeito que está.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho!
afonsodecampos- Membro
afonsodecampos escreveu:Leonardo, a palavra MINI poderia ficar centralizado em relação ao knob LEVEL? Não sei ao certo mas percebi uma sensação de desequilíbrio do jeito que está.
Oi afonsodecampos,
Obrigado pela força. Sua observação é pertinente. A assimetria realmente pode incomodar. Porém, teremos um problema se fizermos este ajuste. Explico: A 'massa' de informação principal é 'Mini FUZZ do Bertola +' ou 'Mini FUZZ do Bertola'. Se alinharmos o nome 'mini' pela indicação 'level' na versão de dois knobs ele ficará desalinhado com o resto do nome, 'FUZZ do Bertola +'. Isto ficará mais evidente na versão de um único knob que não tem indicação alguma para potenciômetro. Assim, o alinhamento pela esquerda do nome 'mini' em relação ao resto do bloco principal terá um melhor desempenho se considerarmos as duas versões do pedal. Por conta disso o 'mini' foi colocado onde está e as indicações dos knobs na versão + foram colocadas acima dos knobs. Justificar não resolve muito mas, é isso! Valeu. Abraços,
^ Beleza Leonardo, também tinha pensado no alinhamento à direita mas pela sua explicação ocorreria o mesmo problema.
É isso aí brother, o trabalho tá completo
afonsodecampos- Membro
afonsodecampos escreveu:^ Beleza Leonardo, também tinha pensado no alinhamento à direita mas pela sua explicação ocorreria o mesmo problema.
Show! Vamos aguardar manifestações até a sexta. Caso não ocorram alterações faço os ajuste no fim de semana, ok? Abraços,
Ficou show, parabéns Leonardo!
bruno.be- Membro
Cara, muito legais as suas ideias, você é muito profissional. Tenho uma sugestão de pedal para você, é o Sansamp ParaDriver DI. :DD Ficaria legal. Para acrescentar, você conseguiria deixar ele bem a cara da banda Rush? hehe Vlw e parabéns
Bosclima- Membro
Pronto galera!
Ajustes feitos na fonte! Mini Fuzz do Bertola e Mini Fuzz do Bertola + no ar! Baixem e deem uma testada, ok?
Ajustes feitos na fonte! Mini Fuzz do Bertola e Mini Fuzz do Bertola + no ar! Baixem e deem uma testada, ok?
Bosclima escreveu:Cara, muito legais as suas ideias, você é muito profissional. Tenho uma sugestão de pedal para você, é o Sansamp ParaDriver DI. :DD Ficaria legal. Para acrescentar, você conseguiria deixar ele bem a cara da banda Rush? hehe Vlw e parabéns
Oi Bosclima!
Nossa propor algo para o Sansamp ParaDriver DI é um bom desafio. Será impossível não descaracterizar o produto com o seu pedido. Um pedal temático? Super becana. Vamos nessa, começarei os esboços já! Como tipógrafo e baixista penso na capa do primeiro disco em produtos Moog (ao menos nos seus knobs e consoles) quando falo do Rush. Creio que é um bom começo Mando notícias, ok? Abraços,
Página 3 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Página 3 de 6
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos