"In Rock bands, a lotta peopla kinda make fun of the bass, but in jazz..."
+23
Kobeh
André Souza
Mauricio Luiz Bertola
renatogaragerock
malka_aff
ralmeidajr
Rico
allancarlosac
Boss2K
rmaeda
danielferreiradz
fheliojr
Laysson
djmmaster
LucianoCoto
CG
fgbass
edumerino
NESCAU
DenisLM
Fernando Zadá
Edu Fettermann
allexcosta
27 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: "In Rock bands, a lotta peopla kinda make fun of the bass, but in jazz..."
DenisLM escreveu:fora daqui sem dúvidas rola um anti-qualquer-coisa-diferente-de-rock
parece que esses baixistas vem se doer aqui, onde 99% dos baixistas de rock tem uma postura normal e nada de snob...
O pessoal aqui só tem uma postura normal por causa de tópicos como esse.
As pessoas que frequentam o FCBR são as mesmas que frequentam outros fóruns.
allexcosta escreveu:
Na boa tio, mas tenho que discordar de você, e tem mais, o pessoal que frequenta aqui é bem mais maduro que o pessoal que frequenta o FCC por exemplo.
Tópicos como esse me passam a sensação de preconceito, revanchismo e imaturidade. São sempre iguais e terminam sempre do mesmo jeito.
CG escreveu:allexcosta escreveu:
Na boa tio, mas tenho que discordar de você, e tem mais, o pessoal que frequenta aqui é bem mais maduro que o pessoal que frequenta o FCC por exemplo.
Tópicos como esse me passam a sensação de preconceito, revanchismo e imaturidade. São sempre iguais e terminam sempre do mesmo jeito.
sem mais.
Revanchismo e imaturidade tudo bem, preconceito não. Pós-conceito, sim.
Só para constar Tio, você sabe bem o que acontece com o cara que entra aqui com postura arrogante... Lembra do Anlei sem lei A gente lima o cara na hora...
allexcosta escreveu:Uns poucos membros levantam essa bandeira meio anti-rock só pra contrabalançar a postura "snob" que os roqueiros adotam.
Desculpe, mas pra mim postura "snob" é isso aqui:
allexcosta escreveu:É o que venho dizendo aqui há anos: no Rock, o baixo é considerado o cocô do cavalo do bandido.
DenisLM escreveu:fora daqui sem dúvidas rola um anti-qualquer-coisa-diferente-de-rock
parece que esses baixistas vem se doer aqui, onde 99% dos baixistas de rock tem uma postura normal e nada de snob...
Concordo plenamente com o DenisLM! Outro ponto interessante:
allexcosta escreveu:(...)vide a cara sem graça da Tal em relação ao comentário idiota, assim como o entrevistador babaca chamar uma moça tocando baixo de "unusual".
allexcosta escreveu:Pra até um entrevistador de TV falar, é porque deve ser bem raro mesmo.
Ele é babaca ou formador de opinião?
Allex, parece que você meneia dentre os "poucos membros que levantam essa bandeira meio anti-rock".. Porém, só que vejo postura "snob" em comentários como o seu que citei acima (com todo respeito).
Muito bom o tópico e o debate sadio! Abraços!
danielferreiradz escreveu:Ele é babaca ou formador de opinião?
Babaca e entrevistador. Não entendo onde o "formador de opinião" se encaixa.
Se "Pra até um entrevistador de TV falar" conta como argumento, SIM, ele forma opinião.
Quero ver quem vai ter coragem de admitir...
Dado o exemplo do tópico abaixo:
https://www.contrabaixobr.com/t1520-avioes-do-forro-baixista-freneeeeetico
Se fosse em outro fórum ou numa rodinha de amigos roqueiros de SP quais seriam os primeiros comentários tecidos?
Coisas do tipo "vai escutar música que preste" ou "vai tocar um Iron Maiden". Ou não?
Se fosse em outro fórum ou numa rodinha de amigos roqueiros de SP quais seriam os primeiros comentários tecidos?
Coisas do tipo "vai escutar música que preste" ou "vai tocar um Iron Maiden". Ou não?
mas estamos aonde?
não é pq em alguns lugares a repercussão será diferente que aqui deverá ser assim.
acho que isso deveria ser visto com um lado bom, e não com esse revanchismo barato e sem sentido (aqui).
não é pq em alguns lugares a repercussão será diferente que aqui deverá ser assim.
acho que isso deveria ser visto com um lado bom, e não com esse revanchismo barato e sem sentido (aqui).
O tópico tomou uma certa direção em que estamos falando de roqueiros em geral, não de roqueiros que postam no FCBR. E sim, o fórum é muito bom, pois não temos disso aqui. Quando há algo parecido é em um nível um pouco melhor, ou então a conversa não se desenrola, cortesia da moderação.
allexcosta escreveu:Quero ver quem vai ter coragem de admitir...
Eu posso falar por mim, e expressar a MINHA OPINIÃO: Existem dois tipos de baixistas, bem como de música. Bons e ruins.
Já toquei em bande Axé, de Baile, de Pagode, Sertanejo (modão), Sertanejo Universitário e sempre mantive minhas raízes no Rock. Em TODOS estes estilos encontramos EXCELENTES instrumentistas..
Não vou dizer que compro um CD (até por que nem de Rock eu compro), mas toco com o maior prazer do mundo! Pra mim, poder sustentar minha família "vestido de contrabaixo" e ser MÚSICO é um orgulho que supera qualquer pormenor..
Pra mim atualmente quanto mais pop melhor... rssss
A banda nova mesmo que estou tocando é rock e curto o repertório mas o batera e guitar toquei com eles fazendo sub numa banda pop, bem pop na verdade quase Clubber, o repertório não a banda, e confesso que enquanto baixista me divirto muito mais na banda pop que é onde o baixo come solto.
A banda nova mesmo que estou tocando é rock e curto o repertório mas o batera e guitar toquei com eles fazendo sub numa banda pop, bem pop na verdade quase Clubber, o repertório não a banda, e confesso que enquanto baixista me divirto muito mais na banda pop que é onde o baixo come solto.
Prá mim, musica boa é musica boa, independente de quantas notas o baixo toca durante a execução. Gosto de MPB, Chorinho e outras coisas além de rock antigo.
Provavelmente nunca vou admirar o papel do nosso instrumento, por melhor executado que seja, num grupo de pagode ou axé rede globo, pois esse é um tipo de música que me incomoda muito. Se não gostar de um determinado estilo for preconceito de fã de rock, mesmo sendo eu admirador de coisas como MPB4 e Chico Buarque, então assumo o rótulo de preconceituoso, embora não concorde com ele.
Antes de conseguir destacar a importância de algum instrumento, escuto a música, e se ela não me interessa, pouco importa se o cara vai tocar uma técnica dificílima com o dedão do pé ou com o nariz.
Provavelmente nunca vou admirar o papel do nosso instrumento, por melhor executado que seja, num grupo de pagode ou axé rede globo, pois esse é um tipo de música que me incomoda muito. Se não gostar de um determinado estilo for preconceito de fã de rock, mesmo sendo eu admirador de coisas como MPB4 e Chico Buarque, então assumo o rótulo de preconceituoso, embora não concorde com ele.
Antes de conseguir destacar a importância de algum instrumento, escuto a música, e se ela não me interessa, pouco importa se o cara vai tocar uma técnica dificílima com o dedão do pé ou com o nariz.
a proposito: FELIZ DIA DO ROCK!!
Rico escreveu:
Concordo!
ralmeidajr- Membro
esse tipo de coisa eh engraçado, mas fico meio chateado com essas coisas. xD
sei que eh falsa a noticia, mas soh o fato de pensarem nessa brincadeira com os baixistas eh que ja mostra como nao respeitam os baixistas no geral, nao importa o estilo.
Outro dia fui toca numa banda de pagode e meus amigos falaram "mas tem baixo no pagode ou tu vai inventar o que tocar na banda?"
e imagino que parte desse desconhecimento/desconsideração com o nosso instrumento eh culpa da tecnologia que nao reproduz graves em geral.
Outro dia fui toca numa banda de pagode e meus amigos falaram "mas tem baixo no pagode ou tu vai inventar o que tocar na banda?"
e imagino que parte desse desconhecimento/desconsideração com o nosso instrumento eh culpa da tecnologia que nao reproduz graves em geral.
menores q so tem agudo (celular, caixa de som dos djs de onibus, etc)
Poderíamos ter a "bolsa woofer", rs!
Mas também fico pensando nisso. As pessoas ouvem música em fones ruins, caixinhas ruins de celulares, etc, e nosso instrumento realmente desaparece. Meu telefone mesmo faz um barulhão na região do vocal, guitarras e teclados, e mal se ouve baixo e bumbo. Devia ter algum programa tipo "harman/kardon para todos"...
Bom, mudando sobre a questão do rock, é difícil generalizar pois nem "entre a gente" nos entendemos. Chuck Berry, Steely Dan, Megadeth, The Clash, Emerson Lake & Palmer e Avril Lavigne, de certo modo, são todos artistas de rock, e tal como qualquer movimento artístico alguns paradigmas vão mudando o que é a definição daquilo a um dado momento, e certamente é difícil achar um fã de rock que goste de todos esses exemplos citados. Em geral irão escolher uma "corrente artística" e se opor a outras conflitantes. Assim, não dá para falar "músico de rock isso ou aquilo" pois não existe um consenso. O mesmo vale para o jazz e suas dezenas de sub-gêneros... Voltando ainda para a questão do rock, também vejo que muitas dessas correntes estão mais relacionadas com "estilos de vida" do que com a qualidade técnica da execução. Por exemplo, quem não consegue apreciar o contexto social/cultural de bandas como Sex Pistols jamais conseguirá apreciar sua música. O contrário também é fato. O niilismo talvez seja um ponto bem comum a quase todos os subgêneros do rock, e assim, não é difícil ver quem realmente não aceite algo diferente a ele.
Mas também fico pensando nisso. As pessoas ouvem música em fones ruins, caixinhas ruins de celulares, etc, e nosso instrumento realmente desaparece. Meu telefone mesmo faz um barulhão na região do vocal, guitarras e teclados, e mal se ouve baixo e bumbo. Devia ter algum programa tipo "harman/kardon para todos"...
Bom, mudando sobre a questão do rock, é difícil generalizar pois nem "entre a gente" nos entendemos. Chuck Berry, Steely Dan, Megadeth, The Clash, Emerson Lake & Palmer e Avril Lavigne, de certo modo, são todos artistas de rock, e tal como qualquer movimento artístico alguns paradigmas vão mudando o que é a definição daquilo a um dado momento, e certamente é difícil achar um fã de rock que goste de todos esses exemplos citados. Em geral irão escolher uma "corrente artística" e se opor a outras conflitantes. Assim, não dá para falar "músico de rock isso ou aquilo" pois não existe um consenso. O mesmo vale para o jazz e suas dezenas de sub-gêneros... Voltando ainda para a questão do rock, também vejo que muitas dessas correntes estão mais relacionadas com "estilos de vida" do que com a qualidade técnica da execução. Por exemplo, quem não consegue apreciar o contexto social/cultural de bandas como Sex Pistols jamais conseguirá apreciar sua música. O contrário também é fato. O niilismo talvez seja um ponto bem comum a quase todos os subgêneros do rock, e assim, não é difícil ver quem realmente não aceite algo diferente a ele.
allancarlosac escreveu:Acho que boa parte da culpa do sumisso do baixo na maioria das musicas sao das caixas de som
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Teve uma epoca que eu achava q n tinha baixo no pagode.
malka_aff escreveu:sei que eh falsa a noticia, mas soh o fato de pensarem nessa brincadeira com os baixistas eh que ja mostra como nao respeitam os baixistas no geral, nao importa o estilo.
O baixo é respeitado e valorizado na maioria dos estilos. Seus amigos que falaram isso devem ser roqueiros.
Tio na sua cruzada anti-rock do mesmo jeito que Subgrave anda na sua cruzada anti-Fender...
Mas pior é que a mais pura verdade.
Uma das situações mais engraçadas que já presenciei foi numa gig meio jam que tava no baixo e o povo começou a atacar de rock ai tava ficando chato ai troquei com o guitar mandei ver nuns sons o povo ficou todo espantado pois desci o braço e toquei mais que o guitarra oficial da gig e depois voltei pro baixo pra tocar grooves e um monte de gente veio elogiar e perguntar porque tava no baixo se tocava guitarra tão bem!!????
Eu lógico aproveitei a deixa e mandei que a guitarra era muito fácil e preferia tocar um instrumento mais importante pra banda.
Acha que alguém reparou a linha quarto de boca que o guitarra mandou de qualquer jeito e de palheta??? No rock o povo não se liga em nada que não seja o guitar e o vocalista. Só músico que presta atenção no baterista e no baixista. Infelizmente.
Por outro lado um baixo bem tocado faz toda a diferença ontem mesmo foi a terceira gig com um povo mais velho e meio figura tocando rock e blues num mesmo local e o dono e uns clientes vieram elogiar que a banda tinha ganho outro peso e suingue com o baixista novo!! Rsss
Uma das situações mais engraçadas que já presenciei foi numa gig meio jam que tava no baixo e o povo começou a atacar de rock ai tava ficando chato ai troquei com o guitar mandei ver nuns sons o povo ficou todo espantado pois desci o braço e toquei mais que o guitarra oficial da gig e depois voltei pro baixo pra tocar grooves e um monte de gente veio elogiar e perguntar porque tava no baixo se tocava guitarra tão bem!!????
Eu lógico aproveitei a deixa e mandei que a guitarra era muito fácil e preferia tocar um instrumento mais importante pra banda.
Acha que alguém reparou a linha quarto de boca que o guitarra mandou de qualquer jeito e de palheta??? No rock o povo não se liga em nada que não seja o guitar e o vocalista. Só músico que presta atenção no baterista e no baixista. Infelizmente.
Por outro lado um baixo bem tocado faz toda a diferença ontem mesmo foi a terceira gig com um povo mais velho e meio figura tocando rock e blues num mesmo local e o dono e uns clientes vieram elogiar que a banda tinha ganho outro peso e suingue com o baixista novo!! Rsss
E eclético ... Pre-para!!!!Fernando Zadá escreveu:(...) outro peso e suingue com o baixista novo ...
Boss2K- Membro
Fernando Zadá escreveu: No rock o povo não se liga em nada que não seja o guitar e o vocalista. Só músico que presta atenção no baterista e no baixista. Infelizmente.
Zadá, se o baixista não fosse importante em ma banda de rock, com certeza ele não existiria. Já tinham limado das bandas faz tempo.
Outra, me explica Dave Elefson, Frank Belo, Geedy lee, Lemmy, Gene Simmons, Steve Harris, Steve Digiorgio, Geezer Butler...
Mais uma que não é exclusiva do rock, geralmente na TV, independente do estilo, pois hoje raramente se toca rock na TV, quase nunca se foca a camera no baixista, e isso ocorre desde antes do rock ser criado.
Rssss. Já vi que esse meu vídeo vai dar muito pano pra manga ainda!!!!
Pois é se tem uma coisa que ando é eclético e despido de preconceitos.
Com esse povo é só blues e classic rock que geralmente me dá um pouco de tédio mas tô fazendo na maior felicidades. Money talks!!
E engraçado que muda o batera muda completamente a cara do som. Fiz com dois bateras diferentes e foi como duas gigs completamente diferentes apesar do repertório ser o mesmo.
Mas quem disse que não é importante CG????
O papo aqui é que não é valorizado e no rock em geral ele é menos valorizado que em outros estilos e isso é fato.
Na verdade tirando o vocalista só músico presta atenção nos outros músicos independente do estilo a diferença é que no rock nem os músicos valorizam o baixista e se algum fala que valoriza tá fazendo isso pra não te magoar e olhe lá.
Pois é se tem uma coisa que ando é eclético e despido de preconceitos.
Com esse povo é só blues e classic rock que geralmente me dá um pouco de tédio mas tô fazendo na maior felicidades. Money talks!!
E engraçado que muda o batera muda completamente a cara do som. Fiz com dois bateras diferentes e foi como duas gigs completamente diferentes apesar do repertório ser o mesmo.
Mas quem disse que não é importante CG????
O papo aqui é que não é valorizado e no rock em geral ele é menos valorizado que em outros estilos e isso é fato.
Na verdade tirando o vocalista só músico presta atenção nos outros músicos independente do estilo a diferença é que no rock nem os músicos valorizam o baixista e se algum fala que valoriza tá fazendo isso pra não te magoar e olhe lá.
CG escreveu:Mais uma que não é exclusiva do rock, geralmente na TV, independente do estilo, pois hoje raramente se toca rock na TV, quase nunca se foca a camera no baixista, e isso ocorre desde antes do rock ser criado.
No show do Gil eu sempre vejo o Arthur. No da Ivete sempre filmam o Gigi. No do Belo o Prateado quase que aparece mais que o próprio Belo. No Harmonia do Samba, é Mestre Bimba e banda. No "This is It", Alex Al aparece o tempo todo. O Jay DeMarcus sempre aparece no show do Rascal Flatts...
allexcosta escreveu:CG escreveu:Mais uma que não é exclusiva do rock, geralmente na TV, independente do estilo, pois hoje raramente se toca rock na TV, quase nunca se foca a camera no baixista, e isso ocorre desde antes do rock ser criado.
No show do Gil eu sempre vejo o Arthur. No da Ivete sempre filmam o Gigi. No do Belo o Prateado quase que aparece mais que o próprio Belo. No Harmonia do Samba, é Mestre Bimba e banda. No "This is It", Alex Al aparece o tempo todo. O Jay DeMarcus sempre aparece no show do Rascal Flatts...
É... eu devo viver em outro planeta mesmo, segue o jogo...
Edit;
Realmente, o destaque que o baixista tem na TV é enorme, no vpideo abaixo Até a gordinha de vermelho na platéia aparece mais que ele:
me recuso a ver um video do faustão.
essa eu passo!
program desse tipo mal foca na música o foco é só o artista e pronto nem existe esse lance de banda. Mas venhamos e convenhamos se basear num programa desses pra emitir opinião é descer lá embaixo e nivelar pelo chão.
essa eu passo!
program desse tipo mal foca na música o foco é só o artista e pronto nem existe esse lance de banda. Mas venhamos e convenhamos se basear num programa desses pra emitir opinião é descer lá embaixo e nivelar pelo chão.
Boss2K- Membro
Exatamente o que aconteceu, pelo menos ate a metade, dps disso me recusei a terminar de verFernando Zadá escreveu:
program desse tipo mal foca na música o foco é só o artista e pronto nem existe esse lance de banda
allancarlosac- Membro
Você esqueceu que muita gente nem sabe o que é um baixista?CG escreveu:Realmente, o destaque que o baixista tem na TV é enorme (...)
Pra essas pessoas, as bandas tem 2 guitarristas, e as vezes até 3 ...
Nope. O foco é sempre no vocal e na guitarra ...Fernando Zadá escreveu:program desse tipo mal foca na música o foco é só o artista (...)
Boss2K- Membro
Fernando Zadá escreveu:Rico escreveu:
Concordo!
Somos 3 então.
Nesse fim de semana estava com minha esposa em Sana e no domingo tocou uma banda de forró muito boa, com um baixista excelente!
Em tempo: Em TODAS as bandas em que toquei, NUNCA sofri qualquer preconceito por tocar (mal) baixo, e sempre tive uma postura de liderança nessas bandas.....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
allexcosta escreveu:
Será que os fãs (??) do Belo (!!!) dão mais valor ao Prateado do que "fãs de rock" dão a Steve Harris, Roger Waters, John Myung, Billy Sheehan, Luis Mariutti etc e tal? 99% sequer devem saber o nome do cara. E boa parte desses sequer sabe o que é um contrabaixo.
só os baixistas dão valor aos baixistas no rock até as groupies sabem o nome do vocal e dos guitars mas meia duzia deve saber do batera e do baixista, se é que sabem o que é um baixo....
fã de instrumentista é instrumentista fã de vocalista/guitarrista e artista é o público em geral.
Se minha mulher souber o nome de meia dúzia de baixista é muito mas ela sabe o nome do Slash, do Jimmy Page, do Santana, do The Edge, e mais uns trocentos guitarristas.
fã de instrumentista é instrumentista fã de vocalista/guitarrista e artista é o público em geral.
Se minha mulher souber o nome de meia dúzia de baixista é muito mas ela sabe o nome do Slash, do Jimmy Page, do Santana, do The Edge, e mais uns trocentos guitarristas.
^Então, Zadá. Essa não é a realidade que conheço. Ouço rock/metal desde sempre e a conversa entre fãs (que tocam algum instrumento ou não) sempre envolve o nome dos membors de cada banda. Não to falando do ouvinte casual que liga uma Kiss FM da vida e ouve o que vem pela frente. Mas o cara que compra álbuns, vai em shows, este sabe o nome e reconhece cada membro das bandas e nunca ouvi algo como "eu não gosto do Michael Antony porque não escuto seu instrumento", enfim, pontos de vista...
Fernando Zadá escreveu:só os baixistas dão valor aos baixistas no rock até as groupies sabem o nome do vocal e dos guitars mas meia duzia deve saber do batera e do baixista, se é que sabem o que é um baixo...
Zadá, Zadá, vivi muito no meio Heavy Rock, frequentava as galerias, é como o Edu disse o fã de metal sebe quem é o baixista, o produtor e se marcar até o engenheiro de som...
Minha primeira banda foi de metal gente. Frequentei Vitória Pub, Woodstock, Black jack, Galeria do rock e etc, toquei no extinto Aeroanta, manifesto e outors e sei que o povo fanático conhece tudo mesmo mas esse não é o público normal. Metal é quase uma religião onde o povo realmente é fiel cultua os músicos, compra disco original, coleciona material e etc... mas é um mundo a parte.
Não tenho nada contra rock pelo contrário mas não é meu estilo preferido no contrabaixo e nem acho um estilo que valorize o instrumento mas isso é uma opinião puramente pessoal.
O importante é cada um se divertir e tocar o que curte o resto é tudo divagações bobas de nossa parte!! Rsss
PS: acabei de levar meu pequeno pra conhecer a Galeria do Rock no centro!! Rsss
Não tenho nada contra rock pelo contrário mas não é meu estilo preferido no contrabaixo e nem acho um estilo que valorize o instrumento mas isso é uma opinião puramente pessoal.
O importante é cada um se divertir e tocar o que curte o resto é tudo divagações bobas de nossa parte!! Rsss
minha impressão sobre isto eh de q, no brasil, independentemente do estilo musical a q se pertença, baixistas são menosprezados.
fheliojr escreveu:minha impressão sobre isto eh de q, no brasil, independentemente do estilo musical a q se pertença, baixistas são menosprezados.
siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim
Mas essa desvalorização já foi pior.
Importante no caso é a gente se auto valorizar afinal não importa esse reconhecimento superficial e sim fazer a nossa função de forma eficiente.
O resto.....
Mas essa desvalorização já foi pior.
Importante no caso é a gente se auto valorizar afinal não importa esse reconhecimento superficial e sim fazer a nossa função de forma eficiente.
O resto.....
Última edição por Fernando Zadá em Sáb Jul 20, 2013 6:19 pm, editado 1 vez(es)
fheliojr escreveu:minha impressão sobre isto eh de q, no brasil, independentemente do estilo musical a q se pertença, baixistas são menosprezados.
Aí eu concordo com você.
Fernando Zadá escreveu:Minha primeira banda foi de metal gente. Frequentei Vitória Pub, Woodstock, Black jack, Galeria do rock e etc, toquei no extinto Aeroanta, manifesto e outors e sei que o povo fanático conhece tudo mesmo mas esse não é o público normal. Metal é quase uma religião onde o povo realmente é fiel cultua os músicos, compra disco original, coleciona material e etc... mas é um mundo a parte.
Por isso que não dá pra generalizar quando se fala de "rock". O termo é muito amplo e gera estas polêmicas.
Só pra jogar gasolina na fogueira:
Quem acha que o baixo no rock não tem importância, escute as músicas dos videos abaixo.
O primeiro, é uma musica do iron maiden sem o baixo.
O segundo video é a mesma música, porém, com o baixo.
E olha que nem tem tanta firula.
Quem acha que o baixo no rock não tem importância, escute as músicas dos videos abaixo.
O primeiro, é uma musica do iron maiden sem o baixo.
O segundo video é a mesma música, porém, com o baixo.
E olha que nem tem tanta firula.
NESCAU- Membro
Eu já toquei muitos estilos: Axé, Pagode, Samba, Pop, Rock e muiiiito Forró. Sempre em bandas, com cachê e alguma estrutura. Mas me considero amador por não ter a música como profissão e não estudar música com afinco. Mas isso é outro papo...
Entendo o que Zadá colocou, na minha banda de Pop/Rock percebi muito isso. Mas vejo duas questões: o estilo musical e o estilo do músico.
Em relação ao estilo musical, cada ritmo tem suas características e pra criar tem que conhecer o básico. Tem que ouvir bastante, criar referencial, conversar com músicos e tocar bastante. Em se tratando do estilo do músico temos os fritadores, os que tocam muito alto, os pé de boi, os preconceituosos e assim vai...
Acho bacana não misturarmos as coisas. Um cara que toca poucas notas vai ter resistência em fritar e o contrário também é natural. Aí está o gargalo... Até que ponto há espaço para "criar"? A proposta permite isso? Penso que o músico profissional tem que se ajustar. Eu particularmente não gosto de copiar tudinho... Mas dou o braço torcer que em certas músicas isso é necessário. Então hoje ouço a música e faço um mix da linha original com algo meu. Mas na proposta de meus trabalhos sempre houve este espaço, aliás eu sempre me posicionei assim e fui aceito. Converso com os colegas de banda e deixo eles opinarem. Afinal não é careira solo. Kkkkkk
Também acho importante pontuar que eu sou tranquilo/resolvido, não toco só pra músico. Percebi que no Rock isso é mais notório. Quanto mais pesado, maior a "necessidade" de "agradar" os músicos na platéia. Pô... Músico só critica! Kkkkk. Tá... Em sua maioria. Kkkkk. Se o trabalho é levado a sério o público tem que gostar.
Outra coisa, incrível a quantidade de músico de Youtube. Nada contra. Mas daí ir pra show pra criticar... Fala sério! Vai montar uma banda, estruturar um trabalho em grupo. Vai ver como é complicado conseguir conviver com outros músicos e a rotina de compromissos. Aí tem direito de falar! Filmar uns vídeos de cover cheio de marra e se achar referência é difícil. Ah, isso não é um desabafo. É uma percepção de amadores e pseudo-profissionais. Conheço muitos músicos profissionais, mas estes são cuidadosos e sabem colocar as críticas de maneira cabida.
Entendo o que Zadá colocou, na minha banda de Pop/Rock percebi muito isso. Mas vejo duas questões: o estilo musical e o estilo do músico.
Em relação ao estilo musical, cada ritmo tem suas características e pra criar tem que conhecer o básico. Tem que ouvir bastante, criar referencial, conversar com músicos e tocar bastante. Em se tratando do estilo do músico temos os fritadores, os que tocam muito alto, os pé de boi, os preconceituosos e assim vai...
Acho bacana não misturarmos as coisas. Um cara que toca poucas notas vai ter resistência em fritar e o contrário também é natural. Aí está o gargalo... Até que ponto há espaço para "criar"? A proposta permite isso? Penso que o músico profissional tem que se ajustar. Eu particularmente não gosto de copiar tudinho... Mas dou o braço torcer que em certas músicas isso é necessário. Então hoje ouço a música e faço um mix da linha original com algo meu. Mas na proposta de meus trabalhos sempre houve este espaço, aliás eu sempre me posicionei assim e fui aceito. Converso com os colegas de banda e deixo eles opinarem. Afinal não é careira solo. Kkkkkk
Também acho importante pontuar que eu sou tranquilo/resolvido, não toco só pra músico. Percebi que no Rock isso é mais notório. Quanto mais pesado, maior a "necessidade" de "agradar" os músicos na platéia. Pô... Músico só critica! Kkkkk. Tá... Em sua maioria. Kkkkk. Se o trabalho é levado a sério o público tem que gostar.
Outra coisa, incrível a quantidade de músico de Youtube. Nada contra. Mas daí ir pra show pra criticar... Fala sério! Vai montar uma banda, estruturar um trabalho em grupo. Vai ver como é complicado conseguir conviver com outros músicos e a rotina de compromissos. Aí tem direito de falar! Filmar uns vídeos de cover cheio de marra e se achar referência é difícil. Ah, isso não é um desabafo. É uma percepção de amadores e pseudo-profissionais. Conheço muitos músicos profissionais, mas estes são cuidadosos e sabem colocar as críticas de maneira cabida.
O importante é que sabemos nossa importancia na musica, e se quisessemos atençao
seriamos guitarristas haha
seriamos guitarristas haha
Página 2 de 3 • 1, 2, 3