Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MPB virou som de 'barzinho' ...

+14
webercar
LucianoCoto
Claudio
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
Maurício_Expressão
NESCAU
Cayo Castro
Fernando Zadá
andremega
malka_aff
Mauricio Luiz Bertola
fheliojr
Boss2K
18 participantes

Ir para baixo

MPB virou som de 'barzinho' ... Empty MPB virou som de 'barzinho' ...

Mensagem por Boss2K Ter Ago 13, 2013 12:07 pm

MPB virou som de 'barzinho', diz Miranda, produtor musical e jurado do 'Astros'

"A cena musical paraense é a mais instigante da música brasileira." A despeito de participar ativamente dela, como diretor musical do primeiro disco de sua maior estrela, Gaby Amarantos, e de sua mostra musical mais abrangente, o festival Terruá Pará, Carlos Eduardo Miranda, 51, tem propriedade para opinar sobre esse tema.

Um resumo rápido dos serviços prestados pelo músico e produtor à música brasileira desde os anos de 1980 inclui a fomentação do rock gaúcho, a atuação como empresário do Sepultura, a direção artística dos selos Banguela (que revelou o Raimundos) e Excelente, a idealização da Trama Virtual e a direção musical de discos de Mundo Livre S/A, Otto, Cansei de Ser Sexy, Rappa.

Estudo mostra que maioria das pessoas escuta sempre as mesmas músicas

Jurado do programa "Astros", do SBT, Miranda percorreu centenas de vezes o país nos últimos anos e afirma: "O funk está tomando o lugar do hip-hop".

De sua casa, em São Paulo, ele falou à Folha.

MPB virou som de 'barzinho' ... 13223215
O músico e produtor Carlos Eduardo Miranda, jurado do programa 'Astros', em sua casa em São Paulo

Folha - O que é o som do Pará?
Carlos Eduardo Miranda - O Terruá criou um dogma, unidade versus diversidade. Ele propõe que um artista olhe para o outro em busca do que têm em comum, que é a influência forte do Caribe, de merengue e do calipso, o que culminou com o tecnobrega, a guitarrada e a lambada, além do amor pelo brega.

A cantora Gaby Amarantos é um bom resumo da cena?
Não exatamente, mas ela tem quase todos os elementos da música de lá: o eletrônico, a percussão muito forte e as guitarras caribenhas do merengue. O sucesso dela impulsionou a cena, mas a cena se sustenta porque existem muitos outros nomes, como Lia Sophia, Aluê, Felipe Cordeiro, Gang do Eletro, Pio Lobato, Dona Onete.

Quais as outras cenas mais consistentes?
Em Curitiba tem muito artista pop. Em Goiânia e no Rio Grande do Sul há a resistência do rock. Em Cuiabá acontece muita coisa. E tem os núcleos de Rio e de São Paulo que se misturam muito, em torno de produtores em comum, como o Kassin e o Ganjaman, e de estúdios como o YB, da Vila Madalena.

O que eles fazem pode ser chamado de nova MPB?
Acho que esta turma não se preocupa em ser MPB, samba ou rock. Simplesmente é. E se pensar em música popular, não é popular! Popular é sertanejo universitário. E funk, que é a maior cena atual.

A MPB tradicional é o quê, hoje?
Esta virou a MPB de barzinho. Jorge Vercillo, Seu Jorge, Ana Carolina e Maria Gadú acham que estão fazendo MPB, mas essa galera é filha do barzinho, de uma música diluída, ao contrário da galera da qual estamos falando, que é mais ligada na raiz.

É um fruto dos velhos moldes da indústria?
Pode ser. A indústria vive hoje de um elemento único, básico e primordial: tudo tem a ver com o ato da reprodução. Ou é a MPB de barzinho, um lugar em que as pessoas vão para namorar, ou a música sertaneja, baseada no "vou pegar/ vou beijar", ou estas bandas de molequinho tipo NXZero, que faz música para a molecada aprender a "fazer filhinho".

O rock perdeu o espaço?
Tem tanta coisa boa misturada que ele virou um elemento. O rock daquela maneira mais ingênua virou música de velho. A molecada ouve indie rock, mas é um pequeno segmento. Os shows são caros, por isso o rock virou música de engenheiro, dentista. Aliás, o rock das grandes gravadoras, como o do Capital Inicial, também é "pra fazer filhinho", remete aos tempos de juventude do seu público. É para o cara que vai ao show se sentir viril e pensar: "Essa é do meu tempo!".

E o hip-hop, que lugar ocupa neste cenário?
Não é mais representativo. Tem grandes artistas, mas o povão está na diversão. O funk está tomando o lugar do hip-hop. Música de mano hoje é funk ostentação, que está desbancando tudo. E tem o funk do Rio, que continua firme. Ambos não competem entre si, mas juntos vão acabar com o sertanejo e o hip-hop.

O grande público ainda se ressente do filtro das gravadoras?
Claro que a gravadora era um filtro importante, mas o cara que não está vendo nada é porque não está procurando. Tem tanto artista que não há tempo para falar de todos.

Esses artistas estão musicalmente prontos?
Eles têm discos legais, mas o padrão ainda é muito independente. É preciso que aprendam a se traduzir melhor para o grande público, e isto implica em produzir melhor sua música. Mas o momento é de maturação, o povo vai se acostumando com uma linguagem diferente e a arte vai encontrando uma linguagem mais próxima do povo. Uma hora os dois se encontram.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/08/1324960-mpb-virou-som-de-barzinho-diz-miranda-produtor-musical-e-jurado-do-astros.shtml

Boss2K
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

MPB virou som de 'barzinho' ... Empty Re: MPB virou som de 'barzinho' ...

Mensagem por fheliojr Ter Ago 13, 2013 4:22 pm

...de elevador, tb.

Boss2K escreveu:...A MPB tradicional é o quê, hoje?
Esta virou a MPB de barzinho. Jorge Vercillo, Seu Jorge, Ana Carolina e Maria Gadú acham que estão fazendo MPB, mas essa galera é filha do barzinho, de uma música diluída, ao contrário da galera da qual estamos falando, que é mais ligada na raiz...
p/ mim, dentre os novos músicos de mpb, Jorge Vercillo e a Ceu são os mais próximos da "raiz" deste estilo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 13, 2013 4:28 pm

Tô nem aí pro que esse cara fala....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por malka_aff Ter Ago 13, 2013 5:31 pm

eu achei bem certo o que ele falou.

Só ouve porcaria quem quer! E como ninguém diz que o que ouve é porcaria. Ninguem ouve porcaria =D

Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por andremega Ter Ago 13, 2013 10:13 pm

É a visão de um produtor. Só o tempo dirá se estar certo. Pra mim soa sombrio, mas vejo coerência no que fala.

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 13, 2013 10:50 pm

^também vejo..
ingênuo ele não é e tem representatividade no mercado.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Cayo Castro Qua Ago 14, 2013 8:49 am

Eu concordo.

Membro

Mensagem por NESCAU Qua Ago 14, 2013 8:57 am

Eu também concordo.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Ago 14, 2013 10:28 am

Que o rock é música de velho e que MPB é música de barzinho chic frequentado por pessoal velho (de maior poder aquisitivo) ou de música de elevador (como citado acima) eu concordo plenamente.
Quando esse pessoal mais velho morrer, música boa será reduto de meia dúzia de nerds ou de excêntricos.
Que nem esses caras cool que curtem Jazz em festas snobs de sexta à noite regadas a whisk.
Acho que nem o tratamento que música clássica tem hoje em dia acontecerá com MPB e Rock no futuro. Serão gêneros que sumirão...

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Ago 14, 2013 10:50 am

Maurício_Expressão escreveu:Que o rock é música de velho e que MPB é música de barzinho chic frequentado por pessoal velho (de maior poder aquisitivo) ou de música de elevador (como citado acima) eu concordo plenamente.
Quando esse pessoal mais velho morrer, música boa será reduto de meia dúzia de nerds ou de excêntricos.
Que nem esses caras cool que curtem Jazz em festas snobs de sexta à noite regadas a whisk.
Acho que nem o tratamento que música clássica tem hoje em dia acontecerá com MPB e Rock no futuro. Serão gêneros que sumirão...
Mestre Maurício...eu não digo que sumirão. Uso das palavras que você falou para dizer que realmente serão apreciadas por um grupo cada vez mais seleto. Assim como hoje a música clássica só é ouvida em alguns concertos feitos de tempos em tempos para promover cultura, com um público reduzido, eu penso que futuramente com o advento destes estilos musicais de "fácil digestão", muitos estilos musicais passarão a ser verdadeiras relíquias.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Ago 14, 2013 10:58 am

Maurício_Expressão escreveu:Acho que nem o tratamento que música clássica tem hoje em dia acontecerá com MPB e Rock no futuro. Serão gêneros que sumirão...
Pelo menos 7 entre 10 músicas no topo do Billboard nesse exato momento são classificadas como Rock.

http://www.billboard.com/charts/hot-100

Administrador

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Ago 14, 2013 11:08 am

Mas Allex, quase tudo hoje em dia o pessoal chama de rock. E nesse contexto, rock deixa de ser ritmo musical e passa a ser elemento. Ai que concordo com o texto:

"O rock perdeu o espaço?
Tem tanta coisa boa misturada que ele virou um elemento. O rock daquela maneira mais ingênua virou música de velho."

Maurício_Expressão
Moderador

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Ago 14, 2013 11:12 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Mestre Maurício...eu não digo que sumirão. Uso das palavras que você falou para dizer que realmente serão apreciadas por um grupo cada vez mais seleto. Assim como hoje a música clássica só é ouvida em alguns concertos feitos de tempos em tempos para promover cultura, com um público reduzido, eu penso que futuramente com o advento destes estilos musicais de "fácil digestão", muitos estilos musicais passarão a ser verdadeiras relíquias.
Tomara que seja isso Pedro... Mas acho que nem a dimensão de mercado e número de apreciadores da música clássica a MPB e Classic Rock terão no futuro. Serão gêneros de redutos muito reduzidos. Infelizmente...

Maurício_Expressão
Moderador

Mensagem por allexcosta Qua Ago 14, 2013 11:13 am

Maurício_Expressão escreveu:Mas Allex, quase tudo hoje em dia o pessoal chama de rock.
Mas não se pode esperar que um gênero musical simplesmente fique estagnado no passado.

O Rock está firme e forte em um cenário que, poucos anos atrás, era dominado pelo Hip-hop. Agora, achar que pra ser Rock precisa soar como Beatles e Led Zeppelin foge um pouco da lógica.

Administrador

Mensagem por Claudio Qua Ago 14, 2013 11:41 am

Maurício_Expressão escreveu:Mas Allex, quase tudo hoje em dia o pessoal chama de rock.
Concordo... basta ver o "Rock" In Rio com a escalação de Pivete-Seu-Galo e cia.LTDA.

Maurício_Expressão escreveu:
"O rock perdeu o espaço?
Tem tanta coisa boa misturada que ele virou um elemento. O rock daquela maneira mais ingênua virou música de velho."
Também concordo... quando digo pra gurizada de hoje, que Rock pra mim é Led Zeppelin, Deep Purple, Sabbath, Grand Funk e outros, eu quase apanho, e tenho que ouvir "Deus que me livre"... e ainda tem quem pergunte como pode uma banda de Rock ter nome de Grand Funk!

Mas assim mesmo acho que a nossa geração foi privilegiada por ser contemplada por bandas da era Woodstock, porque essas bandinhas de hoje ninguém merece, chega a ser deprimente!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Ago 14, 2013 11:49 am

ClaudioBass escreveu:Concordo... basta ver o "Rock" In Rio com a escalação de Pivete-Seu-Galo e cia.LTDA.
Da mesma forma que Grand Funk nunca foi uma banda de Funk, o Rock in Rio, desde a sua primeira edição, nunca foi um evento de Rock.

Administrador

Mensagem por LucianoCoto Qua Ago 14, 2013 12:54 pm

ClaudioBass escreveu:
Também concordo... quando digo pra gurizada de hoje, que Rock pra mim é Led Zeppelin, Deep Purple, Sabbath, Grand Funk e outros, eu quase apanho, e tenho que ouvir "Deus que me livre"...  e ainda tem quem pergunte como pode uma banda de Rock ter nome de Grand Funk!

Mas assim mesmo acho que a nossa geração foi privilegiada por ser contemplada por bandas da era Woodstock, porque essas bandinhas de hoje ninguém merece, chega a ser deprimente!
Olha, esses dias aconteceu uma coisa que tem a ver com isso...

Meu filho tem 16 anos, e gosta de "Rock"...Ele gosta desses "Rock" atual, mas tbm escuta algumas coisas
que eu escuto. Pois bem, esses dias ele pegou a Powerslave (a musica) e colocou na play list do celular dele.
Alguns dias depois, ele veio pra mim dizendo que os garotos da escola disseram que "aquilo" não era Iron, pq
o primeiro "disco" do Iron foi o Fear of the Dark...Shocked 

Em outra ocasião, ele viu uma camiseta do Led Zeppelin numa loja e curtiu. Os garotos amigos dele não sabiam
o que era Led Zeppelin...Suspect 
LucianoCoto
LucianoCoto
Membro

Mensagem por andremega Qua Ago 14, 2013 1:07 pm

Sobre o rock, eu tava pensando o seguinte:

Não lembro de bandas de rock "de verdade" nascidas e atuantes no Brasil que pudessemos chamar de rock de verdade. Talvez Mutantes, mas esses estavam pro progressivo, talvez.
As ditas mainstream tocavam BRock, que tem tantos elementos brasileiros que é algo à parte: na verdade não deixar de ser o que ele prevê pra frente. Afinal, ele analisa o mercado brasileiro.

O sertanejo já incorporou o rock tem pelo menos 15 anos, o forro "das antigas", que um dia foi moderno, também. Nunca produzimos rock de verdade. A diferença é que hoje as gravadoras e rádios trabalham com generos nacionais e não ficam empurrando musica americana na gente como era na década de 80. Esse mercado de rock acho que surgiu desse momento específico e nunca mais teve espaço para renovar.

Membro

Mensagem por Claudio Qua Ago 14, 2013 1:52 pm

LucianoCoto escreveu:
ClaudioBass escreveu:
Também concordo... quando digo pra gurizada de hoje, que Rock pra mim é Led Zeppelin, Deep Purple, Sabbath, Grand Funk e outros, eu quase apanho, e tenho que ouvir "Deus que me livre"...  e ainda tem quem pergunte como pode uma banda de Rock ter nome de Grand Funk!

Olha, esses dias aconteceu uma coisa que tem a ver com isso...

Meu filho tem 16 anos, e gosta de "Rock"...Ele gosta desses "Rock" atual, mas tbm escuta algumas coisas
que eu escuto. Pois bem, esses dias ele pegou a Powerslave (a musica) e colocou na play list do celular dele.
Alguns dias depois, ele veio pra mim dizendo que os garotos da escola disseram que "aquilo" não era Iron, pq
o primeiro "disco" do Iron foi o Fear of the Dark...Shocked 
Poxa... coitado dos guris. Também não dá pra exigir que um moleque de 16 anos saiba que o primeiro disco do Iron tinha o título de The Soundhouse Tapes! clown 

Engraçado mesmo foi tentar convencer um guri desses, de que Ritchie Blackmore não utiliza nenhum tipo de pedal em Live At California Jam... que é só ele, a Fender, o cabo e o Marshall.

"Ahhhh Tio, impossível tirar um baita som desses sem passar por uma mega-pedaleira". Fazer o que né? ahn

allexcosta escreveu:
ClaudioBass escreveu:Concordo... basta ver o "Rock" In Rio com a escalação de Pivete-Seu-Galo e cia.LTDA.
Da mesma forma que Grand Funk nunca foi uma banda de Funk, o Rock in Rio, desde a sua primeira edição, nunca foi um evento de Rock.
Exato... o RNR nunca justificou o nome que leva.

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por andremega Qua Ago 14, 2013 1:58 pm

O Rock era o gênero da vez em 80. Tanto que tivemos um movimento específico chamado "Rock Brasileiro" na mesma época. O SR. Medina, como bom empresário, só fez usar o nome pelo forte apelo mercadológico da época, e hoje aproveita-se da marca que criou. Jogada de mestre.

Mas se fosse rock, rock mesmo, não daria aquele mundo de gente não. Sei lá. Por isso ele sempre botou foi roque nos festivais!

Membro

Mensagem por webercar Qua Ago 14, 2013 2:45 pm

andremega escreveu:O Rock era o gênero da vez em 80. Tanto que tivemos um movimento específico chamado "Rock Brasileiro" na mesma época. O SR. Medina, como bom empresário, só fez usar o nome pelo forte apelo mercadológico da época, e hoje aproveita-se da marca que criou. Jogada de mestre.

Mas se fosse rock, rock mesmo, não daria aquele mundo de gente não. Sei lá. Por isso ele sempre botou foi roque nos festivais!

Bom andremega, não bem assim não, segundo os registros o maior público do Rock in Rio foi em 2001 no Rio de Janeiro que atraiu um público de cerca de 250 mil pessoas. No palco, Rob Halford, Queens of the Stone Age, Ira e Ultraje a Rigor, Pavilhão 9 e, como grande destaque, os veteranos metaleiros ingleses do Iron Maiden.
webercar
webercar
Membro

Mensagem por fheliojr Qua Ago 14, 2013 3:23 pm

os estilos musicais vao agregando novos "elementos" com o tempo, o q não impossibilita q novos artistas retornem à raiz daqueles. acho q essas misturas ou experimentos são muito validos p/ a evolução da arte, embora eu não goste do resultado de vários deles.

Membro

Mensagem por Giuliano Qua Ago 14, 2013 3:31 pm

fheliojr escreveu:acho q essas misturas ou experimentos são muito validos p/ a evolução da arte, embora eu não goste do resultado de vários deles.
Também acho e quase nunca (pra não ser radical e dizer "nunca") gosto do resultado.
Mas respeito, sempre.
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 14, 2013 3:41 pm

Também concordo... quando digo pra gurizada de hoje, que Rock pra mim é Led Zeppelin, Deep Purple, Sabbath, Grand Funk e outros, eu quase apanho, e tenho que ouvir "Deus que me livre"... e ainda tem quem pergunte como pode uma banda de Rock ter nome de Grand Funk!

(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GANSO Qua Ago 14, 2013 4:07 pm

ClaudioBass escreveu:Mas assim mesmo acho que a nossa geração foi privilegiada por ser contemplada por bandas da era Woodstock, porque essas bandinhas de hoje ninguém merece, chega a ser deprimente!
Concordo em parte. Acho que também tem coisa legal depois dos 60/70. É que fica complicado ouvir sem comparar, então quando você ouve os véio acaba nivelando o resto por baixo.

Membro

Mensagem por Cayo Castro Qui Ago 15, 2013 8:15 am

Volto a dizer que: o que acho que é mais diferente é o contexto que o Rock tava inserido. O quê ele representava na época de vocês. Como a sociedade era, até um certo ponto, ingênua e carente de mudança. É o que sempre digo: O Rock tem que ser estudo sociológico. Como um elemento importantíssimo de uma época.

Mas por exemplo, se você pegar a qualidade técnica, e talvez, possa dizer artística, dos músicos. Qualquer moleque empenhado nisso, toca tão bem ou melhor que seus ídolos.

Definir qualidade musical é uma coisa muito subjetiva...

Membro

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2013 10:02 am

Cayo Castro escreveu:Mas por exemplo, se você pegar a qualidade técnica, e talvez, possa dizer artística, dos músicos. Qualquer moleque empenhado nisso, toca tão bem ou melhor que seus ídolos.
Preparai-vos que a turma do "na minha época" vai vir com 4 pedras na mão. Wink 

Administrador

Mensagem por Cayo Castro Qui Ago 15, 2013 10:10 am

^ Eu sei que sim. Mas fazer o quê?!
Como diz o Miranda, a galera se sente mais viril. Lembra as épocas boas, mais tranquilas e tal, talvez afete um pouco a realidade da coisas.
Isso é o poder que a música tem. Quando ouço as músicas do final da década de 90 e começo da 00, também me sinto bem. Mas não devemos encaixotar conceitos e engessar a história. Contra fatos, não há argumentos. O YouTube tá aí pra isso.

Membro

Mensagem por Claudio Qui Ago 15, 2013 10:16 am

Cayo Castro escreveu:Mas por exemplo, se você pegar a qualidade técnica, e talvez, possa dizer artística, dos músicos. Qualquer moleque empenhado nisso, toca tão bem ou melhor que seus ídolos.
Exatamente!!!

Mas quando eu disse que Jimi Hendrix era um guitarristazinho comum, quiseram me matar. Quando eu disse que Paul McCartney é um dos mais fracos baixistas que já vi tocar, eu quase tive que mudar de planeta. O que as pessoas confundem é: Hendrix foi precursor, criou técnicas inovadoras para aquela época, fez coisas diferentes, que os outros não faziam. McCartney foi um dos responsáveis pela criação de uma das maiores bandas da história do Rock, que fizeram uma baita revolução no cenário musical da época.

Mas... isso está muito longe de dizer que tanto Hendrix quanto McCartney eram músicos excepcionais, virtuosos, fora de série. Qualquer guri que está aprendendo a tocar guitarra ou baixo, tocam Beatles e Hendrix como musiquinhas básicas, primárias, algo que se aproxima muito de Legião Urbana!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Cayo Castro Qui Ago 15, 2013 10:22 am

^Acredita que, tava pensando nisso agorinha mesmo? Eu sou fã do Hendrix, acho-o genial. Seu estilo de tocar, o som que sai daquilo pra mim, é surpreendente. Além dele ser um letrista intimista, o que ganha pontos comigo. Mas será que ele não tinha uma banda de apoio melhorzinha, não?!
A Double Trouble é primária, cara... HAHAHAHA

Membro

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2013 10:25 am

Cayo Castro escreveu:Como diz o Miranda, a galera se sente mais viril. Lembra as épocas boas, mais tranquilas e tal, talvez afete um pouco a realidade da coisas.
Sem falsa modéstia, isso é uma teoria allexcosteana já antiga, e posso provar. Esse tal de Miranda deve ler o fórum. Twisted Evil 

Administrador

Mensagem por Cayo Castro Qui Ago 15, 2013 10:31 am

^ Não duvidaria, Allex. HAHAHA
Tem muita gente que fala isso já. Mas sabe como é, né?!
Só vale quando é alguém que "tá na mídia"...

Membro

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2013 10:36 am

^ É claro. Isso é muito óbvio e senso comum.

Só a maneira de colocar como "sentir-se viril" foi bem parecida com as coisas que já escrevi aqui.

Tudo que era sucesso e "coisa do momento" na época em que nossos órgãos sexuais funcionavam de vento em popa são "os melhores". Qualquer geração é assim e nem aceita discussão.

Porém, na verdade, em todas as épocas há música boa e ruim, filmes bons e ruins, etc... E assim caminha a humanidade...

Administrador

Mensagem por abfandre Qui Ago 15, 2013 2:00 pm

A MPB tradicional é o quê, hoje?
Esta virou a MPB de barzinho. Jorge Vercillo, Seu Jorge, Ana Carolina e Maria Gadú acham que estão fazendo MPB, mas essa galera é filha do barzinho, de uma música diluída, ao contrário da galera da qual estamos falando, que é mais ligada na raiz.

Eu não consigo entender esse raciocínio. A nova geração da MPB produz sim MPB e de boa qualidade. Eu conheço um monte de gente que acha que MPB é só Caetano, Chico Buarque e outros "monstros sagrados". Eu percebo que essas pessoas estão presas no passado para sempre. Os heróis são sempre os mesmos e qualquer coisa nova é lixo. O que é afinal de contas MPB de raiz? Tem que ser um poema musicado escrito por alguém autorizado pela sua história no cenário musical ou posicionamento político? Tem que ser fruto de estudos acadêmicos? Nada disso, Jorge Vercilo é sim MPB. Assim como Ana Carolina e tantos outros da MPB da cena atual.

O que ele quer dizer com esse rótulo "música de barzinho" e com o termo "música diluída"? Músicas de fácil assimilação, sem textos elaborados? Acho que esses rótulos são ridículos, é como se MPB de verdade tivesse que ser assunto de estudo em Literatura. Acho que ele nunca se deu ao trabalho de ouvir e prestar atenção na harmonia, na riqueza de tantas músicas que os cantores citados e tantos outros que admiro produzem.
abfandre
abfandre
Membro

Mensagem por webercar Qui Ago 15, 2013 2:19 pm

^ Concordo abfandre. Se prestar atenção nas coisas q estão surgindo fora dos programinhas de auditório das TVs, há muita música boa e de qualidade.
webercar
webercar
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 15, 2013 2:42 pm

ClaudioBass escreveu:
Exatamente!!!

Mas quando eu disse que Jimi Hendrix era um guitarristazinho comum, quiseram me matar. Quando eu disse que Paul McCartney é um dos mais fracos baixistas que já vi tocar, eu quase tive que mudar de planeta. O que as pessoas confundem é: Hendrix foi precursor, criou técnicas inovadoras para aquela época, fez coisas diferentes, que os outros não faziam. McCartney foi um dos responsáveis pela criação de uma das maiores bandas da história do Rock, que fizeram uma baita revolução no cenário musical da época.

Mas... isso está muito longe de dizer que tanto Hendrix quanto McCartney eram músicos excepcionais, virtuosos,  fora de série. Qualquer guri que está aprendendo a tocar guitarra ou baixo, tocam Beatles e Hendrix como musiquinhas básicas, primárias, algo que se aproxima muito de Legião Urbana!
Cayo Castro escreveu:^Acredita que, tava pensando nisso agorinha mesmo? Eu sou fã do Hendrix, acho-o genial. Seu estilo de tocar, o som que sai daquilo pra mim, é surpreendente. Além dele ser um letrista intimista, o que ganha pontos comigo. Mas será que ele não tinha uma banda de apoio melhorzinha, não?!
A Double Trouble é primária, cara... HAHAHAHA
Reproduzir o que alguns tiraram do zero é bem mais relax.
E o Hendrix não era um guitarrista mediano não era um músico muito bom e com conhecimento além rock. Tocar como ele com pegada, com fluência e principalmente acompanhar como ele fazia enchendo de ornamentos e utilizando 9as, 4as e enfeitando os acordes como ele não rolava na música pop não só no jazz e afins e não é uma execução pra qualquer um. O Stevie Ray Vaughan pegou tudo que ele fez e deu um upgrade coisa que acho que o John  Mayer já não conseguiu. O Mayer manda bem mas esta longe ainda de criar algo como conseguiram Hendrix e mesmo o Stevie que conseguiu inovar dentro de uma coisa muito característica e já bem definida.
O Double Trouble do Ray Vaughan era um trio bacana que fazia o que precisava pro som e acho que músicos mais virtuoses talvez até atrapalhassem. Já o Experience do Hendrix não era uma bandinha não e temos gravações geniais deles. Uma coisa é tocar Hey Joe basicão e Purple Haze mas tocar músicas mais bacanas do Hendrix com pegada e da forma que ele tocava é beeem diferente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Cayo Castro Qui Ago 15, 2013 3:20 pm

^ Eu gosto do Mayer. Só acho que, ele não suja de uma forma tão límpida como o Hendrix, sua maior inspiração. E olha que, só quem já tirou uma música do Mayer, sabe como é chato e cheio de detalhes...

Membro

Mensagem por Kobeh Qui Ago 15, 2013 4:28 pm

Sobre o rock ter morrido, q no Brasil nunca existiu banda de rock, e blablabla...
Eu discordo disso. A diferença é q o rock, feito com sinceridade, no Brasil, se tornou música underground. Na verdade, alguns estilos nunca chegaram ser mainstream, como metal. Mas, existe uma cena aqui nesse país. Músicos q matam um leão por dia pra fazerem turnê, gravar discos, compor, se tornarem relevantes, sem apoio de rádios rock...
Na verdade, boa parte das bandas q eu curto são brasileiras. Mas não adianta, o típico "rockeiro" brasileiro prefere ser uma eterna viúva daquele pop rock meia boca feito nos anos 80.
Não adianta, esses são os novos tempos. Talvez um dia mude. Porém, muitas das bandas q eu curto nunca irão tocar num estádio lotado, por mais q isso pareça injusto pra mim. Não é por causa disso q eu não vou apreciar a música deles. E hoje em dia, com internet entregando tudo de bandeja, basta apenas alguns cliques pra vc conhecer as melhores bandas de uma determinada cena underground.

Última edição por Kobeh em Qui Ago 15, 2013 4:33 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : erro de digitação)
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por webercar Qui Ago 15, 2013 4:33 pm

^ Idem, mas isto eu acho p a música em geral. É só sair dos programinhas populares de tv's como eu disse anteriormente.
webercar
webercar
Membro

Mensagem por abfandre Qui Ago 15, 2013 4:40 pm

webercar escreveu:^ Idem, mas isto eu acho p a música em geral. É só sair dos programinhas populares de tv's como eu disse anteriormente.
Por isso que minha TV é Smart e eu só uso pra acessar o Youtube e vídeos salvos no notebook! Smile
abfandre
abfandre
Membro

Mensagem por Kobeh Qui Ago 15, 2013 4:41 pm

webercar escreveu:^ Idem, mas isto eu acho p a música em geral. É só sair dos programinhas populares de tv's como eu disse anteriormente.
Isso, isso... Existe algo relativamente grande acontecendo, e a mídia ignora. Já vi algumas bandas lotarem casas de show no centro do RJ, com apenas o apoio capenga da mídia especializada. E não falo só de banda de metal...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por malka_aff Qui Ago 15, 2013 4:51 pm

Teatro mágico é um bom exemplo, eles nao sao os melhores, mas sao bem bons, e conseguiram se consagrar apoiando o MPB(música para baixar) e defendendo a arte independente.

Só depois de 10 anos que conseguiram uma música na novela, e tudo independente.

Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por fheliojr Qui Ago 15, 2013 5:03 pm

allexcosta escreveu:^ É claro. Isso é muito óbvio e senso comum.

Só a maneira de colocar como "sentir-se viril" foi bem parecida com as coisas que já escrevi aqui.

Tudo que era sucesso e "coisa do momento" na época em que nossos órgãos sexuais funcionavam de vento em popa são "os melhores". Qualquer geração é assim e nem aceita discussão.

Porém, na verdade, em todas as épocas há música boa e ruim, filmes bons e ruins, etc... E assim caminha a humanidade...
nada q reposição hormonal não resolva. lol! lol! 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por andremega Sex Ago 16, 2013 12:15 am

Acho que começaram a confundir as coisas. Mexer com conceito de "musica boa era a do meu tempo" dá nisso.

O Boss2K postou um artigo de um produtor MAINSTREAM falando que a música MAISTREAM no Brasil segue determinada tendência. No chamado Underground, você acha até quarteto barroco, com belas violas-da-gamba perfeitamente executadas, ou peças vocais em francês com os mais chulos termos que esta língua pôde produzir até o século XVIII, tidas como de alto valor histórico. Não faltam conjuntos de chorinho pelo país todo com sua formação típica. Todos são tidos como gêneros mortos, pois não se produz mais nada em escala comercial.

Portanto, senhores, é simples: quem gostava de Rock nos anos 70 e 80, não deixará de gostar. Quem foi de samba de roda na Mangueira, por exemplo, não virou funkeiro do dia pra noite. E desde Elvis, quem manda no mercado são os mais jovens. Rock "tradicional" - que convencionou-se chamar o dos anos 60 pra 70 - é passado sim, coisa de velho, porque o tempo dele no maistream já passou. São mais de 40 anos em um século que mudou rapidamente! O último suspiro foi dado em 90 com o grunge e em seguida pelo Nu-Metal. Agora ele foi para onde sempre disseram que surgiu: o underground - apesar de achar que ele nasceu, na verdade, com toda pompa que o mainstream pode oferecer.

Nunca se deixou de escrever música barroca, romântica, clássica ou algum dos gêneros brasileiros no pais. Somente não são comerciais. Só isso. Mas podem voltar, como fez o É o Tchan com o lundu. Mas depois sossega de novo. É o ciclo natural.

Membro

Mensagem por Kobeh Sex Ago 16, 2013 9:42 am

^ Concordo com vc... Só q é meio difícil pra mim alguém falar q o rock brasileiro nunca prestou ou q só existiram bandas boas nos anos 80 (ou 90)...e toda aquela ladainha. Tem muita gente boa no underground. E com a internet a nossa disposição, não existe mais desculpa pra falar q não toca nada de bom de nas rádios. Eu mesmo, no rádio do meu carro, só tem duas rádios na memória q tocam música... O resto é tudo de noticia ou de esportes..kkk... O acesso a internet deu as pessoas o poder de escolher oq querem decidir, mas parecem q ainda existe a necessidade de q tenha alguém decidindo por você...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por GANSO Sex Ago 16, 2013 9:59 am

Resumo: Há música boa e música ruim... e vice-versa.

Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Ago 16, 2013 10:18 am

GANSO escreveu:Resumo: Há música boa e música ruim... e vice-versa.
Prefiro dizer que existem músicas que agradam a uns e músicas que agradam a outros
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por andremega Sex Ago 16, 2013 4:43 pm

Kobeh escreveu:^ Concordo com vc... Só q é meio difícil pra mim alguém falar q o rock brasileiro nunca prestou ou q só existiram bandas boas nos anos 80 (ou 90)...e toda aquela ladainha. Tem muita gente boa no underground. E com a internet a nossa disposição, não existe mais desculpa pra falar q não toca nada de bom de nas rádios. Eu mesmo, no rádio do meu carro, só tem duas rádios na memória q tocam música... O resto é tudo de noticia ou de esportes..kkk... O acesso a internet deu as pessoas o poder de escolher oq querem decidir, mas parecem q ainda existe a necessidade de q tenha alguém decidindo por você...
Mas onde foi dito que não prestava?

A questão da internet continua precisando sim de direção, pois é tanta coisa que não dá pra ouvir tudo. E haja tempo! Então acabamos confiando em "analistas" que publicam no twitter, facebook, etc. Não fica longe da figura do radialista, na epoca que o jabá não era institucionalizado.

Membro

Mensagem por GANSO Sex Ago 16, 2013 4:49 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
GANSO escreveu:Resumo: Há música boa e música ruim... e vice-versa.
Prefiro dizer que existem músicas que agradam a uns e músicas que agradam a outros
É... também pode ser colocado assim... e vice-versa.

Membro

Mensagem por Kobeh Ter Ago 27, 2013 9:38 am

andremega escreveu:
Kobeh escreveu:^ Concordo com vc... Só q é meio difícil pra mim alguém falar q o rock brasileiro nunca prestou ou q só existiram bandas boas nos anos 80 (ou 90)...e toda aquela ladainha. Tem muita gente boa no underground. E com a internet a nossa disposição, não existe mais desculpa pra falar q não toca nada de bom de nas rádios. Eu mesmo, no rádio do meu carro, só tem duas rádios na memória q tocam música... O resto é tudo de noticia ou de esportes..kkk... O acesso a internet deu as pessoas o poder de escolher oq querem decidir, mas parecem q ainda existe a necessidade de q tenha alguém decidindo por você...
Mas onde foi dito que não prestava?

A questão da internet continua precisando sim de direção, pois é tanta coisa que não dá pra ouvir tudo. E haja tempo! Então acabamos confiando em "analistas" que publicam no twitter, facebook, etc. Não fica longe da figura do radialista, na epoca que o jabá não era institucionalizado.

Usei o termo incorreto... Você disse q nunca produzimos rock de verdade. No mainstream isso até pode ser verdade... Mas desde os anos 70 já tinha gente fazendo rock "puro", como o Made in Brazil e o Casa das Máquinas.

Quanto a questão do tempo, bem isso é verdade. Quando era mais novo, tinha tempo pra ficar conhecendo música o dia todo... De 10 artistas q eu ouvia em um dia, aproveitava no máximo 2...rs... Mas eu tb apelava..rs. De qualquer jeito, mesmo q vc conheça novos artista através desses "analistas", resenhas ou até por recomendações de amigos, vc já vai estar saindo dos limites q as rádios criaram. Pra mim, isso fica muito longe do jabá... Os padrões comerciais q criaram para a música popular como um todo, tornaram ela repetitiva demais. A sensação de estar sempre ouvindo a mesma coisa quando sintonizo em uma rádio, digamos, "jovem", é grande.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo