Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
+138
Vicente Ganem
talesbass
fabio.ricarte.1
crsantosx
MarinaBass
Mike_
Moshe Bar Elohim
toni.santos.90475
Pedro Alves
IranGunners
IsaacPSilva
Mi Remualdo
Paulo Penna
Jackson¹
olivo
Emanoel Chequetto
Squivo
Edão
(((Dubassman)))
adribaixo
109eh
luan.deoliveira.12
W.Lopes
emanuelneto
Bob Stark
Eddy_Lanthan
pedrizito15
bassrpollo
FabioOlario
dideivox
jackdaniels
ark racing
robson610542
rmap
joseluiz.avilajr
André Melo Batista
pluís
NeyBass
aramis.melgarecho
bassfuria
TioAnder
RenanZeera
GuynhoBass
JrFioravante
third_strike
Caiov
Thiago Almeida
Eliseumohr
cleitonbassline1
Baixista
alisso morrison
iadsebass
AlexeiSantana
samubass
marlon.santosalmeida
emmanuel.florescoelho
Matt Bass
cidaobass007
mariogsilva
caio.dropz
flauius
rodrigo.ropedagogo
fabio887
Bosclima
gmv bass
tskrieger
Ramiro Andrade
Christian
gabrielpd
LPBR
fernando pullbass
Mbass
igor.botelhoduarte
ltezza13
Groovin
Artur Gomes
Elielson Rocha
Max Camillo
André Rhuan
RBORCARI
ZédeLepelin
Giuliano
Jackson
gsfteodoro
Andre Azulao
Jhonatan Anute
AlexandreLima
vinibassplayer
DeanMateus
Boss2K
rodrigomonteoliva
heverton souza
renanx
SILVIAO
ademar junior
Geddybass
subgrave
Rafael Leal Candido
Roger_william
VivianeTF
Edu Fettermann
pedroivo85@hotmail.com.br
siodoni
mrbrasil
Laysson
malka_aff
Gilberto Júnior
webercar
Ronyldo D`Santos Luthier
Raissa
RodrigoBR
ricardo barros
emachado
Cantão
ct.colela
dibass
brucce
henri carvalho
PauloBass
pedrohenrique.astronauta
Luiz87
CG
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
Claudio
Fernando Zadá
Maurício_Expressão
fheliojr
bodhan
Mauricio Luiz Bertola
afonsodecampos
Tarcísio Caetano
Voila Marques
Cayo Castro
GeTorres
edumoraes
gpraxedes
allexcosta
142 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 7 de 20
Página 7 de 20 • 1 ... 6, 7, 8 ... 13 ... 20
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Cara, tem peça de mogno bem diferente por aí. Pode ser mesmo...
O pessoal que mexe com isso às vezes reconhece por outras características que não o desenho, como cheiro ou dureza.
A mais clara não poderia ser tauari?
O pessoal que mexe com isso às vezes reconhece por outras características que não o desenho, como cheiro ou dureza.
A mais clara não poderia ser tauari?
allexcosta- Administrador
Mauricio,
Estou com um projeto pessoal de construir um jazz bass de 6 cordas gosto muito de fazer por hobby e por criar um vinculo com instrumento porem tenho duvidas quanto ao braço medidas poderia me ajudar?
Estarei executando fazendo e postando as fotos já tenho todas as madeiras.
Estou com um projeto pessoal de construir um jazz bass de 6 cordas gosto muito de fazer por hobby e por criar um vinculo com instrumento porem tenho duvidas quanto ao braço medidas poderia me ajudar?
Estarei executando fazendo e postando as fotos já tenho todas as madeiras.
DeanMateus- Membro
Cara, as medidas vão depender da sua preferência pessoal, se mais largo ou estreito. O que vc deve fazer é procurar um baixo de 6 cordas no qual vc se sinta bem tocando e copiar as medidas.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bertola, qual poderia ser causa na seguinte situação:
Dois humbucker com ligação 2 vol e 2 tom.
Cap da ponte funcionando perfeitamente.
Cap do braço sai som muito fraco e o volume não atua. Se fechar todo o tom o som abaixa por completo, ele está funcionando quase como o pot de volume.
Pode ser o pot de volume que está "bixado"?
Vou mexer daqui a pouco e começarei medindo a saída do cap do braço. Como fiz uns polimentos dos trastes com bombril estou com medo que tenha entrado alguma fagulha nas bobinas deste cap.
Dois humbucker com ligação 2 vol e 2 tom.
Cap da ponte funcionando perfeitamente.
Cap do braço sai som muito fraco e o volume não atua. Se fechar todo o tom o som abaixa por completo, ele está funcionando quase como o pot de volume.
Pode ser o pot de volume que está "bixado"?
Vou mexer daqui a pouco e começarei medindo a saída do cap do braço. Como fiz uns polimentos dos trastes com bombril estou com medo que tenha entrado alguma fagulha nas bobinas deste cap.
emachado- Membro
Cara, revise TODA a ligação, inclusive o pot, que provavelmente está "bixado"...
Bertola, a peroba utilizada em braços é aquela amarelinha chamada de peroba do campo?
Seria esta aqui?
http://www.ipt.br/informacoes_madeiras3.php?madeira=71
Aqui na região tem em demolições uma peroba bem rosa. Esta não dá para utilizar.
Seria esta aqui?
http://www.ipt.br/informacoes_madeiras3.php?madeira=71
Aqui na região tem em demolições uma peroba bem rosa. Esta não dá para utilizar.
emachado- Membro
Dá sim.
Mande uma msg pro Samuel, pois ele costuma usar bastante peroba em braços, e com excelentes resultados (o que não podia deixar de ser em se tratando dele...)
Mande uma msg pro Samuel, pois ele costuma usar bastante peroba em braços, e com excelentes resultados (o que não podia deixar de ser em se tratando dele...)
Obrigado, vou pegar um pouco para projetos futuros.
emachado- Membro
Bertola, aquelas tarraxas para guitarra estilo Kluson Deluxe com haste mais fina e botão de plástico imitação de madrepérola costumam apresentar problemas de afinação e durabilidade?
Estou pensando em usá-las na Lespa que estou construindo, mas tenho um pé atrás com elas.
Estou pensando em usá-las na Lespa que estou construindo, mas tenho um pé atrás com elas.
emachado- Membro
^Cara, elas não são ruins, desde que sejam originais (Kluson) ou Wilkinson. Tem umas genéricas que não valem nada...
Bertola, há alguma dica para que pudesse diferenciar marupá da caixeta?
Amanhã vou à São Paulo e onde compro eles chamam tudo de caixeta e dizem que ambas são iguais.
Vi neste tópico do Ronyldo algumas fotos.
https://www.contrabaixobr.com/t13048-marupa-vs-caxeta
A densidade pode ser um fator de diferenciação?
Me parece que a caixeta é bem no "estilo" dos palitos de sorvete: amarelinha, textura bastante lisa.
Quero utilizá-la numa semi acústica.
Amanhã vou à São Paulo e onde compro eles chamam tudo de caixeta e dizem que ambas são iguais.
Vi neste tópico do Ronyldo algumas fotos.
https://www.contrabaixobr.com/t13048-marupa-vs-caxeta
A densidade pode ser um fator de diferenciação?
Me parece que a caixeta é bem no "estilo" dos palitos de sorvete: amarelinha, textura bastante lisa.
Quero utilizá-la numa semi acústica.
emachado- Membro
Cara, uso ambas em instrumentos que toco, e gosto muito. A caixeta é menos densa e mais macia, "proporcionando" um som mais grave, pra baixo é excelente. Por isso mesmo acho que não seria uma boa escolha para uma semi-sólida (pelo fato de ser macia), no qual eu recomendaría o marupá para um melhor equilíbrio tonal
Grande Bertola!!
colocar marcações maiores na escala diminui a estabilidade do braço?
porque eu to pensando em colocar aquelas marcações em forma de cruz do Tony Iommi em um Sx Jazz Bass..
ele tem um braço muito confortável e estável, mantendo bem as regulagens, mas tenho medo de colocá-las e perder isso. atualmente as marcações são aquelas em formato de bloco retangular.
agradeço o Help
colocar marcações maiores na escala diminui a estabilidade do braço?
porque eu to pensando em colocar aquelas marcações em forma de cruz do Tony Iommi em um Sx Jazz Bass..
ele tem um braço muito confortável e estável, mantendo bem as regulagens, mas tenho medo de colocá-las e perder isso. atualmente as marcações são aquelas em formato de bloco retangular.
agradeço o Help
vinibassplayer- Membro
^Cara, colocar marcações em cruz num baixo que tem marcações quadrangulares implicará em ter que refazer a escala por uma questão de tamanho da marcação (se fosse de bolinha não teria problema, embora o custo seja também alto).
É muita dôr de cabeça e gasto por algo meramente estético...
É muita dôr de cabeça e gasto por algo meramente estético...
oooua!! viajei aqui agora!! o detalhe do tamanho do bloco nem tinha me passado pela cabeça hehehehehe
quando eu estiver construindo o meu novo, eu coloco então..
vlw brother!!
quando eu estiver construindo o meu novo, eu coloco então..
vlw brother!!
vinibassplayer- Membro
E aí Bertola, tudo tranquilo ?
Procurei por todos os fóruns relacionados ao Mini Fuzz, mas não encontrei a resposta.
O que aconteceu é o seguinte : Montei o Mini Fuzz e como todos dizem deu um excelente som, parabéns pelo projeto, só que o meu está distorcendo sem acionar o pedal, é bem pequena a distorção, mas tira o clean da guitarra.
Já teve algum problema parecido ?
Procurei por todos os fóruns relacionados ao Mini Fuzz, mas não encontrei a resposta.
O que aconteceu é o seguinte : Montei o Mini Fuzz e como todos dizem deu um excelente som, parabéns pelo projeto, só que o meu está distorcendo sem acionar o pedal, é bem pequena a distorção, mas tira o clean da guitarra.
Já teve algum problema parecido ?
AlexandreLima- Membro
^Não... Provavelmente a chave DPDT está com defeito ou alguma trilha está deixando passar sinal...
Difícil saber...
Abç
Difícil saber...
Abç
Boa noite. Tenho um baixo ibanez ativo, modelo grs200. Não tenho amplificador próprio para baixo ainda, então uso um de guitarra eventualmente, modelo strinberg sg15. Acontece que o captador pj, o que gosto mais, não funciona quase nunca, enquanto que o jb sempre funciona. Seria um simples mal contato na parte elétrica ou tem a ver com o amplificador não ser apropriado???
Jhonatan Anute- Membro
Que o amp não é apropriado é fato. Aliás, se vc não tocar bem baixo (volume) nele, o falante pode pifar...
Trata-se de um problema de parte elétrica ou até mesmo de capt danificado.
Leve seu instrumento a um luthier para verificação do circuito.
Trata-se de um problema de parte elétrica ou até mesmo de capt danificado.
Leve seu instrumento a um luthier para verificação do circuito.
Fala Bertola....
Consigo transformar "facilmente" um escudo precision em um que se encaixe num PJ corpo no fomato Jazz Bass?...tentei encontrar pronto, mas não obtive sucesso...
Consigo transformar "facilmente" um escudo precision em um que se encaixe num PJ corpo no fomato Jazz Bass?...tentei encontrar pronto, mas não obtive sucesso...
Andre Azulao- Membro
Não. Vc terá que compra um escudo de J-BassAndre Azulao escreveu:Fala Bertola....
Bertola,
Em um dos meus baixos, o carrinho da ponte está mais alta que o ajuste mínimo da altura de uma corda.
Em algum tópico no passado, eu vi que era colocado um pedaço de um cartão de crédito para dar uma leve inclinada no braço, e assim, ter como fazer tal ajuste. Porém, o angulo do meu baixo está bom. Somente o braço inteiro é que está mais baixo.
O que utilizar para levantar o braço inteiro (tipo espaçador)?
Em um dos meus baixos, o carrinho da ponte está mais alta que o ajuste mínimo da altura de uma corda.
Em algum tópico no passado, eu vi que era colocado um pedaço de um cartão de crédito para dar uma leve inclinada no braço, e assim, ter como fazer tal ajuste. Porém, o angulo do meu baixo está bom. Somente o braço inteiro é que está mais baixo.
O que utilizar para levantar o braço inteiro (tipo espaçador)?
gsfteodoro- Membro
Cara, não tem problema algum em colocar um pedaço de madeira: O ideal é um pedaço de caixa de fósforos de folha de madeira na trócula para angular um pouco mais
Show.
Comprarei uma caixa de fósforo hoje (e não usarei os palitos).
Valeu.
Comprarei uma caixa de fósforo hoje (e não usarei os palitos).
Valeu.
gsfteodoro- Membro
Passar um pouco de cola de madeira também é bom...
Bertola estou com um problema no braço do meu baixo, ele ficou muito tempo parado dentro de uma case, uns 5 anos como o antigo dono me contou. O braço estava empenado, mas nao torcido, tentei fazer a regulagem em casa, mas o tensor estava no limite e não girava mais. Levei em um luthier perto da minha casa e ele usou um procedimento que não resolveu o antigo problema e causou um outro ainda pior, o tensor forçou demais a escala e trincou e estufou a mesma! Triste... gosto muito desse baixo, tem um som ótimo, mas como se trata de um Squier fica a dúvida se vale a pena o investimento para conserta-lo. Gostaria via MP conversar com você e se possível ter um valor aproximado de quanto eu gastaria nesse trabalho. Segue fotos para avaliação prévia:
Geddybass- Membro
Bertola, os captadores Precision tem a saída muito mais alta que os tipo J, tenho um fender precision que coloquei vários modelos de J na ponte (Cabrera Hot, Dimarzio Ultra, Fender Original) e nenhum chegou nem perto do precision em volume.
Minha dúvida é, quando a fender faz um precision special, como ela equilibra os volumes entre os caps? Neste caso, o cap precision é um modelo de baixa saída?
Minha dúvida é, quando a fender faz um precision special, como ela equilibra os volumes entre os caps? Neste caso, o cap precision é um modelo de baixa saída?
Jackson- Membro
Geddybass,
Vc precisará trocar a escala. Consulte seu luthier sobre o custo. Não vai ser barato...
Jackson
Faz um modelo de capt P com baixa saída.
Para obter isso vc deve pesquisar esses parãmetros de ambos os capts.
Uma saída é manter o capt P bem longe das cordas
Vc precisará trocar a escala. Consulte seu luthier sobre o custo. Não vai ser barato...
Jackson
Faz um modelo de capt P com baixa saída.
Para obter isso vc deve pesquisar esses parãmetros de ambos os capts.
Uma saída é manter o capt P bem longe das cordas
Bertola, gostaria via MP de fazer o orçamento prévio com você, é possível?
Geddybass- Membro
Caro Bertola, tenho uma dúvida e gostaria da sua orientação:
Tenho um Tagima TP4 (Precision) e to pensando em colocar um captador J na ponte. Vou procurar um luthier para fazer o serviço de instalação mas eu gostaria de ter à mão 2 knobs de V/T (um para cada captador) tipo esses aqui:
http://www.soluthier.com.br/loja/862-thickbox_default/knob-metal-gotoh-vk18t-cosmo-black-pct-c-3.jpg
Perguntas:
1 - é possível?
2 - quais potenciômetros devo comprar?
3 - Uma chave seletora de três posições para isolar mesmo cada captador é uma boa ideia? Pergunto porque li em algum lugar sobre a experiência de alguém dizendo que era melhor ter a chave seletora do que só abaixar o volume do captador.
Bom, acho que é isso.
Aguardo seus comentários e agradeço antecipadamente.
Tenho um Tagima TP4 (Precision) e to pensando em colocar um captador J na ponte. Vou procurar um luthier para fazer o serviço de instalação mas eu gostaria de ter à mão 2 knobs de V/T (um para cada captador) tipo esses aqui:
http://www.soluthier.com.br/loja/862-thickbox_default/knob-metal-gotoh-vk18t-cosmo-black-pct-c-3.jpg
Perguntas:
1 - é possível?
2 - quais potenciômetros devo comprar?
3 - Uma chave seletora de três posições para isolar mesmo cada captador é uma boa ideia? Pergunto porque li em algum lugar sobre a experiência de alguém dizendo que era melhor ter a chave seletora do que só abaixar o volume do captador.
Bom, acho que é isso.
Aguardo seus comentários e agradeço antecipadamente.
Giuliano- Membro
Bertola, primeiro parabéns pelo trabalho e obrigado pelo apoio que você dá à galera com suas dicas e respostas.
Comprei um baixo dum cara que devia usar umas straps lock monstro, que retirou e recolocou os pinos originais que prendem a correia. Esses pinos ficaram frouxos, com o buraco do parafuso um pouco maior do que deveria ser, a ponto do parafuso sair se eu o puxasse. Peguei algumas dicas e preenchi os furos com Bombril e o parafuso voltou a dar rosca e apertou. Só que hoje, depois de alguns meses, estão frouxos de novo.
O que você me sugere para preencher esse buracos do parafuso e resolver esse problema?
Obrigado.
Comprei um baixo dum cara que devia usar umas straps lock monstro, que retirou e recolocou os pinos originais que prendem a correia. Esses pinos ficaram frouxos, com o buraco do parafuso um pouco maior do que deveria ser, a ponto do parafuso sair se eu o puxasse. Peguei algumas dicas e preenchi os furos com Bombril e o parafuso voltou a dar rosca e apertou. Só que hoje, depois de alguns meses, estão frouxos de novo.
O que você me sugere para preencher esse buracos do parafuso e resolver esse problema?
Obrigado.
ZédeLepelin- Membro
^geralmente, recomendam palitos de dente com cola.
fheliojr- Membro
Giuliano,
Em 1º lugar é preciso determinar o que vc quer realmente, se a chave ou os pots de volume tone, ou ambos.
Mas esse seu baixo não comporta isso dada a sua configuração. Sinceramente, eu optaria, ou pela configuração básica do JB (V,V,T), ou volume e tone com uma chave de 3 posições (ambas com o "jack" pela lateral). Simplicidade é tudo...
Os pots são 250K (prefiro tudo logarítmico).
jmaxyyz
Cara, faça como o fheliojrdisse.
Em 1º lugar é preciso determinar o que vc quer realmente, se a chave ou os pots de volume tone, ou ambos.
Mas esse seu baixo não comporta isso dada a sua configuração. Sinceramente, eu optaria, ou pela configuração básica do JB (V,V,T), ou volume e tone com uma chave de 3 posições (ambas com o "jack" pela lateral). Simplicidade é tudo...
Os pots são 250K (prefiro tudo logarítmico).
jmaxyyz
Cara, faça como o fheliojrdisse.
Muito obrigado Bertola!!!
Giuliano- Membro
Eu já construí uns 2 PJ's com chave de 3 posições e volume e tone masters (como no P-Bass original). Achei muito mais fácil de lidar tocando do que a configuração J-Bass, pois, para mudar o som, bastava um rápido movimento da chave.Giuliano escreveu:Muito obrigado Bertola!!!
Obrigado, fheliojr e Bertola, vou tentar da maneira sugerida.
ZédeLepelin- Membro
Bertola e demais de plantão;
Meu JB SX vez ou outra reproduz um som "roncado", chiado, junto com as notas. Parece trastejo, mas to na dúvida. Tem dias em que ocorre e dias que não ocorre.
As vezes toco baixinho aqui em casa e tudo bem, as vezes na mesma situação de ampli, cabos, etc, esse maldito ronco vem junto. Ontem toquei num estudio que já tinha tocado ha um mes atras, ontem esse ronco me perseguiu e não conseguia sequer minimizar, 1 mes atras o som estava ótimo. Hoje em casa fui testar o GK e mesmo botando volume, nada do bicho roncar.
O que será isso? Eu estava pensando que poderia ser regulagem e algo relacionado a madeira devido as constantes mudanças de temperaturas, ou elétrica, enfim.
Alguém tem ideia do que pode ser?
Meu medo é chegar no luthier e não conseguir mostrar o problema, rs.
Na dúvida, tava pensando em mandar pra regulagem, trocar corda de 040 para 045 e blindar.
Meu JB SX vez ou outra reproduz um som "roncado", chiado, junto com as notas. Parece trastejo, mas to na dúvida. Tem dias em que ocorre e dias que não ocorre.
As vezes toco baixinho aqui em casa e tudo bem, as vezes na mesma situação de ampli, cabos, etc, esse maldito ronco vem junto. Ontem toquei num estudio que já tinha tocado ha um mes atras, ontem esse ronco me perseguiu e não conseguia sequer minimizar, 1 mes atras o som estava ótimo. Hoje em casa fui testar o GK e mesmo botando volume, nada do bicho roncar.
O que será isso? Eu estava pensando que poderia ser regulagem e algo relacionado a madeira devido as constantes mudanças de temperaturas, ou elétrica, enfim.
Alguém tem ideia do que pode ser?
Meu medo é chegar no luthier e não conseguir mostrar o problema, rs.
Na dúvida, tava pensando em mandar pra regulagem, trocar corda de 040 para 045 e blindar.
Breno_Barnabe- Membro
Bertola, na construção de um pedal eu inverti os trimpots.
No original os terminais 1 e 2 estão jumpeados e saída com a resistência desejada acontece no pino 3, mas ele é colocado ao contrário dos demais componentes (por baixo), o que dificultará a regulagem deste trim com a guitarra ligada e a caixa do pedal aberta.
Eu inverti para poder colocar o trim por cima, com melhor acesso. Neste caso 2 e 3 estão jumpeados e a saída sai no pino 1. Penso que seria apenas uma inversão do giro.
Está correto?
Entre 1 e 3 dá sempre 100k e entre 2 e os demais pinos depende da regulagem do trimpot.
No original os terminais 1 e 2 estão jumpeados e saída com a resistência desejada acontece no pino 3, mas ele é colocado ao contrário dos demais componentes (por baixo), o que dificultará a regulagem deste trim com a guitarra ligada e a caixa do pedal aberta.
Eu inverti para poder colocar o trim por cima, com melhor acesso. Neste caso 2 e 3 estão jumpeados e a saída sai no pino 1. Penso que seria apenas uma inversão do giro.
Está correto?
Entre 1 e 3 dá sempre 100k e entre 2 e os demais pinos depende da regulagem do trimpot.
emachado- Membro
Breno_Barnabe escreveu:...Meu JB SX vez ou outra reproduz um som "roncado".
Ué, eu achava que o que mais se esperava de um Jazz Bass era um som "roncado"!
edumoraes- Membro
Rs, eu imaginava que ia dar confusão esse termo...edumoraes escreveu:Breno_Barnabe escreveu:...Meu JB SX vez ou outra reproduz um som "roncado".
Ué, eu achava que o que mais se esperava de um Jazz Bass era um som "roncado"!
Mas não é o roncado do JB, é diferente, imagina que parece haver um "parafuso" solto dentro da caixa q vibra quando toca, mas em mesmos locais e condições o problema já apareceu algumas vezes, e outra não.
Breno_Barnabe- Membro
Breno_Barnabe
Parece haver, ou algo solto ou mal fixado ou um trastejamento leve qualquer... Só verificando mesmo...
emachado
Trimpot é um resistor variável, como um potenciômetro. Se vc inverteum, ele funcionará ivertido...
Parece haver, ou algo solto ou mal fixado ou um trastejamento leve qualquer... Só verificando mesmo...
emachado
Trimpot é um resistor variável, como um potenciômetro. Se vc inverteum, ele funcionará ivertido...
Mauricio, bom dia.
tenho uma dúvida e acho que você deve ser a pessoa que pode me ajudar.
para confeccionar um novo baixo de 4 cordas, se eu optar pelo braço interiço, qual seria a diferença desse para um braço com parafuso...?
há alguma mudança no timbre ou na durabilidade do instrumento? ou somente estética?
(não achei nenhum tópico falando da diferença entre os dois, caso tenha, me desculpem)
obrigado e sucesso pra você...
tenho uma dúvida e acho que você deve ser a pessoa que pode me ajudar.
para confeccionar um novo baixo de 4 cordas, se eu optar pelo braço interiço, qual seria a diferença desse para um braço com parafuso...?
há alguma mudança no timbre ou na durabilidade do instrumento? ou somente estética?
(não achei nenhum tópico falando da diferença entre os dois, caso tenha, me desculpem)
obrigado e sucesso pra você...
RBORCARI- Membro
RBORCARI
Cara, o assunto é polêmico e existem sim tópicos aqui no FCBR no qual se discute essa questão.
Eu sou um dos que advogo que existem apenas mudança na questão do "ataque" da nota, nada mais
Cara, o assunto é polêmico e existem sim tópicos aqui no FCBR no qual se discute essa questão.
Eu sou um dos que advogo que existem apenas mudança na questão do "ataque" da nota, nada mais
afonsodecampos- Membro
Obrigado Bertola e Afonsodecampos...
não tinha o conhecimento dos nomes técnicos...
não tinha o conhecimento dos nomes técnicos...
RBORCARI- Membro
Olá boa noite a todos! Amigo conseguir adquirir uma Bass Fender american deluxe 5c sonho realizado, mas estou como uma dúvida geralmente alguns falam que para hidratação da escala escura é bom usar óleo de peroba queria saber se é bom mesmo ou mito, pois uso em outro Bass que tenho Luthier e gosto do resultado mas agora gostaria de saber de quem entende mesmo. Obrigado desde já!
André Rhuan- Membro
^ Usei muito tempo, mas já ouvi dizer que não é muito recomendado (não sei porque). Hoje uso um óleo à base de limão próprio pra isso, da Dunlop.
Aproveitando...
Bertola, tenho um JB passivo e surgiu a oportunidade de instalar um John east nele, acontece que vou precisar usar o meu control plate que não tem os dois furinhos para as duas chaves que o pré tem (aquelas mini chaves on/off). Alguma idéia de como posso fazer esse furo até conseguir um plate definitivo?
Aproveitando...
Bertola, tenho um JB passivo e surgiu a oportunidade de instalar um John east nele, acontece que vou precisar usar o meu control plate que não tem os dois furinhos para as duas chaves que o pré tem (aquelas mini chaves on/off). Alguma idéia de como posso fazer esse furo até conseguir um plate definitivo?
gpraxedes- Membro
^ Também aproveitando! Eheheh
Bertola, eu uso o Super LUB para limpar meus baixos, inclusive a escala. Você acha que isso pode prejudicar de alguma forma a escala?
Bertola, eu uso o Super LUB para limpar meus baixos, inclusive a escala. Você acha que isso pode prejudicar de alguma forma a escala?
afonsodecampos- Membro
gpraxedes e afonsodecampos,
https://www.contrabaixobr.com/t4921-oleo-andrellis#104340
http://www.andrellis.com.br/oleos.html
https://www.contrabaixobr.com/t4921-oleo-andrellis#104340
http://www.andrellis.com.br/oleos.html
Boss2K- Membro
Página 7 de 20 • 1 ... 6, 7, 8 ... 13 ... 20