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Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gpraxedes Sex Fev 21, 2014 10:37 am

^ e o Plate?
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Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Boss2K Sex Fev 21, 2014 10:51 am

gpraxedes escreveu:^ e o Plate?
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Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 21, 2014 11:40 am

André Rhuan e gpraxedes
Óleo-de-peroba é o MELHOR produto para hidratação de escala. Não tem nada de "mito" e é muito mais barato que produto da Dunlop (que também é bom...).
Cara, o control plate pode ser furado para se instalar as chaves...
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Esse tipo de produto (tipo WD-40) só serve para partes metálicas, MAIS NADA. Na escala use óleo-de-peroba.
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Mensagem por gpraxedes Sex Fev 21, 2014 12:13 pm

Como furo? prego e martelo? (acho que não consigo uma ponta tão fina numa furadeira, certo?) passo alguma fita para evitar rebabas? Sou muito ruim nesses trabalhos manuais...
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Mensagem por Max Camillo Sex Fev 21, 2014 12:25 pm

Boa tarde! Tudo bem? meu nome é Max, sou novo aqui no site/fórum. Pretendo montar um contrabaixo comprando peças/acessórios como corpo, braço etc separadamente. Minha pergunta é o seguinte, encontrei a venda um corpo de jazz bass em jequitibá e um braço em maple, essa combinação de madeiras ficaria boa? Qual tipo de som que essas madeiras geram? Minha intenção é instalar no instrumento um Set Captadores Jazz Emg Jsethz Passivo ou Lance Sensor, tarraxas e ponte Gotoh, cordas D´Addário 0,45. Obrigado!
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Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 21, 2014 12:47 pm

corpo de jazz bass em jequitibá e um braço em maple, essa combinação de madeiras ficaria boa?
Porque não ficaríam?
Qual tipo de som que essas madeiras geram?
Madeiras não "geram" som, elas influenciam no timbre, com diferenças sutís (mas audíveis) entre elas, mas, cada instrumento soa de forma distinta.
Eu não gosto, nem dos EMG's HZ, nem dos Lace Sensors, mas isso é pessoal...
Quanto ao resto, o que interessa é que seja de boa qualidade...
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Mensagem por Max Camillo Sex Fev 21, 2014 10:47 pm

Ok! Obrigado Maurício Luiz Bertola!
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Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 Empty Mini fuzz do bertola

Mensagem por Elielson Rocha Ter Fev 25, 2014 11:38 am

cara eu to muito injuriado, ja fiz 3 vezes o mini fuzz e o resultado é sempre o msm. Não sai som nenhum.
estou usando o esquema do PDF original só que usando uma chave 3PDT para por o LED.
Quando liga o Pedal o Led acende e dá um POP no amplificador mas não emite som nenhum da guitarra com distorção. Contudo quando desligo sai o som da guitarra limpo no amplificador... eu ja conferi e reconferi todas as ligações, ja usei o multímetro pra saber se todas as trilhas estavam passando corrente do início ao fim e não achei o problema. se quiser posto as fotos mas por favor me ajudem.

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Mensagem por Artur Gomes Ter Fev 25, 2014 11:55 am

Olá, estou com um problema de "cair os cabelos". Adquiri recentemente um condor cjb 4a, após tocar alguns minutos percebi que a corda MI estava com um sustain e punch muito menor que o das demais cordas.. já troquei a corda, regulei a ponte, troquei o nut, troquei a cravelha, troquei o capitador e nada... continua com um som estranhíssimo.
Agradeço as futuras respostas.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 25, 2014 12:16 pm

Elielson Rocha escreveu:cara eu to muito injuriado, ja fiz 3 vezes o mini fuzz e o resultado é sempre o msm. Não sai som nenhum.
estou usando o esquema do PDF original só que usando uma chave 3PDT para por o LED.
Quando liga o Pedal o Led acende e dá um POP no amplificador mas não emite som nenhum da guitarra com distorção. Contudo quando desligo sai o som da guitarra limpo no amplificador... eu ja conferi e reconferi todas as ligações, ja usei o multímetro pra saber se todas as trilhas estavam passando corrente do início ao fim e não achei o problema. se quiser posto as fotos mas por favor me ajudem.
Teste a polaridade dos capacitores de entrada e saída e a pinagem do transístor Darlington.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 25, 2014 12:17 pm

Artur Gomes escreveu:Olá, estou com um problema de "cair os cabelos". Adquiri recentemente um condor cjb 4a, após tocar alguns minutos percebi que a corda MI estava com um sustain e punch muito menor que o das demais cordas.. já troquei a corda, regulei a ponte, troquei o nut, troquei a cravelha, troquei o capitador e nada... continua com um som estranhíssimo.
Agradeço as futuras respostas.
Vc diminuiu a altura do captador em relação às cordas?
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Mensagem por Artur Gomes Ter Fev 25, 2014 12:21 pm

não Mauricio, a aproximação entre capitador/ corda esta uniforme em todas as cordas.

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Mensagem por emachado Ter Fev 25, 2014 12:23 pm

Elielson, eu não sou o Bertola, mas já montei vários deste modelo. Eu checaria nesta ordem:
1- ligação da chave 3PDT 9 terminais (pode estar aterrando o circuito)
2- polaridade da fonte, entrada +9v e negativo da placa;
3- inverteria os transistores 1 a 1, trocando-os de lado, pois pode estas inadequados os encaixes dos terminais e b c. não funcionando os trocaria;
4- polaridade + e - dos capacitores eletrolíticos;
5- valores dos componentes. No projeto na página do Plautz os tem dois capacitores incorretos em suas medidas. No Cifraclub tem um post comentando sobre esta troca.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 25, 2014 12:26 pm

Artur Gomes escreveu:não Mauricio, a aproximação entre capitador/ corda esta uniforme em todas as cordas.
Faça isso. Ajuste a altura do captador
Ademais, há que ser feita uma regulagem geral em um luthier habilitado.


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Ter Fev 25, 2014 12:29 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 25, 2014 12:28 pm

emachado escreveu:Elielson, eu não sou o Bertola, mas já montei vários deste modelo. Eu checaria nesta ordem:
1- ligação da chave 3PDT 9 terminais (pode estar aterrando o circuito)
2- polaridade da fonte, entrada +9v e negativo da placa;
3- inverteria os transistores 1 a 1, trocando-os de lado, pois pode estas inadequados os encaixes dos terminais e b c. não funcionando os trocaria;
4- polaridade + e - dos capacitores eletrolíticos;
5- valores dos componentes. No projeto na página do Plautz os tem dois capacitores incorretos em suas medidas. No Cifraclub tem um post comentando sobre esta troca.
Muito bem colocado emachado
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Mensagem por Artur Gomes Ter Fev 25, 2014 12:32 pm

Mauricio, o problema do meu poderia estar associado a qualidade da ponte?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 25, 2014 12:34 pm

Artur Gomes escreveu:Mauricio, o problema do meu poderia estar associado a qualidade da ponte?
Não
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Mensagem por Elielson Rocha Qua Fev 26, 2014 2:42 pm

muito obrigado a todos, vou fazer as verificações citadas e ver o que acontece. e em relação ao forum, como sou novo não sabia como funcionava as mensagens e não estava achando a primeira que enviei, pensei que as ultimas mensagens postadas ficavam na primeira página e não na ultima, mas agora ja entendi..

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Mensagem por Elielson Rocha Qua Fev 26, 2014 3:29 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
emachado escreveu:Elielson, eu não sou o Bertola, mas já montei vários deste modelo. Eu checaria nesta ordem:
1- ligação da chave 3PDT 9 terminais (pode estar aterrando o circuito)
2- polaridade da fonte, entrada +9v e negativo da placa;
3- inverteria os transistores 1 a 1, trocando-os de lado, pois pode estas inadequados os encaixes dos terminais e b c. não funcionando os trocaria;
4- polaridade + e - dos capacitores eletrolíticos;
5- valores dos componentes. No projeto na página do Plautz os tem dois capacitores incorretos em suas medidas. No Cifraclub tem um post comentando sobre esta troca.
Muito bem colocado emachado

olha, pra ja ir adiantando, o esquema de ligação com a 3PDT está aqui:https://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_sw_3pdt_tb_gi_dcj.pdf

e o layout é esse aqui:http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=br1ghti4i9gi5sua2as1cc46r2&page=mfuzzbertola

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Mensagem por emachado Qua Fev 26, 2014 8:14 pm

A medida correta de cada capacitor é:
0,22uf = 220nf
0,47uf = 470nf
No PDF está errado.

No link abaixo o pessoal do Cifra comenta:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/210038/

Este link é bacana sobre capcitores e as diferentes medidas:

http://www.300guitars.com/articles/capacitor-referance-chart/

Cheque também o jack P4 da fonte. Tem duas posições possíveis para o fio positivo (fontes tipo boss + externo do plug macho).
Se você estiver utilizando plug P4 metálico e caixa metálica ou blindada também não dará certo, pois haverá curto do contato positivo externo do plug com as áreas citadas, inclusive com os terras dos jacks P10.
Pode ser algo por ai. Este pedal é bem simples e o Bertola o fez assim intencionalmente. Não creio que o defeito esteja na placa, mas pode ser nas ligações.
Sua fonte é padrão boss?

Aqui onde moro é difícil achar capacitores eletrolíticos de 0,22 e 0,47uf. Acabei usando de poliester 220nf e 470nf. Ficou tão bom que depois que achei o eletro nestas medidas desisti de trocá-los.
Este pedal é uma obra prima, bom demais. É o drive mais orgânico e dinâmico que já toquei.
Montei também o Dr Boogey e é bacana, mas tem uma sonoridade muito específica.
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Mensagem por Elielson Rocha Qui Fev 27, 2014 8:25 am

Eureka!!! ele está vivo! meu mini fuzz funcionou. cara to muito feliz, muito obrigado Bertola por ter inventado esse excelente projeto e obrigado a todos que me ajudaram a resolver o problema.
(dá até vergonha dizer mass..) era apenas uma trilha minimamente rompida que estava quase imperceptível aí ontem a noite eu não tinha o que fazer e fui novamente observar o projeto até que um flash de luz bateu certinho um cima do erro aí eu só consertei e pronto.
eu achei o som Incrível só queria saber se tem como remover mais o ruído que achei um pouco exagerado. de ja agradeço. Laughing

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 27, 2014 9:58 am

^ Verifique o aterramento do circuito. Por isso é ideal uma caixa metálica.
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Mensagem por afonsodecampos Qui Fev 27, 2014 10:30 am

Legal Elielson, parabéns pelo feito, não deixe de postar um áudio do Fuzz funcionando e se puder também uma foto.
Minha dica é você ler este poste aqui, nele o forista leonardo.buggy trabalhou a arte completa para este pedal do Bertola, prontinho para impressão. Quem sabe você será o primeiro a usá-la!!!!
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Mensagem por GeTorres Seg Mar 03, 2014 2:11 pm

Boa tarde Bertola.

Retirei a escala de um gianoca supersonic, reedição dos anos 80 e percebo que a cola tem uma aparência 'quebradiça'. Como se a cola fosse um 'bloco e quebrou em pequenos pedaços'

Essa é a 'cola coqueiro?' (precisa de foto?)
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Mensagem por Groovin Seg Mar 03, 2014 3:29 pm

Boa tarde

Um plug Santo Angelo estragou o Jack do meu baixo, e eu não sei qual comprar para substituir.

Meu bass é um Fender JB MIM ativo, devo comprar peças originais da marca? qual Jack vc me indica?

Obrigado
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Mensagem por GeTorres Seg Mar 03, 2014 3:51 pm

Groovin, compare os preços:

Jack fender R$27,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544115040-jack-fender-original-p10-14-mono-jack-para-guitarra-baixo-_JM

Jack switchkraft R$18,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540660407-jack-mono-14-p10-fender-switchcraft-guitarra-ou-baixo-_JM

Não querendo dar pitacos na coluna de Bertola, mas eu colocaria o de R$18,00 e ficava longe dos cabos "Estuprangelo".
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Mensagem por fheliojr Ter Mar 04, 2014 2:27 pm

GeTorres escreveu:...ficava longe dos cabos "Estuprangelo".

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Mensagem por Groovin Qua Mar 05, 2014 9:14 am

Valeu GeTorres, aprendi essa lição do Plug Santo Angelo da pior forma possível.

Vou seguir o conselho e ir de Switchkraft, Obrigado!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 05, 2014 6:09 pm

GeTorres
As colas que a Giannini usava eram de baixa qualidade. Não me lembro o nome (se é que tinha...)
Use a Titebond ou a Cascorez (adesivo PVA)
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Mensagem por ltezza13 Seg Mar 10, 2014 8:22 pm

Olá amigo, tenho um JB AM com 3 anos de uso (só em casa mesmo, todo dia), fiz algumas retificas de traste, gostaria de saber quanto tempo leva pra eles gastarem a ponto de colocar novo? Esse processo de retífica não gasta eles mais rápido que o normal?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 11, 2014 9:36 am

^Impossível dizer, pois isso depende do uso e de cada um.
Não, não gasta... Aliás, acho isso estranho, pois tenho baixos aqui de anos de uso que nunca precisaram de retífica, apenas polimento.
Retífica é um procedimento que só é aplicável em caso de trastes amassados ou danificados por pancadas ou desgastes muito irregulares.
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 11, 2014 9:43 am

ltezza13 escreveu:Olá amigo, tenho um JB AM com 3 anos de uso (só em casa mesmo, todo dia), fiz algumas retificas de traste, gostaria de saber quanto tempo leva pra eles gastarem a ponto de colocar novo? Esse processo de retífica não gasta eles mais rápido que o normal?

Licença, Bertola.

É óbvio que retífica gasta os trastes mais que o normal.

Quem recomendou que você fizesse essas retíficas tão frequentes assim? Você mesmo fez? Isso é trabalho de luthier experiente.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 11, 2014 10:08 am

É óbvio que retífica gasta os trastes mais que o normal.
Nunca constatei isso Allex...
Até porque... O material continua o mesmo, não há alteração na "dureza" da liga metálica dos trastes em uma retífica, pois eles sofre desgaste físico e não calôr (que o destemperaría), e depois é feito o "reabauluamento" com uma ferramenta especial, por conseguinte, aumentar a taxa de desgaste de um traste por conta de retífica não me faz sentido...
(Se vc tem outra explicação, gostaria de saber...)
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Mensagem por ltezza13 Ter Mar 11, 2014 10:25 am

Bom, na verdade acredito que foi um polimento que foi feito então... Foi feito 1 vez apenas, lembro que veio os trastes bem bonitos e brilhosos e quem fez foi um luthier conceituado aqui da minha região.

Só pra desencargo de consciência, essa história de retificar 1 vez por ano e tal é bobagem então?
A minha manutenção caseira se resume em limpar os pots, conferir altura dos cap e cordas, entonação (q por sinal é perfeita) e hidratar a escala, isso bastaria no decorrer de 1 ano?
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 11, 2014 10:29 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:É óbvio que retífica gasta os trastes mais que o normal.
Nunca constatei isso Allex...
Até porque... O material continua o mesmo, não há alteração na "dureza" da liga metálica dos trastes em uma retífica, pois eles sofre desgaste físico e não calôr (que o destemperaría), e depois é feito o "reabauluamento" com uma ferramenta especial, por conseguinte, aumentar a taxa de desgaste de um traste por conta de retífica não me faz sentido...
(Se vc tem outra explicação, gostaria de saber...)

Taxa de desgaste não...

Toda retífica retira material dos trastes e a distância entre o topo deles e a escala diminui. Isso é um desgaste.
Quando essa distância é muito pequena e outra retífica se faz necessária, só uma troca de trastes resolve.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 11, 2014 10:30 am

ltezza13 escreveu:Bom, na verdade acredito que foi um polimento que foi feito então... Foi feito 1 vez apenas, lembro que veio os trastes bem bonitos e brilhosos e quem fez foi um luthier conceituado aqui da minha região.

Só pra desencargo de consciência, essa história de retificar 1 vez por ano e tal é bobagem então?
A minha manutenção caseira se resume em limpar os pots, conferir altura dos cap e cordas, entonação (q por sinal é perfeita) e hidratar a escala, isso bastaria no decorrer de 1 ano?

Polir trastes é necessário quando os mesmos oxidam, nada mais. E usa-se bombril e proteção da escala (em caso de escala clara, em escura, não precisa...).
Não, 1 ano acho muito. Faz-se isso que vc falou quando necessário, e isso muda conforme o uso do instrumento e das condições ambientais.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 11, 2014 10:32 am

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:É óbvio que retífica gasta os trastes mais que o normal.
Nunca constatei isso Allex...
Até porque... O material continua o mesmo, não há alteração na "dureza" da liga metálica dos trastes em uma retífica, pois eles sofre desgaste físico e não calôr (que o destemperaría), e depois é feito o "reabauluamento" com uma ferramenta especial, por conseguinte, aumentar a taxa de desgaste de um traste por conta de retífica não me faz sentido...
(Se vc tem outra explicação, gostaria de saber...)

Taxa de desgaste não...

Toda retífica retira material dos trastes e a distância entre o topo deles e a escala diminui. Isso é um desgaste.
Quando essa distância é muito pequena e outra retífica se faz necessária, só uma troca de trastes resolve.

Claro Allex...
Mas na postagem anterior o que vc deu a entender (para mim) não foi isso. Agora entendi
 :curti: 
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 11, 2014 10:35 am

ltezza13 escreveu:Bom, na verdade acredito que foi um polimento que foi feito então... Foi feito 1 vez apenas, lembro que veio os trastes bem bonitos e brilhosos e quem fez foi um luthier conceituado aqui da minha região.

Só pra desencargo de consciência, essa história de retificar 1 vez por ano e tal é bobagem então?
A minha manutenção caseira se resume em limpar os pots, conferir altura dos cap e cordas, entonação (q por sinal é perfeita) e hidratar a escala, isso bastaria no decorrer de 1 ano?

"Algumas retíficas" se transformaram em "polimento feito uma vez"? Que coisa hein?

Você pode fazer polimento de trastes quando quiser. Protege a escala com fita e tampa o braço na palha de aço da mais fina. Depois pode passar cera de polir com uma estopa, fica lindo.

Retífica é outra história, é um procedimento complicado que precisa ser feito com esmero e perícia, ou é melhor nem fazer. E deve ser feito quando necessário. Gente que ensaia todo dia e toca todo fim de semana talvez precisa de uma retífica a cada 5 ou 8 anos...
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Mensagem por ltezza13 Ter Mar 11, 2014 10:51 am

Desculpa a confusão Allex, é que eu so levei o instrumento no luthier e não lembro certinho o que foi feito, e tenho mais 3 baixos, mas agora com isso que vc colocou tenho um bom parâmetro pra que ninguem me enrole e coma meu dinheiro em coisa que não precise. Valeu pelas dicas pessoal!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 11, 2014 10:52 am

Retífica é outra história, é um procedimento complicado que precisa ser feito com esmero e perícia, ou é melhor nem fazer. E deve ser feito quando necessário. Gente que ensaia todo dia e toca todo fim de semana talvez precisa de uma retífica a cada 5 ou 8 anos...
Exatamente!
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Mensagem por igor.botelhoduarte Ter Mar 18, 2014 7:10 pm

Olá Bertola, eu tenho um Warwick Rockbass Fortress e queria dar um up nele, gostaria de por o captador da nordstrand mm5.2 juntamente com o preamp mm5 também da nordstrand, mas eu não queria tirar o captador do braço, a pergunta é seguinte...Teria como por um balanço de captadores no bass? Ou adaptar o balanço que ele já tem original?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 18, 2014 11:37 pm

^Para isso vc pode usar um balanço ou chavinha de liga-desliga (que acho mais prático)
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Mensagem por igor.botelhoduarte Qua Mar 19, 2014 12:13 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Para isso vc pode usar um balanço ou chavinha de liga-desliga (que acho mais prático)

Mas pode por isso no preamp do nordstrand? Teria como explicar como ficaria com essa chavinha? Isso seria um processo simples para um luthier?
(Muitas perguntas kkkkkk), Obrigado desde já!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 19, 2014 4:34 pm

A chave será instalada antes do pré-amp para acessar os capts.
Seu luthier deverá estudar o sistema.
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Mensagem por Breno_Barnabe Qua Mar 19, 2014 10:27 pm

Breno_Barnabe escreveu:Bertola e demais de plantão;

Meu JB SX vez ou outra reproduz um som "roncado", chiado, junto com as notas. Parece trastejo, mas to na dúvida. Tem dias em que ocorre e dias que não ocorre.
As vezes toco baixinho aqui em casa e tudo bem, as vezes na mesma situação de ampli, cabos, etc, esse maldito ronco vem junto. Ontem toquei num estudio que já tinha tocado ha um mes atras, ontem esse ronco me perseguiu e não conseguia sequer minimizar, 1 mes atras o som estava ótimo. Hoje em casa fui testar o GK e mesmo botando volume, nada do bicho roncar.

O que será isso? Eu estava pensando que poderia ser regulagem e algo relacionado a madeira devido as constantes mudanças de temperaturas, ou elétrica, enfim.

Alguém tem ideia do que pode ser?
Meu medo é chegar no luthier e não conseguir mostrar o problema, rs.
Na dúvida, tava pensando em mandar pra regulagem, trocar corda de 040 para 045 e blindar.
Pessoal, só pra constar: mandei o baixo pra regulagem e nivelamento dos trastes, troca de cordas e blindagem. Problema resolvido.
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Seg Mar 24, 2014 3:21 pm

heverton souza escreveu:Uma cara que poderia nos ajudar é o ronyldo,mas ele sumiu.
Valeu bertola,emachado,pelos esclarecimentos,mas eu não desisto,vou perguntar pra amigo que é pesquisador do IMPA...

Opaaaa...de vorta, e pedindo permissão pro mestre Bertola para ajudar(na medida do possível e do conhecimento).

Heverton, a primeira foto pode ser "andiroba" mogno com essa característica, pode crer, nunca vi! Shocked  affraid  arriscaria dizer até um jatobá, mas pela foto percebo uma caracteristica da andiroba quando e plainada, os poros ficam bem aparentes...parecido com furinhos(dificil explicar)... a segunda foto, fico com allex tauari-branco..

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 24, 2014 3:30 pm

Fique à vontade Ronyldo!
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Seg Mar 24, 2014 3:41 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Fique à vontade Ronyldo!

Valeu mestre..... up 
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Mensagem por Mbass Ter Mar 25, 2014 4:58 pm

Boa tarde.
Meu contrabaixo está apresentado o seguinte sintoma:
Quando abro totalmente os potenciômetros, ao invés de aumentar, o volume diminui.
Desde já agradeço.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 25, 2014 7:14 pm

^ Potenciômetros "bixados". Troque-os.
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