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Mensagem por bassfuria Qui Set 25, 2014 7:16 am

@Bertola

Domingo de madrugada fiquei olhando pro WW $$ e comparando com a regulagem  que fiz no Stingray Classic e pensei, "porque não...?!?"

Criei coragem e apertei mais um pouco o tensor e subi o Just-a-nut III e a ponte milímetros... Pronto, por mais incrível que pareça as cordas ficaram super baixas e muito confortáveis pra tocar e pasmém, o trastejamento da Sol nas primeiras casa sumiu...  Shocked 

Eu acho que essa combinação "Ovangol e Wenge" é parecido com borracha, você aperta um pouco o tensor e depois o braço volta... Ri Muito

Esperei uns dias pra postar pra ter certeza que tinha resolvido... Valeu de mais pelas orientações...!!!  Amigos
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 25, 2014 9:30 am

^ Cara, o ajuste do tensor, dependendo da "engenharia" do braço e das madeiras utilizadas, as vezes precisa mesmo de "assentamento"
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Mensagem por pluís Qui Set 25, 2014 2:05 pm

Bertola,boa tarde!

Vi em outro tópico (sobre a discussão de short scale), quando foi comentado do sistema "true temperament". Fiquei curioso com o sistema...

O que exatamente muda do sistema comum? Na teoria e na prática?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 25, 2014 3:27 pm

pluís
Esse sistema consiste em trastes "tortos" e/ou assimétricos, conforme pode ser visto na imagem que o Allex postou.
O ponto exato da nota absolutamente afinada é identificado na escala e o traste é instalado de forma a que siga este ponto exato na escala.
O resultado é afinação perfeita, embora com o sacrifício da estética (o que é absolutamente secundário).
http://www.truetemperament.com/
A instalação desses trastes é sumamente difícil, e eu não conheço nenhum luthier brasileiro (salvo engano) que o faça...
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Mensagem por André Melo Batista Qua Out 01, 2014 3:37 pm

Bertola, tudo tranquilo?

Estou precisando de uma ajudinha. Acho que o buraco da corda A no nut do meu baixo está um pouco desgastado, ou seja, maior do que a corda e com isso ela tá meio folgada. Quando toco esta corda solta o som não sai firme como as outras, e sim com um ruído chato.

Como posso consertar isso? Devo trocar o nut?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 01, 2014 5:41 pm

Sim, troque a pestana. Faça logo uma de latão...
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Mensagem por bassfuria Dom Out 05, 2014 7:59 pm

E lá vamos nós de novo...  Very Happy

Estou negociando outro baixo Warwick por um precinho bem camarada, mas... Esse está com a parte de baixo, olhando o contrabaixo em pé no suporte, bem suja, encardida eu diria...

A madeira é Ash com tampo em Bubinga, e na parte de baixo está bem sujo, encardido, o acabamento é natural, na madeira mesmo, como a maioria dos baixos warwick...

Qual o produto que eu poderia usar para limpar...?!? E qual o procedimento para não estragar a madeira...?!? Acredito que a cera não será suficiente, o restante do baixo está super bem conservado, apenas essa área que está muito suja...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 05, 2014 8:31 pm

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Você terá que polir o instrumento. Em 1º lugar limpe o instrumento com esponja (a parte amarela) com veja multi-uso; depois deixe secar bem (use papel e depois um pano limpo e sêco) e aplique cêra líquida (no corpo todo) e proceda o polimento com uma politriz (ou furadeira com "boina" de lã de carneiro).
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Mensagem por bassfuria Dom Out 05, 2014 8:41 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:bassfuria
Você terá que polir o instrumento. Em 1º lugar limpe o instrumento com esponja (a parte amarela) com veja multi-uso; depois deixe secar bem (use papel e depois um pano limpo e sêco) e aplique cêra líquida (no corpo todo) e proceda o polimento com uma politriz (ou furadeira com "boina" de lã de carneiro).

Eu cheguei a pensar no "veja" ou álcool isopropílico, então não pensei errado, só estava com medo de manchar... Very Happy

A cera eu achei a "Microcistal Cera de abelha com Carnaúba", foi difícil mas achei, a lata deve durar uns 3 anos... kkkkkkkkkkkkkk

O engraçado é que o baixo está impecável quando se olha de frente e atrás do instrumento, nenhuma mancha, parece muito bem cuidado mesmo, apenas essa parte de baixo que fica apoiada no suporte, acho que esse instrumento estava guardado em pé sem uso, por isso que manchou essa parte, mas enfim, se tem jeito e é relativamente simples de limpar vou fechar com o cara então...

Valeu de mais...!!!  Amigos
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 05, 2014 8:47 pm

Essas manchas são normais...
Cara, cêra de carnaúba deixa um pouco mais brilhante...
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Mensagem por bassfuria Seg Out 06, 2014 12:54 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essas manchas são normais...
Cara, cêra de carnaúba deixa um pouco mais brilhante...

Eu percebi que depois de aplicada no WW $$ onde a madeira do corpo é toda em Ash que deu mais "brilho" mesmo, eu gostei do resultado embora tenha aplicado apenas uma vez...

A cera que comprei é essa da imagem á baixo, recomendo...;

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 06, 2014 7:31 am

^ Conheço. Valeu!
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Mensagem por afonsodecampos Seg Out 06, 2014 6:02 pm

Bertola, alguma chance de eu encontrar essas tarraxas da imagem abaixo? É de um baixo snake, até agora o mais próximo que cheguei fazendo uma pesquisa pela internet foi nesse jogo para guitarra Deval Semiblindada. Achei um outro jogo bem interessante mas é pra Ukulele (LINK).

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 06, 2014 11:37 pm

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Joga isso fora... Essas tarrachas são muito ruins!!!!
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Mensagem por afonsodecampos Ter Out 07, 2014 8:02 am

Ok, vou dizer isso pro dono mas não sei se ele vai gostar, rsrsrs. É uma tentativa de deixá-lo o mais original possível. O jogo não está completo por isso a procura de uma similar para substituição.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 07, 2014 8:06 am

afonsodecampos escreveu:Ok, vou dizer isso pro dono mas não sei se ele vai gostar, rsrsrs. É uma tentativa de deixá-lo o mais original possível.  O jogo não está completo por isso a procura de uma similar para substituição.
Eu tinha umas dessas por aqui, mas com a "desarticulação" da minha oficina, minhas coisas se espalharam no tempo e no espaço.... Sad
Nesse caso, recomendo que instale tarrachas do tipo blindada comuns, pois "originalidade" aí não é produtivo....
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Mensagem por afonsodecampos Ter Out 07, 2014 10:48 am

Beleza, obrigado Bertola!
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Mensagem por joseluiz.avilajr Ter Out 07, 2014 11:48 am

desculpa me intrometer. mas a sperzel tem umas tarrchas legais que cairiam muito bem nesse bass. só são um pouco caras
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Mensagem por afonsodecampos Ter Out 07, 2014 12:32 pm

Obrigado José Luiz, vi no site do fabricante, realmente uma dessas cairia muito bem com o Snake. No ML o preço é bem salgado mesmo. Valeu a dica...
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Mensagem por rmap Dom Out 12, 2014 12:31 am

Bertola, gostaria que vc tirasse esta dúvida de minha cabeça.
Tenho um PB da Condor(P-Master V) e os polos do captador não estão alinhados com as cordas, e vice-versa. Vide fotos:

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Minha dúvida é: Esse desalinhamento afeta significantemente na sonoridade do baixo, ou é só uma questão estética?

E se afeta, o que se deve fazer para corrigir isto? Trocar ponte? Trocar nut? Reposicionar o captador?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 12, 2014 9:01 am

Esse desalinhamento afeta significantemente na sonoridade do baixo
No caso em questão, não.
Lembre-se de que campo magnético não é foco de laser, como o nome já diz, é um "campo"
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Mensagem por rmap Dom Out 12, 2014 10:51 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse desalinhamento afeta significantemente na sonoridade do baixo
No caso em questão, não.
Lembre-se de que campo magnético não é foco de laser, como o nome já diz, é um "campo"
up

Obrigado, Bertola!  up
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Mensagem por TioAnder Dom Out 12, 2014 9:06 pm

Bertola, os knobs do meu baixo estão frouxos, e as vezes caem, então pensei em trocar, mas estes que tenho tem o encaixe "estriado" e eu só acho para vender os knobs com fixação por parafuso. Da pra usar estes com fixação por parafuso? Ou tem que ser os "estriados"??
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 12, 2014 9:56 pm

Da pra usar estes com fixação por parafuso?
Dá. Aliás, prefiro esses...
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Mensagem por robson610542 Dom Out 12, 2014 11:46 pm

ola Bertola boa noite, duas perguntas, deixar o baixo naquele suporte de chão pode empenar o braço do mesmo, e ar-condicionado ligado a noite toda e durante o dia com temperatura ambiente pode dar algum problema também ? desde já agradeço.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 13, 2014 5:53 am

robson610542 escreveu:ola Bertola boa noite, duas perguntas, deixar o baixo naquele suporte de chão pode empenar o braço do mesmo, e ar-condicionado ligado a noite toda e durante o dia com temperatura ambiente pode dar algum problema também ? desde já agradeço.
Não.
O que pode dar problema é "choque térmico" e exposição excessiva ao calôr
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Mensagem por ZédeLepelin Seg Out 13, 2014 11:26 am

Bertola,
depois que o luthier com o qual regulava meus instrumentos foi morar muito longe e descobri que tinha um a duas quadras da minha casa, resolvi começar a regular meus contrabaixos. Esse lazarento desse cara meu vizinho que se diz luthier conseguiu zicar os meus baixos, um deixou a ação muita alta e no outro deixou trastejando em várias casas, embora eu o tivesse alertado de como queria a altura de um ( mais baixa possível, ele aumentou a altura das cordas!) e deixei claro como era a pegada( no outro ele baixou a ação das cordas, embora tivesse alertado que um trastejamento me incomodava em certa altura do braço) . Fiquei tão puto que nem retornei ao cara, sabia que seria perda de tempo.
Li vários posts aqui sobre regulagem mas fiquei com um dúvida em relação às oitavas:
Quando a afinação bate na corda solta e na 12a casa (harmônico inclusive), sendo o baixo de 24 trastes, a última oitava vai afinar naturalmente, se o braço estiver em perfeitas condições, ou um ajuste mais fino será necessário para que o 24º traste esteja 100% afinado?
Pode parecer pergunta de "sabe nada, inocente", e é mesmo. É que como o meu baixo é escala curta, no 24 traste só aparece a afinação de eu tocar com bastante força na referida casa, enquanto que até na 21a a afinação vai de boa.
Lembrando que estou usando um afinador de ponteiro da Boss, insuspeito no que se refere à qualidade.
Obrigado.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 13, 2014 3:00 pm

jmaxyyz
Em princípio basta "bater" nas cordas soltas e no 12º traste (não precisa de harmônico).
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Mensagem por ZédeLepelin Seg Out 13, 2014 3:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:jmaxyyz
Em princípio basta "bater" nas cordas soltas e no 12º traste (não precisa de harmônico).

Então a afinação, no 24 traste será automática, certo?

Caso depois da 12a casa perceba-se alteração nas notas quando confrontadas com o afinador é sinal que deveremos mexer no braço?

São perguntas bem ingênuas, eu sei, mas necessárias para essa minha nova empreitada.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 13, 2014 5:06 pm

jmaxyyz escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:jmaxyyz
Em princípio basta "bater" nas cordas soltas e no 12º traste (não precisa de harmônico).

Então a afinação, no 24 traste será automática, certo?

Caso depois da 12a casa perceba-se alteração nas notas quando confrontadas com o afinador é sinal que deveremos mexer no braço?

São perguntas bem ingênuas, eu sei, mas necessárias para essa minha nova empreitada.

Não há que mexer em nada no braço, pois não vai adiantar.
Escalas "temperadas" não dão afinação 100% correta (por isso as escalas "fanned" sistema "Buzz Feiten" e outros).
Se vc fez a regulagem (corda solta e 12ª) corretamente, a afinação após o 12º traste ficará bem próxima, e isso basta.
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Mensagem por robson610542 Ter Out 14, 2014 12:01 am

obrigado Bertola por esclarecer estas duvidas lol! lol! lol!
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Mensagem por ZédeLepelin Ter Out 14, 2014 6:15 am

Obrigado, Bertola. Ajudou muito.
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Mensagem por afonsodecampos Qua Out 15, 2014 4:28 pm

rmap escreveu:Bertola, gostaria que vc tirasse esta dúvida de minha cabeça.
Tenho um PB da Condor(P-Master V) e os polos do captador não estão alinhados com as cordas, e vice-versa.
Minha dúvida é: Esse desalinhamento afeta significantemente na sonoridade do baixo, ou é só uma questão estética?

Mauricio Luiz Bertola escreveu:No caso em questão, não.
Lembre-se de que campo magnético não é foco de laser, como o nome já diz, é um "campo" up

Comprei uma bobina do captador Stellbass soft da Stellfner para o braço do meu Giannini RK e o alinhamento dos polos também não estava padrão. Fiquei até chateado na época mas coloquei no instrumento mesmo assim, o resultado sonoro ficou ótimo mas como fabricante tomaria cuidado com este tipo de coisa.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 15, 2014 4:45 pm

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Os capts da Stelfner tem medidas bem particulares, relativas aos braços dos baixos fabricados por eles..
No mais, são capts muito bons.
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Mensagem por afonsodecampos Qua Out 15, 2014 7:22 pm

Eu sei Bertola, uso e gosto muito desse captador mas no croqui do site não são esses espaçamentos que aparecem, como comprei apenas a bobina achei que deveria vir como sugerido no site. up
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Mensagem por LPBR Seg Out 20, 2014 11:00 am

Olá prezado!

Minha dúvida é a seguinte. Estou construindo uma guitarra modelo SG (minha primeira) e como é de praxe em tudo que a gente faz pela primeira vez cometi algumas atrocidades contra a madeira do corpo, de modo que não vai dar para fazer um acabamento em verniz. Sendo assim, pretendo pintá-la com nitrocelulose em uma cor metálica e estou no momento na fase de preparação da superfície.

A madeira (cedro rosa) já recebeu duas sessões de seladora e lixamento estando bastante lisa. No entanto ela possui alguns locais onde necessitará correção de defeitos (depressões, buracos, excesso de madeira que foi retirada, pequenas correções no shape etc) e que portanto terão que ser preenchidos.

Minha dúvida é em relação ao produto que devo utilizar para esses preenchimentos/correções. O que seria melhor: massa a óleo ou massa plástica automotiva? Se for essa última, qual você indicaria?

Obrigado!

Smile

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 20, 2014 11:55 am

http://www.suvinil.com.br/pt/produtos/29/suvinil-massa-para-madeiras.aspx
Simples assim...
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Mensagem por LPBR Seg Out 20, 2014 11:58 am

Legal, Bertola! Tirou minha dúvida!!!! Muitíssimo obrigado, prezado!!!!

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Mensagem por ZédeLepelin Seg Out 20, 2014 4:22 pm

Bertola, fiquei muito interessado no modelo fanned da S.Martyn, já que um Dingwall está meio distante.
Na tua opinião esse modelo de baixo está sendo bem construído no Brasil? A confecção daquele tipo de escala pressupõe certa precisão milimétrica difícil de ser conseguida ou é um trabalho tanquilo e requer apenas habilidade?

Obrigado.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 20, 2014 4:38 pm

jmaxyyz escreveu:Bertola, fiquei muito interessado no modelo fanned da S.Martyn, já que um Dingwall está meio distante.
Na  tua opinião esse modelo de baixo está sendo bem construído no Brasil? A confecção daquele tipo de escala pressupõe certa precisão milimétrica difícil de ser conseguida ou é um trabalho tanquilo e requer apenas habilidade?

Obrigado.

Cara, o Samuel é um dos maiores luthiers do Brasil.
Os instrumentos dele são perfeitos
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Mensagem por emachado Seg Out 20, 2014 8:19 pm

LPBR escreveu:Olá prezado!

Minha dúvida é a seguinte. Estou construindo uma guitarra modelo SG (minha primeira) e como é de praxe em tudo que a gente faz pela primeira vez cometi algumas atrocidades contra a madeira do corpo, de modo que não vai dar para fazer um acabamento em verniz. Sendo assim, pretendo pintá-la com nitrocelulose em uma cor metálica e estou no momento na fase de preparação da superfície.

A madeira (cedro rosa) já recebeu duas sessões de seladora e lixamento estando bastante lisa. No entanto ela possui alguns locais onde necessitará correção de defeitos (depressões, buracos, excesso de madeira que foi retirada, pequenas correções no shape etc) e que portanto terão que ser preenchidos.

Minha dúvida é em relação ao produto que devo utilizar para esses preenchimentos/correções. O que seria melhor: massa a óleo ou massa plástica automotiva? Se for essa última, qual você indicaria?

Obrigado!

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Me intrometendo na questão, você não encontrará tinta nitro metálica. Este tipo de tinta quase sempre é de base poliéster (senão sempre).
Isto implica em utilizar um fundo que aceite a tinta poliéster sobre ele.
A seladora nitro pode dar problema se usar PU (poliuretano) ou poliéster.
Seladora PU aquenta bem PU ou poliéster sobre ela, mas é mais cara e difícil de achar.
Seladora poliéster só em fábricas cuja produção exige grandes quantidades.

Outro fator a considerar é o uso de fundo/seladora transparente ou colorido (quase sempre cinza ou branco).
Se gostas de instrumentos com relic natural, vale a pena investir na transparente, já que um dia ele vai conter marcas de uso.

Já a massa de madeira sobre algumas camadas de seladora é um processo arriscado, pois poderá fixar/penetrar a madeira de forma insuficiente. Recomendo retirar a seladora antes de aplicá-la.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 20, 2014 9:05 pm

Recomendo retirar a seladora antes de aplicá-la.
Boa dica, embora eu já tenha aplicado massa em corpo já selado (acidente...) e depois pintei e não houve problema algum.
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Mensagem por GeTorres Sex Out 24, 2014 12:59 pm

emachado escreveu:
LPBR escreveu:Olá prezado!

Minha dúvida é a seguinte. Estou construindo uma guitarra modelo SG (minha primeira) e como é de praxe em tudo que a gente faz pela primeira vez cometi algumas atrocidades contra a madeira do corpo, de modo que não vai dar para fazer um acabamento em verniz. Sendo assim, pretendo pintá-la com nitrocelulose em uma cor metálica e estou no momento na fase de preparação da superfície.

A madeira (cedro rosa) já recebeu duas sessões de seladora e lixamento estando bastante lisa. No entanto ela possui alguns locais onde necessitará correção de defeitos (depressões, buracos, excesso de madeira que foi retirada, pequenas correções no shape etc) e que portanto terão que ser preenchidos.

Minha dúvida é em relação ao produto que devo utilizar para esses preenchimentos/correções. O que seria melhor: massa a óleo ou massa plástica automotiva? Se for essa última, qual você indicaria?

Obrigado!

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Me intrometendo na questão, você não encontrará tinta nitro metálica. Este tipo de tinta quase sempre é de base poliéster (senão sempre).
Isto implica em utilizar um fundo que aceite a tinta poliéster sobre ele.
A seladora nitro pode dar problema se usar PU (poliuretano) ou poliéster.
Seladora PU aquenta bem PU ou poliéster sobre ela, mas é mais cara e difícil de achar.
Seladora poliéster só em fábricas cuja produção exige grandes quantidades.

Outro fator a considerar é o uso de fundo/seladora transparente ou colorido (quase sempre cinza ou branco).
Se gostas de instrumentos com relic natural, vale a pena investir na transparente, já que um dia ele vai conter marcas de uso.

Já a massa de madeira sobre algumas camadas de seladora é um processo arriscado, pois poderá fixar/penetrar a madeira de forma insuficiente. Recomendo retirar a seladora antes de aplicá-la.

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Mensagem por ZédeLepelin Sex Out 24, 2014 1:44 pm

Bertola,
você tem um tipo de madeira preferido para o braço do instrumento?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 24, 2014 2:12 pm

jmaxyyz escreveu:Bertola,
você tem um tipo de madeira preferido para o braço do instrumento?
Pau-marfim cara...
Mas anda difícil de achar de boa qualidade...
Tem outras madeiras que podem ser usadas adequadamente, como a peroba (o grande Samuel Martins usa muito) e o tauarí-branco
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Mensagem por GeTorres Sex Out 24, 2014 2:17 pm

Bertola,

Teoricamente, apenas maple, pau marfim, peroba e tauarí-branco servem para braços ou há outra madeiras além destas que podem servir adequadamente para o mesmo fim?
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Mensagem por ZédeLepelin Sex Out 24, 2014 2:20 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
jmaxyyz escreveu:Bertola,
você tem um tipo de madeira preferido para o braço do instrumento?
Pau-marfim cara...
Mas anda difícil de achar de boa qualidade...
Tem outras madeiras que podem ser usadas adequadamente, como a peroba (o grande Samuel Martins usa muito) e o tauarí-branco

Obrigado, Bertola.

O meu novo brinquedinho tá vindo com braço em marfim .
A confiabilidade do trabalho do Samuel me dá a tranquilidade em relação ao resultado final.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 24, 2014 5:57 pm

GeTorres escreveu:Bertola,

Teoricamente, apenas maple, pau marfim, peroba e tauarí-branco servem para braços ou há outra madeiras além destas que podem servir adequadamente para o mesmo fim?
Mogno pode ser usado também, ou "composites" com longarinas de roxinho ou ipê.
Para escalas, pode-se usar, além das acima citadas, o ipê, a sucupira (de difícil trabalhabilidade),a muiracatiara, a braúna, etc
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Mensagem por GeTorres Sáb Out 25, 2014 11:01 am

Valeu Bertola!!!
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Mensagem por ZédeLepelin Sáb Out 25, 2014 11:09 am

Bertola,
pela tua experiência é possível, por algum trabalho de temperatura e/ou umidade, a afinação do baixo subir?
Sempre achei natural que ela baixasse com o tempo, questão de física mesmo.

Mas é possível subir?
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