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Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 17 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por W.Lopes Dom Dez 28, 2014 11:19 pm

Bertola, sei que não é seu forte e que tem tópicos exclusivos para isso que vou te perguntar, mas sei que poderás me ajudar.
To pensando em montar um preamp para o baixo de 6 cordas que estou montando,para ter um controle de graves e agudos melhor e ter uma saída mais forte (booster), você acha que vale a pena?
Se sua resposta for sim teria algum projeto legal para me indicar, pois tenho mais habilidade com ferro de solda do que com a tupia hahahah.
Abraços mestre.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 29, 2014 2:09 am

Bem, como vc mesmo disse, e é a mais pura verdade, eu não entendo quase nada de prés.
Pergunte ao Ct Colela, ele sabe tudo sobre isso....
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Mensagem por W.Lopes Seg Dez 29, 2014 7:43 am

Valeu pela ajuda, mas o Colela anda meio sumido...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 29, 2014 8:55 am

^ Tenta uma MP....
Cara, tem uns prés no ML ...
Agora, sinceramente eu não faria isso não.
Montaria o baixo com um circuito passivo mesmo (mais simples e mais confiável), e usaría pedais.
Atualmente, um equalizador da Waldman é barato e efetivo, ou um Behringher (apesar da marca ser pouco confiável) BDI-21 ou ADI-21 (que aliás, tem saída XLR) funcionaría mui bem.
O resto... é dedo e timbragem de seu amp....
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Mensagem por luan.deoliveira.12 Qua Dez 31, 2014 5:38 pm

Caro Bertola,

Comprei um baixo e o deixei de lado por quase 1 ano e durante esse tempo, ele acumulou ferrugem nos parafusos, a ponte parece estar desregulada, o botão de volume está dando uma volta completa, o encaixe de por a bateria está solto, um amigo meu que é baixista disse que a peça que segura a presilha precisa precisa ser trocada e ele está empueirado. Quanto você cobraria para fazer a devida manutenção nele?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 31, 2014 6:03 pm

luan.deoliveira.12 escreveu:Caro Bertola,

Comprei um baixo e o deixei de lado por quase 1 ano e durante esse tempo, ele acumulou ferrugem nos parafusos, a ponte parece estar desregulada, o botão de volume está dando uma volta completa, o encaixe de por a bateria está solto, um amigo meu que é baixista disse que a peça que segura a presilha precisa precisa ser trocada e ele está empueirado. Quanto você cobraria para fazer a devida manutenção nele?
Eu... Nada cara.Vc mora em Jaboatão dos Guararapes, que conheço muito bem e onde tenho parentes. Eu moro em Niterói. Em linha reta, quase 2 mil Km!
O custo para enviar pra cá é proibitivo...
A não ser que vc venha de férias para o RJ e tragas o baixo...
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Mensagem por luan.deoliveira.12 Qua Dez 31, 2014 7:09 pm

kkkk meio difícil e agradeço pela consideração. Acho que me expressei mal, na verdade eu queria ter uma noção do custo para levar num luthier mais perto daqui mesmo, que por acaso ainda vou procurar.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jan 01, 2015 1:09 pm

^ Cara, por motivos ÉTICOS eu JAMAIS comento qualquer tipo de preços aqui
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Mensagem por W.Lopes Seg Jan 05, 2015 5:19 pm

E ai Bertola, tudo beleza?
Estava dando andamento em meu projeto do baixo de 6 coras, olhando certinho vi que o braço tem escala plana, isto tem problema ou é só questão de pegada?
Qual seria o radial mais indicado para 6 cordas e como faze-lo?
Obrigado pelas considerações e um excelente 2015 para você.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 05, 2015 5:33 pm

Cara, a escala é reta mesmo, totalmente plana?
Acho curioso que seja, pois não é comum...
Isso depende mais de "pegada' do que outra coisa.
Acho que uma boa medida para um 6 cordas, seria 10 a 12 pol.
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Mensagem por W.Lopes Seg Jan 05, 2015 5:45 pm

Totalmente plana conferido com régua.
Como é uma construção "handemade" e não tenho certeza de quem construiu realmente foi um Luthier gabaritado ou um curioso, não me estranha a escala reta.
Enfim para raiar teria que tirar todos os trastes e com certeza não vou conseguir re-entrastar depois acho que vou ceder a minha vontade de tempos en ter um fretlees, seria a melhor saída.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 05, 2015 6:49 pm

W.Lopes escreveu:Totalmente plana conferido com régua.
Como é uma construção "handemade" e não tenho certeza de quem construiu realmente foi um Luthier  gabaritado ou um curioso, não me estranha a escala reta.
Enfim para raiar teria que tirar todos os trastes e com certeza não vou conseguir re-entrastar depois acho que vou ceder a minha vontade de tempos en ter um fretlees, seria a melhor saída.
Isso depende do que vc quer...
Acho que deixaría assim mesmo...
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Mensagem por W.Lopes Seg Jan 05, 2015 7:03 pm

Certamente será a melhor opção, mas acho que não acostumaria tocar com ele assim penso seriamente em terminar de monta-lo no capricho e ficar uns meses com ele, se não acostumar vou pensar em vende-lo e adquirir outro Jazz Bass mas de 4 cordas.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 05, 2015 7:08 pm

^Monta e vê no que dá... Experimenta, etc...
Depois, se for o caso, venda...
up
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Mensagem por W.Lopes Seg Jan 05, 2015 7:18 pm

Bertola, obrigado pelas dicas, e paciência conosco.
Valeu mestre!
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Mensagem por 109eh Ter Jan 13, 2015 3:43 pm

Bertola,
fazendo minhas pesquisas, vi esse comentário sobre o uso do marupá para a construção de corpo:
"historicamente é recomendado que madeiras menos densas e mais flexíveis sejam usadas sempre em duas partes coladas. Mesmo com a peça inteira disponível, devemos cortar e colar no centro. Essa manobra diminui consideravelmente a possibilidade de empenamentos (e isso ocorre, eventualmente) no corpo. A perda de ressonância é ínfima, pois são duas partes "irmãs" - mesmas características.
Praticamente a mesma ressonância com o dobro de estabilidade."

Você acha que isso procede, faz sentido, já ouviu algum comentário a respeito?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 13, 2015 4:14 pm

^ Depende do grau de secagem da peça usinada, quanto mais sêco, menor a possibilidade de empenos...
Já construí corpos em marupá (e em outras madeiras, notadamente cedro-rosa) tanto em peça unica quanto colada, e sempre atento para o grau de secagem da peça (qualquer bom luthier faz isso...). No mais, o fato de ser emendada pouco representa....
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Mensagem por W.Lopes Sex Jan 16, 2015 4:42 pm

Bertola, lendo sua resposta acima fiquei com uma dúvida de iniciante, qual as características de uma madeira seca e em boas condições para luthieria?
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Mensagem por adribaixo Sex Jan 16, 2015 5:39 pm

Bertola Boa tarde,

Adquiri um cort gb75, a pessoa que me vendeu informou que esta com problema no circuito ativo, ao testar verifiquei o seguinte
Coloco a Bateria "Duracell" e ao ligar o cabo no cubo aquece um "eletroudo" da placa do circuito chegando a ficar como brasa...
Ja viu algo semelhante? tem ideia de $$$ que vou gastar para deixar bom novamente?
Obs. o circuito passivo esta normal...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 18, 2015 11:51 pm

W.Lopes escreveu:Bertola, lendo sua resposta acima fiquei com uma dúvida de iniciante, qual as características de uma madeira seca e em boas condições para luthieria?
Cara, seria extenso descrever aqui, mas, de uma forma bem simplista, se ao cortar vc notar que a serragem de aglutina, está úmida; se ela fica como pó, está sêca...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 18, 2015 11:52 pm

adribaixo escreveu:Bertola Boa tarde,

Adquiri um cort gb75,  a pessoa que me vendeu informou que esta com problema no circuito ativo, ao testar verifiquei o seguinte
Coloco a Bateria "Duracell" e ao ligar o cabo no cubo aquece um "eletroudo" da placa do circuito chegando a ficar como brasa...
Ja viu algo semelhante? tem ideia de $$$ que vou gastar para deixar bom novamente?
Obs. o circuito passivo esta normal...
Abrc
Nunca ví nada parecido, mas componente que esquenta é componente "bixado".
Não se comentam preços aqui. Consulte seu luthier...
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Mensagem por adribaixo Seg Jan 19, 2015 12:17 am

Ok valeu
Abraços
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Mensagem por Baixista Qua Jan 21, 2015 9:20 am

Fala aí Bertola.
Meu SX está com o preto das bordas ficando esbranquiçado, não me recordo de nunca ter usado lustra-móveis ou qualquer outro produto além de pano úmido para tirar a poeira.
Abaixo tem uma foto dele hoje e em seguida de quando comprei e estava blindando.
Tem algo que se utilize para remover isso ou só repintando?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 21, 2015 9:31 am

Cara, só repintando mesmo...
No máximo eu faria um polimento com politriz e pasta abrasiva leve que dá uma "revitalizada"
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Mensagem por Thiago Almeida Qua Jan 21, 2015 9:52 am

O que pode ter causado este problema de "desbotamento", Bertola? Shocked

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 21, 2015 11:50 am

Thiago Almeida escreveu:O que pode ter causado este problema de "desbotamento", Bertola?  Shocked

Um monte de coisas...
Desde exposição ao sol, umidade, mal acabamento, etc...
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Mensagem por Baixista Qua Jan 21, 2015 1:53 pm

Exposição ao sol garanto que não foi, quanto a umidade e mal acabamento não posso opinar.
Já tive vários instrumentos e nunca vi isso antes. Curioso também o fato de só aparecer no preto, no restante do burst está normal.


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Mensagem por (((Dubassman))) Sáb Jan 24, 2015 2:26 pm

Olá Bertola,

Qual cola você usa e recomenda pra colar um Neck partido, por exemplo?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 24, 2015 7:54 pm

Baixista escreveu:Exposição ao sol garanto que não foi, quanto a umidade e mal acabamento não posso opinar.
Já tive vários instrumentos e nunca vi isso antes. Curioso também o fato de só aparecer no preto, no restante do burst está normal.


Parece que é com o verniz, por conseguinte, aparece mais no preto. Proceda o polimento que te indiquei e veja no que dá...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 24, 2015 7:55 pm

[quote"(((Dubassman)))"]Olá Bertola,

Qual cola você usa e recomenda pra colar um Neck partido, por exemplo?[/quote]

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-605706529-titebond-i-original-cola-especial-para-luthieria-_JM
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Mensagem por SILVIAO Qua Fev 04, 2015 12:54 am

Bertola ,conhece peroba amarela?Fica legal para escala?È equilibrada ou tem aquela V nas frequencias?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 04, 2015 7:29 am

SILVIAO escreveu:Bertola ,conhece  peroba amarela?Fica legal para escala?È equilibrada ou tem aquela V nas frequencias?

Nunca usei essa madeira para isso SILVIAO...
Mande uma MP pro Samuel pois ele costuma usá-la (para o "corpo" do braço).
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Mensagem por afonsodecampos Qua Fev 04, 2015 1:00 pm

Bertola, vi num episódio de Trato Feito o Rick comprar do guitarrista Vik Flick sua Stratocast 1961. Antes de fecharem o negócio, um especialista disse que o braço era de Pau Rosa Brasileiro, não sabia disso.  Será que existe algum baixo dessa época que também usou a madeira brasileira?  O negócio foi fechado em 55 mil dólares Shocked
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Mensagem por Edão Qua Fev 04, 2015 4:19 pm

E aí Mestre Bertola. Beleza?
Irmão tens uma dica pra tirar essas escaras de ferrugem? É que encomendei um ponte Fender Japan e preciso limpar a ferrugem que está por baixo da ponte atual pra fazer o downgrade. Como faço pra limpar?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 04, 2015 4:37 pm

^ Proteja as laterais com fita crepe e use um bombril para lixar a parte que está com ferrugem.
A pintura vai ficar fôsca, mas, como fica embaixo da ponte, não tem importância, embora vc possa polir depois com masa de polimento e politriz.
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Mensagem por Edão Qua Fev 04, 2015 7:12 pm

Valeu. A ponte atual é maior que a ponte padrão Fender, por isso uma parte vai ficar aparente.
Vou ter que encontrar uma forma de polir ele.
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Mensagem por Squivo Seg Fev 09, 2015 6:06 pm

Olá Bertola.

Mais uma vez preciso de ajuda.

Ganhei um baixo numa promoção e ele foi autografado (no caso é o BB714BS e o autógrafo é do Billy Sheehan) usando uma dessas canetas Pilot de tinta prata.
A tinta depois de seca fica lá pra sempre, mas eu pretendo usar esse baixo (seria uma ofensa deixar guardado) e tenho medo de com o suor a tinta sair (apesar de ser em uma área do baixo em que eu normalmente não coloco a mão).
Mas eu queria evitar que isso acontecesse, tem algum tipo de produto que eu possa aplicar sobre essa área? Seria o mesmo verniz aplicado no acabamento do baixo?

Eu não me importo que fique com uma camada extra nessa área, pois não pretendo vender esse baixo, desde que o acabamento fique bom, transparente. Teria que ser aplicado por alguém que tenha experiência ou eu mesmo conseguiria?

Se precisar de foto eu mando uma quando chegar em casa.

Abraços.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 09, 2015 6:50 pm

Squivo escreveu:Olá Bertola.

Mais uma vez preciso de ajuda.

Ganhei um baixo numa promoção e ele foi autografado (no caso é o BB714BS e o autógrafo é do Billy Sheehan) usando uma dessas canetas Pilot de tinta prata.
A tinta depois de seca fica lá pra sempre, mas eu pretendo usar esse baixo (seria uma ofensa deixar guardado) e tenho medo de com o suor a tinta sair (apesar de ser em uma área do baixo em que eu normalmente não coloco a mão).
Mas eu queria evitar que isso acontecesse, tem algum tipo de produto que eu possa aplicar sobre essa área? Seria o mesmo verniz aplicado no acabamento do baixo?

Eu não me importo que fique com uma camada extra nessa área, pois não pretendo vender esse baixo, desde que o acabamento fique bom, transparente. Teria que ser aplicado por alguém que tenha experiência ou eu mesmo conseguiria?

Se precisar de foto eu mando uma quando chegar em casa.

Abraços.

Aplique uma camada de verniz spray, monocomponente em cima da assinatura, de longe, protegendo o restante do corpo.
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Mensagem por Squivo Seg Fev 09, 2015 7:11 pm

Teria algum problema de ficar "empelotado" ou vai ficar liso?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 09, 2015 7:20 pm

Squivo escreveu:Teria algum problema de ficar "empelotado" ou vai ficar liso?
Esse é o maior problema...
Vai depender da forma como vc aplica o verniz.
Se vc não sabe, procure alguém experiente para fazê-lo
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Mensagem por Squivo Seg Fev 09, 2015 7:25 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Squivo escreveu:Teria algum problema de ficar "empelotado" ou vai ficar liso?
Esse é o maior problema...
Vai depender da forma como vc aplica o verniz.
Se vc não sabe, procure alguém experiente para fazê-lo

Pois é, eu prefiro também hahahaha.

Valeu pela ajuda.
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Mensagem por Emanoel Chequetto Ter Fev 10, 2015 1:29 pm

Olá Bertola, tudo bem? Espero que sim!

Estou a construir um P. Bass e estive a procura na internet de um com braço inteiriço e não encontrei. Apesar de saber que o braço, originalmente, é parafusado.

Você, com sua extensa experiência e técnica, recomendaria a construção com o braço parafusado ou de braço inteiriço? Quais as diferenças finais no resultado final?

Agradeço.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 10, 2015 2:45 pm

Braço aparafusado é mais fácil, melhor para trocar em caso de problemas e proporciona bom "ataque".
Diferenças? Não há. O que existe são características, e não superioridade de um sobre o outro...
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Mensagem por Emanoel Chequetto Ter Fev 10, 2015 3:29 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Braço aparafusado é mais fácil, melhor para trocar em caso de problemas e proporciona bom "ataque".
Diferenças? Não há. O que existe são características, e não superioridade de um sobre o outro...

Bertola, mais uma vez obrigado!!!!! Na minha concepção amadora achava que o braço inteiriço seria de construção mais fácil em um instrumento, ainda mais um baixo onde as cordas, na minha concepção amadora, exercem um pressão maior sobre o braço.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 10, 2015 6:00 pm

^ Sem problemas!
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Mensagem por olivo Qua Fev 11, 2015 9:53 am

Olá Bertola!

Pretendo dar uma reformada num baixo antigo que tenho e tenho alguns receios.
Quero lixar até ficar na madeira e tingí-la e quero também tirar os trastes para deixá-lo fretless.

Gostaria de saber se há algum risco em desmontar o baixo e qual tipo de corante posso usar para tingir a madeira, pode ser de tecido?

Desde já muito obrigado.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 11, 2015 10:49 am

Não há riscos exceto os da própria atividade em sí.
https://www.contrabaixobr.com/t19290-tingimento-de-madeira-com-anelina-gb75
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 11, 2015 10:51 am

http://marajatintas.com.br/brands/VIEUX-CHENE-500-ML..html
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Mensagem por Emanoel Chequetto Qua Fev 11, 2015 10:37 pm

Bertola,

Quanto mais leio a respeito da construção de instrumentos mais impressionado eu fico!!!!
No início eu fiquei preocupado com as madeiras. Daí saí, como se diz por aqui, "igual a filho de cedo" pedindo ao meus amigos as madeiras-kkkk. Assim, tenho disponível: vinhático/amarelinho (corpo e braço), marupá/caixeta (corpo), roxinho (para longarinas), jacarandá (escala) e pau marfim/farinha seca (braço).
Agora, a dúvida é como escolher as madeiras...  
Acompanhando as respostas suas que já fiz anteriormente, me decidi e farei o braço parafusado. Aproveito para perguntar: se eu optar em fazer o braço e a escala em uma peça de pau marfim precisaria reforçar com roxinho? Ou apenas a utilização de um tensor ação dupla seria suficiente? E qual seria o melhor acabamento neste tipo de escala?

Obrigado.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 12, 2015 12:06 am

Uma boa peça de pau-marfim não precisa de longarinas, mas, construir o braço com elas não faz mal nenhum...
Escala escura não tem acabamento. Em escala clara, pode ser PU ou nitrocelulose.
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