Baixo SX Upgrade
+25
dj jorge cafe
GusVCD
Boss2K
Kobeh
rafael.buzzi.andrade
brucce
alberto.fernandesdosreis
djmmaster
DenisLM
tcraposo
Sonikado
Gustavo Rache
Thiago Candido
fheliojr
Breno_Barnabe
rodrigosattva
CG
afonsodecampos
NESCAU
emanuelneto
gpraxedes
Thales_Sr
J.Adalberto
allexcosta
riordanferreira
29 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Baixo SX Upgrade
Olá Allex
Possuo um baixo SX SJB 75 e pretendo fazer uns upgrades nele. Gostaria que me dissesse o que seria interessante trocar nele. Procuro um som vintage, então optei pelos captadores DP 123 da dimarzio. Se eu for trocar ponte, tarraxas e eletrica, qual você me indica?
Tem também a questão do calibre, costumo usar 0.40, mas queria testar a .45 nesse baixo, o braço aguenta de boa essa calibragem?
Abraços!
Possuo um baixo SX SJB 75 e pretendo fazer uns upgrades nele. Gostaria que me dissesse o que seria interessante trocar nele. Procuro um som vintage, então optei pelos captadores DP 123 da dimarzio. Se eu for trocar ponte, tarraxas e eletrica, qual você me indica?
Tem também a questão do calibre, costumo usar 0.40, mas queria testar a .45 nesse baixo, o braço aguenta de boa essa calibragem?
Abraços!
riordanferreira- Membro
Re: Baixo SX Upgrade
Hardware Hipshot ou Gotoh
Pots Noble ou Bourns
Jack Switchcraft
Aguenta
Pots Noble ou Bourns
Jack Switchcraft
Aguenta
allexcosta- Administrador
Esse tópicos realmente são interessantes! A galera compra o SX por ser bom e barato, e depois quer gastar mais que o valor do baixo em upgrades.
Mitos se espalham por dois motivos:J.Adalberto escreveu:Esse tópicos realmente são interessantes! A galera compra o SX por ser bom e barato, e depois quer gastar mais que o valor do baixo em upgrades.
- Preguiça de pensar.
- Falta de confiança no seu próprio julgamento.
É mais fácil ouvir o que outros dizem e fazem do que chegar às suas próprias conclusões.
Bom, no meu caso é assim; comprei o baixo por 400 reais seminovo. Sou amante incondicional desse modelo ( Jazz Bass ) então cheguei a conclusão testando o baixo que: falta de grave no baixo e muitos ruídos, acredito que seja devido a parte eletrica e falta de blindagem ( sei que posso melhorar ele, por isso fiz a pergunta ao Allex que ja teve um baixo parecido e conhece bem o bixinho rsrs ) Como comprei o baixo a um bom preço, eu compartilho da ideia que vale a pena sim investir no upgrade.J.Adalberto escreveu:Esse tópicos realmente são interessantes! A galera compra o SX por ser bom e barato, e depois quer gastar mais que o valor do baixo em upgrades.
Obrigado pelas dicas Allex!
riordanferreira- Membro
Som vintage com Dimarzio DP123? Sei não, acho que não é o caminho...
Pode usar .045, mas tem que regular. Ferragens não sei pra que mudar, o que você espera ganhar nessa mudança?
Quer dar um belo upgrade nele? Manda dar uma polida nos trastes, bota um jogo de cordas novas, e manda fazer a blindagem. Vai voltar com um som que você não acredita que ele tinha.
Pode usar .045, mas tem que regular. Ferragens não sei pra que mudar, o que você espera ganhar nessa mudança?
Quer dar um belo upgrade nele? Manda dar uma polida nos trastes, bota um jogo de cordas novas, e manda fazer a blindagem. Vai voltar com um som que você não acredita que ele tinha.
Thales_Sr- Moderador
Nos classificados tem um dp123 a venda, mas fiquei sabendo que o vendedor está para se arrepender e retirar o anúncio
gpraxedes- Membro
Fala Thales, na verdade não seria bem vintage rsrs mas me identifiquei com o som desses caps. Não sei exatamente o que vai mudar com a troca das ferragens, um pouco mais de sustain? Mas deixamos isso pra ultimo caso rs So queria saber se fosse mudar quais trocaria!Thales_Sr escreveu:Som vintage com Dimarzio DP123? Sei não, acho que não é o caminho...
Praxedes
E o seu que pretendo comprar rsrs te mandei msg pelo facebook lembras? So to esperando a sua resposta que mandei "inbox"
riordanferreira- Membro
Opa, acho que não vi. A noite respondo, hehehe.
gpraxedes- Membro
Fala riordanferreira, sou de Belém também... caso você compre caps novos para seu SX, eu estou aqui para comprar os CAPS do seu sx ...rsrsrsrsrsrsrs...tenho um SX com captação EMG (já peguei ele assim) e quero colocar de volta a captação original para vender o SX e ficar com o SET Emg para instalar em outro baixo
emanuelneto- Membro
Trocam MP galera, não podemos negociar por aqui, hehehe.
gpraxedes- Membro
allexcosta escreveu:Mitos se espalham por dois motivos:J.Adalberto escreveu:Esse tópicos realmente são interessantes! A galera compra o SX por ser bom e barato, e depois quer gastar mais que o valor do baixo em upgrades.
- Preguiça de pensar.
- Falta de confiança no seu próprio julgamento.
É mais fácil ouvir o que outros dizem e fazem do que chegar às suas próprias conclusões.
Concordo.
Passei a economizar dinheiro quando comecei a chegar às minhas próprias conclusões.
E uma delas é exatamente relacionada a um baixo SX Precision que tenho.
Comprei o baixo com a intenção de trocar ponte, tarraxas, captação e afins. Depois de plugar ele e comparar com precisions renomados de marcas tradicionais, cheguei à conclusão que somente um bom jogo de tarraxas e, posteriormente, pots e jack de qualidade já seriam suficientes. E funcionou!
NESCAU- Membro
^ Pois é, o Fórum ajuda muito neste sentido. Com o tempo, muita leitura e experiências com o instrumento isso acaba mudando.
afonsodecampos- Membro
Thales_Sr escreveu:Som vintage com Dimarzio DP123? Sei não, acho que não é o caminho...
Com certeza não é o caminho....
CG- Moderador
Olha, eu comprei o SX e, realmente, gastei mais dando um upgrade nele do que no baixo em si. Mas mesmo assim gastei metade do que um Fender americano que testei esses dias, que custava R$6000,00. Eu garanto que meu SX é infinitamente superior ao Fender.
Conheço vários luthiers que descrevem a Fender assim: "marca com forte nome, nome conceituado, com forte marketing, porém que, em suas produções, utiliza todos os componentes mais baratos possíveis, para poder vender por um preço extremamente mais alto do que foi gasto ali".
A construção do SX é pouco inferior do que todos os Fenders que já toquei. Há quem diga que o Fender é o melhor baixo do mundo, mas com certeza isso é uma opinião baseada no nome da marca, e não na própria qualidade... Toquem em um contrabaixo Wal ou Alembic, e sintam a diferença!
Conheço vários luthiers que descrevem a Fender assim: "marca com forte nome, nome conceituado, com forte marketing, porém que, em suas produções, utiliza todos os componentes mais baratos possíveis, para poder vender por um preço extremamente mais alto do que foi gasto ali".
A construção do SX é pouco inferior do que todos os Fenders que já toquei. Há quem diga que o Fender é o melhor baixo do mundo, mas com certeza isso é uma opinião baseada no nome da marca, e não na própria qualidade... Toquem em um contrabaixo Wal ou Alembic, e sintam a diferença!
rodrigosattva- Membro
Coloca cordas Ernie Ball Hybrid Slinky (0.045).
Se você tiver dinheiro para gastar em todos os componentes, como tarraxas, ponte, etc., gaste.
Agora se você tem que escolher entre um componente e outro, opte pelos captadores. Realmente os captadores são a "alma do som". Não estou dizendo que madeiras, ponte, tarraxas, trastes, etc., não contribuem, mas o captador deve ser a prioridade #1.
Coloquei Seymour Duncan SJB-3 neles e não consigo descrever a diferença. É uma diferença gigantesca. Mas esses Seymour Duncan são melhores para som moderno.
Ah, não se esqueça de contratar um luthier pra fazer a blindagem com folhagem de cobre. Com R$80,00 acredito que dá pra fazer.
Escute no youtube esses captadores, e veja se gosta:
- Nordstrand NJ4SE
- Aero Style 1 Jazz Bass
- Joe Barden J Bass
- Lindy Fralin (acredito que vai gostar deste)
Se você tiver dinheiro para gastar em todos os componentes, como tarraxas, ponte, etc., gaste.
Agora se você tem que escolher entre um componente e outro, opte pelos captadores. Realmente os captadores são a "alma do som". Não estou dizendo que madeiras, ponte, tarraxas, trastes, etc., não contribuem, mas o captador deve ser a prioridade #1.
Coloquei Seymour Duncan SJB-3 neles e não consigo descrever a diferença. É uma diferença gigantesca. Mas esses Seymour Duncan são melhores para som moderno.
Ah, não se esqueça de contratar um luthier pra fazer a blindagem com folhagem de cobre. Com R$80,00 acredito que dá pra fazer.
Escute no youtube esses captadores, e veja se gosta:
- Nordstrand NJ4SE
- Aero Style 1 Jazz Bass
- Joe Barden J Bass
- Lindy Fralin (acredito que vai gostar deste)
rodrigosattva- Membro
Completando: blindagem, cordas da melhor qualidade, captadores ótimos e sempre deixar o baixo bem regulado é o suficiente para se ter um baixo muito bom
rodrigosattva- Membro
rodrigosattva escreveu:Conheço vários luthiers que descrevem a Fender assim: "marca com forte nome, nome conceituado, com forte marketing, porém que, em suas produções, utiliza todos os componentes mais baratos possíveis, para poder vender por um preço extremamente mais alto do que foi gasto ali".
Peraí também, cara...
Os componentes Fender estão longe de ser os mais baratos possíveis, mas também não são os mais caros. Os baixos Fender são instrumentos simples e baratos, que carregam uma marca de forte tradição. E se a Fender tivesse tamanho lucro, não estaria quase fechando as portas.
Mesmo sendo simples, os baixos Fender são bons. Eu mesmo, prefiro um Fender a um Alembic qualquer dia...
Regulagem em luthier (pq eu não manjo muito) e polimento dos trastes é o que vou fazer com meu SX, e talvez daqui um tempo colocar um par de Cabrera Hot Tone. E só.
Breno_Barnabe- Membro
rodrigosattva escreveu:Olha, eu comprei o SX e, realmente, gastei mais dando um upgrade nele do que no baixo em si. Mas mesmo assim gastei metade do que um Fender americano que testei esses dias, que custava R$6000,00. Eu garanto que meu SX é infinitamente superior ao Fender...
eu teria comprado um squier CV ou VM.
fheliojr- Membro
Atualmente, eu também hahaha...
rodrigosattva- Membro
rodrigosattva escreveu:Olha, eu comprei o SX e, realmente, gastei mais dando um upgrade nele do que no baixo em si. Mas mesmo assim gastei metade do que um Fender americano que testei esses dias, que custava R$6000,00. Eu garanto que meu SX é infinitamente superior ao Fender.
Cara, a marca que criou o modelo de baixo mais famoso do mundo é inferior a marca que fez a sua cópia com valor reduzido? Acho que tem alguma coisa errada aí.
Thiago Candido- Membro
Sim, sua interpretação...
Está óbvio que me referi ao SX com "upgrade".
rodrigosattva- Membro
rodrigosattva escreveu:Sim, sua interpretação...
.
Última edição por Thiago Candido em Qui Dez 12, 2013 11:31 pm, editado 1 vez(es)
Thiago Candido- Membro
Thiago Candido escreveu:Amigo é óbvio, que se você entender qual é a proposta de um baixo Fender Jazz Bass ou Precision Bass, um baixo com upgrade nunca vai ser superior. Por que foi a Fender que criou o modelo e a proposta do baixo. Então algo genérico, mesmo que melhorado, nunca será melhor do que o original. Pode ser muito bom, ter um ótimo custoxbenefício, mas melhor que um Fender "top", impossível.
Me desculpe, mas isso não faz o menor sentido.
como se explica pra alguém que acha que melhor que um Fender top impossivel,que existem jazz bass e precision de outras marcas que superam (e muito)os Fenders top?...
Gustavo Rache- Membro
Thiago Candido escreveu:.
Pena que você apagou a mensagem.
Era algo assim: "Então uma cópia Chinesa ser melhor que um Fender é o que faz sentido". Não era?
Como disse na outra mensagem, peço desculpas, mas não se julga um instrumento pelo país de origem ou por quem o fez primeiro. É contra a mentalidade engessada que devemos lutar.
Há um antigo ditado Tibetano que diz: "Baixo bom é baixo bom, baixo ruim é baixo ruim". Não deixe mitos e idéias pré-concebidas servirem de muro entre você e um instrumento mais barato ou mais simples. Surpresas boas te esperam.
^ Verdade. Um Squier VM que peguei a menos de 1k falava mais que muitos baixos mais caros.
gpraxedes- Membro
Vai chegar o dia que o pessoal vai entender que quem faz o som são suas mãos e não o que está escrito no headstock.
Quanto a pergunta original do tópico, riordanferreira procure entender seu instrumento, analise os pontos fracos e fortes dele. Os SX tendem a puxar para o médio agudo, isso é uma caracteristica de Jazz Bass.
No meu SX eu tenho uma hipshot X-tender e mantive as outras 3 tarraxas originais, as originais mantem a afinação por mais tempo que a Hipshot, acho bobagem trocar as tarraxas se não há problemas com elas.
A ponte você pode colocar aquela que esteticamente te agrada.
Antes de trocar os captadores, coloque umas cordas .045 regule o baixo e teste em um amplificador decente.
Eu gastaria grana em um alinhamento de trastes em um bom luthier, pois nunca ví um SX vendido aqui em terra brazilis que não necessitasse disso.
Quanto a pergunta original do tópico, riordanferreira procure entender seu instrumento, analise os pontos fracos e fortes dele. Os SX tendem a puxar para o médio agudo, isso é uma caracteristica de Jazz Bass.
No meu SX eu tenho uma hipshot X-tender e mantive as outras 3 tarraxas originais, as originais mantem a afinação por mais tempo que a Hipshot, acho bobagem trocar as tarraxas se não há problemas com elas.
A ponte você pode colocar aquela que esteticamente te agrada.
Antes de trocar os captadores, coloque umas cordas .045 regule o baixo e teste em um amplificador decente.
Eu gastaria grana em um alinhamento de trastes em um bom luthier, pois nunca ví um SX vendido aqui em terra brazilis que não necessitasse disso.
CG- Moderador
Só dando um relato: Eu fiquei surpreso com o tempo que as tarraxas do meu SX seguram a afinação. Não sei se isso é normal em outros baixos.CG escreveu:No meu SX eu tenho uma hipshot X-tender e mantive as outras 3 tarraxas originais, as originais mantem a afinação por mais tempo que a Hipshot, acho bobagem trocar as tarraxas se não há problemas com elas.
Acontece de passar mais de 1 semana, eu pego o baixo pra afinar e mal encosto nas tarraxas, visto que tá tudo afinado ou muito pouco fora (questão de temperatura do ambiente influencia).
Sonikado- Membro
Eu comentar exaramente isso. As tarraxas seguram muito bem, acho besteira trocá-las. E olha que meu SX já não é dos mais novos, e to bem surpreso com a tarraxa está impecável. A ponte um pouco enferrujada, mas as tarraxas estão impecáveis.Sonikado escreveu:Só dando um relato: Eu fiquei surpreso com o tempo que as tarraxas do meu SX seguram a afinação. Não sei se isso é normal em outros baixos.CG escreveu:No meu SX eu tenho uma hipshot X-tender e mantive as outras 3 tarraxas originais, as originais mantem a afinação por mais tempo que a Hipshot, acho bobagem trocar as tarraxas se não há problemas com elas.
Acontece de passar mais de 1 semana, eu pego o baixo pra afinar e mal encosto nas tarraxas, visto que tá tudo afinado ou muito pouco fora (questão de temperatura do ambiente influencia).
Breno_Barnabe- Membro
^ Não se a troca for por uma mais leve como as hipshots ultralites.
gpraxedes- Membro
Espero que chegue um dia em que as pessoas entendam que é discordando que se cresce.
Por causa de uma opinião contrária, o Thiago apagou as mensagens e sumiu do tópico. Que pena...
O que cada um escreve aqui é nossa verdade. Música não é ciência, que tem verdades absolutas.
Por causa de uma opinião contrária, o Thiago apagou as mensagens e sumiu do tópico. Que pena...
O que cada um escreve aqui é nossa verdade. Música não é ciência, que tem verdades absolutas.
Que luta pra fazer o brasileiro conseguir entender como se situa um Fender...
O Allex paga os pecados dele nesse fórum... kkk
O Allex paga os pecados dele nesse fórum... kkk
tcraposo- Membro
gpraxedes escreveu:^ Não se a troca for por uma mais leve como as hipshots ultralites.
Qual a diferença, na prática?
Acredito que tarraxas não possam pesar TANTO assim... ou podem?
O SX não tem um braço tão pesado assim a ponto de ficar escorregando pelo ombro(esqueci o nome disso), colocar tarraxas mais leves alteraria tanto assim a ponto de valer o gasto?
Sonikado- Membro
fender é fender.
sx é sx.
isso será eterno. um lado defende o que gosta mais e o outro discorda e será assim pra sempre.
é tipo briga de quem é o melhor baixista do mundo...
sx é sx.
isso será eterno. um lado defende o que gosta mais e o outro discorda e será assim pra sempre.
é tipo briga de quem é o melhor baixista do mundo...
Sonikado escreveu:Acredito que tarraxas não possam pesar TANTO assim... ou podem?
O SX não tem um braço tão pesado assim a ponto de ficar escorregando pelo ombro(esqueci o nome disso), colocar tarraxas mais leves alteraria tanto assim a ponto de valer o gasto?
Podem.
Alteraria, se vale, cada um sabe.
tenho a mesma opinião do CG, coloquei uma Xtender e mantive 3 tarraxas originais, a Xtender é a que mais desafina, não sei é por ser uma xtender, mas isso acontece cmg tbm
djmmaster- Membro
allexcosta escreveu:Espero que chegue um dia em que as pessoas entendam que é discordando que se cresce.
ele q saiu perdendo...
fheliojr- Membro
Breno_Barnabe escreveu:Regulagem em luthier (pq eu não manjo muito) e polimento dos trastes é o que vou fazer com meu SX, e talvez daqui um tempo colocar um par de Cabrera Hot Tone. E só.
Concordo! Tenho um SX SJB75, já fiz blindagem (acabaram os ruídos), coloquei recentemente cordas Rotosound (melhorou muito), comprei um par de Duncan Designed usado no Ebay $ 75 dollars (mudou muito pouco).
Penso em fazer polimento de trastes (retífica de trastes?).
O som do SX é bem bacana e acho que o principal é fazer a blindagem e comprar boas cordas. Estou atualmente com Rotosound, mas já usei Elixir e estou com saudade da durabilidade e da qualidade desse encordoamento.
Acho que não vale a pena gastar muito, pode-se ter um resultado muito parecido.
alberto.fernandesdosreis- Membro
Pelo menos aos meus ouvidos, o Duncan Designed tem o mesmo som dos caps originais do SX. Eu coloquei um CS 60's, ai sim o som do bicho mudou drasticamentealberto.fernandesdosreis escreveu:Breno_Barnabe escreveu:Regulagem em luthier (pq eu não manjo muito) e polimento dos trastes é o que vou fazer com meu SX, e talvez daqui um tempo colocar um par de Cabrera Hot Tone. E só.
Concordo! Tenho um SX SJB75, já fiz blindagem (acabaram os ruídos), coloquei recentemente cordas Rotosound (melhorou muito), comprei um par de Duncan Designed usado no Ebay $ 75 dollars (mudou muito pouco).
O som do SX é bem bacana e acho que o principal é fazer a blindagem e comprar boas cordas. Estou atualmente com Rotosound, mas já usei Elixir e estou com saudade da durabilidade e da qualidade desse encordoamento.
brucce- Síndico
brucce escreveu:Pelo menos aos meus ouvidos, o Duncan Designed tem o mesmo som dos caps originais do SX. Eu coloquei um CS 60's, ai sim o som do bicho mudou drasticamentealberto.fernandesdosreis escreveu:Breno_Barnabe escreveu:Regulagem em luthier (pq eu não manjo muito) e polimento dos trastes é o que vou fazer com meu SX, e talvez daqui um tempo colocar um par de Cabrera Hot Tone. E só.
Acredito. Quando comprei os Duncan Designed (usados), tinha visto alguns vídeos (YouTube) elogiando os Squier VM, aí achei um par usado no Ebay. Coloquei e achei a diferença mínima mesmo.
Talvez o SX não tenha a captação tão ruim, também.
Com certeza os CS 60's são muito superiores, tanto que são utilizados até em upgrades em muitos baixos mais caros que os SX.
Muito se diz que os captadores do SX são ruins, etc. etc. e etc.
São captadores normais de jazz bass. Caso você queira um som difrente de um jazz bass normal eu recomendo a troca, senão deixe como está.
São captadores normais de jazz bass. Caso você queira um som difrente de um jazz bass normal eu recomendo a troca, senão deixe como está.
CG- Moderador
CG escreveu:Muito se diz que os captadores do SX são ruins, etc. etc. e etc.
Verdade! Essa semana estava assistindo dois violeiros no programa da Inezita Barroso e o baixista estava com SX. Gosto de rock, mas acabei assistindo pelo baixista. Tava bacana.
Ola boa noite, desculpem a ausencia rs
Então inicialmente fiz a pergunta ao Allex por que senti que podia melhorar algo no meu baixo. Desde ja agradeço a dicas de todos que se manifestaram aqui. Concluo que uma boa regulagem, troca de cordas e blindagem ja melhore uns 70%, ainda pretendo comprar os captadores novos, pois procuro um som mais grave e definido, nao embolado. Sinto que os caps originais faltam grave ( no meu ver é claro ) Sei que não e legal comparar mas queria um som parecido com aquele Jazz Bass que o Continentino gravou com o Ed Motta no DVD.
Então inicialmente fiz a pergunta ao Allex por que senti que podia melhorar algo no meu baixo. Desde ja agradeço a dicas de todos que se manifestaram aqui. Concluo que uma boa regulagem, troca de cordas e blindagem ja melhore uns 70%, ainda pretendo comprar os captadores novos, pois procuro um som mais grave e definido, nao embolado. Sinto que os caps originais faltam grave ( no meu ver é claro ) Sei que não e legal comparar mas queria um som parecido com aquele Jazz Bass que o Continentino gravou com o Ed Motta no DVD.
riordanferreira- Membro
^ Aí já é corda flat.
Nada contra trocar captadores. Eu também já fiz isso e gostei muito do resultado (não era um SX).riordanferreira escreveu:ainda pretendo comprar os captadores novos, pois procuro um som mais grave e definido, nao embolado. Sinto que os caps originais faltam grave ( no meu ver é claro )
Mas eu tinha certeza de que o problema eram os captadores...
Pergunta: Em quais amplificadores você toca/tocou com ele? Se for um wattsom/warm music (ou outras tranqueiras), nem o captador mais top do mercado vai te dar um som descente.
allexcosta escreveu:^ Aí já é corda flat.
Allex,
nunca usei cordas flat. Elas acentuam os graves ou diminuem o timbre mais agudo do instrumento?
Desculpe a ignorância.
Abraços.
Vejo tanta gente falando em trocar a ponte e as tarraxas... E tipo, eu não entendo. Se o instumento não fica saindo da afinação, tem boa tocabilidade e as oitavas tão bem reguladinhas, pq trocar essas peças? Como isso vai influenciar de maneira siginificativa no som? Posso estar sendo ignorante por perguntar isso, mas não realmente não entendo.... Talvez eu esteja sendo simplista demais...
O meu SX, quando chegou, o único "upgrade" q eu fiz foi colocar um jogo de novo de cordas q o Alex me recomendou aqui no fórum e fez ele ter o som q eu tava buscando. No mais, a única grana q eu vou gastar nele em breve é uma revisão geral no luthier e algumas regulagens, e num futuro distante, talvez um x-tender. A única mudança q vou fazer no meu som mesmo é comprar um novo ampli, pq o meu já era.
O meu SX, quando chegou, o único "upgrade" q eu fiz foi colocar um jogo de novo de cordas q o Alex me recomendou aqui no fórum e fez ele ter o som q eu tava buscando. No mais, a única grana q eu vou gastar nele em breve é uma revisão geral no luthier e algumas regulagens, e num futuro distante, talvez um x-tender. A única mudança q vou fazer no meu som mesmo é comprar um novo ampli, pq o meu já era.
Kobeh- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2