Afinação do baixo (frequência)
+4
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
joabi
thiago.arend
8 participantes
Página 1 de 1
Afinação do baixo (frequência)
Pessoal sou novato no baixo e estou tentando afinar o meu. Eu queria saber o que significa o tom da música. Por exemplo: estou tentando tocar Something dos Beatles. No site da tab diz que o tom da música no baixo é C. A minha pergunta é como eu afino o baixo nesse tom usando um afinador cromático digital? Seria alguma coisa relacionada com a frequência/calibragem que aparece no afinador?
Obrigado.
Obrigado.
thiago.arend- Membro
Re: Afinação do baixo (frequência)
Cada corda do baixo tem uma afinação padrão quando tocada solta, que é Sol, Ré, Lá e Mi (da corda mais fina para a mais grossa). Você consegue as outras notas apertando as casas do seu baixo.
Procure um amigo/músico mais experiente pra te mostrar como funciona o seu afinador, pois existe grande chance de você arrebentar alguma corda tentando descobrir sozinho. Se estiver fazendo aula, leve para seu professor te ajudar.
joabi- Eterno Colaborador
Só reforçando o que foi dito pelo Joabi. Quando uma cifra apresenta o tom da música isso tem relação com escalas e campos harmônicos. Com a afinação padrão do baixo você conseguirá tocar estas e outras tantas canções.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Obrigado a vocês pelas respostas, ajudaram muito. Vou seguir com a afinação padrão do baixo então.
thiago.arend- Membro
Pessoal, quando o baixo deve ser afinado? Semanalmente, mensalmente, sempre antes de tocar?
É recomendável afrouxar um pouco as cordas antes de guardar o instrumento caso o dono fique, por exemplo, uma semana sem tocar, ou isso é bobagem?
É recomendável afrouxar um pouco as cordas antes de guardar o instrumento caso o dono fique, por exemplo, uma semana sem tocar, ou isso é bobagem?
BASSIST- Membro
Eu sempre confiro a afinação antes de tocar e nunca afrouxo as cordas, independente de quanto tempo for ficar sem tocar.