Frequencia de atuação dos pots
+2
allexcosta
arthur.farias.96
6 participantes
Página 1 de 1
Frequencia de atuação dos pots
Bom dia.
Podem por gentileza me informar qual a frequência de atuação dos knobs de grave, agudo e tone do sx jazzbass?
Também gostaria de saber a frequencia de atuação dos knobs de grave, médio e agudo do peavey max112, não achei essa informação no manual.
Obrigado!
Podem por gentileza me informar qual a frequência de atuação dos knobs de grave, agudo e tone do sx jazzbass?
Também gostaria de saber a frequencia de atuação dos knobs de grave, médio e agudo do peavey max112, não achei essa informação no manual.
Obrigado!
arthur.farias.96- Membro
Re: Frequencia de atuação dos pots
SX é passivo né? Não existe grave e agudo, só tone, que tem um corte bem amplo de agudos.
Vou chutar o PV, mas devo estar errado:
40hz
500hz
4Khz
Se eu achar a informação correta, aviso.
Vou chutar o PV, mas devo estar errado:
40hz
500hz
4Khz
Se eu achar a informação correta, aviso.
allexcosta- Administrador
Obrigado pela informação Allex,
Em relação aos knobs eu estava me referindo ao knob do cap do braço como graves, o knob da ponte como médios e aí o tone é o agudo.
Em relação aos knobs eu estava me referindo ao knob do cap do braço como graves, o knob da ponte como médios e aí o tone é o agudo.
arthur.farias.96- Membro
Isso de o tone ter um corte amplo de agudos é q ele corta uma grande faixa de frequencia ou corta muito uma faixa de frequencia?
arthur.farias.96- Membro
Depende de que capacitor vc usar no pot de tone.arthur.farias.96 escreveu:Isso de o tone ter um corte amplo de agudos é q ele corta uma grande faixa de frequencia ou corta muito uma faixa de frequencia?
Se vc usar um capacitor de 0.022uF o corte será sutil. Se um de 0.047uF (o padrão), será efetivo. Se um de 0.1uF deixará o baixo "velado".
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
arthur.farias.96 escreveu:Em relação aos knobs eu estava me referindo ao knob do cap do braço como graves, o knob da ponte como médios e aí o tone é o agudo.
Aí complica pra responder.
É errado esse jeito de interpretar os knobs?
arthur.farias.96- Membro
https://www.contrabaixobr.com/t11670-captador-de-grave-e-captador-de-agudoarthur.farias.96 escreveu:É errado esse jeito de interpretar os knobs?
Boss2K- Membro
Ah ta, os caps captam o som de regiões do instrumento, q é mais grave no braço e aguda na ponte, mas não trabalham em uma frequencia especifica. Acho q é isso.
arthur.farias.96- Membro
Porque não são pots de tonalidade, são apenas pots de volume ...arthur.farias.96 escreveu: mas não trabalham em uma frequencia especifica. Acho q é isso.
Boss2K- Membro
arthur.farias.96 escreveu:É errado esse jeito de interpretar os knobs?
SIm é errado pois os dois primeiros knobs são para volume. Tonalidade e volume são coisas diferentes.
CG- Moderador
arthur.farias.96 escreveu:É errado esse jeito de interpretar os knobs?
Errado eu não diria, mas não se usa.
Se você arrumar um osciloscópio até dá pra mensurar onde cada captador atua, mas é um Q bem elevado e saber o centro da frequência não terá influência alguma em sua vida. Utilize o ouvido para decidir o que é bom e ruim. Esqueça essas teorias mirabolantes.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Depende de que capacitor vc usar no pot de tone.arthur.farias.96 escreveu:Isso de o tone ter um corte amplo de agudos é q ele corta uma grande faixa de frequencia ou corta muito uma faixa de frequencia?
Se vc usar um capacitor de 0.022uF o corte será sutil. Se um de 0.047uF (o padrão), será efetivo. Se um de 0.1uF deixará o baixo "velado".
O meu eu acho q é o padrão, ele atua de um jeito legal no som. Quando toco sozinho ou só com o sampler de bateria eu gosto do tone aberto, mas quando toco com alguém ou acompanhando cd's parece q o baixo fica melhor encaixado com o tone fechado.
arthur.farias.96- Membro