Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasileiro cria lista de coisas que odeia nos EUA.

+41
Carlos Cmz
leonardo.reis
bassfuria
gpraxedes
Claudio
Binão
Leandro Jeronimo
Sonikado
Fernando Zadá
Stormbringer
tcraposo
warZ
fgbass
emachado
Claudio Jardim
NESCAU
J.Adalberto
Amagomes
malka_aff
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
fheliojr
gsfteodoro
Giuliano
luiztebet
Edu Fettermann
arthur.farias.96
DenisLM
Maniaky
Paulo Penna
Thales_Sr
Fernandão C
rodsom
Nando Vasques
Christian
Eliseumohr
Boss2K
carimbass
Kobeh
siodoni
allexcosta
45 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Brasileiro cria lista de coisas que odeia nos EUA. - Página 2 Empty Re: Brasileiro cria lista de coisas que odeia nos EUA.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 27 Dez 2013 - 15:42

^Concordo com o fato de vc dizer que, se fossemos desenvolvidos exerceríamos "imperialismo" (embora, nesse contêxto esse termo seja discutível), aliás, já o fazemos como uma espécie de sub-imperialismo na América do Sul e África lusófona.
Outra questão aqui é: O que é desenvolvimento. Do ponto-de-vista estritamente econômico o Brasil já o é. Socialmente é que é o (enorme) problema...
Discordo quando vc fala sobre "índole". Isso já está ultrapassado no contêxto das Ciências Sociais.
O que existe é um processo histórico de mais de 500 anos no qual imperaram o escravismo dos mais cruéis, uma estrutura de poder político e de acesso à terra das mais excludentes, um total ausência de qualquer noção de cidadania (o Estado surge aqui muito antes que a sociedade civil, exatamente ao contrário dos EUA), um Estado que é meramente um "aparelho" de Elites Senhoriais/Escravistas e depois oligárquico/burguesas, uma total dependência (muitas vezes modificada, mas nunca abalada) do "mundo desenvolvido" (ou metrópoles) e uma ideologia muito bem estruturada de controle social, de aceitação do "lugar de cada um" no mundo. Foi este longo e tortuoso processo de resultou (e ainda está resultando) no que somos hoje como povo, como sociedade.
O que acho interessante no têxto do americano, é que ele se faz de desentendido ou não sabe nada sobre a História do Brasil mesmo (aí seria até pedir demais!).
Acho que somos uma nação ainda em formação e com um "passivo social" enorme e que não poderá ser resolvido em meros 30 ou 40 anos...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro cria lista de coisas que odeia nos EUA. - Página 2 Empty Re: Brasileiro cria lista de coisas que odeia nos EUA.

Mensagem por Fernandão C Sex 27 Dez 2013 - 16:18

Por isso chamei de divagações Maurício, o desenvolvimento é medido de várias formas e tem vários índices bastante válidos, mas falamos apenas de uma lista, não é o caso de se aprofundar muito nisso. A questão econômica é mais simples, com a distribuição da renda de forma desigual como é aqui não se pode falar de desenvolvimento econômico "absoluto". A palavra índole está entre aspas o que é auto-explicativo. Como apenas divaguei, não há porque se aprofundar no assunto (colonização) novamente, embora muitas de suas considerações estejam corretas. Ainda assim, e para mim, os EUA são um dos países mais parecidos e comparáveis ao Brasil, na origem e desenvolvimento temporal. De resto só posso concordar, primeiro porque é apenas uma (agora duas) lista engraçada com algumas (ou muitas) verdades, e 30/40 anos, sei lá, talvez mais. Abraços.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex 27 Dez 2013 - 16:21

Resumindo, todo lugar tem coisas boas e más, todo tem o direito de reclamar e reclamar não é algo que justifique a expulsão de alguém do país criticado.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Fernandão C Sex 27 Dez 2013 - 16:47

Claro, até porque se a crítica for construtiva deve ser considerada, e se não for deve ser ignorada, assim como o crítico, que não é o “sujeito” no caso, o “sujeito” é a própria crítica. Criticar alguém apenas porque esta pessoa critica é fazer a mesma coisa que ela faz.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagem por malka_aff Sex 27 Dez 2013 - 16:49

o que eu vi naquele tópico, e um pouco nesse foi o seguinte:
"Meu país é ruim, mas só eu posso reclamar dele."

Ou seja, um patriotismo sem embasamento.
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Zubrycky Sex 27 Dez 2013 - 16:51

Geralmente, quando não se tem argumentos para rebater uma crítica, o remédio é atacar o crítico...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 27 Dez 2013 - 16:53

Zubrycky escreveu:Resumindo, todo lugar tem coisas boas e más, todo tem o direito de reclamar e reclamar não é algo que justifique a expulsão de alguém do país criticado.
Pois é... Por isso não dei a mínima pra lista do americano (e algumas coisas que ele diz são verdade mesmo... Outras, desconhecimento, etnocentrismo, "estranhamento" ou má-fé), e até achei legal a que o Allex fez, pois me diz mais respeito....
Tenho profundo respeito pelo povo norteamericano, por sua cultura, valôres e por sua História. Isso não quer dizer que acho que eles são a 8ª maravilha do mundo...
Conheço profundamente a História do Brasil (trabalho com isso), gosto do meu país, de seu povo e das suas várias manifestações culturais. Nem por isso fecho os olhos para as duras realidades e mazelas daqui...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Amagomes Sex 27 Dez 2013 - 18:18

carimbass escreveu: 90% do itens não me incomodam de jeit nenhum...

Nem a mim...é claro que não há país perfeito e os EUA não são difeentes, mas pelo menos o país é sério, as leis são cumpridas, há segurança e bandido é tratado como bandido. Bem diferente de um certo país que conheco.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por J.Adalberto Sex 27 Dez 2013 - 20:04

eu odeio nao morar lá!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Mensagem por Paulo Penna Sex 27 Dez 2013 - 20:58

Estou tão se saco cheio de muitas coisas que acontecem no nosso Brasil que se ganhar na mega da virada, acho que vou me acostumar a não poder bater papo no estacionamento, a ter de parar na placa de pare, a ter de obedecer o limite de velocidade....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Boss2K Sex 27 Dez 2013 - 21:00

^Vai fazer o que todo novo rico gosta de fazer neste país ...  Twisted Evil 

Boss2K
Membro

Mensagem por Paulo Penna Sex 27 Dez 2013 - 21:02

Sem peso na consciência, feliz da vida....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb 28 Dez 2013 - 21:41

Boss2K escreveu:^Vai fazer o que todo novo rico gosta de fazer neste país ...  Twisted Evil 
Bem dito: "Novo rico", pois os ricos mesmos, a elite daqui JAMAIS vivería em países em que eles tem que pagar impostos e terem o mesmo estatuto de cidadania de qualquer um. A elite daqui se julga Senhor de Engenho (ou de escravos, o que dá no mesmo...), acima das leis e diferente do resto dos míseros mortais.
O Brasil é a pátria-mãe para quem é rico (mesmo), o até mesmo os norteamericanos e europeus ricos sentem inveja do poder e das possibilidades de controle que os ricos daqui possuem, sentem inveja de como o Estado brasileiro existe PARA a classe superior, para a burguesia, e lamentam que o Estado de lá ainda tenha que prestar serviços para reles cidadãos comuns. O Brasil modernizou-se mas com uma estrutura social do século XVII ou XVIII. Não tivemos uma Revolução, não extinguimos por completo a escravidão, não implantamos à ferro e a fogo o sentimento e o conceito de CIDADANIA.
Por isso não me espanta a atitude de quem, se ganhar na loteria, vai querer morar nos EUA (ou em qualquer outro lugar do mundo "desenvolvido"). Essa é a típica ideologia do F...-se! propagada pelas elites brasileiras para aqueles que "pagam pau" pra ela....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fheliojr Dom 29 Dez 2013 - 16:07

^  claps 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Fernandão C Dom 29 Dez 2013 - 16:26

(digamos que) Viver aqui é um inferno para os pobres (e é mesmo), e que se pudessem sairiam daqui, e é isto mesmo que alguns fazem quando reúnem condições, por exemplo, ganhando na loteria (ou não, muito ficam e investem aqui, a maioria). Não consigo ver onde está o problema. Muita gente também sai daqui com poucos recursos (novamente a maioria), se estabelece e não volta mais. Dos que conheço a maioria não voltou, porque vive melhor onde está.

E o que será que os ricos tem a ver com isso? Concluir que apenas por ser rica uma pessoa é “malvada” não passa de preconceito dos mais toscos. Claro que uma parcela deles é assim, geralmente estão no governo ou financiaram quem está lá, até hoje é assim, aparentemente jamais mudará.

Essa conclusão, ou generalização equivocada é muito comum atualmente (moda), se parece com a de quem pensa que todos os pobres são ladrões porque nas cadeias só há (havia) pobres. Ricos e pobres podem ser bons ou maus, assim como brasileiros ou estadunidenses, ou qualquer povo/etnia/classe ou grupo de pessoas, e na mesma proporção, porque são pessoas, e pessoas podem ser boas ou más, o resto é preconceito baseado em nada.

E porque será que os pobres querem ficar ricos? Porque querem fazer parte da elite rica (sim, existem muitas “elites”, as palavras elite e rico não tem o mesmo significado)? Querem se transformar em terríveis predadores ricos? Começar um texto com parênteses, vejam só... Bem, as listas, continuam a ser apenas duas listas.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 29 Dez 2013 - 17:19

E o que será que os ricos tem a ver com isso? Concluir que apenas por ser rica uma pessoa é “malvada” não passa de preconceito dos mais toscos.
Cara, se eu pensasse assim eu seria um tolo. Mas não é nada disso.
É uma questão de ESTRUTURA DE CLASSES, de posição social, nada tem à ver com o indivíduo e suas posições pessoais. O fato de um indivíduo ser burguês não faz dele "malvado" ou reacionário. Aliás, a chence de NÃO SER é até maior. Porém ele NÃO PODE fugir de sua posição de classe e da "consciência para si" que isso determina. Veja o caso por exemplo daquela mulher rica que se espanta quando é assaltada (se for, porque quem é rico mesmo NÃO É ASSALTADO!), se espanta com a pobreza em que vivem a maioria das pessoas, pois é incapaz de pensar fora da sua realidade. Agora, a POSIÇÃO DE CLASSE dele (ou dela), faz dele ADVERSÁRIO, BENEFICIÁRIO "natural" DA ESTRUTURA SOCIAL que o beneficia e "prejudica" outros (a maioria), quer ele queira ou não
E porque será que os pobres querem ficar ricos? Porque querem fazer parte da elite rica
Cara, isso é ingenuidade! TODOS querem ficar ricos, pois todo mundo quer uma vida melhor, e esse é um dos "móveis" mais poderosos da ideologia dominante (na Idade Média todos queriam ser nobres... Mas não podiam...), aliás, ela existe para isso....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Fernandão C Dom 29 Dez 2013 - 17:54

Não Maurício, eu não estava me referindo especificamente a você, embora seu texto pudesse levar algum desavisado a esta interpretação. Pescando aqui e ali neste tópico percebi esta tendência engraçada, apenas isso. Geralmente concordo com grande parte do que você escreve. A ingenuidade foi uma óbvia ironia.

Só não concordo muito com esse jogo de soma zero, não acho que sempre que alguém se beneficia outro saia prejudicado, e acho que muita gente tem muito porque é muito capaz, independente de qualquer estrutura social que o beneficie (ou à sua "casta"), e o contrário também acontece, enfim, está (aparentemente talvez) na mão do povo a arma para mudar esta estrutura, e nada acontece.

Acredito em mérito, sou capitalista (no sentido monetarista), quase libertário, não acredito em ideologias políticas, acho que o mal está nas pessoas não em seus ideais. Certamente somos muito diferentes, mas trocar opiniões só faz bem, sempre aprendemos algo e nunca me ofendo com divergências de opinião, assim como minha intenção nunca é ofensiva. Não estaríamos fugindo um pouco do assunto do tópico? Abraços.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagem por NESCAU Dom 29 Dez 2013 - 19:26

Paulo Penna escreveu:Estou tão se saco cheio de muitas coisas que acontecem no nosso Brasil que se ganhar na mega da virada, acho que vou me acostumar a não poder bater papo no estacionamento, a ter de parar na placa de pare, a ter de obedecer o limite de velocidade....

Vai pra Alemanha. Lá é mais tranquilo, dizem.

Sem contar que tem aquelas estradas sem limite de velocidade huhuhuh
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagem por Paulo Penna Dom 29 Dez 2013 - 20:56

Pra Alemanha eu vou quando quiser um joelho de porco com chucrute, e acelerar minha porsche 991 gt3 em nordschleife.

Tenho que decidir entre west palm beach, Erie, ou costa oeste.... duvida cruel.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Claudio Jardim Dom 29 Dez 2013 - 22:19

Comida depende de gosto. Já fui 5 vezes ao Nordeste e em todas comi muito mal. Aqui em Curitiba a cena gastronômica é medíocre.

São Paulo tem bons restaurantes, mas tem que saber escolher.

Comi muito bem em San Frankcisco, de 10 restaurantes apenas um não foi espetacular.

Eu cozinho muito bem, modéstia a parte. Ah, não gosto de comida congelada.

Última edição por Claudio Jardim em Dom 29 Dez 2013 - 22:20, editado 1 vez(es)
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

http://www.claudiojardim.com.br

Mensagem por emachado Dom 29 Dez 2013 - 22:19

PT = "se eu estivesse lá, eu faria a mesma coisa (roubo com diferentes finalidades...)"
Nós financiamos um gorozinho e um baguio por mês para "pais" de alunos que não vão para a escola. Isto tendo em conta que o Estado é mantido pela sociedade.

Mas vejo também o outro lado da moeda: mães e pais os mais humildes, os quais ensinam seus filhos a se respeitarem acima de tudo.

Não lembro qual estudioso comenta, mas aqui temos:
Democracia social = 0
Democracia civil = alguns mais do que outros
Democracia política = vendida como sinônimo de liberdade

Sem avanços nas três esferas jamais teremos uma base sólida e uma estrutura decente, seja para brasileiros ou estrangeiros.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por allexcosta Dom 29 Dez 2013 - 22:22

Claudio Jardim escreveu:Comida depende de gosto.

Já expliquei isso.

Os restaurantes Americanos são muito bons. 10x melhores que os Brasileiros e mais baratos também. Coisas de supermercado supostamente naturais é que são meio estranhas e padronizadas.

Fast food nos EUA também é muito ruim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Claudio Jardim Dom 29 Dez 2013 - 22:50

allexcosta escreveu:
Claudio Jardim escreveu:Comida depende de gosto.

Já expliquei isso.

Os restaurantes Americanos são muito bons. 10x melhores que os Brasileiros e mais baratos também. Coisas de supermercado supostamente naturais é que são meio estranhas e padronizadas.

Fast food nos EUA também é muito ruim.

Ah tá, entendi.
Neste tipo de comida eu não posso opinar.
Em termos de restaurantes é que estamos mal aqui. Curitiba só tem um, agora apareceram mais uns dois que parecem ser bons, mas preciso ir mais vezes e esperar pra ver se o tempo os deteriora.
San Francisco e NY estão abarrotadas de restaurantes fantásticos e podemos tomar vinhos fabulosos sem ter que pagar o preço de um contrabaixo, por exemplo, aqui no Pobre Juan, pra degustar um Almaviva tem que desembolsar R$1400, quase o dobro do que o que custa nas lojas, o que já é quase 3x mais do que ele custa na Concha&Toro, ou seja podia custar 200 pilas.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagem por allexcosta Dom 29 Dez 2013 - 22:54

^ Não há nem comparação. Um jantar de 100 dólares pra um casal nos EUA custa 2000 Reais no Brasil e se bobear lá a comida e o atendimento ainda são melhores.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por fgbass Dom 29 Dez 2013 - 23:46

Trouxe amigos americanos para passar as ferias aqui, quando paguei a conta da churrascaria de um pouco mais de 350 reais para 5 pessoas eles tentaram chamar o garcom pra falar que o preço estava errado. Uma coisa eu notei nos restaurantes americanos, de diversas faixas de preço é o fato de que se um cliente levanta a mao, ou faz sinal para chamar um funcionario, nao demora 30 segundos pra ter alguem pegando o pedido, os garcons sempre sabem em detalhes cada prato servido e fazem recomendacoes que nao se baseiam somente no preco do prato.

Mas eu gosto mais de comer em casa...
fgbass
fgbass
Membro

Mensagem por Paulo Penna Seg 30 Dez 2013 - 10:15

Paguei 50 dólares em um vitelo com si lá oque num restaurante chique na Pensilvânia, 20 dólares num salmão f*** em Ohio, e por ai vai.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 30 Dez 2013 - 10:23

Paulo Penna escreveu:Paguei 50 dólares em um vitelo com si lá oque num restaurante chique na Pensilvânia, 20 dólares num salmão f*** em Ohio, e por ai vai.
Aqui no RJ o atendimento é péssimo e a comida cara!!!!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Penna Seg 30 Dez 2013 - 10:32

Bertola, em BH o atendimento é bom, o resto é igual ao Rio.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por NESCAU Seg 30 Dez 2013 - 10:34

Não tenho o que me queixar aqui em Santa Catarina. O atendimento é bom, os preços dos restaurantes são razoáveis para os padrões brasileiros, mesmo em cidades turísticas.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagem por warZ Seg 30 Dez 2013 - 10:47

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Concordo com o fato de vc dizer que, se fossemos desenvolvidos exerceríamos "imperialismo" (embora, nesse contêxto esse termo seja discutível), aliás, já o fazemos como uma espécie de sub-imperialismo na América do Sul e África lusófona.
Outra questão aqui é: O que é desenvolvimento. Do ponto-de-vista estritamente econômico o Brasil já o é. Socialmente é que é o (enorme) problema...
Discordo quando vc fala sobre "índole". Isso já está ultrapassado no contêxto das Ciências Sociais.
O que existe é um processo histórico de mais de 500 anos no qual imperaram o escravismo dos mais cruéis, uma estrutura de poder político e de acesso à terra das mais excludentes, um total ausência de qualquer noção de cidadania (o Estado surge aqui muito antes que a sociedade civil, exatamente ao contrário dos EUA), um Estado que é meramente um "aparelho" de Elites Senhoriais/Escravistas e depois oligárquico/burguesas, uma total dependência (muitas vezes modificada, mas nunca abalada) do "mundo desenvolvido" (ou metrópoles) e uma ideologia muito bem estruturada de controle social, de aceitação do "lugar de cada um" no mundo. Foi este longo e tortuoso processo de resultou (e ainda está resultando) no que somos hoje como povo, como sociedade.
O que acho interessante no têxto do americano, é que ele se faz de desentendido ou não sabe nada sobre a História do Brasil mesmo (aí seria até pedir demais!).
Acho que somos uma nação ainda em formação e com um "passivo social" enorme e que não poderá ser resolvido em meros 30 ou 40 anos...

claps
warZ
warZ
Membro

Mensagem por carimbass Seg 30 Dez 2013 - 10:55

Agora vc estão passando dos limites, falar mal da comida e do atendimento caloroso do brasileiro? Kd os entusiastas da copa do mundo para defender a pátria amada e idolatrada???

carimbass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 30 Dez 2013 - 11:02

Paulo Penna escreveu:Bertola, em BH o atendimento é bom, o resto é igual ao Rio.
Paulo, aqui no RJ formou-se uma lamentável cultura de mal atendimento, com garçons rudes até...
Pô, tenho qu tirar um tempo pra visitar minha família em Barbacena e em BH, onde mora meu primo Flávio (da banda Bertola e os Notívagos)
 Very Happy 
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Seg 30 Dez 2013 - 11:14

Essas comparações entre o Brasil e países realmente desenvolvidos não fazem o mínimo sentido.

Vamos tentar atingir um status similar ao de uma Bósnia Hezergovina, Azerbaijão ou Croácia da vida, depois tentemos nos equiparar aos vizinhos Argentina e Chile, para então sonharmos em ser um tipo de Austrália...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por fheliojr Seg 30 Dez 2013 - 14:44

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Aqui no RJ o atendimento é péssimo e a comida cara!!!!

aqui, também, principalmente em períodos de alta estação.

allexcosta escreveu:...para então sonharmos em ser um tipo de Austrália...

interessante esta perspectiva. eis uma boa meta, a longuíssimo prazo, p/ brasil.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Claudio Jardim Seg 30 Dez 2013 - 14:57

Curioso que sempre é ressaltada a hospitalidade, simpatia, calor humano, do povo brasileiro, em contraste com a antipatia, frieza, do norte americano.

Há tempos que viajo pros EUA e o pessoal lá sempre compartilha as mesas de restaurantes e locais públicos. Aqui em curitiba já vi gente se levantar reclamando, "essa mesa era minha" quando sentei numa ponta pra almoçar.

Mas não precisa ir tão longe, penso que o reflexo da cultura e educação do povo se dá ao volante, já que dentro do veículo ele não é reconhecido. Ali cada um é o que realmente é. E cada um pode tirar as próprias conclusões.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagem por tcraposo Seg 30 Dez 2013 - 15:39

Realmente como disse o professor Bertola o atendimento de fato é péssimo aqui no RJ. Eu sou petropolitano e vejo essa diferença nítida em atendimento seja em padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas... Em Petrópolis o tratamento é completamente diferenciado (melhor). Aqui na baixada fluminense e no Rio chega a ser ridículo o atendimento. É aquela coisa, você tem que praticamente fazer amizade com o garçom para ser bem atendido. Caso o cara não te conheça, o atendimento é sempre péssimo e quando você reclama geralmente a coisa piora.

E eu sempre reclamo, não aceito pagar (e as vezes caro) por um serviço e ser porcamente atendido. Acho que o cliente que não reclama é que incentiva esse atendimento miserável que muitas vezes esquece o simples "bom dia/boa tarde/boa noite". É lamentável. Se for preciso chamo o gerente, se for preciso chamo o dono. Esperar 5 ou 10 minutos por um refrigerante não é normal e não é aceitável.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagem por Stormbringer Seg 30 Dez 2013 - 17:00

Eu ja fui um patriota.
Quem não adquire a síndrome de estocolmo, sabe que a solução ou melhora requer mais que uma geração, e dessa forma, é mais fácil abandonar o barco e ir prum lugar que ele ja julga melhor.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por allexcosta Seg 30 Dez 2013 - 17:32

Claudio Jardim escreveu:Curioso que sempre é ressaltada a hospitalidade, simpatia, calor humano, do povo brasileiro, em contraste com a antipatia, frieza, do norte americano.

Há tempos que viajo pros EUA e o pessoal lá sempre compartilha as mesas de restaurantes e locais públicos. Aqui em curitiba já vi gente se levantar reclamando, "essa mesa era minha" quando sentei numa ponta pra almoçar.

Mas não precisa ir tão longe, penso que o reflexo da cultura e educação do povo se dá ao volante, já que dentro do veículo ele não é reconhecido. Ali cada um é o que realmente é. E cada um pode tirar as próprias conclusões.

Pois é...

Noto uma tendência aqui. Quem conhece bem o exterior e viaja sempre pra fora recebe bem as críticas ao Brasil e enxerga o abismo de diferença entre locais mais evoluídos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por carimbass Seg 30 Dez 2013 - 18:08

allexcosta escreveu: Quem conhece bem o exterior e viaja sempre pra fora recebe bem as críticas ao Brasil e enxerga o abismo de diferença entre locais mais evoluídos.

Perfeito!

carimbass
Membro

Mensagem por Paulo Penna Seg 30 Dez 2013 - 18:12

Allex, antes de viajar algumas vezes para o exterior, fui buscar uma amigo americano em Sampa e trazer para BH.
Após pegá-lo no Morumbi, depois de um engarrafamento de 4 horas e meia do Morumbi até a saída para a Fernão dias, lá pelo meio da viagem, que já durava umas 8 horas e não estávamos nem na metade do caminho, o gringo falou que as estradas americanas da década de 409 eram muito melhores que a maravilhosa e duplicada 381. Fiquei de mal humor o resto da viagem.
Depois de viajar umas 4 ou 5 vezes pro exterior, saindo de confins peguei de busão a maravilhosa linha verde.... e quase chorei.
Contei pro gringo este fato recentemente e ele morreu de rir.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Fernandão C Seg 30 Dez 2013 - 22:35

allexcosta escreveu:
Pois é...

Noto uma tendência aqui. Quem conhece bem o exterior e viaja sempre pra fora recebe bem as críticas ao Brasil e enxerga o abismo de diferença entre locais mais evoluídos.

É, não há como discordar, entre "indas e vindas" ao exterior devo ter "vivido" uns poucos 2 anos fora do Brasil, pouco, nunca morei realmente fora daqui, nem trabalhei fora, mas o abismo é tão evidente, é triste, a opinião do que é desenvolvimento é bastante flexível no Brasil. Sei lá, cada um na sua.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 30 Dez 2013 - 23:05

Fernandão C escreveu:
allexcosta escreveu:
Pois é...

É, não há como discordar, entre "indas e vindas" ao exterior devo ter "vivido" uns poucos 2 anos fora do Brasil, pouco, nunca morei realmente fora daqui, nem trabalhei fora, mas o abismo é tão evidente, é triste, a opinião do que é desenvolvimento é bastante flexível no Brasil. Sei lá, cada um na sua.

É obvio que esse abismo existe, a nossa História triste e violenta como nação prova isso, nem podería deixar de ser; afinal, somos um produto de um processo histórico, um processo no qual os europeus expandiram-se pelo mundo de forma explosiva e violenta, impondo à força sua liderança e proeminência economica e tecnológica; somos vítimas disso (assim como outros povos, talvez ainda mais) e mais vítimas ainda de nós mesmos.
Porém, eu gosto de observar (depois de anos viajando como Professor por este enorme país), a força de nosso povo, que, sem contar com nada, exceto com sí próprio, consegue ainda ser mais ou menos caloroso e cordial, trabalhador e relativamente honesto, e com sua força e trabalho, e à despeito dessa mesma História e processo formacional, construiu esse país e o tornou, quer queiram ou não, admitam ou não, comparando com os mais desenvolvidos ou não, um dos maiores do mundo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Fernandão C Seg 30 Dez 2013 - 23:44

É, eu gastaria um dia inteiro para concordar e discordar de vários pontos deste ótimo post Maurício, mas o que mais me incomoda é que somos mesmo, em grande parte, vítimas de nós mesmos. Positivamente, seu otimismo é um alento, mas eu não consigo mais ser otimista em relação ao futuro do Brasil. Espero estar errado.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 31 Dez 2013 - 0:01

Fernandão C escreveu:É, eu gastaria um dia inteiro para concordar e discordar de vários pontos deste ótimo post Maurício, mas o que mais me incomoda é que somos mesmo, em grande parte, vítimas de nós mesmos. Positivamente, seu otimismo é um alento, mas eu não consigo mais ser otimista em relação ao futuro do Brasil. Espero estar errado.
Eu também...
 Very Happy 
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Claudio Jardim Ter 31 Dez 2013 - 10:22

Não é uma questão de desmerecer totalmente nosso pais, ou achar que viver aqui é uma porcaria. Eu particularmente não tenho nenhuma intenção de morar fora, gosto da minha vida em Curitiba e decidi criar meu filho aqui.

Mas é importante notar as virtudes dos outros, e tentar aplicá-las, não ganho nada procurando defeito nos outros, só quero as qualidades. Quando vemos um bom baixista tocando, queremos notar suas qualidades, quem fica procurando defeito pode deixar passar as qualidades que serão produtivas para o próprio aprendizado.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagem por Kobeh Qui 2 Jan 2014 - 7:47

tcraposo escreveu:Realmente como disse o professor Bertola o atendimento de fato é péssimo aqui no RJ. Eu sou petropolitano e vejo essa diferença nítida em atendimento seja em padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas... Em Petrópolis o tratamento é completamente diferenciado (melhor). Aqui na baixada fluminense e no Rio chega a ser ridículo o atendimento. É aquela coisa, você tem que praticamente fazer amizade com o garçom para ser bem atendido. Caso o cara não te conheça, o atendimento é sempre péssimo e quando você reclama geralmente a coisa piora.

E eu sempre reclamo, não aceito pagar (e as vezes caro) por um serviço e ser porcamente atendido. Acho que o cliente que não reclama é que incentiva esse atendimento miserável que muitas vezes esquece o simples "bom dia/boa tarde/boa noite". É lamentável. Se for preciso chamo o gerente, se for preciso chamo o dono. Esperar 5 ou 10 minutos por um refrigerante não é normal e não é aceitável.

Sou morador da baixada, mais precisamente no pé da serra velha e não tenho como discordar. O atendimento na região serrana, em geral, é bem melhor do q na baixada, região metropolitana e capital.

O baterista da minha banda trabalhou como garçom em um famoso (e caro) restaurante do centro do Rio especializado em frutos do mar, e as histórias q ele costuma me contar explicam boa parte desse fenômeno: salários péssimos, garçom que trabalha dois turnos seguidos, gerentes semi-analfabetos que só subiram de cargo por serem puxa sacos, número de garçons contratados insuficientes pra atender a demanda, praticamente ausência de pessoas no estabelecimento capazes de atender alguém que fale inglês ou espanhol (o meu baterista era um dos poucos q aos menos sabiam se virar com os gringos), falta de investimento na capacitação dos funcionários e pouca preocupação com a qualidade do atendimento por parte dos diretores.
Claro q isso tudo vai refletir negativamente no atendimento. E olha q eu tô falando de um restaurante localizado no centro do Rio de Janeiro, perto de inúmeros centro empresariais, prédios históricos e a poucos metro do famoso bairro boêmio da Lapa, q sempre atrai turistas. Imaginem então, oq não acontece em regiões menos badaladas?
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por tcraposo Qui 2 Jan 2014 - 7:53

Kobeh escreveu:
tcraposo escreveu:Realmente como disse o professor Bertola o atendimento de fato é péssimo aqui no RJ. Eu sou petropolitano e vejo essa diferença nítida em atendimento seja em padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas... Em Petrópolis o tratamento é completamente diferenciado (melhor). Aqui na baixada fluminense e no Rio chega a ser ridículo o atendimento. É aquela coisa, você tem que praticamente fazer amizade com o garçom para ser bem atendido. Caso o cara não te conheça, o atendimento é sempre péssimo e quando você reclama geralmente a coisa piora.

Sou morador da baixada, mais precisamente no pé da serra velha e não tenho como discordar. O atendimento na região serrana, em geral, é bem melhor do q na baixada, região metropolitana e capital.

O baterista da minha banda trabalhou como garçom em um famoso (e caro) restaurante do centro do Rio especializado em frutos do mar, e as histórias q ele costuma me contar explicam boa parte desse fenômeno: salários péssimos, garçom que trabalha dois turnos seguidos, gerentes semi-analfabetos que só subiram de cargo por serem puxa sacos, número de garçons contratados insuficientes pra atender a demanda, praticamente ausência de pessoas no estabelecimento capazes de atender alguém que fale inglês ou espanhol (o meu baterista era um dos poucos q aos menos sabiam se virar com os gringos), falta de investimento na capacitação dos funcionários e pouca preocupação com a qualidade do atendimento por parte dos diretores.
Claro q isso tudo vai refletir negativamente  no atendimento. E olha q eu tô falando de um restaurante localizado no centro do Rio de Janeiro, perto de inúmeros centro empresariais, prédios históricos e a poucos metro do famoso bairro boêmio da Lapa, q sempre atrai turistas. Imaginem então, oq não acontece em regiões menos badaladas?

Pô bacana, você é de onde? Raiz da Serra? Piabetá? Fragoso?

Também moro no "pé-da-serra" (só que da serra nova), moro em Jardim Primavera, você conhece? Fica basicamente entre a Rio-Magé (Rio-Teresópolis) e a BR040.  Muitas vezes realmente prefiro subir pra Petrópolis pra jantar do que ir ao Rio. Além de não ter trânsito na serra como teria numa linha vermelha/linha amarela/avenida brasil da vida, os valores ainda são muito mais razoáveis em Petrópolis e Itaipava do que no Rio.   Claro que não há como comparar o número de opções, mas... O stress é menor.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagem por Kobeh Qui 2 Jan 2014 - 8:59

tcraposo escreveu:

Pô bacana, você é de onde? Raiz da Serra? Piabetá? Fragoso?

Também moro no "pé-da-serra" (só que da serra nova), moro em Jardim Primavera, você conhece? Fica basicamente entre a Rio-Magé (Rio-Teresópolis) e a BR040.  Muitas vezes realmente prefiro subir pra Petrópolis pra jantar do que ir ao Rio. Além de não ter trânsito na serra como teria numa linha vermelha/linha amarela/avenida brasil da vida, os valores ainda são muito mais razoáveis em Petrópolis e Itaipava do que no Rio.   Claro que não há como comparar o número de opções, mas... O stress é menor.

Que mundo pequeno...rs... Sou de Fragoso. Conheço Jardim Primavera sim! Até toquei em um bar por ai nesse ano de 2013, q se chama Toca do Rock. O dono é o Ézio, conhece? Ele é gente boa pra caramba...

Tirando o fato de ter q encarar a serra, no meu caso a serra velha, q é bem perigosa, Petrópolis e Itaipava é melhor mesmo. Quanto ao número de opções, até q Itaipava tem melhorado muito nos últimos anos. Alguns lugares possuem um preço um pouco mais puxado, mas a qualidade é muito superior, coisa q na capital não é regra. Ás vezes vc paga uma fortuna pra ir num lugar com o mesmo péssimo atendimento de qualquer espelunca da baixada...rs

Coisa q é MUITO comum mesmo na região aonde moro, é vc pedir um drink ou uma dose de qualquer bebida q não seja cerveja e o garçom não saber nem o preço ou ás vezes falar q não tem, apesar da garrafa estar amostra na estante atrás do balcão. Aah, isso tb acontece quando vou pedir uma cerveja q não seja das mais famosas, mesmo ela estando no cardápio. O cara simplesmente não sabe oq a casa vende.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por tcraposo Qui 2 Jan 2014 - 9:49

^

Não conhece não, nem o toca do rock nem o ézio, rsrs... Mas conheço mais ou menos Fragoso.
Na verdade eu nunca sei direito onde termina fragoso e começa raiz da serra, mas tudo bem rs. O fato é que tenho um casal de amigos que mora aí, bem pertinho do pé da serra velha mesmo, quase no início. Numa ruazinha a direita que tem umas casas bacanas... (Ele não mora nas casas bacanas heahahahaha, só pra certificar).
Então de vez em quando dou um pulo por aí pra comer alguma coisa e visitar. Acho bem interessante, calmo o lugar. Meus conhecidos que moram por aí dizem que é bem tranquilo em relação a segurança, você confirma? A ponto de dormir de janela aberta e tudo. Acho isso muito legal. Tenho um primo que saiu daqui do centro de Caxias pra morar em Pau Grande por causa de segurança.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagem por Kobeh Qui 2 Jan 2014 - 10:00

tcraposo escreveu:^

Não conhece não, nem o toca do rock nem o ézio, rsrs... Mas conheço mais ou menos Fragoso.
Na verdade eu nunca sei direito onde termina fragoso e começa raiz da serra, mas tudo bem rs. O fato é que tenho um casal de amigos que mora aí, bem pertinho do pé da serra velha mesmo, quase no início. Numa ruazinha a direita que tem umas casas bacanas... (Ele não mora nas casas bacanas heahahahaha, só pra certificar).
Então de vez em quando dou um pulo por aí pra comer alguma coisa e visitar. Acho bem interessante, calmo o lugar. Meus conhecidos que moram por aí dizem que é bem tranquilo em relação a segurança, você confirma?   A ponto de dormir de janela aberta e tudo.  Acho isso muito legal. Tenho um primo que saiu daqui do centro de Caxias pra morar em Pau Grande por causa de segurança.

A região sempre foi relativamente segura e nunca tivemos problemas com poder paralelo e as milícias nunca tiveram um poder q possa ser considerado relevante. Com as instalação das UPPs no Rio, muitos marginais vieram parar aqui, mas felizmente não conseguiram se criar por muito tempo. Eu particularmente acho q em alguns anos a situação vai piorar um pouco justamente por causa disso, mas mesmo assim acho muito difícil um dia aqui ter tiroteio, bandido mandando fechar comércio, ruas fechadas com troncos, essas coisas. Pau Grande é um dos bairros mais tranquilos da região, justamente por ser isolado. Piabetá já é mais agitado.

PS: Normalmente consideramos q Raiz da Serra começa na vila operária, um pouco antes da fábrica da Imbel, rs
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo