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Parte de trás de um contrabaixo

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Mensagem por allexcosta Ter Jan 07, 2014 4:23 pm

Mais uma que nunca entendi.

As pessoas falam "captador de trás" ou "colocar a mão mais pra trás" se referindo à região mais próxima da ponte, certo?

Na minha lógica, atrás é nas casas mais graves e frente nas mais agudas. Quando digo pra alguém "agora toque mais pra frente no braço" é a isso que me refiro.

O que acham?
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Mensagem por JAZZigo Ter Jan 07, 2014 4:25 pm

allexcosta escreveu:Na minha lógica, atrás é nas casas mais graves e frente nas mais agudas. Quando digo pra alguém "agora toque mais pra frente no braço" é a isso que me refiro.
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Mensagem por Nando Vasques Ter Jan 07, 2014 5:11 pm

Parte de trás é onde geralmente fica o compartimento da bateria.... dancetroll 
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jan 07, 2014 5:14 pm

Eu me guio pelo braço e pela ponte. Pra mim é tocar mais próximo do braço ou mais próximo da ponte. Meu conceito da frente e da parte de trás do contrabaixo são diferentes
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Mensagem por flauius Ter Jan 07, 2014 5:38 pm

Dois contextos diferentes.

Mas nos dois casos (seja indo para ponte, seja indo para o nut), você está se afastando a mão do corpo, o que dá o fácil entendimento de trás/longe frente/perto.
De mão direita para frente, em direção ao braço (para trás, à ponte) e mão esquerda para frente indo aos agudos (e para trás, descendo até o grave).

Enfim, a pessoa é a referência e cada mão tem uma direção.
Quando a referência é o contrabaixo, a parte de trás vira a piadinha do amigo acima...

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Mensagem por carlosprofort Ter Jan 07, 2014 5:57 pm

Pra mim tocar próximo à ponte é tocar mais embaixo.
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Mensagem por edumoraes Ter Jan 07, 2014 8:44 pm

Em relação aos captadores nunca usei o termo "captador de trás", pra mim é captador da ponte e do braço, agora em relação à mão na escala, eu uso os termos subir e descer, ou seja, quando vou tocando as notas mais próximas ao corpo do baixo estou subindo e quando estou tocando mais próximas do head, estou descendo, subindo fica agudo, descendo fica grave, se tem alguma lógica? Não sei, pelo menos pra mim tem,  Wink 
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Mensagem por cK Ter Jan 07, 2014 9:19 pm

edumoraes escreveu:[...] subindo fica agudo, descendo fica grave, se tem alguma lógica?[...]
Pra mim essa é a única lógica possível...
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Mensagem por NESCAU Ter Jan 07, 2014 9:21 pm

allexcosta escreveu:Mais uma que nunca entendi.

As pessoas falam "captador de trás" ou "colocar a mão mais pra trás" se referindo à região mais próxima da ponte, certo?

Na minha lógica, atrás é nas casas mais graves e frente nas mais agudas. Quando digo pra alguém "agora toque mais pra frente no braço" é a isso que me refiro.

O que acham?


Eu acho que você está certo e também acho que você está errado. E digo mais: concordo com você, portanto eu também estou certo e errado.

Contudo, o costume vai contra nós.

Explico:

Quando se refere aos captadores do instrumento, o costume diz que o captador da ponte é o captador de trás. Inclusive, é comum achar, se não me engano no site da ibanez, as explicações sobre o funcionamento dos circuitos e, quando existe o potenciômetro de blend, lá está a denominação "rear pickup e front pickup". Eis o costume e, nesse ponto, concordo com ele e por isso acho que estamos errados.

Quanto às regiões do braço, tocar mais atrás tendo como ponto de observação o instrumento, a grosso modo, costumeiramente dizendo, seria tocar na região mais aguda, contudo, a teoria musical - sempre ela - diz que, quanto mais baixa nota, mais grave, logo, atrás seria mais grave, portanto, na região mais alta - do braço - do instrumento. Neste ponto acho que estamos certos.

Para acabar de vez com a celeuma, proponho:

Em relação aos captadores: captador da frente e captador de trás.

Em relação a tocar mais atrás: tocar mais grave, diminuir o tom e por aí vai.

Em relação a tocar mais para a frente: tocar mais agudo, aumentar o tom e afins.

Smile

PS: daqui a pouco vem alguém falando que tocar mais "para frente e mais para trás" tem relação com o andamento da música. E com certeza esta pessoa não está errada também.

Coisas peculiares do nosso magnífico instrumento... hehe
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Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jan 07, 2014 10:01 pm

Também sempre tive esse problema de entender atrás e na frente de alguma coisa.
Já tive problemas de um cara pedir para estacionar o carro atrás do carro vermelho e para mim, coloco mais longe (atrás do carro vermelho) ou na sua traseira.
Dai o cara fala: ah! vc colocou na frente!
Tem até uma famosa música caipira dos anos 60 onde um convidado, num casamento na roça, pede para ir no banheiro e o dono da casa fala que banheiro em casa de roça é na moita atrás da casa e o cara vai cagar na frente da casa e estraga a festa do casamento...
Para mim se está na traseira é atrás, se está na dianteira é na frente, em se tratando de carro.
Já, casa de roça, pra mim não tem frente e nem atrás, então tem que ir para trás de uma moita bem grande... ou seria na frente de uma moita bem grande?
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Mensagem por Jhonny.Bear Ter Jan 07, 2014 10:27 pm

Acho que se baseiam no encontro do braço com o corpo e quando se afasta desse ponto em qualquer direção é "mais pra trás" e quando se aproxima é "mais pra frente". Smile
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Mensagem por heverton souza Ter Jan 07, 2014 10:37 pm

Se o baixo continuasse na vertical e o cara falasse:toca no captador de tras,eu ia procurar lá atras,dae seria captador de baixo né?e se falar:vae subindo com a mão esquerda,eu ia na direção da mão,sei lá,depende se tudo está relacionado com a escala,(ascendente ou descendente)...num falei coisa com coisa.
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Mensagem por cK Ter Jan 07, 2014 11:46 pm

O negócio é misturar as teorias:
Captador do braço: captador bombordo
Captador da ponte: captador estibordo
Nessa nomenclatura os termos se invertem se o baixo for para canhoto.
Podemos então simplificar, mesma nomenclatura para destros e canhotos:
Captador do braço: captador da proa
Captador da ponte: captador da popa (coincidência, a "ponte" de um navio fica na popa)

E para um amplificador/combo poderia ficar assim:
Sotavento é o lado onde está o cone e barlavento é o lado oposto.

Não bebi, deve ser o sono...



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Mensagem por edumoraes Ter Jan 07, 2014 11:57 pm

^ Tonto 
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jan 08, 2014 8:32 am

/\  weed 
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Mensagem por allexcosta Qua Jan 08, 2014 9:31 am

Tio Google me mostrou que outros têm essa dúvida:

http://www.talkbass.com/forum/f8/pickup-naming-neck-bridge-vs-front-back-289846/
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Mensagem por cardozo Qua Jan 08, 2014 10:16 am

allexcosta escreveu:Tio Google me mostrou que outros têm essa dúvida:

http://www.talkbass.com/forum/f8/pickup-naming-neck-bridge-vs-front-back-289846/

Então não há dúvida, apenas a escolha por um ou outro padrão.

Para mim, "vir para trás" é trazer a mão que está no braço mais para perto do corpo do instrumento. Mas acho mais correto o seu padrão (e o do meu professor), pela lógica musical.

Abraço!
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Mensagem por allexcosta Qua Jan 08, 2014 10:20 am

^ Lógico que há dúvida. Dela que surgiu esse tópico.

E, por gerar dúvida, essa nomenclatura deveria ser abandonada. É muito mais simples dizer simplesmente captador do braço ou da ponte, ou mão direita mais pra ponte. Aí sím, não há dúvida.
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Mensagem por vinibassplayer Qua Jan 08, 2014 10:32 am

braço é braço, corpo é corpo..
"subir" no braço é ir pras mais agudas, já "subir" no corpo é tocar mais perto da escala.
"descer" no braço é ir pras mais graves, já "descer" no corpo é tocar mais perto da ponte, q pra mim, não é "fundo", e sim "pra trás".

percebam q a nomenclatura se inverteu em relação a braço e corpo..

acho q é isso hehehehehe
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Mensagem por cardozo Qua Jan 08, 2014 10:52 am

allexcosta escreveu:^ Lógico que há dúvida. Dela que surgiu esse tópico.

E, por gerar dúvida, essa nomenclatura deveria ser abandonada. É muito mais simples dizer simplesmente captador do braço ou da ponte, ou mão direita mais pra ponte. Aí sím, não há dúvida.

Não. O tópico surgiu por uma constatação sua e não por uma dúvida.

Questão de semântica, apenas.  Very Happy 

Abraço!
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Mensagem por allexcosta Qua Jan 08, 2014 10:55 am

O tópico do Talkbass está repleto de pessoas com dúvidas, assim como esse aqui.

Eu tenho dúvida todas as vezes que alguém fala "captador de trás". Fico vários segundos tentando descobrir a qual captador a pessoa está se referindo. Há ruído na comunicação provocado pela dúvida.
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Mensagem por edumoraes Qua Jan 08, 2014 11:06 am

Pois é, nunca ninguém me falou "captador de trás", mas juro, se alguém me falar isso, automaticamente vou virar o baixo e olhar atrás do corpo pra ver que captador é esse.  Razz 
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Mensagem por cardozo Qua Jan 08, 2014 11:08 am

allexcosta escreveu:O tópico do Talkbass está repleto de pessoas com dúvidas, assim como esse aqui.

Eu tenho dúvida dúvida todas as vezes que alguém fala "captador de trás". Fico vários segundos tentando descobrir a qual captador a pessoa está se referindo. Há ruído na comunicação provocado pela dúvida.

Alex,

Não há ruído na comunicação. Acho que ambos temos a tendência de procurar um sentido maior no que foi escrito.E isto é bom, no meu entender.

De toda sorte, a culpa, se existir, é minha. Me ative na questão do posicionamento do braço em relação ao corpo (subir ou descer, grave ou agudo, etc). Não tenho dúvidas sobre os captadores, já que é natural para mim pensar no captador de trás como sendo o da ponte.

Abraço!
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Mensagem por allexcosta Qua Jan 08, 2014 11:12 am

^ O ruído não é entre nós, é entre quem fala "trás" ou "frente" e quem ouve.

Eu tenho dúvida. Pra mim não é natural pensar no captador de trás como o da ponte. Sempre tive problema com isso.
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Mensagem por fheliojr Qua Jan 08, 2014 3:51 pm

flauius escreveu:Dois contextos diferentes.

Mas nos dois casos (seja indo para ponte, seja indo para o nut), você está se afastando a mão do corpo, o que dá o fácil entendimento de trás/longe frente/perto.
De mão direita para frente, em direção ao braço (para trás, à ponte) e mão esquerda para frente indo aos agudos (e para trás, descendo até o grave).

Enfim, a pessoa é a referência e cada mão tem uma direção.
Quando a referência é o contrabaixo, a parte de trás vira a piadinha do amigo acima...

[2]

qnt à mão direita, falo "região mais grave/aguda" ou "subir e descer", neste caso, tendo a altura das notas como referência.
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Mensagem por Ailton Qua Jan 08, 2014 10:15 pm

allexcosta escreveu:^ Lógico que há dúvida. Dela que surgiu esse tópico.

E, por gerar dúvida, essa nomenclatura deveria ser abandonada. É muito mais simples dizer simplesmente captador do braço ou da ponte, ou mão direita mais pra ponte. Aí sím, não há dúvida.


Essa sua colocação faz muito mais sentido allex. Na minha opinião, deveria ser dessa forma quando se referir ao captador. Da mesma forma com relação à mão próxima ao nut ou próxima ao corpo. Seria mais simples.
Abraços!!
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Mensagem por rafaelkoenmah Qui Jan 09, 2014 2:03 am

fheliojr escreveu:
qnt à mão direita, falo "região mais grave/aguda" ou "subir e descer", neste caso, tendo a altura das notas como referência.

Eu uso ainda mais simples, o malandro tá fazendo um fraseado, ao invés de falar mais em cima ou mais embaixo, eu uso mais grave/mais agudo, comigo tem funcionado!

Quanto a captadores, se alguém me falar captador da frente, imagino o do braço e o de trás o da ponte... eu quando falo costumo dizer captador da ponte ou captador do braço, daí não dá errado Wink
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Mensagem por Voila Marques Qui Jan 09, 2014 1:06 pm

Bem, o acústico também tem esses problemas "direcionais".
Escrevi há algum tempo esse texto sobre isso:

http://www.voilamarques.com/2011/05/81-sobre-afinacao-uma-mesma-palavra-ou-expressao-para-diferentes-direcoes/
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Mensagem por GusVCD Qui Jan 09, 2014 2:58 pm

"Parte de trás de um contrabaixo" pra mim é isso:

Parte de trás de um contrabaixo P1120027


 :troll: 
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Parte de trás de um contrabaixo Empty Re: Parte de trás de um contrabaixo

Mensagem por edumoraes Qui Jan 09, 2014 6:45 pm

GusVCD escreveu:"Parte de trás de um contrabaixo" pra mim é isso:

https://2img.net/h/i595.photobucket.com/albums/tt40/wayne586/P1120027.jpg


 :troll: 

Pois é, pra mim tbm.
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