Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura
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Re: Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura
Verdade. Não entendo disso.
gpraxedes- Membro
- Mensagens : 7475
Localização : Manaus
Re: Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura
Se Arthur Maia, estivesse vivo e participasse desse debate diria que o timbre esta na mente e nos dedos. Escreveria: me da qualquer baixo ai, paga o cache e vamos quebrar tudo que a platéia só quer saber de música boa.
Sentinela- Membro
- Mensagens : 150
Localização : São Paulo
Re: Diferenças sonoras entre escala clara e escala escura
Existe diferença mais em relação à madeira ser macia ou dura do que em relação à cor. Um bom exemplo disso são as madeiras cozidas (ex.: Maple Cozido).
Influencia bastante na tocabilidade, mas percebo também diferença no ataque (soando um pouco mais de brilho) quando a madeira da escala é dura (ex.: Ébano ou Ébano Macassar em escala com trastes).
Mas confesso que a diferença em Aspecto Visual, Manutenção, e etc. é muito maior que a diferença 'sonora'. Até porque a sonoridade depende do tamanho do braço, dos captadores, do pré (caso seja ativo), do encordoamento, da técnica do baixista, da madeira do corpo e do braço, etc... É o famoso 'conjunto da obra', né?
Influencia bastante na tocabilidade, mas percebo também diferença no ataque (soando um pouco mais de brilho) quando a madeira da escala é dura (ex.: Ébano ou Ébano Macassar em escala com trastes).
Mas confesso que a diferença em Aspecto Visual, Manutenção, e etc. é muito maior que a diferença 'sonora'. Até porque a sonoridade depende do tamanho do braço, dos captadores, do pré (caso seja ativo), do encordoamento, da técnica do baixista, da madeira do corpo e do braço, etc... É o famoso 'conjunto da obra', né?
Contraponto- Membro
- Mensagens : 42
Localização : Rio de Janeiro
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