Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
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Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
No despretensioso tópico Lakland Geezer Butler signature bass, o foco da discussão tomou outras proporções e caminhos,e surgiu o debate sobre estilos musicais.Notei a grande falta de informação de alguns membros sobre alguns estilos,e como já tinha a idéia de passar um "pente fino" na música brasileira,mostrando estilo por estilo,rigorosamente,sem generalizações,juntando uma coisa com a outra resolvi criar esse tópico que tem justamente a intenção de "redescobrir" o Brasil,musicalmente,e claro,discutindo o papel do contrabaixo em cada estilo.
Vou dar início,expondo aqui subestilos que fazem parte da Axé Music e mais alguns estilos baianos que não fazem parte do Axé Music.
Começando com os que fazem parte da Axé Music
Subir Ladeira
O contrabaixista tem que usar bastante criatividade nas linhas, sob um beat bastante alto e isso gera um grau de dificuldade bastante interessante.Quando baixistas começaram a sofisticar o estilo,uma boa linha de Subir Ladeira deve ser muito criativa sem perder o "swing".
Samba Reggae
O baixista trabalha com os contratempos parecidos com o do Reggae,com ghost notes e o slap cai muito bem... É um estilo onde o baixista pode abusar um pouco mais das escalas (fazer mais frases) na música,sem "suja-la".No começo era tocado seguindo os surdos.Mas depois da vinda de baixistas muito renomados como Cesário Leony,isso mudou totalmente de figura e o papel do baixo no estilo se tornou muito mais complexo.
Ijexá
O baixo trabalha mais na "cozinha",mas pode usar as ghost notes e trabalhar a música de várias formas possíveis.
"Merengue" (espécie de "Merengue Baiano" tocado com instrumentos percussivos não usados no Merengue original da R.Dominicana,como o Timbal,Repiques e Surdos,por exemplo.)
A "base" das linhas são parecidas com o Merengue "original",porém tem mais semelhanças com as linhas de baixo da Soca (estilo quase idêntico ao Merengue).Porém a imaginação do baixista pode voar à vontade no estilo,que aceita variadas linhas de contrabaixo.Pra quem gosta de estimular a criatividade,é um prato cheio!
Bom,agora,os que NÃO FAZEM PARTE DO AXÉ MUSIC
Pagode Baiano
Originado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano.O baixo por hora trabalha muito nas regiões agudas,fazendo riffs "colados" com a guitarra ou diferentes dos da guitarra,e por outra segue uma linha que é bem mesclada com diversos estilos como o Samba,o Reggae,estilos afro-caribenhos e africanos,dentre outros,nas regiões mais graves.A vinda dos riffs surgiu no final da década de 2000,com o enfraquecimento do uso do cavaquinho (ou quase extinção) e a popularização do uso guitarra.Nessa mesma época, contrabaixo se tornou um dos principais instrumentos do estilo, quando deixou mais de lado a "cozinha" e começou a realizar os tais riffs com timbres cheios de médio-agudo.Apesar de geralmente estar mais centrado no esquema harmônico 1-6-2-5 (T,6M,2M,5J),as formas de tocar as linhas são infinitas,podendo fazer com que a criatividade flua bastante no estilo.
Arrocha
No começo,era Sampler no teclado.Agora surgiram os baixistas,aos poucos.E só fazem seguir o bumbo,igualzinho ao sampler.Criatividade,para os baixistas é o que é "proibido" no estilo.O ritmo até aceita algumas variações nas linhas (como acontece na Bachata,a "prima rica" do Arrocha),mas pelo fato de o sampler do teclado ter o contrabaixo "marcador de bumbo" e todo "retão",tirar essa característica irá fazer o público estranhar.Então os baixistas mantêm a linha "marcador de bumbo".
Espero que todos embarquem na onda e mostrem os estilos do seu estado,tendo o aprendizado e a informação como o ideal principal aqui nesse tópico!
Vou dar início,expondo aqui subestilos que fazem parte da Axé Music e mais alguns estilos baianos que não fazem parte do Axé Music.
Começando com os que fazem parte da Axé Music
Subir Ladeira
O contrabaixista tem que usar bastante criatividade nas linhas, sob um beat bastante alto e isso gera um grau de dificuldade bastante interessante.Quando baixistas começaram a sofisticar o estilo,uma boa linha de Subir Ladeira deve ser muito criativa sem perder o "swing".
Samba Reggae
O baixista trabalha com os contratempos parecidos com o do Reggae,com ghost notes e o slap cai muito bem... É um estilo onde o baixista pode abusar um pouco mais das escalas (fazer mais frases) na música,sem "suja-la".No começo era tocado seguindo os surdos.Mas depois da vinda de baixistas muito renomados como Cesário Leony,isso mudou totalmente de figura e o papel do baixo no estilo se tornou muito mais complexo.
Ijexá
O baixo trabalha mais na "cozinha",mas pode usar as ghost notes e trabalhar a música de várias formas possíveis.
"Merengue" (espécie de "Merengue Baiano" tocado com instrumentos percussivos não usados no Merengue original da R.Dominicana,como o Timbal,Repiques e Surdos,por exemplo.)
A "base" das linhas são parecidas com o Merengue "original",porém tem mais semelhanças com as linhas de baixo da Soca (estilo quase idêntico ao Merengue).Porém a imaginação do baixista pode voar à vontade no estilo,que aceita variadas linhas de contrabaixo.Pra quem gosta de estimular a criatividade,é um prato cheio!
Bom,agora,os que NÃO FAZEM PARTE DO AXÉ MUSIC
Pagode Baiano
Originado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano.O baixo por hora trabalha muito nas regiões agudas,fazendo riffs "colados" com a guitarra ou diferentes dos da guitarra,e por outra segue uma linha que é bem mesclada com diversos estilos como o Samba,o Reggae,estilos afro-caribenhos e africanos,dentre outros,nas regiões mais graves.A vinda dos riffs surgiu no final da década de 2000,com o enfraquecimento do uso do cavaquinho (ou quase extinção) e a popularização do uso guitarra.Nessa mesma época, contrabaixo se tornou um dos principais instrumentos do estilo, quando deixou mais de lado a "cozinha" e começou a realizar os tais riffs com timbres cheios de médio-agudo.Apesar de geralmente estar mais centrado no esquema harmônico 1-6-2-5 (T,6M,2M,5J),as formas de tocar as linhas são infinitas,podendo fazer com que a criatividade flua bastante no estilo.
Arrocha
No começo,era Sampler no teclado.Agora surgiram os baixistas,aos poucos.E só fazem seguir o bumbo,igualzinho ao sampler.Criatividade,para os baixistas é o que é "proibido" no estilo.O ritmo até aceita algumas variações nas linhas (como acontece na Bachata,a "prima rica" do Arrocha),mas pelo fato de o sampler do teclado ter o contrabaixo "marcador de bumbo" e todo "retão",tirar essa característica irá fazer o público estranhar.Então os baixistas mantêm a linha "marcador de bumbo".
Espero que todos embarquem na onda e mostrem os estilos do seu estado,tendo o aprendizado e a informação como o ideal principal aqui nesse tópico!
Última edição por Max Payne em Sex Mar 21, 2014 12:08 pm, editado 4 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
a ideia é legal, como o Allex já colocou umas vídeo-aulas a abordagem do baixista tocando é sempre melhor, mas essas dicas são ótimas, valeu por ter tirado algo daquele polemico post.
Christian- Membro
- Mensagens : 3803
Localização : Brasilia
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Frevo Baiano Instrumental:
Samba de roda:
Samba Satamarense:
Samba Chula:
Tamanquinho:
Marujada Baiana:
Folias de Reis:
Bumba Meu Boi:
Samba de roda:
Samba Satamarense:
Samba Chula:
Tamanquinho:
Marujada Baiana:
Folias de Reis:
Bumba Meu Boi:
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54833
Localização : Terra
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
caramba!!
São muitos ritmos/estilos heim, confesso que não conhecia todos. Muito bom o tópico.
Allex, o "Bumba meu boi" é mais da região Norte não é?...Amazonas, Pará...??
São muitos ritmos/estilos heim, confesso que não conhecia todos. Muito bom o tópico.
Allex, o "Bumba meu boi" é mais da região Norte não é?...Amazonas, Pará...??
NeyBass- Membro
- Mensagens : 5145
Localização : MT
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Galera,vou editar alguns erros de Português do meu primeiro post pra ficar mais legal.
Allex,valeu pela contribuição! Havia esquecido do Samba de Roda e da Chula.Posso postar lá em cima onde postei o resto?
Cristian,valeu pelo apoio!
Allex,valeu pela contribuição! Havia esquecido do Samba de Roda e da Chula.Posso postar lá em cima onde postei o resto?
Cristian,valeu pelo apoio!
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Max Payne escreveu:Posso postar lá em cima onde postei o resto?
Poder pode, mas ficaria repetitivo, não? O tópico é pras pessoas postarem os ritmos dos seus estados, correto? Daqui a pouco aparece algum Baiano aí com outras coisas. E o povo dos outros estados também. O Brasil é um país muito rico de ritmos.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54833
Localização : Terra
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Tranquiloallexcosta escreveu:Poder pode, mas ficaria repetitivo, não? O tópico é pras pessoas postarem os ritmos dos seus estados, correto? Daqui a pouco aparece algum Baiano aí com outras coisas. E o povo dos outros estados também. O Brasil é um país muito rico de ritmos.
Convidado- Convidado
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Thiago Candido- Membro
- Mensagens : 175
Localização : Jaú
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Ontem fiz esse tópico meio que na correria e tava incompleto.Hoje consertei algumas coisas e incluí umas informações legais sobre o papel do contrabaixo em cada estilo
Eu vi sim o vídeo com o Allex tocando,muito legal! Só que não tenho câmera,só o celular - que dá até pra filmar de boa - mas o meu note além de ser bem fraquinho,ta com um problema na entrada de microfone e não tenho placa de som externa.Daí pra captar o som do baixo legal fica complicado =/
Se eu resolver esse problema eu faço os vídeos,mas os vídeos que postei já dão uma grande ajuda à quem não conhece os estilos.Acho que deixam bem claro as particularidades de cada estilo (por isso mesmo,coloquei para cada estilo,três vídeos de três artistas diferentes )
Valeu Mauricio Luiz Bertola
Aguardo postagens legais por aqui com a galera dos outros estados! Sentem o dedo no teclado aí a vera pessoal!
Pois é cara! Eu gostaria muito de estar comentando tudo o que postei acima com vídeos.Iria ficar bem mais legal realmenteChristian escreveu:a ideia é legal, como o Allex já colocou umas vídeo-aulas a abordagem do baixista tocando é sempre melhor, mas essas dicas são ótimas, valeu por ter tirado algo daquele polemico post.
Eu vi sim o vídeo com o Allex tocando,muito legal! Só que não tenho câmera,só o celular - que dá até pra filmar de boa - mas o meu note além de ser bem fraquinho,ta com um problema na entrada de microfone e não tenho placa de som externa.Daí pra captar o som do baixo legal fica complicado =/
Se eu resolver esse problema eu faço os vídeos,mas os vídeos que postei já dão uma grande ajuda à quem não conhece os estilos.Acho que deixam bem claro as particularidades de cada estilo (por isso mesmo,coloquei para cada estilo,três vídeos de três artistas diferentes )
Valeu Mauricio Luiz Bertola
Aguardo postagens legais por aqui com a galera dos outros estados! Sentem o dedo no teclado aí a vera pessoal!
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Allex,tem como mover esse tópico para Contrabaixo Elétrico & Baixolão?
Ja vi que aqui a visibilidade é muito pequena.Pouquíssima gente passa por aqui...
Se não tiver,tudo bem.
Ja vi que aqui a visibilidade é muito pequena.Pouquíssima gente passa por aqui...
Se não tiver,tudo bem.
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Valeu Mauricio Luiz Bertola up
Cara, a música oriunda do Rio de Janeiro é bem conhecida. Não acho que acrescentaría muito à este (bom) tópico.
O Rio de Janeiro foi a capital do Brasil desde 1808 e agiu como uma "Metrópole interna" desde então. Com a "Era Vargas" o Estado brasileiro empreendeu uma política cultural homogeinizadora cujo objetivo era "consolidar" os valores da nacionalidade, da "brasilidade" (coisa que não existia ou era muito precária), e isso foi feito à partir de paradigmas notadamente cariocas (do centro-sul), muitas vezes em detrimento das culturas regionais. Ademais, o centro-sul foi alvo de maciça imigração na passagem do século XIX para o XX, que não só trouxe tais elementos culturais, como também reforçou o "europeísmo" da Elites Senhoriais brasileiras, para qual a cultura popular devería ser (no mínimo) reprimida. Só à partir dos anos 30 é que a "brasilidade" tornou-se algo à ser cultivado, por motivos óbviamente políticos (como exposto acima).
Assim, acho que a divulgação de ritmos musicais de fora do eixo RJ-SP mais profícuo para esse tópico.
Cara, a música oriunda do Rio de Janeiro é bem conhecida. Não acho que acrescentaría muito à este (bom) tópico.
O Rio de Janeiro foi a capital do Brasil desde 1808 e agiu como uma "Metrópole interna" desde então. Com a "Era Vargas" o Estado brasileiro empreendeu uma política cultural homogeinizadora cujo objetivo era "consolidar" os valores da nacionalidade, da "brasilidade" (coisa que não existia ou era muito precária), e isso foi feito à partir de paradigmas notadamente cariocas (do centro-sul), muitas vezes em detrimento das culturas regionais. Ademais, o centro-sul foi alvo de maciça imigração na passagem do século XIX para o XX, que não só trouxe tais elementos culturais, como também reforçou o "europeísmo" da Elites Senhoriais brasileiras, para qual a cultura popular devería ser (no mínimo) reprimida. Só à partir dos anos 30 é que a "brasilidade" tornou-se algo à ser cultivado, por motivos óbviamente políticos (como exposto acima).
Assim, acho que a divulgação de ritmos musicais de fora do eixo RJ-SP mais profícuo para esse tópico.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Max Payne escreveu:Allex,tem como mover esse tópico para Contrabaixo Elétrico & Baixolão?
Ja vi que aqui a visibilidade é muito pequena.Pouquíssima gente passa por aqui...
Se não tiver,tudo bem.
Não é questão de visibilidade. É que o pessoal não se interessa mesmo.
E o fórum de contrabaixo é para o instrumento em si. Acho que não tem muito a ver, concorda?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54833
Localização : Terra
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Sim,sob esse ponto de vista tenho que concordar.Realmente o "desconhecido" está por outras partes do Brasil.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Assim, acho que a divulgação de ritmos musicais de fora do eixo RJ-SP mais profícuo para esse tópico.
Sim,terei que concordar com você.Realmente e infelizmente,acho que a questão nem é mesmo de visibilidade.É chato né? Tentamos fazer algo de valioso para o fórum,com informações que trazem conhecimento,mas o pessoal só se preocupa com os materiais e na hora de debater sobre música,fala mal do que nem sabe o que é.É triste isso...Mas pelo menos fiz a minha parte.Mas também vou deixar de ser educado nas respostas... Ah se vou...allexcosta escreveu:Não é questão de visibilidade. É que o pessoal não se interessa mesmo.
Verdade.Tranquilidadeallexcosta escreveu:E o fórum de contrabaixo é para o instrumento em si. Acho que não tem muito a ver, concorda?
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
To assinando, amanhã vou passar o dia tirando as músicas desse tópico e vou arranjar algumas músicas gaúchas pra postar aqui, problema é que conheço pouco das músicas do meu próprio estado.
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Massa manmalka_aff escreveu:To assinando, amanhã vou passar o dia tirando as músicas desse tópico e vou arranjar algumas músicas gaúchas pra postar aqui, problema é que conheço pouco das músicas do meu próprio estado.
Sobre os estilos gaúchos,o que vc conseguir lembrar pra postar já ta de bom tamanho
Valeu cara!Uchoa escreveu:Show de bola esse tópico !
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Música Tradicionalista ou Nativista
originalmente era feito no campo, com instrumentos acústicos, então não tinha contrabaixo na música, era principalmente bumbo leguero (se lê: legüero) violão e gaita (acordeona)
Com a modernização dos grupos se adicionou bateria e contrabaixo (geralmente elétrico) e este acabou ficando com a função de marcar a harmonia e os tempos fortes, fazendo, geralmente, a tríade do acorde sempre nas cabeças dos tempos, o baixista tem que ter conhecimento básico de harmonia e firmeza na marcação pra não perder o beat da música e segurar a onda pro gaiteiro poder aparecer bastante.
Vanera (Vanerinha e Vanerão)
aqui o baixo passa a idéia de um bumbo leguero (não confundir com o surdo do samba) usando uma nota pedal como a mais grave, as vezes sendo a quinta do acorde, as vezes a tônica em si.
Chamarra
Chamamé
Declamação
Não tem baixo mas é um dos meus estilos favoritos, se faz uma harmonia e se diz um poema tradicionalista. Lindo :'(
Milonga
na milonga tem uma linha bem comum e tradicional no baixo que é uma marca registrada, que o baixo faz tônica, sexta menor e quinta, em tempos de tango (tempo 1, tempo e do 2 e tempo 4), sempre inicia com sexta menor, mesmo a harmonia sendo maior. O que cria a melancolia da milonga.
nosso querido Nico Assumpção no Baixo Acústico
Dae teve um movimento pela "modernização" e comercialização da música gaúcha e surgiu a Tchê Music, onde incorporou elementos do sertanejo, forró e axé.
Aqui o baixista precisa conhecer de ritmos brasileiros em geral, mas na maioria das vezes o baixo vai fazer vezes de tradicionalista ou algo muito parecido com o sertanejo universitário, tendo casos de usar levada de forró eletrico
Esse último mostra bem a bagunça que ficou, mas ainda sim é muito legal!!! hehehe, gosto de todos esses estilos ae, mas escuto pouco por erro meu mesmo. Vou até dar uma ouvida. xD To adorando esse tópico. Vamo la gente, postem seus estados!!!
originalmente era feito no campo, com instrumentos acústicos, então não tinha contrabaixo na música, era principalmente bumbo leguero (se lê: legüero) violão e gaita (acordeona)
Com a modernização dos grupos se adicionou bateria e contrabaixo (geralmente elétrico) e este acabou ficando com a função de marcar a harmonia e os tempos fortes, fazendo, geralmente, a tríade do acorde sempre nas cabeças dos tempos, o baixista tem que ter conhecimento básico de harmonia e firmeza na marcação pra não perder o beat da música e segurar a onda pro gaiteiro poder aparecer bastante.
Vanera (Vanerinha e Vanerão)
aqui o baixo passa a idéia de um bumbo leguero (não confundir com o surdo do samba) usando uma nota pedal como a mais grave, as vezes sendo a quinta do acorde, as vezes a tônica em si.
Chamarra
Chamamé
Declamação
Não tem baixo mas é um dos meus estilos favoritos, se faz uma harmonia e se diz um poema tradicionalista. Lindo :'(
Milonga
na milonga tem uma linha bem comum e tradicional no baixo que é uma marca registrada, que o baixo faz tônica, sexta menor e quinta, em tempos de tango (tempo 1, tempo e do 2 e tempo 4), sempre inicia com sexta menor, mesmo a harmonia sendo maior. O que cria a melancolia da milonga.
nosso querido Nico Assumpção no Baixo Acústico
Dae teve um movimento pela "modernização" e comercialização da música gaúcha e surgiu a Tchê Music, onde incorporou elementos do sertanejo, forró e axé.
Aqui o baixista precisa conhecer de ritmos brasileiros em geral, mas na maioria das vezes o baixo vai fazer vezes de tradicionalista ou algo muito parecido com o sertanejo universitário, tendo casos de usar levada de forró eletrico
Esse último mostra bem a bagunça que ficou, mas ainda sim é muito legal!!! hehehe, gosto de todos esses estilos ae, mas escuto pouco por erro meu mesmo. Vou até dar uma ouvida. xD To adorando esse tópico. Vamo la gente, postem seus estados!!!
Última edição por malka_aff em Dom Mar 23, 2014 10:47 pm, editado 1 vez(es)
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
^E o papel do contrabaixo?
Boss2K- Membro
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Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
pede pro allex escrever no dele ali
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
malka_aff,Muito bom cara!
Muito legal! Conheci estilos que não conhecia e outros que não sabia o nome!
Vanerão (vanera e vanerinha) mesmo eu não sabia a origem.Agora já sei à que estado pertence.
A Milonga eu já conhecia,mas não sabia o nome
Interessante como a música daí tem ligações com o Uruguai e a Argentina.Legal!
A última banda misturou legal os estilos rs... Teve um pouco de,Pop,depois Samba Rock e só depois um estilo gaúcho
Muito legal mesmo! Valeu pela contribuição e parabéns pelo post!
Muito legal! Conheci estilos que não conhecia e outros que não sabia o nome!
Vanerão (vanera e vanerinha) mesmo eu não sabia a origem.Agora já sei à que estado pertence.
A Milonga eu já conhecia,mas não sabia o nome
Interessante como a música daí tem ligações com o Uruguai e a Argentina.Legal!
A última banda misturou legal os estilos rs... Teve um pouco de,Pop,depois Samba Rock e só depois um estilo gaúcho
Muito legal mesmo! Valeu pela contribuição e parabéns pelo post!
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Boss2K escreveu:^E o papel do contrabaixo?
Pois é,pra ficar ainda mais legal só faltou isso mesmo.
malka_aff escreveu:pede pro allex escrever no dele ali Wink
kkk... Cê sabe que os estilos q Allex postou ñ tem baixo man
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Que é isso? birra?malka_aff escreveu:pede pro allex escrever no dele ali
Boss2K- Membro
- Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Para os que realmente estiverem interessados no assunto e quiserem estudar a relação entre os ritmos brasileiros e o contrabaixo, sugiro a compra dos dois volumes da série "Música Brasileira para Contrabaixo", de autoria do grande contrabaixista Adriano Giffoni.
Fica a dica.
Fica a dica.
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Boss2k escreveu:
Que é isso? birra?
só um pouquinho, hehehehe.
É que eu sempre sou do partido que "se podemos ouvir com nossos próprios ouvidos, por que ler a descrição de alguém sobre um registro sonoro?"
eu só descrevo quando não tenho como mostrar. É só os colegas ouvirem cada um dos videos que notarão a função do baixo na música gaúcha.
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Zubrycky escreveu:Para os que realmente estiverem interessados no assunto e quiserem estudar a relação entre os ritmos brasileiros e o contrabaixo, sugiro a compra dos dois volumes da série "Música Brasileira para Contrabaixo", de autoria do grande contrabaixista Adriano Giffoni.
Fica a dica.
usei esses livros pra começar no forró, baião e no samba.
Muito bons, recomendo.
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Zubrycky escreveu:Para os que realmente estiverem interessados no assunto e quiserem estudar a relação entre os ritmos brasileiros e o contrabaixo, sugiro a compra dos dois volumes da série "Música Brasileira para Contrabaixo", de autoria do grande contrabaixista Adriano Giffoni.
Fica a dica.
Pois é .. e o workshop gratuito que ele fez para o fórum, já faz parte do acervo técnico há algum tempo:
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/gZ_3JadWNP4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
https://www.contrabaixobr.com/t19626-workshop-adriano-giffoni-ritmos-brasileiros
PS: E ... demonstrando no contrabaixo!
Boss2K- Membro
- Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Zubrycky escreveu:Para os que realmente estiverem interessados no assunto e quiserem estudar a relação entre os ritmos brasileiros e o contrabaixo, sugiro a compra dos dois volumes da série "Música Brasileira para Contrabaixo", de autoria do grande contrabaixista Adriano Giffoni.
Fica a dica.
Esse é o grande mestre Giffoni! Conheço parte do trabalho dele.Vi varios vídeos dele na net,como esse aí de cima Um monstro mesmo tocando.Um grande mestre do contrabaixo realmente,um dos melhores do Brasil!
Mas esse CD didático dele sobre estilos brasileiros eu ainda nao ouvi,e gostaria muito sim cara
Boa dica!
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Maravilha!!! o que a preguiça não faz né? aquela velha lei do menor esforço ... perfeito!malka_aff escreveu:(...) É só os colegas ouvirem cada um dos videos que notarão a função do baixo na música gaúcha.
Max Payne, aproveita despois dessa e troca o título do tópico pra:
Estilos Musicais Brasileiros e ... se vire pra descobrir o papel do contrabaixo neles ... tem ouvido não tem?
Me desculpe mas isso é non sense!
Boss2K- Membro
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Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
malka_aff escreveu:eu só descrevo quando não tenho como mostrar. É só os colegas ouvirem cada um dos videos que notarão a função do baixo na música gaúcha.
De certa forma vc tem até razão
Mas quando vc fala dá história do papel do contrabaixo em cada ritmo,fica ainda mais didático e organizado,saca?
Claro que alguns estilos são mais tradicionais e nunca mudam.Outros têm evoluções...
Mas de qualquer forma,relatar isso fica uma coisa mais legal... Acho que vc me entendeu
Boss2K escreveu:Maravilha!!! o que a preguiça não faz né? aquela velha lei do menor esforço ... perfeito!
Max Payne, aproveita despois dessa e troca o título do tópico pra:
Estilos Musicais Brasileiros e ... se vire pra descobrir o papel do contrabaixo neles ... tem ouvido não tem?
Me desculpe mas isso é non sense!
Que fique aí a dica pro pessoal que for postar daqui pra frente!
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
bah boss, veneninho ein, hehehe, ta bom vou la escrevor o pouco que eu entendo do baixo na música tradicionalista.
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
^Quanto mais empurrarmos nossos limites, melhor pra nós ...
Boss2K- Membro
- Mensagens : 7918
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Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
^Perfeito Nikolas! bem melhor do que eu esperava ...
Boss2K- Membro
- Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Boss2K escreveu:Zubrycky escreveu:Para os que realmente estiverem interessados no assunto e quiserem estudar a relação entre os ritmos brasileiros e o contrabaixo, sugiro a compra dos dois volumes da série "Música Brasileira para Contrabaixo", de autoria do grande contrabaixista Adriano Giffoni.
Fica a dica.
Pois é .. e o workshop gratuito que ele fez para o fórum, já faz parte do acervo técnico há algum tempo:
(Vídeo)
https://www.contrabaixobr.com/t19626-workshop-adriano-giffoni-ritmos-brasileiros
PS: E ... demonstrando no contrabaixo!
Muito bem lembrado!
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
malka_aff escreveu:Zubrycky escreveu:Para os que realmente estiverem interessados no assunto e quiserem estudar a relação entre os ritmos brasileiros e o contrabaixo, sugiro a compra dos dois volumes da série "Música Brasileira para Contrabaixo", de autoria do grande contrabaixista Adriano Giffoni.
Fica a dica.
usei esses livros pra começar no forró, baião e no samba.
Muito bons, recomendo.
Esses livros me ajudaram (E ainda ajudam) imensamente.
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
malka_aff escreveu:originalmente era feito no campo, com instrumentos acústicos, então não tinha contrabaixo na música, era principalmente bumbo leguero (se lê: legüero) violão e gaita (acordeona)
Com a modernização dos grupos se adicionou bateria e contrabaixo (geralmente elétrico) e este acabou ficando com a função de marcar a harmonia e os tempos fortes, fazendo, geralmente, a tríade do acorde sempre nas cabeças dos tempos, o baixista tem que ter conhecimento básico de harmonia e firmeza na marcação pra não perder o beat da música e segurar a onda pro gaiteiro poder aparecer bastante.
Vanera (Vanerinha e Vanerão)
aqui o baixo passa a idéia de um bumbo leguero (não confundir com o surdo do samba) usando uma nota pedal como a mais grave, as vezes sendo a quinta do acorde, as vezes a tônica em si.
malka_aff escreveu:^^ta bom assim pra tu?
"Show of ball,guy!"
^ Palavras do próprio!
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
"Show of ball,guy!"
warZ- Membro
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Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
malka_aff escreveu:pede pro allex escrever no dele ali
Não acredito muito em papel do contrabaixo explicado com palavras.
Se a pessoa ouvir um estilo o suficiente, perceberá as nuances de cada instrumento e as linhas de baixo virão à mente naturalmente.
Agora, precisa ouvir...
allexcosta- Administrador
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Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Eu *acho* que a questão aqui nem é "explicar detalhadamente" ou mesmo "descrever" o que o baixo faz em determinada música. Acho que isso fica mais direcionado pra quem quer aprender determinado estilo. Creio a função do tópico não é essa. Penso que a intenção seria mostrar (descrever) ou demonstrar como o contrabaixo se comporta naquele determinado estilo, como se caracteriza, uma pequena observação sobre a linha, um detalhe, etc, além, da clara contribuição ao entendimento do universo musical do país. Não precisa ser uma videoaula.
Acredito que seja essa uma das funções adequadas para os tópicos aqui do "Técnica & Teoria" ... Caso contrário, iria pro "Áudio, Video & Demos" ou "Miscelânea" sem compromisso nenhum de explicar nada. Até porque, nem todo mundo nasce com o desenvolvimento da audição musical de determinado instrumento, pronto pra ouvir qualquer coisa e descobrir suas nuances no meio da música.
Acredito que seja essa uma das funções adequadas para os tópicos aqui do "Técnica & Teoria" ... Caso contrário, iria pro "Áudio, Video & Demos" ou "Miscelânea" sem compromisso nenhum de explicar nada. Até porque, nem todo mundo nasce com o desenvolvimento da audição musical de determinado instrumento, pronto pra ouvir qualquer coisa e descobrir suas nuances no meio da música.
Boss2K- Membro
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Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Boss2K escreveu:Maravilha!!! o que a preguiça não faz né?malka_aff escreveu:(...) É só os colegas ouvirem cada um dos videos que notarão a função do baixo na música gaúcha.
allexcosta escreveu:malka_aff escreveu:pede pro allex escrever no dele ali
Não acredito muito em papel do contrabaixo explicado com palavras.
Boss2K escreveu:Eu *acho* ...
A diferença é gigante na maneira como se trata né? Falei exatamente o mesmo argumento que o Allex, mas o preguiçoso sou eu =)
Mas Boss, na real, eu até gostei de você me cutucar, ao menos me fez usar o cérebro, no final acabou sendo melhor pra mim.
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Você não precisa dessa comparação. Além disso, eu não citei o Allex no texto. Falei sobre o mesmo assunto, considerando meu entendimento do que deveria ser o conteúdo do tópico, e talvez provocar algum comentário do autor, com relação ao que ele objetivou com o "e o papel do contrabaixo" no título.malka_aff escreveu:A diferença é gigante na maneira como se trata né?
Parabéns, esse era o meu objetivo mesmo. Melhor pra você e melhor pra quem vai ler o que você escreveu ...malka_aff escreveu:Mas Boss, na real, eu até gostei de você me cutucar, ao menos me fez usar o cérebro, no final acabou sendo melhor pra mim.
Boss2K- Membro
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Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Concordo.Foi essa mesmo a intenção que tive ao criar esse tópico.Nem totalmente didático,mas longe de ser despretensioso.Ou seja,não precisa ser uma videoaula,mas é legal que se descreva algo,mesmo que muito pouco,sobre as linhasBoss2K escreveu:Eu *acho* que a questão aqui nem é "explicar detalhadamente" ou mesmo "descrever" o que o baixo faz em determinada música. Acho que isso fica mais direcionado pra quem quer aprender determinado estilo. Creio a função do tópico não é essa. Penso que a intenção seria mostrar (descrever) ou demonstrar como o contrabaixo se comporta naquele determinado estilo, como se caracteriza, uma pequena observação sobre a linha, um detalhe, etc, além, da clara contribuição ao entendimento do universo musical do país. Não precisa ser uma videoaula.
Acredito que seja essa uma das funções adequadas para os tópicos aqui do "Técnica & Teoria" ... Caso contrário, iria pro "Áudio, Video & Demos" ou "Miscelânea" sem compromisso nenhum de explicar nada. Até porque, nem todo mundo nasce com o desenvolvimento da audição musical de determinado instrumento, pronto pra ouvir qualquer coisa e descobrir suas nuances no meio da música.
Allex,na verdade isso é só pra tornar o tópico mais didático e ornanizado.Eu acho essa observação legal.Pode não ser vital mas deixa o tópico com mais conteúdo.allexcosta escreveu:Não acredito muito em papel do contrabaixo explicado com palavras.
Se a pessoa ouvir um estilo o suficiente, perceberá as nuances de cada instrumento e as linhas de baixo virão à mente naturalmente.
Agora, precisa ouvir...
Por exemplo: no Pagode Baiano,existem bandas que não se comportam do jeito que mencionei,mas a grande maioria sim.Por isso mesmo postei três exemplos de cada,pra o pessoal ter essa noção.
Nos estilos que você postou,realmente não precisou,pois o contrabaixo (ainda) não atua neles.É uma coisa muito folclórica,onde existe uma resistência à instrumentos elétricos eletrônicos.
Mas sim,precisa ouvir sim,claro
Mas Allex,aproveitando,qual vc acha que é a diferença entreTamanquinho e Samba Reggae?
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Aos poucos vou falando dos ritmos genuinamente cariocas.
MAXIXE - O ritmo, segundo hipótese levantada por alguns estudiosos, foi influenciado pela música trazida por escravos de Moçambique, daí advindo seu nome, que é o mesmo de uma cidade moçambicana. Ainda hoje, o padrão rítmico da marrabenta (música moçambicana) guarda semelhanças com os padrões rítmicos do maxixe. Outra hipótese, contudo, aponta a origem do nome numa pessoa de nome "Maxixe" que, certa vez, teria, num baile de carnaval na cidade do Rio de Janeiro, dançado o lundu num ritmo diferente, criando, assim, a dança maxixe. Hoje, o gênero musical chamado maxixe ou tango brasileiro é considerado um subgênero do choro. O maxixe ficou conhecido como um gênero musical associado à dança do mesmo nome. O maxixe-dança surgiu em bailes populares de clubes recreativos, comumente denominados “gafieiras” que proliferaram no Rio de Janeiro em fins do século XIX. O estilo de dançar foi considerado obsceno na época, porque os dançarinos ficavam muito enroscados um no outro, fazendo meneios e rebolados. Compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Pixinguinha e Altamiro Carrilho tornaram-se expoentes. Com compasso de 2/4, o estilo era bastante executado com piano, caixa, bumbo e prato. O baixo acústico foi introduzido depois, tal qual a flauta. O mais indicado é o acústico, embora o baixo elétrico de 4 cordas e o baixolão funcionem muito bem nas bases. Para que o instrumento se destaque com a percussão, a interpretação deve ser com pouco sustain.
MAXIXE - O ritmo, segundo hipótese levantada por alguns estudiosos, foi influenciado pela música trazida por escravos de Moçambique, daí advindo seu nome, que é o mesmo de uma cidade moçambicana. Ainda hoje, o padrão rítmico da marrabenta (música moçambicana) guarda semelhanças com os padrões rítmicos do maxixe. Outra hipótese, contudo, aponta a origem do nome numa pessoa de nome "Maxixe" que, certa vez, teria, num baile de carnaval na cidade do Rio de Janeiro, dançado o lundu num ritmo diferente, criando, assim, a dança maxixe. Hoje, o gênero musical chamado maxixe ou tango brasileiro é considerado um subgênero do choro. O maxixe ficou conhecido como um gênero musical associado à dança do mesmo nome. O maxixe-dança surgiu em bailes populares de clubes recreativos, comumente denominados “gafieiras” que proliferaram no Rio de Janeiro em fins do século XIX. O estilo de dançar foi considerado obsceno na época, porque os dançarinos ficavam muito enroscados um no outro, fazendo meneios e rebolados. Compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Pixinguinha e Altamiro Carrilho tornaram-se expoentes. Com compasso de 2/4, o estilo era bastante executado com piano, caixa, bumbo e prato. O baixo acústico foi introduzido depois, tal qual a flauta. O mais indicado é o acústico, embora o baixo elétrico de 4 cordas e o baixolão funcionem muito bem nas bases. Para que o instrumento se destaque com a percussão, a interpretação deve ser com pouco sustain.
webercar- Membro
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Localização : Rio de Janeiro
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Max Payne escreveu:Mas Allex,aproveitando,qual vc acha que é a diferença entreTamanquinho e Samba Reggae?
Qual a semelhança? São ritmos COMPLETAMENTE diferentes.
O samba-reggae foi criado pelo Neguinho do Samba e aperfeiçoado pelo Olodum. Tem como base uma clave de repique tipo uma figura "Bo Diddley", que é a mesma figura do violão da bossa nova, além dos surdos com células bem características. Existe um acento constante no upbeat do tarol e um andamento mais lento que o samba, o que confere um "reggae feel" ao estilo.
Observe:
O tamanquinho foi criado pelos mestres de percussão Fialuna e Pintado do Bongô e aperfeiçoado por Carlinhos Brown e vários outros percussionistas do Candeal, como Coelho, Everaldo, Márcio Vitor, Gustavo de Dalva, etc...
A levada de repique (ou preferencialmente bacurinha) é bem diferente do samba-reggae (veja o vídeo lá em cima) e há um acento muito forte no tempo 1. Não há o acento típico de reggae e é um ritmo mais pra frente e mais alegre. Há também a célula típica do timbau que confere todo o feel ao estilo.
Enfim, é o mesmo que perguntar as semelhanças entre o Ilê e a Timbalada. Fora ter um monte de gente tocando percussão pelas ruas, absolutamente nenhuma. Ritmos diferentes, histórias diferentes, bairros diferentes.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54833
Localização : Terra
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Blz Allex! Tinha essa dúvida,agora ficou claro
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Muito bom webercar! Já começou bem,cara
Convidado- Convidado
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Continuação, ritmos genuinamente cariocas.
Samba-canção - é um subgênero musical originário do samba, que surgiu no final da década de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, quando este iniciava seu processo de distanciamento do maxixe.
Também chamado de "samba de meio de ano" (ou seja, sambas feitos fora da época de Carnaval), em linhas gerais, o samba-canção faz uma releitura mais elaborada na melodia - enfatizando-a - e possui um andamento moderado (o mais lento dentro das vertentes do moderno samba urbano), centrado em temáticas de amor, solidão e na chamada "dor-de-cotovelo". O samba-canção desenvolveu-se a partir de músicos profissionais que tocavam em teatros de revista cariocas. "Linda Flor (Ai, Ioiô)", do compositor Henrique Vogeler e dos letristas Marques Porto e Luís Peixoto, é considerado o marco inaugural desse estilo de samba.
Praticado por autores tão diversificados, o samba-canção teria seu apogeu nas décadas de 1940 e 1950. Entre intérpretes que se destacaram nesse estilo, estão Jamelão e Elizeth Cardoso, que gravaram canções de Lupicínio Rodrigues, Maysa, Ângela Maria, entre outros. Outros grandes compositores de samba escreveram samba-canção, como Noel Rosa ("Pra que mentir"), Cartola ("As rosas não falam"), Nelson Cavaquinho ("A flor e o espinho", com Guilherme de Brito), Ataulfo Alves ("Boêmios").
O ambiente da década de 1950 estimulou a expansão desse gênero no mercado nacional, mas com transformações dentro do estilo - o que levou alguns estudiosos a marcar uma diferenciação do samba-canção clássico, expressas nos termos (que podem ou não ser considerados como subgêneros, de acordo com cada autor) sambalada e sambolero durante os anos cinquenta. As melodias eram marcadas por influências de gêneros musicais estrangeiros - como a balada estadunidense e o bolero cubano, especialmente enfatizado por orquestras. No que diz respeito às letras, uma interpretação pessimista das propostas ligadas à filosofia existencialista (que traduzem um forte desencanto com o mundo). Esse conteúdo melancólico mais tarde incorporaria a palavra "fossa" para o subgênero.
Com o surgimento da Bossa Nova, no final da década de 1950, o samba-canção perderia terreno dentro da música brasileira, mas manteria um vasto e rico acervo de obras em permanente processo de regravações.
Lembrando que toda levada para samba os acentos rítmicos são relacionados com os percussionistas. Padrões rítmicos de percussão de acento são tocados pelos pianistas e violonistas/guitarristas e a linha de baixo quem toca são baterista, contrabaixo, violonistas e pianistas também, imitando o surdo.
Samba-canção - é um subgênero musical originário do samba, que surgiu no final da década de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, quando este iniciava seu processo de distanciamento do maxixe.
Também chamado de "samba de meio de ano" (ou seja, sambas feitos fora da época de Carnaval), em linhas gerais, o samba-canção faz uma releitura mais elaborada na melodia - enfatizando-a - e possui um andamento moderado (o mais lento dentro das vertentes do moderno samba urbano), centrado em temáticas de amor, solidão e na chamada "dor-de-cotovelo". O samba-canção desenvolveu-se a partir de músicos profissionais que tocavam em teatros de revista cariocas. "Linda Flor (Ai, Ioiô)", do compositor Henrique Vogeler e dos letristas Marques Porto e Luís Peixoto, é considerado o marco inaugural desse estilo de samba.
Praticado por autores tão diversificados, o samba-canção teria seu apogeu nas décadas de 1940 e 1950. Entre intérpretes que se destacaram nesse estilo, estão Jamelão e Elizeth Cardoso, que gravaram canções de Lupicínio Rodrigues, Maysa, Ângela Maria, entre outros. Outros grandes compositores de samba escreveram samba-canção, como Noel Rosa ("Pra que mentir"), Cartola ("As rosas não falam"), Nelson Cavaquinho ("A flor e o espinho", com Guilherme de Brito), Ataulfo Alves ("Boêmios").
O ambiente da década de 1950 estimulou a expansão desse gênero no mercado nacional, mas com transformações dentro do estilo - o que levou alguns estudiosos a marcar uma diferenciação do samba-canção clássico, expressas nos termos (que podem ou não ser considerados como subgêneros, de acordo com cada autor) sambalada e sambolero durante os anos cinquenta. As melodias eram marcadas por influências de gêneros musicais estrangeiros - como a balada estadunidense e o bolero cubano, especialmente enfatizado por orquestras. No que diz respeito às letras, uma interpretação pessimista das propostas ligadas à filosofia existencialista (que traduzem um forte desencanto com o mundo). Esse conteúdo melancólico mais tarde incorporaria a palavra "fossa" para o subgênero.
Com o surgimento da Bossa Nova, no final da década de 1950, o samba-canção perderia terreno dentro da música brasileira, mas manteria um vasto e rico acervo de obras em permanente processo de regravações.
Lembrando que toda levada para samba os acentos rítmicos são relacionados com os percussionistas. Padrões rítmicos de percussão de acento são tocados pelos pianistas e violonistas/guitarristas e a linha de baixo quem toca são baterista, contrabaixo, violonistas e pianistas também, imitando o surdo.
webercar- Membro
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Localização : Rio de Janeiro
Re: Estilos Musicais Brasileiros ( e o papel do contrabaixo neles )
Caraca! Excelente material para estudos...
warZ- Membro
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Localização : Distrito Federal
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