Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião: Surra corrige?

+27
CG
GusVCD
CaQuinhO
Tiago Bass
Vitão
emachado
Stormbringer
malka_aff
edu_carvalho
SILVIAO
Christian
Cantão
Laysson
gpraxedes
Moshe Bar Elohim
Sonikado
fheliojr
carimbass
Fernando Zadá
arthur.farias.96
allexcosta
Nando Vasques
Carlos Diego
NeyBass
luiztebet
Bruno da Rosa
Boss2K
31 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Opinião: Surra corrige? Empty Opinião: Surra corrige?

Mensagem por Boss2K Sáb Abr 26, 2014 12:26 am

Mãe desesperada da uma surra de cinto na filha de 12 anos que postava fotos só de calcinha no Facebook.

Qual sua opinião a respeito desse tipo de corretivo  ... será que depois dessa surra ela ainda vai fazer isso?

<div class="freq-embed" style="width:640px;color:#666;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Arial;font-weight:bold;font-size:640px;"><div><iframe src="https://www.facebook.com/video/embed?video_id=459137277549517" width="640" height="388" frameborder="0"></iframe></div><div style="text-align:right;font-size:0.02em;margin-top:3px;">Watch more <a style="color:#0095DD;text-decoration:none;" href="http://www.frequency.com/topic/facebook?cid=5-189">Facebook</a> videos on <a style="color:#0095DD;text-decoration:none;" href="http://www.frequency.com">Frequency</a></div></div>

Boss2K
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião: Surra corrige? Empty Re: Opinião: Surra corrige?

Mensagem por Bruno da Rosa Sáb Abr 26, 2014 12:39 am

Não assisti o vídeo, mas darei minha opinião baseada em minhas próprias experiências. Corrige? Talvez... É um assunto bastante polêmico, e eu não posso negar que as surras que levei (principalmente por notas no colégio durante o ensino fundamental e início do médio) foram essenciais para a minha excelente formação profissional. Vejo amigos que na época tinham pais que não ligavam para nada e deixavam o filho solto, hoje estão em algum trabalho qualquer e poucos desses tem formação (não que eu ache que faculdade seja algo essencial, mas isso é assunto para outros tópicos). Eu, que agora estou no fim do curso, quase me formando, tive resultados excepcionais no meu ano de vestibular, e passei para todas as universidades públicas que quis, podendo escolher onde e qual curso estudaria. Certamente se não fossem essas surras teria sido diferente, a pressão me colocou nos eixos.
Ainda assim, é algo que marcou bastante minha vida, e como cada pessoa reage de uma maneira, podem haver sérios problemas (principalmente psicológicos) dependendo da criança.
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagem por luiztebet Sáb Abr 26, 2014 1:03 am

Pode até funcionar, em alguns casos. Mas o risco de sequelas é grande demais. É muito tenue essa linha do tapa na bunda corretivo,( que não deixa de ser uma violencia ), a surra fisica e maus tratos psicolócgicos.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagem por NeyBass Sáb Abr 26, 2014 8:17 am

Se fizer é pq não tem vergonha.
Quando eu tomava uma surra do meu pai ou minha mãe por ter feito algo errado, nunca mais voltava a fazer.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por Carlos Diego Sáb Abr 26, 2014 8:44 am

O problema não é a surra. O que eu vejo é que muitos pais tem preguiça de educar os filhos. Educação é um contexto todo, é ensinar a dar um bom dia, boa tarde, obrigado, mostrar música boa, acompanhar os resultados da escola, comprar roupas decentes desde criança, ficar atento a influências que seu filho está exposto fora de sua casa e etc.

O problema é que isso dá muito trabalho, e muitas pessoas largam a "Deus dará" e no fim acabam tendo que corrigir, e devido a inexistência de diálogo durante toda a criação, a opção é a Surra.

Se resolve, pode ser que sim, ou não. Quem não tem vergonha na cara, apanha dando risada...

Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagem por Nando Vasques Sáb Abr 26, 2014 8:53 am

^Onde assino? claps 
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 26, 2014 8:59 am

Esse quadrado preto não abre no FF ou no Chrome.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por arthur.farias.96 Sáb Abr 26, 2014 9:28 am

A surra sozinha não corrige, tb tem q bloquear a internet e limitar o acesso a maquina fotográfica. Além disso esse pode ser o talento da menina, nesse caso encaminha-la a um curso de modelos sério pode ser uma boa alternativa.
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Abr 26, 2014 9:35 am

Nando Vasques escreveu:^Onde assino? claps 

+1

Essa do talento foi boa! Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por carimbass Sáb Abr 26, 2014 10:33 am

Com doze anos na minha opinião já era... Pode espancar a vontade que não vai resolver... Uma palmada vez ou outra na primeira infância ajuda a por limites mas como foi falado isso por si só não faz milagre tem que todo um cuidado com os outros princípios básicos de educação...

carimbass
Membro

Mensagem por fheliojr Sáb Abr 26, 2014 10:38 am

^[2]

as surras q levei dos meus pais foram bem merecidas, reconheço.

A sra. do vídeo acima pode ser processada por crime de maus tratos, com base no ECA
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por luiztebet Sáb Abr 26, 2014 10:46 am

Não vi nem verei o video.
Concordo 100% com vc Carlos Diego.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagem por Boss2K Sáb Abr 26, 2014 12:22 pm

allexcosta escreveu:Esse quadrado preto não abre no FF ou no Chrome.
Tenta aqui:

http://www.frequency.com/video/mo-desesperada-da-uma-surra-de-cinto-na/164775696/-/5-189

ou

https://www.facebook.com/photo.php?v=459137277549517

Boss2K
Membro

Mensagem por Sonikado Sáb Abr 26, 2014 3:18 pm

luiztebet escreveu:Pode até funcionar, em alguns casos. Mas o risco de sequelas é grande demais. É muito tenue essa linha do  tapa na bunda  corretivo,( que não deixa de ser uma violencia ), a surra fisica e maus tratos psicolócgicos.
Não é cara. A diferença entre a correção e a violência é imensa.

Vale lembrar que a surra, sozinha, não vale de nada. Se ela não for acompanhada de educação, avisos e um bom ensinamento, não é diferente de prender ladrão recorrente: vai fazer de novo.

Apanhei sim quando criança. Mereci sim. Não estou traumatizado, aliás, diria que foi fundamental pra um dia eu ser quem eu sou, caso contrário estaria jogado por ae definhando.

Sonikado
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Abr 26, 2014 4:24 pm

^ E eu nem estaria mais.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por arthur.farias.96 Sáb Abr 26, 2014 4:58 pm

Assisti o video. A senhora prepara a camera pra filmar, prepara a cinta, coloca a mina paradadinha na frente da camera e começa a filmar pra daí sim começar a bater. Foi uma surra duplamente qualificada.

Dar uma cintada ou chinelada na criança bem na hora q pega no flagra até é válido. Mas isso q a sra. do video ta fazendo é sadismo desnecessário.
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagem por gpraxedes Sáb Abr 26, 2014 5:34 pm

Eu agradeço pelas surras que tomei de meus pais, apanhei até uma certa idade (algo entre 7~9 anos, não lembro ao certo) depois disso fazia de tudo para andar "na linha" e isso funciona até hoje para mim.

Não acredito que exista fórmula mágica, acho que é como o Diego falou, educar é um todo e as correções fazem parte. Temo a negligência da correção pregada hoje em dia, vi muitos de meus colegas que não tinham corretivos se perderem no caminho.

Meu pai era muito duro conosco, acho que fui o filho que aprendeu mais rápido e não tenho traumas algum, repito, sou muito grato aos meus pais.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Laysson Dom Abr 27, 2014 5:54 am

https://www.youtube.com/watch?v=NKDW9t2KTSI

Encontrei no youtube. Se ajudar, tá logo acima.

Fui uma criança levada. Já tomei algumas surras. Sabia a diferença da gravidade do que fiz pela vara escolhida. Quando era algo mais tranquilo, um galho do pé de ata (fruta do conde em alguns lugares) resolvia; acima desse, vinha o galho da goiabeira; se fosse grave, do pé de romã. Também haviam chineladas, arremessos de chinelos. Esses arremessos são famosos até hoje em nossa família. hahahahaha

Como falado lá em cima, falta realmente educar. Vejo as crianças daqui de casa em dificuldade com o Não. É muito comum que elas usem de artimanhas, como pressão psicológica, persistência absurda afim de vencer pelo cansaço pra derrubar esse Não. Já vi filho de primo chorar e espernear após um Não. Ao perceber que ninguém deu moral, sua vida voltou ao normal e estava brincando e se divertindo cinco minutos depois. Dói o coração ver a criança chorar, mas é necessário deixar que o luto ocorra e ela aprenda.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por Cantão Dom Abr 27, 2014 7:52 am

Sempre fui da opinião que "Pé de galinha não mata pintinho" , mas no caso do video achei um absurdo desnecessário.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por Christian Dom Abr 27, 2014 9:37 am

O que existia antigamente era respeito, eu não faria as coisas porque sabia que ia tomar uma surra, lembro que só dos meus pais olharem pra mim eu sabia se estava fazendo algo errado, e não faria. Apanhei algumas vezes pois aprontei e digo tudo tem de ter limite se tu aprontar tu paga, assim era minha criação por um pai militar, onde cada um cuidava dos seus afazeres e sempre querendo resultados. tudo se concluiu quando fui ao serviço militar. Agradeço a ele, crianças do meu tempo que não tiveram sequer um paí presente e uma família o educando, hoje eu vejo que não terminaram os estudos e vivem em sub-emprego.
Christian
Christian
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Abr 27, 2014 9:49 am

Nos "interior" da vida já vi gente apanhando bem mais que isso. Na roça os pais usam vara de goiabeira...

Se educa? Sei lá... Mas sei que é ilegal e lei foi feita pra ser cumprida.

Fato é que as chances dessa menina ter uma gravidez precoce devem ter diminuído alguma coisa depois dessas lapeadas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Abr 27, 2014 11:39 am

allexcosta escreveu:
Se educa? Sei lá... Mas sei que é ilegal e lei foi feita pra ser cumprida.

+/-
Depende.
Foi feita para ser cumprida sim. Mas veja que interessante: o Governo mal liga para a educação, deixando a população a cargo de toda habilidade sacrificial dos professores. Aí quando a família quer educar vem o sr. Governo dizeno "não pode". Antes de quererem (o Governo) dar pitaco na vida educacional familiar de cada família deveria arrumar a própria casa (escola). Eles não tem moral legal alguma para dizer como cada família deve educar seus filhos. Dar palmadas, chineladas, varadas, etc. sem a intenção de machucar mas de corrigir/educar acho perfeitamente válido, mesmo sendo ilegal. Agora se alguém usa dos meios corretivos com o fim de espancar, machucar, ou fazer perecer a vida, aí sim tem de ser punido de acordo com as leis que sempre existiram.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por Boss2K Dom Abr 27, 2014 11:49 am

allexcosta escreveu:Se educa? Sei lá...
OK mas a pergunta do tópico é se corrige ...

Educar já é um ação maior e mais complexa. O fato de surrar ou não como ação punitiva pra corrigir o comportamento, é a opinião que gostaria de ouvir dos foristas, a despeito da forma como foi realizada no vídeo (filmando o castigo).

Boss2K
Membro

Mensagem por SILVIAO Dom Abr 27, 2014 11:54 am

Na minha opinião corrige sim!Vejo um sério problema com nossa geração de adultos,somos muito tolerantes com falhas de caráter, e falhamos em renegar nossas próprias raízes,pois o que serviu para me educar,servira também para o meu filho, meus netos e assim por diante.Sei que existe exageros e não defendo isso, não achei exagerado o vídeo acima,justo,bagunçou na internet, apanhou na internet.Tem o pessoal que fala de traumas,psicologias a parte,uma boa cintada,ou um safanão bem dado nada mais é que uma analogia da vida.Errou,paque por seus erros,sempre com bom senso da parte dos pais ou responsáveis.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Abr 27, 2014 12:20 pm

Achei também que foi filmado justamente pro povo que vê as fotos dela possam ver a mãe mostrando o outro lado da moeda.
Se corrige não acredito mas que um bom sacode as vezes pode fazer um bem isso tenho certeza.
A menina vai pensar duas ou três vezes antes de se expor a toa.
Se isso vier acompanhado de atenção, amor e carinho pode fazer uma bela diferença!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por edu_carvalho Dom Abr 27, 2014 1:04 pm

fheliojr escreveu:A sra. do vídeo acima pode ser processada por crime de maus tratos, com base no ECA

Só se as cenas expostas tivessem sido produzidas no Brasil, o que não é o caso.

Se bem que as "cinturadas" que a menina recebeu nem foram tão fortes assim para tamanho estardalhaço. Mas, como esse não é o ponto principal da discussão, acredito que a imposição da autoridade paterna/materna não está necessariamente atrelada ao uso da violência física. Eu mesmo nunca apanhei do meus pais mas, ainda hoje, lembro do quanto tremia quando os mesmos me repreendiam (ou me chamavam para "conversar" lá pelos idos da minha infância/adolescência). Mensurar o quanto essas práticas atingem (ou não) psicologicamente o sujeito já é uma questão que nem os profissionais do universo psi respondem com certeza. A subjetividade do indivíduo não é mensurável.

Abcs.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagem por malka_aff Dom Abr 27, 2014 3:11 pm

a única surra que levei na vida, não lembro o que eu fiz de errado, só lembro das cintadas, então não corrigiu m$%& nenhuma.

As vezes que eu fiz coisa errada, a cara de desamparo e vergonha dos meus pais, o discurso de desilusao e os castigos emocionais e psicologicos é que foram eficazes. Surra não me serviu de nada.

Pode funcionar pra muita gente. Mas pretendo nunca bater num filho. Não somos animais que precisamos de violência para mostrar um ponto de vista. Minha opinião apenas.

Sobre o governo proibir. Funciona assim: Na vida as coisas dependem de bom senso, quando as pessoas não usam bom senso, se baixa uma lei proibindo. E ae errado é quem deu a ordem de não fazer né?
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por Stormbringer Dom Abr 27, 2014 5:22 pm

eu acho que se chega ao ponto de precisar bater, é porque houve falha de criaçao antes...

pode até resolver, mas passou do ponto...

eu levei puxoes de orelha e apanhei bastante... minha filho, por outro lado, nunca precisou disso, e trabalho diariamente na educação dela pra que nunca precise... Eu nao sei o que o futuro me reserva, contudo estou indo bem na tarefa de pai Very Happy.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Abr 27, 2014 6:45 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Agora se alguém usa dos meios corretivos com o fim de espancar, machucar, ou fazer perecer a vida, aí sim tem de ser punido de acordo com as leis que sempre existiram.

O problema é que a linha é tênue. Uma cintada dessas pode cegar uma pessoa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Laysson Dom Abr 27, 2014 7:56 pm

Minha família dava boas surras, que como falei, tinha os graus de gravidade das varas (Ata, Goiabeira, Romã). A imensa maioria era nas pernas. Nunca levei um golpe que fosse acima da linha do peito. Eu, tendo sido criado assim, vejo essa linha tênue como uma linha corpórea, bem delimitada. Sei de histórias com cinto, fio do Ferro de Passar e em minha família, sempre na mesma região. Pra mim educaram bastante (bem como outras coisas mencionadas já aqui), e nunca vi um pingo de espancamento (o que entendo como crime, mesmo longe de tipificação na lei) naquilo que passamos.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por emachado Dom Abr 27, 2014 9:38 pm

Para mim educaram sim.
Contudo, era um outro tempo...

Hoje a dificuldade para educar um filho é maior, pois há diferentes instâncias para "deseducar".

Na mesma linha do vídeo, gostei de uma ação de um colega: ele encontrou fotos de sua filha menor no Face e na avaliação dele eram expositivas demais; fez a menina retirar, pois, caso contrário, iria digitalizar e postar um monte de fotos da menina quando bebê bem pequena, incluindo aquelas em situações constrangedoras (fralda cheia, caretas, choros, sujeira...) Jovem, via de regra, odeia fotos de quando era criança, mesmo sem situações cômicas.
Eu gostei da ideia.

Mas voltando à questão, apesar da surra (muitas da mãe e apenas duas do pai), meus pais nunca me trocaram por saídas para bailes com amigos, não iam dormir cansados sem falar com a gente, não me davam presentes para compensar as ausências, não diziam que estava sempre certo em detrimento dos outros e da verdade, me cobravam produção/notas na escola e não somente corpo presente, não permitiam que criança tratasse de assuntos de adulto...
Enfim, tempos diferentes... valores diferentes.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por Vitão Dom Abr 27, 2014 10:12 pm

Se resolvesse não teríamos tantos problemas por aí, era uma palmada e pronto. Laughing

Um castigo físico, ou a ameaça dele, suprime um comportamento por certo tempo, mas não atua no cerne da questão. No vídeo dado como exemplo, a garota pode até deixar de postar essas fotos na internet, mas não por ter consciência dos riscos que isso traz, de sua dignidade et cetera, e sim para não apanhar mais. A surra só vai "corrigir" enquanto o agente que a efetua estiver presente, quando não o comportamento vai se repetir. O que quero dizer é que a surra, desde a mais leve palmada até a infame vara de marmelo, não educa nada. Educação é fazer a pessoa ter consciência, visão crítica, bons valores, e até onde sei ninguém aprendeu isso apanhando.

Como o amigo lá em cima disse: se está batendo agora é porque antes já falhou. E aqui faço um adendo: não vai corrigir em nada as falhas de antes.

Sou estudante de Psicologia, tenho um pouco de propriedade para debater sobre o assunto. Smile

Vitão
Membro

Mensagem por Tiago Bass Dom Abr 27, 2014 10:24 pm

Como já disseram , acho que ajuda até certo ponto e idade ! nesse video acredito que não
vá adiantar de nada , pode até piorar , e como disseram também daqui alguns dias a menina aparecer gravida por ai .

Apanhei bastante na infância , no meu caso e dos meus irmãos resolveu , isso aliado à outras formas de educar , orientar foram primordiais . E acho que em alguns casos , os pais sabem também que com um filho bater funciona e outro não , até porque são pessoas diferentes !
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Mensagem por CaQuinhO Seg Abr 28, 2014 8:39 am

Muitos pais despreparados usam a "surra" como forma de extravasar a própria raiva, e não com fins pedagógicos. E isso é absolutamente reprovável.
Surra não resolve. Pelo contrário, surra é uma MULETA pedagógica e é usada quando os pais não tem competência para resolver.

Eu vou contra a maré nisso. Apanhei do meu pai, e isso não me tornou uma pessoa melhor (nem pior). Aliás, no meu caso, teria funcionado muito melhor com uma boa conversa.

Em tempo: não bater NÃO É SINÔNIMO de não punir, quando necessário. Mas tortura física, jamais.

Se tiverem estomago, vejam esse video:
Surra?:

PS: Esse texto acima fala de SURRA. Aquela "palmadinha" é OUTRO ASSUNTO!
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Abr 28, 2014 8:44 am

CaQuinhO escreveu:Se tiverem estomago, vejam esse video:

Pois é...

Onde fica o limite? Isso aí resolve alguma coisa?
Não entendo como agressão física pode estar certo, seja com a desculpa de educar/corrigir ou não.

Duvido que ele tente isso com alguém do tamanho dele.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Vitão Seg Abr 28, 2014 9:05 am

Até mesmo "palmadinha" é inválida para educar. A ideia de que a palmada corrige é aquela velha história da sopa de pedra, é uma associação errônea, supersticiosa. Geralmente depois da palmada vem o sermão, este último sim surte efeito na educação.

A ideia do seu efeito corretivo se perpetua até mesmo em quem sofreu violência na infância, geralmente com o discurso "meu pai/mãe me batia, mas depois eu compreendi o porquê". Isso é mais um exemplo de "sopa de pedra", associação errônea. A criança cresce, amadurece, e então compreende certos valores/ideias que seus pais tentaram passar através da violência. Então o sujeito pensa "aquela palmada de cinco anos atrás agora faz sentido", mas não compreende que ele está tendo esta consciência em virtude de outras circunstância, não da palmada.

Friso ainda que adotar a violência como forma de resolver problemas no ambiente familiar ensina a criança a adotar a mesma medida. Afinal, a criança é o reflexo dos pais, os comportamentos que existem em casa se integram ao repertório da criança, sejam eles bons ou ruins. Logo, quando um criança apanha, ela assimila que em momentos de conflito a violência é uma resposta válida.

Para pais/responsáveis que duvidam, sugiro um teste simples:
Após seu filho(a) se comportar de maneira inadequada, escolha uma das três alternativas abaixo para aplicar:
1 - Apenas bater.
2 - Bater e dar sermão.
3 - Apenas dar sermão.

Veja qual dá resultado.
:troll:

Vitão
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 28, 2014 10:18 am

Duro é o sangue frio do cara em ficar filmando. Grandes chances que eu partisse pra cima do cara ou chamasse a policia.
O duro da violência é que é uam bola de neve sem fim ai você da um pau no cara ele desconta de novo na filha mais tarde. A filha fica com raiva da uns petelecos na menorzinha.. e ai a coisa não tem fim!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por NeyBass Seg Abr 28, 2014 10:50 am

Agressão física é ilegal e absurda, agora um cipózinho não mata ninguém. É melhor apanhar de cipó (sem espancamento) do que apanhar de cacetete da polícia.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por GusVCD Seg Abr 28, 2014 10:51 am

NeyBass escreveu:Agressão física é ilegal e absurda, agora um cipózinho não mata ninguém. É melhor apanhar de cipó (sem espancamento) do que apanhar de cacetete da polícia.
[2]
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por CaQuinhO Seg Abr 28, 2014 10:59 am

NeyBass escreveu:Agressão física é ilegal e absurda, agora um cipózinho não mata ninguém. É melhor apanhar de cipó (sem espancamento) do que apanhar de cacetete da polícia.

É melhor não apanhar...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por NeyBass Seg Abr 28, 2014 11:08 am

^ com certeza, minha filosofia é essa também, mas as vezes passa dos limites e os pais tem que tomar uma atitude, depois da conversa, do sermão, do castigo, continuar do mesmo jeito, será preciso tomar uma atitude.

Mas entre tomar umas cipoadas dos pais ou umas cacetada da policia, acho que é melhor a primeira opção. Eu penso assim, agora cada pai sabe o que é melhor para seu filho.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por Vitão Seg Abr 28, 2014 12:07 pm

NeyBass escreveu:^ com certeza, minha filosofia é essa também, mas as vezes passa dos limites e os pais tem que tomar uma atitude, depois da conversa, do sermão, do castigo, continuar do mesmo jeito, será preciso tomar uma atitude.

Mas entre tomar umas cipoadas dos pais ou umas cacetada da policia, acho que é melhor a primeira opção. Eu penso assim, agora cada pai sabe o que é melhor para seu filho.

Se está "passando do limite" é porque os pais já não souberam educar antes, e bater não vai resolver nada a longo prazo. Se "passou do limite" existem outras medidas para corrigir a criança/adolescente de forma efetiva e não-violenta.

Se afirmamos que é melhor apanhar de cipó do que de cassetete estamos partindo do pressuposto de que a pessoa em questão sofrerá violência, inevitavelmente, em ambiente distintos, sendo que o lar deveria cumprir a obrigação de ser o resguardo da criança/adolescente para seu desenvolvimento.

Nenhuma forma de violência é corretiva, isso é desculpa de pais descontrolados. Ninguém bate no filho dizendo "Olha, meu filho, papai vai te açoitar pedagogicamente agora.", a palmada dita corretiva sempre surge em momentos de raiva em que os pais descarregam seu nervosismo nos filhos.

Cientificamente falando: bater não educa, apenas suprime comportamentos momentaneamente na presença do agente causador do estímulo aversivo. Não há uma mudança real no indivíduo, ele apenas vai deixar de fazer certas coisas por medo de apanhar e não por ter consciência de que aquilo é errado. Educação vem com diálogo, ensino, carinho e disciplina.

Agora, desvencilhando-me de qualquer responsabilidade intelectual, deixo só uma frase jocosa:
"Se bater educa, tire seu filho da escola e coloque pra treinar jiu-jitsu."

Vitão
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Abr 28, 2014 12:14 pm

Vitão escreveu:Se está "passando do limite" é porque os pais já não souberam educar antes

Então o comportamento do ser humano é resultado exclusivo de como seus pais o tratam?  scratch 

Vitão escreveu:Cientificamente falando: bater não educa.

Sério?

O que é exatamente educar, se não um ajuste comportamental à dor e prazer?
Não acho que o ser humano seja tão mais complexo e evoluído que os animais para que se apliquem conceitos muito maiores que esses.

Apesar de eu não concordar com o método, pancada educa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Boss2K Seg Abr 28, 2014 12:49 pm

Vitão escreveu:Sou estudante de Psicologia, tenho um pouco de propriedade para debater sobre o assunto.
Que legal ... que área de interesse?

Ah! ... a propósito, qual a sua idade?

Acho que "propriedade" sobre o assunto, quem tem é que, realmente, cria/educa os filhos ou tem essa responsabilidade ... na vera! teoria é ótima, mas na prática, no dia-a-dia, a história não é bem assim ...

Bem, eu não sou a favor do espacamento, mas um corretivo é sempe necessário, a despeito do tipo de educação empregado.

Creio que muito dessa "psicologia moderna", não produziu resultados satisfatórios ...

Boss2K
Membro

Mensagem por CG Seg Abr 28, 2014 1:00 pm

Boss2K escreveu:

Bem, eu não sou a favor do espacamento, mas um corretivo é sempe necessário, a despeito do tipo de educação empregado.

Creio que muito dessa "psicologia moderna", não produziu resultados satisfatórios ...

(2)
CG
CG
Moderador

Mensagem por Vitão Seg Abr 28, 2014 1:24 pm

Boss2K escreveu:
Vitão escreveu:Sou estudante de Psicologia, tenho um pouco de propriedade para debater sobre o assunto.
Que legal ... que área de interesse?

Ah! ... a propósito, qual a sua idade?

Acho que "propriedade" sobre o assunto, quem tem é que, realmente, cria/educa os filhos ou tem essa responsabilidade ... na vera! teoria é ótima, mas na prática, no dia-a-dia, a história não é bem assim ...

Ressalto que disse que tenho "um pouco" de propriedade por ter contato com o campo teórico do qual estamos debatendo, em nenhum momento quis usar disso para me arvorar como detentor da razão. Quis trazer ao debate o pouco do conhecimento que adquiri durante a faculdade, não quis ser pedante em nenhum momento. Desculpe-me se foi isso que pareceu.

Agora quando entrarmos no mérito de deter propriedade sobre o assunto, discordo do seu argumento. Quem cria nem sempre tem propriedade para educar sua prole, creio ser desnecessário citar exemplos de algo tão recorrente em nossa sociedade. Afirmar isso é como afirmar que quem possui um carro é que tem razão sobre ele e não o mecânico, ou que quem tem razão sobre alguma construção é quem mora nela e não seu engenheiro. O fato é que nem tudo que fazemos temos propriedade para fazer, educar é uma dessas coisas.

Na questão da "Psicologia Moderna", seria melhor delimitarmos o conceito para um debate mais preciso e salutar.

Vitão
Membro

Mensagem por DenisLM Seg Abr 28, 2014 1:26 pm

Uns tapas na bunda não faz mal pra criança nenhuma.
Cipó, vara, cinta, já não concordo muito mas dependendo da força até vai.
Espancamento sou totalmente contra.

E sim, nada adianta espancar e não educar.

DenisLM
DenisLM
Membro

http://soundcloud.com/denislm

Mensagem por Vitão Seg Abr 28, 2014 2:30 pm

allexcosta escreveu:
Vitão escreveu:Se está "passando do limite" é porque os pais já não souberam educar antes

Então o comportamento do ser humano é resultado exclusivo de como seus pais o tratam?  scratch 

Vitão escreveu:Cientificamente falando: bater não educa.

Sério?

O que é exatamente educar, se não um ajuste comportamental à dor e prazer?
Não acho que o ser humano seja tão mais complexo e evoluído que os animais para que se apliquem conceitos muito maiores que esses.

Apesar de eu não concordar com o método, pancada educa...

Quanto a primeira questão a resposta é não. Existem outras variáveis neste processo, como escola, amigos, outros parentes et cetera.

Quanto a educar ser uma questão de adequação comportamental, não deixa de ser, mas o que estou preconizando é que existem maneiras mais eficazes e não-violentas para se fazer isso. Quando falamos em "ser-humano" temos que levar em consideração a razão, que nos difere do resto dos animais, portanto existem variáveis mais complexas no nosso processo de formação, mas de forma alguma no coloca em condição superior. Até por que, os princípios para estabelecer comportamentos são os mesmos para qualquer animal (ser-humano incluso), o que mudam são as variáveis.

Veja bem, nada impede que a criança quando apanhe deixe de realizar certos comportamentos. Tudo bem, mas e o senso crítico dela? Por mais que seja uma criança, o raciocínio dela tem que ser trabalhado. Não estou dizendo que não precisa punir e levar tudo na "conversinha", estou dizendo que existem punições que não necessitam de violência.

O que acontece é que quando alguém discurso contra a palmada, logo vem a ideia de que este alguém é a favor dos pais liberais, que mimam seus filhos et cetera. Não é bem assim, disciplina é necessária, violência não.

Vitão
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Abr 28, 2014 2:46 pm

Vitão escreveu:Quanto a primeira questão a resposta é não. Existem outras variáveis neste processo, como escola, amigos, outros parentes et cetera.

Então o ser humano é produto exclusivo do que vem de fora?

Vitão escreveu:O que acontece é que quando alguém discurso contra a palmada, logo vem a ideia de que este alguém é a favor dos pais liberais, que mimam seus filhos et cetera.

"Ser liberal" e "mimar os filhos" são coisas completamente diferentes, não?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por arthur.farias.96 Seg Abr 28, 2014 2:54 pm

É q o processo de educação de uma criança não pode ter a surra como elemento principal.

O ideal é que a surra seja usada de surpresa, com um golpe que cause mais susto do que dor e seja só um detalhe sem importância e fácil de esquecer, que interrompe a perturbação que a criança esta causando e chama sua atenção. E aí conversar sobre o q ela fez de errado.

Fazer um espetáculo, ameaçar repetidamente que vai surrar, e ficar lembrando depois que se vacilar apanha de novo não é saudável, pois a criança não consegue associar a surra com o que aprontou antes.
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo