Opinião: Surra corrige?
+27
CG
GusVCD
CaQuinhO
Tiago Bass
Vitão
emachado
Stormbringer
malka_aff
edu_carvalho
SILVIAO
Christian
Cantão
Laysson
gpraxedes
Moshe Bar Elohim
Sonikado
fheliojr
carimbass
Fernando Zadá
arthur.farias.96
allexcosta
Nando Vasques
Carlos Diego
NeyBass
luiztebet
Bruno da Rosa
Boss2K
31 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Opinião: Surra corrige?
Muita gente vê a vida como se fosse um sonho, ou o seu filme predileto.
A prática é muito diferente da teoria. Trabalho em uma escola e convivo diariamente com comportamento de crianças e adolescentes e nisso dá pra ver o que a influência de "psicólogos", conselho tutelar tem feito dificultando a forma de os pais criar os filhos.
Na escola vc não pode chamar atenção de uma criança, adolescente faz o que quer, responde mal aos mais velhos, não obedecem diretores, professores, qualquer coisa o conselho tutelar chega na escola e o aluno ri da cara de tudo mundo. Você chama um adolescente e o avisa que vai chamar seus pais na escola. A resposta: Pode chamar, se ele me bater ou botar de castigo procuro o conselho tutelar.
Não se pode espancar uma criança, mas como diz os mais velhos, cipózinho verde e canja de galinha não faz mal nenhum e nem mata ninguém.
Quem convive com a realidade vê que a coisa é bem diferente do que pensa nosso amigo estudante de psicologia.
Eu não tenho filhos, quando tiver, vou fazer o possível e o impossível para educá-lo da melhor maneira possível, pretendo fazer de tudo para nunca usar um cipó ou palmadas, mas se a situação tender a fugir do meu controle, vou procurar meus meios de corrigí-lo, para que mais tarde não dê trabalho para professores e a policia.
É bonitinho falar isso e aquilo, mas quem conhece é quem convive.
A prática é muito diferente da teoria. Trabalho em uma escola e convivo diariamente com comportamento de crianças e adolescentes e nisso dá pra ver o que a influência de "psicólogos", conselho tutelar tem feito dificultando a forma de os pais criar os filhos.
Na escola vc não pode chamar atenção de uma criança, adolescente faz o que quer, responde mal aos mais velhos, não obedecem diretores, professores, qualquer coisa o conselho tutelar chega na escola e o aluno ri da cara de tudo mundo. Você chama um adolescente e o avisa que vai chamar seus pais na escola. A resposta: Pode chamar, se ele me bater ou botar de castigo procuro o conselho tutelar.
Não se pode espancar uma criança, mas como diz os mais velhos, cipózinho verde e canja de galinha não faz mal nenhum e nem mata ninguém.
Quem convive com a realidade vê que a coisa é bem diferente do que pensa nosso amigo estudante de psicologia.
Eu não tenho filhos, quando tiver, vou fazer o possível e o impossível para educá-lo da melhor maneira possível, pretendo fazer de tudo para nunca usar um cipó ou palmadas, mas se a situação tender a fugir do meu controle, vou procurar meus meios de corrigí-lo, para que mais tarde não dê trabalho para professores e a policia.
NeyBass- Membro
Vitor,
Você não respondeu as minhas perguntas ...
OK, vamos lá ...
O lar, só complementando você, é muito além de proteção, é antes de tudo educação.
Eu devo ser algo anormal, pois não cresci com raiva do mundo ou achando que porrada resolve tudo, e espanco meu filho porque fui espancado.
Essa história de "suprime comportamentos momentaneamente na presença do agente causador" ... Me desculpe, mas isso é o que eu chamo de bobagem da psicologia moderna de gente que não vivencia os problemas e fica com esse discurso teórico de papers acadêmicos ...
Você não respondeu as minhas perguntas ...
Vitão escreveu:Na questão da "Psicologia Moderna", seria melhor delimitarmos o conceito para um debate mais preciso e salutar.
OK, vamos lá ...
Quais medidas? e, por favor, cite as situações em que devem ser aplicadas ...Vitão escreveu:(...) Se "passou do limite" existem outras medidas para corrigir a criança/adolescente de forma efetiva e não-violenta.
Sim, muitas vezes ocorre, o que moderrnamente, chamamos hoje de bullying, na escola, com os amigos, vizinhos, etc ... Não há como impedirmos de antemão que isso não aconteça. Até mesmo, a violencia do dia-a-dia, pode atingir seu filho. Não estou usando isso como justificativa para usar de violencia em casa. Porém, a vida lá fora não é esse mar de rosas.Vitão escreveu:(...) estamos partindo do pressuposto de que a pessoa em questão sofrerá violência, inevitavelmente, em ambiente distintos, sendo que o lar deveria cumprir a obrigação de ser o resguardo da criança/adolescente para seu desenvolvimento.
O lar, só complementando você, é muito além de proteção, é antes de tudo educação.
Meus pais, que eram adotivos, nunca foram descontrolados. E essa violencia, da forma como você descreve, parece ser uma coisa descomunal e bem maior do que, os da minha geração - tenho 54 anos - sofreram nas mãos de pais "descontrolados" e que descarregavam a raiva em mim. Tenho que agradecer a minha vida inteira, as grandes lições que aprendi com eles, e não estou falando por conta das surras que levei, mas sim pelos ensinamentos. Meus pais não me educavam pelas surras. Estas, eram uma correção de rumo, causadas por decisões erradas tomei e que tinham consequencias sérias.Vitão escreveu:Nenhuma forma de violência é corretiva, isso é desculpa de pais descontrolados. Ninguém bate no filho dizendo "Olha, meu filho, papai vai te açoitar pedagogicamente agora.", a palmada dita corretiva sempre surge em momentos de raiva em que os pais descarregam seu nervosismo nos filhos.
Eu devo ser algo anormal, pois não cresci com raiva do mundo ou achando que porrada resolve tudo, e espanco meu filho porque fui espancado.
Essa história de "suprime comportamentos momentaneamente na presença do agente causador" ... Me desculpe, mas isso é o que eu chamo de bobagem da psicologia moderna de gente que não vivencia os problemas e fica com esse discurso teórico de papers acadêmicos ...
Boss2K- Membro
allexcosta escreveu:Vitão escreveu:Quanto a primeira questão a resposta é não. Existem outras variáveis neste processo, como escola, amigos, outros parentes et cetera.
Então o ser humano é produto exclusivo do que vem de fora?Vitão escreveu:O que acontece é que quando alguém discurso contra a palmada, logo vem a ideia de que este alguém é a favor dos pais liberais, que mimam seus filhos et cetera.
"Ser liberal" e "mimar os filhos" são coisas completamente diferentes, não?
O ser humano é fruto de suas relações com o meio.
E quando disse "ser liberal e mimar os filhos" numa mesma sentença, estava me referindo ao estereótipo que as pessoas tem que de é contra palmadas.
arthur.farias.96 escreveu:É q o processo de educação de uma criança não pode ter a surra como elemento principal.
O ideal é que a surra seja usada de surpresa, com um golpe que cause mais susto do que dor e seja só um detalhe sem importância e fácil de esquecer, que interrompe a perturbação que a criança esta causando e chama sua atenção. E aí conversar sobre o q ela fez de errado.
Fazer um espetáculo, ameaçar repetidamente que vai surrar, e ficar lembrando depois que se vacilar apanha de novo não é saudável, pois a criança não consegue associar a surra com o que aprontou antes.
Neste caso a palmada pode ser substituída por um "não" enérgico e firme.
NeyBass escreveu:Muita gente vê a vida como se fosse um sonho, ou o seu filme predileto.
Mais uma vez faz-se evidente o estereótipo que supracitei, mas concordo no cerne de seu argumento, NeyBass. A postura de certos órgãos tem ajudado na "deseducação" da criança e do adolescente. Quando advogo à favor da não-violência de maneira alguma me coloco à favor das atuais medidas permissivas que se tem nas escolas, principalmente. Estou apenas dizendo que existe uma maneira de educar sem bater, não disse nada mais além disso. Espero que entendam.
Vitão- Membro
Vitão escreveu:O ser humano é fruto de suas relações com o meio.
Segundo quem?
allexcosta- Administrador
Eu só não entendo é como as pessoas adultas de hoje que tomaram uns corretivos quando criança, não reclamam e sempre agradecem aos pais por isso.
Daí agora porque está na moda, conselho tutelar, direitos humanos, psicólogos, querem provar que isso só faz o mal para o futuro das crianças.
Não entendo, sinceramente. (não apoio violência).
Daí agora porque está na moda, conselho tutelar, direitos humanos, psicólogos, querem provar que isso só faz o mal para o futuro das crianças.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Eu só não entendo é como as pessoas adultas de hoje que tomaram uns corretivos quando criança, não reclamam e sempre agradecem aos pais por isso.
Eu reclamo... Mas isso é muito relativo.
A relação pais e filhos é muito complexa.
Sabe aquela menina do vídeo que postei? Ela defendeu o pai dela na frente do juiz...
Última edição por CaQuinhO em Seg Abr 28, 2014 2:38 pm, editado 1 vez(es)
CaQuinhO- Membro
CaQuinhO escreveu:NeyBass escreveu:Eu só não entendo é como as pessoas adultas de hoje que tomaram uns corretivos quando criança, não reclamam e sempre agradecem aos pais por isso.
Eu reclamo...
Se fizermos uma pesquisa aqui mesmo nesse tópico, veremos que vc faz parte da minoria.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:
Se fizermos uma pesquisa aqui mesmo nesse tópico, veremos que vc faz parte da minoria.
É bem provável que sim.
Veja o que escrevi acima.
CaQuinhO- Membro
NeyBass escreveu:Eu só não entendo é como as pessoas adultas de hoje que tomaram uns corretivos quando criança, não reclamam e sempre agradecem aos pais por isso.
O cara apanha e ouve duas horas de sermão, depois acha que o que fez ele mudar foi o tapa na bunda.
allexcosta escreveu:Segundo quem?
Filosoficamente John Locke, metodologicamente B.F. Skinner.
Boss2K, entendo seu ponto de vista, pais que aplicam umas palmadas podem muito bem ser bons pais também. A palmada não deixa de ser um erro, mas nada impede que os responsáveis tenham capacidade de educar bem seus filhos. Digo isso pois já tomei umas chineladas também , mas por nossa sorte nossos pais souberam, em contrapartidas à esses pequenos erros, nos educar bem.
Fazendo um adendo oportuno: reparem que ao mesmo tempo em que bate a mãe dá um sermão na filha.
Última edição por Vitão em Seg Abr 28, 2014 2:46 pm, editado 1 vez(es)
Vitão- Membro
Nunca tomei uma surra na vida, mas se tivesse tomado, provavelmente não falaria com meus pais hoje ou estaria cumprindo pena em alguma prisão.
Sou absolutamente contra que alguém invada meu espaço pessoal com qualquer tipo de agressão e reajo de forma instintiva e desproporcional. Meu irmão, que é 7 anos mais velho que eu, tentou me bater uma vez. Furei o olho dele com um anzol... Na escola, um colega me deu um tapa na cabeça uma vez porque cortei o cabelo. Derrubei ele de dois lances de escada. Com certeza absoluta eu teria uma reação similar se a pessoa tentando me bater fosse meu pai ou minha mãe.
Não aceito, nunca aceitei. E não ficaria agradecido se tivesse acontecido.
Vitão escreveu:Filosoficamente John Locke, metodologicamente B.F. Skinner.
Na vida real, que é esse bagulho que acontece todo dia nas nossas casas, vemos filhos adotados com traços de personalidade surpreendentemente similares àqueles dos seus pais biológicos.
Irmãos criados em condições idênticas normalmente são completamente diferentes entre si... Vemos isso todos os dias e eu poderia citar centenas de exemplos dessas coisas.
O homem definitivamente não é produto do meio.
Me pergunto o que leva alguém a crer que determinadas linhagens de animais têm comportamentos similares mas isso não se aplica ao ser humano.
allexcosta escreveu:NeyBass escreveu:Eu só não entendo é como as pessoas adultas de hoje que tomaram uns corretivos quando criança, não reclamam e sempre agradecem aos pais por isso.
Meu irmão, que é 7 anos mais velho que eu, tentou me bater uma vez. Furei o olho dele com um anzol...
Seu irmão perdeu a visão por isso?
Na escola, um colega me deu um tapa na cabeça uma vez porque cortei o cabelo. Derrubei ele de dois lances de escada. Com certeza absoluta eu teria uma reação similar se a pessoa tentando me bater fosse meu pai ou minha mãe.
Ainda bem que vc não é violento heim...rsrsrs
NeyBass- Membro
allexcosta escreveu: Na vida real, que é esse bagulho que acontece todo dia nas nossas casas, vemos filhos adotados com traços de personalidade surpreendentemente similares àqueles dos seus pais biológicos.
Irmãos criados em condições idênticas normalmente são completamente diferentes entre si... Vemos isso todos os dias e eu poderia citar centenas de exemplos dessas coisas.
O homem definitivamente não é produto do meio.
Me pergunto o que leva alguém a crer que determinadas linhagens de animais têm comportamentos similares mas isso não se aplica ao ser humano.
Você está certo nessas duas primeiras afirmações, Allex. Há o fator genético, que dentro da Ciência do Comportamento também é considerado "meio". Esta noção é tomada por essa doutrina da Psicologia para evitar qualquer forma de idealização da condição humana, atendo-se ao mundo físico, derivado da visão filosófica materialista.
Para a Psicologia, "meio" não limita-se apenas à localização tempo-espaço, como pode parecer. Creio que estamos divergindo conceitualmente mas convergindo praticamente. Outras pessoas também fazem parte do meio, logo: emoções, vivências, pensamentos, qualquer relação com o mundo, objetos ou pessoas, é uma relação com o meio.
Quanto ao terceiro argumento, discordo em gênero, número e grau. Isso suscita-me uma dúvida verdadeira, isenta de qualquer pedantismo ou sarcasmo: para você, se o homem não é produto do meio, é produto de quê?
Vitão- Membro
O que você acha, NeyBass, do fato da garota do video que postei ter defendido o pai, e falado que mereceu a surra?
CaQuinhO- Membro
Vitão escreveu:Quanto ao terceiro argumento, discordo em gênero, número e grau. Isso suscita-me uma dúvida verdadeira, isenta de qualquer pedantismo ou sarcasmo: para você, se o homem não é produto do meio, é produto de quê?
Se genética também é meio, estamos em concordância.
CaQuinhO escreveu:O que você acha, NeyBass, do fato da garota do video que postei ter defendido o pai, e falado que mereceu a surra?
Não sou o NeyBass, mas você está se referindo à garota de 9 anos?
Ela é muito nova pra ter discernimento. O pai é o provedor, é a única referência que ela tem. Se ele diz que a culpa foi dela, é nisso que ela acredita. É óbvio que ela vai defendê-lo, já que ele representa a única proteção que ela já teve...
Se você der uma surra no seu cachorro hoje, amanhã ele te defende sem pensar 2 vezes. Mesma coisa...
CaQuinhO escreveu:O que você acha, NeyBass, do fato da garota do video que postei ter defendido o pai, e falado que mereceu a surra?
O video não quer abrir, não consigo assistir, vou te responder o que acho de acordo com o que vc descreveu do vídeo.
"Muitos pais despreparados usam a "surra" como forma de extravasar a própria raiva, e não com fins pedagógicos. E isso é absolutamente reprovável.
Concordo contigo, nesse caso é violência e não forma de correção. Descontar a raiva em outra pessoa é absurdo.
Surra não resolve. Pelo contrário, surra é uma MULETA pedagógica e é usada quando os pais não tem competência para resolver.
Concordo também. Surra é algo muito forte, mas um corretivo explicando ao filho pq isto está acontecendo é correção, desde que não seja um espancamento e não expondo o ato na frente de outras pessoas. Já passei por isso e não tive transtornos psicológicos nem nada.
Eu vou contra a maré nisso. Apanhei do meu pai, e isso não me tornou uma pessoa melhor (nem pior). Aliás, no meu caso, teria funcionado muito melhor com uma boa conversa.
Isso é pessoal, não posso opinar.
Em tempo: não bater NÃO É SINÔNIMO de não punir, quando necessário. Mas tortura física, jamais.
Em todos meus comentários tento dizer o mesmo que você nessa frase. Punição não é só bater, acho que bater (diferente de espancar, torturar) já em caso extremo, quando a conversa, o castigo, as privações já não dão jeito e o pais vê que a coisa está caminhando para o pior. Com certeza, tortura nunca.
Se tiverem estomago, vejam esse video:
SURRA?:
Não consegui ver.
PS: Esse texto acima fala de SURRA. Aquela "palmadinha" é OUTRO ASSUNTO!"[/i]
Estamos com o mesmo raciocínio. Aliás palmadinhas para mim, só fez o bem.
NeyBass- Membro
Mas é isso que quero dizer, pessoal.
As marcas que essas surras ("palmadas" entrariam em outro assunto) deixam em uma pessoa são pra vida toda. Muitas vezes, inclusive, os adultos carregam pra si essa questão de "ahhh meu pai tinha razão quando me batia com um chicote!".
Querem um exemplo com adultos?
Quantas mulheres não apanham dos maridos, e por causa do vínculo afetivo com eles, JAMAIS tem coragem de levantar a voz? Algumas até dizem "Eu mereci...".
As marcas que essas surras ("palmadas" entrariam em outro assunto) deixam em uma pessoa são pra vida toda. Muitas vezes, inclusive, os adultos carregam pra si essa questão de "ahhh meu pai tinha razão quando me batia com um chicote!".
Querem um exemplo com adultos?
Quantas mulheres não apanham dos maridos, e por causa do vínculo afetivo com eles, JAMAIS tem coragem de levantar a voz? Algumas até dizem "Eu mereci...".
CaQuinhO- Membro
É Caquinho, aí já é violência mesmo, chicote, pedaço de pau, borracha. E no caso da violência contra a mulher também, são ações inaceitáveis.
NeyBass- Membro
A linha é tênue entre a tapinha e a violência maior, e as crianças precisam de proteção contra isso. Aí é que mora o X.
CaQuinhO- Membro
Vitão escreveu:Filosoficamente John Locke
Desculpe, mas não resisti ...
Vitão escreveu:metodologicamente B.F. Skinner.
Eu tinha certeza que a sua escola era Skinner ...
Boss2K- Membro
Sinto dizer Vitão, mas ao se auto-afirmar dessa forma descreditou todo o seu discurso para mim.Sou estudante de Psicologia, tenho um pouco de propriedade para debater sobre o assunto.
Só posso dizer que em muitas vezes esse papo de conversar ou ser duro não funciona, é comum a criança estar surtando e quebrando tudo pela frente. Se não travar o pequeno, as consequências podem ser desastrosas.
Sonikado- Membro
Sonikado escreveu:Só posso dizer que em muitas vezes esse papo de conversar ou ser duro não funciona, é comum a criança estar surtando e quebrando tudo pela frente. Se não travar o pequeno, as consequências podem ser desastrosas.
Travar e bater são a mesma coisa?
Sei la, meus pais sempre deixaram eu mexer em tudo quando era pequeno, por que eles achavam que minha curiosidade por ver as coisas mais de perto era mais importante do que um vaso, abajur... Criancas sao "cientistas" desde que nascem, no sentido de que tem curiosidade por descobrir como as coisas funcionam ou como sao feitas, seja botando o brinquedo na boca ou descolando as paginas de um livro pra ver como ele eh montado. Nao acho que essa falta de pulso firme tenha me criado de forma a me tornar desordeiro ou mal educado.
Vi colegas que tomaram surra dos pais chegarem na aula e acharem que podiam educar os colegas da mesma forma, ai sim que dá problema...
Vi colegas que tomaram surra dos pais chegarem na aula e acharem que podiam educar os colegas da mesma forma, ai sim que dá problema...
fgbass- Membro
Depende de quando e depende do motivo. Quando o cachimbo já caiu, não adianta. Se teu filho vai fazer coisa errada escondido de você, é por que sua educação falhou.
Você só estará 100% ao lado do seu filho, se sua educação foi baseada no exemplo e não na palmada...
Inclusive, a educação que minha mãe me deu, até hoje molda minha vida e ela já faleceu a quase 10 anos! Ela nunca precisou estar presente para eu não fazer algo errado para não desrespeitá-la.
Você só estará 100% ao lado do seu filho, se sua educação foi baseada no exemplo e não na palmada...
Inclusive, a educação que minha mãe me deu, até hoje molda minha vida e ela já faleceu a quase 10 anos! Ela nunca precisou estar presente para eu não fazer algo errado para não desrespeitá-la.
Eu falei com o intuito de serem a mesma coisa. É que não é necessário quebrar, surrar o coitado para fazer ele parar, e usar a palavra "bater" é alimentar interpretações mais pesadas do que eu quis dizer.allexcosta escreveu:Sonikado escreveu:Só posso dizer que em muitas vezes esse papo de conversar ou ser duro não funciona, é comum a criança estar surtando e quebrando tudo pela frente. Se não travar o pequeno, as consequências podem ser desastrosas.
Travar e bater são a mesma coisa?
Sonikado- Membro
Travar é travar...
Se você deita em cima de uma criança com um certo cuidado, ela fica travada sem nenhum perigo de se machucar. Depois cansa e para de encher o saco.
Agora, se a pessoa quer bater...
Se você deita em cima de uma criança com um certo cuidado, ela fica travada sem nenhum perigo de se machucar. Depois cansa e para de encher o saco.
Agora, se a pessoa quer bater...
O que estou dizendo é que ninguém bate na criança em uma situação calma, a surra sempre surge em alguma situação de tensão. Nenhum pai/mãe se senta à mesa durante o almoço e diz "bom dia, filho querido, toma esse tapa na cara para te ajudar na sua formação como ser-humano".
A surra, por mais que seja uma inócua palmada, surge quando há um descontrole por parte dos pais. Mas não interpretem mal isso, ninguém vai se tornar um maníaco por ter tomado umas palmadas na infância, e também não estou dizendo que todo pai que bate é necessariamente um mau tutor.
A palmada leve é um pequeno erro cometido pelos pais, todo mundo erra em alguma coisa ou outra. Acreditar que os próprios pais foram perfeitos é demasiada idealização.
A surra, por mais que seja uma inócua palmada, surge quando há um descontrole por parte dos pais. Mas não interpretem mal isso, ninguém vai se tornar um maníaco por ter tomado umas palmadas na infância, e também não estou dizendo que todo pai que bate é necessariamente um mau tutor.
A palmada leve é um pequeno erro cometido pelos pais, todo mundo erra em alguma coisa ou outra. Acreditar que os próprios pais foram perfeitos é demasiada idealização.
Vitão- Membro
Vitão, você deveria ser jornalista sensacionalista ...
Boss2K- Membro
Vitão escreveu:O que estou dizendo é que ninguém bate na criança em uma situação calma, a surra sempre surge em alguma situação de tensão. Nenhum pai/mãe se senta à mesa durante o almoço e diz "bom dia, filho querido, toma esse tapa na cara para te ajudar na sua formação como ser-humano".
Eu já conheci família que tinha a hora da palmatória e a hora de ajoelhar no milho, independente de se a criança tinha aprontado ou não. Supostamente era parte de uma boa educação.
^ Algo ruim é usar algo bom como se fosse ruim, um castigo.
- Moleque, vai ficar de castigo no teu quarto estudando.
- Moleque, vai ficar de castigo sem ver Tv.
- Moleque, vai ficar de castigo e lendo a Bíblia (como se fosse uma penitência).
- Moleque, vou contar tudo para o seu pai quando ele chegar (como se fosse um carrasco e não o pai da criança).
- Moleque, vou cortar as 24 horas online que você fica na internet para somente 1 hora.
- Moleque...
- Moleque, vai ficar de castigo no teu quarto estudando.
- Moleque, vai ficar de castigo sem ver Tv.
- Moleque, vai ficar de castigo e lendo a Bíblia (como se fosse uma penitência).
- Moleque, vou contar tudo para o seu pai quando ele chegar (como se fosse um carrasco e não o pai da criança).
- Moleque, vou cortar as 24 horas online que você fica na internet para somente 1 hora.
- Moleque...
Moshe Bar Elohim- Membro
Boss2K escreveu:Vitão, você deveria ser jornalista sensacionalista ...
Estou apenas sendo sarcástico, delibero meu discurso, se soa ridículo há dolo nisso.
Quando a ser um jornalista sensasacionalista... Pagando bem, que mal tem?
allexcosta escreveu:Vitão escreveu:O que estou dizendo é que ninguém bate na criança em uma situação calma, a surra sempre surge em alguma situação de tensão. Nenhum pai/mãe se senta à mesa durante o almoço e diz "bom dia, filho querido, toma esse tapa na cara para te ajudar na sua formação como ser-humano".
Eu já conheci família que tinha a hora da palmatória e a hora de ajoelhar no milho, independente de se a criança tinha aprontado ou não. Supostamente era parte de uma boa educação.
Faço um adendo oportuno na minha afirmação: (...)ninguém mentalmente saudável bate na criança em uma situação calma(...)
Vitão- Membro
Moshe Bar Elohim escreveu:
Pra mim, seria!
Só pra descontrair...
CaQuinhO- Membro
^Desnecessário ... é provocativo!
Por favor, evite!
Por favor, evite!
Boss2K- Membro
Tudo bem, é bem subjetivo de cada um. Foram só alguns exemplo para demnostrar que coisas boas devem ser tratadas como boas e não como ruins; para contrapor a opinião anterior. Por exemplo ameaçar a criança a comer verduras, legumes (exceto no caso de a criança passar mal com esses ou determinados alimentos). Há pais que fazem isto.
Moshe Bar Elohim- Membro
Eu entendi o que quisestes dizer, Moshe. Inclusive, concordo!
Foi só uma brincadeira. Perdoe-me se eu fui impertinente.
Um abraço.
Foi só uma brincadeira. Perdoe-me se eu fui impertinente.
Um abraço.
CaQuinhO- Membro
Impenitente?
família que tinha a hora da palmatória e a hora de ajoelhar no milho, independente de se a criança tinha aprontado ou não. Supostamente era parte de uma boa educação.
Isto é usar algo ruim como se fosse bom. Penso que nenhum pai ou mãe mentalmente saudável (como disse o Vitão) que corrige com surra, seja de cintadas, chineladas, varadas, o faz sentindo prazer. A questão é que muitas vezes blá-blá-blá não resolve nada com algumas crianças. O juízo está armazenado no bumbum e precisa de uma ajudinha, um empurrãozinho para subir até a cabeça.
família que tinha a hora da palmatória e a hora de ajoelhar no milho, independente de se a criança tinha aprontado ou não. Supostamente era parte de uma boa educação.
Isto é usar algo ruim como se fosse bom. Penso que nenhum pai ou mãe mentalmente saudável (como disse o Vitão) que corrige com surra, seja de cintadas, chineladas, varadas, o faz sentindo prazer. A questão é que muitas vezes blá-blá-blá não resolve nada com algumas crianças. O juízo está armazenado no bumbum e precisa de uma ajudinha, um empurrãozinho para subir até a cabeça.
Moshe Bar Elohim- Membro
Essa ideia de "tem criança que só aprende apanhando" é um respaldo para a incompetência(não no sentido pejorativo) dos pais.
Muito mais fácil dizer que "a criança é assim" do que assumir que aquela peste dos infernos é culpa sua e você tem que resolver.
Muito mais fácil dizer que "a criança é assim" do que assumir que aquela peste dos infernos é culpa sua e você tem que resolver.
Vitão- Membro
O ser humano, como um todo, só aprende apanhando. Não necessariamente fisicamente.Vitão escreveu:Essa ideia de "tem criança que só aprende apanhando" é um respaldo para a incompetência(não no sentido pejorativo) dos pais.
As maiores mudanças de vida, adaptações e correções comportamentais que uma pessoa recebe são em momentos de sofrimento, especialmente emocional e financeiro. Ninguém muda em momentos de felicidade e calmaria.
A questão é que uma criança dificilmente consegue ter mentalidade pra compreender uma sobrepressão psicológica nesse nível(mas depois da puberdade dá pra brincar, por isso palmadas deixam de funcionar nessa idade)
Sonikado- Membro
<span id="sceditor-start-marker" class="sceditor-selection sceditor-ignore" style="line-height: 0; display: none;"></span><span id="sceditor-end-marker" class="sceditor-selection sceditor-ignore" style="line-height: 0; display: none;"></span>
Essa entrevista, ou documentário (pra mim é mais uma entrevista) mostra os efeitos do abuso sexual na mente de uma criança. A mãe dela morreu e a deixou com o pai e o irmão mais novo quando ela tinha 1 ano. Ela foi abusada pelo pai (na entrevista ela diz que o pai dele tocou sua vagina até ela sangrar) e depois foi levada pra adoção por assistentes sociais. Acontece que ela começou a molestar e a furar o irmão, bem como animais de estimação com agulhas, matou pássaros, e os pais agora têm que trancar ela no quarto. Bom, o vídeo mostra que essas crianças podem ser ajudadas também. Veja:
Ela apresentava um desejo de matar a família inteira. Em certa ocasião, pegou algumas facas da cozinha com a intenção de esfaquear seus pais. Beth podia lidar com aquilo tudo de forma fria e calma, onde era ausente qualquer sentimento de remorso ou culpa, embora ela soubesse claramente em que resultariam suas ações e sobre o que elas causavam.
Em Abril de 1989, Beth foi encaminhada para uma casa especializada em cuidar de crianças com desordem emocional, sendo diagnosticada com Transtorno de Apego Reativo. O Transtorno de Apego Reativo é um grave distúrbio psicológico e afeta crianças e bebês. A característica essencial do Transtorno de Apego Reativo é uma ligação social acentuadamente perturbada e inadequada ao nível de desenvolvimento na maioria dos contextos, com início antes dos cinco anos de idade e associada ao recebimento de cuidados amplamente patológicos.
A condição de Beth envolve a completa incapacidade de se relacionar com qualquer ser humano e/ou criar laços de afeto, incapacidade de sentir ou receber amor, além de uma completa falta de empatia, uma vez que ela era capaz de ferir ou matar outros seres vivos sem ressentimentos.
Elizabeth Thomas é uma mulher mentalmente saudável atualmente.
Se tornou enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e trabalha cuidando de minúsculos bebês frágeis. Ela escreveu um livro, “More than a Thread of Hope” e, junto com sua mãe adotiva, Nancy Thomas, criou uma clínica para crianças com distúrbios graves de comportamento. Sua vida de sobrevivência e vitória traz esperança e compreensão para pais e profissionais, trabalhando para curar a criança afetada e, acima de tudo, capacitar os pais com uma visão positiva para o futuro do seu filho.
http://www.verdademundial.org/2014/04/a-ira-de-um-anjo-entrevista-com-uma.html
A Ira de um Anjo: Entrevista com uma criança psicopata
Essa entrevista, ou documentário (pra mim é mais uma entrevista) mostra os efeitos do abuso sexual na mente de uma criança. A mãe dela morreu e a deixou com o pai e o irmão mais novo quando ela tinha 1 ano. Ela foi abusada pelo pai (na entrevista ela diz que o pai dele tocou sua vagina até ela sangrar) e depois foi levada pra adoção por assistentes sociais. Acontece que ela começou a molestar e a furar o irmão, bem como animais de estimação com agulhas, matou pássaros, e os pais agora têm que trancar ela no quarto. Bom, o vídeo mostra que essas crianças podem ser ajudadas também. Veja:
<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/8Bp-cgUQpbk" frameborder="0" allowfullscreen=""></iframe>
Ela apresentava um desejo de matar a família inteira. Em certa ocasião, pegou algumas facas da cozinha com a intenção de esfaquear seus pais. Beth podia lidar com aquilo tudo de forma fria e calma, onde era ausente qualquer sentimento de remorso ou culpa, embora ela soubesse claramente em que resultariam suas ações e sobre o que elas causavam.
Em Abril de 1989, Beth foi encaminhada para uma casa especializada em cuidar de crianças com desordem emocional, sendo diagnosticada com Transtorno de Apego Reativo. O Transtorno de Apego Reativo é um grave distúrbio psicológico e afeta crianças e bebês. A característica essencial do Transtorno de Apego Reativo é uma ligação social acentuadamente perturbada e inadequada ao nível de desenvolvimento na maioria dos contextos, com início antes dos cinco anos de idade e associada ao recebimento de cuidados amplamente patológicos.
A condição de Beth envolve a completa incapacidade de se relacionar com qualquer ser humano e/ou criar laços de afeto, incapacidade de sentir ou receber amor, além de uma completa falta de empatia, uma vez que ela era capaz de ferir ou matar outros seres vivos sem ressentimentos.
Elizabeth Thomas é uma mulher mentalmente saudável atualmente.
Se tornou enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e trabalha cuidando de minúsculos bebês frágeis. Ela escreveu um livro, “More than a Thread of Hope” e, junto com sua mãe adotiva, Nancy Thomas, criou uma clínica para crianças com distúrbios graves de comportamento. Sua vida de sobrevivência e vitória traz esperança e compreensão para pais e profissionais, trabalhando para curar a criança afetada e, acima de tudo, capacitar os pais com uma visão positiva para o futuro do seu filho.
http://www.verdademundial.org/2014/04/a-ira-de-um-anjo-entrevista-com-uma.html
Boss2K- Membro
off-topic: sou um tanto cético qnt à cura de transtornos mentais. creio q haja, apenas, controle deles.
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:off-topic: sou um tanto cético qnt à cura de transtornos mentais. creio q haja, apenas, controle deles.
Distúrbio comportamental não é a mesma coisa que transtorno mental. A menina do exemplo do Boss nunca foi doente de fato, portanto ela não se curou de nada. O que aconteceu foi um ajuste de comportamento, que é perfeitamente possível, dependendo do caso.
Eu acredito, sim, na correção física. Mas não em surra. Quando escuto/leio a palavra "surra", a primeira imagem que me vem à mente é a de um espancamento. Quando digo que acredito na correção física, creio que uma chinelada na popa tenha valor na criação dos filhos. Minha mãe não tinha essa visão e era muito boa no improviso: o que tivesse à mão virava a arma do momento (chinelo, vassoura, cinto, minha espada do He-Man, cabides, e por aí vai). Não vou dizer que sou grato por ter apanhado, mas entendo que foi a maneira que minha mãe arrumou para me criar, dado nosso contexto familiar da época. E eu era realmente um terror quando criança.
Castigo tem efeito? Talvez, mas para mim nunca teve. Minha mãe me colocava de castigo e eu até gostava. Se ela tirava o videogame, eu ia ler. Se ela tirava os livros, eu ouvia música. Se tirava o som, eu simplesmente deitava e dormia.
Castigo tem efeito? Talvez, mas para mim nunca teve. Minha mãe me colocava de castigo e eu até gostava. Se ela tirava o videogame, eu ia ler. Se ela tirava os livros, eu ouvia música. Se tirava o som, eu simplesmente deitava e dormia.
Que é isso Edu? você não enxergou o benefício da troca? Você achou o próprio caminho ... Castigo é uma correção de rumo ...Edu Fettermann escreveu:Castigo tem efeito? Talvez, mas para mim nunca teve. Minha mãe me colocava de castigo e eu até gostava. Se ela tirava o videogame, eu ia ler. Se ela tirava os livros, eu ouvia música. Se tirava o som, eu simplesmente deitava e dormia.
Boss2K- Membro
Boss2K escreveu:Que é isso Edu? você não enxergou o benefício da troca? Você achou o próprio caminho ... Castigo é uma correção de rumo ...Edu Fettermann escreveu:Castigo tem efeito? Talvez, mas para mim nunca teve. Minha mãe me colocava de castigo e eu até gostava. Se ela tirava o videogame, eu ia ler. Se ela tirava os livros, eu ouvia música. Se tirava o som, eu simplesmente deitava e dormia.
Bom, na verdade eu sempre enxerguei o castigo simplesmente como a privação de alguma coisa. Quis dizer que se minha mãe me tirasse o videogame, eu não iria sofrer, porque arrumaria outra coisa para fazer. Na visão de castigo que sempre tive, o castigo era justamente a privação. Mas você destacando isso aí, parei para pensar e de fato você tem razão. É, parece que funcionou sim
allexcosta escreveu:fheliojr escreveu:off-topic: sou um tanto cético qnt à cura de transtornos mentais. creio q haja, apenas, controle deles.
Distúrbio comportamental não é a mesma coisa que transtorno mental. A menina do exemplo do Boss nunca foi doente de fato, portanto ela não se curou de nada. O que aconteceu foi um ajuste de comportamento, que é perfeitamente possível, dependendo do caso.
sem dúvida, alex, por isso foi off-topic.
um assunto q me gera curiosidade é a psicopatia infanto-juvenil: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI130697-15228,00-SIM+ELAS+PODEM+SER+CRUEIS.html
fheliojr- Membro
^ O olhar dessas crianças é assustador.
Moshe Bar Elohim- Membro
^a questão da falta de empatia é o q me assusta e me deixa curioso sobre os psicopatas.
fheliojr- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2