Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cariocas por um paulista ...

+8
afonsodecampos
Claudio
DenisLM
Thales_Sr
Zubrycky
Leandro Jeronimo
Vitão
Boss2K
12 participantes

Ir para baixo

Cariocas por um paulista ... Empty Cariocas por um paulista ...

Mensagem por Boss2K Sex maio 09, 2014 1:27 pm

Cariocas por um paulista

Cariocas por um paulista ... 1149012_683476911679968_927134892_n

Faz 1 ano. Desembarquei com esposa, cachorro e umas malas. A mudança veio no dia seguinte. Levei 33 anos imaginando “como seria”, e agora tenho 1 pra contar “como foi”.
O Rio de Janeiro é a minha Paris. Eu não sonho com a tal de torre, nem me importo com o Louvre e nem acho do cacete tomar café naquela tal de Champs-Élysées. Eu acho charmoso ir a praia de Copacabana, tomar cerveja de chinelo no leblon e ir a um samba numa grande escola.
Sou paulista, nunca tive rivalidade bairrista em casa. Nunca me ensinaram a odiar o estado vizinho, ao contrário, sempre me foi dada a idéia de que estando no Brasil, estou em casa.
Ouvi mil mentiras e outras mil verdades sobre o Rio enquanto morei em São Paulo. Todas justas no final das contas.

Carioca exagera tudo, pra baixo e pra cima. Se elogiar a praia, ele exalta dizendo que é “a melhor praia do mundo”. Se falar que é perigoso, ele não nega. Diz que é “perigoso pra c*****”.
Trata sua cidade como filho. Só ele pode falar mal.

Cariocas não marcam encontro. Simplesmente se encontram.
A confirmação de um convite aqui não quer dizer nada. Você sugere “Vamos?”, eles dizem “Vamo!”. O que não implica em ter aceitado a sugestão.
Hora marcada no Rio é “por volta de”. Domingo é domingo. E relaxa, irmão. Pra que a pressa?
Em 5 minutos são amigos de infância, no segundo encontro te abraçam e já te colocam apelidos.
Não te levam pra casa. Te convidam pra rua. É curioso. Mas é que a “rua” aqui é tão linda que se trancar em casa é desperdício.
Cariocas andam de chinelo e não se julgam por isso. São livres, desprovidos de qualquer senso de sofisticação.
Ao contrário, parecem se sentir mal num ambiente formal e de algum requinte.

“p****” é um termo que abre toda e qualquer frase na cidade. Ainda vou a uma Igreja conferir, mas desconfio que até missa comece com “p****, Pai nosso que estais…”.
Cariocas são pouco competitivos. Eu acho isso maravilhoso, afinal, venho da terra mais competitiva do país. E confesso: competir o tempo todo cansa.
Acho graça quando eles defendem o clube rival pelo mero orgulho de dizer que “o futebol do Rio” vai bem. Eles nem notam, mas as vezes se protegem.
Eles amam essa p****. É impressionante.

Carioca é o povo mais brasileiro que há, mas que é tão orgulhoso do que é que nem parece brasileiro.
Tem um sorriso gostoso, um ar arrogante de quem “se garante”.
Papudos, malandros, invocados. Faaaaalam pra cacete. E sabem que estão exagerando.
Eles acham que sabem o que é frio. Imagine, fazem fondue com 20 graus!

A Barra é longe. Buzios, logo ali!
Niterói é um pedaço do Rio que eles não contam pra turista. Só eles aproveitam.
Nilópolis é longe. Bangu também.
Madureira é um bairro gostoso. O Leblon, vale os 22 mil por metro quadrado sugeridos pelos corretores.
Aliás, corretores no Rio são bem irritantes.

Carioca, num geral, acha que está te fazendo um favor mesmo se estiver trabalhando. É tudo absolutamente pessoal, informal.
Se ele gostar de você, te atende bem. Se não, não.
Tá com pressa? Vai se irritar. Eles não tem pressa pra nada.
Sabe aquela garota gostosa que sabe que é gostosa? Cariocas sabem onde moram.
O bairrismo deles é único. Nem separatista, nem coitadinho. Apenas orgulhoso. Ao invés de odiar um estado vizinho, o sacaneiam e se matam de rir de quem se ofende.

Cariocas tem vocação pra ser feliz.
São tradicionais, não gostam que o mundo evolua. Um novo prédio no lugar daquele casarão antigo não é visto como progresso, mas sim com saudades.
São folgados. Juram ser o povo mais sortudo do mundo.
E quem vai dizer que não?
No Rio você vira até mais religioso. Aquele Cristo te olha todo santo dia, de braços abertos. Não dá! Você começa a gostar do cara…

E aí vem a sexta-feira e o dom de mudar o ambiente sem mexer em nada. O Rio que trabalha vira uma cidade de férias. As roupas somem, aparecem os sorrisos a toa, o sol, o futebol, o samba, o Rio.

Já ouvi um cara me dizer um dia que o “Rio é uma mentira bem contada pela mídia”. Ele era paulista, odiava o Rio, jamais tinha vindo até aqui.
E é um cara esperto. Se você não gosta do Rio de Janeiro, fique longe dele.
É a única maneira de manter sua opinião.

Em quase toda grande cidade que vou noto uma força extrema para fazer o turista se sentir em casa. Um italiano em São Paulo está na Itália dependendo de onde for. Um japones, idem. Um argentino vai a restaurantes e ambientes argentinos em qualquer grande cidade.
No Rio de Janeiro ninguém te dá o que você já tem. Aqui, ou você vira “carioca”, ou vai perder muito tempo procurando um pedaço da sua terra por aqui.
Não é verdade que são preconceituosos. É preciso entender que o carioca não se diz carioca por nascer aqui. Carioca é um perfil.
Renato, o gaúcho, é um dos caras mais cariocas do mundo.
Tem todo um ritual, um jeitinho de se aproximar.
Chame o garçom pelo nome, os colegas de “irmão”. Sorria, abrace quando encontrar. Aceite o convite, mesmo que você não vá.
Faça planos para amanhã, esqueça-os 10 minutos depois. Faça amigos, o máximo de amigos que conseguir.
Quanto mais amigos, mais cerveja, mais risadas, mais churrascos, mais carioca você fica.
E quanto mais carioca você é, mais você ama o Rio. Como eles.
Gosto deles. Gosto de olhar pra frente e não ver onde acaba. Gosto de sol, de abraço, de rir muito alto e de não me achar um m$%& por estar sem grana.
Gosto de como eles se viram. Gosto da simplicidade e da informalidade que os aproxima do amadorismo.

A vida não tem que ser profissional.
Tem que ser gostosa.
E de gostosa, convenhamos, o Rio tá cheio.
Ops! Desculpa, amor! Escapou.

abs, merrrrmão!

Rica Perrone
Você não conhece o tal do RicaPerrone? 35 anos, casado, bonito, alto, forte, craque no FIFA, humilde e muito bem humorado. Um paulista apaixonado pelo Rio, ou meramente um brasileiro sem complexo de vira-latas. O único "fazedor de média" do mundo que vai contra a maioria.

Boss2K
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Cariocas por um paulista ... Empty Re: Cariocas por um paulista ...

Mensagem por Vitão Sex maio 09, 2014 2:21 pm

Ler este texto só reforçou ainda mais a imagem negativa que tenho dos cariocas. Gente extrovertida, animada, falante e irresponsável desapegada (de qualquer luga da Terra, diga-se de passagem) é algo que me estressa enormemente.

Só de imaginar aquele calor, areia no pé e gente me chamando de "merrrmão" sem nunca ter me visto já começo a passar mal.  Ri Muito 

Sinto-me à vontade na sobriedade de São Paulo.  study 

Vitão
Membro

Mensagem por Leandro Jeronimo Sex maio 09, 2014 3:50 pm

Não conheço o Rio de Janeiro e ñ posso opiniar.... agora, gosto muito de praias e cidades que a beleza natural prevalece, ou seja, pretendo um dia visitar o Rio de Janeiro....

De todos cariocas que conheci pessoalmente, observo que são pessoas engraçadas, nunca tive problemas...
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex maio 09, 2014 4:30 pm

Sou paulista e amo o Rio de Janeiro. Fui muito feliz por lá.

Em tempo: Bela crônica, Boss2K!
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Thales_Sr Sex maio 09, 2014 5:00 pm

"A confirmação de um convite aqui não quer dizer nada. Você sugere “Vamos?”, eles dizem “Vamo!”. O que não implica em ter aceitado a sugestão."
E isso é exclusividade do RJ é? rs

"Hora marcada no Rio é “por volta de”. Domingo é domingo. E relaxa, irmão. Pra que a pressa?"
Não encontrei lugar no Brasil que não fosse assim, salvo raras exceções.

"Em 5 minutos são amigos de infância, no segundo encontro te abraçam e já te colocam apelidos.
Não te levam pra casa. Te convidam pra rua. É curioso. Mas é que a “rua” aqui é tão linda que se trancar em casa é desperdício."
Na baêa é por aí também. Só que ainda abrem a porta de casa pra você. Às vezes, você entra na casa da pessoa e depois fica amigo.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por DenisLM Sex maio 09, 2014 6:18 pm

Boss2K escreveu:Se você não gosta do Rio de Janeiro, fique longe dele.
É a única maneira de manter sua opinião
.
Já fui pro Rio diversas vezes e sou mais São Paulo sem dúvida.
E olha que meu pai foi criado lá e ainda tem um pouco do sotaque (credo), e tem uma boa parte da família dele lá...

DenisLM
DenisLM
Membro

http://soundcloud.com/denislm

Mensagem por Claudio Sex maio 09, 2014 6:20 pm

Excelente crônica... é bem por aí. Mas só consegue enxergar isso quem não tem bairrismo nas veias, nem ódio gratuito pelo Rio e, como disse o autor, "sem complexo de vira-latas". Sinto-me à vontade pra dizer isso por conhecer muitas cidades brasileiras, por ser muito bem recebido em todas, e procurar sempre conhecer e respeitar a vida e a história dessas cidades.

Pode chegar mermão, o Rio de Janeiro é nosso!  Amigos 
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex maio 09, 2014 6:44 pm

Falando em paulistas e cariocas, me lembrei desta crônica...  What a Face What a Face 
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por afonsodecampos Sex maio 09, 2014 8:22 pm

Assino em baixo, o Rio é demais mesmo!

Conheço muito bem e adoro as duas cidades, o Rio é mesmo mais acolhedor, cativante. Em São Paulo a cada dia que passa a gente se sente menos de lá. No Rio me sinto em casa, em São Paulo me sinto estrangeiro, o que pra mim é um ponto positivo.

Ora prefiro uma, ora a outra. Como não sou carioca, nem paulista... fico na boa com as duas. O bacana do Rio é que você tem em um mesmo lugar metrópole, praia e montanha. Em Sampa tem metrópole, que é infinitamente mais interessante que a do Rio.

Só uma coisa as duas perdem pra outra cidade, a quantidade de mulher bonita como em Belo Horizonte. Eu nunca vi tanta mulher bonita nun lugar só. Deus sabe o que fez quando não colocou nenhuma praia por lá. Rs

Daqui de cima dá pra ver tão legal...
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Sex maio 09, 2014 11:36 pm

O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa. Uma das mais lindas da terra. É chocante o visual da praia em contraste com os morros. Gosto de lá. Pretendo ir mais vezes para lá!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Andremoura Sáb maio 10, 2014 12:16 pm

Sou gaúcho de Porto Alegre, passei quase todos os verões da minha adolescencia no Rio e a 6 anos moro em São Paulo. Cada cidade e povo pra mim tem seus encantos, peculiaridades, defeitos… Não sou capaz de eleger a melhor, mais bonita, nem a mais hospitaleira, me sinto bem em todas elas.
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagem por fheliojr Sáb maio 10, 2014 5:00 pm

o rio é muito bonito. não sei como defini-lo com precisão, mas eu o acho bem exótico.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por edumerino Ter maio 13, 2014 9:39 am

Pelo pouco que conheço do Rio acho que é assim mesmo! Lugar bem legal!

No entanto, essa parta "Carioca exagera tudo, pra baixo e pra cima." é a mais pura realidade, sempre disse isso. E isso pode ser um problema ou algo muito bom. Já vi confusões no Rio que nunca vi aqui em SP. Motorista de ônibus descendo e sentando no ponto com o ônibus ligado até que um senhor que estava enchendo o saco por algum motivo descesse do ônibus. Taxista xingando um turista que tinha acabado de quase atropelar na faixa de pedestre. Mulher brigando MUITO na fila do supermercado só porque a pessoa da frente, que tinha menos compras, não deu passagem... e coisas assim que por aqui seriam só um incômodo lá viraram uma guerra. Por outro lado já tive oportunidade de conversar com um segurança de hotel por uma hora como se conhecesse o cara há anos! E no final o maninho ainda tentou ir na cozinha do hotel pegar algum lanche pra eu levar na minha viagem por mais que eu tentasse dizer que não precisava...
Os opostos, da extrema simpatia à grosseria máxima!
edumerino
edumerino
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo