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Mensagem por renatogaragerock Qui Set 24, 2009 8:27 pm

Olá pessoal,
Estou usando há bastante tempo um amplificador Fender BXR300C, e a potência (power amp) dele está começando a dar uma titubeadas em apresentações mais altas/longas. Daí achei que já era uma boa hora para trocar.
No entanto, estou bastante satisfeito com o uso do Bass Pod como pré-amp, e continuarei usando a caixa do Fender (300W/8ohms/1X15") e mais a Hartke VX410 (400W/8ohms/4X10). Daí pensei que uma alternativa mais em conta e que já daria para o que quero seria usar apenas um power amp.
Daí que tenho algumas dúvidas:
1) Algum modelo sugerido?
2) Potências comuns funcionam exatamente do mesmo jeito da potência de um amplificador de baixo?
Obrigado,
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Mensagem por renatogaragerock Qui Set 24, 2009 8:46 pm

Ah sim, esqueci de mencionar, gostaria de algo que fosse em torno de 400W, mas que não precisa ser top de linha, tal como alguns da SWR, Aguilar, Fender, etc... Tem um todo valvulado da aguilar que achei uma beleza, mas queria algo mais simples.
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Mensagem por Thales_Sr Qui Set 24, 2009 9:03 pm

Que tal uma potência de PA?

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Mensagem por Renato Sex Set 25, 2009 8:51 am

Thales_Sr escreveu:Que tal uma potência de PA?
Thales, se eu ligar meu baixo a um preamp, tipo BDI ou ADI, e sua saída a um PA comum, o que posso esperar em termos de qualidade do som/timbre?

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Mensagem por Thales_Sr Sex Set 25, 2009 11:30 am

Thales, se eu ligar meu baixo a um preamp, tipo BDI ou ADI, e sua saída a um PA comum, o que posso esperar em termos de qualidade do som/timbre?

Teoricamente, o resultado seria parecido com você ligar um BDI/ADI direto no power de um amplificador... Claro que ainda vai depender das caixas que você estiver usando, então não dá pra dizer exatamente como vai soar.
Mas eu conheço um cara que faz justamente essa ligação (pré em pedal + potência de PA), e diz que tá muito satisfeito. E o cara anda fazendo shows direto no exterior, então acho que dá pra confiar na palavra dele...

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Mensagem por allexcosta Sex Set 25, 2009 11:50 am

Renato, o melhor custo/benefício em potências hoje em dia são as GX3 ou GX5 da QSC. Qualquer amplificador profissional de PA é mais bem construído e mais confiável do que um cabeçote de baixo, isso sem dúvida nenhuma. O Brasil também fabrica amps de qualidade (Studio R, Ciclotron, Attack), mas os preços são proibitivos. Só é necessário ter certeza de que o POD manda um sinal quente o suficiente pra ser usado por uma potência.

Espero que ajude.

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Mensagem por Nando Vasques Sex Set 25, 2009 12:08 pm

Usei por 2 anos um V-AMP da Behringer ligado em um Crown empurrando uma caixa Home Made de 1x12 pol e Tweeter,grande som,grande timbre,nada a reclamar,qualquer amp desses ai, te dara bons resultados.
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Mensagem por Renato Sex Set 25, 2009 12:11 pm

allexcosta escreveu:Qualquer amplificador profissional de PA é mais bem construído e mais confiável do que um cabeçote de baixo, isso sem dúvida nenhuma.
Não sabia!!! Achei que ficaria um esquema "gambiarra" e pouco confiável.


Última edição por Renato em Sex Set 25, 2009 12:26 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Thales_Sr Sex Set 25, 2009 12:24 pm

Não sabia!!! Achei que ficaria ums esquema "gambiarra" e pouco confiável.

Power de PA é feito pra aguentar porrada... Very Happy

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 25, 2009 1:41 pm

Eu optaria por um Power amp que tivesse a possibilidade de fazer "bridge" (somar um canal com o outro, resultando em maior potência).
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Mensagem por allexcosta Sex Set 25, 2009 5:11 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu optaria por um Power amp que tivesse a possibilidade de fazer "bridge" (somar um canal com o outro, resultando em maior potência).
Abç

A maioria faz bridge, mas eles esquentam mais trabalhando assim. Tem que ter cuidado também com o casamento de potência senão começa a queimar falante à rodo. Bi-amp é uma boa solução também. Os QSC GX tem crossover interno com ponto fixo em 100hz, você pode mandar só sub-100hz pra uma caixa de 15" e up-100hz pra uma caixa 2x10", o que otimiza o sistema e prevém competição entre as duas caixas, gerando uma clareza melhor. Enfim, QSC GX são a melhor compra do mercado hoje, em minha opinião. Foto:

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Mensagem por Lionbass Sex Set 25, 2009 5:25 pm

^^Bom devo tar falando muita besteira mais vamos lá aproveitando...

Já tive uma geladeira (4x10, 1x15 + beringher 4500) e por incrivel que parece não sentia SOM nesse set... tipow só usa como monitoração mesmo, pq sem o p.a geralemnte só em ensaio e bar fechado que dava um som...

Ai uma vez usei as caixas de ensaio da banda como monitores do baixo... e ficou bem emlhor que o set...

Gostaria de saber, Rola fazer um sistema como se fosse P.A? tipow 1 subwoofer ativo + Mesa , algo nesse exemplo? que deixasse o SOM com um volume interressante? para envetos aberto para 300 pessoas pro exemplo...

Algo mais ou menos assim:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103740847-caixa-subwoofer-1x18-snake-hpx2180-1000-watts-rms-loja-4vias-_JM + potencia + Mesa

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Mensagem por allexcosta Sex Set 25, 2009 7:04 pm

Lionbass escreveu:Gostaria de saber, Rola fazer um sistema como se fosse P.A? tipow 1 subwoofer ativo + Mesa , algo nesse exemplo? que deixasse o SOM com um volume interressante? para envetos aberto para 300 pessoas pro exemplo...

Sim, sim, pra você então que toca reggae é uma boa opção. É óbvio que esse subwoofer não vai falar praticamente nada acima dos 250hz, portanto suas notas serão praticamente indistinguíveis. Se é isso que você quer ótimo, senão é necessário um sistema full-range.
Outra coisa, o subwoofer do link é passivo.

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Mensagem por renatogaragerock Sex Set 25, 2009 10:22 pm

O QSC GX3 pareceu ser direitinho o que eu estava procurando. Gostei ainda da idéia do crossover que há nele, pois é algo que sempre quis ter.
Obrigado mesmo! E fico ainda aberto a alternativas (mas soube que os produtos da QSC logo já terão um site brasileiro).
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Mensagem por renatogaragerock Sex Set 25, 2009 10:24 pm

Ah, e sobre o pod, ele manda um sinal forte sim, tal como se fosse um pré-amp analógico de baixo.
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Mensagem por allexcosta Sex Set 25, 2009 10:39 pm

renatogaragerock escreveu:Ah, e sobre o pod, ele manda um sinal forte sim, tal como se fosse um pré-amp analógico de baixo.

Renato, procure se informar direito disso. Existe um pré-ganho mínimo pra se trabalhar com power amps. É um número que eu não lembro, mas se você não atingí-lo o som fica bem fraquinho. De resto, senta o pau no GX3 que ele é tudo de bom.

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Mensagem por renatogaragerock Sex Set 25, 2009 10:52 pm

Quanto a isso acho que é tranqüilo. O próprio manual do pod diz que ele é capaz de "clippar" praticamente qualquer power amp, e de fato nunca trabalhei com ele no máximo, em diversos tipos de situação.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Set 26, 2009 11:42 am

A maioria faz bridge, mas eles esquentam mais trabalhando assim
É verdade. O ideal é um que tenha um cooler incluido.
Tem que ter cuidado também com o casamento de potência
E de impedância.
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Mensagem por korg Dom Set 27, 2009 7:37 pm

Alguém achou QSC GX(y) no Brasil ? onde , quanto?

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Mensagem por Lionbass Seg Set 28, 2009 10:49 am

allexcosta escreveu:
Lionbass escreveu:Gostaria de saber, Rola fazer um sistema como se fosse P.A? tipow 1 subwoofer ativo + Mesa , algo nesse exemplo? que deixasse o SOM com um volume interressante? para envetos aberto para 300 pessoas pro exemplo...

Sim, sim, pra você então que toca reggae é uma boa opção. É óbvio que esse subwoofer não vai falar praticamente nada acima dos 250hz, portanto suas notas serão praticamente indistinguíveis. Se é isso que você quer ótimo, senão é necessário um sistema full-range.
Outra coisa, o subwoofer do link é passivo.

Hmm entendi allex, o link eu coloquei mesmo para illustrar... o que vc me recomendaria para as notas serem mais "audiveís"? o que em parceria com o sub? você tem tbm algo pra recomendar..? o que daria um "set" bom por exemplo? tipow sub + kit 3 vias (não sei como fala)...

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Mensagem por allexcosta Seg Set 28, 2009 12:22 pm

Lionbass escreveu:você tem tbm algo pra recomendar..?

Pra o tipo de música que você toca 1x15 ou 1x18 mais 2x10 bem projetadas seria excelente. Um GX5 com o crossover ligado e um pré ou mesinha é tudo que você precisa.

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Mensagem por Lionbass Seg Set 28, 2009 1:26 pm

^^Hmm legal allex... vou hoje mesmo numa empresa aqui da cidade que faz PA. profissionais ver sobre as caixas... essa GX5 só achei ai no exterior, tudo que é abaixo de 500$ eu não pago aquela tacha de 60% certo? vi que está m torno de 350-400$ ... mais uma duvida, com um sistema desse consigo fazer apresentações em locais abertos, tipo chácara e tau? com 300-400 pessoas

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Mensagem por allexcosta Seg Set 28, 2009 1:36 pm

Lionbass escreveu:(...)tudo que é abaixo de 500$ eu não pago aquela tacha de 60% certo?

Se você levar no avião não paga até 500, se pedir pelo correio paga sim.

com um sistema desse consigo fazer apresentações em locais abertos, tipo chácara e tau? com 300-400 pessoas

Local aberto exige bastante volume, talvez seja mais interessante ir de 1x18 mais 4x10. Já que existe uma empresa que faz caixas aí, eles tem conhecimento pra dizer exatamente o que você precisa. Basicamente, você estará comprando um lado de um PA, com um subwoofer responsável por 100hz e abaixo, e um top 2 way ou 3 way responsável pelo resto.

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Mensagem por Lionbass Seg Set 28, 2009 1:40 pm

Entendi... vou ver se vou lá o quanto antes pegar referências ... obrigado pelas dicas...

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Mensagem por Jackson Ter Set 29, 2009 8:41 am

allexcosta escreveu:Existe um pré-ganho mínimo pra se trabalhar com power amps. É um número que eu não lembro, mas se você não atingí-lo o som fica bem fraquinho. De resto, senta o pau no GX3 que ele é tudo de bom.

Allex, você sabe se prés como Sansamp, MXR e John East têm esse pré-ganho?
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Mensagem por allexcosta Ter Set 29, 2009 11:37 am

Jackson escreveu:Allex, você sabe se prés como Sansamp, MXR e John East têm esse pré-ganho?

Infelizmente não sei dizer... Tem a maneira de saber olhando nas especificações, mas eu não lembro... Vou pesquisar e retorno...

EDIT:
Aqui, eu lembrava que era mais complicado do que parece...

"A common question is "can this preamp drive a power amp?" The answer is that you need to compare the output level of the specific preamp against the input sensitivity rating of the specific power amp. The specs for both devices must be examined on a case-by-case basis, and must be compatible with each other. Power amp input sensitivity is rated in volts; the most common ratings are .7V, 1V, and 1.25V, but you may find others. Many pedal preamps, onboard bass pre's, and older rackmount pre's do not put out a signal strong enough to drive a power amp with a 1.25V rating. If you try a certain preamp and it sounds weak, that's probably the reason. Similarly, if you get great sound from your preamp driving one power amp, and weak sound with the same pre driving a different power amp, the problem is not that the second power amp has weak tone! This is a very common misunderstanding. The real problem is usually that the second power amp had an input sensitivity that was too high to be driven well by your preamp. Unfortunately most preamps don't specify their average output voltage. So the best thing you can look for is a statement from the manufacturer that the pre has a "line level" output. Line level can be anywhere between .7V and 1.4V on average, so the phrase "line level" is still no guarantee, but it's a start. The next thing to look for is a statement that the output is "-10 dBu", "0 dBu", or "+4 dBu" line level. -10 dBu is associated with older gear and entry-level gear, and it won't properly drive a power amp with a 1.25V input sensitivity, but it may work OK with one that has a .7V sensitivity. 0 dBu output is an ideal match for the .7V input, and it may work OK with a 1V sensitivity, but it may not be quite up to driving a 1.25V sensitivity. An output rating of +4 dBu is exactly what you want for driving a power amp with a 1.25V sensitivity.

Another factor is whether the output of the preamp is balanced or unbalanced. An unbalanced signal uses a regular instrument cable containing two wires, typically with a 1/4" plug on the end. A balanced line uses three wires, and may have an XLR (microphone type) plug or a TRS (stereo) 1/4" plug. You need to verify which of those types of connection is most ideal for the next item you're going to plug the preamp into. There are some devices which can receive both balanced and unbalanced connections, but you cannot assume that about any one piece of gear. The instrument input of an amp head is unbalanced; most pedals are unbalanced; a DI output is balanced; many rackmount processors are balanced. There are some preamp-to-power amp combinations where an unbalanced connection will be significantly lower (-6 dB) in level than a balanced connection. This is another cause of weak sound, so if the levels seem lower than you expected, double-check the manuals for both devices to confirm whether you needed a balanced connection for best operation. In a power amp's specs this may be shown as two different input sensitivity levels for unbalanced or balanced input."

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Mensagem por korg Ter Set 29, 2009 12:43 pm

Como Allex bem mostrou, é complicado mesmo...
pra ajudar, posso dizer que os sansamps de forma geral enviam -10db ou 0db (selecionável). Alguns modelos -20db ou 0db (line level). No manual deles tem essa informação.

Já o MXR M.80 Infelizmente não traz essa informação no manual, apenas que consegue enviar sinal direto para um P.A. (muuuito relativa essa info). Mas eu tenho um e adianto que ele consegue mandar um sinal bem alto. Mas se é ideal ou não, ai só testando.

ambos permitem sinal balanceado.

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Mensagem por Jackson Ter Set 29, 2009 2:17 pm

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Valeu pela informções!
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Mensagem por Rafael FindanS Ter Set 29, 2009 3:04 pm

Li todo o tópico, mas ainda estou com uma pulga atrás da orelha:
Qual a diferença do Pré amp para o Power amp?

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Mensagem por GusVCD Ter Set 29, 2009 3:11 pm

De forma fuleira, Pre amp é parte onde há modelação do sinal de entrada (grave, medio, agudo, efeitos....) e power Amp é a parte de pura e simples amplificação do sinal q chega nele, sem alteração no mesmo...

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Mensagem por renatogaragerock Ter Set 29, 2009 10:21 pm

São duas partes que fazem, por exemplo, um cabeçote.
Em grossos modos, o pré amp é o que timbra o instrumento.
O power amp é quem transforma esse timbre em massa sonora.

Rafael FindanS escreveu:Li todo o tópico, mas ainda estou com uma pulga atrás da orelha:
Qual a diferença do Pré amp para o Power amp?

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Mensagem por korg Qua Set 30, 2009 9:51 pm

Um amplificador possui vários estágios de amplificação e tratamento do sinal, antes de "entregar" o sinal para o alto-falante.
o "pré", seria o primeiro estágio onde ele adequa e trata o sinal "puro" original da fonte, seja instrumento musical, seja microfone, seja um MDplayer , casando impedância de entrada e elevando o nível de sinal de forma que os estágios subsequentes possam trabalhar da melhor forma possível e com menor ruído. Claro que, dependendo da fonte origem do sinal, deverá haver um pré adequado e específico para esse fim. Por exemplo pré-amplificador de instrumentos musicais é diferente de um pré-amplificador para toca-discos , por exemplo. "Porquê?" - porque a impedância dos captadores/circuito de uma guitarra ou baixo e o nivel de sinal gerado por estes é totalmente diferente da impedância e do nível (e até tipo!) de sinal gerado pela agulha que "lê" o disco. Nesse caso os circuitos são projetados para tratar sinais distintos.

E vc pode ainda "adicionar" outras funções no estágio de pré, como equalizador (que os amigos mencionaram), efeitos, etc. Mas entenda que essa não é a função do pré, é apenas um "bonus" que vc pode ter nesse estágio.
O principal é adequar impedância de entrada e nivel de sinal para a etapa de amplificação "pesada" seguinte.

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Mensagem por GusVCD Qua Set 30, 2009 11:13 pm

^ Extraordinária explicação Korg... reintero realmente o q disse acima, minha explicação foi bem fuleira... pc

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Mensagem por edumerino Sex Set 30, 2011 1:03 pm

Já prevendo que vou ganhar um trofeuzinho vou desenterrar esse tópico porque ele trata de uma dúvida que eu tenho. Aliás, se tiver algum tópico sobre isso mais recente é só postar o link, não encontrei...
Li a explicação que o Allex postou mas, sinceramente, fico mais perdido que cebola em salada de frutas quando leio sobre esse assunto.

Estou com o EBS Micro Bass II, estou curtindo tanto o pré que to pensando em comprar um cab e um Power Amp só pra empurrar o EBS... Só que não entendo nada de "power amp", qual seria mais indicado ou mesmo se isso é possível com o EBS.
Se alguém, depois de dois anos, tiver alguma outra experiência e quiser compartilhar..

As especificações do Micro Bass são as seguintes:

Nominal Input Level - 8 dBv

Input Impedance 10 Mohms (Ch A), 1 Mohms (Ch B)

Output Impedance 10 kohms

Frequency Response +0 / -3 dB 20 – 20 kHz

Tone Controls Bass +/- 15 dB @ 100 Hz

Treble +/- 15 dB @ 10 kHz shelving

Bright + 12 dB @ 10 kHz,15dB gain

Midrange +/- 12 dB

Frequency Range 50 –2.000 Hz

Q 0.80

Edge +/- 12 dB @ 7 kHz

Boost Control Gain 0 – 30 dB

Drive Control Gain 0 – 35 dB

Gain Type Class A Tube Emulator

Low End Compensation < 250 Hz

Balanced Output Impedance 500 ohms balanced

Nominal Level -10 dBv

Frequency Response +0/-3 dB 20 Hz – 30 kHz

XLR Connections 1-GND, 2-Hot, 3-Cold

Options GND Lift, Speaker Simulator

Phones Impedance 3 – 200 ohms recommended

Power Requirements 9 V DC Regulated, 10 mA

15 mA with Phones

Powering Modes DC Power Supply, Battery,

48V Phantom power,

EBS Phantom Power System

Dimensions 6.0” (153 mm) Width,

4.3” (110 mm) Height,

2.3” (58 mm) Depth

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Mensagem por Dja Sex Set 30, 2011 3:22 pm

Usar um Bom Power (um Nashville por exemplo) e um otimo pré (por exemplo SWR Marcus Miller PREAMP), fica excelente o som, desde que sua caixa tambem segure a porrada que o Power vai mandar. Equalizando bem, fica as vezes até melhor que heads que são tops.
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Mensagem por Walmir Teixeira Dom Dez 30, 2012 4:36 am

POWER AMP

Nacional: StudioR
Importado: Cronw série XLS

Pretendo usar meu baixo midi com o meu preamp DI (EDEN) ligado direto no Cronw XLS 1500. (posso usar Stéreo ou Bridge).
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Mensagem por renatogaragerock Seg Dez 31, 2012 5:52 pm

Valeu Walmir!
O tópico é bem antigo e acabei já "me resolvendo" com essa questão dos equipamentos (acabei indo para o caminho tradicional mesmo e adquiri um cabeçote kustom de300, que tem o timbre bem próximo do que eu buscava, sem precisar de simuladores nem nada assim), mas acho interessante continuar as discussões para quem tem a mesma dúvida.

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