Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que está acontecendo com a fala?

+18
emachado
fgbass
Claudio
Sonikado
webercar
NeyBass
Binão
subgrave
Zubrycky
carimbass
Mauricio Luiz Bertola
ZédeLepelin
Andre Azulao
Cayo Castro
cardozo
Moshe Bar Elohim
brucce
allexcosta
22 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que está acontecendo com a fala?  Empty O que está acontecendo com a fala?

Mensagem por allexcosta Sex Out 31, 2014 10:12 am

Que a língua escrita, a gramática e a sintaxe foram assassinadas, já sabemos...

Mas o que está acontecendo com a fala?

Eu diria que 60% das pessoas com as quais converso no dia a dia têm algum problema de fala, seja o sibilamento similar ao do Lula, a língua "pguesa", dificuldade em pronunciar o "r" e o "l", ou outros problemas de fonética que prejudicam em muito a comunicação. Vejo pessoas com nível de educação razoável que não conseguem pronunciar palavras simples como "problema", "lagartixa" ou "salsicha" e falam "pobrema", "largatixa" e "salchicha".

Alguém tem alguma teoria sobre o que está acontecendo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Ir para o topo Ir para baixo

O que está acontecendo com a fala?  Empty Re: O que está acontecendo com a fala?

Mensagem por brucce Sex Out 31, 2014 10:24 am

Já dizia um pastor que passou na minha igreja: "o povo é pobre de cultura" e ele está certo. Muita gente hoje em dia não liga para escrever ou falar direito, tem gente que acha graça, tem gente que não se importa.

Acredito que a educação esteja bem ruim também, não só dos ensinos básicos, mas dos superiores. Já sai de instituições que os Mestres e Doutores não tinham conhecimento algum da matéria. Tenho colegas que fazem pós graduação comigo na USP que ao invés de absorver o ensino, fica jogando Plants X Zombies.

Essa é a nova geração, infelizmente.
brucce
brucce
Síndico
Síndico

O que está acontecendo com a fala?  Empty Re: O que está acontecendo com a fala?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Out 31, 2014 10:26 am

Sim, metamorfose linguística. A mesma que vai transformando vós missê em cê, brincando em brincanu, etc. O erre (R) do final das palavras já foi excluído há muitos anos. Não conheço mais ninguém que fala brincarR, estudaR, fazeR.
Obs.: isto em termos de pronúncia, não escrita.

Última edição por Moshe Bar Elohim em Sex Out 31, 2014 10:30 am, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Out 31, 2014 10:29 am

^ Sim, isso já sabemos...

Parece que há algum tipo de mutação genética ocorrendo. As línguas presas estão cada dia mais comuns. Gagueira então, nem se fala...

"Aele pgato de omida estava ostoso" é uma frase comum hoje em dia.

Talvez o tamanho da língua do ser humano esteja mudando. Vejo jovens falando com a boca cheia de língua, com dificuldade absurda de pronunciar as mais simples palavras.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por cardozo Sex Out 31, 2014 10:32 am

Pais mal educados, por mais boa intenção que tenham, não conseguem educar corretamente seus filhos; Não há o incentivo à leitura tradicional (livros e jornais); Mundo moderno, limitado a uma telinha de 4"; Preguiça.

Hoje em dia é o conteúdo à forma. Em um futuro não tão distante, a língua culta estará limitada a um pequeno grupo de pessoas.

Ps: Tem também a influência do que disse o Moshe Bar Elohim.

Sugiro que se acostume.

Peter
cardozo
cardozo
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Out 31, 2014 10:41 am

Talvez haja alguma relação com o advento da tecnologia. As pessoas discursam menos hoje (com exceção daqueles que vivem da prática, como os professores, chefes, por exemplo). E-mails, WhatsApp, Face, Twitter, Contrabaixobr, etc. Antigamente ou era carta, ou telefone. Carta era súper demorada. O telefone e as conversas entre pessoas eram mais comuns. Conhecimento tínhamos que buscar nas bibliotecas através do deslocamento, ou pelos livros e jornais. Inevitavelmente este processo integrava o contato pessoal com várias pessoas: o bibliotecário, o jornaleiro da banca, o vizinho que encontrávamos no percurso, o amigo, etc. Hoje não. Já fiquei, por exemplo, semanas sem falar com ninguém; só dentro de casa e no máximo contato com os meus quando encontrava. Também a correria do dia-a-dia faz-nos não ter mais tempo para tantas conversas. É tudo muito rápido e quando alguém conversa por 5min já ficamos olhando no relógio ansiosos para terminar a conversa.

Sei lá, é uma teoria.

Última edição por Moshe Bar Elohim em Sex Out 31, 2014 10:48 am, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por Cayo Castro Sex Out 31, 2014 10:48 am

A questão, acredito eu, seja a doutrinação que é feita nas escolas que: "Tudo bem você falar assim...o importante é ser entendido."
Todo o, digamos assim, conteúdo programático do MEC é baseado em não-exclusão e não-correção da fonética e sim, apenas da escrita.

Sobre língua presa e gagueira: Acho que gagueira é ansiedade, né?! Geralmente, pessoas gagas são tímidas e enfim...
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagem por Andre Azulao Sex Out 31, 2014 10:52 am

Tenho uma filha de 4 anos, insisto bastante com ela na questão de falar o português de forma correta. Também leio livros para ela e à levo em peças de teatro. Não que eu seja um pai exemplar, porém todos que conversam com ela elogiam sua eloquência pela idade que ela têm, e também eu e minha esposa já temos incentivado a escrita ela já identifica quase todas as letras e escreve algumas palavras e nomes. Conhecemos amiguinhas dela com a mesma idade que quando elas vem à minha casa brincar com minha filha não entendemos metade do que a criança fala. Creio que os pais de geração em geração são os maiores responsáveis pelo emburrecimento da nossa nação.
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Out 31, 2014 10:52 am

Cayo Castro escreveu:A questão, acredito eu, seja a doutrinação que é feita nas escolas que: "Tudo bem você falar assim...o importante é ser entendido."
Todo o, digamos assim, conteúdo programático do MEC é baseado em não-exclusão e não-correção da fonética e sim, apenas da escrita.
Sobre língua presa e gagueira: Acho que gagueira é ansiedade, né?! Geralmente, pessoas gagas são tímidas e enfim...
^ Cayo Castro, talvez venha daí o chamado "preconceito" que tanto os paulistanos pegavam no pé e foram taxados de discriminadores em relação as pessoas de outras regiões que falavam errado ou pronunciavam errado. O MEC simplesmente disse: "discriminar a fala errada é preconceito. Falem como quiser, contanto que escrevam certo."

Na minha época de prezinho, até acho que a 2ª série, as professoras davam aula de pronúncia, dicção. E ai de quem pronunciasse errado. Elas insistiam até as crianças aprenderem. Sílaba por sílaba. Éra outra época.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por ZédeLepelin Sex Out 31, 2014 11:06 am

Existem casos da espécie relativos à genética,compleição física etc e casos relativos a aspectos culturais. No meu meio profissional encontro os dois casos, uma linhagem mais culta quando se trata dos profissionais de carreira e a linguagem mais popular do pessoal que trabalha como terceirizado.
A linguagem é mutante e está se adaptando aos novos meios de comunicação, principalmente na parte escrita.

E na educação, acho que o primeiro a se fazer é propagar o livre pensar.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 31, 2014 11:21 am

Sou à favor de duas atividades fundamentais no ensino: Leitura e aulas de dicção e/ou retórica.
Ler ensina a escrever e a pensar. As duas juntas a falar de forma clara e inteligível.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Cayo Castro Sex Out 31, 2014 11:35 am

jmaxyyz escreveu:Uma linhagem mais culta quando se trata dos profissionais de carreira e a linguagem mais popular do pessoal que trabalha como terceirizado.

Isso remonta a velha idéia de: quem estuda mais, fala melhor. E isso, nem sempre é real. Posto que, o que mais vimos hoje em dia é gente com bastante títulos que falam errado. Repito, isso é fruto da base do plano educacional atuante no Brasil há mais de 20 anos. É a desconstrução do belo e correto como arte e é fruto de toda ideologia "Freireana" de oprimido social e educação libertadora...

jmaxyyz escreveu:

Vale-se pensar livre mesmo que pense errado ou é possível pensar-se correto e mesmo assim, pensar livre?!
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagem por ZédeLepelin Sex Out 31, 2014 11:39 am

Cayo Castro escreveu:
jmaxyyz escreveu:Uma linhagem mais culta quando se trata dos profissionais de carreira e a linguagem mais popular do pessoal que trabalha como terceirizado.

Isso remonta a velha idéia de: quem estuda mais, fala melhor. E isso, nem sempre é real. Posto que, o que mais vimos hoje em dia é gente com bastante títulos que falam errado. Repito, isso é fruto da base do plano educacional atuante no Brasil há mais de 20 anos. É a desconstrução do belo e correto como arte e é fruto de toda ideologia "Freireana" de oprimido social e educação libertadora...

jmaxyyz escreveu:

Vale-se pensar livre mesmo que pense errado ou é possível pensar-se correto e mesmo assim, pensar livre?!

Falei sobre o  que observo no meu meio profissional e não generalizando. Ta lá no texto, releia.

Livre pensar explica-se por si só. Não é necessário firulas nem legiões estrangeiras para se entender isso.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagem por carimbass Sex Out 31, 2014 11:42 am

Paraenses e Maranhenses de maneira geral falam de maneira mais correta que os Paulistas... Não sei se o nível da educação por si só faz tanta diferença.

P.S: Não tenho a intenção de diminuir os paulistas, mas conhece bem os 3 estados e sempre observei isso.

carimbass
Membro

Mensagem por Cayo Castro Sex Out 31, 2014 11:45 am

jmaxyyz escreveu:
Não é necessário firulas nem legiões estrangeiras para se entender isso.

???
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagem por ZédeLepelin Sex Out 31, 2014 11:48 am

carimbass escreveu:Paraenses e Maranhenses de maneira geral falam de maneira mais correta que os Paulistas... Não sei se o nível da educação por si só faz tanta diferença.

P.S: Não tenho a intenção de diminuir os paulistas, mas conhece bem os 3 estados e sempre observei isso.

Curiosa essa tua observação, não tinha parado pra reparar isso.
Tenho um conhecido de Ananindeua, vou parar pra dar uma reparada.

ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Out 31, 2014 12:01 pm

Cayo Castro escreveu:
jmaxyyz escreveu:E na educação, acho que o primeiro a se fazer é propagar o livre pensar.

Como isto é relativo, subjetivo e pessoal acredito que o Jmaxyyz defendia o não bitolamento do certo e errado. Sendo assim: livre pensamento, mesmo que sendo "errado". Desde que este livre pensar, certo ou errado, não prejudique os demais... está tudo certo. Do tipo pode se arrebentar e se matar com teu carro; não pegando em mais ninguém; se o certo para este motorista é isto, que seja.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex Out 31, 2014 12:18 pm

Estes assassinatos da linguagem falada me fazem lembrar da Chiquinha...  Very Happy

Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por ZédeLepelin Sex Out 31, 2014 1:04 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:
Cayo Castro escreveu:
jmaxyyz escreveu:E na educação, acho que o primeiro a se fazer é propagar o livre pensar.

Como isto é relativo, subjetivo e pessoal acredito que o Jmaxyyz defendia o não bitolamento do certo e errado.

Exato.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Out 31, 2014 1:26 pm

Acho que o Cayo matou a charada. Não existe mais certo e errado nem língua padrão. Termina que o que já era um país lento e burocrático emperra ainda mais na dificuldade das pessoas se entenderem.

Quanto a comparações com SP, não tem nem como. SP é um dos estados do Brasil onde a língua é empregada de maneira mais incorreta. Até plural, que é o básico do básico, é negligenciado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por subgrave Sex Out 31, 2014 1:38 pm

Cayo Castro escreveu: É a desconstrução do belo e correto como arte e é fruto de toda ideologia "Freireana" de oprimido social e educação libertadora...

Só prá confirmar, "Freireana" de Paulo Freire né?
Minha esposa (professora) me contou que ele é enfiado guela abaixo dos professores.
E que suas teorias são lindas, mas não funcionam na prática.

subgrave
Membro

Mensagem por Binão Sex Out 31, 2014 1:41 pm

O Fato que é primeiro começamos a falar errado e depois a escrever errado.
Num mundo onde se fala, Faze, crece,come,anda (fazer, crescer, comer,andar...) fatalmente entra-se num ciclo vicioso, onde não se escreve corretamente pois não se fala corretamente e não se fala corretamente pois não se escreve corretamente.
Binão
Binão
Membro

Mensagem por subgrave Sex Out 31, 2014 2:00 pm

E não esqueçamos que o pt já tem 12 anos de revolução na educação, e agora conseguiu mais 4, ao total vão ser 16 anos de revolução petista na educação. Já estamos sentido os resultados.

subgrave
Membro

Mensagem por Cayo Castro Sex Out 31, 2014 2:43 pm

allexcosta escreveu:Acho que o Cayo matou a charada. Não existe mais certo e errado nem língua padrão. Termina que o que já era um país lento e burocrático emperra ainda mais na dificuldade das pessoas se entenderem.

É uma pena que o futuro da nossa língua seja paradoxal. Quanto mais se avança, mais parece com uma língua pobre e antiga.

Inclusive, vi alguns estudiosos americanos dizendo que a mesma coisa está acontecendo nos E.U.A. Por lá, a culpada é a tecnologia. Pessoas estão incorporando cada vez mais, verbetes e gírias de internet. Chegando ao ponto de reuniões ou palestras alguém soltar um "elouel" (LOL)...
Apesar da língua inglesa, admitir o uso de expressões desse tipo, você sabe o quanto os americanos dão valor às coisas deles. Inclusive, a língua. O governo e os escritores estão fazendo várias campanhas de conscientização e partindo pra guerrilha em rádios e televisões.

O problema é que não vemos essa atuação do governo e nem da ABL aqui. O que vemos é, um ex-presidente que fala como se estivesse num estádio de futebol e uma presidente com hilários vícios de linguagem.

subgrave escreveu:
Só prá confirmar, "Freireana" de Paulo Freire né?
Minha esposa (professora) me contou que ele é enfiado guela abaixo dos professores.
E que suas teorias são lindas, mas não funcionam na prática.

Sim, Sub.
Minha família materna é toda de professores. E o que acontece, é isso mesmo. É o rumo pedagógico seguido pelo MEC há muitos anos. Nos churrascos com amigos da família, também professores, você não sabe o quanto é torturante ouvir sobre isso por horas.  facepalm

subgrave escreveu:E não esqueçamos que o pt já tem 12 anos de revolução na educação, e agora conseguiu mais 4, ao total vão ser 16 anos de revolução petista na educação. Já estamos sentido os resultados.

Não quero fazer disso um debate político. Não é a intenção. Não tenho dados de quando Paulo Freire virou o Messias da educação brasileira. Provavelmente, da década de 90 ( Collor e FHC) já era imperativo nas escolas e nas faculdades de licenciaturas. Mas, com certeza, no governo do PT houve uma acentuação desse projeto. Talvez pelo fato de, antigas lideranças da educação, que antes eram oposição terem ascendido profissionalmente e ditado os rumos da educação no país.
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagem por NeyBass Sex Out 31, 2014 2:54 pm

A leitura nas escolas, já não é tão exigida quanto antigamente e as escritas vem se perdendo em meio as fotocópias.

Moral. Criança hoje já não lê e nem escreve.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por ZédeLepelin Sex Out 31, 2014 3:03 pm

Lembro que nos meus tempos de escola não interessava o que você pensava, o que você sentia. Bastava que você se expressasse com todos os "s" e pronunciasse frases com concordância que já era considerado aluno acima da média. Não despertavam a curiosidade sobre o porquê de sua cidadezinha do interior ser a maior produtora de determinado mineral no mundo (pelo menos à época) e o idh da cidade ser tão baixo. Não nos preparavam para o exercício da cidadania. Mas se falássemos certinho, éramos todos bons alunos.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagem por webercar Sex Out 31, 2014 3:12 pm

subgrave escreveu:E não esqueçamos que o pt já tem 12 anos de revolução na educação, e agora conseguiu mais 4, ao total vão ser 16 anos de revolução petista na educação. Já estamos sentido os resultados.

Desculpe-me não sou PeTista, muito menos Tucano. Mas sua afirmação está equivocada. Criou-se uma lei(depois posso até procurar com mais calma) na época do presidente tucano FHC que o governo federal não poderia mais construir escolas de ensino fundamental, apenas técnicas. Então a partir daí o federal só pode repassar verbas aprovadas prevista no orçamento da união para a educação para os governos estaduais e municípios. O federal estabelece sim diretrizes para estas verbas repassadas que nem sempre são cumpridas. Este texto abaixo relata com mais detalhes o que eu quero dizer. As escolas federais que tem ensino médio estão entre as melhores do país, enquanto que as estaduais e municipais estão entre as piores. Então, é só culpa do PT? Ele por lei é obrigado a repassar verbas, mas os outros entes federativos não fazem a sua parte.

"Diferença entre os ensinos público e privado no Brasil é grande barreira para vencer a desigualdade
Escolas públicas federais e particulares têm melhor desempenho

A educação é considerada a principal garantia de conquista de liberdade e igualdade de oportunidade a todos os cidadãos independentemente de sexo, etnia ou classe social. Mas a diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda é uma grande barreira para vencer a desigualdade.

Os principais instrumentos de avaliação da qualidade do ensino no Brasil demonstram que existe uma enorme diferença entre o ensino público e privado em todos os estados. No Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA, que avalia o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos a cada três anos em três áreas: Leitura, Matemática e Ciências e produz indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, o Brasil ficou em 55.º lugar entre os 65 países avaliados.

O desempenho das escolas privadas alcançou 502 pontos e ficou atrás das escolas públicas federais, que alcançou 528 pontos, mas bem a frente das públicas não-federais que foi de apenas 387.

Diversidade de realidades
Ao considerar a média das escolas privadas, o Brasil estaria em 18.º lugar. Contabilizando apenas públicas federais, passaria para o 7.º lugar, na frente do Canadá. No entanto, aproximadamente 90% dos estudantes nacionais freqüentam escolas públicas não-federais, que com sua pontuação ficaria entre os últimos colocados.

Outro programa de avaliação, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico - IDEB, que mede a qualidade do ensino nas escolas do país nos ensinos Fundamental e Médio também mostra a grande desigualdade entre público e privado. Nos estados da Bahia, Sergipe e Paraíba, as escolas particulares têm o dobro do índice das públicas nos anos finais do Ensino Fundamental (8.ª série), acontecendo o mesmo para o Ensino Médio no Piauí, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Educação pior quanto mais se avança
Os índices do IDEB vão reduzindo quando as séries e níveis de ensino avançam, mostrando que a diferença entre os conhecimentos necessários para a série e o aprendizado cresce com a progressão do aluno. Vale ressaltar que o déficit nas escolas privadas é bem menor se comparado às escolas públicas.

Já no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia como nossos jovens terminam o Ensino Médio, o resultado em 2009 aponta que entre as mil escolas que oferecem Ensino Médio regular com melhor desempenho nas provas, 91% são da rede privada.

Nessa lista, aparecem apenas 88 escolas públicas. Sessenta delas são federais, 26 estaduais e apenas duas municipais. Entre as estaduais e municipais, exceto duas, todas as outras são técnicas ou coordenadas por universidades. Dos mil piores, apenas três são privadas, sendo duas rurais.

Curiosidade: o melhor colocado é um colégio de São Paulo, cuja mensalidade é de 2,7 mil reais. Já a segunda posição no ranking, também particular, está fora de um grande centro, em um dos estados mais pobres, Teresina, no Piauí. Entre as 20 mais bem colocadas do país, existem duas escolas públicas, ambas ligadas a universidades.

Como instituições públicas federais estão entre as melhores do país e as demais públicas entre as piores? Será que tem a ver com a reputação que estas instituições têm a zelar, por serem ligadas a universidades?".

Fonte: ORBIS -  Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade.
http://www.orbis.org.br/analise/8/diferenca-entre-ensinos-e-barreira-para-vencer-desigualdade

Última edição por webercar em Sex Out 31, 2014 3:15 pm, editado 1 vez(es)
webercar
webercar
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex Out 31, 2014 3:14 pm

Sobre o Estado de SP (Que é governado há muito tempo pelo PSDB, aliás...), vale lembrar que desde 1997 (Gestão Mário Covas) as escolas públicas estaduais seguem o sistema de progressão continuada...

facepalm cup

Ah, antes que digam que a culpa da implementação* deste sistema no estado de São Paulo é do PSDB, relembro que a progressão continuada foi implementada pela primeira vez em 1992,  na capital do estado, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina** - na época filiada ao PT - com o Paulo Freire ocupando o cargo de Secretário de Educação.

Links sobre o assunto, para os interessados...

http://www.terezinhamachado.com/artigos.php?id=6

http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-origem-da-progressao-continuada

*Notem que implementação não é a mesma coisa que continuação, ajustamento e/ou manutenção.

**Pessoalmente, eu a respeito.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por allexcosta Sex Out 31, 2014 4:00 pm

Até aqui vocês vem com esse papo de PT e PSDB?

Eu hein...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sonikado Sex Out 31, 2014 5:35 pm

Falando agora numa faixa etária escolar (fundamental-faculdade): Posso dizer que qualquer pessoa que se esforce para falar corretamente, mesmo que seja um português muito pouco acima da média, já é mal visto (inclusive pelos amigos) e facilmente vira alvo de piada.

É complicado. Qualquer coisa que seja levemente acima da média ou resultado de esforço em geral é automaticamente desencorajado, inclusive até pelos pais as vezes.

Sonikado
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 31, 2014 6:06 pm

Como me pareceu que alguns estão discutindo uma questão sem saber na realidade do que se trata (nem o poderiam, pois não são profissionais de educação), resolvi contribuir com têxtos, inclusive críticas ao dito método:
http://www.sitiodarosadosventos.com.br/livro/images/stories/anexos/oque_metodo_paulo_freire.pdf
http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pensamento/01_pensamento_o%20metodo_paulo_freire.html
http://www.revistas.usp.br/reaa/article/viewFile/45606/49205
http://napraticaateoriaeoutra.wordpress.com/2008/09/14/veja-contra-paulo-freire/
http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Sex Out 31, 2014 8:37 pm

Só uma coisa...

A intenção original do tópico não era discutir a educação no Brasil, mas sim, o aparente crescimento de problemas da fala.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Claudio Sex Out 31, 2014 10:53 pm

Ô tiu, o pôbrema começou com o famigerado ICQ, agravou com o MSN e está tomando proporções absurdas com o Facebook e Youtube.

As pessoas estão falando tão mal o quanto escrevem. A inclusão digital trouxe o poder de síntese e rápida circulação das informações, apenas com a necessidade de se fazer entender, não importando se da forma correta ou não. Com isso, a leitura, que é a real fonte de enriquecimento do vocabulário e regeneração de neurônios, acabou caindo em total desuso.

Na *minha* opinião, o RAP praticado no Brasil também carrega uma parcela de culpa, e se vale a falsa licença poética para cunhar expressões como "É nóis manu, as mina tudo pira"... e por aí vai.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Out 31, 2014 11:03 pm

Eu sei, Cláudio.

Concordo com o que você escreveu e com a maioria dos colegas.

Mas não estou falando da linguagem simples e cortada, talvez derivada dos MSN messengers da vida. Estou falando das pessoas não conseguirem pronunciar verbetes simples. Os diálogos que vejo nas ruas são reminiscentes de homens das cavernas. Sons guturais sem sentido algum, que de certa forma são compreendidos pelos interlocutores que emitem sons similares.

Sei lá, tá mais complicado entender o Português falado nas ruas do Brasil de hoje que uma língua estrangeira quando saímos do Brasil.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Claudio Sex Out 31, 2014 11:12 pm

^ Saquei, é algo parecido com o Crioulo da Guiné-Bissau... aquela sequência de palavras faladas todas de uma só vez, sem espaço, sem respiração, sem entonação e nem sílabas acentuadas... já percebi algumas pessoas falando algo bem próximo ao Crioulo.

Tem um africano da Guiné que trabalha lá na empresa, e quando ele liga pra casa pra falar com a mãe, é algo de assustar, não dá pra entender absolutamente nada... e o Crioulo da Guiné-Bissau é oriundo do Português.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por fgbass Sex Out 31, 2014 11:20 pm

Sei la, acho que uma das maiores influencias da linguagem falada vem da televisão. personagens como o antigo Seu Creisson (acho que eh escrito assim...), ou ate mesmo personagens de outras epocas e locais, como em novelas de epoca e situadas nas zonar mais rurais tendem a influenciar o sotaque geral, gerando esses problemas de diccao. Na minha opiniao, o maior problema nao eh a pronuncia errada, mas os erros em contrucoes frasais.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagem por emachado Sáb Nov 01, 2014 12:41 am

A corrente linguística que vem sendo utilizada a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) é denominada Linguística da Enunciação (Baktin e Bernard Schneuwly estrangeiros e no Brasil Roxane Rojo).
Representa um grande avanço para as áreas que utilizam a lingua como meio ou fim em diversas atividades. Introduziu a discussão dos gêneros textuais (falados ou escritos) como produtos sócio-históricos e, portanto, mutáveis, tendenciosos, inclusivos ou não, enfim, instrumentos de poder e de emancipação.
Pressupõe que o alcance da finalidade comunicativa e consequentemente a "forma" do discurso são mais importante que as partes tomadas isoladamente (palavras).
Em resumo, saber falar ou escrever palavras ou trechos não garante proficiência comunicativa, ao contrário do pressupunha a corrente linguística Estruturalista dominante até então.
Estes autores possuem uma bibliografia interessantíssima.

O problema é que no Brasil em tudo se exagera, ainda mais em educação. Nenhum deles afirma que a correção fonética, ortográfica ou de qualquer natureza não são importantes. O que determina estes pontos é o nível de formalidade necessário ao discurso em uso. E aqui um monte de gente mal interpretou a teoria e está deixando de orientar e corrigir quando isto se faz necessário.

Afinal, o que exclui mais um cidadão, poder circular em diferentes
níveis de formalidade ou se fazer entender e ser respeitado apenas em círculos restritos?

Mas é claro que não é só isto. Contextos formais são cada vez mais desinteressantes para os jovens. Claro, a vida é só uma festa e o prazer individual (hedonismo) é "que há" (giriazinha velha, por sinal).

Um adendo: fico feliz de encontrar textos pontuados neste fórum. A ausência destes recursos me incomoda demais. No dia a dia eles estão caindo em desuso.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 01, 2014 8:00 am

Então o que vocês estão me dizendo é que hoje em dia, na pré-escola, nenhuma professora conversa com os pais sobre língua presa, sobre procurar um médico e fazer a cirurgia, procurar um fonoaudiólogo, etc...

É isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Nov 01, 2014 1:19 pm

allexcosta escreveu:Eu sei, Cláudio.

Concordo com o que você escreveu e com a maioria dos colegas.

Mas não estou falando da linguagem simples e cortada, talvez derivada dos MSN messengers da vida. Estou falando das pessoas não conseguirem pronunciar verbetes simples. Os diálogos que vejo nas ruas são reminiscentes de homens das cavernas. Sons guturais sem sentido algum, que de certa forma são compreendidos pelos interlocutores que emitem sons similares.

Sei lá, tá mais complicado entender o Português falado nas ruas do Brasil de hoje que uma língua estrangeira quando saímos do Brasil.
Admite logo: está ficando velho e pronto.
point
poke
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 01, 2014 2:01 pm

Sei que papo acima é sobre a fala...mas os pais tem culpa sim....
Alguém falou ai que hoje se resume a uma telinha de 4'

Minha sobrinha de 6 anos é super inteligente, tem bolsa na escola, etc...
mas não sabe fazer o mais simples da vida...CORRER

A menina parece um doente correndo. Não tem equilíbrio. Sabe por quê?
Porque minha irmã deu tudo de eletrônico pra ela...a menina tem:
PS3, Computador, Tablet, DS, Celular(Top), Mini...(não sei nem o nome)

A geração de hoje ta assim...
Lamentável.

Resumindo: Minha sobrinha parece um pato correndo
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por carimbass Sáb Nov 01, 2014 5:32 pm

Juninho Sampaio escreveu:Sei que papo acima é sobre a fala...mas os pais tem culpa sim....
Alguém falou ai que hoje se resume a uma telinha de 4'

Minha sobrinha de 6 anos é super inteligente, tem bolsa na escola, etc...
mas não sabe fazer o mais simples da vida...CORRER

A menina parece um doente correndo. Não tem equilíbrio. Sabe por quê?
Porque minha irmã deu tudo de eletrônico pra ela...a menina tem:
PS3, Computador, Tablet, DS, Celular(Top), Mini...(não sei nem o nome)

A geração de hoje ta assim...
Lamentável.

Não vejo nenhum problemas nisso... Qual a necessidade real de uma criança saber correr hoje em dia? Fugir dos predadores? Acho que não..... O nomé disso é evolução abandona-se hábitos inuteis para se dedicar à coisas realmente importantes... Não que um tablet seja importante mas ele desenvolve habilidades que no futuro serão muito mais importantes do que correr ou nadar por exemplo....

carimbass
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 01, 2014 8:14 pm

As coisas básicas estão sendo esquecidas...
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por webercar Sáb Nov 01, 2014 8:58 pm

carimbass escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Sei que papo acima é sobre a fala...mas os pais tem culpa sim....
..........................................
Lamentável.

Não vejo nenhum problemas nisso... Qual a necessidade real de uma criança saber correr hoje em dia? Fugir dos predadores? Acho que não..... O nomé disso é evolução abandona-se hábitos inuteis para se dedicar à coisas realmente importantes... Não que um tablet seja importante mas ele desenvolve habilidades que no futuro serão muito mais importantes do que correr ou nadar por exemplo....

Você está dizendo que fazer atividade física não é importante ou eu é que estou interpretando seu texto erradamente?
webercar
webercar
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 01, 2014 9:13 pm

Eu entendi isso também...
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joabi Sáb Nov 01, 2014 9:20 pm

Pra mim se resume em uma coisa: os pais passam pouquíssimo tempo com os filhos, menos que o necessário pra identificar esses problemas logo no início. E o pouco tempo que passam é na frente da TV, sem conversar.

As crianças crescem com esses vícios na fala e depois de adulto é bem mais difícil corrigir.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Ivanov_br Sáb Nov 01, 2014 9:50 pm

EU sei que sou chato, mas eu corrijo os meus alunos. E perdem até 25% dos pontos da prova por erros de português.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por carimbass Sáb Nov 01, 2014 10:15 pm

webercar escreveu:
carimbass escreveu:
..........................................
Lamentável.

Você está dizendo que fazer atividade física não é importante ou eu é que estou interpretando seu texto erradamente?

Entendeu errado nao... Vamos la: o homem moderno tem uma vida muito mais sedentária que nossos ancestrais que precisavam andar em busca de comida, caçar , fugir de predadores e etc. Porém com o avanço da medicina a expectativa de vida só aumenta. Acredito que essa geraçao do tablet fará grandes revoluções no campo da ciência de maneira que muitas outras carências podem ser supridas de outra forma. Entendo que para algumas pessoas se lvirar de alguns conceitos é difícil, mas a evolução da nossa espécie não para. Não temos como deter esse movimento.

Última edição por carimbass em Sáb Nov 01, 2014 10:41 pm, editado 1 vez(es)

carimbass
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 01, 2014 10:31 pm

Às vezes é até difícil acreditar em algumas coisas que leio aqui...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por carimbass Sáb Nov 01, 2014 10:41 pm

allexcosta escreveu:Às vezes é até difícil acreditar em algumas coisas que leio aqui...

Qual a sua idade e quantas horas de atividade física vc faz por semana?

P.S:Não estou negando o fato de que atividade física faz bem para saúde, apenas acredito que em um futuro próximo ela será "opcional" aliás já é né....

carimbass
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 01, 2014 10:47 pm

^ Irrelevante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo