Thunderbird IV ou PRO IV?
+11
Fábio Derick
Juninho Sampaio
Mantovani
Groovin
Zubrycky
Cantão
Stormbringer
Breno_Barnabe
Giuliano
vcrz
Benjamim Dias
15 participantes
Página 1 de 1
Thunderbird IV ou PRO IV?
Olá amigos,
estou com uma dúvida e não consegui achar resposta na internet.
Vou comprar o Baixo Epiphone Thunderbird IV ou PRO IV.
Eu ainda não comprei pois não sei qual é a diferença de um pro outro.
Alguém consegue me ajudar?
Eu particularmente achei o IV mais bonito... porém o PRO IV é mais caro.
O que muda de um pro outro?
Benjamim Dias- Membro
Re: Thunderbird IV ou PRO IV?
O IV é passivo com braço parafusado. O PRO IV é ativo com braço inteiriço.
Em termos de som só tive o IV. O som é animal, mas o neck dive e o peso me fizeram passar pra frente.
Em termos de som só tive o IV. O som é animal, mas o neck dive e o peso me fizeram passar pra frente.
vcrz- Membro
eu tenho o IV PRO. Nunca fui fã de baixos ativos mas fiquei "nervoso" quando toquei esse pela primeira vez. Gosto muito do som dele. Não acho esse baixo pesado mas a tocabilidade dele não é das melhores. O meu não tem neckdive.
Por acaso, é esse aqui:
Por acaso, é esse aqui:
Giuliano- Membro
Importante frisar que o baixo tem uma construção excelente, visto que passou pelas mãos do Zubrycky e saiu inteiro.Giuliano escreveu:Por acaso, é esse aqui:
Breno_Barnabe- Membro
eu acho a diferença de som entre o ativo e o passivo pequena. O ativo é mais quente, só...
Eu adoro o timbre caracteristico dos tbirds, e é um baixo relativamente barato (la fora).
Se eu fosse pegar um, eu pegaria um PRO-V , mas como sua duvida esta entre as versoes de 4 cordas, meu, o passivo é mais pau pra toda obra, vai que vc esquece de levar bateria extra e a bateria morre no meio da gig? hahahhaha, eu sempre penso nessas bizarrices.
Eu adoro o timbre caracteristico dos tbirds, e é um baixo relativamente barato (la fora).
Se eu fosse pegar um, eu pegaria um PRO-V , mas como sua duvida esta entre as versoes de 4 cordas, meu, o passivo é mais pau pra toda obra, vai que vc esquece de levar bateria extra e a bateria morre no meio da gig? hahahhaha, eu sempre penso nessas bizarrices.
Stormbringer- Membro
Até que ele pegou leve ai Breno...rsrsrsrs...Breno_Barnabe escreveu:Importante frisar que o baixo tem uma construção excelente, visto que passou pelas mãos do Zubrycky e saiu inteiro.Giuliano escreveu:Por acaso, é esse aqui:
Mas o baixo é muito bom...nas duas versões , aliás , eu ficaria com a versão passiva por motivo de gosto pessoal.
Cantão- Moderador
Em questão de acabamento, visualmente a diferença é grande?
Vi apenas por imagens o PRO IV.
Eu particularmente preferi os modelos do IV
Não gostei dos tons "amadeirados" do PRO IV.
Benjamim Dias- Membro
Breno_Barnabe escreveu:Importante frisar que o baixo tem uma construção excelente, visto que passou pelas mãos do Zubrycky e saiu inteiro.Giuliano escreveu:Por acaso, é esse aqui:
Em tempo: Adorei esse baixo e ele está na minha lista de GASes.
Benjamim Dias escreveu:Em questão de acabamento, visualmente a diferença é grande?
Aqui no Brasil, em lojas, você vai achar essas 3 opções de cores:
mais uma versão "fosca"
Em lojas gringas você ainda tem uma opção Alpine White que eu já vi usado a venda no Brasil.
Detalhe: O thunderbird IV vem com escudo branco e o PRO IV vem com escudo preto.
Giuliano- Membro
Obrigado a todos pela ajuda!
vou pegar esse modelo num site da gringa:
Thunderbird IV VSB
Vou pegar também um Big Muff para baixo.
Com toda tributação, pagando 60% e o c*****, tudo vai me sair a R$ 1.800,00
Valeu a ajuda camaradas! Em breve posto foto da aquisição
vou pegar esse modelo num site da gringa:
Thunderbird IV VSB
Vou pegar também um Big Muff para baixo.
Com toda tributação, pagando 60% e o c*****, tudo vai me sair a R$ 1.800,00
Valeu a ajuda camaradas! Em breve posto foto da aquisição
Benjamim Dias- Membro
Vintage SunBurst provavelmente, é a especificação da cor.
Stormbringer- Membro
sim, analisando um pouco melhor consegui decifrar heheStormbringer escreveu:Vintage SunBurst provavelmente, é a especificação da cor.
Valeu !
Benjamim Dias- Membro
Me desfiz do meu esta semana, aquele NECK DIVE me desanimava, mas o som é (era) excelente.
Groovin- Membro
Eu to vendo muita reclamação desse neckdive.
Estava vendo adaptações que podem ser feitas pra isso não acontecer...
Se me incomodar a tal ponto, vou considerar fazer essa adaptação de onde prende a correia
Estava vendo adaptações que podem ser feitas pra isso não acontecer...
Se me incomodar a tal ponto, vou considerar fazer essa adaptação de onde prende a correia
Benjamim Dias- Membro
o neck dive dele nem é pelo peso mesmo, mas pela ausencia de "chifre"
sinceramente, eu nao vejo onde adaptar pra que esse problema suma, talvez levantar mais a posiçao de onde prende a correia do lado da ponte, mas... tem que ver que é outra pegada de instrumento...
sinceramente, eu nao vejo onde adaptar pra que esse problema suma, talvez levantar mais a posiçao de onde prende a correia do lado da ponte, mas... tem que ver que é outra pegada de instrumento...
Stormbringer- Membro
Vamos esclarecer as coisas:
Esse aqui TEM neckdive (reparem na posição do pino da correia):
O meu é igual a esse modelo abaixo e NÃO TEM neckdive (reparem de novo onde fica o pino da correia):
mas tem um detalhe: como o pino da correia fica 'atrás' do corpo, o corpo fica ligeiramente inclinado pra frente, isso pode ser um problema para alguns. Pra mim, não é.
Esse aqui TEM neckdive (reparem na posição do pino da correia):
O meu é igual a esse modelo abaixo e NÃO TEM neckdive (reparem de novo onde fica o pino da correia):
mas tem um detalhe: como o pino da correia fica 'atrás' do corpo, o corpo fica ligeiramente inclinado pra frente, isso pode ser um problema para alguns. Pra mim, não é.
Na hora da compra você vai descobrir se precisa de adaptação ou não. Se for igual ao segundo modelo, não vai ter neckdive nem vai precisar de gambiarra.Benjamim Dias escreveu:Se me incomodar a tal ponto, vou considerar fazer essa adaptação de onde prende a correia
Giuliano- Membro
O meu Tinha o botão do strap na placa do tróculo, e mesmo assim tinha neck dive. talvez nos de braço inteiriço o equilibrio seja melhor equalizado.
Eu nunca tive frescura com neck dive até ter o Ephiphone Thunderbird IV, um amigo meu ficou de cara por eu ter passado pra frente o baixo, mas realmente me incomodava.
O Visual e o Som realmente são matadores.
meu conselho para interessados é toque nesse baixo antes de comprar.
Eu nunca tive frescura com neck dive até ter o Ephiphone Thunderbird IV, um amigo meu ficou de cara por eu ter passado pra frente o baixo, mas realmente me incomodava.
O Visual e o Som realmente são matadores.
meu conselho para interessados é toque nesse baixo antes de comprar.
vcrz- Membro
Estes foscos são da linha "Gothic".
Mantovani- Membro
Quanto às adaptações: eu subi o pino como a foto acima e usava uma correia com mais aderência, ajudava mas não resolvia totalmente o problema.
Concordo com o vcrz quando diz para testar o instrumento antes, não só neste caso né.
Se você realmente estiver afim, mas fica com o pé atrás com o neck dive testa ele em uma loja, se a satisfação do timbre for maior do que o desconforto do neck dive vá em frente.
Concordo com o vcrz quando diz para testar o instrumento antes, não só neste caso né.
Se você realmente estiver afim, mas fica com o pé atrás com o neck dive testa ele em uma loja, se a satisfação do timbre for maior do que o desconforto do neck dive vá em frente.
Groovin- Membro
Quanto ao neck:
http://www.lysator.liu.se/~wizkid/music/thunderbird_mod/
http://www.lysator.liu.se/~wizkid/music/thunderbird_mod/
Mantovani- Membro
Uma vez alguém aqui do forúm disse: "Se comprar esse baixo, case com ele, pois vender é complicado."
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Uma vez alguém aqui do forúm disse: "Se comprar esse baixo, case com ele, pois vender é complicado."
cara eu discordo em certo ponto, vendi o meu em 15 dias, tinha bastante gente interessada, e o cara que comprou me pagou em cash.
Mas tb moro em Recife, que não tem muitos a disposição de compra. Talvez em no sudeste, que tem mais oferta, seja difícil.
Outro ponto é o seguinte, eu paguei no meu 900 reais, trazendo dos EUA com taxas, vendi por 1450, o pessoal tem pedido em torno de 2.000 nos ML da vida, ai realmente fica difícil passar pra frente pq na faixa de 2.000 existem outro baixos superiores.
vcrz- Membro
O mesmo acontece com Fender...o pessoal perdeu a noção de preço no ML
Juninho Sampaio- FCBR-CT
tem diferença de preço entre Epiphone Thunderbird e Gibson Thunderbird... Acho que o que demora de vender é o Epiphone com preço de Gibson.
Stormbringer- Membro
A galera fala de Goias e não é atoa.
Brother, não existe esse baixo aqui. Fui achar um no porão trancado e esquecido de uma loja. (sem exagero)
Disseram que a "rotatividade" desse baixo é pequena, por isso eles não possuem todos os modelos a pronta entrega.
No mercado livre e olx achei bastante coisa... mas preferi comprar um Novo e de preferência que eu tivesse visto e testado.
Estou com o Thunderbird IV Sunbirst amigos.
Brinquei muito com ele ontem e aparentemente não terei problemas com o Neckdive.
Logo mais posto uma foto dele.
Brother, não existe esse baixo aqui. Fui achar um no porão trancado e esquecido de uma loja. (sem exagero)
Disseram que a "rotatividade" desse baixo é pequena, por isso eles não possuem todos os modelos a pronta entrega.
No mercado livre e olx achei bastante coisa... mas preferi comprar um Novo e de preferência que eu tivesse visto e testado.
Estou com o Thunderbird IV Sunbirst amigos.
Brinquei muito com ele ontem e aparentemente não terei problemas com o Neckdive.
Logo mais posto uma foto dele.
Benjamim Dias- Membro
Saca o baixo:Benjamim Dias escreveu:A galera fala de Goias e não é atoa.
Então, banda de Goiânia, ensaio no mesmo estúdio (que é do batera ai, o Mika).
Stormbringer- Membro
Não me entenda mal, estou reclamando das lojas.
Goias ta violentíssima quando se fala de Rock Independente
Minha banda tocou no festival Vaca Amarela de 2013, depois posto ela aqui.
Goias ta violentíssima quando se fala de Rock Independente
Minha banda tocou no festival Vaca Amarela de 2013, depois posto ela aqui.
Benjamim Dias- Membro
eu tenho um thunderbird IV da Epiphone, paguei R$1.600,00 na GangMusic.. Foi o melhor investimento que já fiz em um baixo. Timbre e som perfeitos...muito semelhantes ao thunderbird da Gibson!
Fábio Derick- Membro
E o Classic IV PRO? Aquele passivo com braço inteiriço e pickups Gibson? Presta? Tô com uma G.A.S. brutal por causa desse baixo. E a Gang só abre segunda...
oribeiro- Membro
Benjamim Dias escreveu:Olá amigos,
Desculpem ressuscitar o tópico 2 anos depois... Mas eu pesquisei bastante de todos os modelos do thunderbird e tenho um. Então acho que posso comentar.
Atualmente tem 4 modelos no Brasil:
Goth
IV
Pro IV
Classic IV Pro - esse é o meu
Vamos as diferenças:
O Goth e o IV até onde eu vi são iguais, mudam só no quesito de aparência. - É o passivo com captador epiphone. Soa próximo ao Gibson, mas com características próprias. Os braços são parafusados.
O Pro IV é o ativo. O headstock é um pouco diferente dos outros e tem umas cores diferentes. No som ele muda MUITO. Vi um vídeo que o cara disse "O Pro IV é para quem quer um baixo que tenha a aparência e pegada de um thunderbird, mas que tenha um som mais moderno". Pois o som dele não tem nada a ver com o som do thunderbird da Gibson. Não é um baixo pior ou melhor, é só um baixo diferente. - Ele tem braço inteiriço, o que garante mais sustain.
O Classic IV Pro é passivo, assim como o Gibson, mas vem com captadores Gibson. O que torna ele o modelo mais próximo de um Gibson. Os antigos desse modelo eram com braço parafusado. Hoje os novos são inteiriços. O inteiriço garante mais sustain e é mais próximo ao original.
Ou seja, se alguém gostar do som do PRO IV, ele talvez não goste do som dos outros modelos. Se alguém gostar do som dos outros modelos, talvez não goste do som do PRO IV. Eu jamais compraria ativo pois amo o som dos passivos
Espero ter ajudado futuros compradores!
Marcos Caio C. Gomes- Membro
Eu sucumbi à G.A.S. naturalmente. Comprei um Classic IV PRO, Alpine White. Ótimo instrumento, apesar do shape ser meio incomum. Estranhei um pouco no começo como o instrumento de ajusta ao corpo. Estranhei um pouco tambem o braço, mas por uma questão de gosto: o braço é praticamente igual a o de um Jazz Bass - gosto dos braços 'cabo de enxada' dos meus Precision. Mas o som é muito bom, grava bem, bom pra shows... e ainda me rendeu uma namorada, que me achou bonito com aquele baixo, veja o efeito mágico que esse shape tem.... o bicho chama atenção mesmo. Hehehe
oribeiro- Membro
Eu tenho um Gothic de 2013, já veio de fábrica com o Strap no neckplate, não tem nada de neckdive e o instrumento é sólido como pedra. Desconheço se o PRO já vem também com o strap desse jeito.
YuriUrbanavicius- Membro
Vi esse vídeo e achei bem interessante!! Acho que ajuda a perceber as diferenças entre os modelos!
SMR- Membro
pra quem não conseguiu ver o vídeo acima (eu por exemplo), o link é esse:
https://www.youtube.com/watch?v=PF5uWbwJ_s8
https://www.youtube.com/watch?v=PF5uWbwJ_s8
Giuliano- Membro
Ótimo vídeo para comparar! Eu já conhecia, mas eu não tive tempo de buscar o link na hora! hehehe. - Eu inclusive citei o vídeo em algumas partes da minha explicação.
Marcos Caio C. Gomes- Membro