529 Mil alunos ficam com nota ZERO em redação no Enem 2014
+19
bruno the manager
CaQuinhO
allexcosta
Maurício_Expressão
Gabriel.exe
Zubrycky
Moshe Bar Elohim
Juninho Sampaio
Breno_Barnabe
Thiago Almeida
webercar
rafael.buzzi.andrade
Claudio
gpraxedes
CG
Sonikado
Mauricio Luiz Bertola
subgrave
joabi
23 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: 529 Mil alunos ficam com nota ZERO em redação no Enem 2014
edumoraes....ri demais aqui!
Continua rebanho de "inteligentes"...no zapzap....
dá nisso
Continua rebanho de "inteligentes"...no zapzap....
dá nisso
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Quem gosta de ler no Brasil sempre foi considerado esquisito. A educação precisava ter sido revolucionada muito tempo atrás, pouco do conteúdo que é ensinado tem grande importância. No ensino médio tentam ensinar fórmula de bhaskara pra uma turma que não entendeu direito "A Ilha Perdida" ou Moby Dick, ou sei lá o que se lê nas escolas hoje em dia.
fma- Membro
O ENEM é uma prova simples e se dá bem nela quem tem mais resistência, por conta do grande número de questões e enunciados imensos e exagerados em relação ao q é pedido em cada questão. Eu passei duas vezes pra Engenharia aqui no Rio nas edições de 2010 e na de 2012, sendo q nessa ultima fiquei com 900 na redação. Basta apenas ler com atenção e fazer oq se pede. A maioria das questões não possuem nada demais... Escolas e professores criam um bicho de sete cabeças e fazem com q adolescentes fiquem desesperados. Junta-se isso com a baixa capacidade de interpretar que as escolas publicas e particulares proporcionam, que temos esse desastre.
As ditas "boas escolas" em sua maioria formam alunos bons em "decoreba". Então o aluno chega na faculdade e vê q em matemática não adianta decorar formula e q história não é só saber datas comemorativas.
Querer culpar o governo por algo q é responsabilidade das prefeituras, estados e instituições particulares é querer minimizar um problema muito maior.
As ditas "boas escolas" em sua maioria formam alunos bons em "decoreba". Então o aluno chega na faculdade e vê q em matemática não adianta decorar formula e q história não é só saber datas comemorativas.
Querer culpar o governo por algo q é responsabilidade das prefeituras, estados e instituições particulares é querer minimizar um problema muito maior.
Kobeh- Membro
Bertola, seria correto afirmar que a educação nas ultimas décadas sofreu então um aumento de oferta e uma perda de qualidade?
Kobeh- Membro
Kobeh escreveu:Bertola, seria correto afirmar que a educação nas ultimas décadas sofreu então um aumento de oferta e uma perda de qualidade?
Sem dúvida.
Mas como eu expliquei acima a questão é de estruturas. Uma estrutura que funcionava e era boa e uma outra que foi sendo implantada à partir dos anos 2000, com o objetivo de ser "universalizante" (e até atingiu parte desse objetivo numericamente falando), mas sem nenhuma qualidade, recursos, etc...
Claro que há muitos outros fatores, também extra-educacionais envolvidos nesse contexto....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Kobeh escreveu:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação não é Federal?
E os Ministros da Educação não são designados pelo Governo Federal?
Acho que é muito tendencionismo querer isentar um Governo Federal de culpa, ainda mais que já teve 12 anos e não fez nada.
subgrave- Membro
subgrave escreveu:Kobeh escreveu:
Acho que é muito tendencionismo querer isentar um Governo Federal de culpa, ainda mais que já teve 12 anos e não fez nada.
Parece que vc entende muito pouco desse assunto...
A LDB é uma Lei Normativa, e é generalizante; nas estruturas educacionais estaduais e municipais ela serve como parâmetro, nada mais, e mesmo assim, ainda falta muito para que suas diretrizes sejam verdadeiramente implementadas. A Escola Estadual onde trabalho (a mais de 10 anos, lecionando Filosofia), é um Instituto de Educação, antigamente denominado "escola Normal". Pois bem, a LDB já decretou que essas escolas deveríam ser extintas ou transformadas em escolas "regulares" de 2º Grau, e o Curso Normal "descontinuado". Existem até hoje, descumprindo claramente as diretrizes da Lei.
Ministro da Educação não passa de um gestor de verbas para as UF's ou de repasses para estados e Minicípios, a ingerência dele ( e do Ministério) nas estruturas de ensino estaduais e municipais é mínima, para não dizer quase nenhuma.
Na sua "sanha" acrítica anti-petista (veja bem, eu não sou petista, não voto no PT e não apoio esse partido) vc quer encontrar "culpa" do descalabro da Educação Brasileira nele. Lêdo engano. A culpa é do Estado Brasileiro, da Sociedade e não de um partido ou governo, e não se iniciou à 12 anos, mas a 40! no Regime Militar, e antes dele, na restrição histórica ao direito à educação ao povo brasileiro. Isso vem desde a Colônia, e nunca interessou às elites brasileiras que houvesse educação nesse país, assim como não interessa hoje....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
subgrave escreveu:Kobeh escreveu:
O Bertola já respondeu, mas enfim...
Quem implanta a LDB não é o governo federal. Tá certo q ele poderia e deveria fazer mais do q apenas emitir normas, porém, o trabalho pesado tá na mão do estados e municípios, que não vem cumprindo o seu papel já tem décadas.
Aliás, não é tendencionismo querer apontar os verdadeiros "culpados". Essa coisa de querer colocar tudo oq acontece de ruim nesse país na conta de um único partido politico é furada. Em SP a agua acabou por falta de planejamento do governo estadual, mas culparam o PT e reelegeram o Alckmin. Aqui no Rio o transporte publico é um lixo em todo o estado e em todas a cidades, mas insistem em dizer q "é tudo culpa da Dilma".
E se vc fala isso em voz alta na rua, te chamam de petralha, me mandam ir pra Cuba, etc. Sendo q nunca gostei desse partido, e nem me considero esquerdista.
O bom senso e a lógica foram pro espaço, apenas para as pessoas extravasarem o seu ódio.
Kobeh- Membro
Não sei como é hoje, mas quando eu fiz o ENEM os próprios cursinhos desencorajavam a fazer a redação, pois quase não contava pontos pras Universidades. Era melhor fazer uma ótima prova e se der tempo fazer uma redação meia boca ou nem fazer a redação pra fazer melhor a prova.
Ainda procede isso ou a redação hoje tem mais peso?
Ainda procede isso ou a redação hoje tem mais peso?
daniloviana7- Membro
^ Os pesos hoje em dia são os mesmos, e dependendo da instituição e do curso, a redação até pesa mais.
Kobeh- Membro
A educação tem custo Europeu e qualidade Africana, e a culpa é de tudo e de todos menos do governo e de sua incompetência, esse discurso esquerdista está muito bem ensaiado.
subgrave- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2