Dúvida sobre cifra de uma música.
+4
MNacarato
NeyBass
ZédeLepelin
vanderson bass
8 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre cifra de uma música.
Pessoal, boa tarde.
Ainda sô leigo, mas tô me esforçando muito. Restudei escala maior e menor, e por conta disso surgiu uma dúvia enquanto tava pesquisando a cifra de uma música. A música está no tom C, e a escala de C é: C D E F G A B C. Na cifra da música aparece o acorde F#!! Isso não seria errado, ja que F# não pertence a escala maior de C?
Ainda sô leigo, mas tô me esforçando muito. Restudei escala maior e menor, e por conta disso surgiu uma dúvia enquanto tava pesquisando a cifra de uma música. A música está no tom C, e a escala de C é: C D E F G A B C. Na cifra da música aparece o acorde F#!! Isso não seria errado, ja que F# não pertence a escala maior de C?
vanderson bass- Membro
Re: Dúvida sobre cifra de uma música.
Você nunca ouviu falar em quarta aumentada(#) ou quinta diminuta(b)?
ZédeLepelin- Membro
Como é a situação que aparece esse F#?....se puder mostrar fica melhor para entender o porque dele.
NeyBass- Membro
Realmente você precisa nos dizer em que situação apareceu esse F#, se é maior, menor, maior com sétima, diminuta, etc...
O estudo de harmonia é quase infinito, continue estudando que sempre haverá coisas novas para aprender.
O estudo de harmonia é quase infinito, continue estudando que sempre haverá coisas novas para aprender.
MNacarato- Membro
Usar notas fora da escala maior não é errado (quando se sabe o que está fazendo).vanderson bass escreveu:(...)Isso não seria errado(...)
Harmonia não tem que seguir campo harmônico.
allexcosta- Administrador
Dúvida sobre cifra de uma música².
Boa tarde galera do bass!
Ontem postei uma dúvida, sobre a cifra de uma música que está no tom C, e que continha uma nota fora da escala de C (F#). Disseram que seria mais facíl avaliar a situação se eu mostrase qual era a música. Pois aí vai. A música é essa:
Eu vou
Paulo César Baruk
Tom: C
Intro 6x: G D A G D A G
G
O Céu, a Terra e o Mar
Em G D A G D A G
Foram criados para adorar
G
A vida e toda natureza
Em G D A G D A C
Reverenciam sua grandeza
C
O Rio se entrega aos Oceanos
Am
E obedece os Seus planos
C
O Universo chama Vem
Am
Que todos O adorem
Refrão:
D Am
E eu vou, Eu vou
Em G
Mergulhar meu coração nesse mar de gratidão
D Am
E eu vou, Eu vou
Em F# G A B D G A B D
Minha alma livre está pra viver e Adorar
(Intro)
G
O Céu e a mais linda flor
Em
Criados foram para Seu o louvor
G
O homem e toda a criação
Em
Se rendem em sincera devoção
C
Am
E obedece os Seus planos
C
O Universo chama Vem
Am
Que todos O adorem
(Refrão)
Dm
Eu nasci, vivo pra Sua Glória
Dm
Seu poder deu vida a minha história
Dm
Tudo que há em min é fruto do favor
Dm
Do Deus Criador
Dm
Dm
Dm
Dm C G D A G D A G
Do Deus Criador
Ontem postei uma dúvida, sobre a cifra de uma música que está no tom C, e que continha uma nota fora da escala de C (F#). Disseram que seria mais facíl avaliar a situação se eu mostrase qual era a música. Pois aí vai. A música é essa:
Eu vou
Paulo César Baruk
Tom: C
Intro 6x: G D A G D A G
G
O Céu, a Terra e o Mar
Em G D A G D A G
Foram criados para adorar
G
A vida e toda natureza
Em G D A G D A C
Reverenciam sua grandeza
C
Am
E obedece os Seus planos
C
O Universo chama Vem
Am
Que todos O adorem
Refrão:
D Am
E eu vou, Eu vou
Em G
D Am
E eu vou, Eu vou
Em F# G A B D G A B D
(Intro)
G
O Céu e a mais linda flor
Em
Criados foram para Seu o louvor
G
O homem e toda a criação
Em
Se rendem em sincera devoção
C
Am
E obedece os Seus planos
C
O Universo chama Vem
Am
Que todos O adorem
(Refrão)
Dm
Dm
Dm
Dm
Do Deus Criador
Dm
Dm
Dm
Dm C G D A G D A G
Do Deus Criador
Última edição por vanderson bass em Sex Fev 20, 2015 5:09 pm, editado 1 vez(es)
vanderson bass- Membro
Se não estou equivocado o "Refrão" é no tom de "G". E nesse caso o F# é o 7º grau maior que é usado como nota de passagem nesse caso.
NeyBass- Membro
A música está em D.
A parte B ("O rio se entrega aos oceanos...") está em Am.
O refrão volta pra D, e o acorde Am é empréstimo modal. O F# é nota de passagem.
Na parte C ("Eu nasci, vivo pra Sua glória...") pode usar D dórico
<iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/G0ppI0CPQdU?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
A parte B ("O rio se entrega aos oceanos...") está em Am.
O refrão volta pra D, e o acorde Am é empréstimo modal. O F# é nota de passagem.
Na parte C ("Eu nasci, vivo pra Sua glória...") pode usar D dórico
<iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/G0ppI0CPQdU?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
joabi- Eterno Colaborador
Joabi, por que a música está em D?
vanderson bass- Membro
A relação entre os acordes estabelece isso. Pra entender bem o porquê você precisa estudar um pouco de campos harmônicos, funções e cadências (tônica, subdominate e dominante). Não é tão simples, mas com o tempo e o desenvolvimento do ouvido você consegue.
EDIT: antes de partir pra isso estude e ENTENDA muito bem o que são intervalos e depois formação de escalas. Será bem útil, porque sem isso fica complicado entender o resto.
correto Joabi, assistindo o video cheguei a mesma conclusão, eu só tinha lindo o "texto", mas ouvindo o som das notas percebe-se que é isso mesmo.
NeyBass- Membro
Joabi, veja se eu entendi bem. Numa música podem existir várias escalas? Por exemplo: O NeyBass comentou dizendo que o refrão está em G. É isso? Numa música podem existir várias escalas?
vanderson bass- Membro
vanderson bass escreveu:Joabi, veja se eu entendi bem. Numa música podem existir várias escalas? Por exemplo: O NeyBass comentou dizendo que o refrão está em G. É isso? Numa música podem existir várias escalas?
Escalas se aplicam a acordes. A relação entre os acordes é complexa, e cai naqueles tópicos que te falei acima (para início de conversa, pelo menos). O acorde que você sente como "repouso" é base da tonalidade. Tenha em mente que qualquer acorde pode ir para qualquer outro. Como se explica cada caso e o que se usa em cada um é seu tema de estudos para os próximos anos.
Ney, dá pra interpretar de outras formas também. Pra mim soou isso aí...
Última edição por joabi em Sex Fev 20, 2015 5:15 pm, editado 1 vez(es)
joabi escreveu:
A relação entre os acordes estabelece isso. Pra entender bem o porquê você precisa estudar um pouco de campos harmônicos, funções e cadências (tônica, subdominate e dominante). Não é tão simples, mas com o tempo e o desenvolvimento do ouvido você consegue.
EDIT: antes de partir pra isso estude e ENTENDA muito bem o que são intervalos e depois formação de escalas. Será bem útil, porque sem isso fica complicado entender o resto.
Joabi, sou iniciante. Tocava bateria no ministério da igreja e ví o contrabaixo sem ninguém e resolve aprender. Confesso que toquei na "tora", mas gostei muito e agora quero estudar para tocar bem! Qual a dica que você me dá? Obrigado!
vanderson bass- Membro
Ser curioso e correr atrás é o primeiro passo.
Procure um bom professor na sua região, se gosta de harmonia (pelo jeito gosta) tente aprender um instrumento como piano ou violão, treine bem o ouvido... por aí.
joabi escreveu:
Ser curioso e correr atrás é o primeiro passo.
Procure um bom professor na sua região, se gosta de harmonia (pelo jeito gosta) tente aprender um instrumento como piano ou violão, treine bem o ouvido... por aí.
Obrigado.
vanderson bass- Membro
vanderson bass escreveu:Joabi, veja se eu entendi bem. Numa música podem existir várias escalas? Por exemplo: O NeyBass comentou dizendo que o refrão está em G. É isso? Numa música podem existir várias escalas?
Vanderson...a gente as vezes se engana, também toco esse tipo de música na igreja e tem muito disso, as vezes a musica é em um tom e tocamos "fora" desse tom, como o joabi disse ele serve só de repouso, é como vc morar em SP e trabalhar no RJ e vir esporadicamente em casa.
Veja bem quando eu disse que o refrão estava em "G", é porque analisando o que está escrito sem ouvir a música da a entender isso.
D Am
E eu vou, Eu vou
Em G
D Am
E eu vou, Eu vou
Em F# G A B D G A B D
Analisando esse pedaço que comentei:
D = V grau de G
Am = II grau de G que no contexto da musica pode ser entendido como escala Dórica.
Em = VI grau de G .... escala eólia
G = I grau ou tônica
F# = VII grau de G....escala lócria
B = III grau de G ... escala frígia.
Observe que todas as notas estão no campo harmônico de G. E com exceção do Am e do B, todas fazem parte do campo harmonico de D também. (A7 e Bm7, fazem parte de D) por isso fiquei na dúvida.
Pensando no que o Joabi escreveu percebi que esse refrão iniciando em D, não tem som de V grau e sim de tônica, e o G, pode ser alterado para G7M, que é o IV grau de D (tônica).
Não sei se ajudei ou atrapalhei mais, mas isso é um pouco confuso mesmo.
NeyBass- Membro
Tente não se prender ao campo harmônico no momento, ele apenas é uma base e em qualquer momento o compositor pode recorrer a outras notas. Numa música o músico pode: mudar de tom, fazer empréstimo modal, cromatismo e etc. A explicação no momento é impossível se você não citar o nome da canção e/ou colocar a progressão de acordes para análise. Como falaram aí em cima: F# é uma quarta aumentada e/ou pode ser qualquer intervalo de outro tom (caso de empréstimo modal). Tenho certeza que a canção está correta.
Dica: Não seja míope em querer enxergar apenas 7 notas numa música, o compositor tem a disposição 12 notas e vai usar qualquer uma fora do campo harmônico (ou dentro do campo) para melhor expressar sua arte. Nesse momento aproveite para desenvolver o ouvido e tentar escrever a melodia da música, isso ajuda na análise de uma música.
EDIT: Me desculpem, não tinha reparado que existiam dois tópicos e a duvida já havia sido sanada
Dica: Não seja míope em querer enxergar apenas 7 notas numa música, o compositor tem a disposição 12 notas e vai usar qualquer uma fora do campo harmônico (ou dentro do campo) para melhor expressar sua arte. Nesse momento aproveite para desenvolver o ouvido e tentar escrever a melodia da música, isso ajuda na análise de uma música.
EDIT: Me desculpem, não tinha reparado que existiam dois tópicos e a duvida já havia sido sanada
emanuelneto- Membro
Fundido.
Favor não abrir dois tópicos com a mesma dúvida.
Favor não abrir dois tópicos com a mesma dúvida.
allexcosta- Administrador