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Acompanhar uma musica usando cifra de violão/guitarra

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Mensagem por LeandroBass Sex Ago 26, 2011 1:30 pm

Então, preciso aprender umas musicas e não acho cifra de baixo de jeito nenhum, só de violão/guitarra...
Anyway, na cifra tem acordes, como eu "crio" o acompanhamento? tocando a Tônica do acorde?

Obrigado..
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Mensagem por Rafael_Araujo Sex Ago 26, 2011 1:59 pm

É por ai mesmo.... up
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Mensagem por webercar Sex Ago 26, 2011 2:04 pm

Vai nestes links:

http://www.cifraclub.com.br/

http://www.cifras.com.br/

http://www.mysongbook.com/

abraços...
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Mensagem por LeandroBass Sex Ago 26, 2011 2:10 pm

webercar escreveu:Vai nestes links:

http://www.cifraclub.com.br/

http://www.cifras.com.br/

http://www.mysongbook.com/

abraços...

Esses sites são uteis, obrigado Very Happy, mas a música que eu tenho que aprender a tocar é gospel, pouco conhecida e em portugues, eu mesmo nem tinha ouvido falar Neutral

Tenho que aprende-las pois vou começar atocar na igreja...

Vou ter que mandar um improv tocando a tonica, talvez uma terça tbm... Neutral
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Mensagem por Lucas94 Sex Ago 26, 2011 2:25 pm

LeandroBass também toco na Igreja da minha cidade e sempre toco usando cifras, vou criando as linhas de baixo em cima da música. Você pode usar inversôes também, mas dai é melhor conhecer bem a harmonia da música. Também uso bastante notas de passagem e até aproximações cromáticas de vez em quando. Mas o negócio é você ouvir a música e tentar criar uma linha de baixo pra ela baseando-se nas cifras.

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Mensagem por LeandroBass Ter Ago 30, 2011 8:06 pm

Lucas94 escreveu:LeandroBass também toco na Igreja da minha cidade e sempre toco usando cifras, vou criando as linhas de baixo em cima da música. Você pode usar inversôes também, mas dai é melhor conhecer bem a harmonia da música. Também uso bastante notas de passagem e até aproximações cromáticas de vez em quando. Mas o negócio é você ouvir a música e tentar criar uma linha de baixo pra ela baseando-se nas cifras.

É, tive que criar algumas partes, ficou um pouco diferente da musica original..
O guitarrista me falau para colocar algo mais para não ficar tão vazio, tipo usar a escala e ir adicionando passagens que nem tu falou, e tambem para eu dar um slaps de vez em quando hehe..
tô aprendendo slap aqui :]
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 30, 2011 8:14 pm

LeandroBass escreveu:É, tive que criar algumas partes, ficou um pouco diferente da musica original..
O guitarrista me falau para colocar algo mais para não ficar tão vazio, tipo usar a escala e ir adicionando passagens que nem tu falou, e tambem para eu dar um slaps de vez em quando hehe..
tô aprendendo slap aqui :]

É melhor você fazer algo básico que notas aleatórias e seguir conselhos de guitarristas e uns slaps "de vez em quando".

A música já foi gravada por alguém? Se sim, tira o original...

Outra coisa, não existe cifra de baixo, cifra é cifra e serve pra todos os instrumentos de harmonia.

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Mensagem por Lucas94 Ter Ago 30, 2011 8:37 pm

Concordo com o allexcosta, é melhor fazer básico do que tocar uma coisa que não se encaixe no contexto da música. Tentar tirar a linha original com certeza é melhor a fazer, o problema é que geralmente algumas músicas são decididas na hora de se tocar (não sei se isso acontece com o LeandroBass).

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Mensagem por LeandroBass Ter Ago 30, 2011 8:53 pm

allexcosta escreveu:É melhor você fazer algo básico que notas aleatórias e seguir conselhos de guitarristas e uns slaps "de vez em quando".

A música já foi gravada por alguém? Se sim, tira o original...

Outra coisa, não existe cifra de baixo, cifra é cifra e serve pra todos os instrumentos de harmonia.

Lucas94 escreveu:Concordo com o allexcosta, é melhor fazer básico do que tocar uma coisa que não se encaixe no contexto da música. Tentar tirar a linha original com certeza é melhor a fazer, o problema é que geralmente algumas músicas são decididas na hora de se tocar (não sei se isso acontece com o LeandroBass).

O guitarrista que me deu essas dicas tocava baixo no meu lugar antes de eu entrar e pelo que eu vi ele é bom pra caramba... ele foi para a guita, que toca bem pra caraba tambem...

Como vou tirar o original? de ouvido?, haha isso vai demorar.... como eu vou saber o que o baixista fez? ahn

By the way, as partes que eu criei encaixaram legal...

vou tentar tirar a parte original... vai ser dificil
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Mensagem por LeandroBass Ter Ago 30, 2011 8:59 pm

Lucas94 escreveu:O problema é que geralmente algumas músicas são decididas na hora de se tocar (não sei se isso acontece com o LeandroBass).

sim, sim, ocorreu, me deram 5 músicas para eu aprender e tocar no dia seguinte...
nao tive muito tempo para treinar e fiquei só nas tonicas :/
daí o guitarrista (que toca baixo tambem, e muito tambem) me deu essas dicas....


Última edição por LeandroBass em Ter Ago 30, 2011 9:25 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Lucas94 Ter Ago 30, 2011 9:19 pm

LeandroBass eu aindo não tenho tanta experiência, mas não acho que só porque você tocou só as tônicas você não tocou bem, tocar bem não é tocar um monte de notas e sim as notas certas. O mais importante é você estudar harmonia e tentar tirar as músicas de ouvido, com certeza vai ser um processo meio complicado (pelo meno pra mim está sendo), mas nada que muito estudo não resolva. up

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Mensagem por Amagomes Ter Ago 30, 2011 9:28 pm

LeandroBass escreveu:Então, preciso aprender umas musicas e não acho cifra de baixo de jeito nenhum, só de violão/guitarra...
Anyway, na cifra tem acordes, como eu "crio" o acompanhamento? tocando a Tônica do acorde?

Obrigado..

Só um toque...não existe "cifra de baixo", ou de guitarra ou de qq outro instrumento. O que existem são adaptações e padrões diferentes de cifragem.
Cifra é cifra e ela te informa algumas coisas como , quantas notas tem o acorde, que notas são essas,tensões, dissonâncias, campo harmônico , te dá uma idéia da tonalidade. Outras ela não informa, por exemplo, a região do instrumento onde essas notas devem ser e sua posição (ordem) dentro do acorde. A forma como vc aproveita estas informações vai da sua experiência,estudo e talz. No seu caso em particular, você respondeu a sua própria pergunta,ou seja vc pode sim criar seu acompanhamento tocando a FUNDAMENTAL do acorde. Didaticamente, chamamos de tônica o primeiro grau de um tom.
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 30, 2011 9:29 pm

LeandroBass escreveu:Como vou tirar o original? de ouvido?

Sim, igual todo mundo...

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Mensagem por LeandroBass Ter Ago 30, 2011 9:39 pm

Obrigado pelas repostas.. Very Happy
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Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 30, 2011 9:49 pm

LeandroBass escreveu:Então, preciso aprender umas musicas e não acho cifra de baixo de jeito nenhum, só de violão/guitarra...
Anyway, na cifra tem acordes, como eu "crio" o acompanhamento? tocando a Tônica do acorde?

Obrigado..

Cara, eu acho que Cifra vicia, ou seja, você fica dependente dela e não desenvolve a memória musical, te atrapalha, te deixa inseguro. Na minha humilde opinião você deveria tentar ao máximo tirar de ouvido. Comece colando as notas do guitarrista. Colar do guitarrista é melhor do que colar da cifra. Agora, fala pra ele que você vai treinar slap sim, mas entre uma música e outra. Assim, toda vez que parar uma música você começa a slapar. No próximo ensaio tenho certeza que ele vai pedir pelo amor de Deus pra você tocar só pizicatoAcompanhar uma musica usando cifra de violão/guitarra 356740


Última edição por paulo fernandes em Ter Ago 30, 2011 10:25 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por nukebass Ter Ago 30, 2011 10:04 pm

Às vezes fico pensando o que demora mais... se é cifrar uma música ou pegar a música de ouvido e já ir memorizando... cifras só ajudam quando é gig cabeça-de-porco, tipo, 50 músicas pra tirar pro fim de semana...

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Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 30, 2011 10:31 pm

nukebass escreveu:Às vezes fico pensando o que demora mais... se é cifrar uma música ou pegar a música de ouvido e já ir memorizando... cifras só ajudam quando é gig cabeça-de-porco, tipo, 50 músicas pra tirar pro fim de semana...

Bem, nesse caso, depois que você já está em um nível profissional, em uma situação dessas, você pode por tudo na partitura. Mas eu acho que começar a tocar de ouvido é muito melhor do que por cifra.

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Mensagem por nukebass Ter Ago 30, 2011 11:50 pm

^Na verdade quis dizer que a cifra é um recurso que você usa apenas em casos mais complicados... onde as músicas têm mais partes e passagens... e quando são muitas músicas... à parte disso, acho melhor pegar de ouvido mesmo e memorizar, pois acaba levando o mesmo tempo de cifrar e é mais prático... ler durante a gig deixa você muito "ocupado", mais sucetível a erros... fora que em algumas situações os cantores mudam as partes, improvisam... a cifra acaba atrapalhando... Partitura então nem se fala... pra gig eu acho fora de cogitação, mas há quem goste...

Anotações, partituras e cifras podem até ser úteis também para "pescar" durante a gig, quando rola um "brancão" e você esquece até em que tom é a próxima música Smile

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Mensagem por silvanoandrade Seg Set 05, 2011 1:00 am

O legal mesmo é em gigs repentinas é o tradicional

"Um olho no peixe e outro no gato", deixa o guitarrista ou tecladista fazer a primeira sequencia de acordes, depois lança as tonicas em cima e na sequencia vai fazendo frases em cima e fica espero com o refrão que ele sempre pode te pegar ! kkkk


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Mensagem por Adriano Oliveira Qui Set 29, 2011 12:22 pm

Bom cara de inicio pede umas dicas ao guitarrista...
Tenta achar uma levada que se encaixe com o batera
Aprendendo tocar essa musica tente criar uma linha ritmica
Que te agrade.
Mais de inicio use tonica e umas quintas, oitavas me ajudaram muito no inicio
Terças e quintas juntas soávam muito "blues" se muito utilizadas de inicio...
Mas uma dica vale deixe o slap pra depois...Tente tocar de um modo que te traga segurança,e outra os guitarristas
ja me atrapalharam muito dando palpites precipitados hehehe...
Espero ter ajudado
O louvor "Senhor te quero" é legal para você praticar
vai conseguir tirar o original,abraço amigo...
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Mensagem por kikopinheiro Sex Dez 16, 2011 10:30 am

Eu sigo algumas regras que por muito funcionam bem, principalmente quando não tenho a TAB da musica para me orientar. Uso basicamente T+5ª ou T+3ª+5ª ou T+3ª, algumas inversões etc... Mas muito disso em cima do ritmo básico. Tem um vídeo de um professor no youtube, procure por 20 ritmos de baixo, me ajudou muito com ritmos que não conhecia.
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Mensagem por Moisés Simeão Ter Mar 26, 2013 7:05 pm

Amigos, tenho uma dúvida que tá atrapalhando.
Assistindo umas vídeo-aulas no tele-oráculo de toda ciência (youtube, rs),
vi que se uma música cifrada pede um Cm7 (exemplo), SÓ PRECISO TOCAR A TÔNICA, que é um C.
Fácil, até aew.
O problema é que, graças a Deus, o contra baixo não tem apenas UM C.
Tem vários, rs.

PERGUNTA:
Neste contexto, qual nota eu toco quando leio uma cifra?

Aguardo A resposta! Abraço!

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Mensagem por Rick Charles Ter Mar 26, 2013 7:29 pm

Cara, como você vai tocar só a tonica, toca o C da terceira casa da A.
Mas evite fazer só isso.
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Mensagem por Moisés Simeão Ter Mar 26, 2013 7:36 pm

Rick Charles escreveu:Cara, como você vai tocar só a tonica, toca o C da terceira casa da A.
Mas evite fazer só isso.

A música não vai só dos básicos C a B...
A dúvida é como ler na cifra que a música pede um tom oitavado pra grave ou agudo, dentro das n possibilidades do contrabaixo, sacou?
Como saber que é esse C da L ou o C da G, entendeu (não sei se estou sendo claro o bastante)?

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Mensagem por Rick Charles Ter Mar 26, 2013 9:40 pm

Moisés Simeão escreveu:
Rick Charles escreveu:Cara, como você vai tocar só a tonica, toca o C da terceira casa da A.
Mas evite fazer só isso.

A música não vai só dos básicos C a B...
A dúvida é como ler na cifra que a música pede um tom oitavado pra grave ou agudo, dentro das n possibilidades do contrabaixo, sacou?
Como saber que é esse C da L ou o C da G, entendeu (não sei se estou sendo claro o bastante)?


A cifra é uma notação muito simples, e não mostra esse tipo de coisa. Pra ter tal informação só com um tab ou partitura (esse sim, o mais completo método de notação musical). O que você pode fazer é treinar seu ouvido, ouvir a música e usar a cifra como base.
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Mensagem por Moisés Simeão Qua Mar 27, 2013 10:51 pm

Rick Charles escreveu:
Moisés Simeão escreveu:
Rick Charles escreveu:Cara, como você vai tocar só a tonica, toca o C da terceira casa da A.
Mas evite fazer só isso.

A música não vai só dos básicos C a B...
A dúvida é como ler na cifra que a música pede um tom oitavado pra grave ou agudo, dentro das n possibilidades do contrabaixo, sacou?
Como saber que é esse C da L ou o C da G, entendeu (não sei se estou sendo claro o bastante)?


A cifra é uma notação muito simples, e não mostra esse tipo de coisa. Pra ter tal informação só com um tab ou partitura (esse sim, o mais completo método de notação musical). O que você pode fazer é treinar seu ouvido, ouvir a música e usar a cifra como base.

Então, mano...
Para um contrabaixista não faz diferença ler Cm7 ou ler C ou ler C#m5 (apenas exemplos)???
O cara vai executar o que quiser ou o que lembrar?
Aguardo retorno!

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Mensagem por Rick Charles Qui Mar 28, 2013 7:34 am

Moisés Simeão escreveu:
Então, mano...
Para um contrabaixista não faz diferença ler Cm7 ou ler C ou ler C#m5 (apenas exemplos)???
O cara vai executar o que quiser ou o que lembrar?
Aguardo retorno!

Para nós faz sim diferença em Cm7 ou se é C, imagina se eu estou fazendo acordes e faço um C onde era pra eu fazer um C, ou mesmo se eu estou fazendo um improviso na escala de C e resolvo usar a de Cm7, em ambos os casos o resultado não será satisfatório. Mas como o seu caso é só fazer a tônica, não faz diferença o C ou Cm7, o C#m5 você terá que fazer um C#, sobre o que fazer, recomendo que escute a música e tente fazer igual, tomando a cifra como base up . Esclareci suas dúvidas?
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Mensagem por brucce Qui Mar 28, 2013 7:40 am

Rick Charles escreveu:
Moisés Simeão escreveu:
Então, mano...
Para um contrabaixista não faz diferença ler Cm7 ou ler C ou ler C#m5 (apenas exemplos)???
O cara vai executar o que quiser ou o que lembrar?
Aguardo retorno!

Para nós faz sim diferença em Cm7 ou se é C, imagina se eu estou fazendo acordes e faço um C onde era pra eu fazer um C, ou mesmo se eu estou fazendo um improviso na escala de C e resolvo usar a de Cm7, em ambos os casos o resultado não será satisfatório. Mas como o seu caso é só fazer a tônica, não faz diferença o C ou Cm7, o C#m5 você terá que fazer um C#, sobre o que fazer, recomendo que escute a música e tente fazer igual, tomando a cifra como base up . Esclareci suas dúvidas?
Porque vai ficar errado? scratch lol! lol!

^
Deixa eu dar minha colaboração.

Não é porque está escrito C + qualquer variação que você vai tocar somente C. Se você não tem conhecimentos, tudo bem, não vai fazer diferença, mas a música vai ficar bem xoxa... Cada variação de nota, traz uma escala diferente (falando bem basicamente), e cada escala tem diversas variações. Compliquei? Explico com exemplo:

(Se estiver errrado me corrijam, fiz rapidinho de cabeça rsrsrs)
Lendo C (dó): C D E F G A B C
Lendo Cm (dó menor): C D Eb F G G# B C
Lendo Cm7M (dó menor com 7(maior)): C D Eb F G A B
Lendo C#m5 (dó sustenido menor com 5): C# D# E F# G# A# B#

Tirando a 4a que fica um com um pouco sujo, você pode variar as notas dentro do C que está na cifra. Por exemplo:

Exemplo de digitação da Tônica C (dó maior)
1) 1a 3a 5a 1a (C E G C)
2) 1a 5a, 8a (C G C(oitavado))
3) 1a 2a 3a 5a 6a 8a (C D E G A C) Escala Penta
4) 8a 6a 5a 3a 2a 1a (C D E G A C) Escala Penta Invertida

Dá uma estudada nas escalas que você já vai começar a brincar com essas coisas mais fácil.


Última edição por brucce em Qui Mar 28, 2013 8:04 am, editado 4 vez(es)

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Mensagem por Rick Charles Qui Mar 28, 2013 7:47 am

brucce escreveu:
^
Deixa eu dar minha colaboração.

Não é porque está escrito C + qualquer variação que você vai tocar somente C. Se você não tem conhecimentos, tudo bem, não vai fazer diferença, mas a música vai ficar bem xoxa... Cada variação de nota, traz uma escala diferente (falando bem basicamente), e cada escala tem diversas variações. Compliquei? Explico com exemplo:

(Se estiver errrado me corrijam, fiz rapidinho de cabeça rsrsrs)
Lendo C (dó): C D E F G A B C
Lendo Cm (dó menor): C D Eb F G A B
Lendo Cm7 (dó menor com 7(menor)): C D Eb F G Ab B
Lendo C#m5 (dó sustenido menor com 5): C# D# E F# G# A# B#

Tirando a 4a que fica um com um pouco sujo, você pode variar as notas dentro do C que está na cifra. Por exemplo:

Exemplo de digitação da Tônica C (dó maior)
1) 1a 3a 5a 1a (C E G C)
2) 1a 5a, 8a (C G C(oitavado))
3) 1a 2a 3a 5a 6a 8a (C D E G A C) Escala Penta
4) 8a 6a 5a 3a 2a 1a (C D E G A C) Escala Penta Invertida

Dá uma estudada nas escalas que você já vai começar a brincar com essas coisas mais fácil.

Brucce dando um fatality na minha explicação, só uma correção, a escala de Cm é C D Eb F G G# B C



Ficaria errado se eu tivesse digitado certo, era pra eu ter colocado Cm7 facepalm


Última edição por Rick Charles em Qui Mar 28, 2013 7:49 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementando)
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Mensagem por brucce Qui Mar 28, 2013 7:51 am

Rick Charles escreveu:
brucce escreveu:
...
Dá uma estudada nas escalas que você já vai começar a brincar com essas coisas mais fácil.

Brucce dando um fatality na minha explicação, só uma correção, a escala de Cm é C D Eb F G G# B C



Ficaria errado se eu tivesse digitado certo, era pra eu ter colocado Cm7 facepalm

Olha você errado, só porque eu rodei o direcional 3x e apertei todos os botões ao mesmo tempo você vem querer me corrigir lol!

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Mensagem por brucce Sex Mar 29, 2013 12:54 pm

Só complementando, eu gravei uma brincadeira aqui do que dá pra fazer apenas olhando a cifra:

Eu gravei uma base no violão assim: G G C C G G C D G
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F85482274"></iframe>

1a) Só violão
2a) Só tônicas, uma por compasso
3a) Só tônicas, mudando o ritmo, na parte do C eu fiz T 5a 4a 3a 4a 5a T
4a) Só tônicas, mudando o ritmo,
5a) Tonica e 5a
6a) PowerAchord -> T 5a 8a
7a) Tonica, 5a oitavada no grave
8a) Com escala de Penta
9a) Improviso vagaba, misturando tudo

Desculpe algumas fora de tempo, mas é que eu gravei tudo sem batera nem bets rssrrs


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Mensagem por Rick Charles Sex Mar 29, 2013 4:11 pm

Muito bom Brucce claps
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Mensagem por Moisés Simeão Qua Abr 17, 2013 2:05 pm

Vcs são "fera", rs.
Mas acho que o lance é partir pra partitura, rs.
E é fato: tocar o desconhecido só na CIFRA é quase impossível, rs.
Abraço, galera!

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Mensagem por fheliojr Qua Abr 17, 2013 2:47 pm

^eh bom aprender partitura, nem q seja soh p/ estudar metodos.

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Mensagem por warZ Qua Abr 17, 2013 4:45 pm

brucce escreveu:
Rick Charles escreveu:
Moisés Simeão escreveu:
Então, mano...
Para um contrabaixista não faz diferença ler Cm7 ou ler C ou ler C#m5 (apenas exemplos)???
O cara vai executar o que quiser ou o que lembrar?
Aguardo retorno!

Para nós faz sim diferença em Cm7 ou se é C, imagina se eu estou fazendo acordes e faço um C onde era pra eu fazer um C, ou mesmo se eu estou fazendo um improviso na escala de C e resolvo usar a de Cm7, em ambos os casos o resultado não será satisfatório. Mas como o seu caso é só fazer a tônica, não faz diferença o C ou Cm7, o C#m5 você terá que fazer um C#, sobre o que fazer, recomendo que escute a música e tente fazer igual, tomando a cifra como base up . Esclareci suas dúvidas?
Porque vai ficar errado? scratch lol! lol!

^
Deixa eu dar minha colaboração.

Não é porque está escrito C + qualquer variação que você vai tocar somente C. Se você não tem conhecimentos, tudo bem, não vai fazer diferença, mas a música vai ficar bem xoxa... Cada variação de nota, traz uma escala diferente (falando bem basicamente), e cada escala tem diversas variações. Compliquei? Explico com exemplo:

(Se estiver errrado me corrijam, fiz rapidinho de cabeça rsrsrs)
Lendo C (dó): C D E F G A B C
Lendo Cm (dó menor): C D Eb F G G# B C
Lendo Cm7M (dó menor com 7(maior)): C D Eb F G A B
Lendo C#m5 (dó sustenido menor com 5): C# D# E F# G# A# B#

Tirando a 4a que fica um com um pouco sujo, você pode variar as notas dentro do C que está na cifra. Por exemplo:

Exemplo de digitação da Tônica C (dó maior)
1) 1a 3a 5a 1a (C E G C)
2) 1a 5a, 8a (C G C(oitavado))
3) 1a 2a 3a 5a 6a 8a (C D E G A C) Escala Penta
4) 8a 6a 5a 3a 2a 1a (C D E G A C) Escala Penta Invertida

Dá uma estudada nas escalas que você já vai começar a brincar com essas coisas mais fácil.

Pergunta

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Mensagem por brucce Qua Abr 17, 2013 7:00 pm

Q foi?

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Mensagem por Luiz Bass Qua Abr 17, 2013 7:10 pm

Como ja foi dito, ouça a música original, não vicie em cifras, ouça com atenção e toque junto!!!

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Mensagem por brucce Qui Abr 18, 2013 8:00 am

Moisés Simeão escreveu:Vcs são "fera", rs.
Mas acho que o lance é partir pra partitura, rs.
E é fato: tocar o desconhecido só na CIFRA é quase impossível, rs.
Abraço, galera!
Depende da cifra. Você já viu aquelas que são misturadas com partitura? Com elas eu toco qualquer música sem conhecer

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Mensagem por alsndrte Dom Dez 14, 2014 4:35 pm

brucce escreveu:Só complementando, eu gravei uma brincadeira aqui do que dá pra fazer apenas olhando a cifra:

Eu gravei uma base no violão assim: G G C C G G C D G
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F85482274"></iframe>

1a) Só violão
2a) Só tônicas, uma por compasso
3a) Só tônicas, mudando o ritmo, na parte do C eu fiz T 5a 4a 3a 4a 5a T
4a) Só tônicas, mudando o ritmo,
5a) Tonica e 5a
6a) PowerAchord -> T 5a 8a
7a) Tonica, 5a oitavada no grave
8a) Com escala de Penta
9a) Improviso vagaba, misturando tudo

Desculpe algumas fora de tempo, mas é que eu gravei tudo sem batera nem bets rssrrs



Sem querer desmerecer os conhecimentos dos outros participantes deste tópico (que são MUITO maiores que os meus) agradeço sua resposta e sua aula prática acerca desta dúvida que também compartilho.
Muito obrigado pela generosidade, mesmo!! Essa resposta elucidou de forma grandiosa as dúvidas que tinha.
Tenho muita vontade de tocar junto com alguns amigos que tocam violão e até não estava claro como fazer. Agora é ouvir e praticar bastantes as músicas que quero tirar e que tenho elas apenas no violão.

Obrigado mais uma vez!
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Mensagem por brucce Seg Dez 15, 2014 9:35 am

^^
Obrigado amigo! Aqui tem muitas pessoas com o conhecimento muito maior que o meu, passei apenas o que faço na prática com o que eu conheço e com prazer!

Apenas resumindo minha resposta, aprenda as escalas e variações, na hora de tocar, deixa o seu coração falar!
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