Montando um Precision bass.
+22
Zé_Silveira
afonsodecampos
Breno_Barnabe
edumoraes
cardozo
Cazeh
henri carvalho
Juninho Sampaio
tcraposo
Edão
fgbass
J.Adalberto
Mauricio Luiz Bertola
Uchoa
Claudio
Coder
subgrave
Andremoura
Thiago Almeida
Cantão
JAZZigo
Paulo Penna
26 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Montando um Precision bass.
Amigos, postei aqui anteriormente a pintura de um Classic Vibe Jazz Bass pintado de surf green : https://www.contrabaixobr.com/t15028-classic-vibe-64?highlight=repintura+duco+classic+vibe , comprado aqui o FCBR.
Tirando a repintura de uma Strato CV, que se tiverem interesse posto aqui tb, como fiquei muito tempo sem mexer resolvi montar um frank, Corpo de Pbass e braço de jazz bass.
O doador temporário foi o CV surf green até eu arrumar outro braço o PJfrank.
Tinha aqui uma badass dourada, knobs dourados uma par de EMG pj da década de 80, e uma pickguard tortoise de Pbass reissue 62.
Juntando tudo, mais um corpo de luthier, tava planejado o PJFrank.
Como já tinha descoberto a RDC guitars pelo Loucos por guitarra, e depois conheci o Adriano pessoalmente num Guitar Show na galeria da Begiatto, resolvi comprar um corpo semi acabado com ele.
Contatos feitos, o que seria meu projeto para suportar o carnaval, foi adiado pelo fato de ele ter viajado......
Depois de ter caibra no dedo de tanto trocar de canal durante o carnaval, fui na sexta feira na RDC e acabei me decidindo por um corpo Pbass de freijó que ele tinha pronto.
As outras opções era marupá e outra madeira que não me lembro o nome, mas o de freijó era muito bonito, de duas peças, muito parecido com o Swamp Ash.
Como o corpo estava 2 milímetros mais espeço que meu pbass, pedi a ele que tirasse um filezinho no corpo, o que ele fez de bom grado.
Fez também um ajuste na rota dos potenciômetros pois estava com rota dos corpos do início da década de 60, e nela não caberia um pot extra, nem a bateria.
Depois cortou o furo do captador J, que foi feito na posição dos JB pós 75, pois no Pbass, ele na posição anterior fica muito perto da pickguard... mas eu já me arrependi e desarrependi umas 3 vezes sobre isso...
Corpo devidamente pesado, menos uns 300 gramas seria muito bom, mas não é nenhuma ancora...
Mocup feito, tudo na medida.... o braço de cara ficou no angulo e na altura certa, CNC é bom....
peguei o caminho da roça.... mais tarde me surgiu a dúvida sobre o raio do arredondamento das quinas do corpo, que mais tarde no google, eu descobri uma planta original da Fender e tava lá, 1/2 polegada.... na segunda volto pela manha na RDC para fazer as bordas e das mais uns tapinhas nos contornos.
Como não consegui esperar, no sábado pela manhã, marquei a posição de montagem do braço, e furei na furadeira de bancada, montei o braço e fiz a medida da furação da ponte e o alinhamento da mesma, furando e instalando na posição. Sem fotos aqui infelizmente pela pressa pra não atrapalhar o almoço do amigo...
Com a tupia, dei um ajuste no contorno do captador J, pois o Adriano não tinha na hora a fresa pra tupia manual, uma vez que minha pressa não permitiu que ele o fizesse no CNC, montei o dito.
Depois do almoço, com a pança cheia de frango ao molho pardo, resolvi montar os captadores.
Descobri que o J não funcionava nem a pau..... resolvi desmontar tudo e conferir pots, solda e etc...
depois de muito pensar, descubro que os dois fios do EMG são na realidade 3 fios pois o branco é um cabinho coaxial..... cacete, a EMG podia ter no site o wiring diagram sem ser dos novo de encaixe....
Montei tudo, fiquei mais de uma hora pra furas os furinhos de prender os captadores (madeirinha dura de furar com os próprios parafusos), liguei o bixo no GK e o som estava lá!!!!
Depois de encher a pança no segundo tempo do frango ao molho pardo, fui conferir todas as regulagens, e tive de regular pouca coisa na altura das cordas, somente subi a A e a G coisa de 0,3 mm, reguleis as oitavas e pronto....
Agora é esperar segunda, desmontar tudo, fazer o contorno com a fresa de 1/2, lixar, dar selante no corpo, e o mais torturante, decidir a cor do corpo....
Tive opiniões para deixa-lo na madeira e só envernizar, ou então fazer um butterscoth... a idéia era pintar de Laca Nitrocelulose de preto.....
Tirando a repintura de uma Strato CV, que se tiverem interesse posto aqui tb, como fiquei muito tempo sem mexer resolvi montar um frank, Corpo de Pbass e braço de jazz bass.
O doador temporário foi o CV surf green até eu arrumar outro braço o PJfrank.
Tinha aqui uma badass dourada, knobs dourados uma par de EMG pj da década de 80, e uma pickguard tortoise de Pbass reissue 62.
Juntando tudo, mais um corpo de luthier, tava planejado o PJFrank.
Como já tinha descoberto a RDC guitars pelo Loucos por guitarra, e depois conheci o Adriano pessoalmente num Guitar Show na galeria da Begiatto, resolvi comprar um corpo semi acabado com ele.
Contatos feitos, o que seria meu projeto para suportar o carnaval, foi adiado pelo fato de ele ter viajado......
Depois de ter caibra no dedo de tanto trocar de canal durante o carnaval, fui na sexta feira na RDC e acabei me decidindo por um corpo Pbass de freijó que ele tinha pronto.
As outras opções era marupá e outra madeira que não me lembro o nome, mas o de freijó era muito bonito, de duas peças, muito parecido com o Swamp Ash.
Como o corpo estava 2 milímetros mais espeço que meu pbass, pedi a ele que tirasse um filezinho no corpo, o que ele fez de bom grado.
Fez também um ajuste na rota dos potenciômetros pois estava com rota dos corpos do início da década de 60, e nela não caberia um pot extra, nem a bateria.
Depois cortou o furo do captador J, que foi feito na posição dos JB pós 75, pois no Pbass, ele na posição anterior fica muito perto da pickguard... mas eu já me arrependi e desarrependi umas 3 vezes sobre isso...
Corpo devidamente pesado, menos uns 300 gramas seria muito bom, mas não é nenhuma ancora...
Mocup feito, tudo na medida.... o braço de cara ficou no angulo e na altura certa, CNC é bom....
peguei o caminho da roça.... mais tarde me surgiu a dúvida sobre o raio do arredondamento das quinas do corpo, que mais tarde no google, eu descobri uma planta original da Fender e tava lá, 1/2 polegada.... na segunda volto pela manha na RDC para fazer as bordas e das mais uns tapinhas nos contornos.
Como não consegui esperar, no sábado pela manhã, marquei a posição de montagem do braço, e furei na furadeira de bancada, montei o braço e fiz a medida da furação da ponte e o alinhamento da mesma, furando e instalando na posição. Sem fotos aqui infelizmente pela pressa pra não atrapalhar o almoço do amigo...
Com a tupia, dei um ajuste no contorno do captador J, pois o Adriano não tinha na hora a fresa pra tupia manual, uma vez que minha pressa não permitiu que ele o fizesse no CNC, montei o dito.
Depois do almoço, com a pança cheia de frango ao molho pardo, resolvi montar os captadores.
Descobri que o J não funcionava nem a pau..... resolvi desmontar tudo e conferir pots, solda e etc...
depois de muito pensar, descubro que os dois fios do EMG são na realidade 3 fios pois o branco é um cabinho coaxial..... cacete, a EMG podia ter no site o wiring diagram sem ser dos novo de encaixe....
Montei tudo, fiquei mais de uma hora pra furas os furinhos de prender os captadores (madeirinha dura de furar com os próprios parafusos), liguei o bixo no GK e o som estava lá!!!!
Depois de encher a pança no segundo tempo do frango ao molho pardo, fui conferir todas as regulagens, e tive de regular pouca coisa na altura das cordas, somente subi a A e a G coisa de 0,3 mm, reguleis as oitavas e pronto....
Agora é esperar segunda, desmontar tudo, fazer o contorno com a fresa de 1/2, lixar, dar selante no corpo, e o mais torturante, decidir a cor do corpo....
Tive opiniões para deixa-lo na madeira e só envernizar, ou então fazer um butterscoth... a idéia era pintar de Laca Nitrocelulose de preto.....
Paulo Penna- Membro
Re: Montando um Precision bass.
E onde já se viu captador ativo com apenas 2 fios?Paulo Penna escreveu:depois de muito pensar, descubro que os dois fios do EMG são na realidade 3 fios pois o branco é um cabinho coaxial..... cacete, a EMG podia ter no site o wiring diagram sem ser dos novo de encaixe....
JAZZigo- FCBR-CT
Lindão o Frank...eu deixaria na cor natural...
Cantão- Moderador
Ta lindo. P bass é demais. Parabéns Paulo.
Thiago Almeida- Membro
Pinta não Paulo, deixa natural com verniz. Vai ficar como o precision do John Deacon!
Andremoura- Membro
Muito linda essa madeira, um crime pintar esse corpo!
subgrave- Membro
subgrave escreveu:Muito linda essa madeira, um crime pintar esse corpo!
(2)
Coder- Membro
Coder escreveu:subgrave escreveu:Muito linda essa madeira, um crime pintar esse corpo!
(2)
(3)
Se pintar esse corpo vai tomar um suspensão no Fórum
Claudio- Membro
^Pensei a mesma coisa , rsrsrs...um pecado pintar essa madeira...coisa linda véio.
Cantão- Moderador
Um sunburst mostrando os veios da madeira ficaria legal no caso de realmente querer pintar.
Thiago Almeida- Membro
Estou neste dilema..... já tenho um Pbass sumburst..... será ou natural ou preto....
um pouco do isopropílico pra mostrar a cor aproximada da madeira com verniz.
Paulo Penna- Membro
Nessas opções natural ficaria mais legal.
Thiago Almeida- Membro
O preto destacaria mais o hardware dourado...tenho que adimitir...mas seria um sacrilégio esconder essa madeira...continuo achando que natural vai ficar show.
Cantão- Moderador
[quote="ClaudioBass"]
(3)
Se pintar esse corpo vai tomar um suspensão no Fórum [/quote
(4)
Coder escreveu:subgrave escreveu:Muito linda essa madeira, um crime pintar esse corpo!
(2)
(3)
Se pintar esse corpo vai tomar um suspensão no Fórum [/quote
(4)
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Eu copiaria o baixo do John Deacon:
fgbass- Membro
^É lindo todo pretão assim, mas acontece que a madeira do seu baixo é bonita pacas . Eu estou com um Mogno bem feinho de corpo no baixo que estou terminando , no meu caso não tenho para onde correr ... rs !
Resumindo , é legal quando se acha uma madeira bonita deixá-la a mostra ( minha opinião ) .
Resumindo , é legal quando se acha uma madeira bonita deixá-la a mostra ( minha opinião ) .
Preto translúcido também fica bonito.
Edão- Membro
Entrei pra dizer que se pintar não serei mais seu amigo e não dividirei o Mirabel na hora da merenda no recreio.
NÃO PINTA ISSO PELAMOR
¬¬
NÃO PINTA ISSO PELAMOR
¬¬
tcraposo- Membro
Edão tem razao ou até um Burnt Apple transparente
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Calma moçada.... vamos decidir a cor em breve....
Tai o Adriano preparando para cortar uma telecaster com F de enfeite, feita por encomenda.
terminando de cortar... cnc é uma ferramenta muito bacana.
Fui lá pra acertar o contorno.... conferido o raio de 1/2 polegada com o gabarito feito por mim, no cartão de outro Luthier.....
Tai o Adriano preparando para cortar uma telecaster com F de enfeite, feita por encomenda.
terminando de cortar... cnc é uma ferramenta muito bacana.
Fui lá pra acertar o contorno.... conferido o raio de 1/2 polegada com o gabarito feito por mim, no cartão de outro Luthier.....
Paulo Penna- Membro
esta madeira é linda
henri carvalho- Membro
Realmente que madeira bonita!
Já pensou em um Cherry Burst?
Já pensou em um Cherry Burst?
Cazeh- Membro
Nuoosssa, aí sim.
Cherry Burst, vai fundo.
Cherry Burst, vai fundo.
tcraposo- Membro
^ Esse aí eu já não gostei....
Eu gostei mais do Cherry Burst também mas como o Paulo citou preto eu achei válido...Paulo Penna escreveu:Estou neste dilema..... já tenho um Pbass sumburst..... será ou natural ou preto....
Cazeh- Membro
Madeira natural, talvez com um verniz mais escuro.
Maravilha de trabalho!
Maravilha de trabalho!
cardozo- Membro
Esse cherry burst com escudo branco perolado fica chic hein...
edumoraes- Membro
Nossa,esse preto e vermelho que o Cazeh postou é muito show!
Breno_Barnabe- Membro
Realmente com perolado ia ficar show...edumoraes escreveu:Esse cherry burst com escudo branco perolado fica chic hein...
Cazeh- Membro
Eu fiz algo parecido em um antigo baixo ( isso foi feito em 2005 )... Veja se pode dar um help aí .
Belo baixo! com as ferragens douradas esse acabamento ficaria muito bom tb!
Andremoura- Membro
Moçada, eu quero um visual vintage, por isso as opções são restritas...
O natural fica com aparência década de 70, o preto década de 70 e 60....
O natural fica com aparência década de 70, o preto década de 70 e 60....
Paulo Penna- Membro
Uchoa que coisa linda!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Muito bonito mesmo...Juninho Sampaio escreveu:Uchoa que coisa linda!
Paulo Penna- Membro
Lindo baixo Uchoa, ainda tens ele? É o do avatar?
afonsodecampos- Membro
Ta muito bonito mesmo.
Thiago Almeida- Membro
Essa madeira é linda. Eu mandaria um verniz acetinado nela.
Zé_Silveira- Membro
Show de bola o bass,deixa natural a madeira ta muito linda...
heverton souza- Membro
afonsodecampos esse baixo já foi embora faz tempos ...
Não é do avatar , mas valeu o elogio pessoal .
Esse baixo era Ash com o acabamento com as bordas com topcolor da sayerlack cor mogno que deu esse tom aí .
Antigamente a Sayerlack fazia um monte de cores que dava até para misturar uma na outra , pararam pela a falta de interesse nas marcenarias , luthieria é algo muito pequeno para eles manterem no ar as cores .
Aí a solução é pegar as impostadas mesmo , fazer o quê ?
Antigamente tinha até um tingidor da Sparlack que era ipê que ficava super escuro , dava um um burst bem legal , sumiram com ele também , agora só na cor Imbuia ...
Esse Bass aí em questão para o meu gosto de ver essa madeira bonita , seria ao natural mesmo se quer manter algo mais clássico .
Só não falo para fazer em Nitro que é um desespero o processo do mesmo , mas se tiver com paciência de ficar meses para fazer em nitro ...
Não é do avatar , mas valeu o elogio pessoal .
Esse baixo era Ash com o acabamento com as bordas com topcolor da sayerlack cor mogno que deu esse tom aí .
Antigamente a Sayerlack fazia um monte de cores que dava até para misturar uma na outra , pararam pela a falta de interesse nas marcenarias , luthieria é algo muito pequeno para eles manterem no ar as cores .
Aí a solução é pegar as impostadas mesmo , fazer o quê ?
Antigamente tinha até um tingidor da Sparlack que era ipê que ficava super escuro , dava um um burst bem legal , sumiram com ele também , agora só na cor Imbuia ...
Esse Bass aí em questão para o meu gosto de ver essa madeira bonita , seria ao natural mesmo se quer manter algo mais clássico .
Só não falo para fazer em Nitro que é um desespero o processo do mesmo , mas se tiver com paciência de ficar meses para fazer em nitro ...
Moçada, retomando o post.... apesar de pedidos, ameaçar, e até do palpite do meu Pai, que queria que eu deixasse o bicho natural pela beleza da madeira do corpo, o que vale é o gosto, então:
Pintei de preto laca nitrocelulose Dupont, só que como os poros são muito abertos, ficou muito marcado, o que me obrigou a lixar até o preto quase sumir a então aplicar uma camada de fundo universal.
Fundo aplicado, lixei novamente até deixar o fundo fininho, tampando somente os veios, quase ficou tudo preto novamente.
Pintei de preto laca nitrocelulose Dupont, só que como os poros são muito abertos, ficou muito marcado, o que me obrigou a lixar até o preto quase sumir a então aplicar uma camada de fundo universal.
Fundo aplicado, lixei novamente até deixar o fundo fininho, tampando somente os veios, quase ficou tudo preto novamente.
Paulo Penna- Membro
Apliquei mais uma camada de nitro, super fina, e depois uma camada da base Dupont nitro sem corante, que faz um verniz f*** de nitro.
Apliquei o decal F pois eu gosto dele, mas antes que alguém brigue, não vendo nem troco o baixo, e deixei o MIC atrás, com serial e tudo mais do Classic Vibe.
Lixa 1500 muito de leve, polimento não muito apurado pois a tinta esta seca para lixar, mas só vou deixar ela ninja daqui a um mês...
De todo modo, ficou muito bom, sonzão dos EMG, baixo leve, quase sem dead spot, nada de neck dive, Franck Jazz/Precision, fara sua estreia numa Gig lá pros idos de setembro no interior de SP.
Apliquei o decal F pois eu gosto dele, mas antes que alguém brigue, não vendo nem troco o baixo, e deixei o MIC atrás, com serial e tudo mais do Classic Vibe.
Lixa 1500 muito de leve, polimento não muito apurado pois a tinta esta seca para lixar, mas só vou deixar ela ninja daqui a um mês...
De todo modo, ficou muito bom, sonzão dos EMG, baixo leve, quase sem dead spot, nada de neck dive, Franck Jazz/Precision, fara sua estreia numa Gig lá pros idos de setembro no interior de SP.
Paulo Penna- Membro
Putz, eu estava curtindo ele natural, mas ficou lindo demais assim!!!
Parabéns, belíssimo instrumento
Parabéns, belíssimo instrumento
Andremoura- Membro
Claro que não ficou ruim....
Mas.....
Mas.....
Não consigo observar bem na foto, as tarraxas também são douradas?
Fabio Motta- Membro
O resultado ficou lindo. (Natural teria sido ótimo também, claro!)
Meus parabéns.
Meus parabéns.
Samu- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2