Entendendo o Brasil - Semáforos
+15
Paulo Penna
Sonikado
Juninho Sampaio
Andrè Tadeu
Zubrycky
Breno_Barnabe
brucce
edumoraes
Ricardo
Rico
Mauricio Luiz Bertola
bodhan
Vicente Ganem
Claudio
allexcosta
19 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Entendendo o Brasil - Semáforos
Eternas tentativas de entender esse país. Engenheiros, urbanistas e arquitetos poderiam ajudar...
Por que não são inteligentes? É tão caro e difícil assim?
Por que não se pode fazer conversão à direita no sinal vermelho, como dita a lógica?
Por que é impossível ver os semáforos quando você para na linha correta da faixa?
Esse tipo de coisa normal é muito difícil de ser feita? Muito caro?
Por que não são inteligentes? É tão caro e difícil assim?
Por que não se pode fazer conversão à direita no sinal vermelho, como dita a lógica?
Por que é impossível ver os semáforos quando você para na linha correta da faixa?
Esse tipo de coisa normal é muito difícil de ser feita? Muito caro?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
^ Esses problemas eu não consegui identificar aqui no Rio, pelo menos a sinalização aqui é algo bem feito. Em outras cidades nunca reparei esses detalhes, até porque eu não dirijo!
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Pode ter aver com a corrupção em licitacoes,,e falta de interesse em urbanização, agora se houver algum movimento da população e mídia reivindicando essa melhora,isso pode ocorrer(vide o caso das ciclovias)
Vicente Ganem- Membro
- Mensagens : 209
Localização : lauro muller,SC
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
ClaudioBass escreveu:^ Esses problemas eu não consegui identificar aqui no Rio
No Rio os semáforos variam seus tempos conforme o fluxo de tráfego?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
... creio que em SP tem alguns semáforos inteligentes.
bodhan- Membro
- Mensagens : 1991
Localização : sp-sp
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
allexcosta escreveu:ClaudioBass escreveu:^ Esses problemas eu não consegui identificar aqui no Rio
No Rio os semáforos variam seus tempos conforme o fluxo de tráfego?
Nas grandes vías sim (que são minoria), e são controlados por uma central altamente organizada da prefeitura.
Porém, na maior parte das vías secundárias, não.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
allexcosta escreveu:ClaudioBass escreveu:^ Esses problemas eu não consegui identificar aqui no Rio
No Rio os semáforos variam seus tempos conforme o fluxo de tráfego?
Nas vias principais sim. É que o centro de controle chama de "Onda Verde". Av. Presidente Vargas, Suburbana, Rio Branco, Beira-Mar, Av. Das Américas, e várias outras são controladas dessa forma!
Semáforo é como chamam em São Paulo, aqui no Rio é Sinal mesmo!
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
ClaudioBass escreveu:
Semáforo é como chamam em São Paulo, aqui no Rio é Sinal mesmo!
Na verdade, acho que em SP é farol...
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Aqui é sinaleiro.
Ricardo- Membro
- Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
ClaudioBass escreveu:Semáforo é como chamam em São Paulo, aqui no Rio é Sinal mesmo!
Em SP é farol, semáforo é o nome correto do aparato.
Semáforo inteligente não é o mesmo que onda verde. Onda verde é uma sincronização que faz com que o carro que pega um verde e se mantém na velocidade média da pista pegará vários verdes.
Semáforos inteligentes calculam tempo de verde e vermelho em função do fluxo de veículo das vias que os cruzam e alguns abrem ao detectar um farol de carro se aproximando.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Piadinha infame:
Sinal verde é pra seguir, vermelho pra parar e o amarelo é pra você acelerar pra carvalho!!!!
Sinal verde é pra seguir, vermelho pra parar e o amarelo é pra você acelerar pra carvalho!!!!
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Aqui na província de Campinas, os semáforos devem ser programados pra onda vermelha, pois basta abrir o semáforo que você está para o próximo já ir fechando, então você fica, anda - para - anda - para. Os mecânicos da cidade agradecem pois o número de carros com problemas de freio e embreagem devem ser bem maiores.
edumoraes- Membro
- Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
allexcosta escreveu:ClaudioBass escreveu:Semáforo é como chamam em São Paulo, aqui no Rio é Sinal mesmo!
Em SP é farol, semáforo é o nome correto do aparato.
Semáforo inteligente não é o mesmo que onda verde. Onda verde é uma sincronização que faz com que o carro que pega um verde e se mantém na velocidade média da pista pegará vários verdes.
Semáforos inteligentes calculam tempo de verde e vermelho em função do fluxo de veículo das vias que os cruzam e alguns abrem ao detectar um farol de carro se aproximando.
Todo paulista que conheço, chama sinal de trânsito de Semáforo. Mas derepente são só os que eu conheço mesmo!
Você conhece a central de controle de tráfego urbano aqui do Rio?
O locais onde têm o onda verde, como é o caso da Avenida das Américas, na Barra, variam o tempo de sincronismo de acordo com o fluxo de veículos.
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Farol ou semáforo pra nós paulistas, dá na mesma.
Senti esses mesmos problemas quando voltei dos EUA. Muitos poucos farois/semáforos ficam na rua oposta de onde você está, permitindo ver o mesmo. Muitas vezes temos que ficar se contorcendo dentro do carro pra saber se abriu.
Farol inteligente para o fluxo? Em SP é ao contrario, eles mais param o fluxo do que ajudam.
Aqui em SP só se passa com farol aberto, se estiver amarelo é capaz de tomar multa.
Senti esses mesmos problemas quando voltei dos EUA. Muitos poucos farois/semáforos ficam na rua oposta de onde você está, permitindo ver o mesmo. Muitas vezes temos que ficar se contorcendo dentro do carro pra saber se abriu.
Farol inteligente para o fluxo? Em SP é ao contrario, eles mais param o fluxo do que ajudam.
Aqui em SP só se passa com farol aberto, se estiver amarelo é capaz de tomar multa.
brucce- Síndico
- Mensagens : 3152
Localização : Santo André
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Aqui em SP, e acho que no resto do Brasil também, não interessa a ninguém que os faróis, sinais, semáforos, sinaleiras, ou qualquer outro nome, funcione direito.
Eu não sei porque.
Mas se tem uma coisa que funciona bem aqui, é o radar.
Um dia eu estava dirigindo pelas ruas da Lapa, sabado, umas 20h da Noite uma chuva lascada. De repente a energia elétrica caiu e a rua toda ficou escura, semáforos pararam de funcionar, postes, estabelecimentos comerciais, tudo... mas mais adiante, uma daquelas lombadas eletrônicas ainda piscava... quando passei, não é que funcionava ainda?? Tem no-break na lombada eletrônica, mas não num semáforo bem perigoso bem próximo dali que já vi muitos acidentes!
Queria que as ruas, os semáforos, o sistema de saúde.. que tudo isso funcionasse com a mesma eficácia dos radares.
Eu não sei porque.
Mas se tem uma coisa que funciona bem aqui, é o radar.
Um dia eu estava dirigindo pelas ruas da Lapa, sabado, umas 20h da Noite uma chuva lascada. De repente a energia elétrica caiu e a rua toda ficou escura, semáforos pararam de funcionar, postes, estabelecimentos comerciais, tudo... mas mais adiante, uma daquelas lombadas eletrônicas ainda piscava... quando passei, não é que funcionava ainda?? Tem no-break na lombada eletrônica, mas não num semáforo bem perigoso bem próximo dali que já vi muitos acidentes!
Queria que as ruas, os semáforos, o sistema de saúde.. que tudo isso funcionasse com a mesma eficácia dos radares.
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5361
Localização : São Paulo
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Como todos os demais sistemas existentes em terras tupiniquins, os referidos são feitos sem planejamento e/ou quando planejados, esbarram na verba disponível.
De fato, engenheiros de tráfego sabem que existe equipamento com timer, sistemas de operação remota, rede apropriada para fios submersos, cálculos de demanda variável em função do horário e etc.
Ocorre que não é interessante ao "Estado Brasileiro" solucionar o problema. Aos nossos políticos o que importa é o dinheiro, já no caso da população o interesse de fato é novela, futebol e cerveja.
Essa discussão poderia abranger diversos setores de interesse público e chegaríamos sempre no mesmo denominador comum.
Engenheiros, Urbanistas e Arquitetos em geral tem voz ativa na iniciativa privada, onde quem investe dinheiro zela pelo mesmo. Resta aos colegas das Companhias de Engenharia e Tráfego apenas projetar onde é possível fazer mais vítimas de radares eletrônicos... estes sim, funcionam bem!
De fato, engenheiros de tráfego sabem que existe equipamento com timer, sistemas de operação remota, rede apropriada para fios submersos, cálculos de demanda variável em função do horário e etc.
Ocorre que não é interessante ao "Estado Brasileiro" solucionar o problema. Aos nossos políticos o que importa é o dinheiro, já no caso da população o interesse de fato é novela, futebol e cerveja.
Essa discussão poderia abranger diversos setores de interesse público e chegaríamos sempre no mesmo denominador comum.
Engenheiros, Urbanistas e Arquitetos em geral tem voz ativa na iniciativa privada, onde quem investe dinheiro zela pelo mesmo. Resta aos colegas das Companhias de Engenharia e Tráfego apenas projetar onde é possível fazer mais vítimas de radares eletrônicos... estes sim, funcionam bem!
Convidado- Convidado
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
(Irônico) Eu me pergunto porque aqui em São Paulo os semáforos costumam deixar de funcionar com qualquer chuvinha... Provavelmente isso acontece porque não é empregada neles a mesma tecnologia usada nos radares....
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
ClaudioBass escreveu:Todo paulista que conheço, chama sinal de trânsito de Semáforo.
Todos os que eu conheço falam farol. Já morei em SP e a população média sempre fala farol. Semáforo é o pessoal mais instruído ou que gosta de falar certo, mas não é a média. Pelo menos essa é minha experiência.
ClaudioBass escreveu:Você conhece a central de controle de tráfego urbano aqui do Rio?
O locais onde têm o onda verde, como é o caso da Avenida das Américas, na Barra, variam o tempo de sincronismo de acordo com o fluxo de veículos.
Não, não conheço...
Talvez seja o único lugar do Brasil onde isso funciona. Mas se é algo que precisa de uns 20 nego com salário alto pago pelo povo e estabilidade no emprego, não é disso que estou falando.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
^ Tanto na Avenida das Américas quanto na Presidente Vargas, as pistas possuem sensores que medem a intensidade do fluxo, e combinam essas informações com dados coletados dos radares. Dessa forma o controle dá-se de forma automática. É claro que existem profissionais de plantão que estão sempre monitorando o sistema para eventuais "quedas" e colapsos, mas não são 20 negos com salários altos não.
Eu fiz um trabalho de Geoprocessamento com pessoal do Centro de Controle de Tráfego aqui do Rio, na época eu não fazia idéia de que a coisa estava tão avançada assim.
Eu fiz um trabalho de Geoprocessamento com pessoal do Centro de Controle de Tráfego aqui do Rio, na época eu não fazia idéia de que a coisa estava tão avançada assim.
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Em SP/Capital os radares e lombadas são concessões; ou seja quem administra, opera e mantém é a iniciativa privada.
A prefeitura arrecada e repassa ao concessionário um percentual (previsto na concessão).
Isso quer dizer que estes aparatos detem a melhor tecnologia possível, pois o concessionário quer faturar. Poderá ocorrer um tornado e as “maquinas de multar” vão operar de boa.
Outro aspecto deletério é o fato das velocidades máximas, proibições de acessos e outros “eventos” atentarem ao bom senso.....as velocidades variam em uma mesma avenida sem aviso visível, as placas proibindo retorno/acesso são posicionadas ápos o dito cujo.... há toda uma estrutura, uma engenharia visando arrecadar, arrecadar, arrecadar..
Enquanto isso o prefeito faz ciclovias que ligam nada a lugar algum.....e em vias que já tinham trafego intenso e agora estão mais estranguladas ainda....
Claro que é necessário organizar e disciplinar o transito da cidade , ninguem discute isso, mas ser proprietário de automóvel em SP/Capital é , aos olhos estrábicos da administração petista , um “insulto social” algo típico dos “exploradores burgeses” e portanto um “ mal a ser combatido” e, aparentemente, uma fonte inesgotável de recursos financeiros....
E pensar que há tanta coisa séria que passou muito da hora de ser feita...
A prefeitura arrecada e repassa ao concessionário um percentual (previsto na concessão).
Isso quer dizer que estes aparatos detem a melhor tecnologia possível, pois o concessionário quer faturar. Poderá ocorrer um tornado e as “maquinas de multar” vão operar de boa.
Outro aspecto deletério é o fato das velocidades máximas, proibições de acessos e outros “eventos” atentarem ao bom senso.....as velocidades variam em uma mesma avenida sem aviso visível, as placas proibindo retorno/acesso são posicionadas ápos o dito cujo.... há toda uma estrutura, uma engenharia visando arrecadar, arrecadar, arrecadar..
Enquanto isso o prefeito faz ciclovias que ligam nada a lugar algum.....e em vias que já tinham trafego intenso e agora estão mais estranguladas ainda....
Claro que é necessário organizar e disciplinar o transito da cidade , ninguem discute isso, mas ser proprietário de automóvel em SP/Capital é , aos olhos estrábicos da administração petista , um “insulto social” algo típico dos “exploradores burgeses” e portanto um “ mal a ser combatido” e, aparentemente, uma fonte inesgotável de recursos financeiros....
E pensar que há tanta coisa séria que passou muito da hora de ser feita...
Andrè Tadeu- Membro
- Mensagens : 35
Localização : Lost in Space
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Estive em PE e os semáforos tem umas setas que tive que prestar a atenção pra entender! Mas achei bacana
Juninho Sampaio- FCBR-CT
- Mensagens : 12183
Localização : Salvador-Ba
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Andrè Tadeu escreveu:Outro aspecto deletério é o fato das velocidades máximas, proibições de acessos e outros “eventos” atentarem ao bom senso.....as velocidades variam em uma mesma avenida sem aviso visível, as placas proibindo retorno/acesso são posicionadas ápos o dito cujo.... há toda uma estrutura, uma engenharia visando arrecadar, arrecadar, arrecadar..
Enquanto isso o prefeito faz ciclovias que ligam nada a lugar algum.....e em vias que já tinham trafego intenso e agora estão mais estranguladas ainda....
Claro que é necessário organizar e disciplinar o transito da cidade , ninguem discute isso, mas ser proprietário de automóvel em SP/Capital é , aos olhos estrábicos da administração petista , um “insulto social” algo típico dos “exploradores burgeses” e portanto um “ mal a ser combatido” e, aparentemente, uma fonte inesgotável de recursos financeiros....
E pensar que há tanta coisa séria que passou muito da hora de ser feita...
Perfeito. É bem por aí.
Parece que é um crime ter carro.
E antes dessas ciclovias sem critério (sou favorável a ciclovias, mas desde que feitas com estudo e não a torto e a direito), vieram os corredores de ônibus construídos da mesma maneira, apenas pintando faixas sem critério algum. Até em avenidas que passavam menos de 10 ônibus por hora, fizeram faixas exclusivas. Chegaram a fazer faixa exclusivas de ônibus em ruas com menos de 200m de extensão! Resultado: o transito piorou drasticamente, chegando a níveis nunca antes vistos. E mais precisamente ontem, li essa notícia: https://br.noticias.yahoo.com/%C3%B4nibus-rodam-antes-das-faixas-exclusivas-sp-112900805.html.
Ou seja, todo aquele discurso de que a velocidade média dos ônibus iria melhorar, não se concretizou.
Eu até ano passado havia levado 2 multas em 10 anos de habilitação. Esse ano já estou quase estourando as cotas de pontos. Numa delas, por furar o farol (ou semáforo, como queiram) vermelho as 3h da manhã, muito próximo da esquina onde fui assaltado. Radar pegou. Tentei recorrer alegando a falta de segurança da região inclusive enviando cópia do meu BO, mas não adiantou. Outras duas recentes foram de corredores de ônibus. Preciso fazer uma conversão numa rua a direita, então eu preciso obrigatoriamente entrar na faixa do ônibus (meu carro não tem dispositivo pra pular as faixas), mas não existe uma específica em metros regulamentação pra isso. Os radares são colocados estrategicamente a poucos metros da ruas de maior movimento. Só que se você deixa pra converter pra faixa de ônibus depois do radar, dificilmente vai conseguir, pois 345 motoboys estarão passando ao seu lado no corredor de motos.
Conceitualmente, não sou contra ciclovias, corredores de ônibus e radares. O que me deixa puto é a maneira como eles são feitos.
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5361
Localização : São Paulo
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
^
Duas considerações sobre o que disse o Breno...
Corredores são vergonhosos, típica gambiarra. Solução adequada seria BRT (Bus Rapid Transit), o que demandaria estudos de alternativas de traçado, licenciamento e um volume maior de dinheiro investido. Em contrapartida, funcionam de maneira independente, em vias próprias com paradas e etc.
Ciclovias em uma cidade caótica e como em São Paulo é o mesmo que um garfo para tomar sopa. Uma demanda inexistente e um público alvo/fim utópico.
Resumindo
Duas considerações sobre o que disse o Breno...
Corredores são vergonhosos, típica gambiarra. Solução adequada seria BRT (Bus Rapid Transit), o que demandaria estudos de alternativas de traçado, licenciamento e um volume maior de dinheiro investido. Em contrapartida, funcionam de maneira independente, em vias próprias com paradas e etc.
Ciclovias em uma cidade caótica e como em São Paulo é o mesmo que um garfo para tomar sopa. Uma demanda inexistente e um público alvo/fim utópico.
Resumindo
Breno_Barnabe escreveu: O que me deixa puto é a maneira como eles são feitos.
Convidado- Convidado
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Eu acho que a partir do momento que houveram ciclovias, as pessoas vão se encorajar a usarem. Mas não pode simplesmente sair pintando sem critério. Tem que ter um estudo, de impacto no transito, de segurança pro ciclista, pedestre e motorista.
Eu as vezes no final de semana uso uma ciclovia aqui perto de casa, que acho muito boa (Av Eliseu de Almeida). Mas já vi outras que não teria coragem de andar nem a pau. Coladas nos carros, esburacadas, etc.
Eu as vezes no final de semana uso uma ciclovia aqui perto de casa, que acho muito boa (Av Eliseu de Almeida). Mas já vi outras que não teria coragem de andar nem a pau. Coladas nos carros, esburacadas, etc.
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5361
Localização : São Paulo
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
A implementação dos tróleibus no grande ABC acho que foi a única iniciativa de linhas exclusivas que -de alguma forma- deu certo.
E olha que ela dá problema toda hora. Mas atravessar as várias cidades é razoavelmente rápido.
E olha que ela dá problema toda hora. Mas atravessar as várias cidades é razoavelmente rápido.
Sonikado- Membro
- Mensagens : 1356
Localização : Estado de SP
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Sonikado, tem outros projetos que foram bem sucedidos também.
Mas um bom referencial brasileiro de mobilidade urbana é Curitiba-PR, São Paulo está longe disso.
Mas um bom referencial brasileiro de mobilidade urbana é Curitiba-PR, São Paulo está longe disso.
Convidado- Convidado
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Henri-Q escreveu:Mas um bom referencial brasileiro de mobilidade urbana é Curitiba-PR
Isso é lenda.
O bom de Curitiba é que horários, na maior parte, são cumpridos. Mas o sistema só se destaca mesmo se ponto A e B ficam próximos de linhas principais com canaletas ou de linhas Ligeirinho.
Se você depender de integração entre linhas interbairros e alimentadores, uma viagem de 6km pode durar mais de uma hora. Fim de semana então, deita no banco do terminal e tira uma soneca.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
^^
Uso ônibus só quando vou para o centro, porquê o valor dos estacionamentos é exorbitante.
Embarcar e desembarcar nas famosas estações tubo é treino de MMA.
Uso ônibus só quando vou para o centro, porquê o valor dos estacionamentos é exorbitante.
Embarcar e desembarcar nas famosas estações tubo é treino de MMA.
Ricardo- Membro
- Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Em BH, depois de instalarem milhões de radares de avanço de Sinal, reprogramaram o amarelo pra uns 3 segundos. Amarelo? Sobe no pedal de freio pois se passar, ferro!
Paulo Penna- Membro
- Mensagens : 3994
Localização : BH
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
ClaudioBass escreveu:^ Tanto na Avenida das Américas quanto na Presidente Vargas, as pistas possuem sensores que medem a intensidade do fluxo, e combinam essas informações com dados coletados dos radares. Dessa forma o controle dá-se de forma automática. É claro que existem profissionais de plantão que estão sempre monitorando o sistema para eventuais "quedas" e colapsos, mas não são 20 negos com salários altos não.
Eu fiz um trabalho de Geoprocessamento com pessoal do Centro de Controle de Tráfego aqui do Rio, na época eu não fazia idéia de que a coisa estava tão avançada assim.
Ao dirigir nesse avenidas, eu já tinha notado isso.
Mas em outra vias, na hora do rush a prefeitura sempre coloca controladores de trânsito da CET-Rio com uniforme verde. Eles vão liberando os cruzamentos de acordo com o fluxo, independente do que o sinal marca.
Kobeh- Membro
- Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Paulo Penna escreveu:Em BH
BH chega a ser absurdo. Numa sexta-feira você fica 3 horas na Cristiano Machado pra chegar em qualquer lugar. Fora no centro que você vê o lugar onde quer ir mas não consegue chegar porque é um labirinto sem tamanho e todas as ruas são mão-única.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Kobeh escreveu:ClaudioBass escreveu:^ Tanto na Avenida das Américas quanto na Presidente Vargas, as pistas possuem sensores que medem a intensidade do fluxo, e combinam essas informações com dados coletados dos radares. Dessa forma o controle dá-se de forma automática. É claro que existem profissionais de plantão que estão sempre monitorando o sistema para eventuais "quedas" e colapsos, mas não são 20 negos com salários altos não.
Eu fiz um trabalho de Geoprocessamento com pessoal do Centro de Controle de Tráfego aqui do Rio, na época eu não fazia idéia de que a coisa estava tão avançada assim.
Ao dirigir nesse avenidas, eu já tinha notado isso.
Mas em outra vias, na hora do rush a prefeitura sempre coloca controladores de trânsito da CET-Rio com uniforme verde. Eles vão liberando os cruzamentos de acordo com o fluxo, independente do que o sinal marca.
Mas o grande problema do trânsito do Rio são os controladores da CET-Rio.... quando essa gente resolve aparecer nas ruas, o que já estava ruim fica muito pior. Pode reparar que quando acorrem aqueles mega-engarrafamentos na cidade, tem sempre agentes da CET-Rio envolvidos.
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
ClaudioBass escreveu:Kobeh escreveu:ClaudioBass escreveu:^ Tanto na Avenida das Américas quanto na Presidente Vargas, as pistas possuem sensores que medem a intensidade do fluxo, e combinam essas informações com dados coletados dos radares. Dessa forma o controle dá-se de forma automática. É claro que existem profissionais de plantão que estão sempre monitorando o sistema para eventuais "quedas" e colapsos, mas não são 20 negos com salários altos não.
Eu fiz um trabalho de Geoprocessamento com pessoal do Centro de Controle de Tráfego aqui do Rio, na época eu não fazia idéia de que a coisa estava tão avançada assim.
Ao dirigir nesse avenidas, eu já tinha notado isso.
Mas em outra vias, na hora do rush a prefeitura sempre coloca controladores de trânsito da CET-Rio com uniforme verde. Eles vão liberando os cruzamentos de acordo com o fluxo, independente do que o sinal marca.
Mas o grande problema do trânsito do Rio são os controladores da CET-Rio.... quando essa gente resolve aparecer nas ruas, o que já estava ruim fica muito pior. Pode reparar que quando acorrem aqueles mega-engarrafamentos na cidade, tem sempre agentes da CET-Rio envolvidos.
Eles estão envolvidos por causa dos engarrafamentos ou os engarrafamentos acontecem por causa do envolvimento deles? rs
Mas tb acho que em muitos casos eles só confundem o trânsito por serem mal preparados pela CET Rio.
Pra não falar q eles só atrapalham, já vi mais de uma vez eles liberando o trafego em um sinal que existe apenas para a travessia de pedestres que tem em Benfica.
Kobeh- Membro
- Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Alex, não sei se vc conhece bem Fortaleza, mas aqui há semáforos em via expressa, em rotatória e embaixo de viadutos... não sei onde estes engenheiros se formaram...
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
fheliojr escreveu:Alex, não sei se vc conhece bem Fortaleza, mas aqui há semáforos em via expressa, em rotatória e embaixo de viadutos... não sei onde estes engenheiros se formaram...
Conheço só passando. Um absurdo, não é?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
^ não é a toa q o trânsito local está caótico.
recentemente, construíram um "binário" em uma das principais avenidas daqui (a Santos Dumont, que é um corredor comercial). O tráfego nela melhorou, mas "afogou" outros trechos da cidade.
cada presepada q aprontam...
recentemente, construíram um "binário" em uma das principais avenidas daqui (a Santos Dumont, que é um corredor comercial). O tráfego nela melhorou, mas "afogou" outros trechos da cidade.
cada presepada q aprontam...
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
^ Belém não é muito diferente, binários e semáforos são as únicas alternativas que vemos como tentativa de melhorar o caos do trânsito, ocasionado pelo aumento acelerado da frota.
Antes em algumas avenidas a "onda verde" era eficaz mas com o passar do tempo muitas transversais ganharam semáforo e cálculos para nova sincronização foram ignorados, já nem existe mais nenhuma avenida dotada daquela plaquinha verde.
Hoje o trânsito de Belém anda exclusivamente por quarteirão, independente de dia ou hora, é um absurdo mas é a realidade. Em alguns pontos da cidade onde os quarteirões são nanicos, o caos é garantido, em horários de pico então... Chega a ponto de passar três, quatro carros por vez em cada abertura de sinal. Vocês conseguem imaginar como ficam estes cruzamentos né?
Agente de trânsito aqui é conhecido como multador, vive escondido atrás de árvores e postes com a esperança de pegar algum afortunado trancando cruzamento, o que é muito fácil de acontecer.
É a engenharia da multa a serviço da engrenagem do Estado.
Antes em algumas avenidas a "onda verde" era eficaz mas com o passar do tempo muitas transversais ganharam semáforo e cálculos para nova sincronização foram ignorados, já nem existe mais nenhuma avenida dotada daquela plaquinha verde.
Hoje o trânsito de Belém anda exclusivamente por quarteirão, independente de dia ou hora, é um absurdo mas é a realidade. Em alguns pontos da cidade onde os quarteirões são nanicos, o caos é garantido, em horários de pico então... Chega a ponto de passar três, quatro carros por vez em cada abertura de sinal. Vocês conseguem imaginar como ficam estes cruzamentos né?
Agente de trânsito aqui é conhecido como multador, vive escondido atrás de árvores e postes com a esperança de pegar algum afortunado trancando cruzamento, o que é muito fácil de acontecer.
É a engenharia da multa a serviço da engrenagem do Estado.
afonsodecampos- Membro
- Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará
Re: Entendendo o Brasil - Semáforos
Aqui em Natal, os semáforos são cuidadosamente programados para que você pare em cada um deles...
CaQuinhO- Membro
- Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN
Tópicos semelhantes
» Entendendo o Brasil - Feriados
» Entendendo o Brasil - Caminhões com letreiro invertido
» Além do Cidadão Kane - Entendendo o Brasil
» Entendendo o Brasil - Falsificação ou segunda linha?
» Entendendo o Brasil - Valor para troca
» Entendendo o Brasil - Caminhões com letreiro invertido
» Além do Cidadão Kane - Entendendo o Brasil
» Entendendo o Brasil - Falsificação ou segunda linha?
» Entendendo o Brasil - Valor para troca
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos