Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entendendo o Brasil - Feriados

+9
Guilé
EvandroRitual
bodhan
Craftsman
Cayo Castro
Mauricio Luiz Bertola
Marcondes_
tcraposo
allexcosta
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Entendendo o Brasil - Feriados Empty Entendendo o Brasil - Feriados

Mensagem por allexcosta Sex Jun 05, 2015 9:50 am

Minhas eternas tentativas de entender este país... Vocês que entendem bem de história e outras ciências humanas poderiam ajudar.

Por que tanto feriado? E por que não colocá-los todos na Segunda, para que não se perca dois dias da semana quando cai numa Quinta?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo o Brasil - Feriados Empty Re: Entendendo o Brasil - Feriados

Mensagem por tcraposo Sex Jun 05, 2015 10:35 am

O povo adora esses feriados...
Mal sabem (ou entendem) que, quanto mais feriado, menos a empresa fatura e quanto menos a empresa fatura menor é a capacidade da mesma em pagar os trabalhadores que são o próprio povo.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagem por Marcondes_ Sex Jun 05, 2015 11:22 am

"O estado é laico, mas não é laicista"..

É pois é.. no caso do Corpus Christi allexcosta, não tem mto oq fazer, pois seria obrigatório pro católico participar da santa missa nesse dia (a quinta-feira seguinte ao domingo bla bla bla..) e, daí é que tá.. Será que eles vão? O Brazel precisa parar pcausa disso? Tipo, eu conheço judeus que conseguem parar seus afazeres para cumprir com suas festividades, separações/consagrações especiais, etc etc.. sem nenhum problema.. Não seria o caso de cada religião registrar de alguma forma suas datas especiais para que os praticantes possam "usufruir" de maneira.. bem... ia dar muita m$%& e ia ter nego se batizando em todos os tipos de batismo, se circuncidando, ritual de raspar a cabeça, etc etc.. para garantir o máximo de feriados o possível no ano hehehhe...

Mas, estamos num país tido como Católico.. e embora mtos não sejam praticantes e simplesmente "curtem" o "feriadão", é lei, e, escreveu não leu, o povo brazuca cumeu..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jun 05, 2015 11:46 am

Em 1° lugar o Brasil ocupa o 7° lugar em numero de feriados no mundo, e mais 10 países tem o mesmo numero de feriados que nós. O país com menos feriados no mundo é o México (que não é um país desenvolvido, encontra-se num padrão econômico-social comparável ou inferior ao Brasil e com economia bem menor que a nossa).
Em 2º lugar o 8º, 9º e 10º tem apenas um dia de feriado à mais.
Em 3° lugar, o setor terciário da economia brasileira (serviços) representa quase 70% do PIB; ou seja: É o setor terciário que é beneficiado pelos feriados, posto que todo esse setor é movimentado por essas datas (hotelaria, bares e restaurantes, serviços em geral, que, inclusive são setores que empregam vastos contingentes de mão-de-obra).
Por conseguinte, feriados são importantes e benéficos para grande parte da economia brasileira.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Cayo Castro Sex Jun 05, 2015 12:03 pm

^ Bom, pelo menos nisso concordamos, Bertola. Não acho que no caso do Brasil, os feriados causem um desastre tão grande na economia. Além do mais, sou super a favor de mais tempo pro trabalhador  cuidar da saúde mental/física dele ( que em tese, mais tempo livre causaria ). Inclusive, sou a favor de uma carha diária de apenas 6 horas pro trabalhador...

Em suma, sou super a favor de feriados e por mim, colocava-se tudo sexta ou segunda mesmo...
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagem por Marcondes_ Sex Jun 05, 2015 12:10 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Por conseguinte, feriados são importantes e benéficos para grande parte da economia brasileira.
Grande parte?! Mmmmm... desses 70%, quantos % realmente se beneficiam com isso td?!
Capitalismo, uns (poucos) ganham, outros (ao montes) perdem.. Eu não me beneficio em nada com feriados, pois ganho por hora.. nem mesmo aproveitar o dia para resolver "problemas" eu consigo pois os bancos, consultórios médicos e escritórios estão fechados neste dia!

Cayo Castro escreveu:Em suma, sou super a favor de feriados e por mim, colocava-se tudo sexta ou segunda mesmo...
Vc é super à favor de feriados, pq eles dão um dia merecido de descanso aos trabalhadores, e pq um setor na economia se beneficia, é isso? Mas e o propósito do feriado em si, seja religioso, comemorar o 7 de setembro, etc etc.. ?!
Sobre as datas em si (escolha do dia da semana), exemplo do 7 de setembro, este ano cai numa segunda.. mas e ano que vem.. comemoraríamos no dia 6? "Toda 2ª segunda-feira de setembro comemoraremos a independência do brasil".. E os aniversários dos municípios, estados.. ???

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jun 05, 2015 12:39 pm

Cayo Castro escreveu:^ Bom, pelo menos nisso concordamos, Bertola. Não acho que no caso do Brasil, os feriados causem um desastre tão grande na economia. Além do mais, sou super a favor de mais tempo pro trabalhador  cuidar da saúde mental/física dele ( que em tese, mais tempo livre causaria ). Inclusive, sou a favor de uma carha diária de apenas 6 horas pro trabalhador...

Em suma, sou super a favor de feriados e por mim, colocava-se tudo sexta ou segunda mesmo...

Concordo inteiramente com você.
O grande problema da economia mundial hoje é o emprego.
A economia "globalizada", tecnológica e altamente especializada em tecnologias complexas não é capaz mais de gerar empregos estáveis e permanentes para grandes massas populacionais, que ficam à margem do sistema, tem suas relações trabalhistas precarizadas e, por conseguinte, o consumo (que é o motor da economia mundial), cai, gerando um círculo vicioso de sub-crescimento ou estagnação.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jun 05, 2015 12:45 pm

Marcondes
Sem entrar no mérito do sistema capitalista, o que você faria com as pessoas que trabalham como atendentes de hotel, garçons, cozinheiros, motoristas de ônibus, etc, etc (podería ficar horas citando exemplos aqui), que TRABALHAM DURO nos feriados?
Você é um trabalhador autônomo e está citando O SEU CASO PESSOAL. Que tal pensar nos seus semelhantes (e que são em maior número que você ou quem é autônomo como você), que estão garantindo o pão de cada dia de suas famílias no feriado; inclusive um mundo de autônomos, ambulantes, camelôs, etc....
É um discurso equivocado criticar feriados...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Craftsman Sex Jun 05, 2015 1:54 pm

Marcondes_ escreveu:"O estado é laico, mas não é laicista"..

É pois é.. no caso do Corpus Christi allexcosta, não tem mto oq fazer, pois seria obrigatório pro católico participar da santa missa nesse dia (a quinta-feira seguinte ao domingo bla bla bla..) e, daí é que tá..
[]'s

Pode fazer missa a noite ... o pessoal nem vai nessas missas. Fica na rua vendo tapete feito com arroz e outras coisas (muito bonitos por sinal) e a maioria vai mesmo é para praias e etc ... eu sou catolico e totalmente contra feriados catolicos (menos o da sexta feira da paixao)
Craftsman
Craftsman
Membro

http://frateralexander.blogspot.com

Mensagem por bodhan Sex Jun 05, 2015 2:08 pm

Feriado me atrapalha muito. Tenho que sempre trabalhar mais para antecipar as coisas que têm que ficarem prontas por causa do feriado ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagem por EvandroRitual Sex Jun 05, 2015 2:39 pm

Para mim tanto faz feriado dar na terça ou na sexta , moro e trabalho na fazenda , todo dia é segunda ! Fazenda é sempre FAZENDO(trabalhando)!
EvandroRitual
EvandroRitual
Membro

Mensagem por Marcondes_ Sex Jun 05, 2015 2:58 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Marcondes
Sem entrar no mérito do sistema capitalista, o que você faria com as pessoas que trabalham como atendentes de hotel, garçons, cozinheiros, motoristas de ônibus, etc, etc (podería ficar horas citando exemplos aqui), que TRABALHAM DURO nos feriados?
Você é um trabalhador autônomo e está citando O SEU CASO PESSOAL. Que tal pensar nos seus semelhantes (e que são em maior número que você ou quem é autônomo como você), que estão garantindo o pão de cada dia de suas famílias no feriado; inclusive um mundo de autônomos, ambulantes, camelôs, etc....
É um discurso equivocado criticar feriados...
Opa... Sir Bertola.. não estou criticando feriados em si, e mto menos olhando para o meu próprio umbigo, uma vez q até outro dia eu era CLT e me "beneficiava" com as folgas (Porém, me prejudicava e mto com trabalho, optando mtas vezes trampar de casa, e de graça se vc for ver!).. Estou falando de feriados religiosos que não fazem sentido para muitas pessoas (que não seguem aquela fé).. e me desculpe.. não fui pesquisar sobre, mas acredito que feriados não estão mantendo os hoteis, companhias de viagem, etc etc etc.. Eles trabalham o ano inteiro, e faxineira de hotel, motorista de ônibus não ganha mais pq é feriado.. pelo contrário, rala mais, enqnto alguém lucra, e lucra mto sobre esse trabalho... O Feriado em grandes centros pode até ser um dia para "consumismo" e fazer "alguns/mtos ganharem o seu", mas para as cidades pequenas, que tem um padre que se ofende se alguém abrir o comércio no dia da Sta Fulana... é bem diferente..

Mas olha que interessante:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/09/brasil-e-o-7-pais-que-mais-tem-feriados-no-mundo-diz-consultoria.html

"Os sete primeiros colocados são: Índia, Colômbia, Tailândia, Líbano, Coréia do Norte, Japão, Argentina, Chile, Finlândia, Turquia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Rússia, Venezuela,  Marrocos,  Malta, Espanha, Eslováquia, Paquistão, Eslovênia, Hong Kong, Taiwan, República Tcheca, Lituânia, Brasil, Peru, África do Sul, Áustria, Chipre e Grécia."

O que essas economias tem em comum?! Então pq pegar o méxico como base, e dizer q pq ele tem menos feriado, é uma economia fraca?

"Segundo a consultoria, ter poucos feriados passa uma imagem de uma nação mais produtiva e facilita a captação de investimentos.
Portugal, por exemplo, tomou uma medida drástica de suspender quatro de 14 feriados para aumentar a produtividade e atrair investidores, informa a consultoria."

Ou seja.. vai bem de contra à ideia dq mto feriado é bom pra economia do país.. se for, repito, não são todos que lucram, e mtos sim irão dar duro!

Ps: Não tem como "não entrar no mérito do capitalismo".. Olha o Natal, a Páscoa.. é só consumismo! Se é quando há mais oportunidades, mais giro de dinheiro, é quando mais se fazem as dívidas, mais se explora o trabalho tb..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagem por Guilé Sex Jun 05, 2015 3:49 pm

Com o que a gente trabalha e se desgasta no percurso, por mim eu botava era feriado na quarta...aí rolava um quebrete maneiro.
Guilé
Guilé
Membro

http://www.instagram.com/guilegram

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jun 05, 2015 4:32 pm

"Segundo a consultoria, ter poucos feriados passa uma imagem de uma nação mais produtiva e facilita a captação de investimentos.
Portugal, por exemplo, tomou uma medida drástica de suspender quatro de 14 feriados para aumentar a produtividade e atrair investidores, informa a consultoria."

E a quem interessa que "a nação seja mais produtiva", "imagem" e etc, aos trabalhadores desse país ou aos investidores externos? Isso é "falácia"... É papo de investidor e especulador, que só sabe viver da "ciranda" do mercado de capitais e de "jogos especulativos" em Bolsas de Valôres.
Ademais, como se pode constatar, o Brasil não tem muitos feriados, tem um bom número deles, que fazem parte da cultura do país e que ajudam boa parte do principal setor empregatício da economia a funcionar...
Feriados religiosos existem desde o período colonial, por conseguinte, não serão eliminados tão facilmente assim, ademais, há que se respeitar essa herança cultural e as crenças do povo brasileiro.
E são as cidades turísticas (algumas pequenas que lucram com os feriados), a economia de serviços, etc. Se não houverem feriados, essas categorías profissionais que vc citou vão começar a perder empregos... E isso, para um pai-de-família, não tem graça nenhuma.
Há também os empresários, que tem estabelecimentos que precisam dos feriados para aumentar suas vendas e manter seus negócios e seus empregados. Se o cara lucra, é outra história (e, em sí, não vejo nada de mal nisso, desde que honestamente), mas, sem lucro, não há como manter trabalhadores nos seus empregos; se a exploração aumenta... Bem, esse é um dado do sistema, e, por isso temos leis trabalhistas, sindicatos, etc. Mas o pior de tudo é ficar desempregado ( por isso eu já passei, e não desejo pra ninguém...)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Marcondes_ Sex Jun 05, 2015 5:22 pm

"..há que se respeitar essa herança cultural e as crenças do povo brasileiro."
65% da polução se considera católica, e dessa % apenas 5% são praticantes segunda a própria igreja católica. Ou seja, praticantes mesmo vamos ter cerca de 3% da população.. os outros 97% param no dia padroeira do país, do estado e de seu município.. por?!
Embora o Censo me coloque nos mais de 20% da população dita Evangélica, prefiro dizer que sou Cristão, e simplesmente isso.. Mas, posso dizer que não existem feriados para essa maioria.. aliás, as suas datas comemorativas (quando celebradas) acontecem nos domingos e sábados.. as únicas reaproveitadas do catolicismo seriam páscoa e natal, e este último que nem deveria ser celebrado da forma que é (uma vez que 25/dez vem do paganismo.. etc)..
E as outras religiões... aparentemente elas não possuem mta expressão, tb.. então se é dia de krishna, de buda, de ogum, de tupã ou do 7 pele.. vai ter que faltar à comemoração ou pedir o dia no serviço!

Eu conheço cidades turísticas que também nem abrem os estabelecimentos direito nos dias de feriado, por não valer mto à pena! Já tive a oportunidade de estar em uma "cidade fantasma" chamada Holambra, Campos do Jordão, Monte Verde.. tudo pq era feriado, e no outro dia, não estando em alta temporada, os serviços todos abertos! Elas lucram nas temporadas de férias, de acordo com as estações, etc etc.. enfim...

Não vou ficar entrando em discussão, dei a minha opinião e meu conhecimento à respeito.. principalmente na questão do feriado religioso! O feriado nacional comemorado feito 4 julho é o carnaval.. e somente! Proclamação da República, Independência, Tiradentes (uma bala chita pra quem souber oq se comemora neste dia).. é motivo pro ócio, pra pegar fila, pra reclamar do país mais um pouco e não fazer nada..

O país não precisa de mais dias de ócio para a parcela que rala, ralar mais um pouco enquanto os "de boa", fiquem mais "de boa" ainda.. Precisa de emprego digno, estável, do contrário é só paleativo... quando não, placebo!

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagem por Claudio Sex Jun 05, 2015 6:16 pm

A quantidade de feriados no país é surreal... aqui no Rio tem uns feriados que são completamente sem propósito. Mas, aberração mesmo é não ser feriado no dia do aniversário da cidade. Em 99,99% das cidades do planeta, é decretado feriado no dia do aniversário, só aqui no Rio é que não!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jun 05, 2015 6:23 pm

ClaudioBass escreveu:A quantidade de feriados no país é surreal... aqui no Rio tem uns feriados que são completamente sem propósito. Mas, aberração mesmo é não ser feriado no dia do aniversário da cidade. Em 99,99% das cidades do planeta, é decretado feriado no dia do aniversário,  só aqui no Rio é que não!

Claudião, o feriado magno municipal é o de São Sebastião (20/01), padroeiro da cidade. O dia da fundação (1º de março), não... Curioso....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Claudio Sex Jun 05, 2015 8:28 pm

ClaudioBass escreveu:A quantidade de feriados no país é surreal... aqui no Rio tem uns feriados que são completamente sem propósito. Mas, aberração mesmo é não ser feriado no dia do aniversário da cidade. Em 99,99% das cidades do planeta, é decretado feriado no dia do aniversário,  só aqui no Rio é que não!

Claudião, o feriado magno municipal é o de São Sebastião (20/01), padroeiro da cidade. O dia da fundação (1º de março), não... Curioso....

Sim, sabemos disso. Mas o dia do padroeiro não tem absolutamente nada a ver com o aniversário de fundação da cidade. Poderia até continuar com o feriado de São Sebastião, mas por questões de bom senso teria que ser feriado no dia da fundação da cidade, assim como acontece com *TODAS* as cidades do planeta!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Jun 05, 2015 10:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:o feriado magno municipal é o de São Sebastião (20/01), padroeiro da cidade. O dia da fundação (1º de março), não... Curioso....

Sério que Tião é o cara? E o Jorge entra aonde nessa parada?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Guilé Sáb Jun 06, 2015 9:15 am

allexcosta escreveu:
Sério que Tião é o cara? E o Jorge entra aonde nessa parada?

O Jorge entra atrás do Tião, com a lança inclusive....o primeiro em 20 de Janeiro e o segundo em 23 de abril.
Guilé
Guilé
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 06, 2015 9:21 am

^ E tudo isso é feriado?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 06, 2015 9:57 am

^ Sim Allex, São Jorge (na verdade "identificado" como Ogum), também é feriado estadual...

Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Dom Jun 07, 2015 4:51 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 06, 2015 10:04 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:São Jorge (na verdade Ogum)

Como assim? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 06, 2015 10:20 am

^ São Jorge, no sincretismo religioso brasileiro, de matriz afro-brasileira) é, ou representa, o Orixá Ogum.
O feriado aqui foi instituído, não apenas pelo grande número de católicos que são fiéis de São Jorge, como dos praticantes das religiões brasileiras que cultuam o Orixá em sua forma sincrética (São Jorge) nesses cultos brasileiros de matriz africana.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guilé Sáb Jun 06, 2015 10:23 am

Tem também São Zumbi....estão em votação também o Dia de Jesus e o Dia da Bíblia.

Tomara que aprovem logo e que os anjos digam amém !!!
Guilé
Guilé
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 06, 2015 10:25 am

Guilé escreveu:Tem também São Zumbi....estão em votação também o Dia de Jesus e o Dia da Bíblia.

Tomara que aprovem logo e que os anjos digam amém !!!

Guilé
"Dia da Bíblia" já tem, é o 2° domingo de dezembro...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Guilé Sáb Jun 06, 2015 10:26 am

Pow...aí quebra !!!
Guilé
Guilé
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 06, 2015 10:27 am

^ Laughing Laughing Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 06, 2015 10:28 am

Ogum nunca foi Jorge, assim como Jorge nunca foi Ogum.

O sincretismo foi uma solução encontrada para um problema, mas muito longe de um, "na verdade", ser o outro. E é o tipo de assunto em que verdade não existe.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 06, 2015 10:32 am

allexcosta escreveu:Ogum nunca foi Jorge, assim como Jorge nunca foi Ogum.

O sincretismo foi uma solução encontrada para um problema, mas muito longe de "ser".

Allex, eu sei disso (tanto que usei a expressão: "...é, ou representa..." acima).
Mas, para o praticante, ignaro de tais sutilezas teológicas (a grande maioria) e "não iniciado", uma coisa "passa" pela outra, uma coisa é "relacionada" ou "identificada" pela outra.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por tcraposo Sáb Jun 06, 2015 10:34 am

Meu post foi experiência própria.
Muitas vezes não vale a pena abrir a loja no dia de feriado ou, se abrir, levar o funcionamento até mais tarde pois paga-se uma fortuna pra manter o funcionário trabalhando no feriado.

Logo, um dia a menos de faturamento no mês. Mas as contas daquele mês NÃO SÃO diminuídas em 1/30.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagem por Fabio Linhares Sáb Jun 06, 2015 3:14 pm

Dia de Jesus nao seria 25 de dezembro?
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por Guilé Sáb Jun 06, 2015 6:31 pm

Não...esse é o feriado do Dia de São Papai Noel...rsrsr
Guilé
Guilé
Membro

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 7:32 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ São Jorge, no sincretismo religioso brasileiro, de matriz afro-brasileira) é, ou representa, o Orixá Ogum.
O feriado aqui foi instituído, não apenas pelo grande número de católicos que são fiéis de São Jorge, como dos praticantes das religiões brasileiras que cultuam o Orixá em sua forma sincrética (São Jorge) nesses cultos brasileiros de matriz africana.

O sincretismo não constroi a verdade apenas empresta aqueles que o adotam uma percepção diferente da original...
Esse NA VERDADE que você evocou ai para responder o Allex não foi tirado da Hagiografia ou de qualquer ponto da história da cristandade e sua crença em S Jorge. O culto a São Jorge começa em torno do seculo VI e é mundialmente prestado por catolicos, ortoxos e alguns grupos anglicanos também ... essa relação que vc chamou de VERDADE existe apenas no Brasil e é motivo de riso para qualquer teologo serio ou qualquer estudioso profundo do catolicismo romano ... o fato do sincretismo traze-lo como representação A ou B não transforma o fato em si em verdade.
Falo não pelo feriado ou pela percepção dos que admitem o sincretismo. Falo pela Hagiografia e pelos séculos de história que sua frase :

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Sim Allex, São Jorge (na verdade Ogum), também é feriado estadual...

Esta simplesmente APAGANDO (o que é poderia ser muito comum para um leigo como eu ou os demais ... mas para um professor de história não) seculos de história que não podem ser colocados de lado por causa de uma percepção ou "nova roupagem" de qualquer grupo que lhe de uma leitura diferente.
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 7:39 pm

allexcosta escreveu:Ogum nunca foi Jorge, assim como Jorge nunca foi Ogum.

O sincretismo foi uma solução encontrada para um problema, mas muito longe de "ser".

Allex, eu sei disso (tanto que usei a expressão: "...é, ou representa..." acima).
Mas, para o praticante, ignaro de tais sutilezas teológicas (a grande maioria) e "não iniciado", uma coisa "passa" pela outra, uma coisa é "relacionada" ou "identificada" pela outra.

A frase que vc usou foi essa:

"Sim Allex, São Jorge (na verdade Ogum) ..."

Última edição por Craftsman em Sáb Jun 06, 2015 7:44 pm, editado 1 vez(es)
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 7:41 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas, para o praticante, ignaro de tais sutilezas teológicas (a grande maioria) e "não iniciado", uma coisa "passa" pela outra, uma coisa é "relacionada" ou "identificada" pela outra.

Negativo, os catolicos que descreem em espiritismo NUNCA carregam consigo essa identificação ... e esse questão teologica nao é sutil nem aqui nem na russia ...

Última edição por Craftsman em Sáb Jun 06, 2015 7:52 pm, editado 1 vez(es)
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 7:43 pm

Eu sou contra feriados religiosos em um pais laico ... acho que a questão do culto pode ser adaptado para finais de semana posteriores a data ou ter seus horarios ajustados para depois do horario de expediente comercial ... e na verdade ai esta o problema: as igrejas também querem fazer o "seu expediente comercial"
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 7:44 pm

Guilé escreveu:Não...esse é o feriado do Dia de São Papai Noel...rsrsr

Não ... é o feriado do panetone ... e no meu caso de um bocado de vinho tambem Razz
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 06, 2015 8:06 pm

Craftsman escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas, para o praticante, ignaro de tais sutilezas teológicas (a grande maioria) e "não iniciado", uma coisa "passa" pela outra, uma coisa é "relacionada" ou "identificada" pela outra.

Negativo, os catolicos que descreem em espiritismo NUNCA carregam consigo essa identificação ... e esse questão teologica nao é sutil nem aqui nem na russia ...
E quem está falando de católicos aqui?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 9:15 pm

Craftsman escreveu:

Para os ortodoxos tambem não e para os anglicanos que mantem o culto tambem não ... quem mais seriam os praticantes da devoção a São Jorge alem dos que mencionei e dos que você mencionou (sendo esses aqueles que adotaram o sincretismo) ?

Edit: Mas acho que você entendeu exatamente o que eu estava me referindo assim como entendeu o que eu tinha dito antes também...
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por emachado Sáb Jun 06, 2015 10:25 pm

O governo atual mudou regras trabalhistas, de pensões e aposentadorias, sem dizer das porcarias que está fazendo há 4 mandatos, e poucos fizeram barulho.

Se reduzirem os feriados será guerra civil...

Aliás, este é um ano atípico. Coincidiu um grande número de feriados ser durante a semana. Parece que são catorze.
emachado
emachado
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 06, 2015 10:42 pm

Craftsman escreveu:
Craftsman escreveu:

Para os ortodoxos tambem não e para os anglicanos que mantem o culto tambem não ... quem mais seriam os praticantes da devoção a São Jorge alem dos que mencionei e dos que você mencionou (sendo esses aqueles que adotaram o sincretismo) ?

Edit: Mas acho que você entendeu exatamente o que eu estava me referindo assim como entendeu o que eu tinha dito antes também...

Não, foi vc que não entendeu. Estou me referindo aos praticantes dos cultos brasileiros e não a "cristãos"...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 06, 2015 10:42 pm

Craftsman escreveu:A frase que vc usou foi essa:

"Sim Allex, São Jorge (na verdade Ogum) ..."

Exato...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 10:54 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não, foi vc que não entendeu. Estou me referindo aos praticantes dos cultos brasileiros e não a "cristãos"...

Realmente , falha minha, você estava a responder uma citação direta do Allex sobre o sincretismo ... ele sabiamente afirmou:

A unica felicidade que tive agora nessa conversa foi perceber que apesar de você ter ignorado a hagiografia, a teologia e a história da cristandade (nesse caso historia do mundo pois independente da religião o que esta sendo colocado aqui é a GRANDE CONFUSÃO que você fez com São Jorge ser na verdade ogum sendo que a devoção ultrapassa em muitos seculos esse papo que vc levantou ) voce consegue separar o sincretista do cristão - ainda que você use o termo entre aspas. Parabéns ....

Última edição por Craftsman em Sáb Jun 06, 2015 11:16 pm, editado 1 vez(es)
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por Craftsman Sáb Jun 06, 2015 11:00 pm

emachado escreveu:Se reduzirem os feriados será guerra civil...

kkkkkkkk .... deve rolar por ai mesmo rsrsrsrs
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 07, 2015 11:18 am

Craftsman escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não, foi vc que não entendeu. Estou me referindo aos praticantes dos cultos brasileiros e não a "cristãos"...

Realmente , falha minha, você estava a responder uma citação direta do Allex sobre o sincretismo ... ele sabiamente afirmou:

A unica felicidade que tive agora nessa conversa foi perceber que apesar de você ter ignorado a hagiografia, a teologia e a história da cristandade (nesse caso historia do mundo pois independente da religião o que esta sendo colocado aqui é a GRANDE CONFUSÃO que você fez com São Jorge ser na verdade ogum sendo que a devoção ultrapassa em muitos seculos esse papo que vc levantou ) voce consegue separar o sincretista do cristão - ainda que você use o termo entre aspas. Parabéns ....

Não ignorei nada. Apenas não é essa a questão.
Ademais, não fiz confusão alguma com São Jorge...
Apenas mostrei que, no sincretismo religioso brasileiro, o Orixá Ogum é "identificado", à São Jorge; e não entendi a sua postura agressiva, nem tampouco o porque de sua tentativa de me desqualificar, afirmando que eu "...ignorei a hagiografia, a teologia e a história da cristandade...", assuntos que, se não sou especialista, conheço relativamente bem, pois a questão NÃO É ESSA.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Craftsman Dom Jun 07, 2015 11:26 am

não entendi a sua postura agressiva, nem tampouco o porque de sua tentativa de me desqualificar[i] "

Ah so retornando nao tinha atentado para essa parte.

Peço desculpas se pareci agressivo tentei unicamente ser firme nas argumentações que apresentei. Não estava tentando desqualificar você eu apenas disse que uma coisa ou outra foi ignorada (não citada / esquecida / posta de lado) diante de sua frase mal "colocada" (errada mesmo) . O que poderia levar leigos a conclusões inveridicas dado seu titulo de Prof Doutor as pessoas tomam o que você diz como verdade (eu tomo em alguns pontos que você me apresenta e eu não tenho estudo sobre aquilo - como vc tem percebido em alguns outros topicos).

Assim , como disse acima, acho que tudo só ficou confuso porque a frase foi colocada de maneira errada.

Meus respeitos e minhas desculpas se pareci ofensivo ...

Lembro que outro dia você mandou um colega aqui "ir estudar" o que o aborreceu muito mas eu tenho certeza que isso foi só no "calor da argumentação". Assim, tenho certeza que você compreenderá meu ponto de vista.

Abraços ... eu nao deveria voltar a esse tópico mas acho que devo sempre deixar as coisas o mais claro possivel...

Amigos

Última edição por Craftsman em Dom Jun 07, 2015 2:51 pm, editado 1 vez(es)
Craftsman
Craftsman
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Jun 07, 2015 12:46 pm

Craftsman escreveu:sua afirmação INFELIZ (errada) é que trouxe a conversa para cá.

Yep...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Claudio Dom Jun 07, 2015 1:07 pm

Outra data super-hiper-mega importante que é comemorada no próximo dia 23 de junho, deveria ser feriado e não é: o dia nacional do Músico Contrabaixista.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Guilé Dom Jun 07, 2015 1:59 pm

^
Boto fé nesses santos!!!!
Guilé
Guilé
Membro