Pintura Gloss - Qual o processo, PU ou Nitro
+5
allexcosta
ygoos
joseluiz.avilajr
Uchoa
Ygoos Francisco
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Pintura Gloss - Qual o processo, PU ou Nitro
Olá, agradeço desde já á todos.
Sou novo no forum.
Estou reformando um Giannini GB 100 que adquiri recentemente, precisando de amor e carinho.
Esta uma verdadeira desgraça a cor original.
Removi toda a tinta com removedor pastoso e estou indo para a pintura, minha dúvida é:
Selador, primer, tinta nitrocelulose e depois verniz PU?
Não vai dar nenhuma reação será?
ou se pinta com nitro tem que ser verniz nitro?
Quero um efeito High Gloss, vai ser uma tinta sólida, o sonic blue ou surf green.
Quero algo bem vitrificado ou algo mais padrão Fender.
Aqui em Curitiba, toda loja de tinta desconhece isso... Incrível...
Obrigado, desde já.
Sou novo no forum.
Estou reformando um Giannini GB 100 que adquiri recentemente, precisando de amor e carinho.
Esta uma verdadeira desgraça a cor original.
Removi toda a tinta com removedor pastoso e estou indo para a pintura, minha dúvida é:
Selador, primer, tinta nitrocelulose e depois verniz PU?
Não vai dar nenhuma reação será?
ou se pinta com nitro tem que ser verniz nitro?
Quero um efeito High Gloss, vai ser uma tinta sólida, o sonic blue ou surf green.
Quero algo bem vitrificado ou algo mais padrão Fender.
Aqui em Curitiba, toda loja de tinta desconhece isso... Incrível...
Obrigado, desde já.
Ygoos Francisco- Membro
Re: Pintura Gloss - Qual o processo, PU ou Nitro
Efeito High Gloss é PU .
Agora nitro embaixo e PU em cima da errado na certa . Já vi pessoas passarem seladora , mas muito pouco mesmo ( camada fininha ) e depois terem jogado PU em cima e ficou aparentemente normal sem reagir . Mas eu não arriscaria ...
Existem pessoas que usam fundo PU e depois uma cor ou verniz nitro para parecer que é feito todo em nitro .
Fazer tudo em nitro demora bastante , fazer um woodfiller , depois inúmeras demãos de seladora esperando secar lixando e repassando até conseguir algo tapando os poros . Com o Woodfiller esse trabalho diminui bastante , apenas tendo que saber que fica-se uns meses para ter uma pintura pronta e bonita , a não ser que não se importe de aparecer um pouco dos veios na pintura final .
Pintura toda em PU é o que você mencionou querer ( High Gloss ) , fica quase espelhado , o processo é mais rápido , menos trabalhoso , mas tem que ter uma pistola e compressor pelo menos razoável .
Repito , não faça algo do tipo : Seladora - Primer em nitro ( universal ) e depois mandar um PU , só se quiser um efeito pé de galinha e descascando algumas partes .
Espero ter ajudado .
Agora nitro embaixo e PU em cima da errado na certa . Já vi pessoas passarem seladora , mas muito pouco mesmo ( camada fininha ) e depois terem jogado PU em cima e ficou aparentemente normal sem reagir . Mas eu não arriscaria ...
Existem pessoas que usam fundo PU e depois uma cor ou verniz nitro para parecer que é feito todo em nitro .
Fazer tudo em nitro demora bastante , fazer um woodfiller , depois inúmeras demãos de seladora esperando secar lixando e repassando até conseguir algo tapando os poros . Com o Woodfiller esse trabalho diminui bastante , apenas tendo que saber que fica-se uns meses para ter uma pintura pronta e bonita , a não ser que não se importe de aparecer um pouco dos veios na pintura final .
Pintura toda em PU é o que você mencionou querer ( High Gloss ) , fica quase espelhado , o processo é mais rápido , menos trabalhoso , mas tem que ter uma pistola e compressor pelo menos razoável .
Repito , não faça algo do tipo : Seladora - Primer em nitro ( universal ) e depois mandar um PU , só se quiser um efeito pé de galinha e descascando algumas partes .
Espero ter ajudado .
Uchoa, obrigado, ajudou muito.
Então, para o PU devo passar somente, selador, fundo PU (PRIMER?), tinta PU e verniz correto? Abraço.
Então, para o PU devo passar somente, selador, fundo PU (PRIMER?), tinta PU e verniz correto? Abraço.
Ygoos Francisco- Membro
o uchoa falou.
acrescentando...
usa fundo pu sólido pra madeira (ele é branco) sayer lack, farben... etc.
esse fundo com umas 3 mãos intercalando com lixa 320 ja tapa os poros da maioria das madeiras até mogno.
mande fazer a tinta pu na cor que voce quiser aqui em porto alegre eles fazem (99,9% das casas de tintas desconhecem essas cores pois elas são de catalogos dos anos 50 60) então tem que levar foto amostra e se conseguir pesquisar o codigo pantone ou outro código.
depois é verniz e muita lixa.
observação:
o verniz pu para madeira me parece com mais brilho, só que em cores claras e binding ele amarela com o tempo, mas para um visual vintage é perfeito.
outro detalhe o verniz pu propio para madeira tem uma constituição diferente do automotivo, o automotivo ele e mais emborrachado(não tem como notar depois de seco) pra não trincar com a vibração do carro, ja o de madeira é mais rigido talvez por isso que eu tenha essa sensação de mais brilho.
acrescentando...
usa fundo pu sólido pra madeira (ele é branco) sayer lack, farben... etc.
esse fundo com umas 3 mãos intercalando com lixa 320 ja tapa os poros da maioria das madeiras até mogno.
mande fazer a tinta pu na cor que voce quiser aqui em porto alegre eles fazem (99,9% das casas de tintas desconhecem essas cores pois elas são de catalogos dos anos 50 60) então tem que levar foto amostra e se conseguir pesquisar o codigo pantone ou outro código.
depois é verniz e muita lixa.
observação:
o verniz pu para madeira me parece com mais brilho, só que em cores claras e binding ele amarela com o tempo, mas para um visual vintage é perfeito.
outro detalhe o verniz pu propio para madeira tem uma constituição diferente do automotivo, o automotivo ele e mais emborrachado(não tem como notar depois de seco) pra não trincar com a vibração do carro, ja o de madeira é mais rigido talvez por isso que eu tenha essa sensação de mais brilho.
joseluiz.avilajr- Membro
Maravilha, valeu!
Vou mostrando como o bass vai ficar! Obrigado.
Vou mostrando como o bass vai ficar! Obrigado.
Ygoos Francisco- Membro
Isso mesmo , fundo PU e não seladora que é Nitro .
Existem fundos PUs brancos e transparentes , mas como o seu caso é pintura sólida o branco é mais fácil de achar da Sayerlack .
Verniz é PU da Sayerlack tb depois da tinta PU , fica um espelho ...
Existem fundos PUs brancos e transparentes , mas como o seu caso é pintura sólida o branco é mais fácil de achar da Sayerlack .
Verniz é PU da Sayerlack tb depois da tinta PU , fica um espelho ...
Giannini GB 100 Processo pintura/reforma
Andamento do projeto:
Eu só gostaria de saber qual madeira é essa... A Fabrica não responde meus emails
e ela me parece inteira, tem uma linha que parece emenda, mais olhando próximo ela some e o desenho continua regular e uniforme.
No braço diz que foi fabricado em FEV 2006 e é Made in Brasil no braço.
Agradeço pela força!
upload pics
Eu só gostaria de saber qual madeira é essa... A Fabrica não responde meus emails
e ela me parece inteira, tem uma linha que parece emenda, mais olhando próximo ela some e o desenho continua regular e uniforme.
No braço diz que foi fabricado em FEV 2006 e é Made in Brasil no braço.
Agradeço pela força!
upload pics
ygoos- Membro
allexcosta- Administrador
Nessas fotos fica difícil de saber , mas tem uma cara de Freijó , aquela com o removedor ...
Parece...allexcosta escreveu:Cerejeira?
Mas acho que é cedrinho...
Aliás, no catálogo da empresa diz isso. O problema é que a Giannini... Muda muito... You know what i mean...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Valeu galera, realmente é difícil mesmo. Eu já tive um Fender Preciosion MIM e também um Squier Classic vibe e digo que ele tem quase o mesmo peso. Não é tão pesado, é curioso na verdade
ygoos- Membro
meu voto é no freijó. parece muito.
a cerejeira é muito facil de saber se é. se tem um cheiro adocicado é só dar uma lixadinha que ela ja solta o cheiro, pode ter 100 anos, mas sempre tem esse mesmo cheiro.
a cerejeira é muito facil de saber se é. se tem um cheiro adocicado é só dar uma lixadinha que ela ja solta o cheiro, pode ter 100 anos, mas sempre tem esse mesmo cheiro.
joseluiz.avilajr- Membro
O cedro num tem um gosto/cheiro bem peculiar também não (bem adstringente)??
109eh- Membro
Achei bonita essa madeira, eu até deixaria assim só no verniz sem cor.
NeyBass- Membro
Está finalizado.
Agradeço a ajuda de todos!
Valeu mesmo.
Quem finalizou a montagem e regulagem
foi o grande Luthier Denilson, o cara é fera!
Está com um cap fender no braço
e quarter pound na ponte.
Como não queria investir muito no bass apareceu
esses caps para dar um UP.
Obrigado!
free pic
Agradeço a ajuda de todos!
Valeu mesmo.
Quem finalizou a montagem e regulagem
foi o grande Luthier Denilson, o cara é fera!
Está com um cap fender no braço
e quarter pound na ponte.
Como não queria investir muito no bass apareceu
esses caps para dar um UP.
Obrigado!
free pic
ygoos- Membro
Fiquei com sorriso de orelha á orelha.
não consigui tocar muito, pois peguei a dois dias o bass.
Mais tá muito legal o timbre incrível, bem macio a pegada
com ação baixa.
Se não fosse pelo corpo ser diferente do jazz tradicional
eu não reconheceria esse Giannini.
Agora é voltar a aprender essa é a melhor ferramenta
para evoluir independente do bass.
Agradeço pelas dicas e opiniões!
não consigui tocar muito, pois peguei a dois dias o bass.
Mais tá muito legal o timbre incrível, bem macio a pegada
com ação baixa.
Se não fosse pelo corpo ser diferente do jazz tradicional
eu não reconheceria esse Giannini.
Agora é voltar a aprender essa é a melhor ferramenta
para evoluir independente do bass.
Agradeço pelas dicas e opiniões!
ygoos- Membro
Essa cor ficou muito legal! Parabéns!!!
leandrohr- Membro