Processo de colagem de escala
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Processo de colagem de escala
Tenho percebido que a fabricação dos braços da Fender antigamente era diferente. Atualmente a parte da escala que é colada no braço é plana. Mas como mostra a figura abaixo, antigamente já era curvada.
Então por pura curiosidade histórico-científica, pergunto:
1. a curvatura era feita no braço (maple) e a escala (rosewood) era fina o suficiente para ser curvada durante o processo de colagem ou curvada antes (como laterais de violão, por exemplo)?
2. os fret slots eram feitos após a escala colada, devido a espessura ser pequena?
3. substituir uma escala dessas é um inferno? hehehehe
Então por pura curiosidade histórico-científica, pergunto:
1. a curvatura era feita no braço (maple) e a escala (rosewood) era fina o suficiente para ser curvada durante o processo de colagem ou curvada antes (como laterais de violão, por exemplo)?
2. os fret slots eram feitos após a escala colada, devido a espessura ser pequena?
3. substituir uma escala dessas é um inferno? hehehehe
heitor_pg- Membro
- Mensagens : 665
Localização : Natal/RN
Re: Processo de colagem de escala
Boas perguntas... também não sei não Sr.
Só para adicionar mais uma:
4) A escolha de madeira diferente para a escala se deve a que? Alguns instrumentos o entrastamento é feito direto no braço (sem madeira colada para escala).
Só para adicionar mais uma:
4) A escolha de madeira diferente para a escala se deve a que? Alguns instrumentos o entrastamento é feito direto no braço (sem madeira colada para escala).
Re: Processo de colagem de escala
HSN, continuando a pesquisar, encontrei no fórum da Fender algumas respostas, mas não todas.
http://forums.fender.com/viewtopic.php?f=6&t=61169
Pelo que entendi, eles só fabricavam baixos em uma peça de Maple SEM tensor. Como viu que não era viável não usar tensor, para não mudar muito o processo fabril, começaram a instalar o tensor na parte traseira e fechar com a "faixa de gambá".
Com o passar dos anos, alguns músicos solicitaram escalas de rosewood. Ainda com a ideia de não mudar muito o processo fabril, passaram a usar o rosewood "folheado" na escala. Assim ficou até 1966.
Mas as perguntas sobre como eram instaladas ainda permanece
http://forums.fender.com/viewtopic.php?f=6&t=61169
Pelo que entendi, eles só fabricavam baixos em uma peça de Maple SEM tensor. Como viu que não era viável não usar tensor, para não mudar muito o processo fabril, começaram a instalar o tensor na parte traseira e fechar com a "faixa de gambá".
Com o passar dos anos, alguns músicos solicitaram escalas de rosewood. Ainda com a ideia de não mudar muito o processo fabril, passaram a usar o rosewood "folheado" na escala. Assim ficou até 1966.
Mas as perguntas sobre como eram instaladas ainda permanece
heitor_pg- Membro
- Mensagens : 665
Localização : Natal/RN
Re: Processo de colagem de escala
As escalas das guitarras eram stratocaster entre 58 e 62/3 eram feitas com uma peça mais grossa de jacarandá(rosewood) colada sobre o maple e tinha o ângulo esculpido (7.25').
Para economizar madeira, passaram a usar uma fatia fina de rosewood colada sob o maple já com raio de 7.25" (veener).
A diferença é apenas para economizar rosewood.
O som da duas técnicas é um pouco diferente.
Para economizar madeira, passaram a usar uma fatia fina de rosewood colada sob o maple já com raio de 7.25" (veener).
A diferença é apenas para economizar rosewood.
O som da duas técnicas é um pouco diferente.
Paulo Penna- Membro
- Mensagens : 3994
Localização : BH
Re: Processo de colagem de escala
De fato o uso das Slab board e veneer board variaram no tempo e de acordo com o instrumento (strato, jazz bass, mustang e etc).
Mas sobre a colagem, a lâmina é feita plana e dobrada no processo de colagem?
Mas sobre a colagem, a lâmina é feita plana e dobrada no processo de colagem?
heitor_pg- Membro
- Mensagens : 665
Localização : Natal/RN
Re: Processo de colagem de escala
slab não, veneer sim.
O slab e cortado depois de colado, gastando mais rosewood pela espessura e corte.
O slab e cortado depois de colado, gastando mais rosewood pela espessura e corte.
Paulo Penna- Membro
- Mensagens : 3994
Localização : BH
Re: Processo de colagem de escala
Hsn,pelo que eu li,os músicos estavam reclamando que a escala de Maple estragava o verniz com o tempo, ficando feia. Para contornar esse "problema" passaram a usar a escala de Jacarandá.
gfassuncao- Membro
- Mensagens : 18
Localização : Belo Horizonte
Re: Processo de colagem de escala
Uma vez que fui em uma luthieria aqui, o luthier me mostrou um violão que ele estava reformando. A região da escala mais próxima ao nut, entre as cordas, estava muito escavada, com buracos mesmo... disse que era de um cara que morava no sítio e que esse "fenômeno" ocorre devido ao não costume de aparar as unhas da mão esquerda (ou da direita, se o músico for canhoto)...
Outra razão para ter escavado tanto foi o tipo de madeira, que parecia ser pinus. Se fosse uma madeira mais dura, talvez tivesse durado mais.
Então, na minha opinião, a escolha da madeira para a escala também tem a ver com durabilidade e resistência física ao braço (para fazer contra-tensão às cordas).
Outra razão para ter escavado tanto foi o tipo de madeira, que parecia ser pinus. Se fosse uma madeira mais dura, talvez tivesse durado mais.
Então, na minha opinião, a escolha da madeira para a escala também tem a ver com durabilidade e resistência física ao braço (para fazer contra-tensão às cordas).
Re: Processo de colagem de escala
Sim, isso é fato.gfassuncao escreveu:Hsn,pelo que eu li,os músicos estavam reclamando que a escala de Maple estragava o verniz com o tempo, ficando feia. Para contornar esse "problema" passaram a usar a escala de Jacarandá.
O que hoje chamam de "relic" não era lá bem "aceito" no passado...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Processo de colagem de escala
Outro fato.HSN escreveu:Uma vez que fui em uma luthieria aqui, o luthier me mostrou um violão que ele estava reformando. A região da escala mais próxima ao nut, entre as cordas, estava muito escavada, com buracos mesmo... disse que era de um cara que morava no sítio e que esse "fenômeno" ocorre devido ao não costume de aparar as unhas da mão esquerda (ou da direita, se o músico for canhoto)...
Outra razão para ter escavado tanto foi o tipo de madeira, que parecia ser pinus. Se fosse uma madeira mais dura, talvez tivesse durado mais.
Então, na minha opinião, a escolha da madeira para a escala também tem a ver com durabilidade e resistência física ao braço (para fazer contra-tensão às cordas).
Escala tem que ser de madeira dura, e, no Brasil tem um monte delas: ipê, maracatiara, muirapiranga, peroba do campo, braúna, jacarandá, canela-preta, cumarú-ferro, amarelão, roxinho, sucupira, tauarí-branco, pau-marfim, pau-ferro, pau-brasil, etc...
Agora, usar pinus em escala eu nunca ví...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
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