Volume dos Captadores
+8
Mauricio Luiz Bertola
Geovane Gomes
Bastiao
korg
allexcosta
Maurício_Expressão
joseluiz.avilajr
GuilhermePastorius
12 participantes
Página 1 de 1
Volume dos Captadores
Pelo que percebi até agora, por experiência, se você deixar por exemplo o captador da ponte em 100% e colocar o do braço, em 20%, 50%, 90%, não importa e não parece ter peso pra mudar o timbre, a não ser que esteja em 100%. Na minha opinião as pessoas parecem fazer isso por terem a impressão de que dá um tempero a mais e não destaca um captador só. Estou surdo, Allex? aehueahueahae
GuilhermePastorius- Membro
Re: Volume dos Captadores
depende do captador, e da configuração que voce usa.
joseluiz.avilajr- Membro
Pode ser que os potenciômetros usados sejam do tipo não linear. Nesse caso, quando estão em 100% a liberação do sinal é total e quando por exemplo estão em 90% não passa necessariamente 90% do som, passa bem menos.
Isso é muito relacionado ao pot.
Pode ser um pot linear, como o Maurício falou, ou um pot de má qualidade, mas nunca vi um baixo com volumes que respondessem como um som de casa ou uma TV. Não sei bem o porquê disso.
Pode ser um pot linear, como o Maurício falou, ou um pot de má qualidade, mas nunca vi um baixo com volumes que respondessem como um som de casa ou uma TV. Não sei bem o porquê disso.
allexcosta- Administrador
além de tudo que já falaram pode ser pot bichado também... a única vez que tive algo similar, troquei o pot e tudo voltou ao normal.
korg- Membro
Interessante, andei percebendo isso há alguns dias atrás. Fiz outro teste, baixei ambos a zero, e mesmo colocando apenas em 50% o volume parece inferior ao respectivo percentual. Normal isso, pelo que compreendi, mesmo usando apenas um dos pot. Confere?
Bastiao- Membro
Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs
O volume do meu baixo é muito estranho, até uns 80% ele parece "linear", a partir daí dá um salto exponencial, e isso ocorre nos dois captadores.
O volume do meu baixo é muito estranho, até uns 80% ele parece "linear", a partir daí dá um salto exponencial, e isso ocorre nos dois captadores.
Geovane Gomes- Membro
Geovane Gomes escreveu:Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs
Isso ocorre pois os dois pots de volume são lineares (tipo B).
Se vc quer uma atuação mais "suave", troque-os por pots logarítmicos (tipo A), (de mesma medida em Kohms).
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Potenciômetros em um sistema "elétrico" de um baixo (ou guitarra) passivo (e muitos ativos) atuam de maneira supressiva, e não aditiva.allexcosta escreveu:Isso é muito relacionado ao pot.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Allex,
Primeiramente, desculpe usar este tópico, mas não quis abrir um só para esta pergunta, já que, de certa forma, diz respeito aos captadores; e os tópicos que encontrei não discutiram como reduzir o estalo.
Tenho um precision, washburn xb100, um instrumento bem simples certamente. Porém, desde o início ele apresenta um som muito estalado, para que não ocorra só fechando totalmente o tone. Qual seria o provável motivo? Seria a altura ou qualidade dos captadores?
Já levei algumas vezes para regular, sempre persistiu o problema. Estou ponderando as vantagens ($) de substituí-lo por um PB de melhor qualidade.
Primeiramente, desculpe usar este tópico, mas não quis abrir um só para esta pergunta, já que, de certa forma, diz respeito aos captadores; e os tópicos que encontrei não discutiram como reduzir o estalo.
Tenho um precision, washburn xb100, um instrumento bem simples certamente. Porém, desde o início ele apresenta um som muito estalado, para que não ocorra só fechando totalmente o tone. Qual seria o provável motivo? Seria a altura ou qualidade dos captadores?
Já levei algumas vezes para regular, sempre persistiu o problema. Estou ponderando as vantagens ($) de substituí-lo por um PB de melhor qualidade.
Bastiao- Membro
As cordas são novas?
CG- Moderador
Bastiao escreveu:Allex,
Se for quando encosta o dedo, esmalte incolor nos pólos. Se a corda está encostando, abaixe os pickups. Se é estalo de graça, tem que mergulhar o pickup em parafina com cera de abelha a 65 graus Celsius por alguns minutos, até que parem de sair bolhas, depois deixá-lo secar em papel toalha.
Isso, obviamente, depois de verificar as ligações, pots, jack e soldas.
CG, atualmente não são novas, mas acontece hoje e acontecia quando ainda eram novas.
Allex, obrigado pela aula. Não imaginava a gama de situações possíveis e aplicáveis.
Como as revisões já realizadas incluíram a elétrica, acho que vou arriscar baixar os pickups e depois, se precisar, o esmalte. São experiências que posso realizar, qualquer coisa além destes acredito que não compensa o gasto.
Allex, obrigado pela aula. Não imaginava a gama de situações possíveis e aplicáveis.
Como as revisões já realizadas incluíram a elétrica, acho que vou arriscar baixar os pickups e depois, se precisar, o esmalte. São experiências que posso realizar, qualquer coisa além destes acredito que não compensa o gasto.
Bastiao- Membro
volume
Allex,no manual de ligações do meu OBP-3,não especificou de quantos K teria que ser o pot do volume. Coloquei de 50k,mas achei com ganho um pouco baixo. Costumam usar 100k para o volume do Aguilar também?
ednardojunior_- Membro
Se não estou enganado, 50k é usado nos captadores ativos. O mais comum para caps passivos é 250k ou 500k, do tipo Audio Taper. Coloque um CTS ou similar que não tem erro.
Não sei se essa escolha tem a ver com a falta de volume. A bateria está OK? Esse pré é bem forte...
joabi- Eterno Colaborador
Baterias novas sim!
ednardojunior_- Membro
ednardojunior_ escreveu:Allex,no manual de ligações do meu OBP-3,não especificou de quantos K teria que ser o pot do volume. Coloquei de 50k,mas achei com ganho um pouco baixo. Costumam usar 100k para o volume do Aguilar também?
Tem que ver o valor de pot que sua captação pede.
bateu a dúvida:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Geovane Gomes escreveu:Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs
Isso ocorre pois os dois pots de volume são lineares (tipo B).
Se vc quer uma atuação mais "suave", troque-os por pots logarítmicos (tipo A), (de mesma medida em Kohms).
Log= gradativo
linear = "tudo ou nada"?
ou é ao contrario?digo isso porque no meu baixo ou uso o cap J da ponte ou o P do braço ...eles não têm um meio termo, ou seja não consigo deixar por exemplo 30% do P e 50% do J.....Ou é volume alto ou quase nada...
Pesquisei mas existem explicações que se misturam
gmv bass- Membro