CONSTRUÇÃO INSPIRADA NO RICK 4001 MAPLEGLO, 1ª ENCOMENDA - FINALIZADO
+47
Vinicius F
Franco_bass
castrodg
Eduardo.gois
Rico
SMR
joabi
Eliseumohr
miki_san
Carlosrzz
Matheus Andrighi
emerbras
JAZZigo
fheliojr
arturbmallmann
elson.arcos
heitor_pg
HenriqueBessa
Juninho Sampaio
Willian Casagrande
GeTorres
HSN
henri carvalho
lucas.vieira2
Coder
Paulo Penna
Luiz Bass
pedrohenrique.astronauta
Emanoel Chequetto
Uchoa
BigBoy
Tarcísio Caetano
siodoni
Felipencs
GuilhermePastorius
Giuliano
afonsodecampos
Breno_Barnabe
109eh
Mauricio Luiz Bertola
db
Cantão
Samu
Thiago Almeida
Fernando Zadá
J.Adalberto
emachado
51 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 4 de 8
Página 4 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Re: CONSTRUÇÃO INSPIRADA NO RICK 4001 MAPLEGLO, 1ª ENCOMENDA - FINALIZADO
Agora sim tá tomando forma
Antes disso pra mim era só madeira...sem ofensas, o problema é meu, eu não faço ideia do que é cada coisa que você faz heaheah
Antes disso pra mim era só madeira...sem ofensas, o problema é meu, eu não faço ideia do que é cada coisa que você faz heaheah
GuilhermePastorius- Membro
Ficou lindo o trabalho na escala, profissa demais! Qual tipo de traste vai ser usado? Coloquei no meu traste jumbo mas não achei que ficou bom, dos Rickenbacker que pude tocar notei que os trastes eram bem finos, como os de guitarra.
afonsodecampos- Membro
^Serão trastes finos nesse Rick. Não curto traste jumbo.
O trabalho do Evandro na escala ficou sensacional.
A coloração dela é muito bonita. E dispensa verniz
O trabalho do Evandro na escala ficou sensacional.
A coloração dela é muito bonita. E dispensa verniz
Uchoa, na verdade vou improvisar. Como será um binding mais espesso, vou substituir o rolamento da ponta de uma fresa paralela. Creio que tenha um rolamento aqui que dará certo. Isto já não daria para um binding padrão de 1,6mmm.
Emerbras, eu explico detalhadamente e com fotos em um dos tópicos que criei para construção de instrumentos: ou no Rickemachado ou na Les Paul.
Os trastes serão os 6270 da dunlop. São razoavelmente finos, um pouco menos que os trastes médios. Ficarão legais para este projeto.
Gostei bastante deste abiu roxo para escalas. Ainda tenho um dormente inteiro dele. Mas é chatinha para cortar na serra. Curiosamente, reage bem ao trabalho com lixa.
Emerbras, eu explico detalhadamente e com fotos em um dos tópicos que criei para construção de instrumentos: ou no Rickemachado ou na Les Paul.
Os trastes serão os 6270 da dunlop. São razoavelmente finos, um pouco menos que os trastes médios. Ficarão legais para este projeto.
Gostei bastante deste abiu roxo para escalas. Ainda tenho um dormente inteiro dele. Mas é chatinha para cortar na serra. Curiosamente, reage bem ao trabalho com lixa.
emachado- Membro
Beleza , vou ficar aqui acompanhando !
Tupia eu tenho sempre muito cuidado para operar , a bicha se der uma coisa errada faz estrago ... Mas tenho certeza que terá cuidado .
Tupia eu tenho sempre muito cuidado para operar , a bicha se der uma coisa errada faz estrago ... Mas tenho certeza que terá cuidado .
A escala ficou muito linda!
Madeira virou praticamente um espelho, muito legal.
Madeira virou praticamente um espelho, muito legal.
Breno_Barnabe- Membro
Siodoni, já conseguiste a moldura para o captador da ponte? Estou desesperadamente atrás de uma, está dificil encontrar. Parabéns a você e ao evandro pelo lindo projeto...Abraços!
Última edição por Matheus Andrighi em Dom Jan 24, 2016 6:27 pm, editado 1 vez(es)
Matheus Andrighi- Membro
http://www.ebay.com/itm/Genuine-Rickenbacker-Bass-Hi-Gain-Bridge-Treble-Pickup-Chrome-New-/181999643417?hash=item2a60062b19:g:vO0AAOSwv0tVKtj7
http://www.ebay.com/itm/Rickenbacker-4003-Bass-BRIDGE-Pickup-COVER-NEW-/361472860736?hash=item5429762240:g:qRgAAOSwpDdVBctv
http://www.ebay.com/itm/Rickenbacker-4003-Bass-BRIDGE-Pickup-COVER-NEW-/361472860736?hash=item5429762240:g:qRgAAOSwpDdVBctv
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Valeu Maurício, esses ai na verdade já estava sondando...o que mata é o preço do dólar mesmo
Matheus Andrighi- Membro
Matheus, eu vou fazer a moldura e tentar me aproximar ao máximo da original.
Já estou com uma tinta que produz o efeito cromado. Vou experimentar.
Outra opção, mais fácil até, seria fazê-la em inox e depois escovar.
Assim que começar, vou postar aqui o andamento.
Essa moldura é um roubo considerando a pouca complexidade para sua produção em série.
Aproveitando, seria legal se todos os entusiastas dos Ricks mandassem e-mail para o Érico Malagoli para que desenvolvessem captadores com propostas semelhantes aos Ricks. Eu já o fiz umas 3 vezes.
Para quem quiser, o e-mail é este aqui: erico@malagoli.com.br ou vendas@captadores.com.br.
Estes endereços estão disponíveis no site: http://www.captadores.com.br/
Eles têm modelos para outros instrumentos e são bem legais.
Já estou com uma tinta que produz o efeito cromado. Vou experimentar.
Outra opção, mais fácil até, seria fazê-la em inox e depois escovar.
Assim que começar, vou postar aqui o andamento.
Essa moldura é um roubo considerando a pouca complexidade para sua produção em série.
Aproveitando, seria legal se todos os entusiastas dos Ricks mandassem e-mail para o Érico Malagoli para que desenvolvessem captadores com propostas semelhantes aos Ricks. Eu já o fiz umas 3 vezes.
Para quem quiser, o e-mail é este aqui: erico@malagoli.com.br ou vendas@captadores.com.br.
Estes endereços estão disponíveis no site: http://www.captadores.com.br/
Eles têm modelos para outros instrumentos e são bem legais.
emachado- Membro
Se não me engano o Japeta usou captadores Malagoli na construção de uma réplica Rickenbacker para um usuário do Fórum, ele faz a moldura e usa a bobina da empresa.
afonsodecampos- Membro
É verdade, vi alguma coisa neste sentido.
Mas ai depende de modificações na estrutura do captador, sendo que eles poderiam atender ao quesito estrutural e, principalmente, a questão do timbre (singles cerâmicos, ponte com + ou - 11,5k).
É um nicho interessante, inclusive para restaurações de originais, Gianninis, Finch...
Acho que foi no bass do RenatoGarageRock que o Japeta fez esta modificação.
Mas ai depende de modificações na estrutura do captador, sendo que eles poderiam atender ao quesito estrutural e, principalmente, a questão do timbre (singles cerâmicos, ponte com + ou - 11,5k).
É um nicho interessante, inclusive para restaurações de originais, Gianninis, Finch...
Acho que foi no bass do RenatoGarageRock que o Japeta fez esta modificação.
emachado- Membro
Foi a réplica do Renato mesmo, feita pelo Daniel Japeta. Evandro, vou encaminhar um email pra ele nessa questão sobre a captação dos ricks. Realmente, a supervalorização de algumas peças simples como aquelas inviabiliza muita coisa. Por favor, poste aqui quando tiver confeccionado, estou de fato há muito tempo precisando de um exemplar desse para reposição. Encomendaria na mesma hora contigo...heheheh Abraços
Matheus Andrighi- Membro
Não, não! O Renato usou as parts do Giannini mesmo, que estavam em bom estado. O Japeta usou caps Malagoli no projeto do Rickcarvalho, do forista ffc4852.
Link do Review
Link do Review
ffc4852 escreveu:Captação: Par de malagoli, que o Daniel customiza para ficar nos moldes do Rick 4001. Pedi para ele um baixo com a resposta mais suave, bem aveludada, pois já tenho o Stellfner com pegada mais agressiva e muita saída. Não queria 2 baixos que soassem muito parecidos. Também fiquei satisfeito neste ponto. Foi entregue exatamente o que eu havia pensado. Modelos: Toast top no braço e horseshoe na ponte.
afonsodecampos- Membro
É verdade.
O Renato até comentava que existia a possibilidade dos caps Giannini dele serem de uma época em que eram fabricados pela Gotoh do Japão.
O Renato até comentava que existia a possibilidade dos caps Giannini dele serem de uma época em que eram fabricados pela Gotoh do Japão.
emachado- Membro
Essa moldura do captador da ponte é um abuso.
Mas eu confio na habilidade do Evandro em faze-la.
Mas eu confio na habilidade do Evandro em faze-la.
Adiantando os trabalhos...
Sanduíche do binding com pau-marfim e laminado composto de ébano.
Proteção com fitas para não passar cola sobre a escala.
Gig para ajustes da curvatura dos trastes. Costumo deixar o raio menor para entrar as extremidades com maior pressão. Entorto a parte sobre o binding pelo mesmo motivo.
Turquesa boa R$ 15,00, turquesa de luthier + ou - R80,00 ou até mais. Com um esmeril afinei a ponta para corte mais rente.
Prensa para trastes na morsa.
Marcações de referência obtidas no papel e transferidas para o braço, possibilitam o início com a grosa.
Ainda com detalhes do acabamento e shape a serem feitos na lixa.
Sanduíche do binding com pau-marfim e laminado composto de ébano.
Proteção com fitas para não passar cola sobre a escala.
Gig para ajustes da curvatura dos trastes. Costumo deixar o raio menor para entrar as extremidades com maior pressão. Entorto a parte sobre o binding pelo mesmo motivo.
Turquesa boa R$ 15,00, turquesa de luthier + ou - R80,00 ou até mais. Com um esmeril afinei a ponta para corte mais rente.
Prensa para trastes na morsa.
Marcações de referência obtidas no papel e transferidas para o braço, possibilitam o início com a grosa.
Ainda com detalhes do acabamento e shape a serem feitos na lixa.
emachado- Membro
Deu uma adiantada legal ...
Eu gosto desse seu robot sander ( lixadeira de rolo ) , tinha que montar uma dessas .
Eu gosto desse seu robot sander ( lixadeira de rolo ) , tinha que montar uma dessas .
Que bonito de se ver!
pedrohenrique.astronauta- Membro
Caramba, trabalho de gente grande!
afonsodecampos- Membro
Esse binding da escala deu um charme.
Vai ficar f*** esse Rick
Vai ficar f*** esse Rick
Parabéns emachado, muito bom o seu trabalho.
Carlosrzz- Membro
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK
Começando os ajustes para colagem do core do corpo.
Já tinha feito o sanduíche lá no começo do projeto: caxeta + tauari branco + caxeta. O tauari deve ajudar na questão de neck diving e a caxeta mantém a proposta do bass em madeiras claras, mas haverá contraste com o marfim do centro.
Como vou prensar usando o máximo de força na prensa, não vou cortar todo o corpo. O que seria a parte de cima ficara reto até a colagem. Desta forma, o apoio para as prensas é melhor do que cortando e usando a sobra como calço.
Os únicos cortes antes da colagem serão os dos cutaways, pos fica difícil cortar depois.
A maneira mais produtiva que descobri para deixar as laterais perpendiculares em colagens foi usando a tupia da forma abaixo.
O molde não vai ajudar com esta combinação de madeiras. Tentei usinar na tupia, mas estava ficando irregular demais. Tentei com todo cuidado do mundo, pois se fosse contra o veio corria o risco de rachar e perder boa parte do serviço.
Acabei utilizando meu cilindro com lixa, onde o risco é bem menor. Devo fazer todo o corpo assim.
Já tinha feito o sanduíche lá no começo do projeto: caxeta + tauari branco + caxeta. O tauari deve ajudar na questão de neck diving e a caxeta mantém a proposta do bass em madeiras claras, mas haverá contraste com o marfim do centro.
Como vou prensar usando o máximo de força na prensa, não vou cortar todo o corpo. O que seria a parte de cima ficara reto até a colagem. Desta forma, o apoio para as prensas é melhor do que cortando e usando a sobra como calço.
Os únicos cortes antes da colagem serão os dos cutaways, pos fica difícil cortar depois.
A maneira mais produtiva que descobri para deixar as laterais perpendiculares em colagens foi usando a tupia da forma abaixo.
O molde não vai ajudar com esta combinação de madeiras. Tentei usinar na tupia, mas estava ficando irregular demais. Tentei com todo cuidado do mundo, pois se fosse contra o veio corria o risco de rachar e perder boa parte do serviço.
Acabei utilizando meu cilindro com lixa, onde o risco é bem menor. Devo fazer todo o corpo assim.
emachado- Membro
Show de bola!
Tá começando a ganhar forma
A ansiedade tá aumentando
Tá começando a ganhar forma
A ansiedade tá aumentando
A espessura do corpo não está muito grande não? o Rick é fininho....
Paulo Penna- Membro
Devo acabar com 38/40mm.
Eu prefiro esta configuração por que as cavidades dos caps fragiliza demais o neckthrough. Principalmente o do braço que fica numa região delicada. Se perdê-lo acabou-se o baixo.
Então, peco pelo excesso.
No original parece que são 31 ou 33mm.
Eu prefiro esta configuração por que as cavidades dos caps fragiliza demais o neckthrough. Principalmente o do braço que fica numa região delicada. Se perdê-lo acabou-se o baixo.
emachado- Membro
Se apenas a Rickenbacker fosse tão esperta como você pra ter essa ideia.... heheemachado escreveu:Devo acabar com 38/40mm.
GuilhermePastorius- Membro
Está cada vez mais interessante. Belíssimo trabalho.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Essa escala tá mais bonita que a do original!
afonsodecampos- Membro
Está mesmo Afonso. E ainda assim as fotos não fazem jus a ela.
Aqui elas estão como um espelho, o que foi obtido apenas na lixa 1200 e 2000 a seco.
Pela dureza, deve ficar bacana num fretless.
Aqui elas estão como um espelho, o que foi obtido apenas na lixa 1200 e 2000 a seco.
Pela dureza, deve ficar bacana num fretless.
emachado- Membro
Vai deixar a escala sem verniz ?
^
[2]
O acabamento brilhante sobre a escala de rosewood é uma das poucas coisas que não me agradam no meu Rick.
[2]
O acabamento brilhante sobre a escala de rosewood é uma das poucas coisas que não me agradam no meu Rick.
JAZZigo- FCBR-CT
Também não gosto de escala escura envernizada.
Acho que não combina.
Acho que não combina.
Ficou muito semelhante a Bubinga, madeira utilizada para os 4001 nos 70's. Está ficando ótimo! A galera aqui deve estar mais ansiosa pelo resultado que o próprio dono! Hahah, abraços!
Matheus Andrighi- Membro
afonsodecampos escreveu:Essa escala tá mais bonita que a do original!
eu ia fazer comentário similar... o e-machado está arrebentando!
fheliojr- Membro
Nem sempre dá tudo certo. Há alguns dias atrás trabalhei por horas no acabamento dos "chifres" e acabei estragando tudo com a abertura das cavidades do binding. Adaptei uma fresa para tal, retirando o rolamento. Acabou ficando um ressalto na ponta que queimou a madeira em alguns pontos.
Peça molhada:
Teria que refazer todo o corte, mas preferi trabalhar da seguinte forma. Lixando binding e a área queimada onde ficou um rebaixo de uns 0,3mm eu não precisaria refazer tudo. Diminuiu um pouco a espessura do pau-marfim do binding, mas foi irrisório.
O trabalho foi deixar a espessura por igual usando o cilindro com lixa.
Mas deu certo.
Tentei "cozinhar" o pau-marfim numa panela para, com alicates, forçar a curvatura. Não deu bom resultado. Parti então, para uma outra abordagem já testada antes: molhar a madeira e usar o ferro de solda. Dá maior precisão na hora de curvá-la.
Para ter a lâmina preta por baixo terei que cortar conforme desenho, pois tiras retas não curvam facilmente no sentido do topo. Se curvarem ficarão mais finas nas curvas.
Ainda sem o ajuste da espessura.
Após ajustes:
Para guiar as peças na colagem, deixarei parafusos de 4mm de inox como pinos de guia. Necessário cuidado para não ficarem em áreas de cavidades do corpo.
Mais uma vez, confirmação da posição da ponte e consequentemente das asas do neckthrough.
O dia hoje está muito úmido por aqui. Deixarei na prensa sem cola para que as peças equalizem seus níveis de umidade. Farei a colagem durante a semana em dia mais seco.
Este cuidado é importante para reduzir a possibilidade de ressaltos entre as madeiras.
É claro que elas serão lixadas, mas depois de "descansarem" algum tempo já coladas há vários dias.
Ainda bem que o Siodoni me deu tranquilidade quanto ao tempo. Este é um projeto complexo, trabalhoso.
Esse binding em madeira será um "plus", mas como dá trabalho este danado.
Peça molhada:
Teria que refazer todo o corte, mas preferi trabalhar da seguinte forma. Lixando binding e a área queimada onde ficou um rebaixo de uns 0,3mm eu não precisaria refazer tudo. Diminuiu um pouco a espessura do pau-marfim do binding, mas foi irrisório.
O trabalho foi deixar a espessura por igual usando o cilindro com lixa.
Mas deu certo.
Tentei "cozinhar" o pau-marfim numa panela para, com alicates, forçar a curvatura. Não deu bom resultado. Parti então, para uma outra abordagem já testada antes: molhar a madeira e usar o ferro de solda. Dá maior precisão na hora de curvá-la.
Para ter a lâmina preta por baixo terei que cortar conforme desenho, pois tiras retas não curvam facilmente no sentido do topo. Se curvarem ficarão mais finas nas curvas.
Ainda sem o ajuste da espessura.
Após ajustes:
Para guiar as peças na colagem, deixarei parafusos de 4mm de inox como pinos de guia. Necessário cuidado para não ficarem em áreas de cavidades do corpo.
Mais uma vez, confirmação da posição da ponte e consequentemente das asas do neckthrough.
O dia hoje está muito úmido por aqui. Deixarei na prensa sem cola para que as peças equalizem seus níveis de umidade. Farei a colagem durante a semana em dia mais seco.
Este cuidado é importante para reduzir a possibilidade de ressaltos entre as madeiras.
É claro que elas serão lixadas, mas depois de "descansarem" algum tempo já coladas há vários dias.
Ainda bem que o Siodoni me deu tranquilidade quanto ao tempo. Este é um projeto complexo, trabalhoso.
Esse binding em madeira será um "plus", mas como dá trabalho este danado.
emachado- Membro
Sem palavras!
O trabalho do Evandro é simplesmente primoroso.
Ele é muito cauteloso em tudo que faz! Gostaria de ter metade da sua paciência
As vezes sou meio ansioso
O trabalho do Evandro é simplesmente primoroso.
Ele é muito cauteloso em tudo que faz! Gostaria de ter metade da sua paciência
As vezes sou meio ansioso
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Bonita pra disgrama essa escala aí! O braço tb ficou show de bola
Pois é, eu sei que já falei antes mas não custa repetir... essa escala tá bonita demais!!!!!
afonsodecampos- Membro
Essa escala em Abiu Roxo saiu de um dormente de trilho de trem todo carcomido que aparece na primeira foto deste meu último post.
Em termos de dureza, bateu a Braúna com que trabalhei no Precision.
Aqui na minha região eles vendem como pau-ferro, mas é o Abiu Roxo.
Em termos de dureza, bateu a Braúna com que trabalhei no Precision.
Aqui na minha região eles vendem como pau-ferro, mas é o Abiu Roxo.
emachado- Membro
Normalmente, posto aqui as vitorias e acertos. Desta vez será diferente, vou relatar um grave problema que ocorreu.
Ao colar as asas do corpo, depois do trabalhão com parte do binding dos cutaways, a parte dos controles ficou muito torta.
Isto se deu por ter iniciado o aperto e me perder no controle da pressão de cada lado. a qual deve estar próxima.
Ai, apertei mais ainda para tentar ajustar e acabou "amassando" e saindo do plano correto.
A leve torção da parte de cima não compromete, pois será aplainada e teremos um binding nas laterais, mas a dos controles ficou uma caca.
Não me arrisco a descolar com calor ou água, pois pode comprometer a colagem do centro em pau-marfim e roxinho. Assim, terei que cortar e ajustar para uma nova colagem.
Ao colar as asas do corpo, depois do trabalhão com parte do binding dos cutaways, a parte dos controles ficou muito torta.
Isto se deu por ter iniciado o aperto e me perder no controle da pressão de cada lado. a qual deve estar próxima.
Ai, apertei mais ainda para tentar ajustar e acabou "amassando" e saindo do plano correto.
A leve torção da parte de cima não compromete, pois será aplainada e teremos um binding nas laterais, mas a dos controles ficou uma caca.
Não me arrisco a descolar com calor ou água, pois pode comprometer a colagem do centro em pau-marfim e roxinho. Assim, terei que cortar e ajustar para uma nova colagem.
emachado- Membro
Que pena
Mas não tenho duvida que dará certo!
Mas não tenho duvida que dará certo!
Agente costuma ver fotos do sucesso, mas desta vez não foi.
Pode ter certeza que você vai conseguir deixar como você quer, pois estamos torcendo pra isso.
Abraço
Pode ter certeza que você vai conseguir deixar como você quer, pois estamos torcendo pra isso.
Abraço
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Parabéns pela transparência, erros e humanos andam junto, negar isto é ser desonesto.
Mas tudo dará certo! estamos na expectativa.
Abraço
Mas tudo dará certo! estamos na expectativa.
Abraço
arturbmallmann- Membro
Acabei optando pelo descolamento. Foi interessante até mesmo para confirmar como essa Titebond gruda mesmo.
Usei água quente e pincel, mas somente consegui descolar quando montei o esquema com os grampos.
Refiz a colagem, agora prestando maior atenção quanto ao alinhamento das peças e à força aplicada nas prensas.
Desta vez, estão ok.
Usei água quente e pincel, mas somente consegui descolar quando montei o esquema com os grampos.
Refiz a colagem, agora prestando maior atenção quanto ao alinhamento das peças e à força aplicada nas prensas.
Desta vez, estão ok.
emachado- Membro
Como disseram: erros acontecem. E o bom profissional tem capacidade para repará-los
Capricho até nas descolagens.
Página 4 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8