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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 12, 2015 6:15 pm

Não.
Esse tipo de braço aí é o padrão de 21 trastes. Se fizeres o braço com 20 (que é o padrão original), não precisa disso...
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Mensagem por Emanoel Chequetto Qua Ago 12, 2015 9:52 pm

^Obrigado mais vez!
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Mensagem por Emanoel Chequetto Seg Ago 17, 2015 2:08 pm

Bertola, no últimos dias do fim de semana me aventurei a confeccionar um braço de precision bass. A primeira coisas que deu "zebra" foi a madeira. Tinha umas peças de pau-marfim que ganhei de um amigo eu vi que tinha umas manchas causadas por umidade e achava que era superficiais, mas elas estavam permeadas de manchas. Mas tudo bem, isso não seria problemático para mim. Tinha 2 peças que me permitiam construir 2 braços. Levei em um amigo e ele aplainou do jeito que eu queria. Mas, com as ferramentas que eu tinha em mãos acabei estragando as duas!!!

Para, mim o mais difícil foi tentar apenas com o papel colado no braço, o que gerou muitos erros, tanto nos cortes quanto na escala oficial do braço.

Portanto, para os iniciantes, acha que a compra de gabaritos cortados a laser (que até onde pesquisei tem uma construção e são os mais fieis nas medidas) seriam uma boa pedida?

Obrigado.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 17, 2015 3:37 pm

^ Para iniciantes é melhor comprar o braço pronto.... Kkkk...
Gabaritos à laser são úteis sim...
Abç
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Mensagem por Emanoel Chequetto Seg Ago 17, 2015 5:23 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Para iniciantes é melhor comprar o braço pronto.... Kkkk...
Gabaritos à laser são úteis sim...
Abç

Na verdade a ideia de comprar um braço passou pela minha cabeça!!!! Mas, estou mesmo é querendo aprender a fazer e o braço, até então, se mostrado um desafio imenso!!!

Mas acho que irei a procura do gabarito mesmo. Tenho uma planta ótima cedida pelo Uchoa, mas na minha cidade não imprime plantas deste tamanho, ou seja, tenho de imprimir em A4 e depois recortar e juntar tudo e não sai perfeita...

Valeu!!!!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 17, 2015 7:54 pm

tenho de imprimir em A4 e depois recortar e juntar tudo
Não vai sair legal...
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Mensagem por Emanoel Chequetto Ter Ago 18, 2015 11:44 am

^Realmente não não mesmo!!!! kkkkk
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Mensagem por Carlosrzz Qua Ago 26, 2015 6:39 pm

Fala Bertola, os luthiers do Brasil usam "stain" importado ou tem alguma marca Brasileira de boa qualidade? É que estou indo ao Brasil em Setembro e se tiver algo de boa qualidade talvez desse para trazer...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 26, 2015 11:44 pm

Carlosrzz escreveu:Fala Bertola, os luthiers do Brasil usam "stain" importado ou tem alguma marca Brasileira de boa qualidade? É que estou indo ao Brasil em Setembro e se tiver algo de boa qualidade talvez desse para trazer...
Tem essa linha aqui, por exemplo:
http://www.sayerlack.com.br/tingidor-acquacolor/
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Mensagem por Uchoa Qua Ago 26, 2015 11:53 pm

Pena que eles acabaram com as cores vermelho , amarelo , azul e verde da sayerlack .
Eu usava lá por volta de 2009 , depois começou a sumir e hoje em dia só essas cores .
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Mensagem por Carlosrzz Dom Ago 30, 2015 8:18 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Carlosrzz escreveu:Fala Bertola, os luthiers do Brasil usam "stain" importado ou tem alguma marca Brasileira de boa qualidade? É que estou indo ao Brasil em Setembro e se tiver algo de boa qualidade talvez desse para trazer...
Tem essa linha aqui, por exemplo:
http://www.sayerlack.com.br/tingidor-acquacolor/
Thanks! up
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Mensagem por 109eh Seg Ago 31, 2015 10:40 am

Bertola, bom dia!
já fez uma escala de raio composto? Alguma dica de como é o procedimento?
obrigado pela atenção!!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 31, 2015 2:04 pm

109eh escreveu:Bertola, bom dia!
já fez uma escala de raio composto? Alguma dica de como é o procedimento?
obrigado pela atenção!!
Nunca fiz não...
Geralmente uso 9 ou 10pol de radiano...
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Set 04, 2015 5:57 pm

Bertola, tudo bem? Cara, pela sua experiência, qual seria a faixa de preço de um modelo 4001 da Rickenbacker feito por luthier, com parte elétrica e tudo o mais Rick (ou subs que possam se bancar sem piorar muito a qualidade)?

Obrigado!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 04, 2015 6:57 pm

William Casagrande
Comentar preços é anti-ético e contra as regras do fórum.
Faça vc mesmo essa pesquisa contactando diretamente os luthiers
(sugiro mandar mp para o emachado aqui do fórum e contactar o luthier Japeta)
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Mensagem por HSN Ter Set 08, 2015 11:19 am

109eh escreveu:Bertola, bom dia!
já fez uma escala de raio composto? Alguma dica de como é o procedimento?
obrigado pela atenção!!

Um amigo meu já fez. Ele disse que o processo é na base da conferência mesmo, utilizando conferidores de raio após lixar cada sessão da escala.
É um pouco trabalhoso somente porque tem que conferir.
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Set 11, 2015 11:07 am

^ Opa, obrigado, cara. Não sabia dessa questão dos preços, peço desculpas...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 11, 2015 12:05 pm

^ No problem
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Mensagem por lucas.vieira2 Seg Set 21, 2015 10:01 pm

Bertola, procurei bastante no fórum e não encontrei nenhuma informação sobre minha dúvida. Também não julguei necessário abrir um novo tópico pra algo que acredito que você possa me responder com facilidade Very Happy
Sabe me dizer qual a diferença dos baixos Faned's para os convencionais? É apenas estética? Facilita na execução de alguma técnica? Muda a característica do som?

Desde já, obrigado pela atenção!!

Abraço Mestre!
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Mensagem por CG Seg Set 21, 2015 11:00 pm

Não sou o bertola mas posso te ajudar:

Os fannned são mais ergonômicos, facilita a pegada pois força menos a mão. O fato das cordas mais graves terem um comprimento maior principalmente no sizão dá mais firmeza a corda, fazendo com que o som saia com mais punch.

Mais detalhes aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t6100-fanned-frets
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 21, 2015 11:15 pm

lucas.vieira2 escreveu:Bertola, procurei bastante no fórum e não encontrei nenhuma informação sobre minha dúvida. Também não julguei necessário abrir um novo tópico pra algo que acredito que você possa me responder com facilidade Very Happy
Sabe me dizer qual a diferença dos baixos Faned's para os convencionais? É apenas estética? Facilita na execução de alguma técnica? Muda a característica do som?

Desde já, obrigado pela atenção!!

Abraço Mestre!

Lucas,
O sistema "fanned" proporciona uma afinação perfeita (o que é quase que impossível no sistema tradicional) e uma tensão equilibrada, principalmente do "sizão", que fica mais "nítido". No mais, não posso afirmar se facilita ou não qualquer técnica (não sou apto para isso).
Recentemente toquei em um MM de 5 cordas construído pelo grande Samuel Martins (um gênio da luthiería!), e, embora eu achasse que iría ter dificuldades de digitação por falta de costume; isso não ocorreu (apesar d'eu ser péssimo baixista!), ao contrário, me senti totalmente confortável..
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Mensagem por lucas.vieira2 Seg Set 21, 2015 11:21 pm

Valeu Bertola, não imagina que era por isso. Na verdade é bem mais útil do que eu imaginava. E eu confesso que acho bem bonitos os instrumentos com esse sistema. Quem sabe num futuro não adquira um S. Martins Very Happy.

Mas antes tem um precision bass modelo 62, sunburst, no topo da lista. Assim que a situação financeira melhorar te mando uma MP.

Obrigado pelo esclarecimento!
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Mensagem por Tutu Seg Out 05, 2015 6:36 am

Olá Mestre Bertola, tudo bem?

Bertola, tenho um jazz bass fender que comprei novo e o verniz do braço dele é acetinado. Como o baixo é novo, o maple dele ainda está muito branco. Gostaria de saber se existe alguma coisa que eu posso passar no braço pra acelerar o processo de escurecimento que acontece naturalmente com o tempo, mas sem precisar reenvernizar o braço ou coisa assim que tire a originalidade do instrumento.

Se tiver alguma coisa que faça isso e que deixe a superfície mais brilhante, melhor ainda.

Desde já, muito obrigado.

Forte abraço!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 05, 2015 7:49 am

Existir, existe. Mas implicaría em refazer o acabamento do braço, coisa que não recomendo e que tiraría a originalidade.
Já para deixá-lo mais brilhante, um polimento com pasta basta (mas o resultado não será igual ao de um baixo com "heavy gloss" de PU não.
Se posso te dar um conselho, é como dizem os amigos paulistas: "desencana" disso... E vá tocar o seu Fender...
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Mensagem por Tutu Seg Out 05, 2015 9:14 am

Valeu mestre!!!

Como sempre muito atencioso. Vou deixar então o tempo e os raios UV fazerem o serviço naturalmente he he he.

Mais uma vez, muitíssimo obrigado por tudo. E tenha uma ótima semana.
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Mensagem por Fábio Parenti Silveira Qui Out 08, 2015 11:36 am

Prezado Bertola,
Tenho um baixo Yamaha( da década de 90) RBX-250 precision 4 cordas passivo. Tive a idéia de transformá-lo em ativo objetivando mais equalização de graves, médios e agudos, além dos outros benefícios, tais como, diminuição de ruídos e aumento de ganho/brilho, etc. Um luthier da minha cidade sugeriu a instalação de um circuito ativo da marca DMT. Como a modificação demanda alteração na estrutura física do instrumento( terei que fazer furos no corpo para instalar os potenciômetros) fiquei na dúvida sobre a viabilidade do projeto. Saliente-se que vou manter o captador precision original da Yamaha. Compensa fazer a alteração? Terei um bom resultado?
Grande Abraço!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 08, 2015 11:00 pm

Fábio,
Viável é...
Se vai ter bom resultado ou não, só depois de pronto pra saber. Eu nunca trabalhei com este circuito...
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Mensagem por GeTorres Ter Out 20, 2015 9:28 am

Bom dia Bertola!

Por favor, qual a medida (altura / distanciamento) indicada para o espaçamento das cordas sobre o primeiro traste, considerando que as crdas estão muito altas no nut e que irei proceder a regulagem do nut na cavidade?

Obrigado!
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Mensagem por GeTorres Ter Out 20, 2015 9:45 am

Fábio Parenti Silveira escreveu:Prezado Bertola,
Tenho um baixo Yamaha( da década de 90) RBX-250 precision 4 cordas passivo. Tive a idéia de transformá-lo em ativo objetivando mais equalização de graves, médios e agudos, além dos outros benefícios, tais como, diminuição de ruídos e aumento de ganho/brilho, etc. Um luthier da minha cidade sugeriu a instalação de um circuito ativo da marca DMT. Como a modificação demanda alteração na estrutura física do instrumento( terei que fazer furos no corpo para instalar os potenciômetros) fiquei na dúvida sobre a viabilidade do projeto. Saliente-se que vou manter o captador precision original da Yamaha. Compensa fazer a alteração? Terei um bom resultado?
Grande Abraço!

Uma coisa eu posso te falar sobre a DMT, o Fábio faz um excelente trabalho e eu creio que o pré dele é bom. Tinha até pouco tempo atrás um clone do BB Xotic feito por ele e pretendo comprar outro deste pre amp em forma de pedal.

Muito bom, muito bom mesmo.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 20, 2015 10:00 am

GeTorres escreveu:Bom dia Bertola!

Por favor, qual a medida (altura / distanciamento) indicada para o espaçamento das cordas sobre o primeiro traste, considerando que as crdas estão muito altas no nut e que irei proceder a regulagem do nut na cavidade?

Obrigado!

GeTorres
A menor possivel sem trastejamento... Algo em torno de 1 mm ou pouco menos.
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Mensagem por Tutu Sáb Nov 07, 2015 8:23 am

Bom dia Mestre Bertola!

Comprei um escudo novo pro meu jazz bass, só que veio sem o canal de acesso para o parafuso do tensor, que no meu baixo é para o lado do troculo. Qual é a melhor forma de abrir este canal sem danificar o escudo? Eu consigo fazer isso sem ter uma retífica?

Mais uma vez, muito obrigado.
Forte abraço!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Nov 08, 2015 11:30 am

Vc teria que usar uma dremel.
Se não tens, faça a marcação com caneta retroprojetora, fure as bordas com uma broca fina e use uma serrinha e lima para arrematar.
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Mensagem por Tutu Dom Nov 08, 2015 6:28 pm

Blz, vou tentar arrumar uma retífica emprestada, se não der, eu tento assim.

Valeu mestre!
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Mensagem por Mike_ Dom Nov 08, 2015 7:14 pm

Bertola, aproveitando o caso do Tutu, o meu SX também tem regulagem do tensor no tróculo.

Me incomoda o fato de ter que tirar o braço toda vez pra fazer alguma regulagem.

Qual o procedimento para abrir um canal no corpo para regular sem tirar o braço? Tipo, largura, comprimento, profundidade...
VAleu!
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Mensagem por Tutu Dom Nov 08, 2015 9:33 pm

Mike_ escreveu:Bertola, aproveitando o caso do Tutu, o meu SX também tem regulagem do tensor no tróculo.

Me incomoda o fato de ter que tirar o braço toda vez pra fazer alguma regulagem.

Qual o procedimento para abrir um canal no corpo para regular sem tirar o braço? Tipo, largura, comprimento, profundidade...
VAleu!

Bertola, com sua licença gostaria de dar um pitaco ao Mike sobre uma situação semelhante à dele que aconteceu em outro baixo meu.

Mike, antes de mais nada, eu sugiro dar uma conferida na altura do parafuso em relação ao braço. Explico: eu tenho um precision deluxe feito na custom shop do seizi tagima que apresentava o mesmo problema do seu sx.

Eu mandei abrir um canal no corpo do baixo para ter acesso ao tensor e o que aconteceu é que mesmo assim não consigo colocar a chave, porque o parafuso fica muito para baixo e nao da angulo para a chave encaixar no parafuso. No fender isso não acontece, porque como a escala (rosewood) do fender é bem mais fininha, o tensor pode ficar mais para cima no braço. Como a escala do seizi é mais espessa, o japa teve que colocar o parafuso mais pra baixo.

Se não for o seu caso, abrir este canal é tranqüilo e você pode fazê-lo seguindo exatamente o formato da abertura que tem no escudo, com apenas a profundidade necessária para ver todo o parafuso.

Se não tiver experiência e nem as ferramentas necessarias, eu sugiro levar a um Luthier para não estragar seu baixo. Lembre-se que se seu jazz bass tiver o corpo inteiriço, você poderá um dia querer tirar o escudo e pra isso é bom que esteja tudo bonitinho por baixo dele.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 09, 2015 7:01 am

Mike_ escreveu:Bertola, aproveitando o caso do Tutu, o meu SX também tem regulagem do tensor no tróculo.

Me incomoda o fato de ter que tirar o braço toda vez pra fazer alguma regulagem.

Qual o procedimento para abrir um canal no corpo para regular sem tirar o braço? Tipo, largura, comprimento, profundidade...
VAleu!
Em 1º lugar, se não souberes fazer, procure um bom luthier.
Em 2º lugar o instrumento deverá ser desmontado (retirando-se o braço).
Deverá ser feita então uma cavidade no corpo (com uma tupia vertical) e "arremate" com dremel de 30mm X 12mm e uma no escudo com as mesmas dimensões.
A cavidade deverá ser lixada e nela aplicada seladora e depois pintada.
Tudo depende de capricho e execução adequada.
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Mensagem por Mike_ Seg Nov 09, 2015 4:18 pm

Tutu, boa dica! Vou conferir a posição do parafuso em relação ao corpo!
E o escudo não tem abertura, então não posso seguir as medidas...

Bertola, eu pensei em fazer na CNC da empresa em que trabalho. O único porém, é que as ferramentas da empresa são para metal.

Mas ultimamente estamos lotados de serviço.
Vai ficar mais para frente..

Obrigado pelas respostas!!

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Mensagem por NeyBass Seg Nov 09, 2015 4:33 pm

Bertola, vc acha que funciona eu fazer uma mistura de cola de madeira com pó lixado de uma madeira escura para tapar as cavidades dos trastes, transformando o baixo em fretless?

Por aqui não se encontra massa F-12 e no ML, a massa custa 8,00, porém o frete custa 30,00, assim não acho que seja viável.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 09, 2015 5:11 pm

Mike_ escreveu:Tutu, boa dica! Vou conferir a posição do parafuso em relação ao corpo!
E o escudo não tem  abertura, então não posso seguir as medidas...

Bertola, eu pensei em fazer na CNC da empresa em que trabalho. O único porém, é que as ferramentas da empresa são para metal.

Mas ultimamente estamos lotados de serviço.
Vai ficar mais para frente..

Obrigado pelas respostas!!

Não precisa de CNC pra isso não...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 09, 2015 5:13 pm

NeyBass escreveu:Bertola, vc acha que funciona eu fazer uma mistura de cola de madeira com pó lixado de uma madeira escura para tapar as cavidades dos trastes, transformando o baixo em fretless?

Por aqui não se encontra massa F-12 e no ML, a massa custa 8,00, porém o frete custa 30,00, assim não acho que seja viável.
Cara, eu prefiro usar filetes de PVC ou folhas de madeira clara para isso...
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Mensagem por NeyBass Seg Nov 09, 2015 5:18 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
NeyBass escreveu:Bertola, vc acha que funciona eu fazer uma mistura de cola de madeira com pó lixado de uma madeira escura para tapar as cavidades dos trastes, transformando o baixo em fretless?

Por aqui não se encontra massa F-12 e no ML, a massa custa 8,00, porém o frete custa 30,00, assim não acho que seja viável.
Cara, eu prefiro usar filetes de PVC ou folhas de madeira clara para isso...

É que quero deixar o mais próximo possível da cor da escala.

Valeu Bertola!!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 09, 2015 5:44 pm

NeyBass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
NeyBass escreveu:Bertola, vc acha que funciona eu fazer uma mistura de cola de madeira com pó lixado de uma madeira escura para tapar as cavidades dos trastes, transformando o baixo em fretless?

Por aqui não se encontra massa F-12 e no ML, a massa custa 8,00, porém o frete custa 30,00, assim não acho que seja viável.
Cara, eu prefiro usar filetes de PVC ou folhas de madeira clara para isso...

É que quero deixar o mais próximo possível da cor da escala.

Valeu Bertola!!

É só usar madeira escura...
Preencher os sulcos com algo mais maciço do que massa é mais seguro
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Mensagem por NeyBass Seg Nov 09, 2015 5:56 pm

Valeu Bertola!!
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Mensagem por afonsodecampos Ter Nov 10, 2015 12:50 pm

Olá Bertola, você poderia tirar uma dúvida nesse link. obrigado!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 10, 2015 2:21 pm

^ Que link?
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Mensagem por HenriqueBessa Ter Nov 10, 2015 2:37 pm

Clica na palavra "link" do post dele ^.^
Link azul com fundo idem sempre fica um pouco confuso, mesmo não sendo do mesmo tom.
É o post do Tagima UBass...
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Mensagem por afonsodecampos Ter Nov 10, 2015 3:09 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Que link?

Estava na palavra LINK. Vou por aqui direto, valeu Bertola.

https://www.contrabaixobr.com/t35329-tagima-ubass#733610
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Mensagem por HenriqueBessa Sáb Nov 28, 2015 10:35 am

Bertola, tenho uma guitarra que o dono anterior (o filho de um amigo) "grafitou", com caneta de retroprojetor me parece, boa parte dela, inclusive a escala (facepalm). Consegui limpar 99% da bagunça com uma lixa d´água (única forma que realmente removeu as "pinturas"), mas isso deixou a escala um pouco "porosa". Será que um "banho" de óleo de linhaça melhoraria esse problema?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 28, 2015 10:53 am

Não.
Lixe a escala com bombril depois aplique óleo-de-peroba
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Mensagem por Ricardo Sáb Nov 28, 2015 11:15 am

Para hidratar a escala eu costumo usar esse óleo de limão:
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