Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
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Mauricio Luiz Bertola
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Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^ É caro... E o óleo-de-peroba é tão bom ou melhor para esse míster...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
É que experimentei de cara esse da Planet Waves e gostei, a madeira absorve rápido e não fica oleosa.
Vou experimentar o de peroba quando o limão acabar, se não gostar dou um trato nos móveis.
Ricardo- Membro
- Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Blz. Óleo de peroba tenho de sobra. Costumo usar no baixo, mas nem me toquei que poderia ser útil pra esse problema.
Obrigado
Vlw Ricardo, mas pra essa guitarra quanto menos gastar melhor... rsrsrs
Mas vlw pela dica, quando puder testo no baixo.
Obrigado
Vlw Ricardo, mas pra essa guitarra quanto menos gastar melhor... rsrsrs
Mas vlw pela dica, quando puder testo no baixo.
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Óleo-de-peroba se passa bem pouco.Ricardo escreveu:
É que experimentei de cara esse da Planet Waves e gostei, a madeira absorve rápido e não fica oleosa.
Vou experimentar o de peroba quando o limão acabar, se não gostar dou um trato nos móveis.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Umidade do ar e suas consequências para a construção de um instrumento
Bom dia Mauricio!
Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito da umidade do ar e suas consequências para a construção de um instrumento.
Eu encomendei um contrabaixo com um Luthier aqui da região e ele me disse que não concluiu ainda o instrumento porque a umidade do ar esta acima dos 70% desde setembro (mais de dois meses). Então as minhas duvidas são:
- É possível que em mais de 60 dias a umidade não tenha baixado de 70%? Aqui esta chovendo pra caramba mesmo. Quase todos os dias.
- O que pode ser feito e o que não pode ser feito em dias com umidade muito elevada? Exemplo: Pintura, colagem, etc.
- Existe alguma maneira de driblar esse problema de alta umidade e conseguir construir o instrumento mesmo com ela alta?
Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito da umidade do ar e suas consequências para a construção de um instrumento.
Eu encomendei um contrabaixo com um Luthier aqui da região e ele me disse que não concluiu ainda o instrumento porque a umidade do ar esta acima dos 70% desde setembro (mais de dois meses). Então as minhas duvidas são:
- É possível que em mais de 60 dias a umidade não tenha baixado de 70%? Aqui esta chovendo pra caramba mesmo. Quase todos os dias.
- O que pode ser feito e o que não pode ser feito em dias com umidade muito elevada? Exemplo: Pintura, colagem, etc.
- Existe alguma maneira de driblar esse problema de alta umidade e conseguir construir o instrumento mesmo com ela alta?
MaikonBass- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Guaramirim, SC
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Se o seu luthier trabalha com instrumentos acústicos ele certamente aplica este princípio à construção de sólidos. Não há necessidade disso se as madeiras com que ele for trabalhar forem de estoques antigos.
Em dias chuvosos a aplicação de acabamento fica prejudicada.
Em dias chuvosos a aplicação de acabamento fica prejudicada.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Olá pessoal estou com a seguinte dúvida:
Tenho um cort curbow 52, muito novo apenas 5 meses, os caps tanto da ponte quanto do braço são bartolini mk1, e o circuito também. Aí me sobrou uma grana e como o bass é muito novo não quero vende-lo, que dar um upp nele fazendo as seguintes modificações: os caps passar para seymour Duncan bassline jazz bass e o circuito Aguilar obp3. Agora vem as dúvidas, a cavidade dos caps cabe os novos jazz bass? Se a cavidade ficar sobrando vou ter que fazer tipo uma moldura e colocar no lugar? Qual circuito daria no meu bass,pois o obp3 existe vários mudando apenas os potenciômetros, o meu bass original tem 5 potenciômetros e uma chave seletora de ativo passivo, qual modelo do Aguilar obp3 daria certo nele? E o resultado final dessa troca estaria saindo melhor que o original? Curto som aveludado e ao mesmo tempo quando preciso gosto de escutar tipo o som do plock mas no pizzicato,técnica usada muito no pagode por Prateado, e na elétrica bartolini não consigo isso definido. No final quero um som mais agressivo.
Tenho um cort curbow 52, muito novo apenas 5 meses, os caps tanto da ponte quanto do braço são bartolini mk1, e o circuito também. Aí me sobrou uma grana e como o bass é muito novo não quero vende-lo, que dar um upp nele fazendo as seguintes modificações: os caps passar para seymour Duncan bassline jazz bass e o circuito Aguilar obp3. Agora vem as dúvidas, a cavidade dos caps cabe os novos jazz bass? Se a cavidade ficar sobrando vou ter que fazer tipo uma moldura e colocar no lugar? Qual circuito daria no meu bass,pois o obp3 existe vários mudando apenas os potenciômetros, o meu bass original tem 5 potenciômetros e uma chave seletora de ativo passivo, qual modelo do Aguilar obp3 daria certo nele? E o resultado final dessa troca estaria saindo melhor que o original? Curto som aveludado e ao mesmo tempo quando preciso gosto de escutar tipo o som do plock mas no pizzicato,técnica usada muito no pagode por Prateado, e na elétrica bartolini não consigo isso definido. No final quero um som mais agressivo.
Deivesbass- Banido
- Mensagens : 2
Localização : Curvelo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Deivesbass
Não recomendo essa troca por uma série de razões:
As dimensões dos capts são distintas o que demandará uma adaptação, o que levará a uma desvalorização do instrumento. Reputo o circuito Bartolini muito bom e adequado à qualquer estilo, e sempre que toquei, achei uma sonoridade bem definida, sobre o Aguilar eu não posso opinar pois nunca trabalhei com ele; mas, se vc quer um som mais "agressivo", me parece apenas que se adapte a técnica à isso, ou ao uso de um simples pedal (eq, comp ou pré/drive), que resolveria facilmente o problema sem gastos adicionais.
Não recomendo essa troca por uma série de razões:
As dimensões dos capts são distintas o que demandará uma adaptação, o que levará a uma desvalorização do instrumento. Reputo o circuito Bartolini muito bom e adequado à qualquer estilo, e sempre que toquei, achei uma sonoridade bem definida, sobre o Aguilar eu não posso opinar pois nunca trabalhei com ele; mas, se vc quer um som mais "agressivo", me parece apenas que se adapte a técnica à isso, ou ao uso de um simples pedal (eq, comp ou pré/drive), que resolveria facilmente o problema sem gastos adicionais.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Ohhhhhh Maurício vlw pelas dicas. Mas esse caps jass bass teria que aumentar a cavidade? Ou somente tampar as arestas que ficar com uma moldura?
Deivesbass- Banido
- Mensagens : 2
Localização : Curvelo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^Tapar... Os capts originais (Bartolini) são maiores.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Olá Bertola !
Gostaria de saber se poderia me ajudar em uma questão... Instalei 3 captadores com timbres distintos e interessantes, sendo eles um colado no braço (que adaptei), um J colado na ponte(furação original) e um P no meio (originalmente um J).
Experimentei aqui diretamente algumas combinações entre eles e gostei dos resultados, por isso pensei em instalar uma chave strato de 5 posições para tal, sendo que:
1 - Existem duas chaves no mercado: IMPORT TYPE (que me parece a mais convencional) e a FENDER TYPE, qual recomenda ?
2 - Ao invés de ter a combinação braço e meio, é possível ter braço e ponte como opção ? Se sim, tem alguma pista de como fazer a ligação na chave acima ?
Penso em manter a chave, um volume único e um tone único tb e na chave, pra mim o ideal seria que ficassem as seguintes opções:
Braço
Meio
Ponte
Ponte e Meio
Ponte e Braço
Antecipadamente grato !
Gostaria de saber se poderia me ajudar em uma questão... Instalei 3 captadores com timbres distintos e interessantes, sendo eles um colado no braço (que adaptei), um J colado na ponte(furação original) e um P no meio (originalmente um J).
Experimentei aqui diretamente algumas combinações entre eles e gostei dos resultados, por isso pensei em instalar uma chave strato de 5 posições para tal, sendo que:
1 - Existem duas chaves no mercado: IMPORT TYPE (que me parece a mais convencional) e a FENDER TYPE, qual recomenda ?
2 - Ao invés de ter a combinação braço e meio, é possível ter braço e ponte como opção ? Se sim, tem alguma pista de como fazer a ligação na chave acima ?
Penso em manter a chave, um volume único e um tone único tb e na chave, pra mim o ideal seria que ficassem as seguintes opções:
Braço
Meio
Ponte
Ponte e Meio
Ponte e Braço
Antecipadamente grato !
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Bertola, tudo bom?
Eu optei como projeto de férias construir uma guitarra (e um baixo, se o orçamento permitir). A título de curiosidade, a guitarra é uma jazzmaster modificada (jazzblaster) e o baixo seria aquele telecaster bass special (réplica) da squier.
Como li bastante a respeito da madeira para o corpo e sua influência, estou considerando usar basswood mesmo ou até outra opção mais barata que aparecer.
Minha dúvida mesmo é na construção do braço. Por conta do tensor, imagino que não dê pra fugir muito de madeiras mais nobres, gostaria de confirmar isso. Ademais, vcs indicam quais madeiras para escala escura? (é válido escurecer com betume?)
Já adianto também perguntas sobre acabamento pra escala e braço; os materiais que mais me chamaram a atenção foram em vídeos americanos (tru-oil e etc), mas queria saber quais materiais disponíveis no brasil vc indica (e se eu passo selante antes ou n). Sou de sp, então disponibilidade não é tanto problema quanto preço.
Agradeço desde já.
Eu optei como projeto de férias construir uma guitarra (e um baixo, se o orçamento permitir). A título de curiosidade, a guitarra é uma jazzmaster modificada (jazzblaster) e o baixo seria aquele telecaster bass special (réplica) da squier.
Como li bastante a respeito da madeira para o corpo e sua influência, estou considerando usar basswood mesmo ou até outra opção mais barata que aparecer.
Minha dúvida mesmo é na construção do braço. Por conta do tensor, imagino que não dê pra fugir muito de madeiras mais nobres, gostaria de confirmar isso. Ademais, vcs indicam quais madeiras para escala escura? (é válido escurecer com betume?)
Já adianto também perguntas sobre acabamento pra escala e braço; os materiais que mais me chamaram a atenção foram em vídeos americanos (tru-oil e etc), mas queria saber quais materiais disponíveis no brasil vc indica (e se eu passo selante antes ou n). Sou de sp, então disponibilidade não é tanto problema quanto preço.
Agradeço desde já.
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Guilé
A "import type" é aquela em que os bornes de ligação são "em linha".
A "Fender type" é aquela que parece um "carrossel".
Não, não dá pra fazer essa ligação não. O que vc pode fazer é instalar uma chavinha "mini-toggle" on-off, e seu baixo ficará com 7 posições (inclusive braço e ponte e os 3 capts juntos.
O problema é que vc tem tipos distintos de capts aí e geralmente isso dá incompatibilidade de polaridade e a instalação de 3 capts assim é trabalhosa...
chiberia
Para corpo use o marupá tília (basswood) não existe no Brasil.
Para o braço use pau-marfim ou tauarí-branco e para a escala ipê.
Para o acabamento usa-se seladora de madeira (comum e à venda em qualquer loja do ramo) pré-diluída.
A "import type" é aquela em que os bornes de ligação são "em linha".
A "Fender type" é aquela que parece um "carrossel".
Não, não dá pra fazer essa ligação não. O que vc pode fazer é instalar uma chavinha "mini-toggle" on-off, e seu baixo ficará com 7 posições (inclusive braço e ponte e os 3 capts juntos.
O problema é que vc tem tipos distintos de capts aí e geralmente isso dá incompatibilidade de polaridade e a instalação de 3 capts assim é trabalhosa...
chiberia
Para corpo use o marupá tília (basswood) não existe no Brasil.
Para o braço use pau-marfim ou tauarí-branco e para a escala ipê.
Para o acabamento usa-se seladora de madeira (comum e à venda em qualquer loja do ramo) pré-diluída.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Grande solucionador de baixos defeituosos, beleza?
Ontem, eu passei por uma situação interessante.
Estava em processo de negociação quase concluído. Havia adquirido um baixo de 4 cordas (que foi devolvido devido a situação relatada abaixo).
Ao regular o tensor, percebi que o braço estava convexo e que o angulo do braço, na junção do corpo, estava fora do comum.
Cheguei a fazer aquele macete de colocar um filete de um cartão de crédito para regular. Mas, para minha surpresa, quando fui soltar o tensor para tentar deixar o braço mais reto, a porca simplesmente soltou.
Será que o baixo foi fabricado errado? Na regulagem que peguei, ele tinha as cordas da 10ª casa até o nut bem baixo. Em compensação, da 11ª até o captador, as cordas começaram a ficar bem altas.
Ontem, eu passei por uma situação interessante.
Estava em processo de negociação quase concluído. Havia adquirido um baixo de 4 cordas (que foi devolvido devido a situação relatada abaixo).
Ao regular o tensor, percebi que o braço estava convexo e que o angulo do braço, na junção do corpo, estava fora do comum.
Cheguei a fazer aquele macete de colocar um filete de um cartão de crédito para regular. Mas, para minha surpresa, quando fui soltar o tensor para tentar deixar o braço mais reto, a porca simplesmente soltou.
Será que o baixo foi fabricado errado? Na regulagem que peguei, ele tinha as cordas da 10ª casa até o nut bem baixo. Em compensação, da 11ª até o captador, as cordas começaram a ficar bem altas.
gsfteodoro- Membro
- Mensagens : 5423
Localização : Brezil
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Estava era com defeito mesmo....
Estou com um Gianóca RK aqui em casa que está com o mesmo defeito... Tá difícil de fazer ele ficar com uma ação aceitável na parte final do braço, com o agravante de que é braço inteiriço!
O antigo dono judiou dele, além da fabricação ser tôsca...
Estou com um Gianóca RK aqui em casa que está com o mesmo defeito... Tá difícil de fazer ele ficar com uma ação aceitável na parte final do braço, com o agravante de que é braço inteiriço!
O antigo dono judiou dele, além da fabricação ser tôsca...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Ainda bem que devolvi então... Ufa!
Valeu, Bertola.
Valeu, Bertola.
gsfteodoro- Membro
- Mensagens : 5423
Localização : Brezil
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mestre Bertola, ontem fazendo uma limpeza básica no meu baixo, percebi um pozinho de madeira saindo pela cavidade do captador. Esse pozinho é aquele característico de caruncho. E na minha casa tem caruncho no forro de madeira (casa antiga...). O que posso fazer para solucionar o problema, para que meu baixo nao fique oco?
Mike_- Membro
- Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Caruncho é a mesma coisa que cupim?
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5359
Localização : São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mike
Descubra onde o maldito caruncho ou cupim fez o buraco e, com uma seringa, aplique um pouquinho de querosene ali... Jimo Cupim também serve, mas é venenoso pra caramba e o cheiro é pior do que o do querosene...
Breno_Barnabe
Em alguns lugares do Brasil as pessoas confundem um com o outros, mas caruncho (ou gorgulho) é um Chrysomelidae. Cupim é Termitidae...
Descubra onde o maldito caruncho ou cupim fez o buraco e, com uma seringa, aplique um pouquinho de querosene ali... Jimo Cupim também serve, mas é venenoso pra caramba e o cheiro é pior do que o do querosene...
Breno_Barnabe
Em alguns lugares do Brasil as pessoas confundem um com o outros, mas caruncho (ou gorgulho) é um Chrysomelidae. Cupim é Termitidae...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Valeu, Bertola.
Pro corpo estava pensando em basswood mesmo, mas ia ver o que tem disponível nas lojas.
Pra pintura de corpo, vc recomenda só os métodos mais ortodoxos ou tem alguma recomendação pra (possível) improviso?
Pro corpo estava pensando em basswood mesmo, mas ia ver o que tem disponível nas lojas.
Pra pintura de corpo, vc recomenda só os métodos mais ortodoxos ou tem alguma recomendação pra (possível) improviso?
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
chiberia escreveu:Valeu, Bertola.
Pro corpo estava pensando em basswood mesmo, mas ia ver o que tem disponível nas lojas.
Pra pintura de corpo, vc recomenda só os métodos mais ortodoxos ou tem alguma recomendação pra (possível) improviso?
Não tem. Use marupá...
Pintura é trabalhoso e demorado. Já comentei o método aqui e deve ser feito por um profissional experiente (um bom pintor automotivo da conta do recado se vc já deixar com ele o corpo preparado).
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Guilé escreveu:Olá Bertola !
Gostaria de saber se poderia me ajudar em uma questão... Instalei 3 captadores com timbres distintos e interessantes, sendo eles um colado no braço (que adaptei), um J colado na ponte(furação original) e um P no meio (originalmente um J).
Experimentei aqui diretamente algumas combinações entre eles e gostei dos resultados, por isso pensei em instalar uma chave strato de 5 posições para tal, sendo que:
1 - Existem duas chaves no mercado: IMPORT TYPE (que me parece a mais convencional) e a FENDER TYPE, qual recomenda ?
2 - Ao invés de ter a combinação braço e meio, é possível ter braço e ponte como opção ? Se sim, tem alguma pista de como fazer a ligação na chave acima ?
Penso em manter a chave, um volume único e um tone único tb e na chave, pra mim o ideal seria que ficassem as seguintes opções:
Braço
Meio
Ponte
Ponte e Meio
Ponte e Braço...
off-topic: guilé, após fazer estas mudanças, grave uma sample deste baixo para a gente (ok, para mim), por favor!
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Bom dia Bertola, tudo certo?
Estou precisando de uma ajuda para fazer a regulagem em um baixolão.
Estou com um Epiphone El Capitan em casa. É um baixolão bem bacana, porém as cordas estão com uma ação alta demais pro meu gosto.
Já fiz a regulagem do tensor e o braço aceitou bem, porém o rastilho está bastante alto.
Minha primeira ideia foi lixar a parte de baixo do rastilho (com cuidado para mantê-lo alinhado para não dar problema com o piezo), porém fiquei preocupado em relação à entonação.
Aí vão as perguntas:
1 - Descendo a altura do rastilho vou alterar o comprimento da parte “vibrante” da corda, isso pode me dar problemas significativos na afinação das oitavas?
2 – Se sim, como ajustar isso em instrumentos que não possuem os carrinhos da ponte para regular as oitavas?
Desde já, obrigado!
Estou precisando de uma ajuda para fazer a regulagem em um baixolão.
Estou com um Epiphone El Capitan em casa. É um baixolão bem bacana, porém as cordas estão com uma ação alta demais pro meu gosto.
Já fiz a regulagem do tensor e o braço aceitou bem, porém o rastilho está bastante alto.
Minha primeira ideia foi lixar a parte de baixo do rastilho (com cuidado para mantê-lo alinhado para não dar problema com o piezo), porém fiquei preocupado em relação à entonação.
Aí vão as perguntas:
1 - Descendo a altura do rastilho vou alterar o comprimento da parte “vibrante” da corda, isso pode me dar problemas significativos na afinação das oitavas?
2 – Se sim, como ajustar isso em instrumentos que não possuem os carrinhos da ponte para regular as oitavas?
Desde já, obrigado!
VictorLuigi- Membro
- Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Descendo a altura do rastilho vou alterar o comprimento da parte “vibrante” da corda, isso pode me dar problemas significativos na afinação das oitavas?
Não.
Aliás, em rastilhos fixos (como o desse baixolão ou de violões), quase nunca "as oitavas" são acuradas, apenas aproximadas...
Não se preocupe com isso...
Não.
Aliás, em rastilhos fixos (como o desse baixolão ou de violões), quase nunca "as oitavas" são acuradas, apenas aproximadas...
Não se preocupe com isso...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Valeu Bertola!
VictorLuigi- Membro
- Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Caro Bertola, troca de nut pode resolver problemas de trastejamento ???
Renan Pollo- Membro
- Mensagens : 3
Localização : Altinópolis SP
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Não apenas isso...
O papel de um luthier competente é analisar o instrumento e identificar quais procedimentos deve reaizar para o instrumento ficar como deve em sua performance. Certamente trocar apenas a pestana pode resolver, como não, ser apenas parte da solução.
O papel de um luthier competente é analisar o instrumento e identificar quais procedimentos deve reaizar para o instrumento ficar como deve em sua performance. Certamente trocar apenas a pestana pode resolver, como não, ser apenas parte da solução.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Obrigado Bertola ... é que aparentemente o braço está normal, por isso minha dúvida.
Renan Pollo- Membro
- Mensagens : 3
Localização : Altinópolis SP
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Se o seu baixo tem uma pestana de baixa qualidade, sugiro que a troque por uma de osso ou latão...Renan Pollo escreveu:Obrigado Bertola ... é que aparentemente o braço está normal, por isso minha dúvida.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.
arturbmallmann- Membro
- Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Conheço dos Warwicks alemães, mas nunca usei em baixo meu ou construido por mim, portanto, não posso opinar...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
arturbmallmann escreveu:O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.
Eu acho ótimo esses nut's, já tive 4, hj não tenho pois meu baixo não combina e o nut é fininho igual aos JB, senão ja teria encomendado.
NeyBass- Membro
- Mensagens : 5145
Localização : MT
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^ pois eh, o meu tem o braço bem próximo dos jb e pra completar é 4c. O nut que vem nele é de osso e aparenta ser de boa qualidade. Mas sabe, as possibilidades de ajuste são muito atrativas.
Valeu pela resposta
Ah, e quanto a força exercida no braço? creio eu que o tensão mude com o distanciamento das cordas em relaçao a escala, devido a força angular. Teve problemas com a regulagem de arco?
Valeu pela resposta
Ah, e quanto a força exercida no braço? creio eu que o tensão mude com o distanciamento das cordas em relaçao a escala, devido a força angular. Teve problemas com a regulagem de arco?
arturbmallmann- Membro
- Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
arturbmallmann escreveu:O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.
é aquele esquema do "just nut" da warwick?
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
isto, algo similar já seria interessante, existem outros de fabricacao nacional pelo que andei vendo.. agora se eles tem direito exclusivo sobre isto já nao seifheliojr escreveu:arturbmallmann escreveu:O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.
é aquele esquema do "just nut" da warwick?
arturbmallmann- Membro
- Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Olá Bertola!
Adquiri recentemente um jazz bass e fiz a regulagem de tensor e ponte. Mas fazendo aquele teste dos trastes (apertar primeira e ultima casa) percebi que até a quarta casa do braço as cordas estão muito próximas dos trastes o que achei ruim pois a altura delas esta muito boa nas outras regiões do braço. É comum este tipo de problema? Um luthier consegue ajeitar, qual a faixa de preço? Mando trocar de baixo já que está na garantia? (apesar de que não tenho muito esperança pois o baixo é SX MIC né..)
Valeu e agradeço desde já!
Adquiri recentemente um jazz bass e fiz a regulagem de tensor e ponte. Mas fazendo aquele teste dos trastes (apertar primeira e ultima casa) percebi que até a quarta casa do braço as cordas estão muito próximas dos trastes o que achei ruim pois a altura delas esta muito boa nas outras regiões do braço. É comum este tipo de problema? Um luthier consegue ajeitar, qual a faixa de preço? Mando trocar de baixo já que está na garantia? (apesar de que não tenho muito esperança pois o baixo é SX MIC né..)
Valeu e agradeço desde já!
Diogo Lima Barreto- Membro
- Mensagens : 78
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Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Diogo, acho que o ajuste feito no tensor não foi o ideal.
Ademais, o fato de estar "...muito próximas..." é, em princípio, o correto, principalmente se ele se mantém constante (na verdade um pouco mais alto na região da trócula) ao logo do braço...
Acho que você deve procurar um luthier habilitado.
Não se comentam preços aqui...
Ademais, o fato de estar "...muito próximas..." é, em princípio, o correto, principalmente se ele se mantém constante (na verdade um pouco mais alto na região da trócula) ao logo do braço...
Acho que você deve procurar um luthier habilitado.
Não se comentam preços aqui...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diogo, acho que o ajuste feito no tensor não foi o ideal.
Ademais, o fato de estar "...muito próximas..." é, em princípio, o correto, principalmente se ele se mantém constante (na verdade um pouco mais alto na região da trócula) ao logo do braço...
Acho que você deve procurar um luthier habilitado.
Não se comentam preços aqui...
Puxa, foi mal, não sabia que não divulgavam preços.
Aliás, esqueci de comentar, até o quarto traste esta trastejando, mas o resto está otimo.
No caso eu entrei em contato com a loja e me deram duas opções dentro da garantia: esperar o luthier voltar de férias (depois do carnaval) ou enviar o baixo pra assistência técnica da SX. Eu ouvi falar bem do Luthier da loja (foi o que me recomendaram aqui no fórum)...mas as duas opções vão levar basicamente o mesmo tempo (30 dias). Nas duas eu me ferro por que vou ficar sem o baixo kkkkkk, será que compensa mandar pra assistência?
Obrigado pelos esclarecimentos!
Diogo Lima Barreto- Membro
- Mensagens : 78
Localização : São Carlos - São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Cara, isso é caso para luthier....
Me parece problemas na pestana...
Me parece problemas na pestana...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, isso é caso para luthier....
Me parece problemas na pestana...
Beleza então! Vou levar no luthier assim que puder
Valeu!
Diogo Lima Barreto- Membro
- Mensagens : 78
Localização : São Carlos - São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Boa tarde Bertola.
Sou leigo no assunto e preciso da sua ajuda
Peguei um Squier Vintage Precision 5 cordas e estou afim de acrescentar um captador na ponte, esse baixo esta original, gostaria de saber qual o captador e potenciometro devo colocar.
Como devo fazer.
Abraços
Sou leigo no assunto e preciso da sua ajuda
Peguei um Squier Vintage Precision 5 cordas e estou afim de acrescentar um captador na ponte, esse baixo esta original, gostaria de saber qual o captador e potenciometro devo colocar.
Como devo fazer.
Abraços
Johnny Bezerra- Membro
- Mensagens : 8
Localização : São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Johnny Bezerra escreveu:Boa tarde Bertola.
Sou leigo no assunto e preciso da sua ajuda
Peguei um Squier Vintage Precision 5 cordas e estou afim de acrescentar um captador na ponte, esse baixo esta original, gostaria de saber qual o captador e potenciometro devo colocar.
Como devo fazer.
Abraços
Em 1º lugar certifique-se de que é isso mesmo que vc quer fazer.
Digo isso pois seu luthier deverá fazer uma cavidade no instrumento, e isso significa desmontá-lo, fazer a cavidade, fazer a instalação do capt, remontar tudo e re-regular o instrumento. É um trabalho grande (mas não difícil), e que tira a originalidade do instrumento (o que o desvaloriza).
O captador à ser instalado pode ser este:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1777-j_hot_5_cordas_ponte_ou_braco
O potenciômetro é de 250K
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
OK, muito obrigado Bertola.
Johnny Bezerra- Membro
- Mensagens : 8
Localização : São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Bom dia Bertola!
Nos baixos com captação PJ passiva, que você recomendou em um post antigo colocar uma chave seletora de 3 posições, qual o esquema elétrico que você utiliza? Posso encontra-lo na internet? Você pode me passar ele?
É que preciso saber como fazer a instalação elétrica de um PJ com a chave seletora (para tornar independente cada cap), tendo um volume (para cada cap) e um tone (para ambos os caps). É essa?
Nos baixos com captação PJ passiva, que você recomendou em um post antigo colocar uma chave seletora de 3 posições, qual o esquema elétrico que você utiliza? Posso encontra-lo na internet? Você pode me passar ele?
É que preciso saber como fazer a instalação elétrica de um PJ com a chave seletora (para tornar independente cada cap), tendo um volume (para cada cap) e um tone (para ambos os caps). É essa?
MaikonBass- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Guaramirim, SC
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
O esquema é esse aqui:
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Special+II+schematics&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwju18SLzfDKAhUKIpAKHYacBqkQsAQIHA#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A
Os pots óbviamente são de 250K e o capacitor de 0.047uF
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Special+II+schematics&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwju18SLzfDKAhUKIpAKHYacBqkQsAQIHA#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A
Os pots óbviamente são de 250K e o capacitor de 0.047uF
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mauricio Luiz Bertola escreveu:O esquema é esse aqui:
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Special+II+schematics&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwju18SLzfDKAhUKIpAKHYacBqkQsAQIHA#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A
Os pots óbviamente são de 250K e o capacitor de 0.047uF
Obrigado!
MaikonBass- Membro
- Mensagens : 8
Localização : Guaramirim, SC
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
oi Mauricio, sobre o tauari branco o que você acha dessa madeira, e em que partes posso usar?
longarinas para baixo de 4 cordas a que distancia tem que ficar uma da outra?
angelim ferro serve para longarinas?
e itaúba para braço interiço pra um baixo sem longarinas fica bom? ( pergunto porque li um estudo de madeiras nacionais para luthieria e diz que serve para braço e escala mas não fala se é interiço porq ela é bem pesadinha)
desculpa tantas perguntas agradeço desde já vlw....
longarinas para baixo de 4 cordas a que distancia tem que ficar uma da outra?
angelim ferro serve para longarinas?
e itaúba para braço interiço pra um baixo sem longarinas fica bom? ( pergunto porque li um estudo de madeiras nacionais para luthieria e diz que serve para braço e escala mas não fala se é interiço porq ela é bem pesadinha)
desculpa tantas perguntas agradeço desde já vlw....
joceir bernardo raupp- Membro
- Mensagens : 81
Localização : tramandaí
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Joceir,
Tanto o Tauarí-Branco como a Itaúba servem para braços.
O uso de longarinas pode ser feito tanto com uma, quanto com duas peças, com distâncias de 1 a 1,5 cm.
Para longarinas usam-se várias madeiras, sendo a mais comum o roxinho e o ipê (ambas são muito boas para escala). Angelim não costuma ser usada pra nada em luthiería, pois racha fácil e empena.
Eu nunca utilizei Itaúba...
Abç
Tanto o Tauarí-Branco como a Itaúba servem para braços.
O uso de longarinas pode ser feito tanto com uma, quanto com duas peças, com distâncias de 1 a 1,5 cm.
Para longarinas usam-se várias madeiras, sendo a mais comum o roxinho e o ipê (ambas são muito boas para escala). Angelim não costuma ser usada pra nada em luthiería, pois racha fácil e empena.
Eu nunca utilizei Itaúba...
Abç
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mestre Bertola, bom dia!
Estou com projeto de transformar meu Strinberg em fretless por motivos de estudo e gostaria de tirar uma duvida com relação aos "buracos" dos antigos trastes, é necessário fechá-los com massa (ou madeira) após a remoção dos trastes? Qual os riscos de deixar as cavidades sem preenchimento? Pergunto isso pois aqui na minha cidade, caso eu queira transforma-lo em fretted novamente, fica muito mais barato a simples colocação de novos trastes + nivelamento do que ter que remover a massa, refazer a cavidade, aplicar os trastes novamente, etc...
Outra coisa, fretless com captação ativa fica ruim, perde aquele roncado característico ou nada a ver?
Muito obrigado pela atenção,
abraços.
Estou com projeto de transformar meu Strinberg em fretless por motivos de estudo e gostaria de tirar uma duvida com relação aos "buracos" dos antigos trastes, é necessário fechá-los com massa (ou madeira) após a remoção dos trastes? Qual os riscos de deixar as cavidades sem preenchimento? Pergunto isso pois aqui na minha cidade, caso eu queira transforma-lo em fretted novamente, fica muito mais barato a simples colocação de novos trastes + nivelamento do que ter que remover a massa, refazer a cavidade, aplicar os trastes novamente, etc...
Outra coisa, fretless com captação ativa fica ruim, perde aquele roncado característico ou nada a ver?
Muito obrigado pela atenção,
abraços.
ReegiJR- Membro
- Mensagens : 39
Localização : Taquarituba-SP
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
é necessário fechá-los com massa (ou madeira) após a remoção dos trastes?
Sim, é.
Qual os riscos de deixar as cavidades sem preenchimento?
Empeno...
caso eu queira transforma-lo em fretted novamente
Será um serviço para um luthier experimentado... E, sim, a madeira ou a massa terá que ser retirada...
Outra coisa, fretless com captação ativa fica ruim
Não.
Sim, é.
Qual os riscos de deixar as cavidades sem preenchimento?
Empeno...
caso eu queira transforma-lo em fretted novamente
Será um serviço para um luthier experimentado... E, sim, a madeira ou a massa terá que ser retirada...
Outra coisa, fretless com captação ativa fica ruim
Não.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
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