Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
deathenrique
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 5 de 19
Página 5 de 19 • 1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 19
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
olá Bertola tenho uma dúvida sobre escalas vamos ver se consigo explicar, independente da polegada 34 ou 35 ou menos eu posso usar uma escala com 21 trates? tipo quero fazer um baixo menor. de repente menor que 34 pol mas com 21 casa posso? o tamanho das casas muda alguma coisa ou não ?
joceir bernardo raupp- Membro
Sim, pode. O número de trastes nada tem à ver com a medida da escala, tanto é que existem braços de escala de 34 polegadas com 19, 20, 21 e 24 trastes ( e até mais...).
O que vc não pode fazer é trocar indiscriminadamente o braço de um baixo de uma escala para outra, nem de um com 20 ou 21 para um de 24.
Baixe na internet um programinha (que eu uso), denominado "Fret Calculator". Com ele vc calcula qualquer escala, com qualquer número de trastes, para qualquer instrumento, tanto na medida em polegadas, quanto em milímetros.
O que vc não pode fazer é trocar indiscriminadamente o braço de um baixo de uma escala para outra, nem de um com 20 ou 21 para um de 24.
Baixe na internet um programinha (que eu uso), denominado "Fret Calculator". Com ele vc calcula qualquer escala, com qualquer número de trastes, para qualquer instrumento, tanto na medida em polegadas, quanto em milímetros.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
entendi! então no caso eu tenho uma escala aqui marcada já de 21 casa que era pra 35 pol mas vou mudar pra 34 pol então tenho que calcula de novo o tamanho das casas nesse programa ai é isso? valeu pela explicação obrigado.
Não apenas o "tamanho" das casas, mas a posição da ponte no corpo...joceir bernardo raupp escreveu:entendi! então no caso eu tenho uma escala aqui marcada já de 21 casa que era pra 35 pol mas vou mudar pra 34 pol então tenho que calcula de novo o tamanho das casas nesse programa ai é isso? valeu pela explicação obrigado.
Bertola, preferi não abrir um novo tópico, para tratar de uma dúvida tão pontual.
Estou com o projeto , com um luthier aqui da minha região, de um P Bass 56. Eu vou comprar o captador e o hardware.
Captador, já me decidi pelo Cabrera Custom Shop Precision Single 4 Cordas. Nas especificações dele, notei que o espaçamento dos polos é de 18mm.
O problema é que todas as pontes que encontro (Gotoh, Wilkinson e etc) tem espaçamento 19mm.
Isso poderia atrapalhar? As cordas vão ficar desalinhadas? Tem alguma sugestão de ponte para esse projeto (estou totalmente perdido quanto a isso)?
Desde já, muito obrigado!
Estou com o projeto , com um luthier aqui da minha região, de um P Bass 56. Eu vou comprar o captador e o hardware.
Captador, já me decidi pelo Cabrera Custom Shop Precision Single 4 Cordas. Nas especificações dele, notei que o espaçamento dos polos é de 18mm.
O problema é que todas as pontes que encontro (Gotoh, Wilkinson e etc) tem espaçamento 19mm.
Isso poderia atrapalhar? As cordas vão ficar desalinhadas? Tem alguma sugestão de ponte para esse projeto (estou totalmente perdido quanto a isso)?
Desde já, muito obrigado!
lucas.vieira2- Membro
^ Não, porque o espaçamento de 19mm é na própria ponte. na posição em que fica o captador, esses espaçamento será menor. Ademais, um desalinhamento ligeiro, nada causa.
Eu utilizo captadores de jazz bass nos P-51 que construo...
Eu utilizo captadores de jazz bass nos P-51 que construo...
Cara, meu baixolão espanou os parafusos do pré-amp, no casco (na lateral). Pensei em fazer enxerto com palito e cola de madeira classicão, mas acredito que não tenha superfície de contato o suficiente para segurar os palitos (o furo é maior do que um palito de dente e menor do que um de churrasco- mas se ficar enfiando mais de um palito, vai comer ainda mais a parede), mas o parafuso espanou tanto que arrebentou o que tinha de madeira entre o buraco do pré-amp e do parafuso.
Você tem alguma recomendação de como proceder? (se estiver ruim a descrição, posso fazer um desenho de como está também).
Obg!
Você tem alguma recomendação de como proceder? (se estiver ruim a descrição, posso fazer um desenho de como está também).
Obg!
Cara, vai ter que fazer enxerto mesmo.
Use aqueles palitos de unha (manicure) que serve bem.
Use aqueles palitos de unha (manicure) que serve bem.
Opa, tinha esquecido desses palitos também. Valeu!
Outra pergunta que eu tenho: existe diferença entre a cascorez branca (vem descrita como universal) e a cascorez amarela (vem descrita só para madeira)?
Outra pergunta que eu tenho: existe diferença entre a cascorez branca (vem descrita como universal) e a cascorez amarela (vem descrita só para madeira)?
Use a amarela...
Havia entrado num debate se havia diferença entre as duas com um colega que dizia que era a mesma coisa, por isso a pergunta! Obrigada mais uma vez o/
Bertola, estou reformando meu baixo, já lixei e gostaria de saber se posso ligar o baixo com óleo de péroba antes de envernizar com PU.
Gilmar de Bessa Belarmino- Membro
Cara, óleo-de-peroba se usa na escala.Gilmar de Bessa Belarmino escreveu:Bertola, estou reformando meu baixo, já lixei e gostaria de saber se posso ligar o baixo com óleo de péroba antes de envernizar com PU.
E é só...
Se vc quer limpar e dar brilho ao corpo, passe cêra (incolor, de abelha ou de carnaúba), e depois dê um polimento.
Show. Vlw cara.
Boa noite,
Tenho uma dúvida, meu quarto tem muita umidade, hj mesmo abri meu case de pedal e vi que tinha sinais de bolor tenho um case de contra baixo e tenho uma dúvida, qual a melhor maneira pra fugir da umidade, colocar no case ou pendurar o instrumento? Lembrando que a umidade é no meu quarto onde eu vou pendurar o instrumento.
Tenho uma dúvida, meu quarto tem muita umidade, hj mesmo abri meu case de pedal e vi que tinha sinais de bolor tenho um case de contra baixo e tenho uma dúvida, qual a melhor maneira pra fugir da umidade, colocar no case ou pendurar o instrumento? Lembrando que a umidade é no meu quarto onde eu vou pendurar o instrumento.
Derrevisdod- Membro
Pelo nível de umidade que você descreveu, eu não guardaria instrumento algum ou mesmo equipos eletrônicos nesse quarto...Derrevisdod escreveu:Boa noite,
Ou então você terá que comprar um desumidificador potente...
Derrevisdod- Membro
Bertola, você faz, ou indica quem faça no RJ pintura em instrumentos?
Rico- Eterno Colaborador
Rico, tem um cara aqui em Nikity que pintou uma Strato que eu construí para o guitarrista da minha banda. Ficou bom...
Depois me passe um e-mail que eu vou perguntar as referências.
Abç
Depois me passe um e-mail que eu vou perguntar as referências.
Abç
Bertola, a pergunta da pessoa acima sobre óleo de peroba e cera me lembrou: o acabamento do braço do meu baixo veio meio pelado e meio heterogêneo. Eu queria dar um acabamento pra ele que deslizasse bem (não gosto de glossy, acho meio "grudento").
Numa ocasião que pesquisava, vi esse video, mas dos materiais que ele recomenda, acredito que um (que é polidor pra armas) eu não vá encontrar aqui no brasil. [video https://www.youtube.com/watch?v=RiDm4JKtICk ]
Enfim, queria dar um trato no braço pra ele ficar com o acabamento bonitinho e deslizar com mais conforto, que não seja brilhante, de preferência. O que você recomenda?
Numa ocasião que pesquisava, vi esse video, mas dos materiais que ele recomenda, acredito que um (que é polidor pra armas) eu não vá encontrar aqui no brasil. [video https://www.youtube.com/watch?v=RiDm4JKtICk ]
Enfim, queria dar um trato no braço pra ele ficar com o acabamento bonitinho e deslizar com mais conforto, que não seja brilhante, de preferência. O que você recomenda?
chiberia
Recomendo que vc lixe o braço com lixa 200 e 400 e depois aplique seladora à pincel, lixe de novo (repita isso 2 ou 3 vezes), e depois aplique seladora em spray (protegendo a escala) Colorgin Seladora (linha móveis e madeiras)
Recomendo que vc lixe o braço com lixa 200 e 400 e depois aplique seladora à pincel, lixe de novo (repita isso 2 ou 3 vezes), e depois aplique seladora em spray (protegendo a escala) Colorgin Seladora (linha móveis e madeiras)
Prezado Bertola,
1- Qual a melhor maneira de se limpar os trastes( foscos e muito sujos ) do baixo?
2- No caso de uma escala em maple sem verniz, qual a melhor forma de se tirar aquela sujeira da grossa e dar um trato?
3- E os captadores com os polos enferrujados, como limpar e tirar a ferrugem?
Desde já agradeço!
1- Qual a melhor maneira de se limpar os trastes( foscos e muito sujos ) do baixo?
2- No caso de uma escala em maple sem verniz, qual a melhor forma de se tirar aquela sujeira da grossa e dar um trato?
Desde já agradeço!
Fábio Parenti Silveira- Membro
Olá Mauricio tudo bem obrigado pela última resposta.
ve se pode me ajudar de novo, dentro das opções de madeira que eu tenho eu quero construir um precision 51 4 cordas as opções são as seguintes; como eu não tenho um bloco de madeira de 50/50 cm eu tenho um bloco de marfim de 50cm de comp 10cm larg por 5cm de esspessura que eu pretendo usar no meio do corpo e as asas são de tauari mas com um problema eu teria que colar duas peças que são de 2,5 por 2,5 pra chegar na esspessura pretendida assim formaria um bloco de 50/50 , será que vai ficar muitas colagens e pode influenciar negativamente?
2 opção esse mesmo sandwich de tauari só que com braço interiço de tauari com longarinas em itaúba? qual das opções é mais viável ou nem uma das duas? segue umas fotos pra ajudar.
essa é a primeira opção com o marfim ainda bruto
2 opção com braço interiço só ta faltando a longarina do meio que vai ser de tauari também
aqui são os braços da esquerda para usar parafusado e o outro interiço
ve se pode me ajudar de novo, dentro das opções de madeira que eu tenho eu quero construir um precision 51 4 cordas as opções são as seguintes; como eu não tenho um bloco de madeira de 50/50 cm eu tenho um bloco de marfim de 50cm de comp 10cm larg por 5cm de esspessura que eu pretendo usar no meio do corpo e as asas são de tauari mas com um problema eu teria que colar duas peças que são de 2,5 por 2,5 pra chegar na esspessura pretendida assim formaria um bloco de 50/50 , será que vai ficar muitas colagens e pode influenciar negativamente?
2 opção esse mesmo sandwich de tauari só que com braço interiço de tauari com longarinas em itaúba? qual das opções é mais viável ou nem uma das duas? segue umas fotos pra ajudar.
essa é a primeira opção com o marfim ainda bruto
2 opção com braço interiço só ta faltando a longarina do meio que vai ser de tauari também
aqui são os braços da esquerda para usar parafusado e o outro interiço
Fábio Parenti Silveira escreveu:Prezado Bertola,
Desde já agradeço!
1) Bombril.
2) Nada; mas, se quiser passar Bombril também... E depois lustra-móveis. Nada mais.
3) Proteja a capa com fita crepe e passe lixa d'agua nos polos, e depois proteja com uma fina camada de esmalte de unha incolor
joceir bernardo raupp
Tauarí é uma madeira pesada e densa para o corpo.
Eu não a usaría... Opto sempre por marupá e/ou caixeta...
Baixos de tipo P usualmente tem braço aparafusado, mas nada te impede de fazê-lo na modalidade de construção "neck-through", e, eu sempre opto por longarinas de ipê ou roxinho, dada a sua dureza e estabilidade.
Baixos de tipo P usualmente tem braço aparafusado, mas nada te impede de fazê-lo na modalidade de construção "neck-through", e, eu sempre opto por longarinas de ipê ou roxinho, dada a sua dureza e estabilidade.
Joceir, já ouvi do meu professor (de luthieria) que ele já pegou em fender americana que tinham 7 peças de madeiras coladas no corpo. Tem marcas de violão que usam uma caralhada de ripas fininhas pra fazer violões pra aproveitamento de madeira.
Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético). Quando fazem braços interiços, costumam fazer o seguinte tipo de cola pra aumentar a resistência física do material Mais importante você alinhar a fibra da madeira com as cordas que qq coisa
http://akamai.sscdn.co/gcs/cifraclub/contrib/img/colunas/lutheria17_20_1202485785.jpg?query_string
Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético). Quando fazem braços interiços, costumam fazer o seguinte tipo de cola pra aumentar a resistência física do material Mais importante você alinhar a fibra da madeira com as cordas que qq coisa
http://akamai.sscdn.co/gcs/cifraclub/contrib/img/colunas/lutheria17_20_1202485785.jpg?query_string
chiberia escreveu:Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético)
Quem pode responder isso com maestria é o professor Bertola.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Olá Bertola! Tenho algumas dúvidas sobre uns procedimentos que estou fazendo em um Condor XB24-A. Até agora eu desmontei todo o baixo, retirei os trastes, lixei o headstock e o corpo, escureci a madeira do head e do corpo com betume da judéia. Agora as dúvidas:
1- Após o desfretamento, pretendo corrigir os oríficios dos trastes com massa f-12, feito isso e nivelado todo o braço com lixa, pretendo passar algumas demãos de óleo de peroba e só. É necessária a utilização de mais algum produto para proteger a escala? ps:escala escura.
2- Qual a melhor maneira de aplicar o óleo de peroba? Ele precisa ser lixado e passado novamente, ou eu continuo passando as demãos até a madeira já nao absorver o óleo? Na última demão de óleo (que provavelmente ficará 'sobrando' um pouco na escala) como limpa-lo?
3 - Após o escurecimento do corpo com betume (Passei-o com Pincel mesmo e retirei as sobras com um pano que nao solta fiapos) pretendo finalizar com alguma proteção. Qual tipo de verniz voce me recomendaria, e principalmente, qual a melhor maneira de passa-lo? Ainda não me decidi se deixo ele com um aspecto mais 'espelhado' ou mais 'fosco', de qlqr forma, a diferença desses dois aspectos é feita pelo tipo de verniz utilizado ou pelo tanto de demãos que são passadas?
4- Verniz, Seladora, Cera : qual a diferença no resultado final da aplicação de cada um deles no corpo do contrabaixo, visualmente falando?
Última:
5- Para polir o corpo, quando este já estiver pronto, qual produto voce usa?
Valeu, Bertola!
1- Após o desfretamento, pretendo corrigir os oríficios dos trastes com massa f-12, feito isso e nivelado todo o braço com lixa, pretendo passar algumas demãos de óleo de peroba e só. É necessária a utilização de mais algum produto para proteger a escala? ps:escala escura.
2- Qual a melhor maneira de aplicar o óleo de peroba? Ele precisa ser lixado e passado novamente, ou eu continuo passando as demãos até a madeira já nao absorver o óleo? Na última demão de óleo (que provavelmente ficará 'sobrando' um pouco na escala) como limpa-lo?
3 - Após o escurecimento do corpo com betume (Passei-o com Pincel mesmo e retirei as sobras com um pano que nao solta fiapos) pretendo finalizar com alguma proteção. Qual tipo de verniz voce me recomendaria, e principalmente, qual a melhor maneira de passa-lo? Ainda não me decidi se deixo ele com um aspecto mais 'espelhado' ou mais 'fosco', de qlqr forma, a diferença desses dois aspectos é feita pelo tipo de verniz utilizado ou pelo tanto de demãos que são passadas?
4- Verniz, Seladora, Cera : qual a diferença no resultado final da aplicação de cada um deles no corpo do contrabaixo, visualmente falando?
Última:
5- Para polir o corpo, quando este já estiver pronto, qual produto voce usa?
Valeu, Bertola!
Juninho Sampaio escreveu:chiberia escreveu:Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético)
Certamente! Por isso que falei que acho, e não que tenho certeza haha. Estou estudando luthieria mas sempre passo aqui pra pegar uma segunda opinião sobre minhas dúvidas ou detalhes falados em aula
Juninho Sampaio escreveu:chiberia escreveu:Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético)
Na minha opinião e experiência, a colagem de 3 peças (de uma mesma prancha) é adequada para a confecção de um corpo.
Por sorte tenho conseguido adquirir peças inteiras que me permitem confeccionar um corpo sem emendas, mas quando isso não ocorre, emendo sem maiores pudores
Panini
Eu prefiro usar cola e folha de madeira (clara) para fechar os sulcos. Lixando tudo com o taco de lixagem de radiano, com lixa fina e acabamento em lixa d'agua, depois aplicando o óleo de peroba (com uma flanela) e polindo. Óleo de peroba só se aplica uma vez.
Aplique seladora, lixe (repita esse processo umas 4 ou 5 vezes), e (atualmente eu falo isso), aplique seladora em spray (Colorgin). Se vc quiser acabamento fôsco, lixe com bombril e aplique cêra incolor e falça um polimento com uma boina de lã. Caso queira um acabamento brilhante, aplique verniz PU (à pistola), polindo depois com pasta de polimento e politriz.
Eu prefiro usar cola e folha de madeira (clara) para fechar os sulcos. Lixando tudo com o taco de lixagem de radiano, com lixa fina e acabamento em lixa d'agua, depois aplicando o óleo de peroba (com uma flanela) e polindo. Óleo de peroba só se aplica uma vez.
Aplique seladora, lixe (repita esse processo umas 4 ou 5 vezes), e (atualmente eu falo isso), aplique seladora em spray (Colorgin). Se vc quiser acabamento fôsco, lixe com bombril e aplique cêra incolor e falça um polimento com uma boina de lã. Caso queira um acabamento brilhante, aplique verniz PU (à pistola), polindo depois com pasta de polimento e politriz.
valeu Mauricio!!!Mauricio Luiz Bertola escreveu:joceir bernardo raupp
Pois é depois pesquisando aqui achei um cara no you tube construindo uma guitarra modelo strato com várias colagens e o som ficou legal....chiberia escreveu:Joceir, já ouvi do meu professor (de luthieria) que ele já pegou em fender americana que tinham 7 peças de madeiras coladas no corpo. Tem marcas de violão que usam uma caralhada de ripas fininhas pra fazer violões pra aproveitamento de madeira.
Grande Bertola, beleza?
Acabei pegando um baixo numa troca e o antigo dono ao limpar a escala teve a ideia de limpar a escala usando uma lixa de unha, o que deixou ela um pouco riscada. O que poderia ser feito pra amenizar esses riscos na escala? Uma hidratação resolveria?
Acabei pegando um baixo numa troca e o antigo dono ao limpar a escala teve a ideia de limpar a escala usando uma lixa de unha, o que deixou ela um pouco riscada. O que poderia ser feito pra amenizar esses riscos na escala? Uma hidratação resolveria?
Thiago Almeida- Membro
Thiago Almeida escreveu:Grande Bertola, beleza?
Caramba!!! Nunca ví isso!!!
Não. Você terá que lixar a escala com lixa 400, no sentido dos veios da madeira e depois bombril. Só por fim, aplique óleo de peroba...
Beleza, no fim de semana antes de executar o procedimento vou tentar por uma foto aqui pra ilustrar o estado atual da escala. Não é nada exagerado,mas apresenta alguns riscos. Obrigado
Thiago Almeida- Membro
Saudações, tenho uma dúvida.
Eu ganhei um contrabaixo 5 cordas Samick (me disseram que era saturno) mas não sei exatamente o modelo.
Sei que ele tem um esquema que segundo me disseram é ativo/passivo.
Tem uma chave que vira isso, de ativo pra passivo.
Esta chave seletora possui 3 posições, destas posições 2 posições funcionam e uma simplesmente não funciona, ou não dá volume.
A minha dúvida, uma destas posições deveria ativar o modo passivo correto ?
No modo passivo, o contrabaixo deveria funcionar mesmo se estiver sem a bateria 9v certo?
Há alguma forma de resolver isso, tipo verificar o pre-amplificador, verificar se há alguma ligação errada ou coisa do tipo ?
Eu gostaria de saber se é possível, pois eu troquei o jack p10 deste contrabaixo, e ficou muito bom, se eu conseguisse dar mais um reparo nele, ia ficar ótimo.
Ele é muito bem regulado, e gostaria que o modo passivo dele funcionasse bem.
É necessário postar uma foto aqui do circuito pra visualizar melhor ?
Abaixo a foto do meu baixo,
Desde já agradeço a atenção dos colegas.
Eu ganhei um contrabaixo 5 cordas Samick (me disseram que era saturno) mas não sei exatamente o modelo.
Sei que ele tem um esquema que segundo me disseram é ativo/passivo.
Tem uma chave que vira isso, de ativo pra passivo.
Esta chave seletora possui 3 posições, destas posições 2 posições funcionam e uma simplesmente não funciona, ou não dá volume.
A minha dúvida, uma destas posições deveria ativar o modo passivo correto ?
No modo passivo, o contrabaixo deveria funcionar mesmo se estiver sem a bateria 9v certo?
Há alguma forma de resolver isso, tipo verificar o pre-amplificador, verificar se há alguma ligação errada ou coisa do tipo ?
Eu gostaria de saber se é possível, pois eu troquei o jack p10 deste contrabaixo, e ficou muito bom, se eu conseguisse dar mais um reparo nele, ia ficar ótimo.
Ele é muito bem regulado, e gostaria que o modo passivo dele funcionasse bem.
É necessário postar uma foto aqui do circuito pra visualizar melhor ?
Abaixo a foto do meu baixo,
Desde já agradeço a atenção dos colegas.
carlosadriano- Membro
^ Esse é um Samick Saturno 5 cordas.
Aparentemente o circuito está com problemas, e a chave que aparece na foto não é uma chave para ligação ativo/passivo, mas sim para seleção de captadores, e, se uma posição não funciona, também está errada.
Sugiro que vc consulte seu luthier para refazer esse circuito inteiramente, aproveitando o que está bom e trocando o que está ruim.
Aparentemente o circuito está com problemas, e a chave que aparece na foto não é uma chave para ligação ativo/passivo, mas sim para seleção de captadores, e, se uma posição não funciona, também está errada.
Sugiro que vc consulte seu luthier para refazer esse circuito inteiramente, aproveitando o que está bom e trocando o que está ruim.
Poxa, muito obrigado Bertola !
Fica na paz um abraço
Fica na paz um abraço
carlosadriano- Membro
Olá Bertola, mais uma coisa, se esta chave é para seleção dos captadores, então este contrabaixo é só ativo, certo ? Porque me disseram que ele funcionava nos dois modos, mas pelo que tu me disse, ele parece só ativo.
É isso mesmo ? Obrigado
É isso mesmo ? Obrigado
carlosadriano- Membro
Ou é só ativo, ou só passivo (se não tiver bateria).
Bertola, estou com um baixo ibanez que comprei baratinho de um amigo, o cara teve a genial idéia de pintar o corpo com tinta preta e ainda com pincel, ficou uma b....
Quero tirar toda essa nojeira e deixar natural só na madeira, o corpo é feito de mogno é um ibanez sr485 bem antigo.
Como quero eu mesmo fazer o trampo, se eu retirar toda a tinta e passar umas 5 demãos de seladora com lixamento entre cada uma, vc acha que fica bom?
Eu posso passar essa seladora com uma "boneca", será que o resultado fica bacana, também não espero nada profissional.
E se for verniz, posso passar com boneca também ou teria que ser com pistola?
O que vc me orienta a fazer?
Obrigado.
Quero tirar toda essa nojeira e deixar natural só na madeira, o corpo é feito de mogno é um ibanez sr485 bem antigo.
Como quero eu mesmo fazer o trampo, se eu retirar toda a tinta e passar umas 5 demãos de seladora com lixamento entre cada uma, vc acha que fica bom?
Eu posso passar essa seladora com uma "boneca", será que o resultado fica bacana, também não espero nada profissional.
E se for verniz, posso passar com boneca também ou teria que ser com pistola?
O que vc me orienta a fazer?
Obrigado.
NeyBass- Membro
NeyBass
Retira a tinta, lixe o corpo e aplique seladora. Pode ser à pincel mesmo.
Depois dessa "lixação" toda, aplique duas ou 3 demãos de seladora spray (Colorgin), e faça uma ligeira "lixagem" com bombril. Depois, passe cêra incolor (tipo Polyflor mesmo), deixe secar e faça um polimento com uma politriz (ou máquina de furar) com uma "boina" de lã.
Vai ficar muito bacana!
Retira a tinta, lixe o corpo e aplique seladora. Pode ser à pincel mesmo.
Depois dessa "lixação" toda, aplique duas ou 3 demãos de seladora spray (Colorgin), e faça uma ligeira "lixagem" com bombril. Depois, passe cêra incolor (tipo Polyflor mesmo), deixe secar e faça um polimento com uma politriz (ou máquina de furar) com uma "boina" de lã.
Vai ficar muito bacana!
Obrigado Bertola. Sempre muito prestativo
Abç.
Abç.
NeyBass- Membro
Olá, Bertola !
Eu devia ter te ouvido, e entregue direto o Contrabaixo nas mãos de um Luthier.
Acabei fazendo m$%& aqui.
Meu contrabaixo "era" ativo... já vou explicar.
Fui abrir a tampa atrás do contrabaixo, e "fuçar".
Ai soltou 2 fios do circuito, fui tentar resolver, e só piorei a situação.
Acabei colocando em curto o circuito (aquele com potenciômetro) com uma solda muito mal feita aqui.
Por fim, eu removi o circuito ativo, e coloquei o baixo pra trabalhar somente como passivo.
Nem me pergunte como eu fiz isso. Depois de todo o estrago feito, eu acabei descobrindo que o fio do captador do meio estava rompido, ou rompendo, aí eu soldei ele, e no modo passivo, ficou até bom o som.
Mas pra minha surpresa, eu arrebentei uma corda no processo, mas já estava na minha lista trocar as cordas.
Estou pensando na desculpa que vou dar pro meu Luthier agora.
Mas ainda assim, você teria algum circuito para me indicar, para substituir o deste contrabaixo ?
Eu pensei em colocar este:
Kit Pré-amplificador Circuito Ativo P/ Baixo- Cp500 Vvbt
Achei interessante, pois só tem 2 volumes e 2 tonalidades, eu só teria que furar o corpo do baixo, e acrescentar um botão de controle.
Ou este:
Kit Pré-amplificador Circuito Ativo P/ Baixo-cp700vvbmtsc-sw
Esse, é o amp que eu gostaria no momento pra esse baixo, não sei se seria boa idéia coloca-lo,
O ruim, é que são 6 botões de controle, 1 chave seletora passivo/ativo, 2 volumes, 3 tonalidades.
E meu baixo só possui 3, eu precisaria fazer mais 3 furos, e isso acho que não daria muito certo.
Nesta foto acima, vi que os potenciômetros são "conectados", e não a moda antiga "a solda".
Eu moro em bairro próximo a praia, será que posso ter problema com isso ?
Ainda tenho esperança de que talvez eu consiga trocar o circuito.
Como o contrabaixo é ganhado e usado, acredito que vale a pena aprender um pouco com ele.
Valeu pela atenção Bertola !
Um abraço.
Eu devia ter te ouvido, e entregue direto o Contrabaixo nas mãos de um Luthier.
Acabei fazendo m$%& aqui.
Meu contrabaixo "era" ativo... já vou explicar.
Fui abrir a tampa atrás do contrabaixo, e "fuçar".
Ai soltou 2 fios do circuito, fui tentar resolver, e só piorei a situação.
Acabei colocando em curto o circuito (aquele com potenciômetro) com uma solda muito mal feita aqui.
Por fim, eu removi o circuito ativo, e coloquei o baixo pra trabalhar somente como passivo.
Nem me pergunte como eu fiz isso. Depois de todo o estrago feito, eu acabei descobrindo que o fio do captador do meio estava rompido, ou rompendo, aí eu soldei ele, e no modo passivo, ficou até bom o som.
Mas pra minha surpresa, eu arrebentei uma corda no processo, mas já estava na minha lista trocar as cordas.
Estou pensando na desculpa que vou dar pro meu Luthier agora.
Mas ainda assim, você teria algum circuito para me indicar, para substituir o deste contrabaixo ?
Eu pensei em colocar este:
Kit Pré-amplificador Circuito Ativo P/ Baixo- Cp500 Vvbt
Achei interessante, pois só tem 2 volumes e 2 tonalidades, eu só teria que furar o corpo do baixo, e acrescentar um botão de controle.
Ou este:
Kit Pré-amplificador Circuito Ativo P/ Baixo-cp700vvbmtsc-sw
Esse, é o amp que eu gostaria no momento pra esse baixo, não sei se seria boa idéia coloca-lo,
O ruim, é que são 6 botões de controle, 1 chave seletora passivo/ativo, 2 volumes, 3 tonalidades.
E meu baixo só possui 3, eu precisaria fazer mais 3 furos, e isso acho que não daria muito certo.
Nesta foto acima, vi que os potenciômetros são "conectados", e não a moda antiga "a solda".
Eu moro em bairro próximo a praia, será que posso ter problema com isso ?
Ainda tenho esperança de que talvez eu consiga trocar o circuito.
Como o contrabaixo é ganhado e usado, acredito que vale a pena aprender um pouco com ele.
Valeu pela atenção Bertola !
Um abraço.
carlosadriano- Membro
carlosadriano
Não sou a melhor pessoa para indicar circuitos ativos, pois não gosto deles, não sinto a menor necessidade deles, e só os uso nos instrumentos que construo se o cliente pede (o que é raro!).
Outra coisa: Você não precisa dar desculpa alguma para o seu luthier, pois o instrumento é seu.... Apenas esclareça à ele com clareza o que vc precisa. Uma dica: quanto menos vc mexer no instrumento, em sua estrutura, melhor...
Abç
Não sou a melhor pessoa para indicar circuitos ativos, pois não gosto deles, não sinto a menor necessidade deles, e só os uso nos instrumentos que construo se o cliente pede (o que é raro!).
Outra coisa: Você não precisa dar desculpa alguma para o seu luthier, pois o instrumento é seu.... Apenas esclareça à ele com clareza o que vc precisa. Uma dica: quanto menos vc mexer no instrumento, em sua estrutura, melhor...
Abç
Olá, Bertola, obrigado pelas respostas.
Se eu for por exemplo inserir um circuito passivo neste contrabaixo como fica a ligação ?
Estou vendo aqui que tem 1 cabo de um captador (fio branco e nu), 1 cabo de outro captador (fio branco e nu), e o cabo da ponte. O que é necessário para confeccionar este circuito no modo passivo? Eu tenho várias peças aqui, potenciometros de 250k etc, mas não sei como usar. E pelo que vi não é tão fácil encontrar desenhos de circuitos de contrabaixo na web. Desde já agradeço.
Se eu for por exemplo inserir um circuito passivo neste contrabaixo como fica a ligação ?
Estou vendo aqui que tem 1 cabo de um captador (fio branco e nu), 1 cabo de outro captador (fio branco e nu), e o cabo da ponte. O que é necessário para confeccionar este circuito no modo passivo? Eu tenho várias peças aqui, potenciometros de 250k etc, mas não sei como usar. E pelo que vi não é tão fácil encontrar desenhos de circuitos de contrabaixo na web. Desde já agradeço.
carlosadriano- Membro
Página 5 de 19 • 1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12 ... 19