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Mensagem por joceir bernardo raupp Qua Mar 30, 2016 12:18 am

olá Bertola tenho uma dúvida sobre escalas vamos ver se consigo explicar, independente da polegada 34 ou 35 ou menos eu posso usar uma escala com 21 trates? tipo quero fazer um baixo menor. de repente menor que 34 pol mas com 21 casa posso? o tamanho das casas muda alguma coisa ou não ?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 30, 2016 7:12 am

Sim, pode. O número de trastes nada tem à ver com a medida da escala, tanto é que existem braços de escala de 34 polegadas com 19, 20, 21 e 24 trastes ( e até mais...).
O que vc não pode fazer é trocar indiscriminadamente o braço de um baixo de uma escala para outra, nem de um com 20 ou 21 para um de 24.
Baixe na internet um programinha (que eu uso), denominado "Fret Calculator". Com ele vc calcula qualquer escala, com qualquer número de trastes, para qualquer instrumento, tanto na medida em polegadas, quanto em milímetros.
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Mensagem por joceir bernardo raupp Qui Mar 31, 2016 12:20 pm

entendi! então no caso eu tenho uma escala aqui marcada já de 21 casa que era pra 35 pol mas vou mudar pra 34 pol então tenho que calcula de novo o tamanho das casas nesse programa ai é isso? valeu pela explicação obrigado.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 31, 2016 7:13 pm

joceir bernardo raupp escreveu:entendi! então no caso eu tenho uma escala aqui  marcada já de 21 casa  que era pra 35 pol mas vou mudar pra 34 pol então tenho que calcula de novo o tamanho das casas nesse programa ai é isso? valeu pela explicação obrigado.
Não apenas o "tamanho" das casas, mas a posição da ponte no corpo...
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Mensagem por lucas.vieira2 Sex Abr 01, 2016 11:37 am

Bertola, preferi não abrir um novo tópico, para tratar de uma dúvida tão pontual.
Estou com o projeto , com um luthier aqui da minha região, de um P Bass 56. Eu vou comprar o captador e o hardware.
Captador, já me decidi pelo Cabrera Custom Shop Precision Single 4 Cordas. Nas especificações dele, notei que o espaçamento dos polos é de 18mm.
O problema é que todas as pontes que encontro (Gotoh, Wilkinson e etc) tem espaçamento 19mm.

Isso poderia atrapalhar? As cordas vão ficar desalinhadas? Tem alguma sugestão de ponte para esse projeto (estou totalmente perdido quanto a isso)?

Desde já, muito obrigado!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 01, 2016 6:06 pm

^ Não, porque o espaçamento de 19mm é na própria ponte. na posição em que fica o captador, esses espaçamento será menor. Ademais, um desalinhamento ligeiro, nada causa.
Eu utilizo captadores de jazz bass nos P-51 que construo...
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Mensagem por chiberia Dom Abr 03, 2016 9:31 pm

Cara, meu baixolão espanou os parafusos do pré-amp, no casco (na lateral). Pensei em fazer enxerto com palito e cola de madeira classicão, mas acredito que não tenha superfície de contato o suficiente para segurar os palitos (o furo é maior do que um palito de dente e menor do que um de churrasco- mas se ficar enfiando mais de um palito, vai comer ainda mais a parede), mas o parafuso espanou tanto que arrebentou o que tinha de madeira entre o buraco do pré-amp e do parafuso.

Você tem alguma recomendação de como proceder? (se estiver ruim a descrição, posso fazer um desenho de como está também).

Obg!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 03, 2016 10:09 pm

Cara, vai ter que fazer enxerto mesmo.
Use aqueles palitos de unha (manicure) que serve bem.
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Mensagem por chiberia Seg Abr 04, 2016 9:51 am

Opa, tinha esquecido desses palitos também. Valeu!


Outra pergunta que eu tenho: existe diferença entre a cascorez branca (vem descrita como universal) e a cascorez amarela (vem descrita só para madeira)?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 04, 2016 9:53 am

Use a amarela...
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Mensagem por chiberia Seg Abr 04, 2016 10:09 am

Havia entrado num debate se havia diferença entre as duas com um colega que dizia que era a mesma coisa, por isso a pergunta! Obrigada mais uma vez o/
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 04, 2016 10:45 am

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Mensagem por Gilmar de Bessa Belarmino Qua Abr 06, 2016 3:09 pm

Bertola, estou reformando meu baixo, já lixei e gostaria de saber se posso ligar o baixo com óleo de péroba antes de envernizar com PU.
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Mensagem por Gilmar de Bessa Belarmino Qua Abr 06, 2016 3:42 pm

*limpar.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 06, 2016 5:23 pm

Gilmar de Bessa Belarmino escreveu:Bertola, estou reformando meu baixo, já lixei e gostaria de saber se posso ligar o baixo com óleo de péroba antes de envernizar com PU.
Cara, óleo-de-peroba se usa na escala.
E é só...
Se vc quer limpar e dar brilho ao corpo, passe cêra (incolor, de abelha ou de carnaúba), e depois dê um polimento.
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Mensagem por Gilmar de Bessa Belarmino Qua Abr 06, 2016 6:43 pm

Show. Vlw cara.
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Mensagem por Derrevisdod Qua Abr 13, 2016 11:17 pm

Boa noite,

Tenho uma dúvida, meu quarto tem muita umidade, hj mesmo abri meu case de pedal e vi que tinha sinais de bolor tenho um case de contra baixo e tenho uma dúvida, qual a melhor maneira pra fugir da umidade, colocar no case ou pendurar o instrumento? Lembrando que a umidade é no meu quarto onde eu vou pendurar o instrumento.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 14, 2016 12:35 am

Derrevisdod escreveu:Boa noite,  

Tenho uma dúvida, meu quarto tem muita umidade,  hj mesmo abri meu case de pedal e vi que tinha sinais de bolor tenho um case de contra baixo e tenho uma dúvida,  qual a melhor maneira pra fugir da umidade,  colocar no case ou pendurar o instrumento? Lembrando que a umidade é no meu quarto onde eu vou pendurar o instrumento.
Pelo nível de umidade que você descreveu, eu não guardaria instrumento algum ou mesmo equipos eletrônicos nesse quarto...
Ou então você terá que comprar um desumidificador potente...
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Mensagem por Derrevisdod Qui Abr 14, 2016 1:28 am

Obrigado.

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Mensagem por Rico Qui Abr 14, 2016 4:44 am

Bertola, você faz, ou indica quem faça no RJ pintura em instrumentos?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 14, 2016 7:08 am

Rico, tem um cara aqui em Nikity que pintou uma Strato que eu construí para o guitarrista da minha banda. Ficou bom...
Depois me passe um e-mail que eu vou perguntar as referências.
Abç
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Mensagem por chiberia Qui Abr 14, 2016 2:58 pm

Bertola, a pergunta da pessoa acima sobre óleo de peroba e cera me lembrou: o acabamento do braço do meu baixo veio meio pelado e meio heterogêneo. Eu queria dar um acabamento pra ele que deslizasse bem (não gosto de glossy, acho meio "grudento").
Numa ocasião que pesquisava, vi esse video, mas dos materiais que ele recomenda, acredito que um (que é polidor pra armas) eu não vá encontrar aqui no brasil. [video https://www.youtube.com/watch?v=RiDm4JKtICk ]

Enfim, queria dar um trato no braço pra ele ficar com o acabamento bonitinho e deslizar com mais conforto, que não seja brilhante, de preferência. O que você recomenda?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 14, 2016 3:59 pm

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Recomendo que vc lixe o braço com lixa 200 e 400 e depois aplique seladora à pincel, lixe de novo (repita isso 2 ou 3 vezes), e depois aplique seladora em spray (protegendo a escala) Colorgin Seladora (linha móveis e madeiras)
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Mensagem por chiberia Qui Abr 14, 2016 4:02 pm

valeu!
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Mensagem por Fábio Parenti Silveira Seg Abr 18, 2016 12:34 pm

Prezado Bertola,

1- Qual a melhor maneira de se limpar os trastes( foscos e muito sujos ) do baixo?
2- No caso de uma escala em maple sem verniz, qual a melhor forma de se tirar aquela sujeira da grossa e dar um trato?
3- E os captadores com os polos enferrujados, como limpar e tirar a ferrugem?

Desde já agradeço!

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Mensagem por joceir bernardo raupp Seg Abr 18, 2016 5:45 pm

Olá Mauricio tudo bem obrigado pela última resposta.
ve se pode me ajudar de novo, dentro das opções de madeira que eu tenho eu quero construir um precision 51 4 cordas  as opções são as seguintes; como eu não tenho um bloco de madeira de 50/50 cm eu tenho  um bloco de  marfim de 50cm de comp 10cm larg  por 5cm de esspessura  que eu pretendo usar no meio do corpo e as asas são de tauari  mas com um problema eu teria que colar duas peças que são de 2,5 por 2,5 pra chegar na esspessura pretendida assim formaria um bloco de 50/50 , será que vai ficar muitas colagens e pode influenciar negativamente?
2 opção esse mesmo sandwich de tauari só que com braço interiço de tauari com longarinas em itaúba? qual das opções é mais viável ou nem uma das duas? segue umas fotos pra ajudar.
essa é a primeira opção com o marfim ainda bruto
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2 opção com braço interiço só ta faltando a longarina do meio que vai ser de tauari também
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aqui são os braços da esquerda para usar parafusado e o outro interiço
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 18, 2016 9:39 pm

Fábio Parenti Silveira escreveu:Prezado Bertola,

1- Qual a melhor maneira de se limpar os trastes( foscos e muito sujos ) do baixo?
2- No caso de uma escala em maple sem verniz, qual a melhor forma de se tirar aquela sujeira da grossa e dar um trato?
3- E os captadores com os polos enferrujados, como limpar e tirar a ferrugem?

Desde já agradeço!

1) Bombril.
2) Nada; mas, se quiser passar Bombril também... E depois lustra-móveis. Nada mais.
3) Proteja a capa com fita crepe e passe lixa d'agua nos polos, e depois proteja com uma fina camada de esmalte de unha incolor
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 18, 2016 9:45 pm

joceir bernardo raupp
Tauarí é uma madeira pesada e densa para o corpo.
Eu não a usaría... Opto sempre por marupá e/ou caixeta...
Baixos de tipo P usualmente tem braço aparafusado, mas nada te impede de fazê-lo na modalidade de construção "neck-through", e, eu sempre opto por longarinas de ipê ou roxinho, dada a sua dureza e estabilidade.
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Mensagem por chiberia Ter Abr 19, 2016 11:05 am

Joceir, já ouvi do meu professor (de luthieria) que ele já pegou em fender americana que tinham 7 peças de madeiras coladas no corpo. Tem marcas de violão que usam uma caralhada de ripas fininhas pra fazer violões pra aproveitamento de madeira.

Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético). Quando fazem braços interiços, costumam fazer o seguinte tipo de cola pra aumentar a resistência física do material Wink Mais importante você alinhar a fibra da madeira com as cordas que qq coisa

http://akamai.sscdn.co/gcs/cifraclub/contrib/img/colunas/lutheria17_20_1202485785.jpg?query_string
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Mensagem por Juninho Sampaio Ter Abr 19, 2016 2:59 pm

chiberia escreveu:Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético)

Quem pode responder isso com maestria é o professor Bertola.
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Mensagem por Panini Ter Abr 19, 2016 3:19 pm

Olá Bertola! Tenho algumas dúvidas sobre uns procedimentos que estou fazendo em um Condor XB24-A. Até agora eu desmontei todo o baixo, retirei os trastes, lixei o headstock e o corpo, escureci a madeira do head e do corpo com betume da judéia. Agora as dúvidas:

1- Após o desfretamento, pretendo corrigir os oríficios dos trastes com massa f-12, feito isso e nivelado todo o braço com lixa, pretendo passar algumas demãos de óleo de peroba e só. É necessária a utilização de mais algum produto para proteger a escala? ps:escala escura.

2- Qual a melhor maneira de aplicar o óleo de peroba? Ele precisa ser lixado e passado novamente, ou eu continuo passando as demãos até a madeira já nao absorver o óleo? Na última demão de óleo (que provavelmente ficará 'sobrando' um pouco na escala) como limpa-lo?

3 - Após o escurecimento do corpo com betume (Passei-o com Pincel mesmo e retirei as sobras com um pano que nao solta fiapos) pretendo finalizar com alguma proteção. Qual tipo de verniz voce me recomendaria, e principalmente, qual a melhor maneira de passa-lo? Ainda não me decidi se deixo ele com um aspecto mais 'espelhado' ou mais 'fosco', de qlqr forma, a diferença desses dois aspectos é feita pelo tipo de verniz utilizado ou pelo tanto de demãos que são passadas?

4- Verniz, Seladora, Cera : qual a diferença no resultado final da aplicação de cada um deles no corpo do contrabaixo, visualmente falando?

Última:
5- Para polir o corpo, quando este já estiver pronto, qual produto voce usa?

Valeu, Bertola!
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Mensagem por chiberia Ter Abr 19, 2016 3:58 pm

Juninho Sampaio escreveu:
chiberia escreveu:Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético)

Quem pode responder isso com maestria é o professor Bertola.


Certamente! Por isso que falei que acho, e não que tenho certeza haha. Estou estudando luthieria mas sempre passo aqui pra pegar uma segunda opinião sobre minhas dúvidas ou detalhes falados em aula Wink
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 19, 2016 4:12 pm

Juninho Sampaio escreveu:
chiberia escreveu:Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético)

Quem pode responder isso com maestria é o professor Bertola.

Na minha opinião e experiência, a colagem de 3 peças (de uma mesma prancha) é adequada para a confecção de um corpo.
Por sorte tenho conseguido adquirir peças inteiras que me permitem confeccionar um corpo sem emendas, mas quando isso não ocorre, emendo sem maiores pudores
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 19, 2016 11:18 pm

Panini
Eu prefiro usar cola e folha de madeira (clara) para fechar os sulcos. Lixando tudo com o taco de lixagem de radiano, com lixa fina e acabamento em lixa d'agua, depois aplicando o óleo de peroba (com uma flanela) e polindo. Óleo de peroba só se aplica uma vez.
Aplique seladora, lixe (repita esse processo umas 4 ou 5 vezes), e (atualmente eu falo isso), aplique seladora em spray (Colorgin). Se vc quiser acabamento fôsco, lixe com bombril e aplique cêra incolor e falça um polimento com uma boina de lã. Caso queira um acabamento brilhante, aplique verniz PU (à pistola), polindo depois com pasta de polimento e politriz.
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Mensagem por joceir bernardo raupp Ter Abr 26, 2016 1:51 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:joceir bernardo raupp
Tauarí é uma madeira pesada e densa para o corpo.
Eu não a usaría... Opto sempre por marupá e/ou caixeta...
Baixos de tipo P usualmente tem braço aparafusado, mas nada te impede de fazê-lo na modalidade de construção "neck-through", e, eu sempre opto por longarinas de ipê ou roxinho, dada a sua dureza e estabilidade.
valeu Mauricio!!!
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Mensagem por joceir bernardo raupp Ter Abr 26, 2016 1:57 am

chiberia escreveu:Joceir, já ouvi do meu professor (de luthieria) que ele já pegou em fender americana que tinham 7 peças de madeiras coladas no corpo. Tem marcas de violão que usam uma caralhada de ripas fininhas pra fazer violões pra aproveitamento de madeira.

Aaacho que se você for trabalhar com pedaços colados, não vai comprometer [tanto] o som (e pode até ser um fator estético). Quando fazem braços interiços, costumam fazer o seguinte tipo de cola pra aumentar a resistência física do material Wink Mais importante você alinhar a fibra da madeira com as cordas que qq coisa

http://akamai.sscdn.co/gcs/cifraclub/contrib/img/colunas/lutheria17_20_1202485785.jpg?query_string
Pois é depois pesquisando aqui achei um cara no you tube construindo uma guitarra modelo strato com várias colagens e o som ficou legal....
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Mensagem por Thiago Almeida Ter Abr 26, 2016 9:32 am

Grande Bertola, beleza?

Acabei pegando um baixo numa troca e o antigo dono ao limpar a escala teve a ideia de limpar a escala usando uma lixa de unha, o que deixou ela um pouco riscada. O que poderia ser feito pra amenizar esses riscos na escala? Uma hidratação resolveria?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 26, 2016 9:40 am

Thiago Almeida escreveu:Grande Bertola, beleza?

Acabei pegando um baixo numa troca e o antigo dono ao limpar a escala teve a ideia de limpar a escala usando uma lixa de unha, o que deixou ela um pouco riscada. O que poderia ser feito pra amenizar esses riscos na escala? Uma hidratação resolveria?

Caramba!!! Nunca ví isso!!! No
Não. Você terá que lixar a escala com lixa 400, no sentido dos veios da madeira e depois bombril. Só por fim, aplique óleo de peroba...
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Mensagem por Thiago Almeida Ter Abr 26, 2016 10:00 am

Beleza, no fim de semana antes de executar o procedimento vou tentar por uma foto aqui pra ilustrar o estado atual da escala. Não é nada exagerado,mas apresenta alguns riscos. Obrigado
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Mensagem por carlosadriano Ter maio 03, 2016 2:10 am

Saudações, tenho uma dúvida.
Eu ganhei um contrabaixo 5 cordas Samick (me disseram que era saturno) mas não sei exatamente o modelo.

Sei que ele tem um esquema que segundo me disseram é ativo/passivo.
Tem uma chave que vira isso, de ativo pra passivo.
Esta chave seletora possui 3 posições, destas posições 2 posições funcionam e uma simplesmente não funciona, ou não dá volume.
A minha dúvida, uma destas posições deveria ativar o modo passivo correto ?
No modo passivo, o contrabaixo deveria funcionar mesmo se estiver sem a bateria 9v certo?
Há alguma forma de resolver isso, tipo verificar o pre-amplificador, verificar se há alguma ligação errada ou coisa do tipo ?
Eu gostaria de saber se é possível, pois eu troquei o jack p10 deste contrabaixo, e ficou muito bom, se eu conseguisse dar mais um reparo nele, ia ficar ótimo.
Ele é muito bem regulado, e gostaria que o modo passivo dele funcionasse bem.

É necessário postar uma foto aqui do circuito pra visualizar melhor ?

Abaixo a foto do meu baixo,
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 5 Baixo-samick-ativo-20150927054147

Desde já agradeço a atenção dos colegas.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 03, 2016 8:34 am

^ Esse é um Samick Saturno 5 cordas.
Aparentemente o circuito está com problemas, e a chave que aparece na foto não é uma chave para ligação ativo/passivo, mas sim para seleção de captadores, e, se uma posição não funciona, também está errada.
Sugiro que vc consulte seu luthier para refazer esse circuito inteiramente, aproveitando o que está bom e trocando o que está ruim.
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Mensagem por carlosadriano Ter maio 03, 2016 10:47 am

Poxa, muito obrigado Bertola !
Fica na paz um abraço
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Mensagem por carlosadriano Ter maio 03, 2016 12:01 pm

Olá Bertola, mais uma coisa, se esta chave é para seleção dos captadores, então este contrabaixo é só ativo, certo ? Porque me disseram que ele funcionava nos dois modos, mas pelo que tu me disse, ele parece só ativo.
É isso mesmo ? Obrigado
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 04, 2016 6:43 am

Ou é só ativo, ou só passivo (se não tiver bateria).
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Mensagem por NeyBass Qua maio 04, 2016 8:12 am

Bertola, estou com um baixo ibanez que comprei baratinho de um amigo, o cara teve a genial idéia de pintar o corpo com tinta preta e ainda com pincel, ficou uma b....

Quero tirar toda essa nojeira e deixar natural só na madeira, o corpo é feito de mogno é um ibanez sr485 bem antigo.

Como quero eu mesmo fazer o trampo, se eu retirar toda a tinta e passar umas 5 demãos de seladora com lixamento entre cada uma, vc acha que fica bom?
Eu posso passar essa seladora com uma "boneca", será que o resultado fica bacana, também não espero nada profissional.

E se for verniz, posso passar com boneca também ou teria que ser com pistola?

O que vc me orienta a fazer?

Obrigado.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 04, 2016 11:16 am

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Retira a tinta, lixe o corpo e aplique seladora. Pode ser à pincel mesmo.
Depois dessa "lixação" toda, aplique duas ou 3 demãos de seladora spray (Colorgin), e faça uma ligeira "lixagem" com bombril. Depois, passe cêra incolor (tipo Polyflor mesmo), deixe secar e faça um polimento com uma politriz (ou máquina de furar) com uma "boina" de lã.
Vai ficar muito bacana!
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Mensagem por NeyBass Qua maio 04, 2016 11:29 am

Obrigado Bertola. Sempre muito prestativo
Abç.
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Mensagem por carlosadriano Qui maio 05, 2016 12:37 am

Olá, Bertola !
Eu devia ter te ouvido, e entregue direto o Contrabaixo nas mãos de um Luthier.
Acabei fazendo m$%& aqui.

Meu contrabaixo "era" ativo... já vou explicar.
Fui abrir a tampa atrás do contrabaixo, e "fuçar".
Ai soltou 2 fios do circuito, fui tentar resolver, e só piorei a situação.
Acabei colocando em curto o circuito (aquele com potenciômetro) com uma solda muito mal feita aqui.  
Por fim, eu removi o circuito ativo, e coloquei o baixo pra trabalhar somente como passivo.
Nem me pergunte como eu fiz isso. Depois de todo o estrago feito, eu acabei descobrindo que o fio do captador do meio estava rompido, ou rompendo, aí eu soldei ele, e no modo passivo, ficou até bom o som.
Mas pra minha surpresa, eu arrebentei uma corda no processo, mas já estava na minha lista trocar as cordas.


Estou pensando na desculpa que vou dar pro meu Luthier agora.

Mas ainda assim, você teria algum circuito para me indicar, para substituir o deste contrabaixo ?
Eu pensei em colocar este:

Kit Pré-amplificador Circuito Ativo P/ Baixo- Cp500 Vvbt
Achei interessante, pois só tem 2 volumes e 2 tonalidades, eu só teria que furar o corpo do baixo, e acrescentar um botão de controle.
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 5 Kit-pre-amplificador-circuito-ativo-p-baixo-cp500-vvbt-13949-MLB3996568064_032013-F

Ou este:

Kit Pré-amplificador Circuito Ativo P/ Baixo-cp700vvbmtsc-sw
Esse, é o amp que eu gostaria no momento pra esse baixo, não sei se seria boa idéia coloca-lo,
O ruim, é que são 6 botões de controle, 1 chave seletora passivo/ativo, 2 volumes, 3 tonalidades.
E meu baixo só possui 3, eu precisaria fazer mais 3 furos, e isso acho que não daria muito certo.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 5 Kit-pre-amplificador-circuito-ativo-p-baixo-cp700vvbmtsc-6567-MLB5082736915_092013-F

Nesta foto acima, vi que os potenciômetros são "conectados", e não a moda antiga "a solda".
Eu moro em bairro próximo a praia, será que posso ter problema com isso ?

Ainda tenho esperança de que talvez eu consiga trocar o circuito.
Como o contrabaixo é ganhado e usado, acredito que vale a pena aprender um pouco com ele.


Valeu pela atenção Bertola !
Um abraço.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 05, 2016 9:51 am

carlosadriano
Não sou a melhor pessoa para indicar circuitos ativos, pois não gosto deles, não sinto a menor necessidade deles, e só os uso nos instrumentos que construo se o cliente pede (o que é raro!).
Outra coisa: Você não precisa dar desculpa alguma para o seu luthier, pois o instrumento é seu.... Apenas esclareça à ele com clareza o que vc precisa. Uma dica: quanto menos vc mexer no instrumento, em sua estrutura, melhor...
Abç
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Mensagem por carlosadriano Sex maio 06, 2016 11:19 am

Olá, Bertola, obrigado pelas respostas.
Se eu for por exemplo inserir um circuito passivo neste contrabaixo como fica a ligação ?
Estou vendo aqui que tem 1 cabo de um captador (fio branco e nu), 1 cabo de outro captador (fio branco e nu), e o cabo da ponte. O que é necessário para confeccionar este circuito no modo passivo? Eu tenho várias peças aqui, potenciometros de 250k etc, mas não sei como usar. E pelo que vi não é tão fácil encontrar desenhos de circuitos de contrabaixo na web. Desde já agradeço.
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