Novo Projeto - Contrabaixo de 4 cordas - versão 2.0
+31
Ronyldo D`Santos Luthier
Stormbringer
Thiaago
Claudio Mengarda
monteirofn
pluís
Franco_bass
Mauricio Luiz Bertola
patriciofernandes
rafacar
joceir bernardo raupp
Rico Ribeiro
elson.arcos
Gilhott
fheliojr
SRTO
Jose-Franco
siodoni
Zubrycky
NeyBass
arturbmallmann
afonsodecampos
Thiago Almeida
Uchoa
Breno_Barnabe
Juninho Sampaio
Emanoel Chequetto
emerbras
pedrohenrique.astronauta
HenriqueBessa
HSN
35 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 7 de 9
Página 7 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Re: Novo Projeto - Contrabaixo de 4 cordas - versão 2.0
Rapaz....
Você foi pro lado mais difícil. Se fosse eu, teria comprado um pronto.
Que coisa linda! Parabéns!
Você foi pro lado mais difícil. Se fosse eu, teria comprado um pronto.
Que coisa linda! Parabéns!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Então, a minha esposa pediu pra eu jogar fora o berrante, que estava quebrado e ocupando espaço.
Resolvi tentar ver se algum pedaço serviria para fazer o nut... e serviu.
Valeu!!!
Resolvi tentar ver se algum pedaço serviria para fazer o nut... e serviu.
Valeu!!!
Interessante, ficou bonito, principalmente pela cor! A rigidez é próxima da de um nut feito de osso convencional?
Abração, Hugo.
Abração, Hugo.
arturbmallmann- Membro
Acho que é um intermediário entre o nut de plástico e o de osso. É bem rígido.
Valeu! Abraços...
Valeu! Abraços...
Você estragou o berrante??
Claudio Mengarda- Membro
^o berrante estava quebrado e a esposa ja tinha condenado ao lixo.
Stormbringer- Membro
Ahh podes crew. Nunca consegui fazer sair som desses bixo
Claudio Mengarda- Membro
Hoje seria um dia bom para tocar um pouco mais esse projeto... mas já voltei pro batente cedo. E amanhã teremos costela de chão na chácara dos meus sogros. Terei que ajudar a velar a costela a noite toda.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
O HSN deve estar sendo impedido de continuar o projeto por causa da Dna Maria... ...só pode!
SRTO- Membro
HSN escreveu:Acho que é um intermediário entre o nut de plástico e o de osso. É bem rígido.
Valeu! Abraços...
Posso até me enganar, mas acredito que seja mais rígido que os dois materiais. Pra quebrar um chifre de um animal desses não é fácil não, na stewmac vende uns nuts, deve ser de búfalo, ou outro animal chifrudo desses...Parabéns pelo trabalho.
Ronyldo D`Santos Luthier- Membro
Talvez seja mais resistente pelo fato de ter as fibras num só sentido (da base para a ponta do chifre). É mais fácil abrir uma lasca no sentido das fibras que tentar partir em perpendicular.
Valeu!!!
Valeu!!!
Demorou, mas saiu! Consegui uns minutos hoje para trabalhar um pouco mais no baixo:
O que são as bolinhas no pratinho?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
São os "side dots" ou inlays laterais, feitos em acrílico.
Acrílico. hum...
Vc fez ou comprou assim?
Entrou como uma luva
Vc fez ou comprou assim?
Entrou como uma luva
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Eu comprei junto com as demais peças... aquela relação lá do video do dia 17.
Não creio que seja difícil fazer. Daria para usar uma vareta de marfim tb de uns 2mm ou uma linha de pesca grossa.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Ver o final desse vídeo bem na hora do almoço foi complicado. Meu estômago pareceu estar nas costas... ...fiquei com uma fome de 20 mendigos
SRTO- Membro
bom demais. Ambos os serviços hehehhe
arturbmallmann- Membro
Hugo agora ta com essa putaria de ficar colocando inveja!
Rapaz...que terra é essa pra chover tanto! Jesus!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
SRTO escreveu:Ver o final desse vídeo bem na hora do almoço foi complicado. Meu estômago pareceu estar nas costas... ...fiquei com uma fome de 20 mendigos
E olha que eu fiz isso para a janta.
Juninho Sampaio escreveu:Hugo agora ta com essa putaria de ficar colocando inveja!
Tô gourmetizando a luthieria
Cara, Sorocaba é assim mesmo... chove o tempo todo nessa época.
arturbmallmann escreveu: bom demais. Ambos os serviços hehehhe
Como respondi lá nos comentários do video, já estou pensando na próxima mald... digo, nos próximos passos.
Só que me parece que será mais light, porque no domingo a dona patroa quer comemorar o aniversário dela...
HSN escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Hugo agora ta com essa putaria de ficar colocando inveja!
Tô gourmetizando a luthieria
Cara, Sorocaba é assim mesmo... chove o tempo todo nessa época.
Aqui em Mondaí nao ta muito diferente. Rio Uruguai adora subir nesta época.
arturbmallmann- Membro
Boa tarde Hugo!
So essa semana consegui ver todos os seus videos e so tenho elogios ao seu trabalho, tanto na construção quanto nas filmagens e edições. Gosto muito do jeito que vai tomando forma o baixo e a maneira que mostra as execuções e até os problemas e dificuldades e todos os detalhes, principalmente as dificuldades que voce não esconde, faz questão de mostrar e ainda mostrar a solução que encontrou, mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.
Seus videos me deixam com mais vontade de fazer o mesmo
Obrigado por compartilhar conosco essa sua empreitada!
Abraço.
So essa semana consegui ver todos os seus videos e so tenho elogios ao seu trabalho, tanto na construção quanto nas filmagens e edições. Gosto muito do jeito que vai tomando forma o baixo e a maneira que mostra as execuções e até os problemas e dificuldades e todos os detalhes, principalmente as dificuldades que voce não esconde, faz questão de mostrar e ainda mostrar a solução que encontrou, mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.
Seus videos me deixam com mais vontade de fazer o mesmo
Obrigado por compartilhar conosco essa sua empreitada!
Abraço.
Rafael Macedo- Membro
HSN escreveu:Não creio que seja difícil fazer. Daria para usar uma vareta de marfim tb de uns 2mm ou uma linha de pesca grossa.
Com linha de pesca, acho que não fica bom.
Eu fiz isso com aquelas presilhas (não sei se é esse o nome) que usamos em pastas suspensas de escritório. Então ela não é tão branca e ainda assim é mais branca que a linha de pesca.
O que fiz não ficou muito perceptível, porque o miolo dela a parte que vai ficar aparente, é uma cor assim meio "transparente", ou seja, não tem o destaque branco que necessita, aí ficou meio apagado, ficou tipo um cinza claro.
Acho que com linha de pesca ficaria menos perceptível ainda.
Bom para isso, é algo realmente branco, como esses dots que vc usou, ou algum outro material que seja branco.
NeyBass- Membro
Rafael Macedo, muito obrigado pelas suas palavras. Neste final de semana devo avançar um pouco mais na construção do baixo. O tempo não está sendo meu amigo ultimamente... terminei um trabalho agora, por isso estou respondendo neste momento.
NeyBass, pensei em linhas de pesca das coloridas mesmo, destoante da madeira. Exemplo: linha preta para escala em maple; linha amarela ou branca (existe?) para escala escura.
Na minha primeira guitarra eu fiz os side dots com pó do osso do nut. Não ficou muito claro, por causa da cola, que dá uma escurecida.
NeyBass, pensei em linhas de pesca das coloridas mesmo, destoante da madeira. Exemplo: linha preta para escala em maple; linha amarela ou branca (existe?) para escala escura.
Na minha primeira guitarra eu fiz os side dots com pó do osso do nut. Não ficou muito claro, por causa da cola, que dá uma escurecida.
HSN escreveu:Rafael Macedo, muito obrigado pelas suas palavras. Neste final de semana devo avançar um pouco mais na construção do baixo. O tempo não está sendo meu amigo ultimamente... terminei um trabalho agora, por isso estou respondendo neste momento.
Eu ainda não vi linha de pesca colorida, mas se a cor for bem diferente da cor da madeira fica bom sim.
No caso da escala em maple é mais fácil pois qualquer cor aparece bem no claro do maple, mas escala escura é mais complicado mesmo.
Parabéns pelo baixo, está lindo!!!
NeyBass- Membro
Sexta feira... Véspera de feriadão aqui pra mim.... Anos que não entro no Baixo-BR, resolvi entrar aqui hoje, e que surpresa.!!! Acabei de assistir TODOS os videos desse tópico. IMPRESSIONANTE..!!!!!
HSN, meus parabéns cara, o Baixo está ficando lindo demais.!!!
Mas tenho que te dizer, além do Baixo, suas paradinhas táticas para tomar uma cervejinha, me deixaram doido aqui, vou ter que sair daqui e ir direto tomar uma cerveja.!
Muito bom.!
HSN, meus parabéns cara, o Baixo está ficando lindo demais.!!!
Mas tenho que te dizer, além do Baixo, suas paradinhas táticas para tomar uma cervejinha, me deixaram doido aqui, vou ter que sair daqui e ir direto tomar uma cerveja.!
Muito bom.!
WALLY,
Valeu, cara!!! Hoje, domingão (dia 28/05/2017), o video está em processo de filmagem... ou melhor, o baixo sofreu uma pequena alteração e está sendo lixado freneticamente!!! Já passou pela lixa grossa. Agora está na lixa fina (220) e vai nisso até ficar sem asperezas... nesse meio tempo, tomando umas brejas e ... acontecendo algo em paralelo. Será revelado na postagem do video.
Valeu!!!
Valeu, cara!!! Hoje, domingão (dia 28/05/2017), o video está em processo de filmagem... ou melhor, o baixo sofreu uma pequena alteração e está sendo lixado freneticamente!!! Já passou pela lixa grossa. Agora está na lixa fina (220) e vai nisso até ficar sem asperezas... nesse meio tempo, tomando umas brejas e ... acontecendo algo em paralelo. Será revelado na postagem do video.
Valeu!!!
^ MasterChef ou luthieria?
SRTO- Membro
Fazer o baixo todo luthier faz. O lance é que de uns post pra cá agente pode perceber que fazer o baixo é apenas um detalhe da vida que ele tem.
Ele gosta de uma cervejinha preta, importada, gosta de um churras, um violão e faz baixo porque gosta de passar o tempo e prazer.
Show!
Continue assim....tmj
Ele gosta de uma cervejinha preta, importada, gosta de um churras, um violão e faz baixo porque gosta de passar o tempo e prazer.
Show!
Continue assim....tmj
Juninho Sampaio- FCBR-CT
HSN escreveu:Luthieria Gourmet!
...quando pronto, vamos pedir um audio do baixo ou uma prova dos quitutes???
SRTO- Membro
Juninho Sampaio escreveu:Fazer o baixo todo luthier faz. O lance é que de uns post pra cá agente pode perceber que fazer o baixo é apenas um detalhe da vida que ele tem.
Show!
Continue assim....tmj
Vc resumiu bem!
Se for colocar mais alguns prazeres da vida, o video vai virar um filme sem fim
Mas, na verdade, estou praticando mesmo a construção de instrumentos musicais. Pretendo fazer isso na minha aposentadoria, enquanto tiver forças físicas.
Fui na madeireira agora a pouco para comprar verniz, seladora e tingidor. E, como já estava lá, comprei mais uma peça de madeira
Valeu!!!
SRTO escreveu:HSN escreveu:Luthieria Gourmet!
...quando pronto, vamos pedir um audio do baixo ou uma prova dos quitutes???
Olha a ideia aí: fazer um churras pra comemorar a finalização do baixo. Né?
^Top demais!!!
SRTO- Membro
Dia 45 - comprei um tingidor preto para ver se conseguia dar uma realçada nos veios. Testei primeiro em umas peças de madeira (cedro) para ter uma noção e se vou usar ou não.
Gostei mais do resultado da peça mais clara. Vou fazer a mesma coisa no baixo neste domingo.
Gostei mais do resultado da peça mais clara. Vou fazer a mesma coisa no baixo neste domingo.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Pois é... apliquei o tingidor e comecei a lixar, para ficar clara e realçar os veios. Só que gostei do jeito que está: bem escuro! E assim vai ficar. Já apliquei a primeira camada de seladora.
Quero ibagens!
SRTO- Membro
Página 7 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9