por favor! dicas de equalização
+7
Claudio Mengarda
Christian
rafael.buzzi.andrade
Coder
joabi
allexcosta
flavão
11 participantes
Página 1 de 1
por favor! dicas de equalização
olá gente! tenho um stagg edb vertical! é minha primeira experiencia com o estilo! ligo ele em um cubo meteoro ultrabass bx 200 gostaria de dicas práticas de como equalizar pra ficar o mais próximo possivel de um acustico! como colocar o grave, medio e agudo do cubo! obrigado desde ja!
flavão- Membro
Re: por favor! dicas de equalização
Olá e bem-vindo.
EQ depende da sala, portanto não é possível oferecer dicas de EQ.
Você deve ter um timbre alvo na mente e buscá-lo através dos controles disponíveis, começando sempre flat.
EQ depende da sala, portanto não é possível oferecer dicas de EQ.
Você deve ter um timbre alvo na mente e buscá-lo através dos controles disponíveis, começando sempre flat.
allexcosta- Administrador
Esse tipo de baixo dificilmente soa igual a um acústico de verdade, e nem é a proposta dele. A altura das cordas colabora bastante. Deixar as cordas mais altas ajuda a ficar mais próximo do timbre de um acústico, mas, o baixo fica mais duro também.
joabi- Eterno Colaborador
Não existe receita para equalização. Você terá que ir experimentando até encontrar um som que te agrada. Siga a dica do Allex, comece sempre em flat.
Coder- Membro
Já tive um e é exatamente isso. Sem a madeira ele nunca vai ficar igual, mas dá pra fazer umas coisas legais com ele (de vez en quando ainda sinto falta dele pra alguns projetos onde algo mais portátil viria bem a calhar).joabi escreveu:Esse tipo de baixo dificilmente soa igual a um acústico de verdade, e nem é a proposta dele.
Se você vai usar pizzicato nele, o que mais importa vai ser o grave. Quando eu tinha ele eu sempre acabava sempre destacando os graves, independente da sala.
esse cubo é tenso, consegui um bom resultado em um Roland 120xl, possuo um vertical D'alegria, tem uma simulação nele de ampeg b-15, coloquei no flat e aumentei um pouco o grave, achei um som bacana, so que isso é tão pessoal, que não existe essa historias de presets.
Christian- Membro
galera! agradeço de coração as dicas! e que comprei ele ontem e passei o dia tentando chegar em um som bacana, mas ainda não estava satisfeito! vou mexer mais um pouco ate encontrar! senti falta de destacar o som de deslizar pelo braço! mas agradeço a gentileza!
flavão- Membro
Sempre tive vontade de comprar um vertical, tenho medo de não me adaptar, esse modelo referido no post é legal para uma primeira experiência?
Claudio Mengarda- Membro
O que tem me ajudado bastante na questão de equalização é andar pela sala/estúdio/bar enquanto toco para ver como esta o som no lugar todo
As vezes a gente fica do lado do ampli o som inteiro e acha q o timbre ta legal, mas do outro lado da sala ta tudo embolado.
Não sei como faria isso com um vertical, mas tenta pedir pra alguém tocar pra vc e tente andar pela sala
As vezes a gente fica do lado do ampli o som inteiro e acha q o timbre ta legal, mas do outro lado da sala ta tudo embolado.
Não sei como faria isso com um vertical, mas tenta pedir pra alguém tocar pra vc e tente andar pela sala
adriano.cardoso2- Membro
Há duas questões a se ver aí:flavão escreveu:(...)passei o dia tentando chegar em um som bacana(...)
1o) Cordas: Se você comprou ontem, significa que ele ainda está com as cordas originais que são uma bela porcaria. Prepare seu bolso e compre um jogo de cordas novas. O encordoamento do Mauro Calixto eu considero um bom custo-benefício pra esse contrabaixo, já que um bom jogo de cordas pode chegar a custar mais da metade do valor do teu instrumento;
Importante: Peça encordoamente para baixo 4/4;
2o) O amplificador em que tu estas tentando fazer isso. Pode ser que não seja realmente possível chegar a um resultado que te agrade. De qualquer forma, trocar as cordas é MUITO mais importante agora;
É um baixo honesto. Eu considero uma boa porta de entrada. Só tenha em mente que tu vais precisar gastar um valor bem alto em cordas,Claudio Mengarda escreveu:(...)esse modelo referido no post é legal para uma primeira experiência?
isso rafael! imagino mesmo qe as cordas deve ser minha prioridade agora, ja li em outro forum qe as cordas 3/4 nao cabem nele! obrigado pelas dicas!
cláudio! estou realizando um sonho! mas, quero em 1 ano ja pular para o gordão! só não sei como vai andar em um ford fiesta! kkkk
cláudio! estou realizando um sonho! mas, quero em 1 ano ja pular para o gordão! só não sei como vai andar em um ford fiesta! kkkk
flavão- Membro
É um baixo honesto. Eu considero uma boa porta de entrada. Só tenha em mente que tu vais precisar gastar um valor bem alto em cordas,[/quote]Claudio Mengarda escreveu:(...)esse modelo referido no post é legal para uma primeira experiência?
Nossa, fui da uma pesquisada em preços e o valor dele beira os 3.5k, não é mais vantagem buscar um vertical tradicional usado?
Claudio Mengarda- Membro
comprei o meu usado ontem em perfeitíssimas condições por 1.500
flavão- Membro
Eu paguei R$1.700,00 na época (deve fazer uns 3 ou 4 anos)Claudio Mengarda escreveu:Nossa, fui da uma pesquisada em preços e o valor dele beira os 3.5k, não é mais vantagem buscar um vertical tradicional usado?
éééé... ok... eu comenti o mesmo "erro"... olhando para trás.. eu devia ter comprado um acústico logo de cara, mas talvez nunca tivesse começado no acúsitico se não fosse uma opção "barata" como essa... mas invista em aulas.. quanto mais tempo você ficar sem professor, mais vícios você vai adquirir e mais difícil vai ser tocar certo.flavão escreveu:quero em 1 ano ja pular para o gordão!
Lembrando que nem todo vertical elétrico pode ser usado como "porta de entrada" para o acústico.. o Stagg EDB possui o mesmo tipo de braço e medidas que um Double Bass, então é possível. Mas há muitos outros no mercado que são apenas um braço de baixo elétrico na vertical. Aí não adianta.
assim:flavão escreveu:só não sei como vai andar em um ford fiesta! kkkk
Eu paguei R$1.700,00 na época (deve fazer uns 3 ou 4 anos)rafael.buzzi.andrade escreveu:
[/quote]
Nossa, preço bem legal mesmo, se achar um deste nessa bagatela talvez possa pensar no assunto haha
Claudio Mengarda- Membro
E esse abaixo. Conhecem?
http://www.harmoniamusical.com.br/cordas/contrabaixos/contrabaixo-dean-pace-cbk-upright-pace-bass.html
http://www.harmoniamusical.com.br/cordas/contrabaixos/contrabaixo-dean-pace-cbk-upright-pace-bass.html
Normando Neto- Membro
Eu lembro que - quando estava à procura de um vertical elétrico - quase comprei um Dean desse nos classificados aqui do fórum.
O "porém" dele é justamente aquilo que eu mencionei antes:
O braço é "flat" e do comprimento de um baixo elétrico. Tudo bem que a ponte é piezo, mas de resto é um "bass guitar" num pedestal.
Para se ter uma referência mais visual:
De pouco proveito vai ser comprar um vertical elétrico se ele não tiver um angulo minimamente parecido com isso:
e o espelho/escala não for arredondado assim:
O "porém" dele é justamente aquilo que eu mencionei antes:
O braço é "flat" e do comprimento de um baixo elétrico. Tudo bem que a ponte é piezo, mas de resto é um "bass guitar" num pedestal.
Para se ter uma referência mais visual:
De pouco proveito vai ser comprar um vertical elétrico se ele não tiver um angulo minimamente parecido com isso:
e o espelho/escala não for arredondado assim:
Última edição por rafael.buzzi.andrade em Sex Dez 23, 2016 1:33 pm, editado 1 vez(es)
Normando Neto escreveu:E esse abaixo. Conhecem?
Esse não é aquele baixo elétrico em pé que o rafael falou antes?
Claudio Mengarda- Membro
Legal que o tópico sobre aqualização acabou virando tópico sobre baixos Upright kkk
Claudio Mengarda- Membro
Claudio Mengarda escreveu:É um baixo honesto. Eu considero uma boa porta de entrada. Só tenha em mente que tu vais precisar gastar um valor bem alto em cordas,Claudio Mengarda escreveu:(...)esse modelo referido no post é legal para uma primeira experiência?
Nossa, fui da uma pesquisada em preços e o valor dele beira os 3.5k, não é mais vantagem buscar um vertical tradicional usado?
...aí vc compra um da Meteoro.
fheliojr- Membro
Claudio Mengarda- Membro
ja que a galera mais exeriente tá dando boas dicas na camaradagem, deixa eu abusar e pergunta mais uma coisinha: com relação ao ajuste de altura do espigão, existe uma relação ergométrica ideal padrão para a altura do braço em relação ao meu corpo? agradeço!
flavão- Membro
Sim, existe e eu encontrei a imagem perfeita para tirar sua dúvida:
Penso que é bem pessoal essa altura, é só procurar vídeos na Net mesmo, de grandes baixistas, eruditos e populares. Vamos enncontrar uma enorme variedade de alturas do instrumento com relação ao corpo. MINGUS por exemplo, usava o baixo com a voluta ao lado da cabeça em umas ocasiões e acima em outras. JÁ percebi também que baixistas que trabalham muito em pé, e nas regiões agudas preferem um espião bem alto. Os que tocam sentado então... KKKKK uma loucura, até a altura do banco é algo que é bem pessoal.
elson.arcos- Membro
^ Isso é tão pessoal quanto a altura da correia pra baixo elétrico. Porém, do ponto de vista ergonômico, usar a correia em certas altura pode prejudicar costas/pulso etc...
Usar o baixo acústico na altura da imagem que eu sugeri é um bom ponto de partida, pois você tem um alcance relativamente fácil a todo o braço do instrumento, bem como consegue tocar o arco sem dobrar muito a coluna.
Usar o baixo acústico na altura da imagem que eu sugeri é um bom ponto de partida, pois você tem um alcance relativamente fácil a todo o braço do instrumento, bem como consegue tocar o arco sem dobrar muito a coluna.
Como ponto de partida sim, a fim de encontrar a "sua" maneira de tocar e é claro, sempre com o acompanhamento de um professor qualificado. Afinal, temos não só altura mas tamanho dos braços, dedos, estrutura muscular e tudo mais diferentes entre todos.
Digo isso somente no sentido de desmistificar certos "dogmas" que cercam esses instrumentos ditos "eruditos/clássicos". Só pra não me excluir dessa, estou estudando duro o acústico sob a orientação de uma professora mais próxima e qualificada possível, num Estado vizinho ao que moro. Fui logo atras da Chefe de Naipe da Amazonas Filarmônica. É o mais próximo que posso ir no momento.
Digo isso somente no sentido de desmistificar certos "dogmas" que cercam esses instrumentos ditos "eruditos/clássicos". Só pra não me excluir dessa, estou estudando duro o acústico sob a orientação de uma professora mais próxima e qualificada possível, num Estado vizinho ao que moro. Fui logo atras da Chefe de Naipe da Amazonas Filarmônica. É o mais próximo que posso ir no momento.
elson.arcos- Membro