Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
A primeira (e única) vez que toquei era um Multi uso, tinha umas 3 ou 4 entradas escrito "Orgão", "Violão", "Mic", "etc.."Mauricio Luiz Bertola escreveu:Isso aí é de guitarra!
A 1ª banda que toquei, com um colega do CMRJ e seu irmão, a gente plugava nesse amp aí...
Mikassim é horrível!!!
Tenho saudade desse dia não...
Breno_Barnabe- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Breno, antigamente muita gente começando fazia isso, em "baguinho" Gianóca, Irmãos Vitale ou Palmer...Breno_Barnabe escreveu:A primeira (e única) vez que toquei era um Multi uso, tinha umas 3 ou 4 entradas escrito "Orgão", "Violão", "Mic", "etc.."Mauricio Luiz Bertola escreveu:Isso aí é de guitarra!
A 1ª banda que toquei, com um colega do CMRJ e seu irmão, a gente plugava nesse amp aí...
Mikassim é horrível!!!
Tenho saudade desse dia não...
Mas daí os troços queimavam e a galera se cotizava para cumprir a máxima: 1 instrumento, 1 amp Mesmo que fosse na base do improviso.....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Nada supera ao maravilhoso "Brabus" que tive o (des)prazer de tocar uma vez:
Coder- Membro
- Mensagens : 3785
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Rapaz, essas velharias aí eu só conheço de nome. As coisas mais pavorosas nas quais toquei foram meu 1º amp (Axis de 30w), Ciclotron multi-uso e um cubo Behringer que eu queria explodir no palco de tão ruim que era, mas esse já era bem melhor que os dois primeiros que citei. O meu primeiro cubo não me traz nem um pingo de saudade.
Willian Casagrande- Membro
- Mensagens : 3676
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Breno_Barnabe escreveu:Ou uma dessa Multi-uso da Irmãos Vitale (já fui obrigado a usar uma dessas no baixo).
allexcosta escreveu:Vitale nunca usei, mas já usei Mikasim.
Vocês são muito chiques. Nas minhas quebradas era Ciclotron mesmo... hahaha E pensar que tem gente que reclama do EQ da Staner.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ Cara, se você acha que Ciclotron é pior que Mikassim, você nunca usou Mikassim.
allexcosta- Administrador
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Ciclotron é boutique perto das tranqueiras que já toquei...
Coder- Membro
- Mensagens : 3785
Localização : Brasil
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Eu me refiro aos ciclotrons da década de 80. Nem achei foto para colocar aqui. Era uma bomba. hahaha
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ Eu lembro.
Mikassim é pior, acredite se quiser.
Mikassim é pior, acredite se quiser.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54833
Localização : Terra
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Eu cheguei a usar o baixolão que tive comigo em uma caixa multiúso Frahm algumas vezes, mas pra coisas pequenas. Ainda hoje surpreendo-me ela ter aguentado bem do jeito que aguentou.. era bem aceitável.
arturbmallmann- Membro
- Mensagens : 2007
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Brabus e Mikassim, os "amps" mais horrorosos do universo...allexcosta escreveu:^ Cara, se você acha que Ciclotron é pior que Mikassim, você nunca usou Mikassim.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Saudosismo de coisa ruim é raro de ver.
Stormbringer- Membro
- Mensagens : 4766
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Timbre bom no PA somente assim:
SILVIAO- Membro
- Mensagens : 3487
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
allexcosta escreveu:^ Eu lembro.
Mikassim é pior, acredite se quiser.
Já tive o desprazer de usar Mikassim também, mas vamos parar com essa conversa que daqui a pouco vão descobrir nossa idade. hahaha
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Wattsom /Ciclotron é mato por aqui,Frahm,Master,Palmer(transistorizado),Onneal,Meteoro,enfim quando aparecia um Antera ,era um alívio,e Staner a glória . Enfim vai meu desabafo ,sou Phd em tocar com ampli m$%& ,foram aí meus uns 10 anos encarando estas merdas nacionais ,até juntar um trocado e partir para algo honesto ...depois de 6 anos de fórum ver membros escrever que a marca que pega fogo tem um timbre bom dos anjos é pra acabar.
SILVIAO- Membro
- Mensagens : 3487
Localização : Limeira
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
SILVIAO escreveu:Timbre bom no PA somente assim
Sinceramente, nao em todos os sets, mas em diversos sets de PAs sinto extrema falta de médios graves. Parece que alguns esquemas com flayers e subs deixam a desejar nestas frequências. Este esquema de 3 ou 4 vias era tiro e queda, até hoje algumas bandas de baile ainda usam assim por aqui.
arturbmallmann- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
SILVIAO escreveu:Timbre bom no PA somente assim:
Tem uma galera que usa Bergantino pra PA.
Uma pergunta:
Quem aqui já escutou um PA de grife mesmo, tipo Clair, Dynacord, Meyer, etc? Mesmo que pequeno? É um bagulho louco.
Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi um sistema Dynacord. Que p^%$ de som era aquele? É tipo a primeira vez que você escuta um Clair 12AM e tem certeza absoluta que tem alguma caixa 4x maior fazendo aquele som.
Quem de vocês tiver amigo dono de empresa de som pergunte se ele tem algum Clair original e peça pra escutar. Cópia não, tem por aí aos montes.
O problema é que depois você nunca mais quer uma caixa normal.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54833
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ Nem fale. Conheço bem Meyer e já ouvi Clair. Até a JBL tem umas coisas legais.
É outra realidade, não dá para comparar.
joabi- Eterno Colaborador
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Não tenho problemas com isso: 54...joabi escreveu:allexcosta escreveu:^ Eu lembro.
Mikassim é pior, acredite se quiser.
Já tive o desprazer de usar Mikassim também, mas vamos parar com essa conversa que daqui a pouco vão descobrir nossa idade. hahaha
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ Praticamente um menino, Bertola. Não estou muito atrás: 42
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
joabi escreveu:
^ Praticamente um menino, Bertola. Não estou muito atrás: 42
Estou em boa forma...
Apesar de ter engordado um pouco...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Meyer arregaça!
E já que o assunto é P.A, vale lembrar de como era antigamente... "grateful dead wall of sound"
Não consigo imaginar como eles aguentavam ficar na frente disso tudo...
E já que o assunto é P.A, vale lembrar de como era antigamente... "grateful dead wall of sound"
Não consigo imaginar como eles aguentavam ficar na frente disso tudo...
Coder- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
O pessoal reclamou da regulagem do baixo,não necessariamente da qualidade do PA ?
SILVIAO- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Coder escreveu:Não consigo imaginar como eles aguentavam ficar na frente disso tudo...
Um PA de festival rave tipo o Ultra tem 10x mais som que isso aí. Um trio elétrico de Salvador tem umas 3x mais.
allexcosta- Administrador
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
allexcosta escreveu:Coder escreveu:Não consigo imaginar como eles aguentavam ficar na frente disso tudo...
Um PA de festival rave tipo o Ultra tem 10x mais som que isso aí. Um trio elétrico de Salvador tem umas 3x mais.
Coder- Membro
- Mensagens : 3785
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Mas eram lindos estes paredões de falantes!! só não é algo lá muito prático de se montar. hahahaha
arturbmallmann- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
arturbmallmann escreveu:Mas eram lindos estes paredões de falantes!! só não é algo lá muito prático de se montar. hahahaha
Típico do raciocínio roqueiro. Coisas que chamam muita atenção e têm pouca função. Tudo pelo "mise-en-scène".
Não canso de postar essas fotos:
Tenta explicar isso pra um músico de uma banda de forró ou de samba. Ele vai te olhar uma meia hora sem entender nada.
allexcosta- Administrador
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Coder- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
allexcosta escreveu:arturbmallmann escreveu:Mas eram lindos estes paredões de falantes!! só não é algo lá muito prático de se montar. hahahaha
Típico do raciocínio roqueiro. Coisas que chamam muita atenção e têm pouca função. Tudo pelo "mise-en-scène".
Não canso de postar essas fotos:
The show must go on!
arturbmallmann- Membro
- Mensagens : 2007
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
50% do rock é teatro.
DEAL WITH IT
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Stormbringer- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Por isso que eu curto os palcos do Rush. Umas máquina de lavar, máquina de fazer frango etc. Se for pra colocar no palco, que tenha alguma utilidade (bater as roupas da turnê, fazer uma larica pro intervalo e tal). E eles realmente lavavam roupas e faziam os frangos, segundo o próprio Geddy: http://whiplash.net/materias/entrevistas/083626-rush.html
Willian Casagrande- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^Sim, os frangos foram na turnê do Snakes And Arrows, eu morri de rir quando percebi o que era.
Então, mas não deixa de ser "teatral"... E eu não vejo mal algum no teatro do rock.
Como se parecer do povão bebendo pinga na laje nao fosse "mise-en-scène" de sambista.
Então, mas não deixa de ser "teatral"... E eu não vejo mal algum no teatro do rock.
Como se parecer do povão bebendo pinga na laje nao fosse "mise-en-scène" de sambista.
Stormbringer- Membro
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Localização : Goiânia
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ Por aí. É um mis en scène, mas bem humorado.
Willian Casagrande- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Então, pra mim a arte é um simulacro interpretativo da vida. Nada em qualquer tipo de arte precisa ter uma lógica utilitária.
E a música como arte não precisa ser apenas o som, eu curto a parte teatral.
Mas reconheço que sou preconceituoso quanto a arte plastica moderna, que o cara joga um monte de lixo num canto da sala e coloca uma placa com o nome da "obra", pra gente metida a intelectual dizer "veja como o artista mostra o caos da sociedade enfatizando o consumismo desenfreado e a fragilidade das relações sociais..."
E a música como arte não precisa ser apenas o som, eu curto a parte teatral.
Mas reconheço que sou preconceituoso quanto a arte plastica moderna, que o cara joga um monte de lixo num canto da sala e coloca uma placa com o nome da "obra", pra gente metida a intelectual dizer "veja como o artista mostra o caos da sociedade enfatizando o consumismo desenfreado e a fragilidade das relações sociais..."
Stormbringer- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ Não precisa ir muito longe não, basta ver pessoas admirando obras do Romero Britto...
Coder- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151028_museu_faxineira_ab
Willian Casagrande- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
^ http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/05/1775290-oculos-deixados-no-chao-de-museu-nos-eua-sao-confundidos-com-obra-de-arte.shtml
Breno_Barnabe- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Pois é, quando fica difícil distinguir arte de lixo ou objetos cotidianos, é porque algo está errado hahahah
Stormbringer- Membro
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Localização : Goiânia
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Stormbringer escreveu:Como se parecer do povão bebendo pinga na laje nao fosse "mise-en-scène" de sambista.
Sambista bebe pinga na laje.
O que se faz com um amp oco?
allexcosta- Administrador
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Não se faz nada, é pura "mise-en-scène" mesmo...allexcosta escreveu:Stormbringer escreveu:Como se parecer do povão bebendo pinga na laje nao fosse "mise-en-scène" de sambista.
Sambista bebe pinga na laje.
O que se faz com um amp oco?
Isso vem da época dos festivais dos anos 60 e início dos 70 em que o P.A era muito limitado e se necessitava de amps grandes no palco.
Se não me engano, o P.A do Festival de Woodstock tinha algo em torno de 6000WRMS, que é potência inferior ao de um Trio Elétrico profissa de hoje.
Acontece que isso gerou uma mística, com (depois), uma boa dose de marketing das empresas de amps (Marshall, Ampeg, Orange, Fender, Hiwatt, etc).
Quem já tocou num palco grande sabe muito bem que um cabeçote Marshall com 1 ou 2 caixas 4X12 é um absurdo de alto e é coisa de guitarrista fanfarrão.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Os amplis ocos não são "propaganda"?allexcosta escreveu:Stormbringer escreveu:Como se parecer do povão bebendo pinga na laje nao fosse "mise-en-scène" de sambista.
Sambista bebe pinga na laje.
O que se faz com um amp oco?
Sempre achei que fosse.. tipo "finge que usa ampli Marca X e eu te pago por isso".
Breno_Barnabe- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Foi o que disse acima...Breno_Barnabe escreveu:Os amplis ocos não são "propaganda"?allexcosta escreveu:Stormbringer escreveu:Como se parecer do povão bebendo pinga na laje nao fosse "mise-en-scène" de sambista.
Sambista bebe pinga na laje.
O que se faz com um amp oco?
Sempre achei que fosse.. tipo "finge que usa ampli Marca X e eu te pago por isso".
Numa das fotos que o Allex postou, tem o Slayer tocando com um "paredão" de Marshalls falsos enquanto atrás deles estão dois ENGL alemães (muito melhores!).
Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Ter Jan 17, 2017 11:35 am, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Localização : Niterói, RJ
Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Talvez seja propaganda, mas eu apostaria que é apenas cenográfico mesmo
é tipo cenário de teatro...
Se fosse banda minha e eu tivesse poder de decisão do cenário, certamente seria outra coisa, mas isso funciona bem para o público roqueiro.
é tipo cenário de teatro...
Se fosse banda minha e eu tivesse poder de decisão do cenário, certamente seria outra coisa, mas isso funciona bem para o público roqueiro.
Stormbringer- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Mauricio Luiz Bertola escreveu:o P.A do Festival de Woodstock tinha algo em torno de 6000WRMS, que é potência inferior ao de um Trio Elétrico profissa de hoje.
Sim, claro...
Um trio profissional carrega 120.000W de som, muitas vezes seguido por outro caminhão com mais uns 50.000W e um delay inteligente que calcula a distância entre os caminhões pra que o som não chegue quebrado no ouvido do público. Nem se compara.
A proposta de Woodstock não era que todo mundo que estivesse presente na fazenda escutasse bem. Nego ficava dando rolé, fumando um bagulho e quando dava na telha ia perto do palco pra ver os artistas.
allexcosta- Administrador
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Exatamente.allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:o P.A do Festival de Woodstock tinha algo em torno de 6000WRMS, que é potência inferior ao de um Trio Elétrico profissa de hoje.
Sim, claro...
Um trio profissional carrega 120.000W de som, muitas vezes seguido por outro caminhão com mais uns 50.000W e um delay inteligente que calcula a distância entre os caminhões pra que o som não chegue quebrado no ouvido do público. Nem se compara.
A proposta de Woodstock não era que todo mundo que estivesse presente na fazenda escutasse bem. Nego ficava dando rolé, fumando um bagulho e quando dava na telha ia perto do palco pra ver os artistas.
Aliás, a galera dos trios elétricos manja dos paranauês (gíria da minha filha... )...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Pergunta de quem nunca subiu num desses (Eu só toquei em caminhão com umas caixinhas do lado): Esses trios tem vários motores dedicados à geração de energia elétrica, ou é um gerador comum alimentando uma bateria gigante?allexcosta escreveu:
Um trio profissional carrega 120.000W de som
Stormbringer- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Esses trios de salvador são repletos de tecnologia! Uma vez vi uma série no youtube de um roaddie mostrando eles por dentro... Só coisa fina!
Tem esse aqui também pra matar a curiosidade, mas é de 2014. * Reparem nos line arrays pendurados! Será que tem som? rs
Confesso que morro de vontade de visitar um bichão desses!
Tem esse aqui também pra matar a curiosidade, mas é de 2014. * Reparem nos line arrays pendurados! Será que tem som? rs
Confesso que morro de vontade de visitar um bichão desses!
Coder- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Até onde sei, os Wall of Sound do Grateful Dead eram um negócio sério de pesquisa musical. Contam as lendas que o som era muito bom. Não era só pela aparência. Os caras procuravam o melhor som possível para a época.
https://en.wikipedia.org/wiki/Wall_of_Sound_(Grateful_Dead)
"(...) The Wall of Sound was the first large-scale line array used in modern sound reinforcement systems,[2] although it was not called a line array at the time. (...)"
http://motherboard.vice.com/read/the-wall-of-sound
"(...) The system also pioneered the use of line arrays—columns of speakers (literally one speaker stacked on top another) designed to control the dispersion of sound across the frequency range—as well as a unique noise-cancelling microphone system meant to reduce backing bleed into the vocals.
There had been nothing quite like it. The Wall’s scientific base was seemingly so far ahead of its time that everyone interviewed for this story, including some of the Wall’s many original engineers and crew members, said that most everything about this particular system has gone virtually unmatched ever since.
“The tones of the instruments—the clarity of the instruments—has not been matched,” said Turner, who worked for Alembic*, a custom electric guitar, bass, and preamp company whose close working relationship with the Dead proved indispensable in conceptualizing and building the Wall from the ground up. “It’s just as simple as that.” (...)
Importante lembrar que isso foi nos idos de 1969.
"(...) At its apex, the Wall of Sound comprised nearly 600 JBL speakers (15-, 12-, and 5-inch) and over 50 ElectroVoice tweeters, all powered by around 50 McIntosh MC3500 (tube) and MC2300 (solid state) amps, one of the most efficient amps of its time. (...)
(...) Still, at nearly 28,800 watts of continuous power in its loudest iteration, the Wall was the most powerful sound system built to that point by a considerable margin. On-stage Wall levels once registered around 127 decibels. That’s about as loud as a military jet taking off at a standing distance of 50 feet. But few people who caught a Wall show, or who were involved in designing and perfecting the system as it evolved, would say the system roared like an F-16. The Wall emitted such a clear mix—this August 1974 recording of a Wall show in Jersey City, New Jersey, is a prime example—that it simply didn’t seem loud. The fidelity was that high. (...)'
(...) Regardless, the Wall’s noise-cancelling microphone system dampened backing bleed into the vocal mics from what had grown by 1973 into monolithic line arrays designed to control dispersion at all frequencies. The physics of it worked by matching the height of the speaker columns with acoustical wavelengths, and made for exceptionally low intermodulation distortion. It’s a quality Turner remembered as having the effect of a large pipe organ.
“Whatever you wanted in the PA was what was in the PA,” he said. “What you didn’t want in the PA wasn’t there.”
That’s because the Wall was a PA of PAs—six independent PAs, one for each instrument. Lead guitar, rhythm guitar, vocals, bass, drums, and piano each had a dedicated PA, according to the official Deadheads Newsletter No. 19, published in December 1974. This did away with having to mix everything through a single set of speakers. The “single biggest thing besides the true line array aspect” of the Wall, as Wiz told me, was how there was no need for panning, or adjusting various sound levels on a mixing console.(...)"
https://en.wikipedia.org/wiki/Wall_of_Sound_(Grateful_Dead)
"(...) The Wall of Sound was the first large-scale line array used in modern sound reinforcement systems,[2] although it was not called a line array at the time. (...)"
http://motherboard.vice.com/read/the-wall-of-sound
"(...) The system also pioneered the use of line arrays—columns of speakers (literally one speaker stacked on top another) designed to control the dispersion of sound across the frequency range—as well as a unique noise-cancelling microphone system meant to reduce backing bleed into the vocals.
There had been nothing quite like it. The Wall’s scientific base was seemingly so far ahead of its time that everyone interviewed for this story, including some of the Wall’s many original engineers and crew members, said that most everything about this particular system has gone virtually unmatched ever since.
“The tones of the instruments—the clarity of the instruments—has not been matched,” said Turner, who worked for Alembic*, a custom electric guitar, bass, and preamp company whose close working relationship with the Dead proved indispensable in conceptualizing and building the Wall from the ground up. “It’s just as simple as that.” (...)
Importante lembrar que isso foi nos idos de 1969.
"(...) At its apex, the Wall of Sound comprised nearly 600 JBL speakers (15-, 12-, and 5-inch) and over 50 ElectroVoice tweeters, all powered by around 50 McIntosh MC3500 (tube) and MC2300 (solid state) amps, one of the most efficient amps of its time. (...)
(...) Still, at nearly 28,800 watts of continuous power in its loudest iteration, the Wall was the most powerful sound system built to that point by a considerable margin. On-stage Wall levels once registered around 127 decibels. That’s about as loud as a military jet taking off at a standing distance of 50 feet. But few people who caught a Wall show, or who were involved in designing and perfecting the system as it evolved, would say the system roared like an F-16. The Wall emitted such a clear mix—this August 1974 recording of a Wall show in Jersey City, New Jersey, is a prime example—that it simply didn’t seem loud. The fidelity was that high. (...)'
(...) Regardless, the Wall’s noise-cancelling microphone system dampened backing bleed into the vocal mics from what had grown by 1973 into monolithic line arrays designed to control dispersion at all frequencies. The physics of it worked by matching the height of the speaker columns with acoustical wavelengths, and made for exceptionally low intermodulation distortion. It’s a quality Turner remembered as having the effect of a large pipe organ.
“Whatever you wanted in the PA was what was in the PA,” he said. “What you didn’t want in the PA wasn’t there.”
That’s because the Wall was a PA of PAs—six independent PAs, one for each instrument. Lead guitar, rhythm guitar, vocals, bass, drums, and piano each had a dedicated PA, according to the official Deadheads Newsletter No. 19, published in December 1974. This did away with having to mix everything through a single set of speakers. The “single biggest thing besides the true line array aspect” of the Wall, as Wiz told me, was how there was no need for panning, or adjusting various sound levels on a mixing console.(...)"
Última edição por Normando Neto em Ter Jan 17, 2017 12:02 pm, editado 1 vez(es)
Normando Neto- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
PQP 200.000 watts.
Gerador monstro, gostei desse vídeo. Imagino a grana que isso movimenta pra justificar essa infre-estrutura toda.
Gerador monstro, gostei desse vídeo. Imagino a grana que isso movimenta pra justificar essa infre-estrutura toda.
Stormbringer- Membro
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Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?
Stormbringer escreveu:Pergunta de quem nunca subiu num desses (Eu só toquei em caminhão com umas caixinhas do lado): Esses trios tem vários motores dedicados à geração de energia elétrica, ou é um gerador comum alimentando uma bateria gigante?allexcosta escreveu:
Um trio profissional carrega 120.000W de som
Qualquer trio de hoje tem dois geradores de 250kva ou mais, normalmente um pra luz, outro pra som. Não há baterias. Se acabar o diesel, acaba o som.
Há normalmente uma sala de amp climatizada.
allexcosta- Administrador
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