Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É legal ter um Jazz Bass?

+31
edumoraes
Zubrycky
JullianoLobao
Dpaulo
castrodg
Rico
allexcosta
Vinicius F
Franco_bass
Juninho Sampaio
patriciofernandes
edumerino
Tiago Fernando Andreola
JAZZigo
Tarcísio Caetano
rafacar
BigBoy
Edão
Stormbringer
Claudio Mengarda
pedrohenrique.astronauta
Breno_Barnabe
siodoni
Coder
joabi
Rui Lima
Willian Casagrande
arturbmallmann
Mauricio Luiz Bertola
Groovin
JuniorMello
35 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JuniorMello Sex Jan 27, 2017 10:02 am

Pra falar a verdade eu nunca fui dono de um. Toco com um SX SPB57, modelo baseado no PB e estou com ele há um bom tempo. Mas ultimamente ando na vontade de ter um JB, sem querer me desfazer do PB. O que vcs curtem nesse bass icônico? O que sempre ouvi falar de mais positivo são versatilidade e ergonomia. Mas o que mais faz dele um bass tão querido pra vcs que possuem?

EDIT: Jazz Bass/Precision Bass são fender, correto? Quando disse eu JB, quis dizer os modelos genéricos baseados e copiados do JB original, que pertence à Fender.
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Groovin Sex Jan 27, 2017 11:02 am

Você quer comprar um Fender Jazz Bass, é isso?
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 27, 2017 11:06 am

P-Bass e J-Bass, embora tenham sido projetados pelo grande Léo Fender, foram e são copiados por todos, e hoje designam os modelos em sí, e não apenas os tais modelos da marca Fender.
Embora eu prefira o P-Bass por motivos meramente estéticos, o J-Bass é um ícone.
Sua ergonomia é superior à do P-Bass, proporcionando maior equilíbrio e conforto no corpo do músico, e o fato de possuírem dois captadores o torna um pouco mais versátil que o P-Bass, com maior amplitude timbrística.
Seu braço também é mais fino e menos espesso que o do P-Bass, tornando-o mais confortável para tocar (IMHO).
O J-Bass é o "pau-pra-toda-obra" de qualquer baixista...
Em algumas das "releituras" que faço (e muita gente faz isso, inclusive a própria Fender!) do P-Bass, coloco braços de J-Bass e um captador na ponte, usando, hora o sistema de controles do J-Bass, hora uma chave de 3 posições (que prefiro). Assim, tenho o design do P-Bass , de que gosto mais, e a versatilidade e conforto de braço do J-Bass.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JuniorMello Sex Jan 27, 2017 11:13 am

Groovin escreveu:Você quer comprar um Fender Jazz Bass, é isso?

Seria interessante, mas inviável no momento por questão de grana. Eu quis dizer que o termo "Jazz Bass" é da Fender. Pertence a ela. Não existe "SX Jazz Bass", embora usemos popularmente o termo para designar o baixo da SX que é uma cópia do Fender e todos os demais Jazz Basses genéricos do mundo.
Assim como só existe um Bombril. Assolan não é Bombril, é palha de aço da marca Assolan. Só existe uma Gillette, qualquer outra marca de lâmina de barbear não pode chamar seu produto de "Gillete", embora usemos comumente o termo pra designar qualquer coisa parecida com a lâmina original da Gillete (assim como também usamos "Bombril" pra qualquer palha de aço que compramos).
Foi isso o que quis dizer, Groovin, hehe.


Última edição por JuniorMello em Sex Jan 27, 2017 11:15 am, editado 1 vez(es)
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 27, 2017 11:15 am

^ É por isso que se usa (e eu o faço), as expressões P-Bass e J-Bass.
Precision Bass e Jazz Bass são marcas registradas da Fender Co.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por arturbmallmann Sex Jan 27, 2017 11:17 am

É legal ter um Jazz Bass? só se você tocar Jazz Ri Muito
Brincadeira. hahaha
Eu curto pra c*****, pelo que você citou: Versatilidade e ergonomia(aquele bracinho fino deve ter sido nos primórdios revolucionário). E além disto, aquele captador da ponte é um baita amigo seu, dá aquele brilho extra quando precisa. Tá certo que se deixar ele no single, ponte ou braço apenas, o humm aumenta(varia muito conforme a qualidade e blindagem do instrumento ), mas no geral dão um ótimo caldo.
E se você pegar o JB, não é lei ser passivo não. As vezes um bom pré é um baita estimulo a ajuda ainda mais a você a montar um bom timbre.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jan 27, 2017 11:25 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Precision Bass e Jazz Bass são marcas registradas da Fender Co.

Fato. O meu Greco é um Mercury Bass, mas, na verdade, é um PBass que tem outro nome por direitos autorais.
Gosto muito do timbre de modelos Jazz Bass ou modelos inspirados nele. Sempre vou querer ter um JB no set.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Rui Lima Sex Jan 27, 2017 11:30 am

O J-bass é muito mais confortável de se tocar e tem uma maior amplitude de sonoridade. Adoro ter um, mas sou muito mais ligado no som de um P-Bass que também adoro ter um. Mas penso que é tudo questão de gosto mesmo, não de melhor ou pior. Se você tem dinheiro tenha os dois, se não tem e gosta de um som gordo tenha um p-bass, se prefere um som mais definido, tenha um j-bass. Isto em termos muito simplistas.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por joabi Sex Jan 27, 2017 11:31 am

Cada pessoa pensa de uma forma. Para mim, o baixo ideal é uma mistura de P-bass com J-bass. Corpo de Precision, com braço e captadores de Jazz. E se for 5 cordas e com escala 35" vira meu S.Martyn… rsrs

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Coder Sex Jan 27, 2017 11:43 am

P-Bass, 7,25", braço de tora... love
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Groovin Sex Jan 27, 2017 12:02 pm

JuniorMello escreveu:
Groovin escreveu:Você quer comprar um Fender Jazz Bass, é isso?

Seria interessante, mas inviável no momento por questão de grana. Eu quis dizer que o termo "Jazz Bass" é da Fender. Pertence a ela. Não existe "SX Jazz Bass", embora usemos popularmente o termo para designar o baixo da SX que é uma cópia do Fender e todos os demais Jazz Basses genéricos do mundo.
Assim como só existe um Bombril. Assolan não é Bombril, é palha de aço da marca Assolan. Só existe uma Gillette, qualquer outra marca de lâmina de barbear não pode chamar seu produto de "Gillete", embora usemos comumente o termo pra designar qualquer coisa parecida com a lâmina original da Gillete (assim como também usamos "Bombril" pra qualquer palha de aço que compramos).
Foi isso o que quis dizer, Groovin, hehe.

Entendi. É um P*** baixo, toquei em um JB da SX esses dias, gostei pra caramba do som, braço confortável, regulagem OK e era um baixo lindíssimo. O que eu estranhei um pouco foi o peso só, mas nada que diminua a qualidade do baixo.

Por experiência própria, eu tenho um JB também e gosto muito da versatilidade (trata-se de um baixo ativo), timbre, visual peso e o som é uma pancada. Tenho um PB também e não sei te dizer qual gosto mais...
Pode ser que te ajudei ou confundi ainda mais. kkkkk
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por siodoni Sex Jan 27, 2017 12:32 pm

É legal ter um Jazz Bass?

Ilegal não é Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6376
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 27, 2017 1:00 pm

joabi escreveu:Cada pessoa pensa de uma forma. Para mim, o baixo ideal é uma mistura de P-bass com J-bass. Corpo de Precision, com braço e captadores de Jazz. E se for 5 cordas e com escala 35" vira meu S.Martyn… rsrs


cheers cheers cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jan 27, 2017 1:53 pm

É legal sim.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5356
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jan 27, 2017 1:57 pm

Sou um PBass Fan Boy e concordo com o que todos disseram aqui(incluindo as piadas). Na minha opinião tanto o Jazz quanto o Precision, ao lado do Stingray, são os baixos básicos. São verdadeiros coringas e vão bem com tudo.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9183
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Claudio Mengarda Sex Jan 27, 2017 2:34 pm

Olha, sou apaixonado pelo meu JB, uma coisa que me incomoda um pouco é o tamanho do braço, se pudesse fazer um ele teria o braço um pouco menor. Eu curto o som dele com os vol no 100% nos dois caps, acho que o som "magro" dos caps single sozinhos não ficam legais na formação Power trio que utilizamos na banda.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 27, 2017 3:48 pm

Claudio Mengarda escreveu: Eu curto o som dele com os vol no 100% nos dois caps, acho que o som "magro" dos caps single sozinhos não ficam legais na formação Power trio que utilizamos na banda.
Pensa num som de baixo "magro" pra power trio.

Razz

É legal ter um Jazz Bass? Rush-Geddy-Lee
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4756
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Edão Sex Jan 27, 2017 3:52 pm

Ter um Jazz Bass é legal demais sô! Sei lá, quase que obrigatório ter ou já ter possuído um Jazz Bass!
Tá na linha!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1995
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por BigBoy Sex Jan 27, 2017 4:11 pm

Bão demais sô!
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1516
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por rafacar Sex Jan 27, 2017 4:44 pm

JuniorMello escreveu: O que sempre ouvi falar de mais positivo são versatilidade e ergonomia.


Pelo fato de que o padrão de um Jazz Bass é circuito passivo só com dois volumes e um tone acho que não é muito versátil não, o que salva é seu timbre que é muito apreciado e cai bem com bastante coisa.

No que diz respeito a ergonomia também não acho lá essas coisas, possuem corpo bem grande e muito pesado quando construído com madeiras tradicionais, o que está na contra-mão da ergonomia.

Qualquer baixinho de linha de entrada da yamaha ou ibanez, por exemplo, tem muito mais versatilidade e ergonomia do que um jazz bass, mesmo se for Fender.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Jan 27, 2017 4:49 pm

É legal ter um jazz bass? Respondendo: É legal, sim. Somente isso...

Agora, se quer ter um gostinho do paraíso, aí meu caro, só um Precision Bass pode te oferecer.
E como você já tem um, fique com ele e ponto.

E como não me canso de escrever e plagiar o Vlad:

". Comigo funciona assim:

Rock: Precision
Pop: Precision
Samba: Precision
Jazz: Precision
Funk: Precision
Forró: Precision
Sertanejo: Precision
Reggae: Precision

Qdo tenho q tocar qq outro estilo, geralmente eu levo um Precision que não dá erro..."
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6557
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 27, 2017 5:00 pm

Não acho legal ter um Jazz Bass. nah


O legal é ter vários. Eu mesmo tenho 5 e devo pegar o 6º na semana que vem. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16630
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Tiago Fernando Andreola Sex Jan 27, 2017 5:04 pm

E dali, tudo tri?!
Ter um Jazz bass pra mim foi um divisor de águas... Tive vários baixos de vários tipos, mas quando chegou o JB e fiz o primeiro show entendi porque ele ainda é uma referência.
Sobre a ergonomia, eu também afirmo que é o que melhor me "veste".
Tenho um Fender Am DLX e mesmo com o pré sempre toco com ele no modo passivo e em grande parte só com o captador da ponte. Sou um fã incondicional.
Tiago Fernando Andreola
Tiago Fernando Andreola
Membro

Mensagens : 21
Localização : Garibaldi - RS

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sex Jan 27, 2017 6:13 pm

JuniorMello escreveu:
Groovin escreveu:Você quer comprar um Fender Jazz Bass, é isso?

Seria interessante, mas inviável no momento por questão de grana. Eu quis dizer que o termo "Jazz Bass" é da Fender. Pertence a ela. Não existe "SX Jazz Bass", embora usemos popularmente o termo para designar o baixo da SX que é uma cópia do Fender e todos os demais Jazz Basses genéricos do mundo.
Assim como só existe um Bombril. Assolan não é Bombril, é palha de aço da marca Assolan. Só existe uma Gillette, qualquer outra marca de lâmina de barbear não pode chamar seu produto de "Gillete", embora usemos comumente o termo pra designar qualquer coisa parecida com a lâmina original da Gillete (assim como também usamos "Bombril" pra qualquer palha de aço que compramos).
Foi isso o que quis dizer, Groovin, hehe.

Acredito que você não anda muito atualizado... scratch

Não anda se ligando nos nomes dos baixos baseados nos Jazz Bass da Fender. Por exemplo: Tagima TJB 535 ("JB" vem de que?). Condor CJB 500, e por aí vai.

Já era, há muito tempo, aquele conceito de "Jazz Bass é da Fender". Sim, legalmente é da Fender, mas hoje em dia qualquer marca passa a mensagem de que ela ta vendendo um Jazz Bass, abreviando o nome, fazendo alusão e etc. Copia o shape, faz umas modificações, principalmente na mão, e pronto (Precision idem).

Resumindo Jazz Bass já virou modelo de contrabaixo, e não da Fender.

Sinceramente nunca ouvi alguém falar pra mim que tem um baixo "inspirado no modelo Jazz Bass da Fender", com palavras semelhantes a essas. Só ouço dizer: "tenho um Tagima modelo Jazz Bass, um Jazz Bass da Tagima, comprei um Jazz Bass da Condor..." E por aí vai.

Assim como acontece também com os modelos da Music Man, porém com o diferencial de referirem ao nome da marca e não ao nome do modelo. Tipo, "Tagima estilo Music Man", e não "Tagima modelo Stingray".

Sobre a pergunta do tópico, pra mim é o baixo de timbre mais versátil que existe no mundo do contrabaixo. É vintage, mas combina com o moderno, e com qualquer estilo musical que você pensar em tocar. Pra mim o único que chega perto dele nesse quesito é o Music Man Sterling e Stingray.

Aos admiradores do Precision, sinto dizer que ele não é tão versátil quanto o JB não poke


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por edumerino Sex Jan 27, 2017 7:00 pm

Acho que a vibe do P-Bass nunca foi ser versátil mesmo. Ele é aquilo e pau no gato.

Sobre o Jazz, colocando mais polêmica na parada: Se o lance é ter por conta do timbre ou da estética ou do que ele "significa" beleza. Agora, se for pegar por causa do "braço confortável", diria que tem outras opções melhores por aí hein?
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por rafacar Sex Jan 27, 2017 9:15 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
Forró: Precision
Sertanejo: Precision


Sério? Verdade? Pode isso? Onde tem?
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 27, 2017 10:02 pm

^
Xiii!!! E recomeça a velha celeuma... Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16630
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por rafacar Sex Jan 27, 2017 11:16 pm

^Não, na boa mesmo. Fiquei até curioso de ver.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JAZZigo Sáb Jan 28, 2017 12:14 am

^
Bom, em primeiro lugar, bem entendido que não falamos de forró ou sertanejo de raiz, obviamente. Pois é! Comecei até a pesquisar o que denominam hoje (impropriamente) de forró e sertanejo, com contrabaixo (Precision), mas, que me perdoem, não tenho estômago... puke  De qualquer forma, independente do estilo de som, IMHO, o que determina se o baixo cai bem (ou não) não é o instrumento em si, mas a levada do baixista.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16630
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por rafacar Sáb Jan 28, 2017 12:25 am

Também pesquisando olha onde achei um Precision:

rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por arturbmallmann Sáb Jan 28, 2017 12:40 am

/\ Normal.. Sertanejo sempre soou bem com um som mais aveludado. Mesmo os jb tem q puxar mais pro braço. Agora o universitário que anda um pouco menos grave(nem todos).
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por patriciofernandes Sáb Jan 28, 2017 9:12 am

Se não for forró eletrônico (desses mais novos) o precision cai muito bem sim. Apesar de a maioria dos baixistas do estilo preferirem o som mais puxado para o cap da ponte.
No sertanejo então, aí que combina mesmo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Groovin Sáb Jan 28, 2017 11:09 am

O baixo não vai ficar mudo se você tocar Forró ou Heavy Metal com o Precision...
Acho que é isso que o companheiro quis dizer anteriormente.
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Jan 28, 2017 1:08 pm

Não acho que o Precision combine com o Forro Vanerão, por exemplo. A linha de contrabaixo desse estilo, "fundada" pelo baixista do Aviões, pede um timbre médio, mais "Jaco".Isso ficou já marcado, tornou-se uma característica do estilo.

E até no Forró Eletrônico (Calcinha Preta, Limão com Mel,etc) o timbre já era mais voltado para o médio/médio grave.

Agora, se quiserem inovar, terão que enfrentar a o gosto e a opinião de produtores,da banda, empresários, e até mesmo do público, eu diria.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Stormbringer Sáb Jan 28, 2017 1:54 pm

^Esse trimbre?


A grende vantagem de não precisar tocar baixo pra por comida na mesa é não precisar usar um timbre horrível(IMHO) desses
Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4756
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Coder Sáb Jan 28, 2017 3:01 pm

arturbmallmann escreveu:/\ Normal.. Sertanejo sempre soou bem com um som mais aveludado. Mesmo os jb tem q puxar mais pro braço. Agora o universitário que anda um pouco menos grave(nem todos).

Exato! O baixista do Zezé di Camargo & Luciano sempre tocou com um P-Bass. Esqueci o nome dele agora, mas é um coroa que manda super bem!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JuniorMello Sáb Jan 28, 2017 4:00 pm

Max Payne escreveu:
JuniorMello escreveu:
Groovin escreveu:Você quer comprar um Fender Jazz Bass, é isso?

Seria interessante, mas inviável no momento por questão de grana. Eu quis dizer que o termo "Jazz Bass" é da Fender. Pertence a ela. Não existe "SX Jazz Bass", embora usemos popularmente o termo para designar o baixo da SX que é uma cópia do Fender e todos os demais Jazz Basses genéricos do mundo.
Assim como só existe um Bombril. Assolan não é Bombril, é palha de aço da marca Assolan. Só existe uma Gillette, qualquer outra marca de lâmina de barbear não pode chamar seu produto de "Gillete", embora usemos comumente o termo pra designar qualquer coisa parecida com a lâmina original da Gillete (assim como também usamos "Bombril" pra qualquer palha de aço que compramos).
Foi isso o que quis dizer, Groovin, hehe.

Acredito que você não anda muito atualizado... scratch

Não anda se ligando nos nomes dos baixos baseados nos Jazz Bass da Fender. Por exemplo: Tagima TJB 535 ("JB" vem de que?). Condor CJB 500, e por aí vai.

Já era, há muito tempo, aquele conceito de "Jazz Bass é da Fender". Sim, legalmente é da Fender, mas hoje em dia qualquer marca passa a mensagem de que ela ta vendendo um Jazz Bass, abreviando o nome, fazendo alusão e etc. Copia o shape, faz umas modificações, principalmente na mão, e pronto (Precision idem).

Resumindo Jazz Bass já virou modelo de contrabaixo, e não da Fender.

Sinceramente nunca ouvi alguém falar pra mim que tem um baixo "inspirado no modelo Jazz Bass da Fender", com palavras semelhantes a essas. Só ouço dizer: "tenho um Tagima modelo Jazz Bass, um Jazz Bass da Tagima, comprei um Jazz Bass da Condor..." E por aí vai.  


Cara, você leu o que eu escrevi?
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Jan 28, 2017 4:10 pm

Stormbringer escreveu:^Esse trimbre?A grande vantagem de não precisar tocar baixo pra por comida na mesa é não precisar usar um timbre horrível(IMHO) desses
Ri Muito

kkkkkkkkkkkk... Esse cara dança que nem uma cobra rsrss..

Mas voltando ao assunto timbre, é esse mesmo. Esse médio grave.

Ps: um detalhe é que apesar de nosso amigo pé de valsa ter exagerado de mais nas frases na linha de baixo, ele toca bem esse estilo.

Sei lá, é meio difícil eu achar um timbre de baixo "horrível". Não curto muito o timbre do Precision (NÃO o acho "horrível"), por exemplo, mas acho ele muito legal no R&B, no Disco, no Funky, no Soul e etc. Robinho Tavares o usa com uma extrema maestria.

Eu só não gosto quando usam ele com palheta e se resumem ao: "dum dum dum dum dum dum dum (Infinito)" em alguns estilos de rock (alguns, não todos.  Tipo, o japonês representa muito bem o contrabaixo, e tem linhas bem melódicas e elaboradas). Sei lá, isso empobrece muito a visão que as pessoas têm do contrabaixo, que já é empobrecida por ignorância.

Reforça aquela ideia idiota de que o contrabaixo é um "instrumento de auxílio à guitarra" rs...

E isso nem vale só para o Precision mas para qualquer baixo que se pegue para fazer isso, eu acho horrível. Mas como não curto muito o som do Precision, isso é um agravante kkk...

Mas enfim, acho que cada estilo tem o timbre de baixo que mais lhe convém, e acho mais preocupante/horrível, o que fazem do contrabaixo na música, do que o timbre em si. Se o estilo de música pede um timbre mais médio, é porque alguma razão há. Smile

JuniorMello escreveu:Cara, você leu o que eu escrevi?
Li. Você disse que "o nome Jazz Bass é da Fender". E em parte concordei,pois legalmente é da Fender, mas no uso popular, cotidiano, isso já era há muito tempo. Só o fato de muitos baixos possuírem "JB" no nome, já indica que esse termo ficou muito maior que a própria Fender.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Jan 28, 2017 4:24 pm

Stormbringer escreveu:
Claudio Mengarda escreveu: Eu curto o som dele com os vol no 100% nos dois caps, acho que o som "magro" dos caps single sozinhos não ficam legais na formação Power trio que utilizamos na banda.
Pensa num som de baixo "magro" pra power trio.

Razz

É legal ter um Jazz Bass? Rush-Geddy-Lee

Pode me dizer quem é Storm? Pra pesquisa e desenvolvimento headbang
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jan 28, 2017 4:32 pm

arturbmallmann escreveu:É legal ter um Jazz Bass? só se você tocar Jazz Ri Muito
Brincadeira. hahaha
.

O espírito Allex Costa se manifestou nesta frase!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12169
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jan 28, 2017 4:33 pm

siodoni escreveu:É legal ter um Jazz Bass?

Ilegal não é Very Happy

Pronto! Agora vi coisa!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12169
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JuniorMello Sáb Jan 28, 2017 4:38 pm

JuniorMello escreveu:Cara, você leu o que eu escrevi?
Li. Você disse que "o nome Jazz Bass é da Fender". E em parte concordei,pois legalmente é da Fender, mas no uso popular, cotidiano, isso já era há muito tempo. Só o fato de muitos baixos possuírem "JB" no nome, já indica que esse termo ficou muito maior que a própria Fender.[/quote]

Sim, exatamente o que escrevi no meu comentário. Você concordou com exatamente a mesma coisa que escrevi. Inclusive citei o a Bombril e a Gillete como exemplos análogos da Metonímia que acontece com o termo "Jazz Bass". Você deu a mesma opinião e usou vários exemplos parecidos com os meus. Ou seja, você concordou com TUDO o que eu escrevi mas no seu comentário você disse que estou desatualizado e não me ligo no nome dos baixos (??????????????)

Não é ser chato, mas é só ler e comentar com um pouco mais de calma. Pô, como que eu estou desatualizado e não me ligo no nome dos baixos sendo que na sua explicação você escreveu praticamente tudo igual ao que eu escrevi?

Eu, hein. Shocked

EDIT: viajei no quote ali, não foi completo.


Última edição por JuniorMello em Sáb Jan 28, 2017 4:40 pm, editado 2 vez(es)
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JuniorMello Sáb Jan 28, 2017 4:39 pm

Juninho Sampaio escreveu:
siodoni escreveu:É legal ter um Jazz Bass?

Ilegal não é Very Happy

Pronto! Agora vi coisa!

Se for roubado ou obtido por outro meio ilícito, aí é ilegal, sim.
JuniorMello
JuniorMello
Membro

Mensagens : 48
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Convidado Sáb Jan 28, 2017 5:16 pm

JuniorMello escreveu:Sim, exatamente o que escrevi no meu comentário. Você concordou com exatamente a mesma coisa que escrevi. Inclusive citei o a Bombril e a Gillete como exemplos análogos da Metonímia que acontece com o termo "Jazz Bass". Você deu a mesma opinião e usou vários exemplos parecidos com os meus. Ou seja, você concordou com TUDO o que eu escrevi mas no seu comentário você disse que estou desatualizado e não me ligo no nome dos baixos (??????????????)

Não é ser chato, mas é só ler e comentar com um pouco mais de calma. Pô, como que eu estou desatualizado e não me ligo no nome dos baixos sendo que na sua explicação você escreveu praticamente tudo igual ao que eu escrevi?

Eu, hein. Shocked
Entendi, Junior. Em parte, entendi de outra maneira mesmo. Mas é que focalizei de mais a parte do "não existe SX Jazz Bass". Cotidianamente ele existe, legalmente, não.

Entendi como se você tivesse querendo restringir o termo JB somente à Fender com isso.

É que eu odeio formalismo de mais e o politicamente correto kkk... (odeio "bom dia, boa tarde,boa noite"... Ou qualquer tipo de formalismo que não ajuda em nada na vida de ninguém rs...).

Só me incomodo com isso quando alguém comete uma heresia. Tipo, um cara que até toca bem e tem um certo renome, vai fazer um review de um baixo, daí quando ele seleciona o captador do braço, diz: "agora vou tirar um som mais característico do Jazz Bass aqui", quando na verdade seria o do Precision.

Isso me incomoda, pois é burrice mesmo, não "informalidade". lol!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Franco_bass Sáb Jan 28, 2017 5:37 pm

Tarcísio Caetano escreveu:É legal ter um jazz bass? Respondendo: É legal, sim. Somente isso...

Agora, se quer ter um gostinho do paraíso, aí meu caro, só um Precision Bass pode te oferecer.
E como você já tem um, fique com ele e ponto.

E como não me canso de escrever e plagiar o Vlad:

".  Comigo funciona assim:

Rock: Precision
Pop: Precision
Samba: Precision
Jazz: Precision
Funk: Precision
Forró: Precision
Sertanejo: Precision
Reggae: Precision

Qdo tenho q tocar qq outro estilo, geralmente eu levo um Precision que não dá erro..."


Amém! Assino com o relator.
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 380
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Stormbringer Sáb Jan 28, 2017 5:43 pm

Claudio Mengarda escreveu:
Pode me dizer quem é Storm? Pra pesquisa e desenvolvimento headbang

É um Zé que toca numa bandinha de coroas canadenses. Razz
(eu to supondo que você está zuando Laughing)


Voltando ao assunto, esse timbre médio anasalado eu realmente acho "horrivel", mas como o Max Payne disse, tem uma razão(produtores, publico, seila quem prefere assim, o baixista usa assim).  O lance do Jazz Bass é poder "se travestir" de mais timbres: É o coringa que o produtor gosta de ver quando o baixista entra no estúdio.

Ainda, pra essa vibe de "maior versatilidade", tem aquilo que o Colela(é usuario aqui do forum) faz de meter varios captadores no baixo que pelo que vi, funciona muito bem, se "visual" não for um problema. Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4756
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Jan 28, 2017 5:47 pm

^Não sei quem é hoome ahn
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Stormbringer Sáb Jan 28, 2017 5:48 pm

^É o Geddy Lee, do Rush.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4756
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por JAZZigo Sáb Jan 28, 2017 6:04 pm

Claudio Mengarda escreveu:^Não sei quem é hoome ahn
Rolling Eyes Se você nunca ouvi a canção abaixo, não deve ser deste planeta...

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16630
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Stormbringer Sáb Jan 28, 2017 6:07 pm

^O som desse baixo é qualquer coisa, exceto "magro" afro
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4756
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

É legal ter um Jazz Bass? Empty Re: É legal ter um Jazz Bass?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos