Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O "legado" das Olimpíadas

+10
eltonpereira22
Claudio
Stormbringer
Kobeh
AndréBurger
edumerino
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Coder
Willian Casagrande
14 participantes

Ir para baixo

O "legado" das Olimpíadas Empty O "legado" das Olimpíadas

Mensagem por Willian Casagrande Seg Mar 06, 2017 8:51 am

Atletas sem financiamento, sem verbas de patrocínio para treino (alguns pegam do próprio bolso e de parceiros de trabalho para continuar treinando). Eis o "legado" das Olimpíadas.
Tudo parecia uma festa nos meses que antecederam o evento (e durante também). Agora é que dá para ver o quão seriamente se trata o esporte de alto rendimento no Brasil. Fora meia-dúzia de modalidades, a maioria dos atletas vive no limbo até um ou outro evento de peso, vivendo de migalhas.
http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/03/epoca-negocios-seis-meses-apos-olimpiada-medalhistas-sao-demitidos-perdem-parceiros-e-verbas.html
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

O "legado" das Olimpíadas Empty Re: O "legado" das Olimpíadas

Mensagem por Coder Seg Mar 06, 2017 9:03 am

Pra que um empresario iria patrocinar um atleta que mal aparece na mídia? Esporte nesse País é igual carnaval, só tem destaque em épocas especiais...
Coder
Coder
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Mar 06, 2017 9:20 am

A gente já sabia né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 06, 2017 9:22 am

allexcosta escreveu:A gente já sabia né?
2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Willian Casagrande Seg Mar 06, 2017 10:01 am

Sim, já sabíamos. Nunca foi diferente, de modo que essa ideia da potencialização dos esportes, principalmente via financiamento público pelas FFAA (algo que se falou muito na época), mostrou sua cara. O próprio Felipe Wu, medalhista no tiro, não tem financiamento. Lembro que na época das Olimpíadas fizeram um estardalhaço sobre isso.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por edumerino Seg Mar 06, 2017 12:45 pm

Eu posso falar um pouco do Rugby, esporte que pratico: A Confederação perdeu significativamente verbas de patrocinadores já em 2016. Com isso alguns campeonatos já tiveram que se adequar com menor número de jogos, viagens etc.

A Brasil Rugby está longe de ser um "coitadinho" dentre os esportes porque mesmo com a diminuição ainda tem uma verba boa. Além de que está conseguindo novos, como os Correios. Mas a realidade da maioria das modalidades é duríssima.

Mas como citado, nós já sabíamos e a culpa é compartilhada. A mídia não divulga esportes porque a população não se interessa. E a população não se interessa porque a mídia não divulga. E assim segue o barco.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagem por AndréBurger Seg Mar 06, 2017 12:53 pm

Brasil, país do futebol. O resto é resto.

AndréBurger
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 06, 2017 2:11 pm

AndréBurger escreveu:Brasil, país do futebol. O resto é resto.
Depois do 7X1....
Acho que nem isso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Kobeh Seg Mar 06, 2017 2:27 pm

Nem país do futebol... O campeonato carioca rolou e o Maracanã ficou fechado. Se tornou um belo de um elefante branco, como a maioria dos estádios da Copa.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por Stormbringer Seg Mar 06, 2017 4:43 pm

Fora o futebol, brasileiro gosta de esporte que o Brasil pode vencer. Volei, por exemplo.
Mas pro volei entrar, o basquete foi esquecido.
O "trem" do tênis passou, por ser esporte caro.

E tem os esportes "dificeis" pra TV. Ciclismo de estrada, por exemplo: é difícil manter uma regularidade de transmissão, se não for um canal específico. Maratonas e corridas longas só algumas mais especiais são transmitidas.
O patrocinador de alguns esportes tem que "atacar" nos praticantes. Um patrocinador de ciclismo geralmente é fabricante de peças ou equipamentos pra ciclismo, quem acompanha e é praticante amador, vê o que os atletas de elite usam e se interessam por aquilo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Claudio Qua Mar 08, 2017 7:14 am

O grande legado olímpico é, na real, a total falência do Rio de Janeiro. Enquanto outros estados já apresentam sinais de recuperação econômica e postos de trabalho, o Rio de Janeiro está cada vez pior, e não vai parar por aí. A cada 10 vagas de trabalhos fechadas no Brasil, 7 são no Rio.

Pra vocês de fora terem uma noção do que vivemos aqui no Rio, do mês de janeiro pra cá 6 empresas de ônibus faliram, fecharam as portas e extinguiram as linhas. Sabem o motivo? Linhas que antes rodavam lotadas, agora não tem mais quem transportar, porque as pessoas estão simplesmente desempregadas e não saem mais de seus domicílios!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 08, 2017 8:28 am

Claudio escreveu:O grande legado olímpico é, na real, a total falência do Rio de Janeiro. Enquanto outros estados já apresentam sinais de recuperação econômica e postos de trabalho, o Rio de Janeiro está cada vez pior, e não vai parar por aí. A cada 10 vagas de trabalhos fechadas no Brasil, 7 são no Rio.

Pra vocês de fora terem uma noção do que vivemos aqui no Rio, do mês de  janeiro pra cá 6 empresas de ônibus faliram, fecharam as portas e extinguiram as linhas. Sabem o motivo? Linhas que antes rodavam lotadas, agora não tem mais quem transportar, porque as pessoas estão simplesmente desempregadas e não saem mais de seus domicílios!

As Olimpídas do Rio, como evento não foi um "fracasso".
Não foi porque cumpriu os seus objetivos esportivos como evento (e isso não é o fundamental), e não foi porque cumpriu o seu objetivo de classe: Usar a mesma para repassar Capital da Sociedade como um todo para o Empresariado e seus sócios membros do Estado.
Qualquer Estado é exatamente isso, e o Estado Brasileiro é o mais eficiente do mundo nesse objetivo: Tirar do povo, da maioria, e repassar para as minorias que o controlam. Crise econômica só existe para quem é do povo, para quem está desempregado. Pois, para esses a quem o Estado brasileiro sempre beneficiou, a "crise" não existe.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por edumerino Qua Mar 08, 2017 10:51 am

^Fale isso pro prefeito superstar de SP que colocou a cidade inteira à venda pros parceiros empresários dele...

Enfm, infelizmente já sabíamos que as "melhorias" não chegariam à população. O Boulevard Olímpico do Rio está uma coisa linda. Se um turista sair do Aeroporto direto pra elá e voltar vai achar que esteve em um país de primeiro mundo. Agora, o que o carioca médio, que não mora na região central ou zona sul, faz com aquilo?
edumerino
edumerino
Membro

Mensagem por Claudio Qua Mar 08, 2017 1:07 pm

^ O Boulevar Olímpico fica numa região onde está concentrada toda a parte financeira e administrativa da cidade, e muito pouco habitada (quase nada mesmo). As pessoas saem de suas casas nos finais de semana (e os que estão de férias durante a semana), e vão visitar/passear pelo Boulevard e museus, isso é super comum aqui. Considero esse lugar como o único "legado" olímpico... porque o resto foi um fiasco.

Eu mesmo trabalho bem próximo ao Boulevard, e quase todos os dias dou uma volta por lá nos minutos que sobram do meu almoço.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Coder Qua Mar 08, 2017 1:18 pm

edumerino escreveu:^Fale isso pro prefeito superstar de SP que colocou a cidade inteira à venda pros parceiros empresários dele...

Por mim, pode colocar tudo a venda... Pra que eu vou pagar imposto pra manter o autódromo de interlagos onde nem eu nem a maioria das pessoas (pobres) frequentam esse lugar?
Coder
Coder
Membro

Mensagem por eltonpereira22 Qua Mar 08, 2017 2:55 pm

Coder escreveu:
edumerino escreveu:^Fale isso pro prefeito superstar de SP que colocou a cidade inteira à venda pros parceiros empresários dele...

Por mim, pode colocar tudo a venda... Pra que eu vou pagar imposto pra manter o autódromo de interlagos onde nem eu nem a maioria das pessoas (pobres) frequentam esse lugar?

Concordo. Se for pra vender empresas que só servem pra pesar no orçamento público, acho bem interessante
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagem por fheliojr Qui Mar 09, 2017 8:22 pm

eltonpereira22 escreveu:
Coder escreveu:

Concordo. Se for pra vender empresas que só servem pra pesar no orçamento público, acho bem interessante

[2]

Acho q privatizações são fundamentais.
Em uma cidade do interior do CE, havia, até pouco tempo, um hotel municipal. facepalm tears Medo Ora, por que a prefeitura desta cidade não criou as condições necessárias para o desenvolvimento do turismo nesta localidade, ao invés de adotar uma medida sem sentido algum como esta?!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 09, 2017 10:02 pm

Posso soar ranheta dizendo isso, mas às vezes, cá com meus velhos e surrados botões, tenho a impressão de que o brasileiro, culturalmente, não torce pelo esporte e nem pelo atleta. Ele torce pela vitória... Rolling Eyes
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Zubrycky Qui Mar 09, 2017 10:05 pm

O legado da Olimpíada é o enriquecimento de vários pilantras, elefantes brancos a granel e uma enorme conta sob os nossos doridos lombos... Rolling Eyes
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Mar 09, 2017 10:12 pm

A situação do Rj preocupa mesmo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 09, 2017 11:22 pm

Juninho Sampaio escreveu:A situação do Rj preocupa mesmo!
Juninho, a situação aqui do RJ foi causada pela PRIVATIZAÇÃO do Estado.
Que PRIVATIZAÇÃO? Aquela que sempre existiu e que as pessoas não percebem, são incapazes de ver: A utilização da máquina burocrático administrativa e fiscal para fins PRIVADOS.
Por isso, para mim esse negócio de privatização é, não apenas balela, como enganação, e as pessoas incautas caem nesse "conto do vigário".
As empresas públicas são mal administradas porque elas não servem à população, mas sim a interesses PRIVADOS. Elas são ineficientes para você e para mim, mas não para os empresários sócios dos políticos que ganham licitações com preços 4 ou 5 vezes acima dos de mercado. Elas são ineficientes pois uma parte dos servidores (os de mais alto nível), são cabos eleitorais de políticos ou agentes nas companhias públicas de interesses PRIVADOS e incham a "staff" dessas companhias para atender a interesses PRIVADOS. Simples assim.
Então, depois que a coisa pública (a Res Pública - no sentido clássico do termo) atendeu tais interesses, ela é colocada à venda no "mercado" a fim de ser "privatizada". Como assim! Ela já o era... Claro, depois que ela serviu aos propósitos de uma Elite corrupta associada ao Capital, ela deixou de cumprir sua "função social" e é vendida a preço vil para o 1º grupo de investidores nacionais ou estrangeiros encher a bunda de grana. E a população que se f...!
Todo esse discurso é falso. Todo ele tem só um objetivo: Convencer as pessoas que tudo deve ser "privatizado", quando na verdade já o é....
Empresas, sejam elas públicas ou privadas tem que cumprir seu papel social e serem eficientes. Quantas empresas assim, sejam públicas ou privadas você conhece?
Por isso, isso de "privatizar" é um falso problema, um discurso sofístico.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Claudio Sex Mar 10, 2017 8:19 am

A privatização que de fato acabou com o Rio, foi aquela promovida pelo Lula, Dilma, Sérgio Cabral e outros tantos filhos de umas putas, me refiro à privatização da Petrobras. Sim, eles privatizaram a empresa para uso próprio, para obtenção de poder e enriquecimento. Eles conseguiram falir com a empresa que era a responsável por quase 70% da arrecadação do estado. Essa é a real!

O Rio sempre foi muito acomodado com os recursos que conseguia extrair da Petrobras. Mesmo tendo um baita potencial turístico (explorado de forma equivocada), o carro chefe da arrecadação *sempre* foi o petróleo. O que ninguém (ou quase ninguém) contava era que o Lula fosse capaz de falir a Petrobras.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Coder Sex Mar 10, 2017 9:03 am

^ Em breve esse pilantra estará no xadrez! Já comprei até os fogos!
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Sex Mar 10, 2017 10:08 am

^ Esse é um bom debate. A apropriação das empresas nacionais para esquemas de corrupção não é uma exclusividade do PT. Essa ideia é uma distorção que é muito conveniente para não se entender o que realmente acontece com as empresas estatais no Brasil há muitos anos, por todos os partidos que estiveram no poder, pois não se trata de legendas.
Antes da ditadura civil-militar, quando iniciamos nossa entrada no processo de urbanização, as estatais foram criadas pelo Estado para monopolizarem setores estratégicos do desenvolvimento urbano e industriais (o setor petroquímico de todo o mundo é em grande parte estatal não é à toa). A intenção era impulsionar a urbanização brasileira, pelo incentivo à indústria de aço, petroquímica etc. Por conta do forte caráter dependente da nossa burguesia, quem fez isso foi o Estado sempre. E não é uma contradição.
O que acontece é que essas estatais não são "públicas", ou seja, não server ao conceito de "público", de "todos". Simplesmente porque essa ideia é uma falsidade que se baseia num princípio lá do liberalismo, que divide o citoyen/cidadão em um ser privado e público. Avançando segundo essa lógica, o Estado seria o público, o que diz respeito a todos e pelo qual todos deveriam zelar; o privado seria o individual, da sua própria conta. Na verdade, essa análise não leva em conta que o "público" é mercantilizado igual ao privado, porque o Estado e todo o seu corpo burocrático são estruturas de poder que são organizadas por uma classe. Não existe, então, empresa pública que atua "pelo bem da Nação", nem empresa que atua "por todos os Brasileiros". "Nação" é uma comunidade imaginada, uma identidade forjada (não forjada no sentido senso comum, mas "feita") para o desenvolvimento do capitalismo enquanto sistema.
Sobre privatizar ou não, no fim das contas é um falso debate. Não faz diferença alguma para um Estado ou para as burguesias se uma empresa é privatizada ou não, pois ela continua gerando ativos, vinculando-se à bolsa de valores, sendo roubada por quem a administra, em esquemas de corrupção (que é apropriação de capital pulando etapas, mas é a mesma coisa que qualquer contrato lícito) e por aí vai. É igual aquele debate sobre "privatizar a USP", "privatizar a UERJ" etc. Não é necessário que isso aconteça porque essas instituições já funcionam como qualquer outra empresa, com metas, acionistas (as fundações estão lá, financiando professores, como o Bertola sabe bem), conselhos administrativos cheio de empresários etc.
Tudo isso pra dizer que existem as classes que governam o Estado e as que não governam, ou seja, os trabalhadores, classes médias de toda ordem (nós). Todas as outras antíteses são cortina de fumaça.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 10, 2017 7:07 pm

Claudio escreveu:A privatização que de fato acabou com o Rio, foi aquela promovida pelo Lula, Dilma, Sérgio Cabral e outros tantos filhos de umas putas, me refiro à privatização da Petrobras. Sim, eles privatizaram a empresa para uso próprio, para obtenção de poder e enriquecimento. Eles conseguiram falir com a empresa que era a responsável por quase 70% da arrecadação do estado. Essa é a real!

O Rio sempre foi muito acomodado com os recursos que conseguia extrair da Petrobras. Mesmo tendo um baita potencial turístico (explorado de forma equivocada), o carro chefe da arrecadação *sempre* foi o petróleo. O que ninguém (ou quase ninguém) contava era que o Lula fosse capaz de falir a Petrobras.
Claudio, é exatamente isso que estou falando.
Mas o problema não de agora meu rapaz. SEMPRE foi assim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Kobeh Seg Mar 13, 2017 10:34 am

^ Enquanto isso, a UERJ permanece fechada e sem previsão de abertura Sad
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Mar 13, 2017 11:30 am

Kobeh escreveu:^ Enquanto isso, a UERJ permanece fechada e sem previsão de abertura Sad

Que situação lamentável!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 13, 2017 2:47 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Kobeh escreveu:^ Enquanto isso, a UERJ permanece fechada e sem previsão de abertura Sad

Que situação lamentável!
Pois é...
Vários amigos meus, colegas de trabalho numa tremenda situação precária...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Coder Seg Mar 13, 2017 3:59 pm

Tá, mas e aí? Ninguém vai fazer nada? MPF? Alguém tem que assumir a bronca e dar um jeito nessa bagunça...
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Seg Mar 13, 2017 4:33 pm

Coder escreveu:Tá, mas e aí? Ninguém vai fazer nada? MPF? Alguém tem que assumir a bronca e dar um jeito nessa bagunça...

Cara, isso é um projeto político. Nenhuma instituição vai poder barrar isso, a não ser as instituições que os trabalhadores têm em mãos (ou deveriam ter), como seus sindicatos e partidos políticos. É o tipo de ação que se barra na força e nas ruas. Se é que vamos conseguir reverter esse desmonte da educação pública, avanço das EADs, das fundações, das privatizações etc. Estou pessimista ultimamente e acho que tenho razões para tal.
Como está a organização dos servidores, estudantes e professores na UERJ, Kobeh? Que eu sei, tem uma mobilização conjunta de docentes via Andes, mas não sei de muito também..
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 13, 2017 5:11 pm

Coder escreveu:Tá, mas e aí? Ninguém vai fazer nada? MPF? Alguém tem que assumir a bronca e dar um jeito nessa bagunça...
Coder
Todos os dias os professores, funcionários e alunos da UERJ estão nas ruas, até as TV's os apoiam, mas o governo do RJ nada faz, alegando que não tem dinheiro.
É mentira!
Milhões foram repassados do Estado e do Município para os grandes empresários, principalmente de empreiteiras, em obras comprovadamente superfaturadas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, o PMDB promoveu uma farra de isenções fiscais para empresas ligadas ao esquema. A Assembléia Legislativa, cujo presidente é um desses empresários, é a casa deles, que votam pela penalização dos funcionários e não dos verdadeiros culpados (que são eles mesmos!).
Não há saída rápida aqui no RJ porque isso implicaría em uma REVOLUÇÃO, no qual todo o Estado teria que ser reconstruído, esses políticos e empresários presos e seus bens confiscados, e isso teria que ser feito não apenas aqui, mas no país todo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Coder Seg Mar 13, 2017 5:27 pm

^ Aqui em SP não há notícias nos telejornais... Só teve no dia da confusão na votação na alerj e o boçal do Datena ainda ficou fazendo sensacionalismo...

Uma pessoa próxima é professor doutor em uma das universidades do RJ (não lembro qual) mas está desde o final do ano passado sem trabalhar.
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Qua Mar 15, 2017 2:16 pm

Coder escreveu:
Uma pessoa próxima é professor doutor em uma das universidades do RJ (não lembro qual) mas está desde o final do ano passado sem trabalhar.

Conheço muitos mestres e doutores que vivem de contratos temporários, de dois em dois anos, ou que nem isso conseguiram. Depois dos 6 anos, mais ou menos, como bolsista-pesquisador, achar um concurso pra prestar (agora que nem concurso há) é quase uma saga, principalmente agora que estão minguando os concursos. Daqui a pouco surgem professores CLT, depois terceirizados.
Talvez cheguemos à "uberização" dos professores: virão por aplicativo e pegarão aula na universidade que estiver precisando, sem qualquer tipo de direito ou contrato. E assim vamos tocando.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Claudio Qui Mar 16, 2017 6:51 am

Willian Casagrande escreveu:
Talvez cheguemos à "uberização" dos professores: virão por aplicativo e pegarão aula na universidade que estiver precisando, sem qualquer tipo de direito ou contrato. E assim vamos tocando.

Raciocínio perfeito, também acho que estamos próximos disso. Vivemos numa era em que o alto grau de especialização está sendo cada vez mais prejudicial. Aqui nós trabalhamos com Fábrica de Software e a cada temporada vejo mais pessoas com elevadas especializações sendo substituídas por outras com formações simples. Pior, conheço vários Analistas Sêniors que estão aceitando salários de Analista Júnior pra poder sobreviver no mercado de trabalho.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 16, 2017 8:49 am

Claudio escreveu:
Raciocínio perfeito, também acho que estamos próximos disso. Vivemos numa era em que o alto grau de especialização está sendo cada vez mais prejudicial. Aqui nós trabalhamos com Fábrica de Software e a cada temporada vejo mais pessoas com elevadas especializações sendo substituídas por outras com formações simples. Pior, conheço vários Analistas Sêniors que estão aceitando salários de Analista Júnior pra poder sobreviver no mercado de trabalho.

Eu não acho que o alto grau de especialização está sendo prejudicial, é que a lógica é substituir a força de trabalho mais cara por uma mais barata sempre, para que a margem de lucro aumente o máximo possível. Em tempos de crise, o que já é uma rotina e já nos deixou com a pele dura, é prática das mais recorrentes. Aí, investir em tecnologia e outras formas de capital que não variem, fixas, é uma saída para diminuir os custos e aumentar os lucros. Mas, mesmo assim, é essencial que exista uma fina faixa de trabalhadores altamente qualificados para o trabalho ficar mais eficiente e lucrativo, embora esses mesmos sujeitos se sintam (porque de fato são) cada vez menos instáveis em seus empregos, que por sinal pagam cada vez menos. Aí, quando são chutados, conseguir uma posição mais ou menos igual à que tinham é bem difícil...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Coder Qui Mar 16, 2017 3:24 pm

E o trabalhador só tomando na tarraqueta...

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/rj-oficializa-aumento-da-tarifa-do-metro-para-r-430-a-partir-de-2-de-abril.ghtml

facepalm

Coder
Coder
Membro

Mensagem por Claudio Seg Mar 20, 2017 7:21 am

Claudio escreveu:

Eu não acho que o alto grau de especialização está sendo prejudicial, é que a lógica é substituir a força de trabalho mais cara por uma mais barata sempre, para que a margem de lucro aumente o máximo possível.

Não sei como é o mercado de TI aí em Londrina, mas aqui no Rio tenho visto nêgo omitindo especializações no currículo para conseguir passar por avaliações. Dependendo do teu nível de formação e especialização, você é considerado um profissional caro, e sequer consegue ser chamado para uma entrevista. A coisa aqui está nesse nível!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 20, 2017 8:29 am

É mesmo?
Aqui em salvador está péssimo também o mercado de TI
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Willian Casagrande Seg Mar 20, 2017 9:35 am

Claudio escreveu:
Não sei como é o mercado de TI aí em Londrina, mas aqui no Rio tenho visto nêgo omitindo especializações no currículo para conseguir passar por avaliações. Dependendo do teu nível de formação e especialização, você é considerado um profissional caro, e sequer consegue ser chamado para uma entrevista. A coisa aqui está nesse nível!

Não sou da área, mas, por trabalhar em agência, junto de programadores, sei que isso é recorrente. A minha experiência na minha área de formação é de uma total negligência com relação a cursos, especializações, mestrados ou o que for como valorização da força de trabalho, seja salarial ou não. Nunca fui incentivado a estudar, a não ser pelo quesito da sobrevivência no mercado de trabalho (aí, vale tudo para o terrorismo diário do RH). Tenho conhecidos que são especialistas e mestres e fazem o diabo pra ganhar 1500 reais por mês, porque a lógica de substituição da força de trabalho por uma mais barata é o que todas as empresas, a rigor, buscam. É trágico? Sim, mas é acima de tudo lógico. Isso é que é o mais desastroso. Se o sujeito não manda embora, não demite, não contrata por menos, não faz isso ou aquilo pra aumentar lucro, ele fica pra trás porque as taxas de lucro só caem.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Coder Seg Mar 20, 2017 9:52 am

A maioria das empresas de TI onde presto consultoria já trabalham com regime PJ a seculos... O ruim é que alguns benefícios não existem (fgts, férias de 30 dias, vt, vr, etc)... Eu sinceramente estou pensando em voltar para a CLT justamente por causa isso, mesmo ainda tendo algumas "regalias" que nem todo PJ tem... Em relação a salário, ganha um pouco melhor, mas tem que pagar o imposto de cada NF emitida, então acredito que sai elas por elas... E pra ser honesto, salário de desenvolvedor é uma tristeza, principalmente pelo fato da profissão não ser regulamentada...
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Seg Mar 20, 2017 10:00 am

Coder escreveu:A maioria das empresas de TI onde presto consultoria já trabalham com regime PJ a seculos... O ruim é que alguns benefícios não existem (fgts, férias de 30 dias, vt, vr, etc)... Eu sinceramente estou pensando em voltar para a CLT justamente por causa isso, mesmo ainda tendo algumas "regalias" que nem todo PJ tem... Em relação a salário, ganha um pouco melhor, mas tem que pagar o imposto de cada NF emitida, então acredito que sai elas por elas... E pra ser honesto, salário de desenvolvedor é uma tristeza, principalmente pelo fato da profissão não ser regulamentada...

Essas "regalias" são as regalias de uma fatia dos trabalhadores que têm curso superior, e alguns cargos específicos, ainda. Tenho um amigo que é programador, PJ, e trabalha no UOL aí em Sampa. Ele ganha muito bem, mas quando ~tira férias~ não recebe um puto.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Coder Seg Mar 20, 2017 11:04 am

Coder escreveu:A maioria das empresas de TI onde presto consultoria já trabalham com regime PJ a seculos... O ruim é que alguns benefícios não existem (fgts, férias de 30 dias, vt, vr, etc)... Eu sinceramente estou pensando em voltar para a CLT justamente por causa isso, mesmo ainda tendo algumas "regalias" que nem todo PJ tem... Em relação a salário, ganha um pouco melhor, mas tem que pagar o imposto de cada NF emitida, então acredito que sai elas por elas... E pra ser honesto, salário de desenvolvedor é uma tristeza, principalmente pelo fato da profissão não ser regulamentada...

Essas "regalias" são as regalias de uma fatia dos trabalhadores que têm curso superior, e alguns cargos específicos, ainda. Tenho um amigo que é programador, PJ, e trabalha no UOL aí em Sampa. Ele ganha muito bem, mas quando ~tira férias~ não recebe um puto.

Nada impede de você tirar férias, só que não é remunerado igual a clt. Eu tenho direito a 10 dias remunerados, mas é um acordo da empresa... Se o chefe for bonzinho até rola alguns agrados desse tipo, mas o dia-a-dia é na chibata! rs
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 20, 2017 11:20 am

E nunca vai ser regulamentada....
O país não pode ficar na mão de uma única classe.

Eu tenho quase 5 anos que não desenvolvo, mas acredito que devo voltar e isso significa que devo voltar também a ganhar pouco!
Enfim...torcer pra dar certo a minha continuidade aqui no trabalho.

Atualmente estou de férias, por sinal trabalho para um empresa de campinas
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo