Como ligar um GK 1001 rb numa caixa GK RBH410
+8
Sonikado
gsfteodoro
Tonante
Normando Neto
rodsom
joabi
allexcosta
NFurtado
12 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Como ligar um GK 1001 rb numa caixa GK RBH410
Olá Allex, tudo bem?
Acabei de adquirir um cabeçote GK 1001-rb e uma caixa GK RBH410. É minha primeira vez com caixa e cabeçote. Conectei tudo, mas, pra minha surpresa, ao ligar o ampli surgiu um barulho bem alto, tipo barulho de interferência, e o som do contrabaixo que é bom não saiu. Será que meu equipamento novo veio com defeito ou eu liguei alguma coisa errada?
Acabei de adquirir um cabeçote GK 1001-rb e uma caixa GK RBH410. É minha primeira vez com caixa e cabeçote. Conectei tudo, mas, pra minha surpresa, ao ligar o ampli surgiu um barulho bem alto, tipo barulho de interferência, e o som do contrabaixo que é bom não saiu. Será que meu equipamento novo veio com defeito ou eu liguei alguma coisa errada?
NFurtado- Membro
Re: Como ligar um GK 1001 rb numa caixa GK RBH410
Hmmmm...
Tensão correta? Cabos?
Deve ter ligado algo errado. O certo é ler o manual, que você encontra facilmente online.
Volte se não resolver.
Tensão correta? Cabos?
Deve ter ligado algo errado. O certo é ler o manual, que você encontra facilmente online.
Volte se não resolver.
allexcosta- Administrador
Boa noite!
Não consegui resolver. Li o manual e, até onde pude entender com meu parco inglês, acho que liguei da maneira correta.
Além do barulho, outra coisa que achei estranho é que a ventoinha do cabeçote não girava. Somente quando o desligava é que ela dava uma pequena girada.
Fiz um vídeo pra vc ver e ouvir, mas não sei como anexá-lo à mensagem.
Não consegui resolver. Li o manual e, até onde pude entender com meu parco inglês, acho que liguei da maneira correta.
Além do barulho, outra coisa que achei estranho é que a ventoinha do cabeçote não girava. Somente quando o desligava é que ela dava uma pequena girada.
Fiz um vídeo pra vc ver e ouvir, mas não sei como anexá-lo à mensagem.
NFurtado- Membro
Não dá para postar vídeos diretamente no fórum. Tem que carregar pro Youtube e postar o link aqui.
Tire fotos. Já dá uma boa noção. Fotografe de perto a parte frontal e traseira do amp (com os cabos ligados). Se puder, abra os conectores dos cabos e verifique as conexões, ou poste as fotos aqui também.
A ventoinha normalmente só aciona quando o amp está quente.
joabi- Eterno Colaborador
Ah, então a ventoinha só aciona quando o amp esquenta? Bom, isso já me dá um certo alívio, pois achava que o fato de ela não estar girando era indício de defeito.
Valeu, Joabi, obrigado!
NFurtado- Membro
Qual a tensão em Tabatinga?
ta com cara de ser cabeçote 220 ligado no 110.
rodsom- Membro
Acho que 1001 220 só na Europa.
Comprei meu 1001RB na Alemanha. 220V.
NFurtado, o barulho é só com o baixo conectado ou o amp ligado sozinho (com a caixa, claro) emite esse barulho?
O cabo que você está usando (para ligar o cabeçote à caixa) veio junto com a caixa (digo, de fábrica)?
Testou em outro local? A rede elétrica é confiável? Já verificou se a tensão está adequada?
NFurtado, o barulho é só com o baixo conectado ou o amp ligado sozinho (com a caixa, claro) emite esse barulho?
O cabo que você está usando (para ligar o cabeçote à caixa) veio junto com a caixa (digo, de fábrica)?
Testou em outro local? A rede elétrica é confiável? Já verificou se a tensão está adequada?
Normando Neto- Membro
joabi escreveu:
A ventoinha normalmente só aciona quando o amp está quente.
Essa pra mim e nova! No meu antigo Hartke HA2500 no meu atual 700RB a ventuinha liga automaticamente quando ligo o amp!
Tonante- Membro
Já vi vários amps que a ventoinha liga somente quando o amp aquece um pouco. Tenho um Warwick que é assim. Não sabia que nos GK fica ligada direto, pois o meu 400RB não tem ventoinha.
Peço desculpas se não pesquisei mais antes de falar do GK. Neste caso, pode ser um indício de defeito.
Os 1001 que tive, todos eles ligavam só quando exigia muito do amplificador ou com a temperatura.
gsfteodoro- Membro
o meu 700RB e o modelo antigo, primeira versao... talvez seja por isso!
Tonante- Membro
É... Pode ser.
Mas, na boa!? Eu prefiro como o seu... Sempre batendo aquela brisa.
Se o nosso clima fosse de neve, imagino ser um problema.
Hehehehe
Mas, na boa!? Eu prefiro como o seu... Sempre batendo aquela brisa.
Se o nosso clima fosse de neve, imagino ser um problema.
Hehehehe
gsfteodoro- Membro
Realmente... os mais novos devem ter um projeto tipo radiador mesmo!!! rs..
Tonante- Membro
Os 1001rbII que tive ligavam só quando aquecia e acho até que a velocidade era variável.
Não há porque ser diferente.
Não há porque ser diferente.
allexcosta escreveu:Qual a tensão em Tabatinga?
A tensão aqui é de 127v
NFurtado- Membro
Veja o que está escrito em baixo da tomada do seu amp. Deve ser igual ao da foto abaixo (~120V / 60Hz)
Está escrito "100-120v, 50-60Hz."
NFurtado- Membro
Vê se os cabos tão bons e arruma uma foto pra nós.
Tá usando speakon ou p10? Veio junto?
Que tal levar onde comprou?
É, cara, manda fotos das ligações dos cabos, botões/knobs do amp, etc. Se possível, um vídeo.
Você não respondeu algumas perguntas que fizemos e não forneceu muitas informações, então fica mais difícil ajudarmos. Aparentemente você tem pouca experiência com equipamento, certo, já que disse que é a primeira vez que usa cabeçote/caixa?
Uma experiência pessoal: há algum tempo atrás, depois do final do ano, meu equipamento (GK1001RB-II e duas caixas Peavey 4x10) ficou na casa do guitarrista depois de um show, no final de dezembro. Eu ia viajar e ele costuma comemorar o aniversário dele, que é no dia 30, tocando com amigos. Ano passado tocamos, com a banda toda e até toquei com outra projeto meu, de hard rock. Esse ano não pude porque minha esposa queria viajar, mas como confiamos uns nos outros em relação à equipo eu deixei o meu lá pra ele usar, se quisesse.
Depois do início do ano, quando fomos fazer o primeiro ensaio de ano novo, assim que liguei o amp ocorreu um barulho alto, contínuo, mas com alguma intermitência (às vezes parava e voltava). Na hora, pensei: putz!, fizeram alguma m$%& com meu amp, mas fui testando na calma, trocando cabo, etc. e descobri que o problema era o baixo. A bateria de 9v tinha estourado!!!
Por sorte não danificou nada. Tirei a bateria e limpei. No dia não tinha duas baterias pra substituir (o circuito é 18v), mas pude usar o baixo com o circuito deligado (é ativo/passivo, com um switch pra selecionar). No outro dia comprei duas baterias duracell num lugar de confiança (lojas Americanas) e tudo beleza.
Não estou dizendo que é o seu caso. Apenas tentando mostrar que o problema pode ser em outro lugar. Tem de investigar. Se tu não souber como proceder pede a alguém mais experiente e de cabeça fria pra te ajudar. Tu comprou um equipo caro e deve estar de cabeça fervendo com a idéia de ter algo com defeito. Já passei por isso, com baixo, outros amps, etc. Sei como é.
Você não respondeu algumas perguntas que fizemos e não forneceu muitas informações, então fica mais difícil ajudarmos. Aparentemente você tem pouca experiência com equipamento, certo, já que disse que é a primeira vez que usa cabeçote/caixa?
Uma experiência pessoal: há algum tempo atrás, depois do final do ano, meu equipamento (GK1001RB-II e duas caixas Peavey 4x10) ficou na casa do guitarrista depois de um show, no final de dezembro. Eu ia viajar e ele costuma comemorar o aniversário dele, que é no dia 30, tocando com amigos. Ano passado tocamos, com a banda toda e até toquei com outra projeto meu, de hard rock. Esse ano não pude porque minha esposa queria viajar, mas como confiamos uns nos outros em relação à equipo eu deixei o meu lá pra ele usar, se quisesse.
Depois do início do ano, quando fomos fazer o primeiro ensaio de ano novo, assim que liguei o amp ocorreu um barulho alto, contínuo, mas com alguma intermitência (às vezes parava e voltava). Na hora, pensei: putz!, fizeram alguma m$%& com meu amp, mas fui testando na calma, trocando cabo, etc. e descobri que o problema era o baixo. A bateria de 9v tinha estourado!!!
Por sorte não danificou nada. Tirei a bateria e limpei. No dia não tinha duas baterias pra substituir (o circuito é 18v), mas pude usar o baixo com o circuito deligado (é ativo/passivo, com um switch pra selecionar). No outro dia comprei duas baterias duracell num lugar de confiança (lojas Americanas) e tudo beleza.
Não estou dizendo que é o seu caso. Apenas tentando mostrar que o problema pode ser em outro lugar. Tem de investigar. Se tu não souber como proceder pede a alguém mais experiente e de cabeça fria pra te ajudar. Tu comprou um equipo caro e deve estar de cabeça fervendo com a idéia de ter algo com defeito. Já passei por isso, com baixo, outros amps, etc. Sei como é.
Normando Neto- Membro
Bom dia!
Desculpem a demora em responder, mas que aqui onde moro a internet é ruim. Vivo numa região de fronteira do Brasil com a Colômbia e Peru, no meio da Floresta Amazônica, e ao mais simples indício de chuva o sinal da internet desaparece (O detalhe é que aqui chove quase todo dia).
Sim, não tenho experiência. Até hoje só havia usado um pequeno cubo. e sim, minha cabeça está fervendo. Equipo caro, de qualidade mais que atestada por todos, mas essa possibilidade de estar com defeito está me tirando o sossego e o sono.
Um amigo me disse que o problema pode ser na instalação elétrica da minha casa, então vou testá-lo em outro lugar. Aproveitarei para tirar fotos para mandar pra vocês.
Se o barulho persistir, pretendo testá-lo ligado à mesa da igreja, assim poderei ter uma noção se o problema é na caixa ou no amp, ou mesmo no cabo Speakon, uma vez que ligarei o amp, sem a caixa, direto na mesa usando um cabo XRL. Tá certo esse procedimento? Posso fazer assim?
Desculpem a demora em responder, mas que aqui onde moro a internet é ruim. Vivo numa região de fronteira do Brasil com a Colômbia e Peru, no meio da Floresta Amazônica, e ao mais simples indício de chuva o sinal da internet desaparece (O detalhe é que aqui chove quase todo dia).
Sim, não tenho experiência. Até hoje só havia usado um pequeno cubo. e sim, minha cabeça está fervendo. Equipo caro, de qualidade mais que atestada por todos, mas essa possibilidade de estar com defeito está me tirando o sossego e o sono.
Um amigo me disse que o problema pode ser na instalação elétrica da minha casa, então vou testá-lo em outro lugar. Aproveitarei para tirar fotos para mandar pra vocês.
Se o barulho persistir, pretendo testá-lo ligado à mesa da igreja, assim poderei ter uma noção se o problema é na caixa ou no amp, ou mesmo no cabo Speakon, uma vez que ligarei o amp, sem a caixa, direto na mesa usando um cabo XRL. Tá certo esse procedimento? Posso fazer assim?
NFurtado- Membro
Normando Neto escreveu:Comprei meu 1001RB na Alemanha. 220V.
O barulho acontece tanto com o baixo conectado, quanto com o amp ligado sozinho. Testei inclusive com dois baixos. Meus baixos são passivos.
O cabo é de fábrica, veio junto com a caixa.
Quanto à rede elétrica ser confiável... creio que não. A cidade em que vivo é isolada do resto do Brasil. A energia aqui vem de uma pequena usina termoelétrica (acho que é esse o nome) que produz energia através de geradores à diesel. É comum haver queda de energia, inclusive no dia em que liguei o amp pela primeira vez, houve uma queda. O amp estava ligado a um estabilizador, que desarmou quando houve queda, fazendo com que o amp desligasse. Na hora surtei com medo de ter causado algum dano.
A casa em que moro é antiga e não faço ideia de qual a real situação de sua instalação elétrica. Sempre usei meu pequeno cubo sem estresse, mas já me disseram que os cabeçotes são mais sensíveis, não sei.
A tensão do amp é de 100-120v, 50-60Hz. A tensão da rede elétrica da cidade é 127v.
NFurtado- Membro
allexcosta escreveu:Vê se os cabos tão bons e arruma uma foto pra nós.
Olá Allex!
O cabo é speakon. Veio junto da caixa.
Não dá pra levar onde comprei. Fiz a compra do amp num site americano, Amazon, e solicitei a entrega em Leticia, cidade colombiana que faz fronteira com o Brasil em Tabatinga, onde moro.
Fiz assim porque os impostos de importação na Colômbia são mais em conta que no Brasil.
NFurtado- Membro
Faz um troubleshooting padrão. Leva pra casa de alguém que saca de áudio e pede ajuda.
Pessoal, levei o amp pra um teste na igreja ontem. O barulho continuou, porém, diferente do que aconteceu na minha casa, o baixo passou a soar. No entanto, o som do baixo saia com distorção, parecia ligado a um drive. Bem esquisito.
Em seguida, desconectei o cabeçote da caixa e liguei-o à mesa através da saída XLR do direct out. Não fez barulho e o som do baixo saiu normalmente. Fiquei feliz, concluindo, precipitadamente, que o problema não era no cabeçote, mas sim no cabo ou na caixa.
Hoje com a ajuda de um amigo fui a outra igreja para novos testes. Levei só o cabeçote e o cabo speakon. Ligamos o amp em uma caixa de 4 Ohms e... tome barulho. O mesmo barulho irritante, e o som do baixo, um ativo 5 cordas da igreja, distorcido e com pouco volume.
Tiramos o meu cabo e conectamos um cabo speakon do local. Não mudou nada. Continuou na mesma.
Depois usamos outro cabo, um que tem plug speakon em uma ponta e P10 na outra. De novo, não mudou nada. O barulho persistiu e o som do baixo continuou distorcido.
Por fim, ligamos o cabeçote à mesa através do direct out e, como no dia anterior, o som saiu normal, sem o barulho e sem a distorção.
O último teste foi apenas com o meu cabo speakon. Usamos ele para ligar uma caixa de retorno à mesa, e o som saiu limpo. Ou seja, o cabo está em perfeitas condições.
Infelizmente, acho que o problema é mesmo no cabeçote, aparentemente só nas saídas de som para a caixa, uma vez que a saída do direct out está normal.
O que vocês acham?
Se o problema for mesmo nas saídas de som, será que é fácil de resolver?
Desde já agradeço o apoio.
Valeu, amigos!
Em seguida, desconectei o cabeçote da caixa e liguei-o à mesa através da saída XLR do direct out. Não fez barulho e o som do baixo saiu normalmente. Fiquei feliz, concluindo, precipitadamente, que o problema não era no cabeçote, mas sim no cabo ou na caixa.
Hoje com a ajuda de um amigo fui a outra igreja para novos testes. Levei só o cabeçote e o cabo speakon. Ligamos o amp em uma caixa de 4 Ohms e... tome barulho. O mesmo barulho irritante, e o som do baixo, um ativo 5 cordas da igreja, distorcido e com pouco volume.
Tiramos o meu cabo e conectamos um cabo speakon do local. Não mudou nada. Continuou na mesma.
Depois usamos outro cabo, um que tem plug speakon em uma ponta e P10 na outra. De novo, não mudou nada. O barulho persistiu e o som do baixo continuou distorcido.
Por fim, ligamos o cabeçote à mesa através do direct out e, como no dia anterior, o som saiu normal, sem o barulho e sem a distorção.
O último teste foi apenas com o meu cabo speakon. Usamos ele para ligar uma caixa de retorno à mesa, e o som saiu limpo. Ou seja, o cabo está em perfeitas condições.
Infelizmente, acho que o problema é mesmo no cabeçote, aparentemente só nas saídas de som para a caixa, uma vez que a saída do direct out está normal.
O que vocês acham?
Se o problema for mesmo nas saídas de som, será que é fácil de resolver?
Desde já agradeço o apoio.
Valeu, amigos!
NFurtado- Membro
Não dá pra dizer nada. Limpe os jacks, principalmente send/return e veja se melhora. Depois leve a um técnico.
Já tentou plugar o baixo direto no return pra ver se o barulho persiste?
No teste do Direct Out, aciona a chave de POST. O ruído aparece?
gsfteodoro- Membro
Não use estabilizadores: eles geram ruído no som e tendem a mais atrapalhar do que ajudar.O amp estava ligado a um estabilizador, que desarmou quando houve queda, fazendo com que o amp desligasse. Na hora surtei com medo de ter causado algum dano.
Esse amplificador é faminto por energia elétrica(em tese ele gasta mais do que um ar condicionado de potência média) e são pouquissimos os equipamentos de energia elétrica "comuns" que conseguem segurar o baque com segurança e confiabilidade.
Sonikado- Membro
allexcosta escreveu:Não dá pra dizer nada. Limpe os jacks, principalmente send/return e veja se melhora. Depois leve a um técnico.
Desculpe minha ignorância, mas como faço pra limpar dos jacks? O que devo usar na limpeza?
NFurtado- Membro
gsfteodoro escreveu:Já tentou plugar o baixo direto no return pra ver se o barulho persiste?
Ainda não.
Vou fazer esse teste.
NFurtado- Membro
Sonikado escreveu:Não use estabilizadores: eles geram ruído no som e tendem a mais atrapalhar do que ajudar.O amp estava ligado a um estabilizador, que desarmou quando houve queda, fazendo com que o amp desligasse. Na hora surtei com medo de ter causado algum dano.
Esse amplificador é faminto por energia elétrica(em tese ele gasta mais do que um ar condicionado de potência média) e são pouquissimos os equipamentos de energia elétrica "comuns" que conseguem segurar o baque com segurança e confiabilidade.
Valeu, amigo, dica anotada. Não usarei mais estabilizador.
Mas há algum equipamento que eu possa usar pra dar mais proteção ao amp em caso de problema na rede elétrica?
Obrigado!
NFurtado- Membro
NFurtado escreveu:Desculpe minha ignorância, mas como faço pra limpar dos jacks? O que devo usar na limpeza?
Um pouco de limpa contato nos jacks e coloque/tire um plug de cada um umas 30 vezes. Pode também colar um pedaço de lixa fina numa caneta ou palito de churrasco e passar com cuidado.
Para mim este amp já tem motivos suficientes para uma visita à assistência, ou conversar com quem te vendeu solicitando reparo/troca. O amplificador é novo?
^ Ele comprou na Amazon e recebeu na Colômbia. Não rola...
Humm...
Pode ser algum fusível interno, mas temo que seja algo mais sério, com a saída de potência do amp.
^ É que a localização dele é meio complicada. Olha o mapa aí que você vai entender.
Álcool isopropílico também serve para limpar os jacks?
NFurtado- Membro
Serve, mas passando bombril nas partes metálicasNFurtado escreveu:Álcool isopropílico também serve para limpar os jacks?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Ok, obrigado!
NFurtado- Membro
allexcosta escreveu:Não dá pra dizer nada. Limpe os jacks, principalmente send/return e veja se melhora. Depois leve a um técnico.
Desculpe a ignorância de novo, mas send/return são aqueles jacks que ficam na parte frontal do amp?
O que posso ligar neles? O amp? A caixa?
NFurtado- Membro
Acho que tem escrito send e return não tem?
Depois a gente vê o que eles fazem. Vamo tentar fazer seu amp funcionar primeiro.
Depois a gente vê o que eles fazem. Vamo tentar fazer seu amp funcionar primeiro.
NFurtado escreveu:allexcosta escreveu:Não dá pra dizer nada. Limpe os jacks, principalmente send/return e veja se melhora. Depois leve a um técnico.
Desculpe a ignorância de novo, mas send/return são aqueles jacks que ficam na parte frontal do amp?
O que posso ligar neles? O amp? A caixa?
Esses mesmos, que tem escrito FX - Send - Return:
Não repare no mau humor de Allex. O tio é meio ranzinza, às vezes, mas é gente boa.
As portas de send/return são um loop para ligar efeitos. SEND manda o sinal do pré para os efeitos (ou para qualquer aparelho que receber o cabo). RETURN recebe o sinal de volta, supostamente processado pelos efeitos, mas pode receber sinal de qualquer aparelho que funcione como pré (por exemplo: um pedal como o Hartke Bass Attack, Behringher ADI/BDI, etc.) e manda para a etapa de potência, que por sua vez manda para as caixas.
Você pode ligar o SEND em uma potência de P.A., por exemplo, ou para o RETURN de outro cabeçote e terá o som do seu baixo processado pelo pré do GK e amplificado pelo outro amp. Seria um bom teste pra saber se o pré está OK.
Você pode ligar o seu baixo em um pedal que tenha uma saída suficiente para alimentar o POWER do GK (Sansamp, Behringher BDI/ADI, Hartke Bass Attack, etc.) e esse pedal no RETURN do GK, assim o GK funcionaria como estágio de potência e o pedal como pré. Seria um bom teste para saber se o problema está no estágio de potência do GK.
EDIT: MAS FAÇA PRIMEIRO A LIMPEZA QUE TIO ALLEX RECOMENDOU. Faça isso nas saídas P-10 da PARTE DE TRAS DO AMP, também.
Última edição por Normando Neto em Qua Mar 29, 2017 12:02 pm, editado 1 vez(es)
Normando Neto- Membro
Meio OFF-TOPIC 1:
Sobre o consumo do amp: tava tirando as fotos e vi que o bichinho é faminto mesmo. Consumo médio 317 Watts (por hora, suponho) e total 1.476 Watts.
Meio OFF-TOPIC 2:
Descobri que meu apm é "Designed and Assembled in USA". Pensava que era todo feito na China mesmo. Isso significa que ele tem componentes fabricados na China, mas é montado nos USA, não é isso?
Seja como for, componentes chineses ou não, nesses três anos o bichinho tem sido "sólido como uma rocha".
Sobre o consumo do amp: tava tirando as fotos e vi que o bichinho é faminto mesmo. Consumo médio 317 Watts (por hora, suponho) e total 1.476 Watts.
Meio OFF-TOPIC 2:
Descobri que meu apm é "Designed and Assembled in USA". Pensava que era todo feito na China mesmo. Isso significa que ele tem componentes fabricados na China, mas é montado nos USA, não é isso?
Seja como for, componentes chineses ou não, nesses três anos o bichinho tem sido "sólido como uma rocha".
Normando Neto- Membro
Um detalhe a ser considerado COM MUITA CAUTELA, PELO AMOR DE DEUS:
A indicação de tensão no meu amp, que é 220v, é feita por um adesivo de papel preto, pequeno, colado sobre o chassi.
A indicação de tensão no meu amp, que é 220v, é feita por um adesivo de papel preto, pequeno, colado sobre o chassi.
- Muito cuidado com a informaçao abaixo, que é mera especulaçao e só deve ser verificada por um TECNICO QUALIFICADO:
Suponho que sobre uma pintura que diz algo diferente por baixo (outra tensão?).
Então, teoricamente, nosso amigo pode ter um amp em que o adesivo descolou e está indicando a tensão errada.
Normando Neto- Membro
NFurtado, onde, exatamente, você comprou o amp?
Você comprou novo? De loja? Em que país?
Normando Neto- Membro
Ele é montado nos EUA com peças de vários países, como todo amp tem.
Acho que os GK mais novos são montados na China, mas é uma fábrica da gk, não um contrato OEM como da Ampeg ou Behringer.
Acho que os GK mais novos são montados na China, mas é uma fábrica da gk, não um contrato OEM como da Ampeg ou Behringer.
[quote="Normando Neto"][quote="NFurtado"]
Não repare no mau humor de Allex. O tio é meio ranzinza, às vezes, mas é gente boa.
Tranquilo. Não levei a mal. Na verdade, só tenho a agradecer a todos vocês.
Tio Allex, sou seu fã.
Tranquilo. Não levei a mal. Na verdade, só tenho a agradecer a todos vocês.
Tio Allex, sou seu fã.
NFurtado- Membro
Normando Neto escreveu:NFurtado, onde, exatamente, você comprou o amp?
Comprei novo, no site da Amazon, Estados Unidos, e recebi o produto na Colômbia, pois moro na fronteira com esse país.
NFurtado- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2