Como você faria seu contrabaixo?
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Como você faria seu contrabaixo?
A título de curiosidade, fiquei pensando:
- Se um dia, eu mandar construir um baixo, como eu gostaria que fosse?
Daí pensei: Por que não abrir um tópico sobre isso para ver quais as opiniões e o porque delas.
Segue um formulário para ajudar nas respostas:
Vão as minhas respostas:
- Se um dia, eu mandar construir um baixo, como eu gostaria que fosse?
Daí pensei: Por que não abrir um tópico sobre isso para ver quais as opiniões e o porque delas.
Segue um formulário para ajudar nas respostas:
- Código:
- Tipo?
[b][/b]
- Quais as madeiras?
[b][/b]
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
[b][/b]
- Captadores
[b][/b]
- Por que escolheu tudo isso?
[b][/b]
Vão as minhas respostas:
- Tipo?
Singlecut de 5 Cordas, 35", parecido com o Asema (ou um Asema, hehehe) com escala não fanned
- Quais as madeiras?
Acho que eu ficaria horas conversando com o luthier para definir isso. Escala escura com certeza. Top em Radica de Imbuia ou Buckeye Burl
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Mike Pope com tone ativo (Vintage control)
- Captadores
Ficaria em dúvida de duas opções: Ou Smartyn Big Singles ou Seymour Duncan NYC
- Por que escolheu tudo isso?
Sei lá. Nunca tive um baixo desse perfil. A elétrica foi por experiência mesmo. 35" por causa da Bzona. Se a Elixir XLong desse 36", faria com 36", hehehe.
O Eliezer Lara foi um baixo que tive com a elétricas que mais me deixou feliz na hora de tocar. Pena que ele era 34".
gsfteodoro- Membro
- Mensagens : 5423
Localização : Brezil
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
PJ Bass com braço de Jazz Bass com Marcações em bloco e binding
- Quais as madeiras?
Cedro
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo (P) e ativo (J)
- Captadores
SPB1 e algum ativo J
- Por que escolheu tudo isso?
Sempre gostei deste contrabaixo e esta configuração formaria meu "Dream Bass"
PJ Bass com braço de Jazz Bass com Marcações em bloco e binding
- Quais as madeiras?
Cedro
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo (P) e ativo (J)
- Captadores
SPB1 e algum ativo J
- Por que escolheu tudo isso?
Sempre gostei deste contrabaixo e esta configuração formaria meu "Dream Bass"
Última edição por Groovin em Sáb Abr 01, 2017 11:28 am, editado 1 vez(es)
Groovin- Membro
- Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
Faria um 4001 Olivia's Vintage com escudo preto. É como um sunburst, mas não exatamente.
- Quais as madeiras?
Não entendo muito disso, mas, pra substituir o maple, tentaria jacarandá rosa. Marfim também funciona bem, mas dizem que pesa bastante (não sei, teria que ver com um luthier). Se desse pra fazer em maple, faria.
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo, claro. Compraria as peças da Rick mesmo.
- Captadores
Rick mesmo e, se o dinheiro não desse, Stellfner.
- Por que escolheu tudo isso?
É o baixo que mais curto. Ter um feito por luthier não seria nada mal (mas ainda faço questão de um original hehe). Pela dificuldade de se encontrar um Olivia's Vintage, fazer nessa cor seria uma boa.
Faria um 4001 Olivia's Vintage com escudo preto. É como um sunburst, mas não exatamente.
- Quais as madeiras?
Não entendo muito disso, mas, pra substituir o maple, tentaria jacarandá rosa. Marfim também funciona bem, mas dizem que pesa bastante (não sei, teria que ver com um luthier). Se desse pra fazer em maple, faria.
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo, claro. Compraria as peças da Rick mesmo.
- Captadores
Rick mesmo e, se o dinheiro não desse, Stellfner.
- Por que escolheu tudo isso?
É o baixo que mais curto. Ter um feito por luthier não seria nada mal (mas ainda faço questão de um original hehe). Pela dificuldade de se encontrar um Olivia's Vintage, fazer nessa cor seria uma boa.
Willian Casagrande- Membro
- Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
4 cordas, design Jazz Bass com apenas 2 potenciometros concêntricos (volume/tone), corpo “chambered” com cavidade para P e J no braço, cor “seafoam green”, escudo tortoise, braço e escala em ébano, sem inlay na escala, fanned com tarraxas light e extender (drop-D); ponte high mass, body through.
- Quais as madeiras?
corpo: basswood ou qualquer madeira comum para construção
braço: ébano braço e escala
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
passivo
- Captadores
ponte e braço JJ: Nordstrand NJ4SV (split)
opção P do braço: Fender série “Original”
- Por que escolheu tudo isso?
chambered: para reduzir o peso
ponte high mass e tarraxas light: para compensar o neckdive
fanned: curti a uniformidade de tensão das cordas, e ajudaria para afinações mais graves
opções de cavidade PJ: não quero ter vários instrumentos, e posso enjoar de um ou outro
braço todo em ébano sem inlay: acho bonito pra kct, principalmente com a combinação ébano, seafoam green e tortoise
apenas 2 potenciômetros: fica com cara de mais “crássico”. rs
Nordstrand JJ split: gostei do que ouvi, além de reduzir o hum
opção Fender P "Original": tenho e curto
4 cordas, design Jazz Bass com apenas 2 potenciometros concêntricos (volume/tone), corpo “chambered” com cavidade para P e J no braço, cor “seafoam green”, escudo tortoise, braço e escala em ébano, sem inlay na escala, fanned com tarraxas light e extender (drop-D); ponte high mass, body through.
- Quais as madeiras?
corpo: basswood ou qualquer madeira comum para construção
braço: ébano braço e escala
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
passivo
- Captadores
ponte e braço JJ: Nordstrand NJ4SV (split)
opção P do braço: Fender série “Original”
- Por que escolheu tudo isso?
chambered: para reduzir o peso
ponte high mass e tarraxas light: para compensar o neckdive
fanned: curti a uniformidade de tensão das cordas, e ajudaria para afinações mais graves
opções de cavidade PJ: não quero ter vários instrumentos, e posso enjoar de um ou outro
braço todo em ébano sem inlay: acho bonito pra kct, principalmente com a combinação ébano, seafoam green e tortoise
apenas 2 potenciômetros: fica com cara de mais “crássico”. rs
Nordstrand JJ split: gostei do que ouvi, além de reduzir o hum
opção Fender P "Original": tenho e curto
Raul S.- Membro
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Localização : -
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
Um P-Bass com as mesmas specs do Signature Sean Hurley. Pintura em nitro na cor Charcoal Frost, 20 trastes, escala 7,25" e um abafador mecânico na ponte
- Quais as madeiras?
Corpo Alder, braço em maple, escala rosewood
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo, claro
- Captadores
Originais Fender Vintage
- Por que escolheu tudo isso?
Porque moro no Brasil e não tenho condições de comprar o Custom Shop do Sean Hurley, rs
Um P-Bass com as mesmas specs do Signature Sean Hurley. Pintura em nitro na cor Charcoal Frost, 20 trastes, escala 7,25" e um abafador mecânico na ponte
- Quais as madeiras?
Corpo Alder, braço em maple, escala rosewood
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo, claro
- Captadores
Originais Fender Vintage
- Por que escolheu tudo isso?
Porque moro no Brasil e não tenho condições de comprar o Custom Shop do Sean Hurley, rs
Coder- Membro
- Mensagens : 3785
Localização : Brasil
Re: Como você faria seu contrabaixo?
-Tipo?
Um Jazz Bass de 5 cordas fretless com "21 casas". Pintura na cor 3 color sunbusrt. Escala de 34". Espaçamento de cordas da ponte em 18mm. Hardware preto.
- Quais madeiras?
Braço inteiriço de pau marfim, corpo também em pau marfim e escala em rosewood sem as linhas.
-Como montaria a elétrica?
Passivo.
-Captadores
Bartolinis Jazz Bass.
-Por que escolheu tudo isso?
Tenho uma fretless de 6 cordas construídos nessas madeiras, com soapbars Bartolinis P4 e escala mais longa. Hoje prefiro 5 cordas, captadores J e o formato do Jazz bass me veste muito bem.
Um Jazz Bass de 5 cordas fretless com "21 casas". Pintura na cor 3 color sunbusrt. Escala de 34". Espaçamento de cordas da ponte em 18mm. Hardware preto.
- Quais madeiras?
Braço inteiriço de pau marfim, corpo também em pau marfim e escala em rosewood sem as linhas.
-Como montaria a elétrica?
Passivo.
-Captadores
Bartolinis Jazz Bass.
-Por que escolheu tudo isso?
Tenho uma fretless de 6 cordas construídos nessas madeiras, com soapbars Bartolinis P4 e escala mais longa. Hoje prefiro 5 cordas, captadores J e o formato do Jazz bass me veste muito bem.
Tiago Fernando Andreola- Membro
- Mensagens : 21
Localização : Garibaldi - RS
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Eu falaria pro Samuel que quero um JB 6 cordas bacana, versátil, fanned, com binding e marcação em bloco, escala escura e deixaria ele se divertir......
Ops acho que já fiz isso..... Kkkkkk
Ops acho que já fiz isso..... Kkkkkk
Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14306
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
Corpo estilo Jazz Bass,5 cordas, 23 trastes, design "Jazz Bass moderno", inspirado nos Lakland. Espaçamento de ponte 19mm, marcação da escala em bloco de madrepérola, corpo pintado de amarelo "escuro" em cor sólida, escudo vermelho perolado. Tarraxas open gear que sejam de qualidade... Ponte standard Jazz Bass 19mm
- Quais as madeiras?
Ash (corpo)/Maple(braço e escala)
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Ativo.John East Retro preamp
- Captadores
Dimarzio Ultrajazz
- Por que escolheu tudo isso?
Gosto de timbres mais próximos ao Fender MM possíveis, por isso as madeiras acima. A escala clara também representa uma questão estética.23 trastes porque seria algo que não vi ninguém fazer ainda. John East porque é o preamp para Jazz Bass mais incrível que já vi até hoje. Dimarzio porque o som desse captador me agrada de mais. Corpo pintado de amarelo escuro porque fiquei com GAS quando vi um Fender AM Deluxe nessa cor
Corpo estilo Jazz Bass,5 cordas, 23 trastes, design "Jazz Bass moderno", inspirado nos Lakland. Espaçamento de ponte 19mm, marcação da escala em bloco de madrepérola, corpo pintado de amarelo "escuro" em cor sólida, escudo vermelho perolado. Tarraxas open gear que sejam de qualidade... Ponte standard Jazz Bass 19mm
- Quais as madeiras?
Ash (corpo)/Maple(braço e escala)
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Ativo.John East Retro preamp
- Captadores
Dimarzio Ultrajazz
- Por que escolheu tudo isso?
Gosto de timbres mais próximos ao Fender MM possíveis, por isso as madeiras acima. A escala clara também representa uma questão estética.23 trastes porque seria algo que não vi ninguém fazer ainda. John East porque é o preamp para Jazz Bass mais incrível que já vi até hoje. Dimarzio porque o som desse captador me agrada de mais. Corpo pintado de amarelo escuro porque fiquei com GAS quando vi um Fender AM Deluxe nessa cor
Convidado- Convidado
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
Jazz Bass 4 C
- Quais as madeiras?
Qualquer uma que seja leve. Não entendo disso.
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Ativo.John East Retro preamp
- Captadores
Captadores Fender Jazz Bass Custom Shop 60
- Por que escolheu tudo isso?
Por que essa combinação deve falar que só!!!
Jazz Bass 4 C
- Quais as madeiras?
Qualquer uma que seja leve. Não entendo disso.
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Ativo.John East Retro preamp
- Captadores
Captadores Fender Jazz Bass Custom Shop 60
- Por que escolheu tudo isso?
Por que essa combinação deve falar que só!!!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
- Mensagens : 12183
Localização : Salvador-Ba
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
Single Cut, estilo Fodera mesmo, 35", espaçamento de 18, Cordas passando pelo corpo (pela estética)
- Quais as madeiras?
Corpo: Cedro - Braço: Maple com Roxinho - Escala: Maple - Top em Pioppo ou Quilted Maple
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Bartolini + Pré EMG BQC.
- Captadores
Bartolini. Talvez Dual Coil ou Split. Não decidi ainda
- Por que escolheu tudo isso?
Eu vi um com essa elétrica e viajei. Gostaria de tentar essa combinação pra ver se consigo um timbre parecido. Quanto as madeiras, vem de experiências que já tive. Sem falar que sou louco por escala clara.
Single Cut, estilo Fodera mesmo, 35", espaçamento de 18, Cordas passando pelo corpo (pela estética)
- Quais as madeiras?
Corpo: Cedro - Braço: Maple com Roxinho - Escala: Maple - Top em Pioppo ou Quilted Maple
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Bartolini + Pré EMG BQC.
- Captadores
Bartolini. Talvez Dual Coil ou Split. Não decidi ainda
- Por que escolheu tudo isso?
Eu vi um com essa elétrica e viajei. Gostaria de tentar essa combinação pra ver se consigo um timbre parecido. Quanto as madeiras, vem de experiências que já tive. Sem falar que sou louco por escala clara.
patriciofernandes- Membro
- Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Se o tópico não traz limite de orçamento por que vários de vocês estão limitando as escolhas por orçamento?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
6 cordas, corpo estilo "modern" JB
- Quais as madeiras?
Braço e escala de Wenge, só na cera e óleo de limão. Madeira do corpo, a que melhor equilibre o baixo quando tocando em pé
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Um switch de 3 posições, para ligar os captadores em série, parelelo ou "single coil". Volume, Volume, Grave, Médio, Agudo
- Captadores
Um par de caps estilo "MM", de 5 fios, Alnico. Posições dos caps à estudar, mas algo entre um JB 60's e um SR5 HH
- Por que escolheu tudo isso?
Basicamente um SR (em eletrônica) com toques estéticos de JB, com uma escala que proporcione um som "focado" e "agressivo", seja qual for a combinação.
6 cordas, corpo estilo "modern" JB
- Quais as madeiras?
Braço e escala de Wenge, só na cera e óleo de limão. Madeira do corpo, a que melhor equilibre o baixo quando tocando em pé
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Um switch de 3 posições, para ligar os captadores em série, parelelo ou "single coil". Volume, Volume, Grave, Médio, Agudo
- Captadores
Um par de caps estilo "MM", de 5 fios, Alnico. Posições dos caps à estudar, mas algo entre um JB 60's e um SR5 HH
- Por que escolheu tudo isso?
Basicamente um SR (em eletrônica) com toques estéticos de JB, com uma escala que proporcione um som "focado" e "agressivo", seja qual for a combinação.
Vinicius F- Membro
- Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Fernando Zadá escreveu:Eu falaria pro Samuel que quero um JB 6 cordas bacana, versátil, fanned, com binding e marcação em bloco, escala escura e deixaria ele se divertir......
Ops acho que já fiz isso..... Kkkkkk
Mesma coisa que fiz com o meu Little Bass. Só falei pro Samuel que queria um e ponto final.
Ele só me perguntou se eu queria escala clara ou escura.
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Pedulla, Celinder e Rob Allen, pelo visto, já fizeram os baixos q eu queria.
Vc explicou para ele q a cor de uma escala não se atrela ao som q se almeja?
Davi Motta escreveu:...Ele só me perguntou se eu queria escala clara ou escura.
Vc explicou para ele q a cor de uma escala não se atrela ao som q se almeja?
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Pois é, eu me atentei a esse detalhe, pois hora nenhuma o tópico diz "no seu limite de orçamento" rs... Nem ferrando que eu poderia bancar pré J.East,caps Dimarzio, Ash no corpo... Só aqui nessa brincadeira mesmo haha!allexcosta escreveu:Se o tópico não traz limite de orçamento por que vários de vocês estão limitando as escolhas por orçamento?
Convidado- Convidado
Re: Como você faria seu contrabaixo?
- Tipo?
Um PJ
- Quais as madeiras?
Qualquer uma que tornasse o baixo leve. Se fosse escala escura, marcação em bloco
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo. Talvez uma chave de seleção entre os caps
- Captadores
Captadores com som quente e agressivos
- Por que escolheu tudo isso?
Baseado no pouco que conheço, mas se me perguntarem daqui 1 mes provavelmente eu terei mudado minhas respostas
Um PJ
- Quais as madeiras?
Qualquer uma que tornasse o baixo leve. Se fosse escala escura, marcação em bloco
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Passivo. Talvez uma chave de seleção entre os caps
- Captadores
Captadores com som quente e agressivos
- Por que escolheu tudo isso?
Baseado no pouco que conheço, mas se me perguntarem daqui 1 mes provavelmente eu terei mudado minhas respostas
Breno_Barnabe- Membro
- Mensagens : 5361
Localização : São Paulo
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Max Payne escreveu:Pois é, eu me atentei a esse detalhe, pois hora nenhuma o tópico diz "no seu limite de orçamento" rs...
A psique de um país em eterna crise.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Esse post vai ser legal porque como já estou construindo um, vou usar pra sedimentar as ideias para os próximos a construir hehe
- Tipo?
dois shapes que quero fazer
a. Coronado Bass
b. tb-64
Definitivamente braço parafusado. Pro coronado provavelmente evitar usar pedaço colado, mas pro TB facilmente faria uma junção no centro. Ambos com tensor de barra dupla-ação dupla, com longarina e verniz fosco atrás. Tarraxas Vintage gotoh inline, com string retainer com rolamento (ambos cromados), nut de Tusk.
Coronado com tremolo Bigsby, TB com a ponte larga pra bass vi da Staytrem e tremolo original (seria um sonho?).
- Quais as madeiras?
Pro tb eu iria facilmente de marupá com braço de pau marfim e escala em rosewood ou roxinho. Se eu fosse dar o acabamento em pintura roxo metálico, usaria talvez algo na linha do box elder, da Tulipwood. Dependendo do pedaço da madeira, até pintaria de cor da café (marrom bem escuro quase preto e com um leve sparkle dourado, bem discreto). Se fechasse a pintura com branco, aí iria querer uma escala em ébano ou em roxinho. Escala com friso se for escura, sem friso se for com as madeiras predominantemente claras. Inlay em bloco padrão fender, sempre (apesar que pra esse esquisitinho, eu abriria a possibilidade de ir além e fazer inlay com led).
Pro coronado seguiria o padrão fender alder/maple com escala de pau ferro OU alguma madeira rígida que seja bem desenhada, nas linhas do Zebrawood, do ébano preto e branco. ah, sim, o coronado eu iria de Crimson Red sem pestanejar, com frisos brancos no corpo e na escala.
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Captação ativa, já estou acostumada com o esquema do Jaguar bass (volumes separados, tone agudo e grave), acho bem versátil, mas o TB eu seguiria a elétrica do Rascal. Mas também não me oponho a incluir aquele chaveamento de Jaguar (apesar de querer aqueles rocker switches iguais ao doTB-64-- dava pra embutir um booster e alguns outros efeitos pra encher de botão inútil hehe)
- Captadores
Já que o TB seria um frank, eu usaria os Seymour Duncan lipstick Strat que a fender usou no frankenbaixo deles, o Rascal bass.
Pro coronado, iria na combinação campeã PJ pick + JB pick (por que não, né?).
- Por que escolheu tudo isso?
Sei lá, por que eu tenho mau gosto e gosto de baixos esquisitões? Já estou construindo um Bass VI, gosto bastante da Fender (não só dos instrumentos mas em termos de projeto de produção eu acho muito massa). São raros os modelos fora da fender que me chamam atenção e tenho boas referências musicais usando o tb, agora o coronado nem sei como eu iria usar HAHAHA. Mas definitivamente agregaria diversidade à minha coleção (imaginária).
Em termos de escolha cosmética, eu caminho por dois lados distantes: um é gostar muito das paletas da Fender déc-60 e a outra é gostar muito de cyberpunk. O bass vi que estou construindo agora está caminhando para esse padrão fender surfer com algumas boas interveções, então quero seguir pelo coronado na linha clássica também e pegar o outro doido pra fazer algo bem futurista oitentista-noventista.
E o mais engraçado é por que diabos eu to querendo trêmolo em todos os instrumentos, se eu nem tenho hábito ou toco coisas que fazem uso kkkk.
- Tipo?
dois shapes que quero fazer
a. Coronado Bass
b. tb-64
Definitivamente braço parafusado. Pro coronado provavelmente evitar usar pedaço colado, mas pro TB facilmente faria uma junção no centro. Ambos com tensor de barra dupla-ação dupla, com longarina e verniz fosco atrás. Tarraxas Vintage gotoh inline, com string retainer com rolamento (ambos cromados), nut de Tusk.
Coronado com tremolo Bigsby, TB com a ponte larga pra bass vi da Staytrem e tremolo original (seria um sonho?).
- Quais as madeiras?
Pro tb eu iria facilmente de marupá com braço de pau marfim e escala em rosewood ou roxinho. Se eu fosse dar o acabamento em pintura roxo metálico, usaria talvez algo na linha do box elder, da Tulipwood. Dependendo do pedaço da madeira, até pintaria de cor da café (marrom bem escuro quase preto e com um leve sparkle dourado, bem discreto). Se fechasse a pintura com branco, aí iria querer uma escala em ébano ou em roxinho. Escala com friso se for escura, sem friso se for com as madeiras predominantemente claras. Inlay em bloco padrão fender, sempre (apesar que pra esse esquisitinho, eu abriria a possibilidade de ir além e fazer inlay com led).
Pro coronado seguiria o padrão fender alder/maple com escala de pau ferro OU alguma madeira rígida que seja bem desenhada, nas linhas do Zebrawood, do ébano preto e branco. ah, sim, o coronado eu iria de Crimson Red sem pestanejar, com frisos brancos no corpo e na escala.
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Captação ativa, já estou acostumada com o esquema do Jaguar bass (volumes separados, tone agudo e grave), acho bem versátil, mas o TB eu seguiria a elétrica do Rascal. Mas também não me oponho a incluir aquele chaveamento de Jaguar (apesar de querer aqueles rocker switches iguais ao doTB-64-- dava pra embutir um booster e alguns outros efeitos pra encher de botão inútil hehe)
- Captadores
Já que o TB seria um frank, eu usaria os Seymour Duncan lipstick Strat que a fender usou no frankenbaixo deles, o Rascal bass.
Pro coronado, iria na combinação campeã PJ pick + JB pick (por que não, né?).
- Por que escolheu tudo isso?
Sei lá, por que eu tenho mau gosto e gosto de baixos esquisitões? Já estou construindo um Bass VI, gosto bastante da Fender (não só dos instrumentos mas em termos de projeto de produção eu acho muito massa). São raros os modelos fora da fender que me chamam atenção e tenho boas referências musicais usando o tb, agora o coronado nem sei como eu iria usar HAHAHA. Mas definitivamente agregaria diversidade à minha coleção (imaginária).
Em termos de escolha cosmética, eu caminho por dois lados distantes: um é gostar muito das paletas da Fender déc-60 e a outra é gostar muito de cyberpunk. O bass vi que estou construindo agora está caminhando para esse padrão fender surfer com algumas boas interveções, então quero seguir pelo coronado na linha clássica também e pegar o outro doido pra fazer algo bem futurista oitentista-noventista.
E o mais engraçado é por que diabos eu to querendo trêmolo em todos os instrumentos, se eu nem tenho hábito ou toco coisas que fazem uso kkkk.
Última edição por chiberia em Seg Abr 03, 2017 9:52 am, editado 1 vez(es)
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Um post para ser revisitado daqui uns anos ou meses.
Fabio Linhares- Membro
- Mensagens : 1209
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Bom... como não sou expert na anatomia de um baixo elétrico, contrataria uma equipe de uns cinco caras aqui desse forum mesmo, pra serem meus conselheiros, sobre as madeiras, modelos, resultados sonoros, captação, em fim... tudo.
Daí começaria a construir um baixo de 6 cordas e um de 4. Gosto da aparência do JB e dos MM assim como os seus respectivos sons. Tenho outras frescuras também como uma paixão mesmo pelos piores áudios do Nico e por aí vai.... muita informação pra passar pelo crivo dos meus conselheiros. Kkkkkkkkkkkkk
Sobre meu acústico, como sou violoncelista de formação, meu sonho de consumo é um contrabassetto modelo Gamba do Andrea Spada só que com Captação Realist SoundClip mesclada com o mic DPA 4099B.
Daí começaria a construir um baixo de 6 cordas e um de 4. Gosto da aparência do JB e dos MM assim como os seus respectivos sons. Tenho outras frescuras também como uma paixão mesmo pelos piores áudios do Nico e por aí vai.... muita informação pra passar pelo crivo dos meus conselheiros. Kkkkkkkkkkkkk
Sobre meu acústico, como sou violoncelista de formação, meu sonho de consumo é um contrabassetto modelo Gamba do Andrea Spada só que com Captação Realist SoundClip mesclada com o mic DPA 4099B.
elson.arcos- Membro
- Mensagens : 254
Localização : Manaus
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Se eu te falar que eu criei esse tópico pensando exatamente nisso...allexcosta escreveu:Se o tópico não traz limite de orçamento por que vários de vocês estão limitando as escolhas por orçamento?
Em que as respostas viriam ainda com o "como anda meu bolso", você acredita?
E é exatamente o que vejo...
gsfteodoro- Membro
- Mensagens : 5423
Localização : Brezil
Re: Como você faria seu contrabaixo?
allexcosta escreveu:Se o tópico não traz limite de orçamento por que vários de vocês estão limitando as escolhas por orçamento?
Porque a gente pensa em "dinheiros", né. É o nexo social.
Willian Casagrande- Membro
- Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Willian Casagrande escreveu:allexcosta escreveu:Se o tópico não traz limite de orçamento por que vários de vocês estão limitando as escolhas por orçamento?
Porque a gente pensa em "dinheiros", né. É o nexo social.
Porque também a gente fica triste ao lembrar que aquela coisa bonita e sonhadora que queremos fazer é na verdade impraticável e (provavelmente) não vai acontecer.
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Já estou trabalhando no meu baixo "signature"
Optei por ter como base não um instrumento de luthier, mas sim um modelo consolidado no mercado que eu gosto. No caso o Precision.
Gosto de 5 cordas. Por isso peguei um Squier P5
As tarraxas dele são boas, seguram bem a afinação, por isso não serão trocadas.
Não alterarei a marca para Fender como muitos fazem. Não vejo motivos para isso. É um instrumento honesto, de bom custo benefício, que tem uma boa pegada.
As modificações que farei serão as seguintes.
1- Novos trastes médio jumbo;
2- Nut de latão;
3- Ponte Badass ou equivalente;
4- Novo captador P (seymour duncan);
5- Instalação de um captador MM no exato sweet spot do MM (vai ficar colado no captador P, o escudo será modificado para isso);
6- Circuito de MM 3 bandas (seymour duncan) modificado por mim para funcionar com dois pots duplos (assim o visual do baixo não vai ficar prejudicado);
7- Instalação de uma chave de 5 posições para configurações dos captadores;
8- Instalação de straplock;
10- Pintura: Esse é o único 'senão'... Pensei em pintar de verde sparkle com escudo espelhado ou para homenagear meu time do coração (Chape) e o meu baixista predileto (o impreciso e péssimo baixista Steve Harris), mas a pintura original do baixo (branca que está ficando creme) e o escudo também original (turtle red) também me agradam, principalmente que ele já tem uns arranhões e está, com o tempo, ficando naturalmente Relic. A tendência é deixar assim mesmo. Até porque, deixando assim, não cuidarei de arranhões e coisas do tipo para modificar o baixo e ele ficará com um visual despojado e interessante, o que eu gosto também em alguns tipos de instrumento.
Respondendo agora ao formulário:
- Tipo?
Precision/MM
- Quais as madeiras?
A madeira desse squier, se não me engano é basswood no corpo e a escala em maple.
São madeiras legais, gosto de ambas. O pessoal tem um certo preconceito com basswood sei lá por que, mas é pura besteira. Os MM Bongo também são feitos dessa madeira...
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Como dito acima, ativo.
- Captadores
P/MM
- Por que escolheu tudo isso?
Gosto do corpo, do timbre e da tocabilidade do Precision e do timbre do MM. Curto bastante um bass 5 cordas. Então resolvi colocar tudo em um só para diminuir drasticamente o número de baixos no meu set. Hoje são 6. Quero diminuir para a metade e parar de ficar gastando dinheiro com baixos.
Optei por ter como base não um instrumento de luthier, mas sim um modelo consolidado no mercado que eu gosto. No caso o Precision.
Gosto de 5 cordas. Por isso peguei um Squier P5
As tarraxas dele são boas, seguram bem a afinação, por isso não serão trocadas.
Não alterarei a marca para Fender como muitos fazem. Não vejo motivos para isso. É um instrumento honesto, de bom custo benefício, que tem uma boa pegada.
As modificações que farei serão as seguintes.
1- Novos trastes médio jumbo;
2- Nut de latão;
3- Ponte Badass ou equivalente;
4- Novo captador P (seymour duncan);
5- Instalação de um captador MM no exato sweet spot do MM (vai ficar colado no captador P, o escudo será modificado para isso);
6- Circuito de MM 3 bandas (seymour duncan) modificado por mim para funcionar com dois pots duplos (assim o visual do baixo não vai ficar prejudicado);
7- Instalação de uma chave de 5 posições para configurações dos captadores;
8- Instalação de straplock;
10- Pintura: Esse é o único 'senão'... Pensei em pintar de verde sparkle com escudo espelhado ou para homenagear meu time do coração (Chape) e o meu baixista predileto (o impreciso e péssimo baixista Steve Harris), mas a pintura original do baixo (branca que está ficando creme) e o escudo também original (turtle red) também me agradam, principalmente que ele já tem uns arranhões e está, com o tempo, ficando naturalmente Relic. A tendência é deixar assim mesmo. Até porque, deixando assim, não cuidarei de arranhões e coisas do tipo para modificar o baixo e ele ficará com um visual despojado e interessante, o que eu gosto também em alguns tipos de instrumento.
Respondendo agora ao formulário:
- Tipo?
Precision/MM
- Quais as madeiras?
A madeira desse squier, se não me engano é basswood no corpo e a escala em maple.
São madeiras legais, gosto de ambas. O pessoal tem um certo preconceito com basswood sei lá por que, mas é pura besteira. Os MM Bongo também são feitos dessa madeira...
- Como montaria a elétrica? (Passivo/Ativo. Se ativo, qual?)
Como dito acima, ativo.
- Captadores
P/MM
- Por que escolheu tudo isso?
Gosto do corpo, do timbre e da tocabilidade do Precision e do timbre do MM. Curto bastante um bass 5 cordas. Então resolvi colocar tudo em um só para diminuir drasticamente o número de baixos no meu set. Hoje são 6. Quero diminuir para a metade e parar de ficar gastando dinheiro com baixos.
NESCAU- Membro
- Mensagens : 2426
Localização : Criciúma, SC, Brasil
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Não pense assim.chiberia escreveu:Willian Casagrande escreveu:allexcosta escreveu:Se o tópico não traz limite de orçamento por que vários de vocês estão limitando as escolhas por orçamento?
Porque a gente pensa em "dinheiros", né. É o nexo social.
Porque também a gente fica triste ao lembrar que aquela coisa bonita e sonhadora que queremos fazer é na verdade impraticável e (provavelmente) não vai acontecer.
Nunca imaginaria que eu teria, por exemplo, um Factor.
Principalmente 9V.
Nós temos que sonhar sim e nunca desistir.
Cara, é possível.
gsfteodoro- Membro
- Mensagens : 5423
Localização : Brezil
Re: Como você faria seu contrabaixo?
Tenho que pensar bastante, mas até hoje tudo o que eu quero em um baixo eu encontro nos que já existem.
pedrohenrique.astronauta- Membro
- Mensagens : 9200
Localização : Volta Redonda-RJ
Re: Como você faria seu contrabaixo?
gsfteodoro escreveu:Não pense assim.chiberia escreveu:Willian Casagrande escreveu:allexcosta escreveu:Se o tópico não traz limite de orçamento por que vários de vocês estão limitando as escolhas por orçamento?
Porque a gente pensa em "dinheiros", né. É o nexo social.
Porque também a gente fica triste ao lembrar que aquela coisa bonita e sonhadora que queremos fazer é na verdade impraticável e (provavelmente) não vai acontecer.
Nunca imaginaria que eu teria, por exemplo, um Factor.
Principalmente 9V.
Nós temos que sonhar sim e nunca desistir.
Cara, é possível.
Com certeza, coloquei mais como uma reação automática, mas acho que isso também seja alimentado pelas limitações que vão além das econômicas; uma madeira que se ache bonita mas não sirva para a função imaginada (que não seja dura o suficiente para uma escala, por exemplo), ou que você simplesmente não consiga adquirir um pedaço dela (por estar extinta, proibida de ser comercializada ou simplesmente não terem rotas prontas para ela ser importada para as suas mãos). É mais fácil sonhar com um instrumento pronto que você queira por as mãos e seja muito relíquia do que, por exemplo, com uma ponte de uma marca obscura de instrumentos musicais que só existiu durante uma década. Aí a gente fica só no sonho, né? hehehe
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