Dúvida caixas
+8
Stormbringer
joabi
castrodg
Claudio Mengarda
SILVIAO
Sandro Levi
allexcosta
deathenrique
12 participantes
Página 1 de 1
Re: Dúvida caixas
Vi vocês falando sobre frequência, e sobre o que o Allexcosta falou sobre caixa reduzida, irei fazer uma pergunta. Comprei uma teksound 1x15 c/ driver reduzida, uso a afinação DGCF, e tem músicas que tenho que usar essa afinação dropada (CGCF). Prejudicaria a caixa (ou o falante) em receber uma frequência mais baixa?
deathenrique- Membro
heenrique_bass escreveu:Vi vocês falando sobre frequência, e sobre o que o Allexcosta falou sobre caixa reduzida, irei fazer uma pergunta. Comprei uma teksound 1x15 c/ driver reduzida, uso a afinação DGCF, e tem músicas que tenho que usar essa afinação dropada (CGCF). Prejudicaria a caixa (ou o falante) em receber uma frequência mais baixa?
Poderiam me ajudar com essa dúvida?
deathenrique- Membro
^ É que é um pouco difícil de falar sem conhecer bem. Mas toda vez que você baixa a frequência e mantém o spl, o potencial de excursão extra e dano cresce.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:^ É que é um pouco difícil de falar sem conhecer bem. Mas toda vez que você baixa a frequência e mantém o spl, o potencial de excursão extra e dano cresce.
No caso, mais grave, mais dano na caixa que tenho de 1x15 reduzida da Teksound? O ideal seria pegar mais uma pra, digamos, "espalhar" o som? Estava pensando em pegar mais uma de 2x12 ou 2x10.
deathenrique- Membro
Em qualquer caixa.
- Redução de tamanho
- Grave
- Volume
Escolha dois.
- Redução de tamanho
- Grave
- Volume
Escolha dois.
heenrique_bass escreveu:heenrique_bass escreveu:Vi vocês falando sobre frequência, e sobre o que o Allexcosta falou sobre caixa reduzida, irei fazer uma pergunta. Comprei uma teksound 1x15 c/ driver reduzida, uso a afinação DGCF, e tem músicas que tenho que usar essa afinação dropada (CGCF). Prejudicaria a caixa (ou o falante) em receber uma frequência mais baixa?
Poderiam me ajudar com essa dúvida?
Heenrique, acho que você deve consultar o pessoal da Teksound. Como as caixas e os falantes que eles usam, não têm especificações técnicas divulgadas, fica difícil opinar. Normalmente, qualquer frequência/nota tocada muito abaixo de Fb, irá provocar severas excursões ao cone do falante. Muitos amplificadores , já vêm com a proteção necessária para combater esse efeito mas...
Abraço!
Sandro
Sandro Levi- Membro
Dúvida caixas
allexcosta escreveu:Em qualquer caixa.
- Redução de tamanho
- Grave
- Volume
Escolha dois.
Escolha dois?
Duas caixas tu quis dizer?
deathenrique- Membro
Dois itens.
Tá um pouco difícil pra mim entender a dúvida.
Tentando... Sim, afinação dropada exige mais dos falantes. Sim, arrumar outra caixa divide o trabalho e diminui a possibilidade de dano. Pra falar graves atípicos, uma 2x12 se sairá melhor que uma 2x10.
Para falar mais, é necessário ter as specs dos falantes e das caixas.
Tá um pouco difícil pra mim entender a dúvida.
Tentando... Sim, afinação dropada exige mais dos falantes. Sim, arrumar outra caixa divide o trabalho e diminui a possibilidade de dano. Pra falar graves atípicos, uma 2x12 se sairá melhor que uma 2x10.
Para falar mais, é necessário ter as specs dos falantes e das caixas.
Agradeço pelas respostas Sandro e Allex.
é que tenho pressentimento que com a afinação que toco, parece embolar com o som mais alto nas notas graves, peguei justamente 1x15 pra não ter esse problema, mas ai a questão seria pela caixa ser reduzida então. (Falante é um voxsound de 15, 300w e está ligado em 8ohms)
é que tenho pressentimento que com a afinação que toco, parece embolar com o som mais alto nas notas graves, peguei justamente 1x15 pra não ter esse problema, mas ai a questão seria pela caixa ser reduzida então. (Falante é um voxsound de 15, 300w e está ligado em 8ohms)
deathenrique- Membro
heenrique_bass escreveu:Agradeço pelas respostas Sandro e Allex.
Fala Heenrique_bass,
Você deve entender, que cada caso é um caso, mas há duas coisas a se considerar no seu caso:
1- Alto falantes maiores, sempre têm mais facilidade/possibilidade de "embolar" o som que alto falantes menores, claro que observando e respeitando o projeto de cada caixa ou sistema usado. Acho que uma caixa, bem projetada com bons 2x12 , teria menos possibilidades de "embolar" o som. Bons projetos, sempre darão bons resultados independente do tamanho do alto falante.
2- Quem fabrica ou compra caixas reduzidas, está pagando o preço por isso conscientemente. Ganha-se em espaço e peso, mas perde-se em coerência/linearidade na resposta. Alguns alto falantes de ótima qualidade, (carí$$imos) , conseguem driblar esse fenômeno.
Esses dados sobre o alto falante da vox sound, usado na sua caixa, são insuficientes para qualquer análise. Talvez o fabricante da tua caixa consiga te ajudar. Ou ele, ou praticamente ninguém mais.
Abraço!
Sandro Levi- Membro
Sandro Levi escreveu:heenrique_bass escreveu:Agradeço pelas respostas Sandro e Allex.
Fala Heenrique_bass,
Você deve entender, que cada caso é um caso, mas há duas coisas a se considerar no seu caso:
1- Alto falantes maiores, sempre têm mais facilidade/possibilidade de "embolar" o som que alto falantes menores, claro que observando e respeitando o projeto de cada caixa ou sistema usado. Acho que uma caixa, bem projetada com bons 2x12 , teria menos possibilidades de "embolar" o som. Bons projetos, sempre darão bons resultados independente do tamanho do alto falante.
2- Quem fabrica ou compra caixas reduzidas, está pagando o preço por isso conscientemente. Ganha-se em espaço e peso, mas perde-se em coerência/linearidade na resposta. Alguns alto falantes de ótima qualidade, (carí$$imos) , conseguem driblar esse fenômeno.
Esses dados sobre o alto falante da vox sound, usado na sua caixa, são insuficientes para qualquer análise. Talvez o fabricante da tua caixa consiga te ajudar. Ou ele, ou praticamente ninguém mais.
Abraço!
valeu pela resposta Sandro,
Mandei email pro Rogério da Teksound perguntando qual caixa responderia legal com a 1x15 reduzida, ele me sugeriu uma 2x10 com driver ou 4x8 com tweeter, caso eu queira usar com mais potencia o meu cabeçote. Mas não sei se não faço a loucura de pegar uma caixa 4x10 de uma vez e deu boa.
deathenrique- Membro
Pega uma 4x10 definitiva.As vezes o dinheiro gasto em duas boas caixas,compra uma excelente.
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:Pega uma 4x10 definitiva.As vezes o dinheiro gasto em duas boas caixas,compra uma excelente.
Melhor opção pra quem não tem problema com tamanho e peso.
allexcosta escreveu:Em qualquer caixa.
- Redução de tamanho
- Grave
- Volume
Escolha dois.
Muito legal este ponto de vista!
Claudio Mengarda- Membro
Claudio Mengarda escreveu:Muito legal este ponto de vista!
Não é ponto de vista e tampouco criado por mim. É um conceito conhecido no mundo do áudio.
allexcosta escreveu:SILVIAO escreveu:Pega uma 4x10 definitiva.As vezes o dinheiro gasto em duas boas caixas,compra uma excelente.
Melhor opção pra quem não tem problema com tamanho e peso.
Concordo e assino embaixo. Tenho uma 4x10 da teksound e nada a reclamar. Aliás, um dos meus baixos está afinado em CFA#D# e a caixa vai muito bem com ele também
castrodg- Membro
allexcosta escreveu:Claudio Mengarda escreveu:Muito legal este ponto de vista!
Não é ponto de vista e tampouco criado por mim. É um conceito conhecido no mundo do áudio.
Entendo, e continua sendo legal
Claudio Mengarda- Membro
^ Caraca, maluco. Vou até salvar...
hahaha conceito universal.
joabi- Eterno Colaborador
^ Eu sei, mas não tinha em gif.
Irei desenterrar esse tópico.
Surgiu uma Rox Stage RSB-210, dois falantes de 10, caixa em 8 ohms, creio que foi pouco usada, enfim, gostaria de saber se pro som que toco é recomendada? Eu estava cogitando pegar uma hartke vx410, mas ta fugindo do meu orçamento já com o frete...
Surgiu uma Rox Stage RSB-210, dois falantes de 10, caixa em 8 ohms, creio que foi pouco usada, enfim, gostaria de saber se pro som que toco é recomendada? Eu estava cogitando pegar uma hartke vx410, mas ta fugindo do meu orçamento já com o frete...
deathenrique- Membro
Muito difícil dizer, sem conhecer nada sobre a caixa. Em princípio, acho pouco, porém, duas caixas dessas são uma boa opção. Se for show pequeno leva uma, se for maior, leva as duas. Fácil de carregar e atende todo tipo de gig comum.
Não sei dizer nada sobre durabilidade, qualidade dos falantes ou do som.
heeeeeeeeeenrique, você ta sentindo necessidade de algo a mais no seu set atual, ou só ta pensando no nível teórico da coisa?
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:heeeeeeeeeenrique, você ta sentindo necessidade de algo a mais no seu set atual, ou só ta pensando no nível teórico da coisa?
estou querendo mais uma caixa por questão de timbre e pra suprir gigs em lugares maiores que a 1x15 reduzida não dê conta. Mas pro estilo que toco, preciso de pressão sonora. Estou na maior dúvida se pego 2x12 ou 4x10, mas a 2x12 é mais difícil de se achar. Até cheguei a experimentar uma 2x10 da Meteoro junto com a 1x15 reduzida, mas não gostei da Meteoro.
deathenrique- Membro
Esquece meteoro...
Então é prevendo que você ainda vá precisar no futuro.
Se a ideia é continuar usando a 1x15 junto com a nova, eu pegaria uma 2x10, da teksound(as minhas tem um grave mais presente que o da 1x15, e mais nitido).
Se a ideia fosse descartar a 1x15, eu pegaria uma 4x10 ou uma 2x12, em 4ohms. E nesse caso, seria interessante abrir mais o bolso e pegar, por exemplo, uma WBass. Ai é investimento definitivo.
Acho que ja falaram ai em cima, se você AINDA não precisa, segura a onda, junta grana pra pegar uma caixa melhor mesmo.
Então é prevendo que você ainda vá precisar no futuro.
Se a ideia é continuar usando a 1x15 junto com a nova, eu pegaria uma 2x10, da teksound(as minhas tem um grave mais presente que o da 1x15, e mais nitido).
Se a ideia fosse descartar a 1x15, eu pegaria uma 4x10 ou uma 2x12, em 4ohms. E nesse caso, seria interessante abrir mais o bolso e pegar, por exemplo, uma WBass. Ai é investimento definitivo.
Acho que ja falaram ai em cima, se você AINDA não precisa, segura a onda, junta grana pra pegar uma caixa melhor mesmo.
Stormbringer- Membro
O problema que as Wbass é muito pro meu bolso, ainda cogitaria pegar uma vx410 usada, se fosse o caso. As teksound, eu estou meio assim pelo que alguns falaram aqui de não se escutar no palco...
deathenrique- Membro
As minhas teksound são muito boas. (Eu tenho uma 1x15 full size, uma 2x10 com driver, e uma 2x10 sem driver).
Mas se você for comparar com uma Wbass fica complicado . Eu trocaria as 3 a qualquer hora do dia, por uma wbass 4x10 ou 2x12.
Mas se você for comparar com uma Wbass fica complicado . Eu trocaria as 3 a qualquer hora do dia, por uma wbass 4x10 ou 2x12.
Stormbringer- Membro
Eu tenho muito que trocar minha meteoro 4x10, uma embolacera f****
Última edição por allexcosta em Sex Set 01, 2017 9:34 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Palavreado chulo)
Claudio Mengarda- Membro
Stormbringer escreveu:As minhas teksound são muito boas. (Eu tenho uma 1x15 full size, uma 2x10 com driver, e uma 2x10 sem driver).
Mas tu sente muita diferença entre a 2x10 com driver e sem driver no quesito de grave?
eu ainda tenho receio das Teksound
deathenrique- Membro
Cara, eu gostei da Rox Stage que peguei, mas, como comprei há pouco e não pude testá-la ainda, não vou recomendar. Lembrando que tô usando um par de Celestion 2x12 e não os falantes Novik que eles usam. Tô gostando do resultado.
A série VX é muito boa. Eu já toquei na 1x15 e achei massa. Uma 4x10 deve servir pra você, e acha por 2 pilas por aí..
A série VX é muito boa. Eu já toquei na 1x15 e achei massa. Uma 4x10 deve servir pra você, e acha por 2 pilas por aí..
Willian Casagrande- Membro
heenrique_bass escreveu:Irei desenterrar esse tópico.
Numa boa? Você já tem um histórico bem problemático, mas bem esclarecedor, com seus equipamentos. Caixa que queimou não sei quantas vezes por abuso, amp trabalhando com ganho e volume muito altos para conseguir se ouvir, toca com baixo em drop, em banda com som pesado, e toca na cena underground, onde seu sistema tem que segurar sozinho o som do baixo durante a apresentação.
Você precisa de, no mínimo, uma excelente 4x10, com projeto muito decente e que suporte esses graves todos, e um amp que te permita trabalhar folgado, mesmo em situações sem PA. Acho que qualquer outro atalho vai só te fazer queimar dinheiro e passar raiva…
Joabi,
deixar bem claro, quando queimei as duas vezes o falante da minha caixa, nem tava tocando com minha banda de metal, tava tocando com uma banda de rock/blues afinado em E standard, nem tava exagerando em quesito volume/ganho, e outra, depois de muita pesquisa e uma olhada de um técnico, aquele falante que me mandaram com a caixa, tava com a bobina errada, foi substituído e está aguentando o tranco faz um bom tempo. Enfim, estou estudando em pegar a vx410 ou uma marshall que apareceu...
deixar bem claro, quando queimei as duas vezes o falante da minha caixa, nem tava tocando com minha banda de metal, tava tocando com uma banda de rock/blues afinado em E standard, nem tava exagerando em quesito volume/ganho, e outra, depois de muita pesquisa e uma olhada de um técnico, aquele falante que me mandaram com a caixa, tava com a bobina errada, foi substituído e está aguentando o tranco faz um bom tempo. Enfim, estou estudando em pegar a vx410 ou uma marshall que apareceu...
deathenrique- Membro
São projetos bem diferentes, a sem driver tem menor litragem e tem os falantes mais potentes(225w cada falante, contra 150 da com driver), a resposta de graves dela, apesar da litragem menor da caixa, é mais forte e mais nitida, talvez por conta dos falantes.heenrique_bass escreveu:
Mas tu sente muita diferença entre a 2x10 com driver e sem driver no quesito de grave?
eu ainda tenho receio das Teksound
E, por incrivel que pareça, eu acho o grave da 2x10 melhor que o da 1x15. Note, eu comprei as caixas na medida em que fui precisando meio que na urgencia da gig, se eu pudesse esperar pra comprar algo diferente, seria uma wbass 4x10 ou 2x12. Mas eu sempre elogio as minhas teksound porque são quase 4 anos da primeira, e 3 da segunda(a 2x10 com driver que uso todo santo show), São suficientes pra mim acho que pra qualquer tipo de palco que minhas bandas precisarem tocar.
O que o Joabi falou faz todo sentido, mantra "ganho não é volume" pra evitar trabalhar clipando. Estudar um pouco da parte técnica também ajuda nesses tipos de dúvida, ainda dou risadinhas comigo mesmo quando lembro da suposta ligação da saida de potencia do amp, no input de instrumento do outro
As vx410 usadas são praticamente na mesma faixa de preço das Wbass. Sei la, eu já toquei numa vx410 e ja ouvi uma Wbass 4x10 ao vivo, ambas são ótimas, mas a WBass deu uma sensação "som ilimitado" kakka.
Stormbringer- Membro
Aqui uma foto das teksound 2x10, a de cima com driver, e a de baixo sem:
Aqui a minha 1x15 full, que faz tempo que nao uso em show, mas eu uso em casa as vezes:
nao achei foto minha com a vx410, mas toquei em uma hartke similar(mas sem driver):
Mas, enfim, se vc ta precisando aumentar o ganho pra conseguir volume, ou seu head é fraco(nao sei se é o caso), ou voce realmente ta precisando de mais caixa... uma 1x15 reduzida só serve pra tocar em barzinho pequeno, e olhe lá!
Aqui a minha 1x15 full, que faz tempo que nao uso em show, mas eu uso em casa as vezes:
nao achei foto minha com a vx410, mas toquei em uma hartke similar(mas sem driver):
Mas, enfim, se vc ta precisando aumentar o ganho pra conseguir volume, ou seu head é fraco(nao sei se é o caso), ou voce realmente ta precisando de mais caixa... uma 1x15 reduzida só serve pra tocar em barzinho pequeno, e olhe lá!
Stormbringer- Membro
Acho que achei o tópico pra tirar minhas dúvidas, maldita ignorância virtual a minha kkkkkk
Amigos dos graves, vou resumir minha situação, Atualmente tenho uma 4x10 , muito boa, que uso em 4 ohms, e um ampli de 500w, porem estou em um projeto tocando em praças, percebi que preciso de um pouco mais de potência, pensei em fazer uma combinação 4x10 e 2x10, cada uma em 8 ohms, porém a caixa 2x10 irá "sofrer" mais devido as duas receberem a mesma potência e isso nao e legal pra vida util dela, desisti, gostaria de saber se a combinação 1x15 e 2x10 receberiam potência mais similares, e me daria mais potência.
A última alternativa seria fazer uma caixa 6x10 compacta , no modelo da mark bass 610HR, que pelas medidas, posso transportar, (sei q é mais complicado, litragem , bocas etc) o que vcs fariam e se é viavel a 1x15 com 2x10 (para substituir a minha 4x10)obrigado
Amigos dos graves, vou resumir minha situação, Atualmente tenho uma 4x10 , muito boa, que uso em 4 ohms, e um ampli de 500w, porem estou em um projeto tocando em praças, percebi que preciso de um pouco mais de potência, pensei em fazer uma combinação 4x10 e 2x10, cada uma em 8 ohms, porém a caixa 2x10 irá "sofrer" mais devido as duas receberem a mesma potência e isso nao e legal pra vida util dela, desisti, gostaria de saber se a combinação 1x15 e 2x10 receberiam potência mais similares, e me daria mais potência.
A última alternativa seria fazer uma caixa 6x10 compacta , no modelo da mark bass 610HR, que pelas medidas, posso transportar, (sei q é mais complicado, litragem , bocas etc) o que vcs fariam e se é viavel a 1x15 com 2x10 (para substituir a minha 4x10)obrigado
Última edição por Alberto jr em Seg Out 07, 2019 3:13 pm, editado 1 vez(es)
Alberto jr- Membro
^cara, é muito comum as 2x10 terem MAIS potencia que a 1x15...
minha 2x10 de cones de celulose tem 450w, a 1x15 acho que tem 250... E na real, vc normalmente nao chega na potencia total delas, se vc ta chegando no limite delas, ai sim corre o risco de desgaste prematuro.
minha 2x10 de cones de celulose tem 450w, a 1x15 acho que tem 250... E na real, vc normalmente nao chega na potencia total delas, se vc ta chegando no limite delas, ai sim corre o risco de desgaste prematuro.
Stormbringer- Membro
Alberto jr escreveu:Acho que achei o tópico pra tirar minhas dúvidas, maldita ignorância virtual a minha kkkkkk
Sua 4x10 tem impedância variável? Isso é meio raro.
4x10 com 2x10 ou 1x15 com 2x10 são combinações boas, nada errado com elas. Sim, no primeiro caso a 2x10 vai receber um pouco mais de potência, mas o aumento no desgaste não é isso tudo. Sei lá, usando com algum cuidado se a 4x10 for dar pane daqui a 15 anos a 2x10 vai dar em 13... Caixa bem feita com falante bom suporta uma boa quantidade de uso e um certo abuso.
Entendi, me expressei mal Alex kkkk a caixa é apenas 04 ohms, no caso teria que vende-la e adquirir uma em 08 ohms, pelas respostas de vcs, acredito que será melhor 4x10, com 2x10, ainda terei opção de levar a 2x10 para eventos menores, agradeço a opinião de vcs, foi muito importante , vlw mesmo
Alberto jr- Membro
Qual o modelo da tua 4x10 e qual o seu amp?
500W em uma 4x10 é pra dar som pra caramba hein..
Pz123- Membro
Pz123 escreveu:Qual o modelo da tua 4x10 e qual o seu amp?
Tu nunca foi à Bahia, né?
Haha.. Já fui.
Mas a questão não é essa.
Se ele tá usando um classe D de 500w numa Teksound, talvez o problema não seja exatamente o número de falantes.
Mas a questão não é essa.
Se ele tá usando um classe D de 500w numa Teksound, talvez o problema não seja exatamente o número de falantes.
Pz123- Membro
Isso , um hartke lh500, tem muito som na teksound, nunca me faltou volume, até que toquei em um lugar aberto e praticamente nao tinha retorno de drive geral pro baixo no palco, eu acredito que com essa configuração eu obtenha um pouco mais de volume, pois o projeto q estou agora é tocar em praças grandes, e nao quero passar por isso de novo, deu pra fazer um som, porém qdo eu me afastava um pouco da caixa a bateria cobria tudo, baterista mão de chumbo kkkk, toquei rock metal nesse evento, vc acha q nao vale a pena??? ( nao sei marcar as respostas como vcs fazem, depois da uma dica ai kkkkk) vlw
Alberto jr- Membro
Sempre fui amador, tocava mais em ensaios e pequenos eventos, de repente me vi em uma situação que não tenho muita experiência, tanto que passei muito tempo usando um cubo meteoro de 250w onde ja nao suportava nem ensaio, lembrando q nesse projeto toco, rock, ska, reggae, varios ritimos, achei essa combinação mais versátil, vlw
Edit:lembrando que usei volume 70%, nao gosto de forçar muito o equipo
Edit:lembrando que usei volume 70%, nao gosto de forçar muito o equipo
Alberto jr- Membro
Também tenho uma dúvida com caixas.
Um amp GK 400RB IV tem 280w em 4 Ohms.
Eu consigo mais volume com uma caixa 4x10 de 4Ohms ou com 2 caixas 4x10 de 8 Ohms?
Um amp GK 400RB IV tem 280w em 4 Ohms.
Eu consigo mais volume com uma caixa 4x10 de 4Ohms ou com 2 caixas 4x10 de 8 Ohms?
Cádio- Membro
^ Duas 4x10 de 8ohms. Muito mais volume.
joabi escreveu:^ Duas 4x10 de 8ohms. Muito mais volume.
Boa Joabi! E no quesito, som para gigs médias sem uso de PA, essa potência de 280w desse GK com essa combinação de volume, rola ou
terei que partir pra um amp de 500w?
Cádio- Membro
Se for em local fechado acho que dá, mas pra lugar aberto acho pouco.
joabi escreveu:Se for em local fechado acho que dá, mas pra lugar aberto acho pouco.
Legal, bom saber. Obrigado!
Cádio- Membro