Dúvida com potência sonora
+3
allexcosta
joabi
Dogwood
7 participantes
Página 1 de 1
Dúvida com potência sonora
Olá galera, tudo bem?! Recentemente comprei um Hartke HA5500 - em 4 Ohms ele fala 500w e em 8 Ohms ele fala 350w. A dúvida é a seguinte se eu ligar duas caixas de 8 Ohms (350w) soará mais alto - em volume, que uma caixa de 4 Ohms 500w?
Me interessei por algumas caixas 4x10 4 ohms só que são muito grandes e não cabem no meu quarto, não passam pela escada, a saída seria uma menor. Me deparei com algumas de 8 ohms, dimensões menores, e eis que surgiu minha dúvida.
Estou aberto a dicas de qual caixa comprar curto muito o timbre do saudoso Nico Assumpção, Alain Caron, Victor Wooten. Tenho uma banda de rock/ metal prog e alguns projetos instrumentais. Qual(ais) caixa(s) me ajudaria para uma variação timbrística aproximada?!
Valeu galera!
Me interessei por algumas caixas 4x10 4 ohms só que são muito grandes e não cabem no meu quarto, não passam pela escada, a saída seria uma menor. Me deparei com algumas de 8 ohms, dimensões menores, e eis que surgiu minha dúvida.
Estou aberto a dicas de qual caixa comprar curto muito o timbre do saudoso Nico Assumpção, Alain Caron, Victor Wooten. Tenho uma banda de rock/ metal prog e alguns projetos instrumentais. Qual(ais) caixa(s) me ajudaria para uma variação timbrística aproximada?!
Valeu galera!
Dogwood- Membro
Re: Dúvida com potência sonora
Parabéns, ampzão. Duas caixas 4x10 em 8 ohms vão falar MUITO mais que uma em 4 ohms (supondo que sejam do mesmo modelo).
Fica difícil recomendar algo sem saber sua verba disponível, mas a Hartke VX410 é um bom ponto de partida para sua pesquisa.
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:
Parabéns, ampzão. Duas caixas 4x10 em 8 ohms vão falar MUITO mais que uma em 4 ohms (supondo que sejam do mesmo modelo).
Fica difícil recomendar algo sem saber sua verba disponível, mas a Hartke VX410 é um bom ponto de partida para sua pesquisa.
Valeu realmente faz um tempo que queria esse AMP. Essa VX410 seria ótima mesmo o problema é que não passa na escada. Opa, então se eu tiver duas caixas de 8 ohms 350W vai soar mais alto que uma 4 ohms de 500w?! 4x10, 2x10, 1x12 pode sugerir de boas. Bem faixa de preço no máx R$2.000,00
Dogwood- Membro
Dogwood escreveu:Opa, então se eu tiver duas caixas de 8 ohms 350W vai soar mais alto que uma 4 ohms de 500w?!
Considerando caixas iguais, sim.
Olha, a VX é uma caixa relativamente pequena. Se ela não passa, dificilmente outras passarão. Melhor você dizer quais você já viu que cabem no seu espaço e a galera aqui vai opinar. Nessa faixa de preço acho diícil você fugir de Hartke. Talvez uma 410XL usada, se couber (e você encontrar).
joabi escreveu:Dogwood escreveu:Opa, então se eu tiver duas caixas de 8 ohms 350W vai soar mais alto que uma 4 ohms de 500w?!
Considerando caixas iguais, sim.
Olha, a VX é uma caixa relativamente pequena. Se ela não passa, dificilmente outras passarão. Melhor você dizer quais você já viu que cabem no seu espaço e a galera aqui vai opinar. Nessa faixa de preço acho diícil você fugir de Hartke. Talvez uma 410XL usada, se couber (e você encontrar).
O problema é que em determinado ponto eu tenho no máx 57cm de largur oh tristeza hehhehehe
Estava pesquisando umas Wbass e Teksound. Algumas delas principalmente as 2x10 passavam na escada. O problema é que não queria ficar com a potência prejudicada.
Dogwood- Membro
Com 57cm qualquer caixa passa de lado tranquilamente. A VX, por exemplo, tem 47cm de profundidade, segundo o manual.
joabi escreveu:
Com 57cm qualquer caixa passa de lado tranquilamente. A VX, por exemplo, tem 47cm de profundidade, segundo o manual.
Ualll eu não tinha pensado nessa possibilidade
heheh Valeu man!!!!!!!!!!!!!!
Dogwood- Membro
Você está confundindo um pouco as coisas...
O amp fala 350 em 8ohm e 500 em 4ohm. Isso não quer dizer que suas caixas de 8ohm suportem 350 exatos, elas podem suportar 100W ou 1000W.
No momento que você coloca 2 caixas de 8ohm o sistema está trabalhando em 4ohm e o amp, como você sabe, mandará 500W MAX, que serão divididos igualmente entre as caixas, ou seja, 250W pra cada. Isso é máximo...
2 caixas recebendo 250W falarão mais que uma recebendo 350W, assumindo que elas sejam similares.
Tem muita gente que faz caixas boas em Salvador. Passe em Vaquinha e peça uma indicação. Aí você fala das dimensões e tal... Pode fazer duas 2x10, uma 1x15 e uma 2x10 ou algo assim. Modular fica mais fácil pra carregar e não precisa levar um trambolho pra gigs menores.
Leias os tópicos fixos dessa sessão e suas dúvidas serão sanadas.
O amp fala 350 em 8ohm e 500 em 4ohm. Isso não quer dizer que suas caixas de 8ohm suportem 350 exatos, elas podem suportar 100W ou 1000W.
No momento que você coloca 2 caixas de 8ohm o sistema está trabalhando em 4ohm e o amp, como você sabe, mandará 500W MAX, que serão divididos igualmente entre as caixas, ou seja, 250W pra cada. Isso é máximo...
2 caixas recebendo 250W falarão mais que uma recebendo 350W, assumindo que elas sejam similares.
Tem muita gente que faz caixas boas em Salvador. Passe em Vaquinha e peça uma indicação. Aí você fala das dimensões e tal... Pode fazer duas 2x10, uma 1x15 e uma 2x10 ou algo assim. Modular fica mais fácil pra carregar e não precisa levar um trambolho pra gigs menores.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Você está confundindo um pouco as coisas...
Opa valeu!! Muito grato pela resposta! Passarei lá em Vaquinha!!!!
Dogwood- Membro
Dogwood escreveu:...Bem faixa de preço no máx R$2.000,00
vixi...
fheliojr- Membro
Eu mandei fazer um gabinete 2x12 na JCS e ficou nessa faixa, um pouco menos até, aí já somando os falantes (2 Celestion bons). Só que já vai fazer 6 meses e o gabinete não tá pronto ainda rs. Tem que ter paciência com handmades.
Fora isso (handmades), por esse preço, algo realmente bom não deve ter. Tem coisa legal, mas boooa mesmo...
Fora isso (handmades), por esse preço, algo realmente bom não deve ter. Tem coisa legal, mas boooa mesmo...
Willian Casagrande- Membro
^ Nos carinha lá de Salvador não demora isso tudo não. Pergunta pelo pessoal que faz caixa pra trio.
^ Cara, o último trio que vi de perto foi em Itapema, em 2013 haha
Mas, concordo, tá demorando mesmo. Como já acertei um tanto, fico na cola pra terminar logo.
Mas, concordo, tá demorando mesmo. Como já acertei um tanto, fico na cola pra terminar logo.
William, gabinete 2 x12 com falante Celestion por menos de 2k? É isso mesmo?
Muito bom de preço, assim compensa a espera.
Muito bom de preço, assim compensa a espera.
afonsodecampos- Membro
Willian Casagrande escreveu:^ Cara, o último trio que vi de perto foi em Itapema, em 2013
Itapema, Bahia? Tem nem como entrar trio lá.
Na verdade eu tava falando pro colega de Salvador.
Ah, só, pensei que fosse pra mim haha.
Essa Itapema é a de Santa Catarina mesmo.
afonsodecampos, espero que compense mesmo. O gabinete ficou por 700 e os dois falantes, por mil e pouco. No fim, deu pouco mais de 1900 pilas.
Essa Itapema é a de Santa Catarina mesmo.
afonsodecampos, espero que compense mesmo. O gabinete ficou por 700 e os dois falantes, por mil e pouco. No fim, deu pouco mais de 1900 pilas.
^ Seis meses é bastante tempo para construir uma caixa. Provavelmente ele está desenvolvendo um modelo específico para estes falantes, não é? Ou então foi buscar os falantes à pé nos EUA… haha
^ Hahaha então, o cara é enroladão mesmo, na verdade. Pelo que pude perceber, é isso, só pode ser. Mas, trampa com o Pedrone faz um bom tempo e tá cheio de trampos com ele também, então não é alguém de quem se desconfia nesse sentido. O Colela o conhece também.
Os falantes eu comprei à parte na Celestion Shop e chegaram ainda em janeiro, se me lembro bem. Pois bem, tô aguardando aqui.
Os falantes eu comprei à parte na Celestion Shop e chegaram ainda em janeiro, se me lembro bem. Pois bem, tô aguardando aqui.
Aproveitando será que compro 4 falantes de 10 ou 2 de 12 da B&C neodimium e consigo fazer a caixa por R$2.000?
Dogwood- Membro
^ Não sei os preços dos falantes B&C, mas acho muito, mas muito improvável. Eu cotei 2x12 da linha de neodímio da Celestion, que deve ser mais em conta que esses, e só os falantes ficariam isso aí.
Duas opções para você:
WBass 212D (4ohms):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-868150582-caixa-2x12-wbass-700w-_JM
Hartke VX410 (8ohms e o cara vende só a caixa):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-864184710-hartke-lh-500-caixa-vx-410-bass-_JM
Essa WBass é uma ótima opção, pena que seja 4 ohms…
Dogwood escreveu:Aproveitando será que compro 4 falantes de 10 ou 2 de 12 da B&C neodimium e consigo fazer a caixa por R$2.000?
O orçamento tá muito apertado.
Meu achismo de certa forma embasado:
- Cada falante B%C 12" = $900 mais frete
- Caixa feita em Salvador = $300
Tô chutando meio por baixo. Tá bem próximo do que você quer. Talvez caixa por esse preço você consiga sem pintar e sem grade ou conectores, mas isso é barato. Qualquer coisa você mesmo pinta de colorject.
^Isso que é triste, Alex… a conta dá 2.100, certo?
Por mais uns trocados ele pega a WBass que eu postei, com falantes B&C, horn, L-pad, acabamento encarpetado de primeira, uma marca muito bem falada…
^ Sim, sem dúvida... É que já falei pensando no orçamento mesmo.
Uma coisa é você esticar seu bolso 5%, outra coisa 33%...
E pensar que dia desses vendi uma Berg 2x12 por 2500...
Eu cotei Berg ano passado e achei 1x12 por 2 mil, Allex. Se cê tivesse vendendo a sua lá atrás, tinha comprado...
joabi escreveu:
Essa WBass é uma ótima opção, pena que seja 4 ohms…
Meu Duovox é 4 ohms
Mas, agora já me amarrei com a JCS. Se nada der certo, posso ir numa dessa rs.
Enfim, uma caixa por 2 mil, sugiro handmade mesmo. Pesquisando bem, dá pra fazer uma boa caixa.
^ Ah sim, eu não tenho nada contra caixas de 4 Ω, que fique bem claro. Tenho uma Berg assim.
A questão é que esse amp é bem forte, e mesmo trabalhando em 8 Ω ele fala muito. Colocar uma caixa de 4 Ω tira qualquer chance de futura expansão. Ele pode até futuramente investir em outra caixa menor, para ensaios e pequenos shows, mas nunca poderá usar as duas.
allexcosta escreveu:^ Sim, sem dúvida... É que já falei pensando no orçamento mesmo.
É verdade, R$500,00 é uma boa diferença, principalmente hoje em dia, mas ele comentou no tópico do Ruds que chega até 2.500. Aí tá mais perto.
Ao dogwood: eu faria uma cotação com a Teksound também. Talvez o Rogério tenha algo que te atenda. Uma 4x10 com falantes Eminence, talvez…
Opa galera muito obrigado pela ajuda a cada um que postou. Estou aqui estudando cada possibilidade desde levando em consideração o tamanho, potência e praticidade. Muito obrigado mesmo galera. E assim que me decidi direi e postarei o vídeo do set!! Vou tira do mais dúvidas até eu comprar a caixa!!!
Dogwood- Membro
joabi escreveu:
Hartke VX410 (8ohms e o cara vende só a caixa):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-864184710-hartke-lh-500-caixa-vx-410-bass-_JM
Galera se eu conseguir R$2500 nessa caixa será uma boa compra? Mesmo eu conseguindo tirar apenas 350w dela?
Dogwood- Membro
Dogwood escreveu:Galera se eu conseguir R$2500 nessa caixa será uma boa compra? Mesmo eu conseguindo tirar apenas 350w dela?
Não se "tira" potência de caixas. Caixas suportam potência...
A VX410 é uma boa caixa, mas dizer se vale determinado dinheiro é muito difícil... Pelo que vi, ela custa uns 3500 nova no Brasil. Eu diria que pagar uns 60% disso numa caixa dessas em bom estado de conservação está dentro do esperado. Portanto, pra mim, 2000-2100 é um preço justo.
allexcosta escreveu:Dogwood escreveu:Galera se eu conseguir R$2500 nessa caixa será uma boa compra? Mesmo eu conseguindo tirar apenas 350w dela?
Não se "tira" potência de caixas. Caixas suportam potência...
A VX410 é uma boa caixa, mas dizer se vale determinado dinheiro é muito difícil... Pelo que vi, ela custa uns 3500 nova no Brasil. Eu diria que pagar uns 60% disso numa caixa dessas em bom estado de conservação está dentro do esperado. Portanto, pra mim, 2000-2100 é um preço justo.
Opa valeu Allex!!
Dogwood- Membro
Galera me dá uma ajuda aqui!
Estou com uma caixa VX 410 eu testei e ela estava funcionando perfeitamente. Quando eu cheguei em casa e coloquei o meu HA5500 ela não está saindo só. O cabeçote liga acende todas as luzes, porém, não sai som. Já aumentei todos os volumes e nada até a luz do compressor pisca vermelho quando toco, porém não sai som algum.
Estou com uma caixa VX 410 eu testei e ela estava funcionando perfeitamente. Quando eu cheguei em casa e coloquei o meu HA5500 ela não está saindo só. O cabeçote liga acende todas as luzes, porém, não sai som. Já aumentei todos os volumes e nada até a luz do compressor pisca vermelho quando toco, porém não sai som algum.
Dogwood- Membro
os cabos estão nos locais corretos?
SRTO- Membro
SRTO escreveu:os cabos estão nos locais corretos?
Estão.
Dogwood- Membro
Dogwood escreveu:Galera me dá uma ajuda aqui!
Primeiro, calma... Verifique o óbvio, como voltagem, ligações, cabos, botão de mute, etc...
Feito isso, você vai precisar de um amp emprestado. Se falar com outro amp, seu amp tá ruim. Se não, sua caixa tá ruim...
allexcosta escreveu:
Primeiro, calma... Verifique o óbvio, como voltagem, ligações, cabos, botão de mute, etc...
Feito isso, você vai precisar de um amp emprestado. Se falar com outro amp, seu amp tá ruim. Se não, sua caixa tá ruim...
Verifiquei até se tinha esse botão de mute mas não tem... Vou levar o amp para testar em outra caixa hoje ainda. A caixa eu testei horas antes
estava funcionando. Assim que fizer os testes eu dou o retorno galera!
Dogwood- Membro