Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músicos que "pagam" para tocar.

+23
Vinicius F
Licas
quasenada
Cantão
AndréBurger
Pz123
Willian Casagrande
Dan
Stormbringer
Breno_Barnabe
rafacar
Zubrycky
joabi
bodhan
Claudio Jardim
Fernando Zadá
JAZZigo
NETOULTRA
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
johnny.bazookatone
SILVIAO
27 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por joabi Qua Jan 31, 2018 6:27 pm

Pessoal, vocês estão confundindo tudo… o Bazooka já deixou clara a opinião dele, de que trabalhar com música não é profissão, como o Bohdan notou lá no início.

johnny.bazookatone escreveu:
Eu também já tentei trabalhar e viver de atividades que não são consideradas trabalho...

Se não é profissão, não merece ser remunerada, simples assim.

Tocar está no mesmo nível de pescar no fim-de-semana, bater uma bola com os amigos, colecionar selos, coisas assim… deixa o pagamento para quem tem uma profissão de verdade!

clown clown clown
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por AndréBurger Qua Jan 31, 2018 6:33 pm

Pz123 escreveu:
johnny.bazookatone escreveu:Quanto ao bar lucrando e a banda tocando, não sei o que dizer sobre essa mentalidade, provavelmente os bares preferem bandas que se bancam do que bandas que cobram pra tocar. E é importante o músico saber em qual situação ele se encaixa antes de iniciar a empreitada

scratch

Tá escrito de forma confusa, mas ele quer dizer que a banda está assumindo os riscos. Ele tá tratando o bar como um salão de eventos e não como um 'empregador'. Você fecha com a casa que quer um domingo e aí você pega bilheteria, por exemplo.

Seria algo parecido com o que muitas escolas fazem: alugam um bar, a diferença é que o evento não se paga.

AndréBurger
Membro

Mensagem por Stormbringer Qua Jan 31, 2018 6:38 pm

AndréBurger escreveu:
Você fecha com a casa que quer um domingo e aí você pega bilheteria, por exemplo.
Mas ai nao é BEM pagar pra tocar, é alugar o local pra fazer o seu evento.

Acho que a confusão toda é que os primeiros comentarios do bazookatone foram feitos sem assistir o video e saber do que se trata o assunto, ai depois ele ficou com vergonha de dar o braço a torcer, e a situação virou avalanche

Ri Muito

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 31, 2018 7:20 pm

https://goo.gl/images/a2xGvC
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Qua Jan 31, 2018 7:39 pm

hahah seus trou!

É talvez tenha sido isso Stormbringer.

Joabi, não é que eu não considero música profissão, sei que pra muita gente é um trabalho como qualquer outro. O que eu dizer é que no meu caso não rolou de transformar a música ou outros hobbies em trabalho.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Qua Jan 31, 2018 9:50 pm

Mas, cara... eu tambem tenho "profissão de verdade", nem por isso eu vou aceitar tocar num pub, bar ou casa noturna de graça. É questao de escolha.
Voce gasta dinheiro comprando equipamento, ensaiando, não apresentando.

Só que acho que escrever isso vai ser inócuo, ahahha.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por AndréBurger Qua Jan 31, 2018 10:55 pm

Johnny, estou pesnando em abrir um bar, depois me passa o contato da sua banda. Garantia de cerva gelada (Itaipava) e misto quente.

AndréBurger
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jan 31, 2018 11:05 pm

AndréBurger escreveu:Johnny, estou pesnando em abrir um bar, depois me passa o contato da sua banda. Garantia de cerva gelada (Itaipava) e misto quente.

Olha, mas é uma cerveja pra banda inteira e uma salsicha só no pão. Se colocar duas eles não tocam.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Ivanov_br Qui Fev 01, 2018 10:20 am

Que papo cachaça...

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Tumblr_m86uv427vw1qkt5ilo1_500
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por Claudio Jardim Qui Fev 01, 2018 11:01 am

allexcosta escreveu:
AndréBurger escreveu:Johnny, estou pesnando em abrir um bar, depois me passa o contato da sua banda. Garantia de cerva gelada (Itaipava) e misto quente.

Olha, mas é uma cerveja pra banda inteira e uma salsicha só no pão. Se colocar duas eles não tocam.

E o estacionamento é 40 pilas. Paga no caixa do bar.
E seguinte, só pode tocar duas autorais no máximo.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

http://www.claudiojardim.com.br

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 01, 2018 12:16 pm

Claudio Jardim escreveu:
allexcosta escreveu:

E o estacionamento é 40 pilas. Paga no caixa do bar.
E seguinte, só pode tocar duas autorais no máximo.

Essa será uma ótima divulgação para a sua banda. Pode ficar tranquilo. Wink
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Stormbringer Qui Fev 01, 2018 12:25 pm

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Bar
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Qui Fev 01, 2018 10:50 pm

Andreburger, boa idéia, vlw pelo convite. Passar o dia no bar fazendo um som e bolando idéias pra promover arte, cultura e entretenimento, mas atualmente estou sem banda.

Esses impecilios logisticos e financeiros são complicados mesmo, mas ou resolve e toca ou fica reclamando e não toca. Eu tinha muita vontade de tocar em uma banda e fazer um som então dei um jeito de aprender a tocar e resolver a logistica pra poder tocar. Durante um tempo foi muito legal, mas por motivos horarios, outros compromissos, e motivos diversos as bandas acabaram, e eu não estava disposto a resolver todos esses obstáculos novamente pra entrar em outra banda. Mesmo assim gostei muito de ter tocado e o universo da música é algo muito interessante.

Tenho vontade de voltar a tocar, mas pretender procurar uma escola de música, fazer umas aulas e tb conhecer outras pessoas pra fazer um som.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Sex Fev 02, 2018 7:42 am

Não sei porque lembrei do personagem "Milena Brisada"

A diferença é que ela tem noção de valor e vai vender a arte dela na praia Laughing
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex Fev 02, 2018 8:58 am

Me lembrei dessa charge. notme

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Encanador1

P.S.: Essa charge foi extraída dessa tirinha.

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Alejaoutrosprofissionais72

http://contratemposmodernos.blogspot.com.br/2011/03/alejas-lifestyle-vida-de-desenhista.html
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por bodhan Sex Fev 02, 2018 9:33 am

Lembrei disso:

"Anúncio no jornal:

Somos um restaurante pequeno e causal no centro da cidade e estamos à procura de músicos para tocarem de graça no nosso restaurante, podendo assim promover a sua música e vender os seus CDs. Este não é um emprego diário, e sim para eventos especiais que eventualmente se tornarão eventos diários uma vez que a resposta do público seja positiva. Preferimos que toquem Jazz, Rock, e outros ritmos mais leves, de todo o mundo e de várias culturas. Estás interessado em promover o teu trabalho? Então comunique-se conosco o mais rápido possível.

Resposta de um Músico:

Eu sou um músico, com uma casa grande, à procura de um dono de restaurante que venha a minha casa promover o seu restaurante ao fazer comida de graça para mim e meus amigos. Isto não aconteceria diariamente, mas a princípio em eventos especiais, os quais poderão eventualmente crescer e se tornar algo grande e diário, se a resposta for positiva. Preferimos carne de primeira e refeições exóticas e culturais. Você está interessado em promover o seu restaurante? Então comunique-se conosco urgentemente!"
bodhan
bodhan
Membro

Mensagem por Claudio Jardim Sex Fev 02, 2018 10:31 am

Uma vez eu estava tocando e veio um fabricante de cases sob medida oferecendo uma "parceria".

Eu perguntei como seria.
Ele falou, ué, você passa a usar meus cases, estão à venda no meu site.
Eu perguntei se tinha algum desconto.
Ele falou que poderia fazer 5% para pagamento à vista.

Era o novo conceito de parceria.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

http://www.claudiojardim.com.br

Mensagem por Cantão Sex Fev 02, 2018 10:33 am

^Kkkkkk...rachei... Laughing
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por joabi Sex Fev 02, 2018 7:20 pm

Vixe, estou cansado de ouvir pedidos para gravar de graça e que vão me pagar depois que o artista "estourar". Sei...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por quasenada Qui Fev 08, 2018 1:29 pm

allexcosta escreveu:Eu tocava numa banda de 9 músicos, fora o cara do som e o produtor.

Era costume um DJ abrir e fechar os nossos shows e ele costumava pegar carona com a banda.

Descobri depois que o cachê dele era o mesmo da nossa banda inteira.

Mas ele faz vários sons, você só toca um instrumento por vez
Ele é praticamente um one-man band, é justo Very Happy Evil or Very Mad Evil or Very Mad

quasenada
Membro

Mensagem por Licas Qui Fev 08, 2018 2:23 pm

Essa semana uma casa de Balneario Camboriu ofereceu 300 reais pra minha banda tributo a Rage Against the Machine tocar la, o que da um cachê de 75 reais por músico, sem contar os gastos de deslocamento Florianopolis - BC. Lembrei desse tópico na hora, e teve 2 membros da banda afim de aceitar ainda. Ta complicado por aqui, acho que tem muita gente tocando de graça, porque cada vez os caches estão ficando piores. Ainda bem que não preciso disso pra viver, mas tb não toco de graça pra não ferrar com quem precisa.
Licas
Licas
Membro

Mensagem por SILVIAO Qui Fev 08, 2018 2:52 pm

300 R$ não  paga nem a descarga  dos vasos deles.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Stormbringer Qui Fev 08, 2018 3:08 pm

^Sem contar que é uma banda TRIBUTO, ai é que nao faz sentido algum nao ser financeiramente viável.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Fev 10, 2018 2:09 pm

Essa discussão de profissionais que cobram abaixo do preço de mercado e prejudicam a classe existe em todas as atividades.

Mas acho que o publico de quem toca de graça é diferente das bandas profissionais.

Por exemplo tem gente que prefere ver bandas mais profissionais, tipo covers bons, bailes, trabalho autoral de qualidade. Pra manter uma banda assim tem que ter certo profissionalimo.

E tem tb o cara vai ver um amigo que ta começando a tocar e entrou na primeira banda e ainda toca de graça. Acho que esses não chegam a prejudicar o mercado dos profissionais.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Sáb Fev 10, 2018 2:24 pm

E tem tb o cara vai ver um amigo que ta começando a tocar e entrou na primeira banda e ainda toca de graça. Acho que esses não chegam a prejudicar o mercado dos profissionais.
Desde que...
nao seja num dos lugares que cobra entrada ou que dependem de ter banda tocando pra ter o publico.

é o ultimo murro nessa ponta de faca que estou dando, o problema pode ser cognitivo mesmo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Fev 10, 2018 3:19 pm

E também que fazer parte de uma banda e tocar em lugares badalados da um certo status social. Algumas pessoas certamente estão dispostas a pagar pra aparecer dessa maneira. E também há pessoas que vão explorar esse mercado.

Mas criticar essa gente, talvez seja semelhante a dizer q a socialite que agiliza jantares e coquetéis para seus convidados ta roubando cliente dos restaurantes. Mas não está, as pessoas vão la comer de graça no jantar e na outra semana estão la no restaurante pagando um jantar.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Fev 10, 2018 4:15 pm

Não quero ditar as regras pra regular o mercado da música nem nada parecido. Apenas discutindo idéias.

Vamos pensar numa situação diferente.

Se pessoas que tem na música sua única fonte de renda tentassem impedir que pessoas que trabalham em outras áreas cobrem pra tocar. Pois por se dedicar exclusivamente teriam mais direito ao mercado do que pessoas tem outro emprego e pra eles a música é somente um bico.

O q vcs acham desse tipo de idéia?

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Sáb Fev 10, 2018 4:19 pm

Mas criticar essa gente, talvez seja semelhante a dizer q a socialite que agiliza jantares e coquetéis para seus convidados ta roubando cliente dos restaurantes. Mas não está, as pessoas vão la comer de graça no jantar e na outra semana estão la no restaurante pagando um jantar.
Essa analogia não faz o menor sentido.

Faria sentido se o "musico gratis" abrisse a própria casa pra fazer isso, como os coqueteis de socialites... não é o caso. Ele esta é indo lá no restaurante cozinhar a comida de graça, a qual as pessoas vão pagar por ela, tirando o emprego do chef Razz

Edit: e os cozinheiros e toda a equipe contratada pro coquetel estão recebendo por isso.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 10, 2018 4:42 pm

johnny.bazookatone escreveu:(...)

Português é sua primeira língua?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 10, 2018 5:00 pm

^
Surreal!
Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Giphy
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por SILVIAO Sáb Fev 10, 2018 6:00 pm

^kkk
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Fev 10, 2018 6:39 pm

JAZZigo escreveu:^
Surreal!
Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Giphy

Sim! tem q abrir a cabeça pa novas idéias!

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Vinicius F Sáb Fev 10, 2018 7:52 pm

Por saber que tem muita gente que investiu muito tempo e dinheiro nesse mercado e tem isso como ganha pão, não toco de graça.

Johnny, essa ideia aí de impedir pessoal de cobrar não fez sentido algum ou acho que não entendi mesmo, que doidera, cara. Explica melhor isso aí... Hahaha
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Sáb Fev 10, 2018 8:14 pm

impedir de cobrar me expressei mal. Mas seria quererem ter algum tipo de prioridade. Tipo deixar o mercado da música para quem se dedica exclusivamente a música.

Mas é só uma hipotese, não sei se existe pessoas com essa mentalidade.

Bom, mais uma vez vou tenta resumir meu ponto de vista sobre o assunto.

Idéias do tipo:

"Aquele cara já tem grana, não precisa disso pra viver então não merece esse trabalho."
"Tenho familia pra sustentar então mereço mais esse trabalho."
"Os caras que cobram mais barato estão fazendo a gente perder dinheiro."
"Vamos combinar de "todo mundo" cobrar mais pq vai ser melhor pra "todo mundo".
"Enquanto a gente ta aqui fazendo isso aqueles lá tão ganhando dinheiro as nossas custas"

Essas idéias existem em praticamente todas as áreas e não podem ser ignoradas, mas eu particularmente não gosto quando se apoiam nesse tipo de argumento para conseguir as coisas.

Acredito que quem é organizado e planeja bem os custos, preços e faz as coisas com qualidade tem mais chances de ser bem sucedido a médio/longo prazo do que quem se apoia nesses argumentos sobre as injustiças do mercado.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por SILVIAO Dom Fev 11, 2018 11:34 am

Johny você trabalha em qual área?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Dom Fev 11, 2018 3:40 pm

Tenho 31 anos, trabalhei bastante com assuntos relacionados a revisão de texto, tradução e tecnologia. Mas tive algumas atitudes erradas e problemas com drogas e perdi o emprego. Atualmente trabalho como zelador de escola da prefeitura. Quinta feira iniciam as aulas de mais um curso superior e pretendo voltar a trabalhar com assuntos relacionados a revisão de texto, tradução e tecnologia.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Dom Fev 11, 2018 3:46 pm

Eu ainda acho que não é real... É muito caricato pra ser real

Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por SILVIAO Dom Fev 11, 2018 7:19 pm

Imaginem se o pessoal começar faxinar por status, porque vai mostrar de graça a capacidade de trabalho  e de repente ganhar  um caçula pra tomar nos intervalos, e de quebra fixar conhecendo toda a galera teen ??! 
Esse tem sido seu argumento, bastante atípico diga-se de passagem.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Fev 11, 2018 7:28 pm

johnny.bazookatone escreveu:Tenho 31 anos

Já devia ter passado essa fase, né?

Procura ajuda, cara. up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por johnny.bazookatone Seg Fev 12, 2018 11:26 am

É realmente podia estar umas fases mais pra frente, mas fui atras de side quests e bonus levels e acabei levando um game over. Botei mais uma ficha, repensei a estrategia e segue o jogo.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por allexcosta Seg Fev 12, 2018 11:50 am

johnny.bazookatone escreveu:É realmente podia estar umas fases mais pra frente, mas fui atras de side quests e bonus levels e acabei levando um game over. Botei mais uma ficha, repensei a estrategia e segue o jogo.

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Liz-lemon-eye-roll
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por johnny.bazookatone Seg Fev 12, 2018 12:45 pm

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 12, 2018 1:23 pm

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 3 Rest-My-Case
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por joabi Seg Fev 12, 2018 7:25 pm

Eu até ia tentar uma nova explicação, mas deixa estar, segue em frente, então...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Pz123 Seg Fev 12, 2018 8:17 pm

Citar Chorão numa discussão é praticamente um Mic Drop.

Pz123
Pz123
Membro

Mensagem por SILVIAO Seg Fev 12, 2018 9:18 pm

Gostaria da opinião dos amigos baixistas que tocam em igrejas e afins sobre este assunto. Afinal sabemos  que  igrejas de modo explícito não  visam lucro,e quem toca normalmente faz por fé e amor;mas alguém  de vocês ja teve aquela  certeza que está "pagando "além da conta?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Fev 14, 2018 1:08 pm

Toquei profissionalmente de 2006 a 2011 aqui no Vale do Paraíba (SP).

Uma média de 2 a 3 shows por mês, sempre cover, apesar de ter CD autoral lançado por uma gravadora da região e rádios da região também tocar a música de trabalho e dar entrevistas nas tv's regionais. Até umas 3 ou 4 lojas da região também vendiam camisetas com o logo da banda.
Desses shows, uns 70% era eu que "vendia", apesar de detestar a área de vendas.

Uma vez recebi um e-mail de uma casa famosa de São Paulo, região da Vila Madalena, convidando a banda para tocar lá (tocávamos muito esporadicamente na cidade de São Paulo).
Marcamos uma possível data e naturalmente perguntei o valor do cachê. O responsável da casa disse algo do tipo: vocês nos pagam R$ 2.000 e tem direito a 100 ingressos. Dai vocês podem vender esses ingressos a R$ 30 e ganham R$ 1.000.
Perguntei e as pessoas que chegam na casa no dia do show, pagam para entrar? Resposta: Sim. Pagam R$ 20 pela entrada na bilheteria e o dinheiro é para a casa.

Falei que não entendi o esquema e que quanto a casa pagaria de cachê para a banda tocar e repetiram a resposta: o cachê viria da venda de ingressos que a banda teria responsabilidade de vender para os fans por um preço 50% maior (R$30) que o ingresso normal na bilheteria da casa (R$20)...

Perguntei qual o sentido disso? O cara respondeu que não poderia ter prejuízo e tinha que garantir um público mínimo para a casa e que o bar precisava de público mínimo, não poderia ter prejuízo!!!

Ri muito e mandei o cara a m$%&...

Dai comentando com amigos músicos de São Paulo, vi que isso era normal naquela época!!!

Fiquei pasmo!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por quasenada Qua Fev 14, 2018 1:45 pm

Numa conversa com uns amigos essa semana lembrei deste tópico:

Um bar aqui de Curitiba tem oferecido palco pra bandas amadoras de graça, mas a banda tem que pagar consumação (algo como 30 reais por pessoa) =)

Última edição por danilocesar em Qua Fev 14, 2018 6:19 pm, editado 1 vez(es)

quasenada
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Qua Fev 14, 2018 4:49 pm

SILVIAO escreveu:Gostaria da opinião dos amigos baixistas que tocam em igrejas e afins sobre este assunto. Afinal sabemos  que  igrejas de modo explícito não  visam lucro,e quem toca normalmente faz por fé e amor;mas alguém  de vocês ja teve aquela  certeza que está "pagando "além da conta?

Eu toquei em igreja por quase 1 ano e foi o lugar mais organizado que toquei, quetão de equipamentos, horarios, etc. Eles comentavam bastante de irmos tocar em outras igrejas, eventos com as despesas pagas, mas não chegou a se concretizar. Parei de tocar pq estavam pressionando para participar mais das outras atividades da igreja, tipo estudo biblico, fazer o curso pra se batizar, esse tipo de coisa que não era meu objetivo.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por joabi Qua Fev 14, 2018 4:52 pm

Maurício_Expressão escreveu:
Perguntei e as pessoas que chegam na casa no dia do show, pagam para entrar? Resposta: Sim. Pagam R$ 20 pela entrada na bilheteria e o dinheiro é para a casa.

Deveria ter respondido que, para essas pessoas que chegam na hora, os donos da casa é que deveriam tocar, já que o cachê é deles... tongue

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo