Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músicos que "pagam" para tocar.

+23
Vinicius F
Licas
quasenada
Cantão
AndréBurger
Pz123
Willian Casagrande
Dan
Stormbringer
Breno_Barnabe
rafacar
Zubrycky
joabi
bodhan
Claudio Jardim
Fernando Zadá
JAZZigo
NETOULTRA
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
johnny.bazookatone
SILVIAO
27 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 2 Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Claudio Jardim Dom Jan 28, 2018 4:11 pm

Pois é, nada contra. Mas o mercado é injusto. E quem faz o mercado é o público.
Eu pasei pela transformação do DJ em Popstar, quando comecei a tocar era um cara que colocava umas músicas pra tocar, depois virou a estrela da noite e passaram a ganhar muitas vezes o cachê da banda. Falta também por parte do público aquele respeito pela música ao vivo, a valorização que fazia a gente atravessar a cidade a pé pra ver um show de uma banda local. Recentemente visitei meu irmão em Londres e fui a um pub ver um show. No meio do show tinha uns caras conversando meio alto, e atrapalhava ouvir o que o vocalista falava entre as músicas, o resto do público mandou os caras saírem e receberam uma salva de palmas quando saíram. Ou seja, todo mundo que estava ali, estava pra ouvir a banda, e não eram famosos. Aqui cansei de tocar em locais onde independente de que banda estivesse tocando, o pessoal ficava vidrado na TV, e as vezes tava passando coletânea de desenhos do Papa-léguas.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Músicos que "pagam" para tocar. - Página 2 Empty Re: Músicos que "pagam" para tocar.

Mensagem por Ivanov_br Dom Jan 28, 2018 6:52 pm

É tudo uma questão cultural. Nossa cultura, atualmente, da status a alguns profissionais que andavam esquecidos. Veja o fenômeno dos Barbershops. Quem queria ser barbeiro antigamente? Agora é cool. Só na minha cidade, com 70 mil hab., já tem nove em menos de um ano.
Mas é moda né?
Como foi a música eletrônica, que consolidou a fama dos DJ.
Hoje, pop no Brasil é o sertanejo universitário e suas variações. E com essa moda, veio a sanfona e banda completa. Nenhum DJ substitui isso.
O que virá depois, só os mestres do Jabá sabem...
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por Claudio Jardim Dom Jan 28, 2018 8:45 pm

Ivanov_br escreveu:É tudo uma questão cultural. Nossa cultura, atualmente, da status a alguns profissionais que andavam esquecidos. Veja o fenômeno dos Barbershops. Quem queria ser barbeiro antigamente? Agora é cool. Só na minha cidade, com 70 mil hab., já tem nove em menos de um ano.
Mas é moda né?
Como foi a música eletrônica, que consolidou a fama dos DJ.
Hoje, pop no Brasil é o sertanejo universitário e suas variações. E com essa moda, veio a sanfona e banda completa. Nenhum DJ substitui isso.
O que virá depois, só os mestres do Jabá sabem...

Verdade. Pra garantir vou deixar um baixo no armário. Vai que a próxima moda são os baixistas!
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagem por SILVIAO Seg Jan 29, 2018 7:50 am

Nunca serão.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 29, 2018 8:51 am

JAZZigo escreveu:
Ivanov_br escreveu:Os músicos que fazem isso estão prejudicando a classe.
Somos artistas que carregam a pecha da incompetência profissional, da completa ausência de mobilização ou de organização corporativa. Tínhamos uma OMB e, em vez de consertá-la, optamos por aniquilá-la. C'est là vie.

Concordo contigo, meu caro. Pessoalmente, nunca fui contra a OMB, mas sim contra o modo como ela era gerida.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por joabi Seg Jan 29, 2018 9:47 am

OMB sempre trabalhou em prol de si própria e contra o músico. Sempre foi nosso ponto fraco. Ainda falta para a gente um órgão para representar, fiscalizar e disciplinar nossa categoria. Isso não vai acontecer espontaneamente.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Seg Jan 29, 2018 9:53 am

joabi escreveu:OMB sempre trabalhou em prol de si própria e contra o músico. Sempre foi nosso ponto fraco.

Exato.

Até me admira um músico defendendo a OMB.

O presidente vitalício (enquanto durou) da OMB da Bahia era meu conhecido e nasceu na mesma cidade que meu tio mora. Comprou altas fazendas e casas lá nessa cidade com nosso dinheiro. Nunca fez absolutamente nada pela classe. A sede não tinha nem uma mesa de sinuca.

Ah, e se conseguisse bater palma passava no teste, que era feito por um velhinho quase surdo.

Assessoria jurídica, sede de praia, dentista? Só rindo...

E já quase joguei nego da OMB de cima do trio por me pedir carteirinha atualizada. Não me arrependo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por rafacar Seg Jan 29, 2018 10:09 am

A OMB teve seu claro surgimento no período militar, seu método de funcionamento sempre foi a arbitrariedade sob ameaças de multar e fechar eventos... o que acabava é por prejudicar os músicos... vcs gostam é de uma ditadura heim...

E aposto que aqui quem é saudoso pela OMB adoraria extinguir órgãos como a OAB, o CRM, o CREA, etc, sob o argumento de que são prejudiciais pois limitam o acesso livre de profissionais ao mercado ou fazem reserva de mercado.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jan 29, 2018 10:16 am

rafacar escreveu:A OMB teve seu claro surgimento no período militar, seu método de funcionamento sempre foi a arbitrariedade sob ameaças de multar e fechar eventos... o que acabava é por prejudicar os músicos... vcs gostam é de uma ditadura heim...

Ué... Não é você que é pró-milico e sente saudades eternas da ditadura?

Tô confuso agora. scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Jan 29, 2018 10:19 am

allexcosta escreveu: A sede não tinha nem uma mesa de sinuca.
Que problemão hein? Ri Muito Ri Muito
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jan 29, 2018 10:27 am

Breno_Barnabe escreveu:

Sede desses bagulho não é pra prover um conforto, uma diversão, um apoio pra o FDP que paga a p*** da taxa?

A OMB da Bahia não tinha nem ar-condicionado. Ficava na Rua Chile, onde você não consegue ir de carro e é assaltado na ida e na vinda.

O teste era legal. Tinha uma salinha com um velhinho, um violão Di Giorgio com corda do século XIX, um pandeiro e umas duas cadeiras dessas de doação. Aí eles juntavam uns 5 ou 6 nego na salinha. Um pegava o violão, outro o pandeiro e o resto batia palma de qualquer jeito. Todo mundo saía de lá com sua carteira depois de pagar o dinheiro.

Que lugar escroto... Quem conhece sabe...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Jan 29, 2018 11:33 am

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:

Sede desses bagulho não é pra prover um conforto, uma diversão, um apoio pra o FDP que paga a p*** da taxa?

A OMB da Bahia não tinha nem ar-condicionado. Ficava na Rua Chile, onde você não consegue ir de carro e é assaltado na ida e na vinda.

O teste era legal. Tinha uma salinha com um velhinho, um violão Di Giorgio com corda do século XIX, um pandeiro e umas duas cadeiras dessas de doação. Aí eles juntavam uns 5 ou 6 nego na salinha. Um pegava o violão, outro o pandeiro e o resto batia palma de qualquer jeito. Todo mundo saía de lá com sua carteira depois de pagar o dinheiro.

Mas também, se desse certo de ter uma mesa sinuca lá, pela descrição de como chegar e a ausência de ar-concionado, acho que ninguém ia querer ir jogar... Very Happy
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por NETOULTRA Seg Jan 29, 2018 12:37 pm

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:

Todo sindicato é assim, ano passado fui homologar minha rescisão no sindicato das empresas de Gás e Combustível, rola muuiiiitttooo dinheiro de contribuição nesse setor, a sede fica em uma cidade vizinha a fortaleza onde o aluguel não deve ser nem R$ 500,00, a luz do lugar estava cortada, água pra beber era em uma garrafa de coco cola reaproveitada, eles não tem telefone, lá trabalha um velhinho que não tem a menor noção do que está fazendo... Estou falando do sindicato de um dos setores que mais movimenta grana nessa país... Saí de lá com muita vergonha, de verdade...

NETOULTRA
Membro

Mensagem por Claudio Jardim Seg Jan 29, 2018 12:48 pm

NETOULTRA escreveu:
allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:

Todo sindicato é assim, ano passado fui homologar minha rescisão no sindicato das empresas de Gás e Combustível, rola muuiiiitttooo dinheiro de contribuição nesse setor, a sede fica em uma cidade vizinha a fortaleza onde o aluguel não deve ser nem R$ 500,00, a luz do lugar estava cortada, água pra beber era em uma garrafa de coco cola reaproveitada, eles não tem telefone, lá trabalha um velhinho que não tem a menor noção do que está fazendo... Estou falando do sindicato de um dos setores que mais movimenta grana nessa país... Saí de lá com muita vergonha, de verdade...

Esses caras são uns bandidos. E roubam dinheiro do povo.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagem por joabi Seg Jan 29, 2018 12:59 pm

allexcosta escreveu:...sede de praia...

Esse papo do clube na praia existia na Bahia também? Uma vez perguntei o endereço, porque eu teria uma gig em São Vicente/SP, onde supostamente era o clube. Fiquei um bom tempo com meus amigos procurando o lugar (a gente não ia entrar, mas era só pra saber se existia) e não achamos nada. A rua existia, mas o número não. Só tinha indústrias naquele lugar e nenhum vizinho nunca tinha ouvido falar de clube por alí…

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 29, 2018 3:16 pm

Eu tenho certeza que o johnny.bazookatone esta falando de outra coisa, porque não ta fazendo sentido Razz

Eu sou músico que não vive de música, pode-se dizer que sou amador. E me considero amador, mas NÃO TOCO DE GRAÇA, se alguém estiver lucrando com isso.
É diferente de você alugar uma quadra pra jogar bola, ninguem esta indo lá pagar entrada pra ver peladeiro jogar bola, tampouco vão tomar cerveja sem jogar bola, apenas porque o peladeiro está lá.

Quem toca de graça, ou paga pra tocar nessas condições, está contribuindo pro declínio da classe musical.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Claudio Jardim Seg Jan 29, 2018 3:42 pm

Stormbringer escreveu:Eu tenho certeza que o johnny.bazookatone esta falando de outra coisa, porque não ta fazendo sentido Razz

Eu sou músico que não vive de música, pode-se dizer que sou amador. E me considero amador, mas NÃO TOCO DE GRAÇA, se alguém estiver lucrando com isso.
É diferente de você alugar uma quadra pra jogar bola, ninguem esta indo lá pagar entrada pra ver peladeiro jogar bola, tampouco vão tomar cerveja sem jogar bola, apenas porque o peladeiro está lá.

Quem toca de graça, ou paga pra tocar nessas condições, está contribuindo pro declínio da classe musical.

Exatamente!

Se for pra tocar de graça, vamos tocar pros idosos em casas de repouso, crianças com deficiência, churras da prima gostosa, etc.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 29, 2018 3:47 pm

Claudio Jardim escreveu:
Stormbringer escreveu:Eu tenho certeza que o johnny.bazookatone esta falando de outra coisa, porque não ta fazendo sentido Razz

Exatamente!

Se for pra tocar de graça, vamos tocar pros idosos em casas de repouso, crianças com deficiência, churras da prima gostosa, etc.
Já toquei de graça no passado.
Hoje em dia, não. A não ser em shows beneficentes...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 29, 2018 3:50 pm

Eu ainda toco de graça, desde que ninguem esteja lucrando com isso... É só uma postura pessoal minha.

Dono de bar que chama pra tocar e não quer pagar por isso é falta de respeito Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jan 29, 2018 4:41 pm

joabi escreveu:Esse papo do clube na praia existia na Bahia também?

Cara, tinha papo de sede de praia, de apoio jurídico, de plano de saúde, odontológico, aposentadoria, tudo isso...

Mas assim, se você precisasse pode esquecer.

E pensando bem, acho que a sede de praia era a tal da salinha na Rua Chile, afinal em Salvador você já está na praia. Dali você desce a montanha e tá na Cayru, ou então paga 15 centavos e desce o Lacerda. 10 minutinhos caminhando e você, de fato, tá na praia...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 29, 2018 6:14 pm

Sobre Dj vou só fazer uma comparação .....
Pra tocar sai semana passada gastei 40 pilas de estacionamento que era do lado do Palmeiras e tinha jogo e o cachê que era por couvert (super raro eu topar mas é som próprio instrumental) mal cobriu os custo de ir lá.
Em evento a média aqui em Sp é 350 a 500 quando é bem pago.
Sábado fiz uma festa como DJ cachê da festa:
R$1.300

O que compensa mais?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 29, 2018 6:43 pm

^Velho, isso é nonsense demais! Da até tristeza.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por rafacar Ter Jan 30, 2018 11:52 am

rafacar escreveu:A OMB teve seu claro surgimento no período militar, seu método de funcionamento sempre foi a arbitrariedade sob ameaças de multar e fechar eventos... o que acabava é por prejudicar os músicos... vcs gostam é de uma ditadura heim...

E aposto que aqui quem é saudoso pela OMB adoraria extinguir órgãos como a OAB, o CRM, o CREA, etc, sob o argumento de que são prejudiciais pois limitam o acesso livre de profissionais ao mercado ou fazem reserva de mercado.

allexcosta escreveu:

Ué... Não é você que é pró-milico e sente saudades eternas da ditadura?

Tô confuso agora. scratch

Ué... O pessoal diz que a ditadura militar foi malvadona mas gosta de namorico com a OMB e suas práticas. Ri Muito

PS.: Ditadura boa deve ser a Cubana, Venezuelana, Chinesa, Norte Coreana... a do Brasil que deu coro em comunista aí não... Ri Muito Ri Muito Ri Muito
rafacar
rafacar
Membro

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 30, 2018 12:15 pm

Reiterando o que eu disse anteriormente, embora eu não compactue com o modo como a OMB é gerida (Tenho a minha carteira, que precisei há muitos anos atrás tirar por razões profissionais, e conheço bem as histórias nebulosas em torno do senhor Wilson Sândoli), não sou contra a existência da OMB em si. Nossa tão combalida categoria profissional muito se beneficiaria se essa entidade de classe funcionasse em prol da classe ao invés de funcionar em prol dos dirigentes dessa organização.

Enfim, resumindo a ópera, a ideia da existência da OMB é uma boa ideia que, infelizmente, nunca foi aplicada a nosso favor. O fato dessa aplicação não ter sido nem de longe boa para a nossa classe não tira, aos meus olhos, a validade que haveria na existência de uma organização que realmente fosse gerida em prol dos músicos.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Dan Ter Jan 30, 2018 12:37 pm

Zubrycky escreveu:em prol da classe ao invés de funcionar em prol dos dirigentes dessa organização.
.

Orwell escreveu um livro atemporal mesmo Razz

Não é só em sindicato não, qualquer tipo de organização que concentre o poder de uma comunidade corre risco de sofrer disso, porque a essência se perde e os ganhos individuais começam a interferir com o bem da comunidade. Qualquer coisa que se abra mão do poder individual em nome de um representante está sujeita a sofrer disso.
Dan
Dan
Membro

Mensagem por JAZZigo Ter Jan 30, 2018 2:13 pm

Zubrycky escreveu:Reiterando o que eu disse anteriormente, embora eu não compactue com o modo como a OMB é gerida (Tenho a minha carteira, que precisei há muitos anos atrás tirar por razões profissionais, e conheço bem as histórias nebulosas em torno do senhor Wilson Sândoli), não sou contra a existência da OMB em si. Nossa tão combalida categoria profissional muito se beneficiaria se essa entidade de classe funcionasse em prol da classe ao invés de funcionar em prol dos dirigentes dessa organização.

Enfim, resumindo a ópera, a ideia da existência da OMB é uma boa ideia que, infelizmente, nunca foi aplicada a nosso favor. O fato dessa aplicação não ter sido nem de longe boa para a nossa classe não tira, aos meus olhos, a validade que haveria na existência de uma organização que realmente fosse gerida em prol dos músicos.
[2]
Foi o que eu quis dizer, lá no meu primeiro post. Em vez de tentar consertar a OMB, optamos por destruí-la e conseguimos. Agora, se o dono do estabelecimento ou produtor do evento chama alguém que toque de graça ou que beba o cachê, não podemos reclamar. Vamos deixar de hipocrisia, né?!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 30, 2018 2:27 pm

JAZZigo escreveu:
Zubrycky escreveu:Reiterando o que eu disse anteriormente, embora eu não compactue com o modo como a OMB é gerida (Tenho a minha carteira, que precisei há muitos anos atrás tirar por razões profissionais, e conheço bem as histórias nebulosas em torno do senhor Wilson Sândoli), não sou contra a existência da OMB em si. Nossa tão combalida categoria profissional muito se beneficiaria se essa entidade de classe funcionasse em prol da classe ao invés de funcionar em prol dos dirigentes dessa organização.

[2]
Foi o que eu quis dizer, lá no meu primeiro post. Em vez de tentar consertar a OMB, optamos por destruí-la e conseguimos. Agora, se o dono do estabelecimento ou produtor do evento chama alguém que toque de graça ou que beba o cachê, não podemos reclamar. Vamos deixar de hipocrisia, né?!
Exato JAZZigo.
SE a OMB fosse gerida por músicos, de forma aberta, democrática e transparente, seria uma entidade útil.
Acontece que os dirigentes dessa entidade eram apaniguados da Ditadura Civil-Militar e indivíduos que agiam em benefício próprio.
Há uma grande diferença entre um Sindicato de fato e aquilo que se tornou a OMB.
Como gosto de fundamentar minhas afirmações...
http://www.rodrigomoraes.adv.br/arquivos/downloads/ARTIGO_SOBRE_A_OMB___REVISTA_DA_JUSTICA_FEDERAL___Rodrigo_Moraes.pdf
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Ter Jan 30, 2018 2:30 pm

Nunca vi nego deixar de tocar de graça porque existia OMB.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 30, 2018 2:37 pm

allexcosta escreveu:Nunca vi nego deixar de tocar de graça porque existia OMB.

2
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 30, 2018 2:40 pm

O "tocar de graça" é uma opção do músico. Eu acho errado isso, mas o cara não pode ser impedido de tocar de graça por "lei" Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jan 30, 2018 2:51 pm

Eu sempre toquei de graça. Mesmo quando ganhava, sempre perdia porque tem ensaio pra pagar, cerveja, combustível etc., então não cobre, não adianta. Mas, nunca deixei de tocar porque curto o que faço. Agora, derivar disso uma explicação para o fato de músicos profissionais serem mal pagos é um erro...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 30, 2018 3:08 pm

^amar o que faz, e fazer de graça enquanto alguém esta ganhando são coisas que não se anulam

falando pelo lado do público, teoria do Storm:
GERALMENTE, bandas que tocam de graça é porque tem insegurança pra cobrar por isso, ou por falha técnica, ou inexperiencia, ou o que for. E normalmente tem...
Ai o publico ve essas bandas esse naipe, e sempre que é anunciado que tem banda ao vivo ja começam a torcer o nariz, e por isso preferem DJ

Teoria sem testes cientificos, baseadas no puro achismo de observação pessoal meu.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por JAZZigo Ter Jan 30, 2018 3:47 pm

allexcosta escreveu:Nunca vi nego deixar de tocar de graça porque existia OMB.
Eu já. E muitas vezes. Toquei profissionalmente durante apenas 4 anos, de 1986 a 1989, rock’n roll autoral, aqui em BSB, e tirava uma grana até boa, pelo menos para os meus parâmetros na época. Em 90% das casas e eventos, o músicos só tocavam de contrato assinado e homologado pela OMB/Sindicato dos Músicos. Os donos das casas e produtores não queriam confusão com os fiscais da Ordem e nem do famigerado ECAD, que chegavam a ameaçar a apreensão do equipamento de som ou solicitar apoio policial etc. Nos outros 10%, provavelmente havia "músicos" que tocavam de graça, mas não eram casas ou eventos que valessem a pena ou o risco. Em 1990, tudo que havia de bom nessa estrutura ruiu e, coincidência ou não, foi o boom do sertanejo, quando qualquer mané com um violão se dizia músico. E foi quando decidi não casar com a música, torná-la apenas minha amante e seguir outra profissão. E não me arrependo.

Apenas para citar um exemplo pontual, de como a coisa funcionava a nosso favor: certa vez, por volta de 87, em um evento a céu aberto, no Parque da Cidade, chovia muito, o palco tava molhado, microfones e amplificadores davam choque, mesmo assim, tocamos nosso set list completo para meia-dúzia de pessoas. Ao final, o produtor chegou e disse que não tinha como pagar o valor contratado, pois a bilheteria foi irrisória. No dia seguinte, bastou receber um telefonema do jurídico do Sindicato, para produtor nos procurar (putto da vida) e pagar centavo por centavo literalmente (em moedas), mas pagou.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 30, 2018 4:02 pm

^JAzz, vou advogar pelo diabo dos dois lados

Como manifestação cultural, eu acho o cúmulo o cara ter instrumento apreendido por nao ser membro da OMB, nem de ter cerceado seu direito de tocar de graça.
Embora eu acho que o cara que se presta a tocar de graça menospreza sua propria arte, e desvaloriza a arte dos demais músicos.

Mas, conforme seu relato, a OMB foi importante em Brasília nesse período que você citou. Eu só sou músico ha 4 anos, mas sempre fui "publico", e em são paulo a OMB só fazia confusão de querer tomar instrumento do adolescente tocando punk rock em inferninho.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 30, 2018 4:27 pm

Definitivamente a OMB de Sp e de Brasilia devem ser coisas muito distintas.....
Nunca vi a OMB aqui a não ser quando fui tirar minha carteira e uma vez no Sesc muitos anos atrás que encresparam porque a minha estava atrasada.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jan 30, 2018 4:50 pm

Stormbringer escreveu: em são paulo a OMB só fazia confusão de querer tomar instrumento do adolescente tocando punk rock
Conheço um cara aqui do Forum aprovaria isso hein!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 30, 2018 5:11 pm

Fernando Zadá escreveu:Definitivamente a OMB de Sp e de Brasilia devem ser coisas muito distintas.....
Nunca vi a OMB aqui a não ser quando fui tirar minha carteira e uma vez no Sesc muitos anos atrás que encresparam porque a minha estava atrasada.
Aqui no RJ era direto!
Uma vez o dono de um bar em que a gente estava tocando botou um trezoitão na cara do fiscal...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Claudio Jardim Ter Jan 30, 2018 7:07 pm

A OMB aqui em Curitiba era ridícula. Fui profissional, vivendo de música por 25 anos. Tive que fazer carteirinha profissional, todo ano eu era obrigado a pagar o sindicato dos músicos, que nem sede tinha, e pagava todo ano pela tal "prova de suficiência" que nunca era feita. Um belo dia eu questionei por que eu estava pagando e eles me chamaram em uma sala, me deram um pandeiro e me mandaram batucar alguma coisa. Na terceira batida o Sr Bento de Lacerda, o presidente, já com uns 90 anos de idade, disse: "você tem o dom".

Era um saco. Minha sorte é que minha banda era bem conhecida em curitiba, o fiscal de Curitiba era nosso fã e fazia vista grossa quando eu estava irregular.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Ter Jan 30, 2018 8:09 pm

Vou tentar explicar melhor.

Por pagar para tocar eu quero dizer arcar com as despesas individuais e contribuir com as despesas coletivas, transporte, alimentação, equips, estudio etc, para estar no palco. Nunca reclamei dessas despesas e acho q isso é cada um fazer sua parte.

Mas tem outro pagar pra tocar, que seria tipo alugar um bar pra um evento, pagar a inscrição de um festival, negociar bilheterias, se preocupar com quantidade de publico e vendas de bebida, etc. Não cheguei nesse nivel de banda, mas acho cada banda deve organizar conforme seus objetivos artísticos e financeiros, seja pagando do bolso pra tocar e apresentar suas músicas e suas idéias do seu jeito, ou recebendo cache e tendo que se comprometer mais em tocar o que o publico quer ouvir.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por SILVIAO Ter Jan 30, 2018 10:18 pm

Johny assista o vídeo. Se o Bonna com a sua paz interior que lhe é peculiar falhar...rezaremos a São Jaco Pastorius para que ele lhe ilumine. Que os anjos do SMV digam Amém .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Ter Jan 30, 2018 10:46 pm

Sobre a desvalorização dos músicos q o sr. Richard Bona fala eu sinceramente não sei a causa nem a solução.

Jaco Pastorius revolucionou a música, mas em termos de gerenciamento de carreira era complicado hein...

Mas vamos fazer uma suposição pra contextualizar melhor, digamos que vcs estão tocando na praça de uma grande cidade vendendo cd's e ganhando gorjetas, tipo São Paulo ou Nova York e chega um cara com um isopor e começa a vender cerveja/refrido seu lado.

Vcs acham bom pq as pessoas vao poder ver vcs tocando apreciando uma bebida refrescante ou acham ruim pq as pessoas vao gastar em bebida o dinheiro da gorjeta?

Última edição por johnny.bazookatone em Ter Jan 30, 2018 11:52 pm, editado 1 vez(es)

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por NETOULTRA Ter Jan 30, 2018 10:58 pm

Stormbringer escreveu:O "tocar de graça" é uma opção do músico. Eu acho errado isso, mas o cara não pode ser impedido de tocar de graça por "lei" Razz

A bronca é quando profissão e arte se misturam, em outros casos você não pode "trabalhar de graça", um veterinário por exemplo é proibido atender de forma gratuita....

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/02/veterinario-e-proibido-de-dar-consulta-gratis-e-caso-gera-indignacao-na-web-sao-carlos.html

NETOULTRA
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Qua Jan 31, 2018 1:34 am

Não conhecia Richard Bona, só ouvi falar dele aqui no forum, mas saiu de uma familia de músicos nos Camarões e viajou pelo mundo com artistas conceituados e tem uma carreira bem sucedida como músico e professor, um feito notável.

Mas a opinião dele sobre o assunto eu não curti, mas talvez esse vídeo me parece uma citação fora de contexto. Talvez em suas aulas, entrevistas e workshops de pra ter uma noção melhor das idéias dele.

Concordo que o trabalho do músico tem que ser reconhecido, mas reclamar do preço do ônibus, da bebida e ver se sobrou comida no restaurante, não é esse tipo de atitude que vai fazer o músico ser valorizado.

Essas reclamações sobre o ônibus e alimentação parecem mais com critica social do que com estrategias para que um músico consiga se profissionalizar e ter seu trabalho reconhecido financeiramente.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Qua Jan 31, 2018 7:34 am

johnny.bazookatone escreveu:
Mas vamos fazer uma suposição pra contextualizar melhor, digamos que vcs estão tocando na praça de uma grande cidade vendendo cd's e ganhando gorjetas, tipo São Paulo ou Nova York e chega um cara com um isopor e começa a vender cerveja/refrido seu lado.
Confirmado: você estava falando de outra coisa o tempo inteiro Very Happy
A gente se manteve no escopo do video, a gente esta falando de tocar em lugares com dono: Casas noturnas, bares, pubs... Um cara lucrando com a banda tocando.

Voce pegar seu equipamento e levar pra praça é outra coisa que nada tem a ver com o video...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jan 31, 2018 7:42 am

Gente do céu...

Ninguém aqui fala millennial pra traduzir o tema do tópico pra esse rapaz?

Imagina isso numa sala de aula.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 31, 2018 8:45 am

Johny  O Bonna passou fome na infância /juventude. Ele sé tornou-se músico  por paixão e para sobreviver. Trabalhou jornada dupla em um hotel para juntar dinheiro  É chegou em NY zerado, inclusive ganhou um casaco do comissário de vôo para não  morrer de frio.
Ele sobreviveu graças à música, não  foi opcional.
A grande maioria dos músicos não tem essa opção de bancar despesas apenas para tocar,isso é luxo.
O que ele frisou  É o fato de que músicos estão pagando para tocar enquanto  casas de shows lucram com isso.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por johnny.bazookatone Qua Jan 31, 2018 1:29 pm

Quanto ao bar lucrando e a banda tocando, não sei o que dizer sobre essa mentalidade, provavelmente os bares preferem bandas que se bancam do que bandas que cobram pra tocar. E é importante o músico saber em qual situação ele se encaixa antes de iniciar a empreitada pra não se frustrar.

Entidades de classe e leis para regulamentar a profissão de músico, campanhas pra conscientizar os bares para que paguem e os músicos para que não toquem de graça são importantes tb, mas não podem garantir muita coisa se os envolvidos não tiverem profissionalismo e não souberem se posicionar no mercado.

allexcosta escreveu:Gente do céu...

Ninguém aqui fala millennial pra traduzir o tema do tópico pra esse rapaz?

Imagina isso numa sala de aula.

hahah tenho curso superior doido! larguei a facul pra andar de skate e tocar, depois voltei e se formei.

johnny.bazookatone
Banido

Mensagem por Stormbringer Qua Jan 31, 2018 2:08 pm

johnny.bazookatone escreveu:Quanto ao bar lucrando e a banda tocando, não sei o que dizer sobre essa mentalidade, provavelmente os bares preferem bandas que se bancam do que bandas que cobram pra tocar. E é importante o músico saber em qual situação ele se encaixa antes de iniciar a empreitada pra não se frustrar.

Eu estou curioso a respeito da sua cognição lol!

É obvio, eu prefiro um encanador que conserte o vazamento de graça, se ele fizer direito. O que me deixaria em dúvida é ele não achar que o trabalho dele precise ser remunerado. Mas minha curiosidade reside em você realmente achar que uma atividade profissional como tocar numa boate é de boa rolar de graça(fica pior se for cobrada entrada ou couvert artístico).

E eu acho que eu ja comentei aqui, tem muita gente que torce o nariz pra som ao vivo, e eu desconfio que é por conta da frustração de ter trombado numa noite com uma banda grátis da vida ahn

Eu, sinceramente, acho que quem toca de graça nesses lugares é o inimigo de quem toca, porque a longo prazo som ao vivo morrerá nesses lugares porque o público vai se cansar dos despreparados que fazem qualquer coisa pra tocar.

johnny.bazookatone escreveu:
hahah tenho curso superior doido! larguei a facul pra andar de skate e tocar, depois voltei e se formei.
Eu dei tudo de si Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Pz123 Qua Jan 31, 2018 6:18 pm

johnny.bazookatone escreveu:Quanto ao bar lucrando e a banda tocando, não sei o que dizer sobre essa mentalidade, provavelmente os bares preferem bandas que se bancam do que bandas que cobram pra tocar. E é importante o músico saber em qual situação ele se encaixa antes de iniciar a empreitada

scratch
Pz123
Pz123
Membro

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 31, 2018 6:23 pm

Mim cansei também.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo